Sei sulla pagina 1di 3

Priscila Rodrigues Loureno1

Inqurito Policial e outras formas de investigao


Aps o juzo de formao de culpa, trataremos do inqurito policial e as outras formas de investigao prevista no ordenamento jurdico brasileiro ressaltando seu desenvolvimento, caractersticas, colheita de provas, prazo para concluso e possibilidade de formao de ao penal. A instaurao do inqurito policial se faz necessrio para o ajuizamento de uma ao penal, pois a partir dele que se iniciar a colheita de provas apurao da prtica de uma infrao penal e sua autoria, sem prejuzo de produo de outras provas que guardem relao com o fato. O inqurito policial ato administrativo preparatrio da ao penal, pois nele que ser realizado o indiciamento, ou seja, conjunto de fatos que mostra que a pessoa investigada forte suspeita da pratica do delito; as atividades indispensveis para a apurao dos fatos, circunstncias que estes ocorreram, participao de eventuais coautores ou participes; devendo ser totalmente reduzido a termo escrito e rubricado pela autoridade art. 9 do CPP. O inqurito policial tambm inquisitivo, no contendo contraditrio e nem ampla defesa, pois tal princpio assegurado apenas ao processo art. 5, LX da CF/88. Com o intuito de lograr xito na investigao policial o legislador previu em seu art. 20 do CPP o sigilo do inqurito policial, afinal no seria coeso que tal investigao sofresse influncia do autor ou de qualquer pessoa que a ele esteja vinculada; visto que tudo em beneficio do Estado e do Cidado. Contudo pode o juiz, o Promotor de Justia e o advogado consultar os autos mesmo sem ter procurao (art. 7 do Estatuto da OAB e Smula 14 do STF). No entanto o inqurito policial pode ser dispensvel, porm as provas para o ajuizamento da ao no.

Discente do 2 ano de Direito da Faculdade Barretos exerccio 2011.

Para Guilherme Nucci o inqurito deveria ser uma garantia ao acusado de que no ser processado sem haver elementos mnimos para tanto, devidamente demonstrados pela provas coletadas.
2

Em se tratando de processo de jri os crimes cometidos so todos dolosos contra a vida podendo ser consumados ou tentados, a fase do inqurito policial ser decisiva para que se possa instruir a denuncia, considerando que trata-se de ao penal pblica incondicionada . Sua finalidade , atravs dos elementos investigatrios que o integram, apurar a existncia da ao penal e a respectiva autoria, fornecer ao rgo da acusao os elementos necessrios para formar a suspeita do crime, o elemento normativo necessrio ao Ministrio Pblico para propor a ao penal e com os demais elementos probatrios, ele orientar a acusao na colheita de provas que se realizar durante a instruo processual. autor. Via de regra para concluso do inqurito policial tem-se o prazo de 10 dias nos casos em que o individuo encontrar-se preso, no sendo permitido a prorrogao caso o inqurito no se conclua neste perodo, deste modo o juiz dever decretar o relaxamento da priso. Nos casos em que o indiciado estiver solto o prazo para a concluso do inqurito ser de 30 dias podendo o juiz prorrog-lo infinitas vezes art. 10 do CPP. O relatrio policial a pea de encerramento do inqurito policial, sendo que este ao termino dever ser enviado para o juzo competente, no estando o promotor de Justia vinculado a concluso obtida pela autoridade policial; podendo este ter entendimento distinto. Deste modo, ter o promotor de justia trs alternativas a seguir; oferecer a denuncia caso entenda que h provas suficientes, neste caso o Excelentssimo Juiz de Direito pronunciar o recebimento ou no da denncia; pedir o arquivamento do inqurito policial, assim o juiz acolher ou no seu pedido 2 e por fim pode solicitar a produo de novas provas, devendo o juiz concordar com este pedido.
2

Servir

ainda

como

elemento

probatrio para que se o juiz entenda necessrio decrete a priso cautelar do

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri.1.ed. Revista dos Tribunais: So Paulo,2008. p.53e 54.

Como outras formas de investigao temos alguns procedimentos que no so elaborados pela polcia judiciria, quais sejam, os inquritos policiais militares, presididos por militares com a finalidade de apurar exclusivamente crimes militares; o inqurito judicial nos crimes falimentares, presidido pelo juiz; as Comisses Parlamentares de Inqurito - CPI, que pode ser iniciada em qualquer casa legislativa que possua o quorum mnimo exigido por lei (1/3), investigando casos certos e por prazos determinados que procedem a investigaes de maior vulto e de interesse nacional, tendo poderes instrutrios de autoridade judicial, podendo qualquer abuso ser passvel de habeas corpus presididas por membros do Poder Legislativo; e finalmente, o Inqurito civil, que visa colher elementos para a proposio da Ao Civil Pblica por danos causados ao patrimnio pblico e social, ao meio ambiente e a outros interesses difusos e coletivos, presidido pelo membro do Ministrio Pblico. Podemos ento concluir que o procedimento de instaurao do inqurito policial, quem colher provas para instaurao de eventual ao penal.

Referncia:
NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri.1.ed. Revista dos Tribunais: So Paulo,2008.

Potrebbero piacerti anche