Sei sulla pagina 1di 2

Filosofia medieval Perodo bastante influenciado pelo pensamento socrtico e platnico (conhecido aqui como neoplatnismo, vindo da filosofia

de Plotino). Ocupou-se em discutir e problematizar Questes Universais. nesse perodo que o pensamento cristo firma-se como "Filosofia Crist", que mais tarde se torna Teologia. Direito Cannico (Igreja catlica).
O direito cannico o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesial. Diferentemente do direito romano, que disciplinava as relaes no Imprio romano, j extinto; o direito cannico est diretamente relacionado ao dia-a-dia de mais de um bilho de catlicos no mundo. Por exemplo, quando se deseja discutir a validade de um casamento (nulidade de matrimnio) realizado na Igreja, recorre-se corte cannica ou tribunal eclesistico.

Corpo de Direito cannico.


O Cdigo de Direito Cannico o conjunto ordenado das normas jurdicas do direito cannico que regulam a organizao da Igreja Catlica Romana, a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigaes dos fiis e o conjunto de sacramentos e sanes que se estabelecem pela contraveno das mesmas normas. Na prtica a constituio da Igreja Catlica. Fontes de Direito Cannico: decretos dos conclios, estatutos aprovados nos Snodos, decretos dos pontfices ( A vontade de Deus). Teorias explicativas (teologia) e teoria prtica (Liturgia). Viso teocntrica do mundo (Deus como o centro do mundo)

Filsofos:
Santo Agostinho (354-430 d.C) Tem como base filosfica Plato. Marcou atravs de seu trabalho literrio a especulao crist. Foi professor de retrica antes de se converter ao cristianismo, era interessado aos temas que mais incomodavam o ser humano. Escreveu obras importantes como Solilquios, Confisses e A Cidade de Deus. O livro A Cidade de Deus veio a influenciar a cristandade medieval. Santo Agostinho demonstra preferncia pelo platonismo, classificando-a como a filosofia mais importante e luminosa da antiguidade. Aps se converter ao cristianismo, buscou se libertar das nacos maniquestas e cticas que possua antes de abraar os ensinamentos cristos. Na escolstica medieval, estudou sobre o problema das relaes entre a Razo e a F; mesmo aprofundado na f, buscou compreender o existencialismo da Razo, e antes do surgimento do cogito cartesiano, j evidenciava em seus estudos sobre o indivduo que existe, vive, pensa e duvida. Em relao Plato, Santo Agostinho modificou a noo da teoria das idias, intensificando que as substncias da vida surgem de modelos imutveis e eternos provindos de idias divinas, e no num mundo a parte como a teoria das idias que Plato defendia. No sentido religioso defendia que aquele que vive da f no busca somente o temporal, mas sobretudo os bens eternos futuros.

Cidade de Deus (justo) H justia somente aps a morte (sacuao da alma). Cidade dos Homens (injusto) A cidade do homem substinada pela cidade de Deus, a justia h somente na cidade de Deus. So Toms de Aquino (1225 1274)
Tem como base filosfica Aristteles.

Seu maior mrito foi a sntese do cristianismo com a viso aristotlica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Mdia, na Escolsticaanterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma slida base filosfica para a teologia e retificando o materialismo de Aristteles. Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teolgico e filosfico de sua poca: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelao) e uma Filosofia (baseada no exerccio da razo humana) que se fundem numa sntese definitiva: f e razo, unidas em sua orientao comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia no pode ser substituda pela teologia e que ambas no se opem. Afirmou que no pode haver contradio entre f e razo. Explica que toda a criao boa, tudo o que existe bom, por participar do ser de Deus, o mal a ausncia de uma perfeio devida e a essncia do mal a privao ou ausncia do bem. Alm da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu tambm uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou tambm escrito conselhos polticos: Do governo do Prncipe, ao rei de Chipre, que se contrape, do ponto de vista da tica, ao O Prncipe, de Nicolau Maquiavel. Com o uso da razo possvel demonstrar a existncia de Deus, para isto prope as 5 vias de demonstrao Para so Toms de Aquino a virtude hbito para agir segundo a razo tendo em vista o BEM.

Baseada na Cidade de Deus: Lei Eterna: Razo de Deus Lei Natural: Natural dos Homens Mtodos Escolstica: Tese (destri as objees que destruda fortalece a tese inicial) / objees. Para Tomas de Aquino possvel ter justia na cidade dos homens, dependendo das aes dos humanos, que no desobedea a lei natural. Lei Positiva: deve positivas as Leis Naturais.

Potrebbero piacerti anche