Sei sulla pagina 1di 39

C

APTULO 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

A partir da perspectiva do saber fazer, neste captulo voc ter os seguintes objetivos de aprendizagem: 33Conhecer as caractersticas de Controles Integrados de Processos e Manufatura. 33Demonstrar a importncia das integraes de softwares em ambiente CIM. 33Apresentar os referenciais de controle integrado de processo e manufatura, em que os controles devem ter uma atuao condizente com os objetivos globais da empresa, pois so responsveis pela execuo de curto prazo da produo. 33Estabelecer uma relao entre a programao e o controle da produo com o planejamento do processo.

Automao industrial

132

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Contextualizao
Neste captulo, iremos abordar a funo Controle Integrado de Processos e Manufatura destinados rea de programao e controle da produo e do planejamento do processo assistido por computador, o que salienta a importncia atribuda a estas funes e ao crescente aproveitamento dos avanos da informtica. O planejamento, a programao e o controle da manufatura em conjunto com o planejamento do processo tm um papel fundamental na competitividade das empresas. A funo de planejamento, programao e controle da produo integrada ao planejamento do processo assistido por computador possuem influncias sobre fatores vitais de competitividade. A programao, controle da produo e o planejamento do processo precisam ter uma atuao condizente com os objetivos globais da empresa, pois so responsveis pela execuo de curto prazo da produo, onde, em ltima instncia, gerado o lucro da empresa de manufatura. Dessa forma, acaba se estabelecendo uma relao ntima entre a programao, o controle da produo e o planejamento do processo. Em busca de capacitaes tecnolgicas para aumentar a produtividade, flexibilidade e reduzir os prazos e custos, ser descrito neste captulo os conceito de CAD/CAM/CNC/CIM/CIP/FMS, DFM, DFA, Aplicaes da inteligncia computacional em automao e as Perspectivas e tendncias.

Conceitos de CAD/CAM/CNC/CIM/CIP/ FMS, DFM, DFA, BOM


a) Conceito de CAD CAD uma sigla de origem inglesa Computer Aidded Design que, traduzindo para a nossa lngua, significa Desenho Assistido por Computador. Em outras palavras, so programas (softwares) especficos para gerao de projetos e desenho via computador. (SOUZA; ULBRICH, 2009). Esses softwares empregam sistemas computacionais na criao, modificao, anlise e otimizao do projeto. Em um sistema computacional faz parte o hardware (equipamentos) e o software (programas). Um equipamento de CAD consta de um computador, um ou mais terminais grficos, teclados, mouse, etc. CAD so programas (softwares) especficos para gerao de projetos e desenho via computador.

133

Automao industrial

O AutoCAD um software que se encaixa no conceito de tecnologia CAD. empregado mundialmente para a criao de projetos em computador.

AutoCAD - O AutoCAD um software que se encaixa no conceito de tecnologia CAD. empregado mundialmente para a criao de projetos em computador. Podemos afirmar que AutoCAD o nome de um produto. Assim como Windows, Office (Word, Excel,...), etc., existem outros softwares de CAD no mercado, como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramtricos, como Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc. Quanto aplicabilidade, alguns programas CAD que esto no mercado aplicam-se a uma especfica necessidade, como arquitetura, mecnica, eltrica, entre outras. De acordo com Souza e Ulbrich (2009), o processo de projetar e produzir uma pea envolve muitos recursos, pois se o trabalho no for coordenado de forma eficaz, o resultado poder ser um tanto desastroso. Como exemplo, podemos afirmar que 80% dos recursos so afetados na fase inicial do projeto. Sendo assim, se a pea estiver muito distante do ciclo produtivo, ser maior o custo de uma eventual mudana de projeto. Isso mostra como importante projetar corretamente.

Auxlio do CAD Os sistemas de CAD podem ser introduzidos como uma ferramenta de auxlio nas seguintes etapas do projeto: no modelamente geomtrico, na anlise de engenharia, na reviso do projeto e na documentao. A seguir iremos estudar cada uma das etapas do projeto.

Modelamento geomtrico O modelamento geomtrico incide em uma descrio matemtica da geometria de um objeto, que pode ser manipulado em forma de imagem num monitor grfico. Segundo Souza e Ulbrich (2009), o projetista desenvolve um objeto com trs tipos de comandos bsicos: comandos de gerao de entidades primitivas, como pontos, linhas e crculos; comandos de manipulao ou edio de entidades, como rotao, movimentao, cpia e escala; comandos de visualizao de entidades para definio dos pontos de vista do projetista.
De forma geral, os sistemas CAD mais sofisticados so capazes de derivar automaticamente os desenhos de fabricao de um produto a partir de seu modelo slido, projetado em trs vistas diferentes e em 3D (trs dimenses). So mais comuns, no entanto, mdulos que auxiliam o

Os sistemas CAD mais sofisticados so capazes de derivar automaticamente os desenhos de fabricao de um produto a partir de seu modelo slido, projetado em trs vistas diferentes e em 3D (trs dimenses).

134

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

aumento de produtividade na elaborao de desenhos de fabricao: cotagem automtica, gerao de reas hachuradas, construo automtica de listas de peas, insero de componentes padronizados e armazenados em biblioteca, insero de simbologias de solda e tolerncias geomtricas etc. (SOUZA; ULBRICH, 2009, p.35).

Os sistemas de CAD tambm se firmaram como padro, como o Micro-Station e o VectorWorks. Sistemas de CAD (projeto e desenho), CAM (Manufatura Assistida por computador), CAE (Engenharia), GIS (Geoprocessamento - Geografic Information Sistem) especficos tm sido desenvolvidos, destinados mecnica, agrimensura, engenharia, arquitetura, topografia, s estradas, modelagem, tais como: AutoCAD, AutoSurf, AutoArchitect, AutoBuilding, Cad Overlay, Catia, GisPlus, PowerSHAPE, SEM, Hiteck, SolidWorks, Solid Edge, etc. A ferramenta do CAD apresenta algumas vantagens. Como principais podemos citar: Preciso nos clculos do projeto. Maior produtividade no projeto, alguns projetistas em CAD chegam a produzir dez vezes mais do que os projetistas convencionais. Menor possibilidade de erros nos projetos. Padronizao dos procedimentos de desenho. Possui a possibilidade de alterao sem que sejam destrudas verses anteriores. Qualidade das cpias, entre outras.

b) Conceito de CAM De acordo com Souza e Ulbrich (2009), o CAM (Computer Aidded Manufacturing) uma sigla que tem sua origem no ingls e que possui como significado Fabricao Assistida por Computador. Esse um passo posterior ao CAD. Na Mecnica se caracteriza pela gerao de cdigos especficos, interpretveis por mquinas operatrizes usadas na fabricao de peas. O CAM pode ser definido como uma ferramenta via computador que auxilia na preparao da manufatura, representando as tecnologias usadas no cho de fbrica, dizendo no s respeito automao da manufatura, como: ao CNC (Comando Numrico Computadorizado), ao CLP (Controle Lgico

135

Automao industrial

Programvel), aos coletores de dados (DNC), como tambm tomada de deciso, ao plano operacional, entre outras. Apesar de uma grande abrangncia, o termo CAM, s vezes, ainda usado como sinnimo da programao CN (Controlador Numrico). Este conceito foi muito difundido com a sigla CAD/CAM, que representa mdulos de programao CN em sistemas CAM.
A tecnologia CAD/CAM corresponde integrao das tcnicas CAD e CAM num sistema nico e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informao por meio de interfaces de comunicao entre o computador e um sistema de fabricao, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa mquina CNC. (SOUZA; ULBRICH, 2009, p. 54).

Ainda com base nas palavras dos autores, podemos afirmar que, nos dias atuais, o conceito de sistemas integrados de projeto e fabricao assistidos por computador correspondem ideia de CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricao Integrada por Computador). Eles tiveram incio na dcada passada com a finalidade de aumentar a produtividade industrial. Dessa forma, cabe ressaltar que a chave do processo produtivo reside na integrao global atravs de uma Base de Dados que seja comum ao projeto e a fabricao. Sistemas CAD/CAM se caracterizam por centralizar a execuo de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo, compreendendo desde o projeto mecnico (CAD) e anlise estrutural (MEF Modelagem por Elementos Finitos), passando pela escolha adequada das mquinas e processos de manufatura e a consequente gerao automtica das trajetrias das mquinas CNC. Para tanto, torna-se cada vez mais importante o domnio das tcnicas computacionais e gerncias envolvidas neste tipo de processo integrado de fabricao, assim como o treinamento dos profissionais envolvidos na rea. (FIALHO, 2009). Como visto anteriormente, na atualidade, o xito de um novo produto depende no somente da sua qualidade e funcionalidade, como tambm da rapidez com que introduzido no mercado. Neste aspecto, a denominada Prototipagem Rpida vem ganhado um espao considervel na soluo destes problemas. A adoo da tecnologia de Prototipagem Rpida permite, entre outros, o desenvolvimento de peas ou prottipos, pequenas sries, modelos ou moldes em tempos curtos e a custos razoveis. A Prototipagem Rpida compreende um conjunto de tecnologias que permitem a produo rpida de uma pea tridimensional numa mquina especial. Basicamente, a concepo deste tipo de processo se baseia na

136

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

aplicao dos princpios da tecnologia CAD/CAM, em que um modelo slido desenvolvido e transferido eletronicamente desde a base de dados de um CAD para uma mquina de prototipagem ou diretamente desde um sistema de fabricao assistido por computador (CAM). O modelo CAD poder igualmente ser utilizado para visualizar o comportamento do modelo, num programa como os de modelagem por elementos finitos (FEM). (AHRENS et al., 2007).

O modelo CAD poder igualmente ser utilizado para visualizar o comportamento do modelo, num programa como os de modelagem por elementos finitos.

Transferncia geomtrica do CAD para o CAM Finalizado o processo de modelamento do produto no sistema CAD, temse a transferncia desta geometria para o sistema CAM, visando gerao de programas CN para a manufatura. (SOUZA; ULBRICH, 2009). Na transferncia de dados do sistema CAD para o sistema CAM, alguns sistemas utilizam uma malha de tringulos gerada sobre a geometria original do CAD e se que aproxima da representao geomtrica real atravs de um valor de tolerncia, como ilustra a figura 44. As empresas que fazem uso deste mtodo em seus sistemas CAD/CAM encontraram nesta tcnica uma maneira eficiente de se trabalhar. Esta metodologia permite uma comunicao simples e conveniente entre sistemas CAD e CAM, pois so apenas transferidas informaes por coordenadas cartesianas, permitindo, assim, uma fcil comunicao entre sistemas de um mesmo fornecedor ou de fornecedores diferentes que, normalmente, so baseados em diferentes modeladores geomtricos. Dessa maneira, introduzida uma tolerncia no processo de manufatura. Quanto menor a tolerncia para a triangularizao, melhor descrita ser a geometria. Proporcionalmente, aumenta-se o tamanho dos arquivos e o tempo para clculo de programas /CN, podendo influir tambm no processo de usinagem. (SOUZA; SCHUTZER, 2001).

Figura 44 - Demonstrativo da tolerncia modelagem e malha de tringulos Fonte: Souza e Schutzer (2001).

Para manter a tolerncia ao final da usinagem, a tolerncia para triangularizao dever ser inferior a tolerncia utilizada para clculo dos programas CN em um software CAM. Em alguns sistemas CAD/CAM, esta metodologia utilizada para comunicao entre os sistemas pode no ser transparente ao usurio. (SOUZA; SCHUTZER, 2001).

137

Automao industrial

Gerao de programas CN atravs de um sistema CAM Os sistemas CAM permitem a gerao de programas CN para operaes de torneamento, eletroeroso e fresamento, que corresponde a sua principal aplicao. Atualmente, os sistemas CAM permitem a gerao de programas CN para operaes de torneamento, eletro-eroso e fresamento, que corresponde a sua principal aplicao. Nas operaes de fresamento, podemos destacar softwares CAM para gerao de usinagens simples com 2 eixos de movimentao, usinagens com trs eixos e usinagens mais complexas com at cinco eixos programveis. A possibilidade de usinagem por diferentes trajetrias de ferramenta, assim como a interface para operao destes sistemas tem se tornado o diferencial na competio entre fornecedores. (SOUZA; ULBRICH, 2009). Em geral, os sistemas CAM geram os programas CN atravs de segmentos de retas, utilizando os comandos G01, de acordo com a norma DIN 66025. Na usinagem de formas complexas, o comprimento destes segmentos de retas est relacionado com a tolerncia utilizada no CAM para clculo dos programas, associado ao grau de curvatura da superfcie. (SOUZA; SCHUTZER, 2001). A figura 45 ilustra uma trajetria de ferramenta calculada sobre um modelo geomtrico.

Figura 45 - Trajetria de ferramenta Fonte: Souza e Coelho (2003).

Este outro valor de tolerncia necessrio para o software CAM calcular as trajetrias de ferramentas contidas em um programa /CN. Esta tolerncia est relacionada com a exatido com que a trajetria da ferramenta ir seguir o modelo geomtrico proveniente do CAD. Para que se tenha uma qualidade satisfatria e um processo efetivo, o usurio deve estar plenamente ciente destas tolerncias citadas anteriormente. A grande diversidade de sistemas CAD/CAM disponveis comercialmente torna a tarefa de definir o sistema mais adequado para determinada aplicao rdua, mas bastante representativa. frequente observar empresas realizando investimentos equivocados nesta tecnologia por falta de esclarecimento. Para representao de formas geomtricas complexas, um sistema CAD modelador de superfcies o mais indicado. Para o modelamento de partes

138

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

contendo geometrias que no possuam formas complexas, um sistema CAD modelador slido poder ser empregado com maior xito. Ainda importante considerar que, em determinadas atividades, um simples sistema CAD 2D a opo mais adequada. (GROOVER, 2008). Questes corporativas da empresa, a relao cliente/fornecedor, a qualidade de representao e suporte tcnico no pas, alm de um estudo sobre a poltica de desenvolvimento e perspectivas futuras da empresa que desenvolve o sistema CAD/CAM a ser adquirido so fatores que tambm devem ser levados em considerao para um investimento seguro. Considerando que a tecnologia utilizada para o desenvolvimento de sistemas CAD/CAM esteja atingindo seu pice, a interface homem-mquina passar a ser o diferencial na concorrncia entre os fornecedores de softwares.

c) Associao com outros sistemas para auxiliar as etapas produtivas A partir da dcada de 80, outros sistemas computacionais tiveram nfase e foram desenvolvidos para suprir as necessidades de engenharia com o objetivo de integrar o processo de manufatura por sistemas computacionais (CIM). (SOUZA; COELHO, 2003). Entretanto, algumas limitaes restringiam a utilizao prtica destes sistemas, como a integrao entre eles, custo, gerenciamento e implementao em um ambiente real de trabalho. Atualmente, com o decorrido desenvolvimento de software e hardware, esta integrao se tem de forma mais efetiva, embora ainda no atingindo o ciclo total de produo. A figura 46 ilustra, de forma genrica, alguns softwares de auxilio s etapas de planejamento, manufatura, clculos e inspeo. Observa-se que o CAD responsvel pela integrao desta cadeia.

Figura 46 - Sistema CIM Fonte: Adaptado de Groover (2008).

139

Automao industrial

Para a obteno da tecnologia CIM, outros sistemas computacionais devem estar integrados. Com exemplo prtico, a figura 47 ilustra a fabricao de um molde para injeo de termoplstico com a finalidade de produzir o corpo de uma furadeira manual.

Figura 47 - Sistema CIM completo Fonte: Souza e Coelho (2003).

Utilizao de um software de CAD para o design do produto, para gerao e detalhamento do molde. A prxima etapa ser a utilizao de um software CAM para gerar os programas CN que sero executados em um centro de usinagem CNC para a manufatura do ferramental. Para verificar se a geometria usinada est condizente com o modelo do CAD, dados geomtricos do molde (nuvem de pontos cartesianos no espao) sero adquiridos por uma mquina de medir por coordenadas. (SOUZA; ULBRICH, 2009). As informaes capturadas neste processo sero comparadas com o modelo CAD atravs de um sistema CAI, que ir gerar um relatrio quantificando e posicionando os desvios de forma ocorridos no processo de usinagem. Com o atual desenvolvimento dos sistemas, este ciclo pode ser executado sem grandes restries.

140

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Dessa forma, as geometrias construdas com softwares CAD representam agora um elo entre outros sistemas computacionais de auxlio engenharia. So as informaes geomtricas provenientes do CAD que estes sistemas utilizam como base de clculo. Portanto, a correta escolha do software CAD a ser implantado em um ambiente de trabalho tem uma importncia significativa no apenas para as etapas de desenho e projeto, mas tambm para as etapas que se sucedem.

As geometrias construdas com softwares CAD representam agora um elo entre outros sistemas computacionais de auxlio engenharia.

O Comando Numrico Computadorizado (CNC) tem por funo controlar os movimentos das mquinas-ferramenta, mquinas como tornos e fresadoras que produzem peas cilndricas ou por movimentos cilndricos e mquinas que produzem peas em formato de paraleleppedo, respectivamente. Numa outra definio, CNC o equipamento que controla uma mquina operatriz (CPU, acionamentos e motores). O CNC o crebro (a inteligncia) e os acionamentos e motores so os msculos, o que move a mquina. (SOUZA; ULBRICH, 2009).

Quando falamos em CNC estamos nos referindo preciso de movimento e a comandos que no podem falhar. A cada ano desenvolvem-se acionamentos melhores que controlam com mais preciso, no menor tempo possvel. E quanto maior a capacidade de processamento que CNC possui, mais facilmente ele controla o movimento. Numa mquina-ferramenta existe uma IHM (Interface Homem-Mquina) na qual o operador digita o comando que a ordem para o CNC controlar, segundo os dados inseridos, os vrios eixos existentes. E isso acontece dentro de uma linguagem de programao chamada ISO-G, que todos os fabricantes utilizam. Apesar de a linguagem ser igual para todos, por norma, cada fabricante agrega outras caractersticas porque a norma no compreende todas as funes necessrias, da as diferenas entre os CNCs existentes, explica Pereira (2007).

A definio de CIM compreende a informatizao e a integrao das atividades de uma empresa, de modo que um sistema CIM necessita informatizar, integrar e automatizar as suas atividades. Esse sistema utiliza ferramentas informatizadas, recursos de produo programveis e, tambm, permitir que a informao gerada por essas aplicaes e recursos possa fluir rapidamente pela empresa, recorrendo, para isso, a redes de comunicao.

141

Automao industrial

Os sistemas CIM surgem da necessidade de aumentar a produtividade, a qualidade e a rapidez da resposta da empresa s solicitaes de mercado. A instalao fabril se baseia num sistema flexvel de produo. Este sistema controlado por computador e agrupa vrias clulas de fabricao flexveis com transporte automtico de materiais entre elas. Uma clula de fabricao formada por duas ou mais mquinas ferramenta com sistema automatizado de carga e descarga de materiais e ferramentas. (SOUZA; ULBRICH, 2009). O CIM pode ser divido em quatro nveis. Os Nveis da CIM: Nvel 0 - Partes operacionais de mquinas ou processos munidos de seus respectivos sensores e acionadores (Comando de motores, bombas, portas metlicas, eletro-vlvula, etc., Obteno de posio dos nveis). Nvel 1 - Mquinas individuais, conduo de uma mquina ou de um processo isolado (Comando de Processos, dilogo com o operador). Nvel 2 - Controle de clulas, superviso das reas referentes a vrias mquinas e/ou processos (Comando de Sequncias, Intertravamentos, Gesto de balanas, pesagem/dosagem, Aquisio de sinais digitais e analgicos, contagem, etc., Configurao de acionadores analgicos). Nvel 3 - Controle de rea, funes de gerncia da produo e superviso de grupos de clulas (Aquisio de dados e eventos, Vigilncia, Sistemas sinpticos vdeo-grfico, Conduo de ciclos de fabricao, Gesto de receitas, Relatrio de produo, Consumo de matria prima, Alarmes para defeitos). Nvel 4 - Controle de fbrica, funes globais de planificao e gerncia (Controle e Gesto da Produo). (Figura 48).

Figura 48 - Nveis do sistema CIM Fonte: Adaptado de Pereira (2007).

142

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

A representao piramidal da fbrica automatizada, conforme a figura 49, fornece uma indicao sobre como so gerenciados os vrios processos de produo.

Figura 49 - Pirmide dos nveis da automao Fonte: Adaptado de Pereira (2007).

SOUZA, Adriano Fagali de; ULBRICH, Cristiane Brasil Lima. Engenharia Integrada por computador e sistemas CAD/CAM/ CNC: Princpios e Aplicaes. So Paulo: Editora Artliber, 2009.

Atividade de Estudos: 1) A partir do estudo deste captulo descreva os princpios e aplicao do CAD, CAM, CNC e CIM. ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

143

Automao industrial

d) CIP (Controle Integrado de Processo) O controle da qualidade em cada posto realizado atravs de uma carta de controle integrada do posto, que permite o monitoramento conjunto de todas as variveis e atributos pertinentes a ele. No CIP, a linha de produo dividida em postos de controle. O controle da qualidade em cada posto realizado atravs de uma carta de controle integrada do posto, que permite o monitoramento conjunto de todas as variveis e atributos pertinentes a ele. Os dados de qualidade propriamente ditos (medies de variveis e atributos) so registrados em um banco de dados da qualidade. Cada dado identificado por um endereo, contendo informaes (critrios), tais como, tipo de produto, dimenses, turnos, mquinas, operadores, origem de matrias-primas, etc. Atravs do uso de software dedicado, dados de qualidade podem ser recuperados e agrupados (filtrados) de acordo com os critrios constantes em seu endereo. (GROOVER, 2008). A carta de controle integrada permite o monitoramento conjunto de atributos e variveis, recuperando fora estatstica e reduzindo o tamanho das amostras. Com isso, reduz-se o esforo necessrio anlise e interpretao dos dados de qualidade. O banco de dados da qualidade propicia um acesso total s informaes referentes qualidade dos processos e produtos, filtradas de acordo com critrios definidos pelo usurio. Dessa forma, o CIP oferece tanto uma viso localizada da qualidade em cada posto de controle como uma viso geral da qualidade na linha de produo. Enquanto o processo estiver sob controle, a prioridade a produo. No entanto, quando um ponto aparece fora dos limites de controle na carta integrada do posto (sinalizando um padro anormal de variao da qualidade), toma-se uma ao corretiva. Para dar suporte tomada de deciso, usado um grfico de Pareto em que so apresentadas, hierarquizadas, as variveis e os atributos que mais contribuem para a perda de qualidade no posto. Aps a identificao das variveis e atributos contribuindo para a m qualidade, examinam-se as suas cartas individuais de controle, disponveis no banco de dados da qualidade. A anlise das cartas individuais permite identificar se os problemas apresentados na carta integrada se devem a causas comuns ou especiais, dirigindo a tomada de deciso e aes corretivas necessrias. (TEN CARTEN; RIBEIRO; FOGLIATTO, 2010). Resumidamente, o CIP oferece informaes sobre a qualidade do processo na forma de: Uma carta de controle integrada, apresentando aspectos globais do posto de controle e proporcionando maior agilidade no monitoramento da qualidade. Cartas de controle individuais para cada varivel ou atributo, apresentando informaes localizadas sobre a qualidade no posto de controle, com utilizao sinalizada pela carta de controle integrada.

144

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Segundo Ten Carten, Ribeiro e Fogliatto (2010), divide-se em cinco etapas a implantao do CIP. So elas: 1) 2) 3) 4) 5) Definio do projeto. Planejamento da implantao. Treinamento. Implantao efetiva. Acompanhamento e consolidao.

Definio da equipe de trabalho Segundo Ten Carten, Ribeiro e Fogliatto (2010), consiste na definio da equipe que implementar o CIP. Essa equipe deve ser formada por gerentes, engenheiros, supervisores e operadores envolvidos com os processos a serem monitorados no controle integrado. A equipe deve conter um ncleo-base que participar de todas as reunies e decises referentes ao projeto. Conforme a necessidade, podem ser convidadas pessoas externas equipe para auxiliar em etapas especficas da implantao. A operacionalizao do CIP uma tarefa diria e continuada, envolvendo diversas pessoas na empresa por um perodo indeterminado de tempo. Assim, a equipe de projeto deve conscientizar a todos na empresa de que o sucesso do CIP depende do comprometimento de todas as pessoas envolvidas. Com vistas a divulgar a extenso do CIP e seus rudimentos operacionais, recomenda-se uma palestra de apresentao do projeto a todos os funcionrios da empresa. O objetivo proporcionar uma viso geral sobre o CIP (incluindo seus objetivos e cronograma de implantao), motivar e estimular o comprometimento das pessoas envolvidas no projeto. (TEN CARTEN; RIBEIRO; FOGLIATTO, 2010).

. O objetivo proporcionar uma viso geral sobre o CIP (incluindo seus objetivos e cronograma de implantao), motivar e estimular o comprometimento das pessoas envolvidas no projeto.

Planejamento da implantao A coleta de dados para utilizao em cartas de controle de processo exige investimentos em tempo e recursos. Os seguintes aspectos devem ser observados para uma boa utilizao dessas cartas: usar um nmero racional de cartas de controle, caso contrrio, esta atividade pode transformar-se em gargalo na produo; aplicar o controle estatstico em variveis de produto e processo determinantes na composio da qualidade percebida e demandada pelos clientes; associar o controle a uma estratgia de ao; coletar dados e no agir quando necessrio implica desperdcio de tempo e recursos.

145

Automao industrial

Na fase de planejamento, importante a participao das pessoas que operam a linha de produo na tomada de decises, aumentado, assim, o seu comprometimento com a implantao do CIP. Alm disso, deve-se investir tempo suficiente no planejamento para minimizar a necessidade de alteraes aps a implantao, as quais podem ter efeito desmotivante sobre os operadores. No planejamento da implantao, definem-se as caractersticas de qualidade (CQs) importantes sob a tica dos clientes da empresa e os processos onde tais caractersticas so construdas. Os processos devem ser agrupados em postos de controle (utilizando como critrio sua proximidade fsica ou similaridade). As CQs a serem monitoradas em cada posto de controle devem ser identificadas como atributos ou variveis e ter seu endereo definido (o endereo contm os critrios de classificao dos atributos ou variveis). A capacidade do sistema de medio das caractersticas selecionadas para monitoramento deve ser verificada. Por fim, devem ser definidos os responsveis pelo registro dos dados e pela ao quando o processo sair fora de controle, bem como a ao a ser tomada. (TEN CARTEN; RIBEIRO; FOGLIATTO, 2010).

e) FMS (Sistemas Flexveis de Manufatura) A literatura especializada apresenta uma srie de definies e abordagens conceituais acerca dos FMSs (Sistemas Flexveis de Manufatura). Muitos desses conceitos so apresentados atravs de terminologias diferentes, impondo certa confuso conceitual sobre a definio da manufatura flexvel. Em funo das diversas configuraes que esses sistemas podem assumir, a literatura apresenta tambm diferentes categorias ou tipos de FMSs, conforme a viso atribuda por cada autor.

Os Sistemas de Manufatura Flexveis podem ser definidos como um sistema de produo altamente automatizado capacitado a produzir uma grande variedade de diferentes peas e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle.

146

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Pode-se, ainda, e sob a mesma tica geral, afirmar que os FMSs devem apresentar ao menos trs subsistemas: Sistema de Armazenamento e Processamento de Material - equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gerenciam material. Sistema de Processamento - grupo de mquinas com comando numrico (CN) ou comando numrico computadorizado (CNC). Sistema de Controle Computadorizado - realiza o controle operacional do conjunto. Embora no haja consenso entre os vrios autores quanto origem do primeiro sistema flexvel de manufatura, alguns consideram a indstria inglesa de mquinas-ferramenta Mollins como sendo a primeira a implantar, em 1968, um sistema desse tipo. Ele teria sido construdo para fabricar uma grande variedade de componentes e poder operar, sem a presena do homem, por longos perodos. Desde a dcada de 60, os sistemas flexveis de manufatura se tornaram cada vez mais sofisticados. Os pioneiros no estudo dos mtodos e processos de produo criaram, no incio do sculo, algumas formas de se representar os sistemas de produo. Uma dessas formas a dos chamados fluxogramas de produo. O fluxograma de um FMS apresenta: operaes, inspees, transportes, armazenamentos e tempos de espera do material em processo. Em seguida, tentava-se reduzir ou eliminar as atividades que apenas aumentavam o custo do produto. Os fluxogramas foram substitudos por formas mais modernas de representao, muitas delas realizadas com o auxlio do prprio computador. No entanto, se voc observar as pessoas trabalhando numa fbrica, perceber que cada uma delas est envolvida numa atividade que pode ser representada por um dos smbolos da figura 50. Assim, se quisermos criar um sistema automatizado de manufatura, devemos considerar a possibilidade de automatizar cada uma dessas atividades, que so os elementos que compem o sistema de manufatura.

O fluxograma de um FMS apresenta: operaes, inspees, transportes, armazenamentos e tempos de espera do material em processo.

147

Automao industrial

Figura 50 - Smbolos utilizados em fluxograma de produo Fonte: Adaptado de Groover (2008).

Operao a atividade de adicionar um valor ao material em processo. Imagine uma fundio que decide comprar um rob industrial para rebarbar certo tipo de pea. Algum tempo depois, descobre que as rebarbas eram causadas por falhas no prprio processo de fundio. Solucionadas essas falhas, o rob se torna desnecessrio. Na linha de evoluo de um torno mecnico, por exemplo, notamos que os comandos numricos deslocaram o torneiro da atividade principal de transformao para uma atividade secundria de carregamento e descarregamento da mquina. Porm, se o que se deseja chegar a um sistema de manufatura totalmente automtico, sem interferncia humana, esta situao ainda no satisfatria. O prximo passo retirar o homem de sua tarefa de carregar e descarregar o torno, substituindo-o por outra mquina: um rob industrial. Assim, o rob tambm pode ser um elemento de operao. Sua funo a de retirar a matria-prima de um recipiente (caixa, pallet, etc.) e coloc-la na mquina. Aps a usinagem, deve retirar a pea da placa, depositando-a num outro local. Desse modo, o homem acabou de perder tambm a tarefa de carregar e descarregar a mquina. (GROOVER, 2008). Agora ser encarregado apenas da verificao da qualidade do produto. O conjunto formado por torno CNC, rob industrial, homem e dispositivos acessrios um exemplo do que se denomina clula de manufatura, mais especificamente, clula de torneamento. A reunio de vrias clulas de manufatura d origem ao chamado sistema de manufatura.

O conjunto formado por torno CNC, rob industrial, homem e dispositivos acessrios um exemplo do que se denomina clula de manufatura. A reunio de vrias clulas de manufatura d origem ao chamado sistema de manufatura.

Inspeo Continuando no processo de substituio do homem por dispositivos automticos, queremos agora eliminar sua participao no controle de qualidade do produto.

148

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Controlar a qualidade significa, em primeiro lugar, medir a caracterstica que define a qualidade desejada e, em seguida, atuar no processo para corrigir os desvios verificados. Se quisermos medir as dimenses da pea produzida podemos utilizar uma mquina de medio dimensional CNC. Esta mquina possui um sensor que, seguindo um programa predefinido, apalpa a pea em regies determinadas. Como a mquina de medio e o torno esto conectados, a medida obtida comunicada ao controle numrico do torno que faz, ento, as correes necessrias (Figura 51).

Controlar a qualidade significa, em primeiro lugar, medir a caracterstica que define a qualidade desejada e, em seguida, atuar no processo para corrigir os desvios verificados.

Figura 51 - Clula de torneamento Fonte: Adaptado de Telecurso (2000).

Alguns tornos mais sofisticados possuem um sistema de medio integrado prpria mquina, dispensando, assim, o uso de uma mquina separada para realizar o controle dimensional. A manipulao de material entre as mquinas e dispositivos acessrios feita pelo rob industrial. H, ainda, uma srie de sensores espalhados pela clula destinados a garantir o trabalho harmnico entre as mquinas e prevenir acidentes.

Transporte O operrio que usinava peas passou, sucessivamente, a carregar as peas na mquina e medi-las. Mas tambm foi substitudo nessa tarefa. Restalhe, ento, transportar a matria-prima de um armazm at um local de onde o rob possa carreg-la na mquina. Mas, a caminho de um sistema flexvel de manufatura, at mesmo dessa atividade ele ser poupado. H vrios tipos de mquinas, controladas por computador, destinadas a transportar materiais. (TELECURSO, 2000).

149

Automao industrial

Entre elas, destacam-se os AGVs e os RGVs. Esses nomes estranhos, na verdade, so siglas de termos em ingls. Vejamos: AGV = Automatically Guided Vehicle, ou seja, Veculo Guiado Automaticamente; RGV = Rail Guided Vehicle, ou seja, Veculo Guiado por Trilho. Os AGVs so usados em ambientes industriais e para operaes onde o ciclo de trabalho sempre o mesmo durante os turnos. Estes equipamentos dispensam o condutor, so flexveis, demandam pouca manuteno e possuem capacidade de carga bastante varivel. AGV - Automated Guided Vehicle ou VGA - Veculo Guiado Automaticamente se refere a equipamentos sem condutores usados para movimentao a pequenas ou grandes distncias, podendo melhorar os tempos de resposta na movimentao interna de materiais. Desenvolvidos para receber e executar instrues, seguir um caminho, aceitar e distribuir materiais, esses veculos tm como vantagens se adequarem a reas apertadas, dividirem os corredores com pessoas e empilhadeiras e se adaptarem a mudanas de trajeto. Alm disso, so flexveis, demandam pouca manuteno e possuem capacidade de carga bastante varivel. Podem ser guiados por fio indutivo no piso, que transmite uma corrente de determinada intensidade e frequncia; fita magntica, com circuito constitudo por uma banda metlica fixada no piso; por meio ptico, pelo qual o veculo percorre uma linha no piso mediante um dispositivo ptico de deteco nele instalado; e a laser, que varre o espao em busca de referncia para a movimentao do veculo. Suas aplicaes mais comuns so em transporte de materiais para linhas de produo e almoxarifado, como ilustra a figura 52.

Figura 52 - Veculo Guiado Automaticamente Fonte: LogWeb (2007).

Os RGVs so muito utilizados para carga e descarga de paletes em armazns verticais.

Os RGVs so veculos guiados por trilhos. Normalmente, o sistema de controle deste tipo de veculo mais simples, uma vez que sua trajetria j se encontra predefinida pelo prprio trilho. Os RGVs so muito utilizados para carga e descarga de paletes em armazns verticais.

150

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Esteiras transportadoras Embora no sejam to flexveis como os AGVs e RGVs, as esteiras transportadoras, como a apresentada a seguir, so meios baratos de transportar materiais por trajetrias fixas. As esteiras podem ser de vrios tipos: correias, correntes, roletes, etc. So utilizadas h muito tempo, desde a introduo das linhas de produo. Existem em sistemas rgidos de produo, onde a diversidade de produtos pequena. Apesar disso, costumam aparecer como componentes acessrios em sistemas flexveis de manufatura.

Armazenamento A atividade de armazenamento tambm pode ser automatizada por meio de depsitos atendidos por RGVs. O trabalho nas estaes de carga realizado pelo homem. O operador, de acordo com um plano de produo e contando com o auxlio de um RGV, preenche o depsito com a matria-prima a ser processada. (GROOVER, 2008). Esta atividade, embora tambm possa ser automatizada por meio de robs, no costuma dispensar o homem, principalmente se grande o nmero de variveis envolvidas, como ocorre quando se fixam peas em dispositivos para usinagem.

Integrao e comunicao Para que os equipamentos de produo trabalhem de forma cooperativa, necessrio que estejam integrados, ou seja, conectados a um controle central, encarregado de comand-los de forma harmnica. Este controle central deve enviar ordens aos controladores de cada equipamento e deles receber informaes sobre o que se passa no processo de produo (nmero de peas produzidas, desgaste de ferramentas, falhas de mquinas, etc.). O controle central troca informaes com os controladores dos equipamentos de produo por meio de uma rede de comunicao (Figura 53). Os controladores e computadores conversam por meio de cabos de rede. Quando o volume de dados ou as distncias entre os equipamentos so grandes, podem-se utilizar cabos pticos.

151

Automao industrial

Figura 53 - Esquema de uma rede de comunicao Fonte: Adaptado de Groover (2008).

Alm dos cabos, os controladores que desejam comunicar-se devem ser equipados com hardware (placas eletrnicas para comunicao de dados) e software (programas de comunicao) adequados.

f) DFA e DFM

DFA (Design for Assembly Projeto para Montagem) e DFM (Design for Manufacturing Projeto para Manufatura) so tcnicas que visam a integrar a manufatura, a montagem e o projeto do produto e processo. O objetivo maximizar a qualidade, o desempenho das peas e componentes que realmente agregam valor ao produto. (BARBOSA, 2007). Por meio do DFA/ DFM, busca-se uma reduo do nmero de peas de suporte. Na prtica, isso se traduz em menos peas para montagem e melhor manufaturabilidade do produto.

Por meio do DFA/DFM, busca-se uma reduo do nmero de peas de suporte. Na prtica, isso se traduz em menos peas para montagem e melhor manufaturabilidade do produto. O DFA/DFM est diretamente relacionado com a Engenharia de Valor e com os conceitos de Projeto Robusto, propiciando obter redues de custo e aumento de produtividade a partir do projeto.

152

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

DFM traduz a busca durante o projeto em tornar mais fcil a manufatura dos componentes que formaro o produto depois de montado. Enquanto DFA tem por objetivo tornar a montagem do produto o menos custosa e mais otimizada possvel. Uma das metodologias aplicadas com a finalidade de reduzir custos de fabricao o DFMA (Design for Manufacturing and Assembly - Projeto para Manufatura e Montagem). A combinao dos conceitos de DFM (Design for Manufacturing Projeto para Manufatura) e DFA (Design for Assembly Projeto para Montagem) gera o DFMA que pode ser entendido como uma metodologia que visa reduo dos custos de manufatura e montagem, aliada ao aumento da qualidade do produto atravs de simplificaes de projeto. (GROOVER, 2008). Tanto o conceito de DFM quanto o conceito de DFA tem uma estreita relao como os princpios do DFX. No DFX o fator X pode corresponder a diferentes critrios de qualidade como: confiabilidade, robustez, impacto ambiental, facilidade de servio, manufaturabilidade, facilidade de montagem. Para Ribeiro (2004), o X representa todas as caractersticas desejveis em um produto. Desse modo, corresponde a excelncia do produto e o DFX o Projeto para Excelncia (Design for Excellence). Entendido dessa forma, o autor define DFX como uma abordagem baseada no conhecimento que visa a desenvolver projetos de produtos que maximizem todas as caractersticas desejveis como alta qualidade, confiabilidade, facilidade de servio, segurana, ao mesmo tempo em que minimizem os custos durante a vida do produto, includo os custos de manufatura. Existem alguns princpios gerais que se aplicam a metodologias que buscam a excelncia (RIBEIRO, 2004): Decises detalhadas do projeto podem ter impacto substancial na qualidade e custo do produto. Equipes de trabalho frequentemente se deparam com metas mltiplas e conflitantes. importante ter medidas com as quais comparar alternativas de projetos. Melhorias significativas usualmente requerem esforos substanciais nas etapas iniciais do processo de projeto. criativos

Uma metodologia bem trabalhada ajuda no processo de tomada de deciso.

153

Automao industrial

Como uma das variveis includa na excelncia do produto sua manufaturabilidade, isto , sua facilidade de ser manufaturado, aqui que se encontra a interface entre o DFX e o DFM. O DFM uma tcnica baseada no conhecimento que evoca uma srie de orientaes, princpios, recomendaes ou regras para o projeto de um produto de forma a facilitar sua fabricao. (RIBEIRO, 2004, p.30). O DFM uma tcnica baseada no conhecimento que evoca uma srie de orientaes, princpios, recomendaes ou regras para o projeto de um produto de forma a facilitar sua fabricao. Algumas de suas caractersticas so (RIBEIRO, 2004): Considera os desejos do cliente. Na verdade, pode-se dizer que o DFM segue o princpio de Ford de comear com o consumidor, trabalhar no projeto e s ento chegar manufatura. Sua metodologia parte das necessidades do consumidor e das especificaes funcionais do produto para chegar ao projeto e fabricao. possvel acontecer de, partindo das necessidades do consumidor e das especificaes, diversas alternativas de projetos serem geradas. A utilidade do DFM, nesse caso, ajudar na escolha da opo que apresente qualidade aliada aos menores custos de manufatura. Sua utilizao produz valores quantitativos que auxiliam na comparao de alternativas de projeto. A metodologia DFMA apresenta uma srie de princpios bsicos:

Simplificar e melhorar a montagem Este objetivo pode ser alcanado pela eliminao e/ou combinao de componentes. A integrao de componentes apresenta algumas vantagens: Componentes integrados no precisam ser montados. Componentes integrados tm geralmente menor custo de fabricao se comparado com a soma dos custos das peas separadas. A fabricao de componentes integrados garante o relacionamento entre caractersticas geomtricas crticas.

Uma forma de minimizar o nmero de componentes eliminar ou reduzir a quantidade de elementos de fixao pelo uso de sistemas de travamento imediato (snap systems) ou por presso.

Minimizar o nmero de componentes Uma forma de minimizar o nmero de componentes eliminar ou reduzir a quantidade de elementos de fixao pelo uso de sistemas de travamento imediato (snap systems) ou por presso.

154

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Esta preocupao justificada, pois apesar dos fixadores serem em geral peas pequenas e baratas, seu manuseio, sua estocagem e sua montagem saem caro. Alm disso, fixadores perdidos (que se soltam) no interior do produto podem causar problemas no seu funcionamento, afetando a qualidade percebida pelo cliente. Outra opo para reduzir o nmero de componentes integrar a funo de um componente a outro pela incorporao de anis, molas ou guias, tornando o componente multifuncional.

Padronizao Componentes similares podem ser fabricados e dimensionados da mesma forma, obtendo a padronizao de projetos e processos. Uma forma de adoo desta ideia a empresa organizar uma lista com a descrio ou desenho das peas que, por j estarem catalogadas no banco de dados de projetos da empresa devido ao fato de serem fabricadas ou compradas pela empresa, devem ser preferencialmente utilizadas. Ribeiro (2004) comenta que a padronizao de componentes especficos no vivel. Contudo, existem itens cuja padronizao possvel, por exemplo, elementos de fixao, parafusos, porcas, arruelas, argolas e rolamentos. O autor lista uma srie de benefcios da padronizao, alguns obtidos de fatores que independem da montagem e outros obtidos de fatores dependentes da montagem. Aqueles que independem da montagem esto, em sua maioria, relacionados com os estoques. So eles: Estoques menores em nmero de itens devido diminuio da quantidade de componentes especficos. Estoques fisicamente menores devido reduo do nmero de itens a serem armazenados. Menor necessidade de administrao de estoques. Menor custo de estoque em razo da reduo do nmero de componentes especficos. Quanto aos benefcios que dependem da montagem: Quantidade menor de ferramentas utilizadas na etapa de montagem, pois o nmero de itens diferentes a serem fabricados menor.

155

Automao industrial

As peas padronizadas podem ser fabricadas nas mesmas mquinas, o que auxilia na amortizao dos custos de ferramentas e equipamentos, alm de propiciar ganhos devido economia de escala.

Menor necessidade de desenvolvimento de diferentes equipamentos de montagem devido reduo de tipos diferentes de componentes, diminuindo a necessidade de desenvolvimento de equipamentos especficos. Maior confiana nos equipamentos de montagem. As peas padronizadas podem ser fabricadas nas mesmas mquinas, o que auxilia na amortizao dos custos de ferramentas e equipamentos, alm de propiciar ganhos devido economia de escala. Outra forma de economia de custos consequente da padronizao est no melhor aproveitamento do tempo de trabalho do projetista.

Adequar o projeto ao processo O ideal que o projeto do produto e o projeto do processo sejam atividades simultneas. A equipe deve procurar desenvolver produtos em cujo processo seja possvel a utilizao de ferramentas, equipamentos e conhecimento j existentes dentro ou fora da empresa. Esta atitude evita gastos com o desenvolvimento de ferramental especfico para o projeto em questo.

Adequar o projeto ao sistema de manufatura O sistema de organizao da produo e as operaes de apoio podem ter relao com o projeto. Sistemas como tecnologia de grupo, clulas flexveis de manufatura, mtodos particulares de manuseio de materiais, produo em linha ou procedimentos de controle de qualidade, dentre outros, possuem caractersticas particulares que devem ser consideradas na elaborao do projeto do produto.

Projetar componentes considerando a quantidade a ser fabricada O volume de produo deve ser considerado, pois afeta a escolha do processo de fabricao, influenciando na elaborao do projeto do produto. Projeto e processo devem ser compatveis com a quantidade a ser produzida. As maiorias dos processos de manufatura apresentam melhores resultados em termos de qualidade e custo se na etapa de projeto as quantidades a serem produzidas forem consideradas.

156

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

Atividade de Estudos: 1) Apresente as vantagens do DFMA (Design for Manufacturing and Assembly - Projeto para Manufatura e Montagem) que voc considere essenciais na Manufatura. ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

g) BOM (Lista de material) Outra estrutura de configurao do produto, chamado de a Lista de Materiais BOM (Bill of Material), contendo cada componente individual do produto, um dos sistemas de informaes utilizado para estimativa de custos de manufatura.

Importncia da BOM A BOM ou configurador de produto uma das informaes fundamentais da manufatura, pois nela registram-se as informaes de produtos utilizadas por todos os setores e processos envolvidos com a manufatura do produto. Seu domnio essencial para o sucesso da implantao de sistemas integrados. Apesar do desempenho desses sistemas estar vinculado qualidade das informaes que eles manipulam, a maioria das empresas no garante que suas informaes fundamentais sejam completas e precisas. As informaes fundamentais, muitas vezes, no so estruturadas e gerenciadas de acordo com o tipo de negcio e produto. A BOM (Bill of Material), como costuma ser chamada a estrutura de produtos, uma tcnica onde so listados todos os componentes, montagens e submontagens de um produto, assim como as relaes de precedncia,

A BOM ou configurador de produto uma das informaes fundamentais da manufatura, pois nela registram-se as informaes de produtos utilizadas por todos os setores e processos envolvidos com a manufatura do produto.

157

Automao industrial

BOM a definio da estrutura do produto em termos de materiais e as conexes entre eles, que constitui a base para a definio da atividade produtiva.

relaes pai filho entre componentes e a quantidade dos itens necessrios confeco do produto final. Ou seja, BOM a definio da estrutura do produto em termos de materiais e as conexes entre eles, que constitui a base para a definio da atividade produtiva. A BOM pode ser usada tambm como uma instruo de trabalho, embora sua funo principal seja auxiliar nos projetos de produto e produo. A BOM se divide em alguns tipos diferentes, de acordo com o objetivo e aplicao especficas, conforme o que segue: BOM Simples: a estrutura de materiais chamada de simples aquela que apresenta apenas dois nveis, sendo o nvel 1 composto pelos materiais que compem o produto e o nvel 0 o prprio produto finalizado. BOM Padro: a BOM que apresenta vrios nveis. Ela utilizada quando h a necessidade de planejamento e controle de produo, de forma a criar itens intermedirios que facilitaro ou a estocagem ou a montagem do produto final. BOM Modular ou de Planejamento: usada quando o item que se quer produzir possui muitas opes de montagem ou combinaes possveis. Para facilitar, cria-se uma BOM Modular, ou seja, os itens sero agrupados por mdulos. Assim, quando alguma variao for necessria basta apenas ajustar um ou mais mdulos, sem a necessidade de se ajustar a BOM toda. Outra situao onde a BOM Modular pode ser implantada no caso de haver a necessidade de manter estoque do tipo assemble-to-order. feita a produo e a estocagem dos mdulos e, quando o cliente fizer o pedido, basta fazer a combinao necessria para se obter o produto final, conforme o pedido do cliente. (INFOESCOLA, 2010). BOM Genrica: este tipo de BOM no pode ser usada diretamente para o planejamento da produo ou manufatura, pois trata-se de uma representao genrica de uma famlia de produtos. Ao invs de se fazer uma BOM para cada um, faz-se apenas uma BOM genrica que representar toda a famlia de produtos para fins de controle das configuraes dos produtos. BOM de Manufatura: a BOM de manufatura como se fosse uma instruo de produo. Nela, alm da estrutura do produto e dos materiais relacionada tambm a ordem das operaes, tal qual um guia para a fabricao do produto.

158

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

BOM para Informao: este tipo de BOM pode ser indentada quando se usa uma alternativa representao grfica onde os nveis mais altos da BOM so postos esquerda de uma tabela e vo decrescendo para a direita, incluindo os itens do processo de montagem/manufatura. A BOM de informao de onde usado, quando se relaciona os itens pais num primeiro nvel de relao direta e, em seguida, os itens pais nos quais os componentes so usados de forma indireta (chama-se este tipo de BOM de informao de imploso). A BOM de informao custeada ocorre quando se adicionam os custos dos itens BOM indentada. BOM de informao de matriz quando se utiliza um grfico para indicar os itens comuns em uma mesma famlia de produtos. BOM de informao resumida, quando se listam todos os itens apenas uma vez (mesmo que determinado item seja usado mais de uma vez) com suas respectivas quantidades. (INFOESCOLA, 2010).

Atividade de Estudos: 1) O que a BOM (Bill of Material) pode contribuir no planejamento e controle da produo? ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

Aplicaes da Inteligncia Computacional em Automao


Buscando tornar os computadores cada vez mais semelhantes ao homem, a Cincia da Computao comea a ganhar terreno. Se o ser humano capaz de reconhecer o rosto de outra pessoa, fazer classificaes, enfim, atividades que demonstrem um grau de inteligncia, a Cincia da Computao investe na mquina para auxiliar na evoluo do homem. a Inteligncia Computacional, nome atualmente preferido para o que antigamente era conhecido como Inteligncia Artificial.

159

Automao industrial

Sistemas de Automao tm como objetivo aumentar a eficincia de processos ou mesmo melhorar a qualidade de vida da populao.

Atravs de suas tcnicas, a Inteligncia Computacional permite s mquinas utilizarem sistemas que proporcionem tomadas de decises, reconhecimento de imagens, controle e automao industrial, entre outras situaes, contribuindo para servios mais eficientes e velozes. Sistemas de Automao tm como objetivo aumentar a eficincia de processos ou mesmo melhorar a qualidade de vida da populao. Existe uma srie de trabalhos que abordam o tema automao industrial. Os avanos tecnolgicos e a busca por conforto e segurana vm fazendo com que a cada dia as industriais tenham mais e melhores sistemas automatizadores. Algumas vezes estes sistemas so implementados com tcnicas de inteligncia artificial, entretanto, a maioria deles possui apenas mecanismos automticos e no permitem tratar excees ou mesmo no so adaptativos o suficiente para permitir realmente a simplificao da manufatura.

A Inteligncia Computacional uma linha de pesquisa situada no contexto da Cincia da Computao e tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar tcnicas na criao de sistemas inteligentes.

a) Inteligncia Computacional A Inteligncia Computacional uma linha de pesquisa situada no contexto da Cincia da Computao e tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar tcnicas na criao de sistemas inteligentes. Sistemas inteligentes so sistemas que imitam aspectos do comportamento humano, tais como: aprendizado, percepo, raciocnio, evoluo e adaptao. A Inteligncia Computacional compreende a teoria e a aplicao de tcnicas computacionais inspiradas em fenmenos naturais que incluem: Redes Neurais, Lgica Fuzzy e Computao Evolucionria. Essas tcnicas tm sido aplicadas com sucesso em diversas reas da engenharia e da tecnologia, resolvendo problemas que eram difceis para mtodos convencionais ou mesmo sem soluo. Sistemas computacionais desenvolvidos a partir dessas tcnicas ditas inteligentes so, tipicamente: sistemas de apoio deciso, classificao, planejamento, modelagem, reconhecimento de padres, otimizao, previso, controle e automao industrial, dados e de sntese de sistemas. Tais sistemas encontram amplo emprego nos mais diversos setores, incluindo os de Energia, Comrcio, Finanas, Indstria, Meio Ambiente, Medicina e Engenharias em geral.

A Inteligncia Computacional compreende a teoria e a aplicao de tcnicas computacionais inspiradas em fenmenos naturais que incluem: Redes Neurais, Lgica Fuzzy e Computao Evolucionria.

160

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

As tcnicas de Redes Neurais, Computao Evolucionria e Lgica Fuzzy exemplifica a sua aplicao em problemas reais de previso, classificao, controle, otimizao, planejamento, modelagem, inferncia de dados, etc. Redes Neurais so modelos computacionais inspirados na estrutura do crebro com o objetivo de apresentar caractersticas similares ao comportamento humano, tais como: aprendizado, associao, generalizao e abstrao. Devido a sua estrutura, as Redes Neurais so bastante efetivas no aprendizado de padres a partir de dados no-lineares, incompletos, com rudos e at compostos de exemplos contraditrios. Exemplos de aplicaes tpicas so: reconhecimento de padres (imagens, texto, voz, etc.); previso de sries temporais; agrupamento e classificao. Computao Evolucionria compreende algoritmos probabilsticos (Algoritmos Genticos) que fornecem um mecanismo de busca paralela e adaptativa baseado no princpio Darwiniano da evoluo das espcies e na gentica. O mecanismo obtido a partir de indivduos (solues), representados por cromossomos (palavras binrias, vetores, matrizes, etc.), cada um associado a uma aptido (avaliao do indivduo da soluo no problema), que so submetidos a um processo de evoluo (seleo, reproduo, cruzamento e mutao) por vrios ciclos. Existem inmeros problemas de otimizao (numrica, combinatorial) e de sntese de um sistema (programa de computador, circuito eletrnico, antena, etc.) nos quais o modelo matemtico que representa o problema no conhecido ou difcil de se obter. A Computao Evolucionria dispensa informao via modelos matemticos precisos e oferece algoritmos de busca capazes de ser aplicados com simplicidade em problemas complexos, com grandes espaos de busca, de difcil modelagem ou para os quais no h um algoritmo eficiente disponvel. A rea de automao industrial est sendo repensada em funo do grande desenvolvimento experimentado pelas tcnicas digitais. No contexto industrial, h algumas dcadas os problemas de automao so cada vez mais importantes. A sociedade se depara com o avano da tecnologia e com os seus desafios, que no so poucos. No entanto, observa-se que algumas perguntas precisam ser respondidas para melhor encaminhar esta importante rea do conhecimento: como as instituies podem formar profissionais capazes de ter uma capacitao tcnica suficiente para contornar suas prprias dificuldades e garantir uma relao tcnica com a sociedade sem assust-la? O assunto diversificado, pois abrange desde tpicos relativos arquitetura de hardware e software, programao de controladores lgicos programveis, controle de malhas contnuas at o gerenciamento estratgico de uma empresa, passando pela superviso dos processos industriais e pela logstica da produo.

Redes Neurais so modelos computacionais inspirados na estrutura do crebro com o objetivo de apresentar caractersticas similares ao comportamento humano.

161

Automao industrial

As tcnicas desenvolvidas para o tratamento desses problemas atingiram hoje um relativo grau de sofisticao tecnolgica e formal, exigindo pessoal tcnico com formao especfica para sua aplicao adequada. De fato, as limitaes de tempo num curso de engenharia obrigam que se opte ou por aprofundar certos tpicos da matria, deixando o aluno sem viso de conjunto, ou por dar uma ideia geral do problema, deixando lacunas na formao do estudante que tornaro mais lento o acompanhamento dos avanos de seu campo de trabalho. O atual desenvolvimento da tecnologia e, em termos mais especficos, da automao, levou ao surgimento de novas tcnicas de implementaes de funcionalidades, de forma a aperfeioar a produo industrial, a operao de equipamentos, a construo de dispositivos simples e baratos em larga escala e, em ltimo caso, fornecer um benefcio ao usurio final.

Segundo Neves e colaboradores (2007), h dez desafios modernos da automao industrial. Primeiro Desafio: Formao Tcnica de Profissionais e Educao da Sociedade quanto Evoluo Tecnolgica Proporcionada pela Automao. Seguindo o conceito de tecnologia como o conjunto de conhecimentos que permitem conceber, produzir e distribuir bens e servios. Encontram-se fatores muito relevantes no que diz respeito formao tcnica de profissionais e educao da sociedade quanto evoluo tecnolgica proporcionada pela automao. Segundo Desafio: Segurana e Confiabilidade em Sistemas Crticos. Ao avaliar este tema, identifica-se um sistema crtico em automao quando est intimamente ligado ao risco de vida humana, desastres ambientais e perdas econmicas. Para isso, h necessidade de o sistema de automao ser avaliado at para situaes que poderiam ser consideradas impossveis de acontecer. Nestas condies, esto os servios de emergncias hospitalares, avies, fbricas (do ponto de vista da economia), etc. A segurana e confiabilidade decorrem da exaustiva execuo das tarefas. Porm, a segurana e a confiana ainda perpassam pela boa qualificao do profissional que responde pela rea especfica do sistema. Em sistemas crticos essencial a busca por falhas que podem ocorrer e suas devidas solues no momento da ocorrncia ou em

162

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

tempo real. No obstante disso, est a realizao de redundncia para todas as tarefas que o sistema ir realizar. Isto caracteriza um Sistema de Tempo Real que pode ser classificado em funo das consequncias oriundas de uma falha no cumprimento dos limites de tempo especificados. Tal classificao est diretamente relacionada com a natureza do elemento (objeto ou sistema) a ser controlado. Segundo este ponto de vista, tem-se a seguinte classificao:Soft Real Time e Hard Real Time (ou Sistema de Tempo Real Crtico). Soft Real Time so os sistemas em cuja falha no cumprimento dos limites de tempo no acarreta em danos e/ou prejuzos significativos, tais como: sistemas que envolvem compartilhamento de voz e de imagem, transaes bancrias on-line, dentre outros. Por outro lado, os sistemas ditos Hard Real Time (Tempo Real Crtico) so aqueles cujas consequncias de uma falha no cumprimento dos limites de tempo podem ser catastrficas, ou melhor, o custo de tais falhas de uma ordem de grandeza que superior a da prpria utilidade do sistema, tais como: controle de processos industriais, controladores de vo, dentre outros. importante ressaltar que apesar da velocidade de execuo frequentemente ajudar na construo de um eficiente Sistema de Tempo Real Crtico, este tipo de sistema no deve necessariamente ser associado velocidade (tempos de resposta reduzidos). A ordem de grandeza do tempo de resposta necessrio para o sistema est diretamente relacionada com o tipo de equipamento, processo ou sistema a ser controlado. Alm do escalonamento de tarefas, outro campo de interesse, a fim de se garantir a confiabilidade de um Sistema de Tempo Real Crtico, a tolerncia a falhas. Uma alta confiabilidade somente pode ser atingida com um alto grau de tolerncia a falhas. O sistema deve ser capaz de tolerar determinados tipos de falhas e, ainda, concluir uma operao com sucesso. Isto pode ser atingido usando redundncia de hardware e/ou software, escalonamento tolerante a falhas e estratgias de recuperao. Terceiro Desafio: Otimizao de Informaes, no sentido de fornecer uma Interface Homem-Mquina apropriada. O tempo de realizao de uma determinada tarefa com rapidez e confiabilidade caracterstica da sociedade moderna. Nesse sentido, a otimizao de informao, atravs de estudo da otimizao, passa a ser um ponto de destaque entre os desafios da automao.

163

Automao industrial

Ainda hoje existe a incompatibilidade de interface, causando transtornos para os usurios que dispem de pouco conhecimento na rea tecnolgica, alm de outros tipos de consequncias de um mal projeto de interface, como perdas industriais, econmicas, ecolgicas e at de vidas humanas. A pesquisa na busca de otimizar a automatizao entre as interfaces percebida no momento da utilidade do equipamento de automao. Quarto Desafio: Reconhecimento de Padres. A busca pelo critrio de reconhecimento de determinado padro um desafio da atualidade. O homem identifica objetos e qualifica a sua ordem atravs de comparaes, porm a automao das mquinas para realizar este trabalho de identificar tarefas inerentes ao reconhecimento de padres bem mais difcil. Os grupos de pesquisa na rea de processamento digital de imagens e reconhecimento de padres esto caminhando para a sua perfeio com uma boa qualidade. Para isso, necessrio um estudo interdisciplinar das cincias co-relacionadas. Nesse sentido, o processamento digital de imagens uma ferramenta que auxilia atravs da aquisio, digitalizao e quantificao de uma imagem. Quinto Desafio: Identificao de Falhas em Sistemas de Automao. Junto ao tema proposto acima est a identificao de falhas em sistema de automao que pode ser resolvido com um classificador de defeitos, possibilitando possveis projetos para identificar as grandes falhas em sistemas. Claro que a necessidade de implementar outro elemento que identifique as possveis falhas de determinado equipamento est intimamente ligada ao bom desempenho do reconhecimento de padres. O problema est em estimar uma mquina inteligente para informar quando ocorrer defeitos atravs dos padres construdos com especialistas. Com isso, poderamos resolver o problema das falhas de sistema de automao com uma boa ferramenta de reconhecimento de padres. Sexto Desafio: Comunicao Segura entre Dispositivos Heterogneos. No campo de Automao Industrial, a busca pela comunicao entre dispositivos heterogneos por meio da criao de protocolos eficientes sempre foi um grande desafio. Muitos so os requisitos que uma rede eficiente de um sistema de automao deve satisfazer. Um sistema de rede com o mnimo de segurana deve prover confidencialidade, autenticao, autorizao e integridade para monitoramento remoto e controle em tempo real

164

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

dos dispositivos de automao. O grande desafio hoje aliar novas tecnologias de comunicao com a tecnologia da informao que trafega no s no ambiente de fbrica, mas tambm em automao residencial. Em nvel gerencial, os protocolos de comunicao devem permitir a ligao execuo dos processos em si, ao nvel de campo e o monitoramento das atividades pela alta cpula da empresa, ao passo que num modelo residencial as redes de comunicao devem fornecer uma interface apropriada entre os dispositivos de automao e o usurio. A segurana tambm um fator relevante nesse contexto. A garantia de confidencialidade dos dados trafegados, integridade, autenticao e outras caractersticas essenciais a uma rede confivel so fundamentais para manter um sistema de automao, seja industrial, seja residencial, em bom funcionamento. Stimo Desafio: Sistemas de Automao Residencial. Ao se falar em automao residencial, vrios so os indicadores de muitas perspectivas de crescimento. O conceito de casa/escritrio automatizado evoluiu bastante e hoje j no mais visto com uma noo futurstica, e sim como uma opo de conforto, bem estar e qualidade de vida ao permitir o controle da residncia remotamente, economia de tempo e esforo com tarefas repetitivas e interao com usurios a distncia. A prpria evoluo tecnolgica contribuiu muito para que ideias que antes eram vistas como impraticveis pudessem ser implementadas e hoje se v muitos projetos ousados de automao residencial integrando vrios dispositivos como computadores, celulares e a TV Digital. Os avanos tecnolgicos na rea de microeletrnica baratearam os custos dos dispositivos, tornando fcil a disponibilidade de processadores, microcontroladores de tamanho reduzido, baixo consumo, bem como barramentos eficientes para melhoria de comunicao. A evoluo da automao residencial passa atualmente por um perodo de migrao de toda a tecnologia desenvolvida ao longo das dcadas em automao predial e industrial, adequando-se a infraestrutura de uma residncia. Dentre as funcionalidades a serem desenvolvidas e implementadas pelos sistemas de automao residencial se pode destacar o gerenciamento, monitoramento e otimizao do consumo de energia; conforto trmico atravs do controle HVAC (Heating,

165

Automao industrial

Ventilation and Air Conditioning); controle de iluminao, controle de acesso, monitoramento e segurana fsica de dispositivos; dispositivos de manuteno inteligente, entre outros. Oitavo Desafio: Gerncia de Informaes de Tempo Real. O desenvolvimento da automao ligado evoluo de tecnologias tem, na comunicao industrial, importante ligao com o crescimento da tecnologia da informao, principalmente na relao entre os nveis gerencial e operacional de um ambiente de Automao Industrial. A TI (tecnologia da informao), que alterou bastante as hierarquias e estruturas no ambiente de escritrio, passa agora a influenciar tambm o ambiente industrial, nos mais diversos nveis, desde indstrias de processos, prdios e sistemas logsticos, entrando at no nvel de automao residencial. A gerncia de informaes industriais surgiu na medida em que, com o amadurecimento das tecnologias dos equipamentos de campo inteligentes, uma grande quantidade de informaes possibilitadas por eles pode agora ser disponibilizada para outras aplicaes, em outros nveis de tecnologias, sendo possvel organiz-las, por exemplo, em formato conveniente para anlise no nvel de gerncia de processos industriais. Nono Desafio: Aplicaes na rea de Medicina. Na rea de medicina, a automao encontra vrios obstculos no Brasil, ao contrrio do que ocorre com os pases desenvolvidos europeus, Estados Unidos e alguns pases do oriente como a Coria do Sul. Exemplos visveis para esta realidade podem ser citados, como a falta de interao entre Universidade e Empresa para esta linha de pesquisa que possui poucas publicaes de artigos, pesquisas e verbas de P&D. Dentro desta realidade, pode-se detectar que um dos principais problemas a falta de investimento em mo de obra especializada na rea, visto que a automao na rea de medicina enfrenta uma realidade no Brasil que j foi superada nos pases europeus. Devido ao investimento na rea de hardware e componentes ser dispendioso, adotou-se no Brasil que a automao nestas reas limita-se compra de equipamentos e montagem de laboratrios, visto que em pases como a Sucia se investe no profissional de desenvolvimento de hardware, para que, existindo a necessidade final de uma implementao fsica, busque-se design - houses norte-americanas, chinesas, etc. Dcimo Desafio: Impactos Sociais e Ambientes Gerados pela Automao. Dentro do mbito social, torna-se visvel que a maior

166

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

dificuldade em nvel tico-social para a automao a eliminao de atividades primrias. Estas atividades a princpio so executas por mo de obra humana e tendem a ser substitudas por mquinas. Realidade esta que tem sido cada vez mais enfrentada e com um grande valor social, visto pelo ngulo dos pases em desenvolvimento. Estes pases, ao contrrio dos modelos dos pases desenvolvidos, ainda possuem atividades sustentadas nica e exclusivamente pela falta opcional de automao.

Atividade de Estudos: 1) Faa um anlise crtica sobre desafios mencionados por Neves e colaboradores (2007). ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

Consideraes
Como consequncia do desenvolvimento competitivo imposto pelo mercado atual, as indstrias demandam constantemente alta velocidade de atualizao tecnolgica. Com isso, as instituies de formao profissional sejam estas de terceiro grau ou ps-graduao, encontram dificuldades em acompanh-la de forma adequada. Este captulo sugere uma abordagem contempornea sobre o tema, desenvolvendo o conhecimento e raciocnio do(a) ps-graduando(a) para aplicar ema ferramenta computacional de auxilio ao Controle Integrado de

167

Automao industrial

Processos e Manufatura, independente do fornecedor do software, tendo em vista que, atualmente, um grande nmero de sistemas computacionais se encontra disponvel no mercado. Este panorama resulta na carncia de profissionais capacitados para suprir determinadas exigncias de trabalho. Dessa forma, a indstria deve buscar, de maneira cabvel, a qualificao de seus funcionrios. Um profissional que possua uma viso ampla sobre o tema estar mais capacitado a encontrar melhores solues para resolver um problema, interagindo com as demais etapas de fabricao suportadas pelos sistemas computacionais de apoio manufatura. Profissionais que dominem no apenas a utilizao de um software especfico, mas sejam capazes de conhecer a tecnologia necessria para a aplicao e demais tecnologias de apoio tero um futuro promissor. Nesse contexto, o presente captulo teve por objetivo fornecer uma colaborao para minimizar esta carncia. Foram discutidas as tecnologias computacionais para auxilio ao Controle Integrado de Processos e Manufatura. Dentre estes sistemas, destacam-se: CAD/CAM/CNC/CIM/CIP/FMS, DFM, DFA, alm de Aplicaes da inteligncia computacional em automao e Perspectivas e tendncias, essenciais para a indstria moderna e competitiva.

Referncias
AHRENS, Carlos Henrique et al. Prototipagem Rpida, Tecnologias e Aplicaes. So Paulo, SP: Editora Blucher, 2007. BARBOSA, Gustavo Franco. Aplicao da Metologia DFMA Design for manufacturing and assembly no Projeto e fabricao de Aeronaves. 2007. Dissertao (Mestrado). USP, So Carlos SP, 2007. FIALHO, Arivelto Bustamante. SolidWorks, Office Premium 2008, Plataforma para projetos CAD?CAE?CAM So Paulo: Editora rika, 2008. GROOVER, Mikell P. Automation, production systems, and computerintegrated manufacturing. Publisher: Prentice-hall Of India Pvt Ltd., 2008. INFOESCOLA. BOM (Bill of Material). Disponvel em: <http://www.infoescola. com/industria/bom-bill-of-material/>. Acesso em: maio 2010. LOGWEB. Jornal Referncia em Logstica, n. 65, 2010. Disponvel em: <http://www.logweb.com.br/novo/upload/revista/65/logweb65site.pdf>. Acesso em: maio 2010.

168

Captulo 5

Controle Integrado de Processos e Manufatura

NEVES, Cleonor et al. Os dez maiores desafios da automao industrial: as perspectivas para o futuro. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAO TECNOLGICA, 2., Joo Pessoa PB, 2007. Anais... Joo Pessoa, 2007. PEREIRA, William de Almeida. Mquinas-ferramenta: maior preciso com automao. Revista Controle & Instrumentao, Local, n. 126, 2007. Disponvel em: <http://www.editoravalete.com.br/site_controleinstrumentacao/ arquivo/ed_126/cv1.html>. Acesso em: 24 jan. 2011. RIBEIRO, Andrea Cristina Elias. Aplicao do DFMA visando reduo dos custos de fabricao e montagem: relaes de cooperao em redes de operaes produtivas. In: SIMPEP, 11., Bauru, SP, 8 a 10 de novembro de 2004. Anais... So Paulo, 2004. SOUZA, Adriano Fagali de; COELHO, Reginaldo Teixeira. Tecnologia CAD/ CAM - Definies e estado da arte visando auxiliar sua implantao em um ambiente fabril. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, 23., Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003. Anais... Ouro Preto, 2003. SOUZA, Adriano Fagali. F.; SCHUTZER, K. Interpolating Free Form Tool path for High Speed Cutting Technology. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE ON PRODUCTION ENGINEERING-CIM, 7., 2001. Anais Zagreb, Croatia, 2001. p. i146-i154. SOUZA, Adriano Fagali; ULBRICH, Cristiane, Brasil Lima. Engenharia Integrada por Computador e Sistemas CAD/CAM/CNC, Princpios e Aplicaes. So Paulo, SP: Editora Artliber, 2009. TEN CARTEN, Carla Schwengber; RIBEIRO, Jos Luis Duarte; FOGLIATTO Flvio S. Etapas da Implantao do Controle Integrado de Processos e Estudo de Caso. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo UFRGS, Porto Alegre RS, 2010. TELECURSO 2000. Sistemas Flexveis de Manufatura. Aula 18, 2000.

169

Potrebbero piacerti anche