Sei sulla pagina 1di 10

COLGIO DO EDUCANDRIO PESTALOZZI SOLETRANDO PESTALOZZI

PESTALOZZI

COARACI/BA

2013 PROBLEMATIZAO: Aps algumas produes textuais foi verificado que os alunos do Colgio do Educandrio Pestalozzi apresentam grandes dificuldades em escrever palavras simples.

JUSTIFICATIVAA Lngua Portuguesa possui uma gramtica com bastantes regras e que constitui papel da escola proporcionar ao alunado incentivo na busca do aprendizado da lngua padro. Muitas palavras que so faladas no dia a dia levam o falante a escrever da forma que pronuncia cometendo-se, assim, vrios equvocos. privilgio falar e escrever bem, alm do mais a escrita j acompanha a humanidade h sculos. As letras esto por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e ns como cidados temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto. Os professores, nas reunies, sempre falam das dificuldades dos alunos em produzir um texto simples e que muitos escrevem palavras faltando letras ou com letras demais, alm de possurem um vocabulrio fraco. Fizemos ento uma adaptao do "Soletrando do Programa Caldeiro do Huck. A grafia das palavras na Lngua Portuguesa no muito simples e precisamos de muito estudo para memoriz-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorizao ainda a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. Nossas dvidas s aparecem quando as palavras so desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas no nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia a nossa memria visual, que se torna maior medida que lemos vrios textos. preciso incentivar o raciocnio e estimular a criatividade que a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos tambm precisam escrever e falar corretamente, ento atravs de estudo de palavras eles podero ser motivados a escrever corretamente, sem que percebam tal complexidade, e assim possam melhor exercer o papel de alunos com competncias e habilidades dentro da Lngua Portuguesa..

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos a oportunidade de escrever de acordo com o nosso sistema ortogrfico vigente.

OBJETIVO ESPECFICO

- Desenvolver habilidades de leitura e consequentemente da escrita. - Aumentar o vocabulrio do aluno. - Despertar o incentivo pela escrita correta. - Compreender o significado das palavras e sua morfologia. PBLICO: Alunos do Ensino Fundamental II.

METODOLOGIA - A gincana Soletrao ser uma competio entre os estudantes do Ensino Fundamental II no Colgio do Educandrio Pestalozzi, na rea de Lngua Portuguesa. - Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola. - A seleo ser dentro das salas com a competio regida pelo professor de Lngua Portuguesa. PREMIAO PARA 1, 2 e 3 LUGARES. REGULAMENTO: 1- Ser indicado aos alunos o nome de um romance para que faam leitura por um perodo de dois meses. 2- As inscries sero dentro de cada sala com o professor de Lngua Portuguesa. 34Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola, nas suas sries respectivas. A 1 fase ser na sala, pelo professor de Lngua Portuguesa, onde os trs melhores colocados sero selecionados para prxima fase.

5- A 2 fase ser no salo nobre da escola com os trs melhores de cada sala. 6- Os trs melhores alunos da 2 fase iro participar da grande Final. 7- Ser utilizado o data show para indicar como o aluno soletrou a palavra e a ortografia exigida. 8- Trs professores da rea faro parte do jri. 9- Cada aluno s poder se inscrever apenas uma vez. 10- A comisso organizadora entregar ao jri todas as palavras com os seus respectivos significados e aplicao em frases.

11- As palavras sero colocadas em um envelope. Cada participante, na sua vez, vai at a mesa onde se encontram os envelopes e retira um, o qual conter as palavras escolhidas para que o mesmo a soletre (50 palavras). 12- Sero montadas duas cabines onde cada participante ficar. 13- A premiao ser realizada no mesmo dia da final. 14- O aluno no poder fazer uso de nenhum material de apoio. 15- Ser formado um banco de palavras (dicionrio), contendo alm da palavra, o seu significado (definio) e um exemplo de aplicao numa frase. Podero tambm ser utilizadas palavras que os alunos apresentam mais dificuldades ao escrever. 16- Respeitar o grau de dificuldade de cada srie ao escolher as palavras. preciso escolher palavras de nvel 1 (fceis para a srie) e nvel 2 (difceis para a srie). 17- importante que os alunos respeitem as regras e o tempo de apenas 1 minuto e 30 segundos para soletrar a palavra sorteada. 18- Para marcar o tempo da soletrao, a escola dever providenciar um relgio digital para que todos os participantes possam visualiz-lo. 19- Dever ser realizado sorteio para definir quem ir soletrar, para no haver nenhum tipo de privilgio entre os candidatos (aluno mais forte com aluno mais fraco). 20- Aps o sorteio do aluno (que ir soletrar), coloca-se o nome do mesmo na cabine.

RECURSOS HUMANOS - Professores - Coordenador Pedaggico - Alunos - Um digitador. RECURSOS MATERIAIS - Camisas do evento para todos os participantes (Os alunos classificados para a FINAL + coordenao e professores participantes); - Dicionrio - Computador - Data-show para exibio das palavras soletradas e correo; - Televiso de 20 para exibio do tempo que o aluno usar para soletrao; - Cabine prova de som para os participantes do soletrando. - Banco de palavras - Mquina Fotogrfica - Filmadora - Som - Microfone

- Premiao (sugesto): tablet, celular, coleo de livros, cmera digital...


AVALIAO

A avaliao ser realizada durante todo o projeto, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as prprias situaes de aprendizagem. Ao final do projeto, todos os envolvidos no mesmo o avaliaro em relao a seu xito. REFERNCIAS SOUZA, Jos Marcos Rosendo. O processo de leitura e escrita: Um estudo comparativo entre Kleiman e Matncio. Disponvel em: www.meuartigo.brasilescola.com Acessado em: 05 de dezembro de 2012. Revista Nova Escola. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/leitura/. Acessado em: 14 de janeiro de 2013.

I SOLETRANDO
DO COLGIO DO EDUCANDRIO PESTALOZZI

CRONOGRAMA

DIVULGAO 1 FASE 2 FASE FINAL 22

- 20/05/2013 a 26 de Julho de 2013 09 de Agosto de 2013

- 17 de agosto de 2013

FICHA TCNICA: Coordenao: SAUL BRITO Apresentadores: RGIA BRITO/PLNIO DULLTA Digitador: LUCAS MEIRA Jri: CLARA IRIS SANTOS,MERCIA BRITO,ALESSANDRA RGIA RESPONSABILIDADES DA DIREO E COORDENAO DA ESCOLA: Filmagem Confeco de duas cabines prova de som Data-show Televiso de 20 Sistema de som Premiao Camisas do evento Lanches

Colgio PESTALOZZI
COARACI /BA

2013

Vem a... 1 1

PREMIAO: 1 LUGAR: tablet + trofu 2 LUGAR: cmera digital + trofu 3 LUGAR: Celular + medalha

Colgio ColgioEducandrio Educandrio Pestalozzi Pestalozzi

REGRAS: I - O aluno tem que se atentar as regras na sequncia abaixo: 1- Repetir a palavra dita 2 Soletrar pausadamente, de forma audvel e compreensvel letra por letra. 3 - A acentuao necessria quando a palavra assim exigir. 4- Repetir a palavra para indicar que vai comear a soletrao e repetir no fim para mostrar que terminou a soletrao. 5. Aps o incio da soletrao fica expressamente proibida a correo de qualquer letra e o aluno ter at 1(um) minuto e 30 segundos para encerrar a soletrao da palavra solicitada. 6. O tempo limite comea assim que o concorrente comea a soletrar. 7. Antes de comear a soletrao, o aluno tem o direito de recorrer aos juzes para as seguintes situaes: 1- Sinnimo da palavra 2- Aplicao da palavra numa frase. 8 Se o aluno no ouvir corretamente a palavra o professor dever falar a palavra at 3 (trs) vezes; 9 - Os alunos concorrentes sentam-se na plateia e so chamados por um nmero que os identifica 10 - Se ao final da soletrao ocorrer empate a Comisso sortear um segundo envelope com mais palavras, para a soletrao destas. 11 Se houver interferncia da plateia na soletrao de uma palavra, a pessoa que interferiu ser convidada a deixar o local. 12 Os alunos participantes devero estar com a farda do Colgio do Educandrio Pestalozzi. 13 - As palavras sero colocadas em um envelope. Cada participante, na sua vez, vai at a mesa onde se encontram os envelopes e retira um, entrega-o ao apresentador e entra na sua respectiva cabine de soletrao. Os envelopes contero as palavras escolhidas para que o aluno a soletre (50 palavras). PREMIAO: 1 LUGAR: tablet + trofu

2 LUGAR: cmera digital + trofu 3 LUGAR

Potrebbero piacerti anche