Sei sulla pagina 1di 9

CAPTULO 8

ARRASTE DE TORAS

78

Manual para Produo de Madeira na Amaznia

APRESENTAO
Para transportar as toras do local de queda das rvores at os ptios de estocagem utilizam-se os mais variados veculos de carga, desde trao animal, passando por tratores agrcolas e de esteira at o trator florestal de pneus (skidder). Na operao manejada, a equipe de arraste usa o mapa de planejamento e as demarcaes na floresta para localizar as rvores derrubadas e arrast-las. Esse procedimento, associado ao uso de mquinas adequadas, resulta em um aumento de 60% na produtividade, reduo expressiva dos danos ecolgicos floresta e diminuio dos acidentes de trabalho.

SISTEMA DE ARRASTE Maquinrio e acessrios utilizados Maquinrio


O trator florestal (skidder) e o trator de esteira adaptado com guincho e torre so as mquinas recomendadas para o arraste das toras em uma explorao manejada de terra firme. Em termos comparativos, o skidder tem um melhor desempenho, uma vez que foi desenvolvido especificamente para as operaes de explorao madeireira. O trator de esteira, por outro lado, foi projetado para a abertura de estradas (Tabela 1).

Figura 1. Tipos de trator para o arraste.

Arraste de Toras

79

Tabela 1. Vantagens do trator florestal em relao ao trator de esteira.


Trator florestal Trator de esteira

Produtividade (m arrastado/hora) Madeira comercial (m3 danificado/rvore extrada) Nmero de rvores comerciais danificadas/rvore extrada1 Custo2 (US$/m3)
1. Considerando rvores com DAP maior ou igual a 10 cm. 2. Ver Captulo 11, tabela 5.

34 0,4 1,3 1,3

28 0,7 2,4 1,4

Acessrios
A torre e o guincho so acessrios acoplados traseira do trator (florestal e de esteira) que facilitam a coleta e o carregamento das toras. A torre faz com que a ponta da tora fique suspensa durante o arraste, reduzindo o impacto sobre o solo (Figura 2a). O cabo principal (30 metros de comprimento por 3/8 polegadas de dimetro) preso ao guincho serve para arrastar a tora da clareira at o trator (Figura 2b). O sistema de engate constitudo de cabos auxiliares (estropos) e castanhas faz a ligao entre o cabo principal e a tora. O estropo um cabo de ao com extenso mxima de 3 metros que serve para enlaar a tora e conect-la ao cabo principal. Para

Figura 2. Guincho e torre acoplados ao trator.

80

Manual para Produo de Madeira na Amaznia

cada estropo h duas castanhas, uma permite o engate ou n no enlace da tora e a outra, situada na extremidade do estropo, conecta o cabo principal (Figura 3a). No caso de no estarem disponveis no mercado, os estropos e castanhas podem ser substitudos por um gancho pequeno amarrado na extremidade do cabo principal (Figura 3b).
a) Estropo, "castanhas" e cabeas de ao. b) Gancho pequeno.

Problemas do sistema convencional de engate O arraste de toras com trator de esteira sem a torre aumenta o atrito da tora com o solo, tornando-a mais pesada. Portanto, necessrio um cabo grosso e um gancho grande para retirar a rvore do local de queda, geralmente em meio a copas, galhos cados e cips. A espessura do gancho dificulta a sua passagem por baixo da tora (Figura 4). Desta maneira, para fazer o engate, o trator precisa erguer e apoiar a extremidade da tora em toras menores, permitindo o enlace do cabo.

Figura 4.Cabo e gancho usados no arraste convencional.

Arraste de Toras

81

ETAPAS DO ARRASTE DE TORAS


O arraste por veculos mais rpidos como o trator florestal requer uma equipe de trs pessoas: um tratorista, um ajudante no ptio (faz o desengate das toras) e outro ajudante no interior da floresta (procura e enlaa as toras). A seguir, os procedimentos para o arraste com trator florestal: 1. No ptio de estocagem, o tratorista e um ajudante certificam-se, consultando o mapa de planejamento sobre a localizao dos ramais de arraste e o nmero de toras a serem arrastadas por ramal. 2. O tratorista abre o ramal principal, seguindo as orientaes das balizas. O ajudante, por sua vez, orienta o tratorista at a ltima rvore do ramal (primeira a ser arrastada) e faz o enlace da tora (Figura 5a ). Para auxiliar na manobra do trator e orientar sobre o local de parada, o ajudante pode usar um apito (Figura 5b). 3. O ajudante engata o cabo principal ao estropo da tora enlaada (Figura 5c). Em seguida, afasta-se da rea por onde a tora ser guinchada e usa novamente o apito, avisando que a tora est pronta para ser guinchada (Figura 5d). O tratorista aciona o guincho que puxa a tora at a traseira do trator.

Figura 5. Seqncia do arraste das toras.

82

Manual para Produo de Madeira na Amaznia

O trator carrega a tora at o ptio de estocagem enquanto o ajudante na floresta procura a prxima tora a ser arrastada e faz o enlace do estropo. Nos casos em que a tora caia rente ao cho, o ajudante pode cavar um buraco, permitindo a passagem da cabea do estropo. 4. No ptio de estocagem, o tratorista desengata o guincho, soltando a tora. Em seguida, o ajudante faz o desengate do estropo (Figura 6a). Imediatamente, o tratorista aciona o guincho para enrolar o cabo. Por ltimo, as toras so empilhadas no ptio de forma a permitir a movimentao das mquinas e caminhes. As toras ficaro estocadas no ptio at serem embarcadas e transportadas para as serrarias (Figura 6b).

a. Desengate do estropo.

b. Empilhamento das toras.

Figura 6. Desengate e empilhamento das toras.

A operao repetida at que todas as toras do ramal tenham sido arrastadas. Caso uma tora tenha sido traada em dois ou mais pedaos, o tratorista deve voltar mesma clareira para retir-la. O ajudante do ptio, alm de fazer o desengate, pode medir as toras e preencher as fichas de controle de produo do arraste. Para as operaes que utilizam trator de esteira, por sua vez, recomenda-se uma equipe de duas pessoas (um tratorista e um ajudante). Neste caso, o ajudante pode engatar a tora no interior da floresta e desengat-la no ptio.

SITUAES ESPECFICAS DE ARRASTE Situao 1. rvore cada no caminho do arraste


Deve-se remover as rvores cadas naturalmente ao longo da rota do trator. Para isso, a rvore deve estar traada como mostra a Figura 7.

Arraste de Toras

83

Figura 7. Remoo dos obstculos.

Situao 2. Toco dificultando o guinchamento


Em alguns casos, o toco das rvores fica entre a tora e a direo do arraste, dificultando o guinchamento. O engate da tora deve, portanto, permitir que esta role e saia da frente do toco. Para isso, o ajudante, no momento do enlace do estropo, direciona a castanha ao mximo para o lado oposto do rolamento da tora (Figura 8). Em toras com sapopemas, o cabo do trator deve passar por baixo de uma das sapopemas no mesmo lado onde est a castanha.
a. Rolando a tora para o lado. b. Guinchamento.

Figura 8. Como guinchar a tora prxima ao toco.

84

Manual para Produo de Madeira na Amaznia

Situao 3. rvores e tocos dificultando o arraste


Se entre o trator e a tora a ser guinchada houver tocos e rvores, necessrio moviment-la lateralmente desviando-a desses obstculos (Figura 9). Utiliza-se uma rvore (dimetro maior que 25 cm e sem valor comercial) como apoio para o desvio. O cabo principal do trator deve contornar a "rvore apoio" escolhida, sendo amarrado tora (1 etapa). Em seguida, o tratorista aciona o guincho fazendo a tora mover-se lateralmente at ficar livre dos obstculos. Ento, o cabo principal desconectado da tora, deixando de contornar a rvore apoio (2 etapa). Por ltimo, o guinchamento feito normalmente.

Figua 9. Operao para desviar a tora de obstculos durante o guinchamento.

PREVENO DE ACIDENTES
A grande maioria dos acidentes com ferimentos graves ou mortes na explorao madeireira provocada pela falta de cumprimento das normas de segurana, especialmente quanto manuteno dos equipamentos (consultar manual do fabricante).

Cuidados na operao das mquinas


 Somente a equipe de arraste deve permanecer na rea durante as operaes.  O tratorista no deve operar a mquina quando pessoas estiverem na frente ou atrs desta.  Estacionar o trator em superfcie plana. Se for obrigado a parar em terreno inclinado, utilizar um calce para garantir o estacionamento da mquina.  Usar o freio de estacionamento e colocar a alavanca de transmisso em posio neutra.  Baixar todos os acessrios.

Arraste de Toras

85

Equipamento de segurana de uso obrigatrio


 Capacetes.  Botas com bico de ao.  Colete com cores fosforescentes para o ajudante.  Luvas para manusear os cabos.

Preveno contra incndios e queimaduras


 No fumar quando estiver reabastecendo ou prximo ao depsito de combustvel.  No derramar combustvel sobre as partes eltricas do motor do trator aquecido.  Inspecionar o nvel de gua do radiador com o motor desligado. Caso necessite fazer a verificao do motor, espere esfriar a tampa do bujo de abastecimento at poder remov-la. Gire a tampa lentamente at diminuir a presso.

CONCLUSO
O tipo de equipamento e as tcnicas utilizadas para o arraste na explorao manejada (guincho com torre e sistema de engate com cabos, estropos e castanhas) associados tcnica de queda direcionada, garantem uma maior eficincia nas operaes e menor impacto na floresta. O uso do guincho com torre permite que a mquina fique em mdia a 17 metros da tora a ser arrastada. A menor penetrao do trator na floresta reduz a quantidade de ramal aberto, diminuindo os danos e os custos de arraste. Alm disso, este sistema reduz o contato da tora com o solo, diminuindo os danos sua camada superficial.

Potrebbero piacerti anche