Sei sulla pagina 1di 14

EBD QUARTA IPR CAMPO GRANDE CLASSE: INTERPRETAO DE PARABOLAS PROFESSOR: Pr.

Oclcio Cabral - DATA: 10/01/2013 1 Semestre

AULA 1 INTRODUO GERAL BBLIA BBLIA Antigo Testamento e Novo Testamento. So 66 textos na Bblia Protestante e 73 textos nas Bblias Catlicas, mais alguns adendos ao livro de Daniel e ao Livro de Ester.

ANTIGO TESTAMENTO Composto de 39 textos na Bblia Protestante e 46 textos na Bblia Catlica Torh ou Lei 5 Livros
(Gn Ex Lv Dt Nm)

Histricos 13 Livros
(Js Jz Rt I Sm II Sm I Rs II Rs I Cr II Cr Es Ne Et Dn)

Profticos 15 Livros
(Jr Is Ez Os Jl Am Ob Jn Mq Na Hb Sf Ag Za Ml)

Poticos ou Sapinciais - 6 Livros


(Jo Sl Pr Ec Ct - Lm)

Apcrifos Catlicos 7 Livros


(Tb - Jd I Mc II Mc Ecl Sb Br + Acres:. Dn - Es)

NOVO TESTAMENTO Composto de 27 textos. Evangelhos 4 Livros


(Mt Mc Lc - Jo)

Histricos 1 Livro
(At)

Epistolares 21 Livros

(Rm I Co II Co Gl Ef Fl Cl I Ts II Ts I Tm II Tm Tt Fm Hb Tg I Pe II Pe I Jo II Jo III Jo Jd)

Apocalipse 1 Livro
(Ap)

Nosso maior interesse sero os livros do Novo Testamento. Porm, existem tambm parbolas no Antigo Testamento, pelo menos duas, que veremos mais adiante. No entanto, importante que voc saiba diferenciar os dois testamentos, e dividi-los em suas partes, at memorizar os livros que o compe, seja na ordem que aparecem nas bblias o que facilitar sua localizao dos textos nas escrituras ou na ordem que colocamos aqui, dividindo-os nos blocos a que pertencem. Uma vez que conhecemos a Bblia como ela se apresenta para ns hoje, vamos falar um pouco sobre como ela chegou at ns. Acredito que isso importante para a prxima parte, que quando dividiremos os prprios livros bblicos em elementos ainda menores, para que possamos estud-los como unidades textuais.

COMO A BBLIA CHEGOU AT NS? A Igreja nem sempre teve uma bblia. Os textos bblicos, em geral, na poca de Jesus, eram somente o Antigo Testamento, chamado pelos judeus de Tanach. Eram, na sua maioria, escritos em pergaminho (couro tratado de ovelhas ou outros animais) e extremamente caros. Tanto o trabalho de fazer um pergaminho, quanto o trabalho de escrever nele, eram trabalhos especializados, o que impedia de fato que qualquer pessoa tivesse esses textos a sua disposio. No tempo de Jesus havia pelo menos duas verses, uma em aramaico e outra em grego. Essa verso grega, tambm chamada Septuaginta, ou verso dos 70, era a mais lida e mais comum, podendo ser facilmente encontrada nas sinagogas. As verses em hebraico e aramaico (partes do texto estavam em hebraico que uma lngua mais erudita, e partes em aramaico que mais popular) eram mais ligadas cidade de Jerusalm. A igreja, por nascer de comunidades muito pobres, e das periferias (Galilia, Antioquia etc) no possuam exemplares de textos bblicos. Portanto, faziam uso dos textos das sinagogas, ou da memria, memorizando partes dos textos, e discursando sobre eles. Quando lemos que os Crentes de Bereia em Atos 17. 10-14 examinavam as escrituras, podemos pensar que iam para casa, e abriam suas bblias para ler. Mas na verdade, uma leitura do texto nos mostra que essa consulta era feita na Sinagoga, pois era l que haviam tais textos.

A Igreja, portanto, no nasceu com o Novo Testamento pronto, nem tinha acesso imediato ao Antigo Testamento. Podemos dizer, com isso, que o Novo Testamento filho da Igreja, um projeto da Igreja, e que por isso, deve sempre ser lido na Igreja e com a Igreja. Nenhum texto bblico deveria ser lido de forma individualista, cada um buscando a sua interpretao pessoal, mas deveria ser lido na comunidade, com cada um dando sua opinio e sua contribuio, para que a multido de conselheiros gerasse sabedoria. Devemos lembrar que mesmo apstolos como Paulo eram constantemente criticados, e questionados pelas pessoas pois, mesmo eles, no tinham a poder de determinar a verdade. Lembremos sempre disso. O ncleo do cristianismo no um livro, a igreja viveu pelo menos trs sculos sem bblia fechada, e outros tantos sem acesso imediato a ela. O ncleo do cristianismo uma Pessoa, o Cristo, e ela o Corpo de Cristo. Portanto, como palavra de Deus, a bblia precisa ser lida pelo Corpo, e no Corpo, precisa ser interpretada. Vamos entender, mesmo que rapidamente, como foram formados os dois testamentos. Antigo Testamento A Grande maioria do Antigo Testamento nasceu de tradies orais. Um sujeito vai contar para outro - seu filho ou seus amigos - e assim, as histrias vo passando de gerao em gerao. Volta e meia elas se modificam um pouco, aprimorando detalhes, esquecendo partes, para se tornarem testemunhos de fatos que se passaram, por um lado baseado em dados histricos, por outro lado baseados em elementos da imaginao-memria que tem de completar os espaos. Seria ridculo dizer que eventos to grandiosos como o a abertura do Mar Vermelho, sejam mitos criados. Eles devem estar se referindo a fatos histricos da memria do povo, porm vrios detalhes devem ter sido acrescentados para completar as histrias. Hoje sabemos que os textos do Antigo Testamento, na sua maioria, foram escritos durante o perodo de Cativeiro Babilnico 598/587 a.C.. Antes disso, tais textos, provavelmente, no existiam. Eram, como dissemos, tradies orais. O que acontece , que com o cativeiro, muitos sbios judeus, letrados, foram levados para a Babilnia, e l constituram verdadeiras colnias judaicas que, para preservar sua identidade tnica, resolveram escrever as tradies de seu povo. Isso quer dizer que realmente no foi Moiss que escreveu o xodo e o Deuteronmio, mas que a tradies desses textos remontariam ele. Imaginemos um historiador escrevendo a histria da nossa igreja local. Ele pegaria as atas, os boletins, os textos da internet e teria um material primrios. Mas para saber outras coisas, ele precisaria ouvir as pessoas, principalmente as mais antigas, ou

aquelas que ouviram das mais antigas. No final das contas, o nome dele que aparece, mas na verdade, a histria contada por uma infinidade de pessoas. Nos tempos antigos, os autores eram menos importantes que as tradies. Uma vez que o autor no tinha tanta importncia, ele cedia a autoria de seus textos uma autoridade maior, no caso, Moiss. Por isso dizemos que os textos da Torh so de Moiss. Isso vale para praticamente todos os textos da Bblia. Sabemos que depois do Cativeiro Babilnico, o povo de Israel passou por outras dominaes, como a dos Persas, dos Gregos e por fim dos Romanos. Essas dominaes foram, vez ou outra, ameaas reais identidade patritica de Israel. A melhor forma de manter sua identidade e unidade era escreve-la, e isso o que fizeram. Porm, ao escrever alguns livros, muitos outros foram escritos juntos. Assim, quando os rabinos judeus foram fechar o seu cnon (que o nome que se d ao conjunto de textos sagrados reconhecidos como autoritativos da f da religio) haviam muito mais livros que os 39 que temos hoje. Mesmo no tempo de Jesus, a bblia judaica no estava fechada. o que vemos, por exemplo, quando na Epistola de Judas, uma citao do livro de Enoque. Conhecemos o livro de Enoque, e sabemos que ele era lido pelos judeus do tempo de Jesus, e at foi usado nesse texto do Novo Testamento. Mas por que ele no est no Canon do Antigo Testamento? Tudo deveu-se uma escola rabnica, a Escola de Jamna, que comeou suas discusses sobre a autenticidade cannica de alguns livros do Antigo Testamento no final do Sculo I e incio do Sculo II. Essa escola, formada por Rabinos Fariseus, aconteceu pois o Templo de Jerusalm havia sido destrudo em 70 d.C. e o Judasmo estava precisando tomar novos rumos para sobreviver. Reunidos na cidade de Jamna, os rabinos determinariam o comeo de um processo que acabaria, muito mais tarde, a determinar quais seriam os textos autoritativos do judasmo e, para isso, determinaram a norma:
Todos os textos deveriam estar, originalmente, escritos na lngua dos judeus, e escritos dentro do territrio judaico assim como deveria pertencer at ao perodo de Esdras 458 428 a.C.

Com isso, deu-se inicio um processo, que durou ainda algumas dcadas, at que se fechassem, no judasmo ocidental europeu, um cnon. Digo isso pois os judeus africanos e alguns orientais, at hoje, discutem os textos do cnon do Antigo Testamento. O fato que a Escola de Jamna marca um momento importante, de onde derivar nosso Antigo Testamento, e por onde os protestantes vo renegar os livros

apcrifos que constam na bblia catlica, considerados livros interessantes para compreender a histria, mas no inspirados. H que se notar que o Cnon Cristo Catlico, do Antigo Testamento, tinha outros pressupostos. Adotaram livros de outras tradies que so mais antigas que a da Escola de Jamna, por isso possuem mais livros. No entanto, o maior tradutor catlico, Jernimo, que fez a primeira traduo da bblia para o Latim, a chamada Vulgata, deixa claro que tais livros no gozavam de unanimidade quanto inspirao, mas que eram lidos na devoo de muitas comunidades.

Novo Testamento O Novo Testamento composto de 27 livros, todos escritos em grego, por diversos autores e em diversos lugares diferentes. Num primeiro momento, os textos do Novo Testamento comearam como memrias daquilo que Jesus havia dito e feito. Essas memrias, claro, vinham recheadas de interpretaes teolgicas misturadas com dados histricos. Se seguirmos o livro dos Atos, teremos l um grupo, o dos 12 apstolos, que ficariam responsveis por determinar o ensino correto que essa comunidade nascente deveria seguir. Com o tempo, os apstolos vo morrendo, e a igreja v a necessidade de preservar as informaes que eles tinham. Das muitas pregaes, conversas, e memrias que os membros das igrejas coletaram, foram formados os textos bblicos, cada um seguindo sua tradio, ou seja, a tradio de Mateus, a tradio de Marcos e assim em diante. duvidoso que esses sejam os autores finais dos textos, mas so os autores espirituais, ou seja, as informaes contidas nos textos vieram deles. Com isso, sabemos que a Igreja no nasce da bblia, e nem com a bblia. Ela nasce do testemunho do Cristo, e se fundamenta no ensino dos apstolos, e posteriormente materializa-se nas paginas das escrituras. J as cartas, como as cartas paulinas, eram escritas geralmente para resolver problemas das comunidades. A datao delas, assim como de todos os textos do Novo Testamento, bastante controversa, mas podemos dizer que eram bem conhecidas j nos primrdios do cristianismo. Na prtica, cada igreja local, ou seja, a igreja de feso, a Igreja de Laodissia, a Igreja de Roma e assim por diante, cada igreja local deveria ter sua prpria coletnea de livros, alguns dos que esto nas nossas bblias hoje, e outros que conhecemos como apcrifos. Essa multiplicidade de textos serviram de base, mas com o tempo, uma sucesso de conclios, e de controversas teolgicas foram incentivando uma delimitao.

O caso de Marcio um exemplo. Marcio foi um telogo cristo que viveu entre o ano 85 160. Ele acreditava em um cristianismo bem diferente, mais filosfico, muito mais prximo da cultura grega do que da sua origem judaica. Na verdade, Marcio considerava o Deus do Antigo Testamento, YHWH, um deus diferente do Deus que Jesus veio mostrar, a quem ele chamava de Pai. Esse deus do Antigo Testamento era mal, e teria criado o mundo, e por isso, o mundo era tambm maligno. Por outro lado, o deus Pai, que Jesus veio mostrar, era um deus de amor e bondade. Sendo assim, Marcio determinou que todos os livros que faziam referncia ao Antigo Testamento, como o Evangelho de Mateus ou de Marcos, eram textos contaminados por esse deus maligno. J os textos paulinos, e o evangelho de Lucas, devidamente editado, seriam os textos inspirados. Logo, temos noticia de que, foi Macio, que comps o primeiro Canon do Novo Testamento, eliminando todos os livros que julgava corrompidos. Frente a isso, as comunidades reagiram. Elas no aceitaram que somente esses textos que Marcio escolhera fossem os autoritativos, e num movimento que durou sculos, os textos do Novo Testamento foram sendo escolhidos. No principio, o elemento mais importante era a universalidade do texto, quer dizer, o texto deveria ser lido por vrias comunidades, ou pelo maior nmero possvel. Num segundo momento, procurou-se a autoridade apostlica, ou seja, os textos deveriam ter um apstolo por traz, ou como autor, ou como autorizador. Quando os conclios ecumnicos comearam a acontecer, e as doutrinas e dogmas cristos foram sendo construdos, os textos passaram a ser revistos no sentido de no contradizer as verdades dos conclios, assim todos os textos apcrifos, que mostravam um Jesus diferente daquele que foi determinado pelos conclios, foram considerados esprios, podendo ser lidos como devoo, mas no tendo autoridade de inspirao. O Cnon do Novo Testamento foi fechado muito lentamente, e por vezes foi questionado. S em 397 que aparece a primeira lista dos 27 livros que conhecemos hoje, sendo aprovados pelo Snodo de Hipona em 393. claro que antes disso, a igreja j vinha reconhecendo pores do Novo Testamento, como Justino o Mrtir que afirma, j no sculo I, a existncia das Memrias do Apstolo Paulo, ou Irineu de Lyon, em 160, que j afirmava que os evangelhos eram Quatro. Isso tudo no faz a histria do Novo Testamento ser to linear. At Lutero queria tirar da bblia vrios textos, como a carta de Tiago, ou o Apocalipse, pois considerava que eram textos contaminados pelo catolicismo. Mas prevaleceram nossos 27 livros, e a despeito de qualquer controvrsia ou questo histrica, eles so, para ns, a fonte mxima de autoridade da f crist protestante atual.

COMO SE DIVIDE UM LIVRO BBLICO PARA ESTUD-LO COMO UNIDADE TEXTUAL?

Vimos que foram os conclios que fizeram com que determinados livros fossem escolhidos, enquanto outros fossem deixados de lado. Esses conclios, podemos crer, foram guiados pelo Esprito Santo, mas existe muita discusso em meios mais crticos sobre as intenes de permitir certos livros, e impedir outros. Em todo caso, no nos interessa saber essas coisas, que so informaes importantes para o estudo teolgico, acadmico, da Bblia, mas no para a nossa f diria. Uma coisa precisamos estar certos: A bblia o texto autoritativo do cristianismo, dela que deriva as Regras de F e Prtica da vida Crist, e isso fato histrico da tradio protestante.. Portanto, quando olhamos para nossa bblia, o que vemos um livro inteiro, com suas 66 partes, ou livros. No entanto ela est longe de ser um monobloco. Sua coerncia est muito mais na forma como a lemos, do que nos prprios textos. Podemos facilmente ver Deus no Antigo Testamento, por vezes, mandando matar pessoas, mulheres, crianas e, ao ver Jesus apresentando um Pai amoroso e perdoador, pode parecer que estamos falando de dois deuses diferentes como dizia Marcio. Essas diferenas tm uma razo clara. A bblia no foi escrita toda de uma vez, como uma obra nica, por uma nica pessoa. Se fosse assim, certamente ela teria uma nica perspectiva da realidade, e seria muito mais coerente. Na verdade, os livros da Bblia foram escritos, como vimos, em perodos histricos muito diferentes, e por pessoas diferentes que tinham vises diferentes do mundo, dos costumes dentre outros. Mais ainda, a maioria dos textos bblicos sequer foram escritos por uma nica pessoa, mas vrias mos foram usadas, seno para escrever o livro como o vemos, pelo menos para escrever pedaos que depois foram juntados para compor o texto que temos nas mos. Falando do Novo Testamento, podemos afirmar, com certa certeza, que temos, antes de uma coleo de livros, uma coleo de pequenos textos, todos de memrias e testemunhos, que foram sendo coletadas para formar Evangelhos, Cartas, Apocalipse e Atos. Essas memrias e testemunhos, esses fragmentos, so chamados em teologia de Percopes, e isso que vamos aprender agora. Percopes Percopes so trechos de textos longos, que possuem comeo meio e fim, ou seja, que possuem sentido completo, geralmente abordando um assunto. Todas as vezes que, em um texto, o assunto mudar, dizemos que comeou uma nova percope. Todo sermo que vemos precisa, necessariamente, partir de uma pericope, ou de uma relao de percopes. Mesmo que o pregador pregue apenas em cima de um versculo, esse versculo precisa ser compreendido dentro do seu contexto. Lembre-se sempre do ditado: Texto fora de contexto pretexto. Quando falamos em conte xto, estamos

justamente falando da percope e dos dados que a acompanham, ou seja, dados histricos, culturais, geogrficos, polticos, econmicos, lingusticos, filosficos, teolgicos, inteno do autor, destinatrios, etc. Essas Percopes so o fundamento do texto bblico. Na verdade, cada livro da bblia formado por um certo nmero de Percopes. Para entender um texto, precisamos entender as Percopes primeiro, e depois entender como essas Percopes se relacionam, numa viso de conjunto. Nesse sentido, dizemos que h uma intencionalidade tanto na Percopes, quanto no arranjo das Percopes de um texto. Geralmente, textos maiores, como os livros na bblia, no tm relao direta entre si, possuindo antes, uma relao indireta, ou seja, a relao de serem lidos como texto autoritativo pela comunidade. preciso dialogar com os textos, e tentar chegar a um denominador comum entre eles, mesmo que para isso tenhamos que encarar inmeras contradies de dados ou opinies dos autores. O fundamental, que nenhum autor bblico vai contradizer aquilo que essencial no cristianismo, somente dados sem muita importncia, como dados geogrficos, ou dados histricos, so contraditos. No mximo, algumas contradies temporais podem ser mais complicadas, mas veremos mais sobre isso em outro momento. O importante aqui notarmos o que so, e como podemos delimitar as Percopes. Esse no um trabalho to simples, mas no caso das parbolas, ser mais fcil, pois elas j so bem delimitadas. As Parbolas Chegamos ento ao final de nossa primeira aula. Note que comeamos como um funil. Partimos daquilo que era mais geral, ou seja, o texto bblico como um todo, e afunilamos at o nosso interesse, que so as parbolas. Cada Parbola uma Percopes, ou seja, um fragmento de um texto maior, que tm em si, sentido completo. De certa forma, podemos pensar assim: se retirarmos todo o texto e ficarmos somente com a Percopes, ela ainda precisa fazer sentido. Se ao retirarmos os textos prvios, e os posteriores, e nossa Percopes ficar sem sentido, ento saberemos que nossa delimitao foi mal realizada. No caso das parbolas, como dissemos, isso mais simples, pois elas j tm uma estrutura mais ou menos exposta, ou seja, a histria tem comeo, e tm fim, e esse comeo e fim so facilmente percebidos. Vale notar que no existem parbolas somente no novo testamento. Jesus no inaugura esse tipo de discurso, ele muito mais antigo. Veremos, adiante, uma lista das parbolas que podemos encontrar na Bblia. A maioria, sem dvida, est nos Evangelhos.

LISTA DE PARBOLAS DA BBLIA


Do Novo Testamento: 1. O bom samaritano Lucas 10.30-37 2. A ovelha perdida Lucas 15.4-7 3. A moeda perdida Lucas 15.8-10 4. O filho (perdido) prdigo Lucas 15.11-32 5. O administrador desonesto Lucas 16.1-8 6. O homem rico e Lzaro Lucas 16.19-31 7. Os servos Lucas 17.7-10 8. A viva e o juiz Lucas 18.2-5 9. Os talentos Lucas 19.12-27 10. Os lavradores maus Lucas 20.9-16 11. A roupa nova Lucas 5.36 12. O vinho novo Lucas 5.37-38 13. Os dois alicerces Lucas 6.47-49 14. Os dois devedores Lucas 7.41-43 15. O semeador Lucas 8.5-8 16. A lamparina Lucas 8.16-18 17. Os empregados alertas Lucas 12.35-40 18. O amigo persistente Lucas 11.5-8 19. O rico sem juzo Lucas 12.16-21 20. O empregado fiel Lucas 12.42-48 21. A figueira sem figos Lucas 13.6-9 22. A figueira sem folhas Lucas 21.29-31 23. A semente de mostarda Lucas 13.18-19 24. O fermento Lucas 13.20-21 25. Os convidados para festa de casamento Lucas 14.7-14 26. A grande festa Lucas 14.28-33 27. A construo duma torre Lucas 14.28-33 28. O fariseu e o cobrador de impostos Lucas 18.10-14 29. O retorno do proprietrio Marcos 12.1-9 30. A semente que cresce Marcos 4.26-29 31. O joio Mateus 13.24-30 32. O tesouro escondido Mateus 13.44 33. A prola Mateus 13.45-46 34. A rede Mateus 13.47-48 35. O empregado mal Mateus 18.23-24 36. Os trabalhadores no vinhedo Mateus 20.1-16 37. Os dois filhos Mateus 21.28-31 38. A festa de casamento Mateus 22.2-14 39. As dez virgens Mateus 25.1-13 40. As ovelhas e as cabras Mateus 25.31-36 Do Antigo Testamento: 1. A ovelha 2Samuel 12.1-4 2. O vinhedo Isaas 5.1-7

EBD QUARTA IPR CAMPO GRANDE CLASSE: INTERPRETAO DE PARABOLAS PROFESSOR: Pr. Oclcio Cabral - DATA: 10/01/2013 1 Semestre

AULA 2 INTRODUO GERAL S PARABOLAS

A vs dado conhecer os mistrios do reno de Deus: mas aos outros se fala por meio de parbolas; para que, vendo, no vejam, e, ouvindo, no entendam. (Lc 8.10)

De todo o ensino de Jesus nos Evangelhos, um tero foi feito em forma de parbolas. Na verdade, antes de ajudar muito, as parbolas podem mais confundir, visto que podem ter muitos significados, e a interpretao e significao delas tm que ser feita pelo ouvinte, o que deixa o proclamador da parbola na situao de poder ser redondamente mal entendido. Um exemplo pode ser a parbola do Rico e de Lzaro. Muitas interpretaes foram dadas, afim de descrevera geografia do inferno. Mas a parbola no tinha esse interesse. Qualquer pessoa que le-la saber que ele est falando da vida, e do que fazer com ela enquanto estamos vivos. O que acontece no ps-vida, contato por Jesus somente para ilustrar. No devemos esquecer que, nesse caso, uma parbola no precisa ser a descrio de algo real, mas sim de uma situao hipottica, e ainda trabalhada segundo os elementos culturais dos ouvintes. Vamos falar mais sobre essa parbola em outro momento. O QUE UMA PARABOLA?
O potencial da parbola para a comunicao bastante relevante, uma vez que ele cria uma comparao ou histria com base em experincias cotidianas.

Parabola uma palavra grega, que possui uma referncia no hebraico. No hebraico, parbolas so ml. Essa palavra hebraica pode ser traduzida por Provrbio, enigma ou parbola. O seu significado mais bsico , no entanto, Comparao. Parabolas so comparaes. Se pensarmos bem, vrios provrbios e ditados populares, fazem justamente comparaes. Por exemplo: Aqueles que cedo madrugam/So aqueles que Deus ajuda, ou Aqueles que andam com determinado tipo de pessoas/So desse ou daquele tipo. Tambm nos provrbios bblicos vemos comparaes: Os bens dos ricos so suas cidades fortes/como um muro alto em sua imaginao, ou mulher virtuosa quem a achar/seu valor como os do rubi. Mas esses ditos proverbiais no so parbolas, somente tm certe similaridade. No so, pois no contam histrias, no tm contexto, so simplesmente expresses frasais, de frases,

para causar algum impacto imediato. De fato, sua finalidade transmitir uma ideia, mas nas parbolas, temos outros elementos que veremos adiante que iro diferenciar-se. Basta que, por hora, saibamos que os provrbios so ditos simples, enquanto parbolas so narrativas mais elaboradas, com personagens, localizao geogrfica, exposio de costumes dentre outras. O ensino das parbolas no comeou com Jesus. Vimos na aula anterior, que no Antigo Testamento encontramos pelo menos duas parbolas. Na literatura judaica antiga, segundo o autor Grant Osborne, podemos encontrar no mnimo 325 parabolas diferentes faladas pelos rabinos judeus. Mesmo os Gregos contavam parbolas. Podemos ver vrias delas nos dilogos de Plato, ou nas obras de literatura grega como as de Sfocles ou Aristfanes. Mas no caso de Jesus, suas parbolas tm sempre a caracterstica de fazer alguma meno ao conjunto de sua mensagem. No geral, Jesus fala do Reino de Deus, e suas parbolas tendem sempre se agrupar, de alguma forma, em torno dessa temtica. Ademais, ele sempre as conta baseandose na vida cotidiana das pessoas que a esto ouvindo, de maneira que elas tinham muito mais o propsito eminente, de resolver problemas localizados, do que serem mximas universais. Jesus no era um mestre da sabedoria no sentido de ajudar o jovem a aprender a viver como um membro responsvel da sociedade. Questes puramente pragmticas como a amizade, a escolha de uma esposa e a futura liderana na sociedade esto todas ausentes. A princpio, Jesus estava preparando os cidados do reino, e ele usava os mtodos da sabedoria para tal fim. (OSBORNE, p.372) Portanto, podemos elencar alguns elementos que nos ajudem a identificar as parbolas. 1) So comparaes. 2) Fazem comparaes em um nico ponto com outro nico ponto, sem cair nas alegorias que veremos adiante. 3) marcada por um realismo pois sempre falam de situaes do cotidiano dos ouvintes. 4) Contem muitos verbos no tempo pretrito, como uma histria que aconteceu algum tempo. 5) Sempre causam uma reflexo que leva ao escndalo de certas percepes com o objetivo de corrigi-las. 6) A parbola sempre deve ser interpretada por ela mesma, sem necessidade de informaes elementos externos, exceto dados histrico-culturais, que na verdade no so externos, mas no esto disponveis de imediato ns.

QUAL A INTENO DE UMA PARABOLA?

Parabolas so comparaes. A inteno e contar uma parbola comparar uma situao possvel, com outra situao ideal. Sei que esses termos so difceis, ento vamos esmiuar um pouco mais.

Quanto digo uma situao possvel, por que as parbolas falam de um Campo com uma Prola, falam de Um filho que foi para uma terra longingua, falam de 10 virgens das quais cinco ficaram sem azeite. A pergunta : Existiu de fato com Campo com uma Prola, Um filho que se foi, 5 virgens sem azeite? A resposta um talvez. Sim, podem ter existido, mas nesse caso, no precisam ter existido, pois uma parbola no um descrio histrica de fatos, mas um meio de ilustrar uma idia, um conceito ou um discurso. No necessrio, e no geral, o que as parbolas contam no fazem referncia histria, mas sim uma criao imaginria, como uma obra de literatura. Nesse sentido, ela est expressando as experincia possveis, no as situao reais. No entanto, elas tm uma preocupao de que essas experincias possveis, sejam muito prximas da realidade das pessoas que esto ouvindo. Por isso Jesus fala de Peixes, Redes, Campos Brancos. No teria sentido para aquele povo Jesus contar uma parbola usando como situao uma roda de Terer, pois isso no comunicaria nada a eles. Nesse sentido, as parbolas, por mais que sejam fico, so fices ligadas as experincias de vida das pessoas, to ligadas, que tornam-se uma narrao possvel de acontecer, mas no necessariamente acontecvel. Por outro lado, eu disse que trata-se de uma comparao entre o possvel, com o ideal. Nesse caso, o ideal aqui no sentido de ideia mesmo. A parbola quer ilustrar uma ideia. Existe um conceito, ou uma fala, concreta por traz daquela experincia possvel. Quem meu prximo? o conceito, a ideia que Jesus quer responder ao contar a parbola do Bom Samaritano. Valorizar as relaes humanas, e no o dinheiro, a ideia que Jesus quer expressar, ao contar a parbola do Administrador Infiel. Sempre haver, por traz da parbola, uma ideia que se quer passar e que se faa compreendida. Precisamos, certamente, compreender essa ideia, para entender a parbola, e no fazermos uma pssima interpretao. Aquilo que a parbola conta, ento, no passa de uma ponte. De um lado temos o que se pretende que se entenda, e de outro uma histria possvel para que, a partir dela, percebamos como encaixar aquela ideia geral, nas experincias reais. Um filsofo Cristo da Idade Mdia chamado Toms de Aquino dizia que muito difcil passar das leis gerais para situaes especificas. Quando dizemos: No matars, uma lei geral. Agora, ser que no devemos matar em nenhum caso. Se, por acaso, precisarmos matar alguem, para defender outras pessoas, crianas, indefesos, como se fossemos um soldado, policial, ou um pai que v seus filhos em risco de morte, ser que no podemos lanar mo desse intercurso. No quer dizer, claro, que isso no ser julgado pela lei. Mas sabemos que h casos em que precisamos tomar medidas, dependendo de quem somos, e de nossas funes, onde as leis gerais so dificieis de serem empregadas. As parbolas nos ajudam a ver como as regras gerais: Ame teu prximo como a ti mesmo, podem ser empregadas na vida real: Ajude aqueles que precisam de voc. QUAIS OS TIPOS DE TEXTOS QUE PODEMOS CONFUNDIR COM PARABOLAS? Provrbios

Exemplo: Mdico, cura a ti mesmo Lc 4.23 Metforas Exemplo: Toda a planta que meu pai celeste no plantou ser arrancada Mt 15:13 Similes Trata-se de uma comparao direta, que apresenta um ou mais verbos no tempo presente e aplicam uma experincia comum uma realidade espiritual mais ampla. Exemplo: Eu vos envio como ovelhas em meio de lobos Mt 10.16; As folhas folhas brotando da figueira indicam que est chegando o vero indicam que os sinais do reino de Deus est chegando Mc 13.28-29 Alegoria Parabolas se caracterizam por comparar duas realidades paralelas atravs de apenas um ponto de comparao, enquanto a Alegoria estabelece uma comparao mltipla entre duas realidades colocadas lado a lado. Trata-se, portanto, de uma srie continuada de comparaes. Um conjunto de imagens interdependentes recebe significaes para cada imagem. Cada elemento do quadro apresentado na histria recebe significado particular. Em outras palavras, trata-se de uma srie de matforas que, juntas, combinam-se em uma alegoria. QUAIS SO OS TIPOS GERAIS DE PARABOLAS? Parabolas Simples de comparao Curta Existem parbolas que so to curtas que parecem mais um dito parablico, quase que como um provrbio ou um smile, mas que so parbolas pois trazem os elementos de uma, isto , fazem uma comparao, tem contexto geogrfico, contexto cultural e personagens. Elas podem servir de ilustrao para uma fala, mas geralmente encontramos esse tipo de parbola para resolver situaes nas quais uma reflexo moral rpida pedida, ou para fazer comparaes acerca do reino de Deus. EX:. Parabola do Campo e da Prola Parabolas Ficcionais Existem parbolas que trabalham com elementos totalmente ficcionais, at mesmo elementos do folclore ou das formas de explicao de mundo muito restritas daquela regio do Oriente Mdio. Essas parbolas no devem ser levadas como descrio de realidade reais, mas devem ser lidas como um conjunto, somente procurando qual a inteo moral. Ex:. Parbola do Rico e do Lzaro. Parabolas Alegricas Existem parbolas na bblia, cuja interpretao precisa ser feita de maneira alegrica, ou que o prprio Jesus interpretou de maneira alegrica. Essas parbolas devem ser lidas com cuidado

para no cairmos no erro de inventar mais do que o texto nos permite uma coisa admitirmos que a parbola possui alegorias, outra coisa alegoriza-las. Nas Alegorias, todos os detalhes tem um significado diferente, espiritual ou simblico, enquanto que nas Parabolas, mesmo que sejam lidas alegoricamente, permanecem com um significado central, e um mesmo elemento no tm dois ou trs significados, mas apenas um. Ex:. Parabola da Pesca Parabolas Ilustrativas Algumas parbolas so mais ilustraes do que ensinos em si mesmas. Elas mais servem para ajudar as pessoas a compreender um ensino. Nesse caso, elas geralmente no so alegorizadas, mas comparadas mesmo. Os detalhes so importantes para formar o enredo e dar dramaticidade ao texto, mas eles no tm um significado oculto, espiritual, ou se tm, no sabemos ao certo quais eram, e mesmo sem eles, no perdemos a essncia do texto que sua implicao moral e teolgica. Ex:.Parabola do Filho Prdigo (Parabola do Pai Amoroso)

Potrebbero piacerti anche