Sei sulla pagina 1di 30

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237.

ISSN: 2179-8869

Escravido e decadncia nos Estados Unidos e no Imprio do Brasil: Torres Homem e seu dilogo com Alexis de Tocqueville*
MARCELO DE MELLO RANGEL** Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo: Discutimos o problema da escravido segundo Torres Homem. Para o autor, a escravido uma instituio que provoca a decadncia e a runa, necessria, dos povos que a adotam. Analisaremos, para tanto, o estudo que o autor faz do Norte e do Sul dos Estados Unidos atravs de sua leitura da Democracia na Amrica. Como veremos, o Norte dos Estados Unidos confirmam a tese de que o trabalho livre produz progresso moral e material e, por outro lado, o trabalho escravo, prprio ao Sul, determinaria a decadncia dos povos que o adotam. Por fim, perceberemos o pessimismo de Torres Homem em relao ao prprio destino do Imprio do Brasil, e isto em funo da radicalizao da escravido. Palavras-chave: Torres Homem; Escravido; Estados Unidos e Imprio do Brasil. Abstract: We discuss the problem of Slavery second Torres Homem. For the author, slavery is an institution that causes decay and ruin, needed, people who adopt it. We will look to both the study that the author makes the North and South of the United States through his careful reading of Democracy in America. As we shall see, the northern United States confirm the thesis that free labor produces moral and material progress and, on the other hand, slave labor, the South itself, determine the decay of the people who adopt it. Finally, we will

Artigo submetido avaliao em 22 de outubro de 2012 e aprovado para publicao em 07 de maio de 2013. ** Professor Doutor do Programa de Ps Graduao em Histria da Universidade Federal de Ouro Preto, beneficirio de auxlio financeiro da CAPES Brasil. Agradeo a Fbio Murucci pelo dilogo e pela amizade. Contato: mmellorangel@yahoo.com.br.
*

209

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

see the pessimism of Torres Homem with the fate of the Empire of Brazil, and this according to the radicalization of slavery. Keywords: Torres Homem; Slavery; United States and Empire of Brazil.

Introduo

nalisamos o texto Consideraes econmicas sobre a escravatura, escrito por Francisco de Sales Torres Homem, publicado em 1836 no nmero 1, Tomo primeiro, da Revista Niteri. Torres Homem, que viria a ocupar as funes de Ministro da Fazenda (1858) e de Senador do Imprio (1870), redige seu texto na Frana, para aonde viaja em 1836 e l permanece graas ao auxlio financeiro do Imprio, ocupando a funo de adido junto delegao brasileira em Paris. a partir das aulas que assiste na Sorbonne e dos dilogos que realiza no Instituto Histrico de Paris, entre os anos de 1833 e 1836, junto a outros brasileiros como Gonalves de Magalhes, Arajo Porto-alegre e Pereira da Silva, que encontra subsdios para a escritura de suas Consideraes. Alis, importante anotar que Torres Homem fora um dos redatores da prestigiosa Revista Niteri, compreendida como a primeira manifestao do Romantismo no Brasil, publicada ao longo do segundo semestre de 1836, acompanhado de Gonalves de Magalhes e de Arajo Porto-alegre. Acompanhado de Gonalves de Magalhes, de Arajo Porto-alegre e de Pereira da Silva, Torres Homem compe o que podemos chamar de primeira gerao Romntica, evidenciando em seus escritos a determinao especfica desse primeiro momento do Romantismo, a saber, o clima, ou ainda a atmosfera da melancolia ou se preferirmos do pessimismo e da desesperana no que se refere ao progresso moral e material do Imprio do Brasil1. Segundo Torres Homem, a histria da humanidade obedeceria a um
Clima histrico significa, aqui, uma espcie de mbito sentimental especfico no interior de um tempo histrico. Nele, os homens tendem a repercutir determinados sentimentos. Para um aprofundamento na discusso acerca do clima histrico, ver: GUMBRECHT, 2008, GUMBRECHT, 2010 e ARAUJO, 2011, p. 281-303.
1

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

210

movimento de realizao progressiva dos sentidos trabalho livre, a mecanizao e, ao fim, a industrializao. Dizendo ainda em outras palavras, desde a Antiguidade os povos que alcanaram progresso moral e material, como o Norte dos Estados Unidos, foram os mesmos que, necessariamente, se dedicaram concretizao desses sentidos fundamentais. Por outro lado, os povos que insistiram em adotar a escravido e investiram numa relao imediata com a natureza, sem a mediao de mquinas, experimentaram a decadncia, como a Grcia, Roma, o Egito e, tambm, o Imprio do Brasil. Como veremos, a escravido provocaria a radicalizao de sentidos como a insolncia, o desprezo pelo trabalho (preguia) e o egosmo, o trabalho escravo tornaria os homens livres e proprietrios de escravos lascivos e altivos, dedicados, por fim, realizao de seus desejos idiossincrticos. Tornavam-se pequenos dspotas, podemos dizer, e isto porque tinham quem trabalhasse e produzisse todo o necessrio para seu sustento e luxo, afirma Torres Homem2. Acompanharemos a anlise que Torres Homem faz do Norte e do Sul dos Estados Unidos, e isto a partir da leitura de Tocqueville, de sua Democracia na Amrica, texto publicado em 1834. Torres Homem
Como afirma Torres Homem em um artigo um pouco posterior, de 1841: Se por esse lado (o econmico) a continuao forosa do trfico uma praga que se lanou sobre a nossa terra abenoada, e que h retardado a verdadeira posteridade, aviltando e entorpecendo a a indstria, sem a qual no h progresso nem ventura social, que diremos dos seus efeitos pelo que toca ao moral! Quem no v que certos hbitos, contrados por muitos de nossos compatriotas, so oriundos da escravido! Desde a infncia temos quem nos sirva em todos os menores movimentos da vida; desdenhamos o trabalho como s prprio da condio servil, e assim ganhamos defeitos que nos so funestssimos na carreira da existncia. A escravido leva a corrupo e o vcio at o centro das famlias, quer seja por exemplos reiterados da mais grosseira imoralidade, quer pela depravao que infiltra na alma de tantos meninos confiados aos desvelos de estpidos escravos, s pedagogos da infmia e preceptores do crime. Que exemplo recebem eles dos seus primeiros aios, dos companheiros de seus brincos, dos condutores de sua infncia! E ser livre, moral na carreira pblica, o homem que desde o bero se acostumou a ser dspota e tirano no sacrrio da existncia domstica? Que facilidade aberta para todas as espcies de desordens morais! E, todavia, continua-se na apatia a respeito de um objeto que, mais que qualquer outro, devia interessarnos, como o da colonizao europeia! (TORRES HOMEM, 1941, p. 37 -38).
2

211

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

acompanha a descrio que Tocqueville faz do rio Ohio e dos dois estados que se formam em suas margens, o Ohio e o Kentucky. Segundo Torres Homem, a partir de Tocqueville, os povos de ambos os Estados eram compostos por ingleses, refugiados polticos e religiosos, em sua maioria, que corroboravam as mesmas determinaes culturais, e mais, por encontraremse prximos, dividindo as margens do rio Ohio, estavam expostos s mesmas condies geogrficas e climticas. A concluso do autor, junto a Tocqueville, a de que a escravido uma deciso arbitrria e negativa, ou seja, tomada pelo homem sem nenhuma necessidade de base imposta por determinaes geogrficas e climticas. Enfim, como veremos, a reflexo de Torres Homem devedora das anlises que Tocqueville realiza dos Estados Unidos em sua Democracia na Amrica, compreenso e leitura que so orientadas pela convico e necessidade de demonstrar que a escravido teria se radicalizado no Imprio do Brasil de tal modo, que os homens e mulheres da boa sociedade teriam se tornado insolentes e egostas, se afastando, assim, dos sentidos trabalho livre e indstria3. De acordo com o Romntico ou bem o Imprio abolia a escravatura, como fizera o Norte dos Estados Unidos, ou decairia como Roma e Grcia e o Sul dos Estados Unidos. Alis, de acordo com o redator da Niteri, a abolio imediata da escravatura no seria mais suficiente assuno do progresso moral e material no Sul dos Estados Unidos e, talvez, no chegasse a tempo de promover o progresso do Imprio do Brasil, porque seus homens e mulheres j teriam sido determinados, decisivamente, pela insolncia, lassido e pelo egosmo, sentimentos que tornariam improvvel a sintonia do Imprio com os sentidos fundamentais histria e ao progresso da humanidade trabalho livre, a mecanizao e a industrializao.

A boa sociedade significa, conforme Mattos [...] aqueles que eram livres, proprietrios de escravos e representados como brancos. Cf.: MATTOS , 2010, p. 117.
3

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

212

Os Estados Unidos e os modos de ser do Norte e do Sul Torres Homem compreende que a escravido e o modo de ser escravocrata provocariam, necessariamente, a decadncia social, e isto independente das coordenadas espaos-temporais, hiptese que o orienta em sua leitura da histria de Roma e do Egito Antigos, bem como de sociedades contemporneas. No nos deteremos, aqui, na descrio que Torres Homem realiza das histrias de Roma e do Egito, guardemos, apenas, a compreenso de que apesar de suas especificidades, ambas teriam decado em razo da adoo da escravido. Tematizemos, assim, a anlise comparativa que o Romntico faz entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos e o Imprio do Brasil, e isto com o intuito de reconstituir sua hiptese fundamental, a saber, a de que a histria comprova que a escravido provoca, necessariamente, a decadncia dos povos, entre eles os do Sul dos Estados Unidos e, tambm, os do Imprio do Brasil4. Como podemos ler:
Quase insensvel a diferena das influncias gerais, que ho operado sobre o desenvolvimento da civilizao do Meio-Dia e do Norte dos Estados Unidos. A mesma origem, a mesma histria poltica e religiosa, os mesmos destinos sociais, a mesma liberdade nas instituies e nos governos, tem o habitante de um e outro lado da Unio. Entretanto todos os viajantes, que visitaram os EstadosUnidos concordam em assinalar uma imensa distncia no s entre a capacidade industrial do homem do Sul e do homem do Norte, como tambm entre o grau de produo e de riqueza dos Estados colocados nestas duas diversas latitudes (TORRES HOMEM, 1978, p. 52).

Torres Homem inicia seu artigo sublinhando que haveria, por um lado, uma coincidncia exata em relao origem e procedncia da populao que habitara o Norte e o Sul dos Estados Unidos, os homens do Norte e do Sul descendiam de um mesmo povo, o ingls, o que significa
Sobre a anlise que Torres Homem faz das histrias da Grcia, de Roma, do Egito e de outros povos, ver o terceiro captulo de RANGEL, 2011.
4

213

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

dizer que os Estados Unidos foram colonizados por homens e mulheres que possuam os mesmos costumes, saberes e convices polticas e religiosas. No entanto, apesar da origem coincidente, os Estados Unidos dividia-se em duas partes, quase dois povos distintos, o Norte rico e industrioso e o Sul pobre e decadente. Em verdade, o autor est colocando uma questo, ele pergunta pela razo desta diferenciao radical, ou ainda, por que motivo o Sul dos Estados Unidos teria se tornado decadente. E para dificultar ainda mais o esboo de uma possvel resposta, ele assinala que as razes climticas no so suficientes, ou melhor, no so adequadas a uma resposta convincente, seno vejamos:
O clima do sul mais salubre, o seu solo mais frtil e rico que o do Norte; apesar porm destas vantagens naturais o Sul oferece demarcada inferioridade em prosperidade e opulncia comparativamente ao Norte. As leis das tarifas, diziam os habitantes de Carolina em 1812, enriquecem o Norte e arrunam o Sul, porque de outro modo como poder-se- conceber que o Norte com seu clima inospitaleiro e seu solo rido aumente em riqueza e potncia, ao mesmo tempo, que o Sul, que forma o jardim da Amrica, caia rapidamente em decadncia. Atraso material do sul e rpidos progressos do Norte, eis o que h de verdadeiro nos queixumes da representao de Carolina: a explicao tirada das tarifas, segundo a linha de suas ideias, ou antes, dos seus mal entendidos interesses uma pura quimera: o verdadeiro motivo, a causa real daquele resultado est em outra parte mui diversa: procurai-a na escravatura e nas suas funestas consequncias (TORRES HOMEM, 1978, p. 52-53).

Segundo Torres Homem, o clima e o solo do Sul seriam mais favorveis do que os do Norte em relao prtica do trabalho junto ao campo e produo de riquezas a partir da agricultura e da pecuria, no entanto, o que se percebia era que os Estados do Norte eram os mais ricos e os do Sul, como a Carolina, se encontravam em decadncia e reclamavam de no poder pagar as tarifas cobradas pelo Norte exportao de seus

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

214

produtos. Torres Homem explica, ento, que o modo de ser escravocrata causava a decadncia da agricultura e do comrcio no Sul, bem como inviabilizara a produo manufatureira, a despeito do clima e do solo hospitaleiros e frteis. E, por fim, a reclamao de Estados como a Carolina, exigindo menores tarifas para a exportao de seus produtos agrcolas para o Norte, seria uma espcie de ndice que evidenciava a decadncia de uma regio que detinha condies naturais perfeitas marcha da indstria, e que havia decidido pela escravido. A escravatura era a razo da perverso anunciada pelo autor, ela seria um modo de ser capaz de transformar qualquer cultura, como as culturas romana e holandesa, e de subverter a prpria natureza. Em ltima instncia, a descrio que fizera de Roma retorna e tornase vlida, tambm, para a explicao do que considera ser a decadncia do Sul dos Estados Unidos. Em traos gerais, a agricultura do Sul, mesmo que contasse com clima e solo favorveis, estava entregue a homens explorados, que reconheciam a condio alienada de seu trabalho e que, portanto, no produziam com alegria e dedicao, e mais, tinham de lidar com a natureza de forma imediata, sem o auxlio de mquinas. A produo ia diminuindo e os preos aumentavam o que causava a pauperizao de todos, daqueles que iam perdendo o poder de compra e daqueles que viviam da produo e da venda. E, por fim, fundava-se e compartilhava-se a compreenso de que o trabalho no campo e o comrcio eram atividades indignas, prprias aos escravos, o que afastava os cidados livres das atividades produtivas e auxiliava no aprofundamento da crise econmica5. Acompanhemos a reflexo de Torres Homem:
Este oposto estado de coisas surtiu os efeitos que necessariamente devia surtir. Primeiramente, como o
Ainda segundo Torres Homem: Quo cedo os Estados do Norte purificaram o solo da lepra da escravatura; os Estados do Sul pelo contrrio abriram um vasto mercado aos escravos exportados do Norte e da frica a ponto tal que em Gergia, Virgnia, Carolina, Lousiania e outros pases do Sul existem hoje 55 escravos sobre cada centena de habitantes. (TORRES HOMEM, 1978, p. 53)
5

215

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Romano, como o Holands do Cabo da Boa-Esperana, o Americano do Sul dos Estados-Unidos desdenha igualmente as profisses industriais e as abandona aos braos e cuidados dos escravos africanos; mas por compensao desdobra uma extraordinria avidez dos pblicos empregos; desprezando toda a ao sobre a natureza material, ele s forceja por empolgar cargos que o habilitem a influir sobre os outros homens (TORRES HOMEM, 1978, p. 53).

O que est em questo aqui a verificao de que o destino das sociedades escravocratas sempre o mesmo, a no ser que sejam capazes de coibir o trfico e de abolir a escravido muito rapidamente, como fizeram os Estados do Norte, livrando-se cedo da lepra da escravatura. Mas no era esse o caso do Sul dos Estados Unidos e posto que o modo de ser escravocrata surte os efeitos que necessariamente deve surtir, o destino de Roma e dos holandeses que ocuparam o Cabo da Boa-Esperana voltara a se concretizar de forma idntica no Sul dos Estados Unidos. Como j adiantamos linhas acima, o trabalho agrcola fora abandonado ao brao escravo que, por sua vez, executava suas tarefas com rancor e sem o estmulo necessrio provocao de colheitas extraordinrias, o contrrio, alis. Os cidados do Sul aprenderam a odiar as atividades agrcolas, comerciais e manufatureiras, preferindo dedicar-se, mais uma vez e a exemplo do que ocorrera no Imprio Romano e nas demais culturas escravocratas, vida pblica, o que significa dizer adquirir cargos ideais conquista do poder necessrio manipulao dos homens e realizao de suas inclinaes, cargos que habilitem a influir sobre os outros homens. Torres Homem continua procurando compreender o que classifica como decadncia do Sul dos Estados Unidos e escreve:
Como imediata consequncia da vilania das ocupaes teis e do preguioso orgulho dos habitantes, os obreiros livres desapareceram em massa dos estados possuidores de escravos: a emigrao dos primeiros est na razo da importao dos segundos. Eles afluem para o grmio dos

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

216

infatigveis Estados do Norte, onde a indstria longe de ser menosprezada precisamente a profisso de galarim. A mor parte das vezes os habitantes do Sul nasce empregado pblico, ou para nada serve (TORRES HOMEM, 1978, p. 53-54).

Como podemos ler, os obreiros livres fugiram do Sul para o Norte, movimento prximo ao xodo rural que ocorrera em Roma. No interior de uma cultura orientada pela utilizao da mo de obra escrava africana no campo, e mais, determinada pela compreenso de que a agricultura, o comrcio e a manufatura eram atividades imprprias ao cidado, no sobrara espao para os obreiros livres, para os camponeses. Eles teriam ido engrossar a agricultura, a pecuria, o comrcio e, especialmente as manufaturas do Norte. Se o Sul tinha clima e solo favorveis, no teria sabido lidar com tais vantagens, e isto porque adotara a escravido, tendo, ao fim, devastado o prprio solo, o Norte, pelo contrrio, lutara contra o clima e contra a aridez do solo, lutara contra os ndios, a partir de uma tica do trabalho, transformando a natureza atravs do esforo, da dedicao e da inteligncia. Acompanhemos uma espcie de ode que Torres Homem tece aos americanos do Norte:
O Americano do Norte, que escravos no possui, nasce agricultor, manufatureiro, negociante, artista; ele quem leva a todos os pontos do globo as riquezas nacionais e traz as do globo ao ceio da confederao; ele quem afronta a flecha do ndio e os horrores do deserto; so as povoaes puras de escravos de Rhode-Island, Massachusetts, Connecticut, Pensilvnia, New-York, Ohio, etc., que ho empreendido e levado a efeito a assombrosa quantidade de obras hidrulicas, estradas, mquinas de vapor, bancos, fbricas, instituies teis de toda a espcie com fervor tal, que nestes ltimos anos vai disparando em um industrialismo febril: so elas, que marcham em coluna contra a Floresta, sua natural inimiga, que improvisam vilas e cidades como que por encanto e que agora mesmo, como se j o espao lhe faltasse, esto avanando sobre as montanhas Pedregosas

217

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

(Rock Mountains) e apresentando o aspecto de um dilvio de indstria e de civilizao, que sobe sem parar e levanta incessantemente a mo do Criador (TORRES HOMEM, 1978, p. 54).

Dialogando com Tocqueville Continuando sua anlise dos Estados Unidos, buscando, como j mencionamos, verificar, por um lado, o destino decadente e necessrio das sociedades escravocratas e, por outro lado, o progresso material alcanado, tambm incondicionalmente, pelos povos que acolhem as premissas da histria universal - do sentido industrial, Torres Homem se aproxima de Alexis de Tocqueville, de sua Democracia na Amrica, em 1836, apenas dois anos aps ela ter sido publicada, em 1834 na Frana. Torres Homem analisa a obra de Tocqueville ao longo de duas pginas, estudo que acompanharemos de perto, e isto porque a leitura de Tocqueville fora fundamental anlise do Romntico sobre os Estados Unidos, enriquecendo, em ltima instncia, a prpria verificao de que todas as sociedades escravocratas, inclusive aquelas situadas ao Sul dos Estados Unidos, estariam destinadas decadncia. Torres Homem destaca as seguintes palavras do autor de Democracia na Amrica:
A servido to cruel para o escravo ainda mais funesta ao senhor. Esta verdade recebe a ltima confirmao, quando se chega s margens do Ohio. O Rio, que os ndios chamam por excelncia o Ohio, ou Belo Rio, banha com suas guas um dos mais magnficos vales, que o homem tem habitado. Sobre as duas ribas do Ohio se espraiam terrenos ondeados, onde o solo quotidianamente oferece aos lavradores inesgotveis tesouros: em ambas o ar salubre e temperado o clima: cada uma delas forma a fronteira limtrofe de um vasto Estado: aquele que esquerda segue as mil sinuosidades que em seu curso vai descrevendo o Ohio chama-se Kentucky; o outro, que lhe demora a direita, tomou o

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

218

nome do Rio. Os dois Estados somente em um ponto se discriminam: Kentucky admitiu escravos; Ohio os repeliu de seu territrio (apud TORRES HOMEM, 1978, p. 55).

Torres Homem, junto a Tocqueville, amplia seu conjunto de exemplos fundamentais verificao de que as sociedades escravocratas so, necessariamente, fadadas decadncia. Ele se dedica observao e descrio de um espao determinado por um mesmo rio, pelo mesmssimo clima e solo em tudo favorveis prtica da agricultura e da pecuria, bases fundamentais riqueza de qualquer povo. A, no vale do Ohio, Torres Homem, junto a Tocqueville, trata de evidenciar, definitivamente, que a escravido no nascera a partir de algum tipo de determinao natural decisiva, mas que, ao contrrio, ela mesma teria instaurado uma diferenciao cultural e at natural entre as duas margens do Ohio6. Dizendo ainda em outras palavras, parece que o autor quer evitar questes como: e se justo o clima prprio ao Sul derramasse forte influncia sobre o homem, tornando-o adequado escravido? Ou ainda, e se o prprio clima do Sul, perfeito, no fosse imprprio ao trabalho livre? Ou seja, Torres Homem se apressa a responder a essas questes que j se encontravam disponveis poca, que acabariam, em ltima instncia, por condenar a sua filosofia da histria fundada na compreenso de que a natureza provocaria no homem o desejo de trabalhar junto a ela, por mais que, aqui e ali, ele no concretizasse esta determinao em virtude de seu orgulho e de sua fraqueza. O que est posto aqui uma espcie de investigao que cuida de evidenciar a escravido como uma determinao arbitrria, decidida por homens orgulhosos e fracos orientados pelo
Burlamaque, interlocutor importante de Torres Homem no que diz respeito ao tema da escravido, anota uma compreenso semelhante: No se pense, repetimos, que o clima influa de nenhuma sorte sobre os produtos e a indstria. Bastaria citar em confirmao desta verdade a ndia, cujo clima ainda mais quente que o das nossas provncias do Norte e infinitamente mais do que as do Sul. Apesar do despotismo civil e religioso que pesa sobre os habitantes desta parte do Globo, apesar da pssima diviso da populao em castas, todo o mundo sabe que esta regio uma das mais ricas do Globo (BURLAMAQUE, 1988, p. 165).
6

219

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

egosmo e pelo cio, e no como uma tendncia natural ou mesmo como uma instituio adequada aos trpicos, e isto porque nos trpicos a beleza do clima e os prazeres por ele oferecidos serviria, ainda, de compensao escravido, como afirma Madame de Stal e Voltaire, uma compreenso que era comum entre o final do sculo XVIII e incio do XIX, vale ressaltar7. Alis, essa argumentao de Stal teria sido traduzida por boa parte dos proprietrios de escravos no Imprio do Brasil, e Torres Homem dedicou-se a neg-la, seno vejamos:
Desta diversidade de situao dimanaram consequncias diferentes para um e outro pas. Idntica ao do Sul dos Estados Unidos a histria industrial de Cuba, entretanto Porto Rico distingue-se por sua atividade, inteligncia, industrialismo, e o que mais , oferece cabal desmentido opinio sustentada pelos proprietrios de escravos que o

Segundo Madame de Stal: Entretanto, era mais fcil amoldar os gregos escravido que os homens do norte. O amor pelas artes, a beleza do clima, todos os prazeres prodigalizados aos atenienses podiam lhes servir de compensao. A independncia era a primeira e nica felicidade dos povos setentrionais. Um certo orgulho da alma, um desapego vida provocados quer pela aspereza do solo, quer pela tristeza do cu, devem tornar ali a escravido insuportvel [...] (STAL, 1987, p. 102). Voltaire, em seu verbete igualdade, escrito para o Dicionrio Filosfico, afirma que a escravido ou ainda, as relaes de subservincia so, ao fim, prprias humanidade, e anota ainda, em seu Essai sur le moeurs, e prximo a Stel, que essas relaes tendem a ser suportadas com docilidade e passividade em regies nas quais a natureza oferece aos oprimidos satisfao e alegrias suficientes. Nesse sentido, Torres Homem ainda considera que: Livres do lao metropolitano, os habitantes do Norte, como os do Sul, marcharam de companhia ao claro da bela estrada, que se lhes levantou sobre o horizonte, para explorar o vasto continente em que nasceram com esta diferena porm, que os primeiros marcharam armados do machado e do martelo, entretanto que os segundos s tiveram o azorrague por instrumento de indstria. Certo que so as regies do Sul o Jardim dos Estados Unidos, mas Carolina olvidava de meter em linha de conta, que so as rvores desse Jardim regadas com o suor do escravo, suor venenoso, que as impede de florescer, ao mesmo tempo que a terra do Norte, dado que com ela a natureza se mostrasse um tanto esquivosa, rende-se todavia aos esforos engenhosos e perseverantes do trabalhador livre, e lhe acode com os seus tesouros. unicamente o trabalho esclarecido do homem, quem as riquezas cria, quem imprime valor aos objetos que o cercam; sem ele as mais favorveis regies do globo nenhuma vantagem e utilidade acareariam existncia da raa humana (TORRES HOMEM, 1978, p. 74-5).
7

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

220

Sol dos trpicos inabilita o colono livre para os trabalhos da agricultura (TORRES HOMEM, 1978, p. 76).

Pois bem, no vale do Ohio a natureza era nica, no havendo nenhuma especificidade climtica em alguma das margens do rio capaz de provocar no homem as ideias e os costumes prprios ao modo de ser escravocrata. Ocorrera ali, no Estado do Kentucky, numa das margens do Ohio, uma deciso humana e arbitrria, determinada por dois outros sentimentos que tambm acossariam o homem, o orgulho e a fraqueza a deciso pela instaurao da escravido.
O viajante que posto no meio do rio deixa-se levar da corrente at a embocadura no Mississipi, navega entre a liberdade e a servido e por pouco que lance os olhos em derredor de si, ajuza instantaneamente qual das duas coisas a mais favorvel humanidade. No lado esquerdo divisa-se de quando em quando uma banda de escravos percorrendo com ar morno e descuidado terras quase desertas: a floresta primitiva reaparece a cada passo: dir-se-ia que a sociedade dorme: o homem parece engolfado na ociosidade e s a natureza oferece ali a imagem da atividade e da vida. Do lado direito pelo contrrio levanta-se um confuso bulcio, que proclama de longe a presena da indstria; ricas searas cobrem os campos; elegantes edifcios anunciam o gosto e desvelos do lavrador; de todas as partes a abastana se revela; o homem mostra-se contente; ele trabalha (apud TORRES HOMEM, 1978, p. 55-6).

Tocqueville mobiliza aqui algumas ideias caras a Torres Homem, fundamentais sua economia poltica e sua filosofia da histria. Ele destaca que sem motivo necessrio algum, ou seja, sem qualquer determinao que facilitasse ou dificultasse a assuno da escravido, ou melhor, a partir do mesmo clima e das mesmas condies naturais, os homens decidiram por esta instituio. Desde ento, desde a escravido, a prpria sociedade que

221

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

ganhara outro aspecto e, com ela, a prpria natureza ia se transformando, como j havamos mencionado. No lado escravocrata do Mississipi o ar deixava de ser salubre, e tornava-se morno, o que significa dizer que algo mudara na prpria atmosfera de parte de um mesmo mbito, que ela se tornava montona, enfadonha, desanimadora. Aqueles que por ali passavam acabavam sendo tomados, de alguma forma, por esta atmosfera, sofriam de certa lassido, de descuido, o mbito que era nico se dividia em dois graas presena do escravo e, a partir de ento, passava a influenciar decisivamente o trabalho humano. A, a partir da escravido, a natureza fora transformada e no o contrrio, ou melhor, Torres Homem anota que no a partir da natureza, necessariamente, que a escravido encontra espao, mas que a escravido mesma to radical que, alm de transformar os homens, transfigura a prpria natureza. Os campos descuidados vo se tornando desertos, ou seja, vai desaparecendo dali o homem e sua marca mais radical, o trabalho junto natureza. Os campos se transformam, novamente, em floresta, inimiga do homem (Torres Homem, 1978, p. 54), ela vai tomando espao e a sociedade se retrai e dorme. Em ltima instncia, a nature za no Kentucky, estado escravista, vai ganhando do homem, impedindo-o de vir a ser aquilo mesmo que o determina enquanto tal, a saber, um trabalhador que vive de transformar racionalmente a natureza, com equilbrio e modstia, e isto de acordo com suas necessidades mais fundamentais. Os homens livres que restam so determinados pela ociosidade, o que significa que se tornam preguiosos e no realizam, por fim, o que a histria reclama - transformar a natureza com trabalho e equilbrio, a partir da razo. A natureza vai ganhando espao, deslocando os homens, fragilizando-os, at destru-los definitivamente. O que est em questo a a prpria filosofia da histria de Torres Homem, o que temos algo assim: ou o homem se mobiliza e busca transformar a natureza atravs da razo, com o objetivo de garantir certa autonomia e de alcanar um progresso moral e material consistente, ou ele esmagado pela natureza e cede lugar queles que, industriosos, concretizam o sentido mais fundamental da histria. Entre o Ohio e o Kentucky, os mais atentos tinham a oportunidade de

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

222

observar a prpria histria se realizando. No lado escravocrata, o viajante s v natureza, uma natureza que se desdobra a partir da lgica da imprevisibilidade e s a natureza oferece ali a imagem da atividade e da vida. Do outro lado, porm, do lado que adotara a mo de obra livre, a paisagem outra, a natureza no floresta - o que significa imprevisibilidade. Ela campo, seara, espao no interior do qual os homens em bulcio encontram-se agricultando e pastorando. Campo que significa, para Torres Homem, cultura, ou melhor, a prpria natureza transformada pelo homem numa espcie de estncia mais ou menos domesticada, a partir da qual ele se realiza e produz progresso moral e material, e isto de forma estrutural. Os campos so transformados em searas, e a histria, o sentido indstria, se concretiza. Ali a atmosfera outra, a da alegria, a do contentamento, porque o homem vem a ser aquilo mesmo que o diferencia de tudo o mais que existe - um trabalhador, ele trabalha, ele transforma a natureza e vai conquistando autonomia e progresso moral e material, abastana, ele se realiza, ou ainda, concretiza o que a histria e a sua prpria natureza cobram8. Enfim, os habitantes do Estado do Ohio, o lado no escravocrata, viveriam de forma adequada, de acordo com a natureza ou com a histria, se preferirmos, trabalhando, sobrevivendo e progredindo, por um lado, e realizando-se, tornando-se satisfeitos e alegres por outro. As ltimas palavras de Tocqueville citadas por Torres Homem anotam o exato oposto do que Madame de Stal e Voltaire escreveram e do que os proprietrios de escravos afirmariam, a saber, que o clima e o solo favorveis acabaram tornando os
Vale destacar a crtica de Torres Homem filosofia grega, especialmente a Aristteles. Se para Aristteles e para a filosofia grega em geral, a marca distintiva do homem seria a de pensar, a de alcanar a felicidade atravs da reflexo, para Torres Homem o princpio de determinao do homem seria o labor, o trabalho compreendido como transformao da natureza em produtos capazes de fornecer ao homem a autonomia necessria ao seu asseguramento, ao progresso moral e material consistente. O que est em questo aqui a prpria insistncia no nico caminho possvel ao homem para sobreviver, satisfazer-se e progredir - explorar a natureza com astcia e comedimento. Ainda segundo Torres Homem: A indstria fez sua apario no mundo no dia e na hora em que o homem sentiu a primeira preciso, como elemento condicional de sua existncia, a qual ele s poderia manter pondose a braos com a natureza externa (TORRES HOMEM, 1978, p. 60).
8

223

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

homens e mulheres do estado do Ohio ainda mais diligentes e ambiciosos, ao invs de torn-los propensos ao cio e de provocar no prprio escravo uma espcie de satisfao por, ao fim, trabalharem sob um sol e clima perfeitos.
O habitante de Ohio obrigado a viver custa dos prprios esforos cifrou na posteridade material o fim principal da existncia; e como o pas que habita inesgotveis recursos oferece atividade e industrialismo, a sua paixo de adquirir riquezas ultrapassa as barreiras ordinrias da humana cobia atormentado pelo desejo de adquirir fortuna, torna-se indiferentemente navegante, manufatureiro, lavrador, suportando com uniforme constncia o af destas diferentes ocupaes. O Americano de Kentucky no s aborrece o trabalho, mas ainda as empresas, cujo sucesso do trabalho depende; e s ama com paixo a caa, a guerra, os jogos violentos [...] Se quisssemos dar mor extenso a este paralelo, facilmente provaramos, que a grande diferena entre o Sul e o Norte da Unio tira exclusivamente origem da escravido (apud TORRES HOMEM, 1978, p. 56-57).

Trabalho e economia no Norte e no Sul dos Estados Unidos Torres Homem insiste em seu estudo dos Estados Unidos. Ele pretende, a partir daqui, desfazer o que considera um segundo equvoco, um engano, a compreenso de que os estados do Sul dos Estados Unidos eram ricos porque economizavam capital a custa do trabalho gratuito do escravo. Em realidade, anota que os estados do Sul no eram ricos propriamente, e isto porque j experimentavam uma decadncia ulterior a um determinado momento de riqueza, e tambm porque a economia recolhida junto ao trabalho gratuito no superava os gastos que o proprietrio e a sociedade acabavam contraindo. Como podemos ler:
Levando sobre os do Norte a vantagem do trabalho gratuito do obreiro, parece ao primeiro intuito que mais

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

224

baratos deveriam ser os seus produtos e maior a criao de riquezas. Entretanto o contrrio acontece. Os Estados servidos por trabalhadores livres avultam a olhos vistos em prosperidade; os que consomem o servio gratuito do escravo oferecem o espetculo inverso, e isto contra a ordem aparente dos princpios. Jaz a agricultura do Sul no maior atraso; o uso da charrua desconhecido da pluralidade dos Estados; a deteriorao das terras pelos pssimos processos agronmicos um fato atestado pelos viajantes, que estudaram aquelas regies (Torres Homem, 1978, p. 57).

O autor trata de desfazer algumas concluses tradicionais acerca da escravido, a primeira delas a de que a escravido seria benfica a um povo j que ela permitiria uma economia significativa porque no fazia acumular gastos com o pagamento de salrios a seus obreiros. Torres Homem anota que esta uma concluso falsa, e isto porque essa mesma economia seria irrelevante em relao a alguns outros prejuzos mais significativos. Segundo Torres Homem, a escravido necessitaria de altos investimentos no ato da compra da mo de obra. Esse investimento descapitalizaria os proprietrios, tomando a eles os fundos acumulados. J no Norte, os obreiros seriam pagos por jornada e os fundos acumulados permaneceriam razoveis, disponveis a investimentos graduais na construo de estradas, de canais, em inovaes tcnicas e na atualizao do maquinrio, investimentos que aumentariam a produtividade e o lucro do produtor e, por conseguinte, a pblica prosperidade, e isto em curto e mdio prazo9. Em ltima instncia, a economia escravocrata trabalharia sobre o que o autor chama de capital fixo, o que significa dizer que todo fundo acumulado era investido uma nica vez, inviabilizando a manuteno de

Segundo Torres Homem: de observao que uma estrada, um canal fazem medrar a populao: simples a explicao deste fato: o canal e a estrada dimi nuindo consideravelmente as despesas do transporte baixam os preos dos produtos, os pem ao alcance de maior nmero de consumidores, estimulam a produo, aumentam a pblica abastana [...] (TORRES HOMEM, 1978, p. 72).
9

225

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

reservas para aqueles investimentos graduais ou mesmo para situaes extraordinrias. O autor afirma ainda que era assombrosa a taxa de mortalidade dos escravos africanos, de 6% a 7% ao ano, o que traria prejuzos significativos aos proprietrios, e isto porque eles no contariam com fundos acumulados (capital de giro) para comprar novos obreiros. Ademais, os proprietrios pagavam um seguro de vida pelo escravo, seguro que era assaz alto justo em funo da alta taxa de mortalidade. E mais, os gastos com as vestimentas, alimentao e cura das molstias eram significativos. O proprietrio contraia prejuzos quando o escravo se adoentava, o que acontecia frequentemente afirma Torres Homem, alm de tambm ter perdas em sua produo em funo do envelhecimento de parte de sua mo de obra, e cita - Nada h aqui to frequente (diz M. de La Rochefoucault, falando de Maryland) como ver-se um proprietrio de 50 escravos no poder empregar 30 nos trabalhos da plantao. 10 obreiros livres fariam pelo menos um trabalho igual (Apud Torres Homem, 1978, p. 67).10 H ainda outros inconvenientes a toda economia escravocrata, como a baixa taxa de natalidade em relao aos estados que adotaram a mo de

A argumentao de Jos Bonifcio contra o trfico negreiro e a favor da abolio gradual da escravido no Imprio do Brasil, escrita mais de uma dcada antes das Consideraes de Torres Homem, afirmava algo semelhante, e isto a despeito de Bonifcio no ser citado, uma nica vez, em todo o artigo do redator da Niteri, seno acompanhemos: Com efeito, imensos cabedais saem anualmente deste Imprio para a frica, e imensos cabedais se amortizam dentro deste vasto pas pela compra de escravos que morrem, adoecem e se inutilizam e demais pouco trabalham. Que luxo intil de escravatura tambm nos apresentam nossas vilas e cidades que, sem ele, poderiam limitar-se a poucos e necessrios criados? (ANDRADA E SILVA, 1988, p. 65). E ainda: A lavoura do Brasil feita por escravos boais e preguiosos no d os lucros com que homens ignorantes e fantsticos se iludem. Se calcularmos o custo atual da aquisio do terreno, os capitais empregados nos escravos que o devem cultivar, o valor dos instrumentos rurais com que devem trabalhar cada um destes escravos, sustento e vesturio, molstias reais e afetadas e seu curativo, as mortes numerosas, filhas do mau tratamento e da desesperao, as repetidas fugidas aos matos e quilombos, claro fica que o lucro da sua lavoura deve ser mui pequeno no Brasil, ainda apesar da prodigiosa fertilidade de suas ter ras, como mostra a experincia (ANDRADA E SILVA, 1988, p. 67).
10

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

226

obra livre. Acompanhemos alguns dados oferecidos pelo autor sobre esse problema especfico no Sul dos Estados Unidos:
Em 1790 possua o Kentucky mais de 61 mil habitantes; Ohio ainda no existia; foi fundado doze anos mais tarde que o Estado de Kentucky. Em 1830 era a populao deste ltimo de 522,704 habitantes, entretanto que na mesma poca possua Ohio 937,903, sobrepujando por consequncia a Kentucky em 415,199 habitantes (TORRES HOMEM, 1978, p. 68).

Como podemos acompanhar, em 1790 o Kentucky, Estado escravista, possua 61 mil habitantes e 40 anos depois sua populao somava 522,704 habitantes. J o Ohio, fundado 12 anos aps o Kentucky possua, mesma poca, em 1830, quase que o dobro da populao de seu vizinho, aproximadamente 937,903 mil habitantes. A mesma comparao pode ser feita entre a Virgnia e Nova York. A primeira contava, em 1790, com uma populao de 454,183 mil habitantes, enquanto Nova York possua 318,796 mil. J em 1830, os nmeros so bem diferentes, a Virgnia contava 741,654 mil habitantes e Nova York possua 1,918,534 habitantes. No caso da Virginia, o prejuzo era imediato, pois ela passaria a ter menos representantes no Congresso Federal, e isto porque se em 1790 a Virgnia fornecia 19 representantes e Nova York apenas 10, em 1830 a primeira fornecera 21 representantes e Nova York 40, como afirma tal atraso no aumento dos habitantes desfalca de dia em dia aquela antiga preponderncia de Virgnia sobre a Federao, que lhe acareara a glria de ter fornecido a Repblica de quatro Presidentes (TORRES HOMEM, 1978, p. 68). Acompanhamos a argumentao de Torres Homem e podemos perceber uma inverso fundamental histria dos Estados Unidos, a saber, a perda da hegemonia poltica por parte do Sul, em especial por parte do estado da Virginia e, por outro lado, a conquista da preponderncia poltica do Norte, representado, aqui, pelo estado de Nova York. O que podemos depreender que esta inverso poltica seria efeito da adoo da escravido nos Estados do Sul, que alm de ir se tornando economicamente mais frgil,

227

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

ia sofrendo a perda imediata da representao poltica em nvel nacional, e isto porque sua populao ia se tornando muito menor do que a dos estados do Norte. Mas qual seria a causa mesma, no interior do escravismo, da diminuio da populao do Sul? E Torres Homem inicia sua explicao: Para sua soluo, esta questo h mister que remontemos s leis gerais que regem o aumento e a diminuio da populao (TORRES HOMEM, 1978, p. 69). Segundo Torres Homem, seria natural raa humana reproduzir-se prodigiosamente, tendncia que era dificultada por algumas condies contingentes, pois:
A raa humana encerra em si grande tendncia reproduo e uma prodigiosa fora plstica. Metendo em linha de conta os casos de celibato, viuvagem, esterilidade, morte de fetos e outros acidentes, tem-se calculado (termo mdio) seis filhos para cada famlia, como uma possibilidade incontestvel e um dado inegvel, podendo-se por isso afirmar que se por ventura as circunstncias exteriores marchassem em harmonia com as disposies fsicas do homem, em curto trato de tempo se multiplicaria a populao de cada pas em 10, 15, 21, ou 25 anos, pouco importa (TORRES HOMEM, 1978, p. 69).

Todavia, cabe insistirmos em nossa pergunta, quais so as causas, ou se quisermos as resistncias exteriores que dificultariam a natural fertilidade da espcie humana no interior das culturas escravocratas? O autor afirma que so os limites dos meios de subsistncia. Ou seja, as sociedades escravocratas no seriam capazes de produzir todas as precises necessrias a um aumento populacional significativo. Ou ainda e como j podemos acompanhar, as sociedades escravocratas seriam incapazes de

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

228

conquistar um crescimento produtivo e econmico duradouro e equilibrado, fator fundamental prpria deciso de procriar11. O que est em questo aqui a verificao de que as sociedades escravocratas resistem quilo que seria natural e fundamental sobrevivncia e ao progresso - reproduzir-se prodigiosamente. Ainda em outras palavras, o autor evidencia que essas sociedades so antinaturais e que, por isso, elas so fadadas decadncia. Em linhas gerais, as sociedades escravocratas obedeceriam a uma lgica interna de encolhimento populacional, o que reduziria a quantidade de braos capazes de produzir riquezas. Mais pessoas morreriam do que nasceriam, numa constante que rapidamente atingiria a produo e corroboraria, assim, tendncia de desacelerao do crescimento populacional. Enfim, a sociedade escravocrata seria eficiente o bastante para causar sua prpria aniquilao, e isto porque perdia, todos os anos, grande
Vale anotar a critica que Torres Homem faz teoria malthusiana, afirmando que ela no passa de um brinco da imaginao. Segundo o autor, a qu antidade de habitantes s aumentaria no interior de uma sociedade que j tivesse condies de sustentar essa nova populao, excedente esse que se poria a trabalhar e a produzir ainda mais do que o suficiente, estimulando, assim, a prpria tendncia humana multiplicao da espcie. Ver TORRES HOMEM, 1978, p. 70-71. Em relao ao problema do decrscimo populacional necessrio a todas as sociedades escravocratas, Burlamaque, defensor da abolio gradual da escravatura e prximo a Torres Homem quer em relao s suas leituras, quer em relao aos seus argumentos, tem uma opinio um tanto distinta, acompanhemos: Nos estados em que a escravido domstica no admitida, o temor de cair em misria excessiva um obstculo ao crescimento da populao em desproporo com os meios de existncia. A maior parte dos criados de servir e mesmo a maior parte dos obreiros condenam-se voluntariamente ao celibato, porque no teriam meios de sustentar uma famlia. Mas quando estes obreiros e domsticos so propriedades dos senhores e no temem que os despeam se tm filhos, a seus senhores competem as despesas da criao, a sua sustentao e a de suas famlias [...]. (BURLAMAQUE, 1988, p. 160). O que nos parece interessante ressaltar a partir desta discordncia que ambos os argumentos so utilizados a favor de um mesmo objetivo, o de comprovar os prejuzos provocados pela escravido. Segundo Torres Homem, a diminuio da populao, necessria a todas as sociedades escravocratas, afetaria diretamente a indstria, prejudic ando-a no que se refere falta de braos para a agricultura, para o comrcio e para a manufatura. Para Burlamaque, a sociedade escravocrata estimularia as taxas de natalidade, o que seria prejudicial economia porque aumentaria os gastos dos proprietrios com os filhos de seus escravos, inviabilizando, assim, investimentos significativos na produo.
11

229

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

quantidade de mo de obra escrava e ia se tornando incapaz de substitu-la quer por mais escravos, o que era muito oneroso, quer pelo emprego de mo de obra livre e assalariada, uma vez que no havia populao suficiente e tambm porque os homens livres no se interessariam mais pelo trabalho manual, tarefa que seria prpria aos escravos. No entanto, Torres Homem adverte que o crescimento produtivo e econmico duradouro e consistente no era o nico fator que provocaria a confiana necessria procriao e ao aumento demogrfico, junto a isto seria necessrio uma espcie de distribuio de renda, fator que o autor anota em itlico, seno vejamos:
Quanto maior for a abundncia da prosperidade material, e melhor regulada a sua distribuio, tanto maior ser o desenvolvimento numrico da populao: o fim se proporcionar exatamente aos meios (TORRES HOMEM, 1978, p. 72).

A hiptese de Torres Homem a de que no bastaria que um povo desenvolvesse sua indstria e com isso alcanasse xitos considerveis em seu setor produtivo, para que assistisse, assim, ao crescimento da taxa de natalidade e conquistasse, ento, um progresso material duradouro. Seria fundamental, escreve o Romntico, que todos trabalhassem e conquistassem sua prpria riqueza. Todos os indivduos numa sociedade deveriam trabalhar, isto mesmo que garantiria uma distribuio natural da riqueza, sem que o Estado precisasse intervir. A sim, numa sociedade na qual todos compartilhassem, em alguma medida, do progresso material, todos teriam segurana suficiente para constituir famlias numerosas, ou seja, a economia conquistaria um crescimento estrutural e se instalaria uma atmosfera de satisfao capaz de estimular os homens e mulheres a procriar, o que provocaria, por conseguinte, o aumento demogrfico.
Mas entre o rigoroso necessrio para viver e o necessrio para viver comodamente e manter uma famlia, medeia amplo intervalo ocupado por uma numerosa classe social, a quem a previdncia e a moralidade impem a

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

230

necessidade de coao: oscilando entre as tendncias naturais e as previses racionais, mas compreendendo ao mesmo tempo as condies do casamento, ela acaba por resignar-se ao celibato. Em um pas onde a produo anda restringida a estreitas dimenses, onde no so fceis os meios de vida, o nmero de indivduos condenados a renunciar aos prazeres do casamento e a mostrar-se avaros de filhos incomparavelmente maior do que naquele outro pas, que por sua indstria e riqueza distribui a cada habitante um mais largo quinho de prosperidade (TORRES HOMEM, 1978, p. 73).

De acordo com a anlise de Torres Homem, a escravido e o modo de ser escravocrata acabavam instaurando uma srie de limites ao progresso moral e material, limites que determinariam, de maneira necessria, a decadncia social, e isto mesmo que em certa altura determinado povo se encontrasse sinceramente arrependido de t-la adotado. Alm do desgaste do solo, da falta de homens para as atividades produtivas, da mentalidade coletiva que compreendia tais atividades como imprprias, e mais, dos homens e mulheres serem despreparos para produzir e instaurar inovaes tcnicas capazes de incrementar a produo, as culturas escravocratas seriam marcadas pela concentrao das riquezas, o que geraria algumas consequncias negativas assuno de um progresso material duradouro e consistente, a saber: 1- no haveria estmulo para a procriao; 2- no haveria possibilidade de se conformar um mercado interno vigoroso e 3- os homens e mulheres pobres se revoltariam e causariam distrbios e rebelies. Em verdade, a riqueza que muitos propalaram em relao ao Sul dos Estados Unidos e mesmo em relao ao Imprio do Brasil, no passaria de um estado provisrio e inconsistente. Segundo Torres Homem, esse mesmo desleixo do proprietrio sulista em relao ao incremento de tcnicas e de maquinrio adequados lida com a natureza, tornara o Sul incapaz de concretizar algumas atividades fundamentais, incapaz, inclusive, de construir suas prprias habitaes. Suas habitaes eram construdas a partir da madeira, matria prima abundante no Sul, no entanto, faltava aos seus escravos a tcnica e o maquinrio

231

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

necessrios sua extrao, ao seu transporte e, por fim, prpria construo. Ao fim, o Sul importava ao Norte seus obreiros qualificados, e com isso despendia valores significativos que iam enriquecer o mercado interno dos Estados industriosos, e isto quando no importavam a prpria madeira ou ainda as casas prontas. E os trabalhadores do Norte ainda cobravam alto por sua jornada, pois alm do trabalho e do deslocamento, tinham de suportar o preconceito que sofriam em funo de se dedicar s artes mecnicas.
As florestas so mais numerosas, mais vastas e densas no Sul, que no Norte; as madeiras de construo deveriam pelo tanto ser um artigo mais comum na primeira do que na segunda parte [...] Pois bem; precisamente o oposto. Ora o Sul por falta de indstria em vez de abrir canais e estradas no interior de suas regies, d aos capitais um outro destino, e por isso no nos devemos maravilhar se do Norte importa ele aquilo mesmo que em suas florestas superabunda. E como no possa, diz M. Michaux, importar de New-York e de Filadlfia casas j feitas e prontas, manda vir destes Estados com grande dispndio os obreiros livres, de que h mister, visto que a escravatura incapaz do exerccio das artes mecnicas. Aos obreiros livres so os habitantes obrigados a pagar no s o dia do trabalho, como tambm um prmio de indenizao pelo desprezo a que se resignam, trabalhando na terra dos escravos e demais disso as custas da ida e volta, pois que uma vez a obra ultimada os obreiros do-se pressa a abandonar o Sul, para volver s regies no funestas indstria (TORRES HOMEM, 1978, p. 58-59).

Outro problema enfrentado pelos estados do Sul era o da alimentao, seno vejamos:
As substncias alimentares so no sul demasiadamente caras em relao ao Norte, onde a cultura tem feito infinitamente mais progressos. As terras do primeiro tem menos valor que as do segundo; a diferena quase de metade. Bem simples so as razes desse fato. Primeiramente, duas circunstncias limitam a extenso de

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

232

todo o mercado; de um lado a quantidade de consumidores dos produtos, de outro lado a soma dos meios para pag-los. O total dos produtos, que o trabalho cria anualmente e traz ao mercado de uma sociedade deve ser comprado com a renda coletiva dessa sociedade, de modo que quando a renda limitada a massa total do produto social no pode aumentar (TORRES HOMEM, 1978, p. 59).

Vamos acompanhando os problemas provocados no Sul pela escravido, ou melhor, em qualquer economia escravocrata, inclusive no Imprio do Brasil, segundo Torres Homem. Alm de no serem capazes de construir suas prprias casas, de extrair a madeira necessria a tal empreitada e de terem de contratar, a altos custos, obreiros do Norte, os escravos e os proprietrios do Sul iam testemunhando, por conseguinte, uma reduo paulatina e significativa na prpria produo de substncias alimentares fundamentais sua dieta, o que causava, necessariamente, carestia e inflao. No sul, os escravos iam enfrentando a natureza de forma imediata, o que os precipitava em derrotas recorrentes e necessrias e mais, eles acabavam destruindo o solo em funo da repetio de tcnicas inadequadas. Segundo Torres Homem, o Sul ia somando graves problemas, isto , alm da reduo da produo e do estiolamento do solo, seus Estados no contavam com um mercado interno vigoroso, o que redundava na falta de demanda e na consequente diminuio da produo. Em verdade, o processo de pauperismo, provocado, inicialmente, pela concentrao das riquezas e pela diminuio, necessria, da produo, ia provocando carestia e reduzindo a capacidade de compra do j acanhado mercado interno, o que reduzia, por sua vez, ainda mais, a produo, e, por conseguinte, o lucro, causando inflao. Torres Homem afirma que a renda coletiva no Sul tornara-se incapaz de consumir os produtos que o trabalho criava anualmente, o que impediria, necessariamente, o aumento da massa total do produto social. Ou seja, por mais que, em determinadas conjunturas, o Sul contasse com uma mo de obra escrava numerosa e com um ndice produtivo significativo,

233

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

no havia mercado consumidor capaz de absorver boa parte do que era produzido, fator que causava, necessariamente, uma crise na produo e o aumento constante no preo dos produtos agrcolas, o que significa inflao. Ao fim, toda a riqueza que j era cada vez menor acabava nas mos de alguns poucos proprietrios e, cada vez mais, nas mos de banqueiros internacionais, graas necessidade dos proprietrios de contrair grandes somas de capital para a compra de escravos, de modo que no Sul a renda coletiva era limitadssima, ou seja, as riquezas iam se escasseando e se concentrando em poucas mos. A massa total do produto social, o que significa o total da produo de riquezas distribudas entre os indivduos capazes de provocar permutas e de, por conseguinte, animar a produo agrcola, no poderia aumentar no interior de uma sociedade escravocrata, e isto em funo de quatro motivos radicais, a saber: 1- os prprios escravos, 55% da populao no Sul, no recebiam salrios que os possibilitasse comprar produtos agrcolas, sobrevivendo a partir de um mnimo fornecido pelos senhores; 2- boa parte da populao livre no se dedicava produo de riquezas, ou ainda, agricultura e pecuria, ao comrcio e manufatura, porque consideravam tais atividades indignas, tornando-se funcionrios pblicos; 3- os funcionrios pblicos recebiam seus salrios do Estado, e este, por conseguinte, colhia suas riquezas junto aos proprietrios de terra, aos comerciantes e aos manufatureiros, atravs de impostos cada vez maiores e 4- os funcionrios pblicos imobilizavam parte considervel de seus ganhos na aquisio de produtos de luxo e em atividades consideradas nobres como a caa. O que pode ser confirmado a partir da leitura da prxima passagem.
Ora o Sul para o consumo dos seus produtos agrcolas no contem, como o Norte, uma populao industriosa, sendo a sua composta em grande parte de escravos; e como a escravatura produz por produzir sem realizar benefcio algum do seu trabalho, como forma uma massa miservel de consumidores destitudos de toda a posse de produtos para efetuar permutaes, como consome o rigoroso necessrio unicamente para no desfalecer de fome, semelhana de uma mquina, de uma espcie de

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

234

tread-mill, que obra sem fim intencional e absorve a quantidade de leo e outros socorros necessrios sua ao, porque a marcha se lhe no interrompa; da resulta que o valor das terras e o proveito do servio dos capitais empregados na sua explorao so menores no Sul que no Norte, onde a riqueza distribuda por todas as classes, por todos os indivduos em relao sua capacidade produtora e energia de seus esforos, e onde por consequncia mais abundam os produtos destinados a ser permutados pelos da indstria agrcola (TORRES HOMEM, 1978, p. 59-60).

O que est em jogo aqui o principal da economia poltica de Torres Homem. Uma compreenso que apostava na necessidade de os produtores serem livres e proprietrios de seus meios de produo, produzindo de acordo com suas prprias necessidades e potencialidades. Segundo o autor, cada indivduo produtor alm de alcanar a satisfao e a felicidade, criaria riqueza suficiente para realizar permutas, possibilitando, a um s tempo, a riqueza do todo e das partes, da sociedade e dos indivduos. Ao fim, todos produziriam cada vez mais e forjariam um mercado consumidor interno vigoroso, condio sine qua non constituio de um progresso moral e material duradouro e consistente. Segundo Torres Homem, o mais prprio ao homem seria a necessidade de ter de trabalhar, de produzir riquezas a partir da natureza, e isto atravs da agricultura e da pecuria, do comrcio e da manufatura. Ao trabalhar, o homem se realizaria alcanando a alegria necessria insistncia em uma vida em origem rdua, justificando a incumbncia divina e provocando, necessariamente, a realizao de toda a sociedade12, ou ainda:
O obreiro do Norte seu prprio fim, tem uma personalidade, resultado de sua inteligncia e moralidade;
Aqui, Torres Homem dialoga, uma vez mais, com Tocqueville. Sobre a relao necessria e, a um s tempo, orientada pela razo humana, entre os interesses individuais e os interesses comuns, ver TOCQUEVILLE, 2000, p. 147 et. seq. Ver, ainda, JASMIN, 2000, p. 79 et. seq, e OLIVEIRA, 2012.
12

235

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

ele no produz por produzir, e porm sim para viver, para arredar a misria de si e de sua famlia, para melhorar o seu destino, para gozar, para desenvolver-se, para representar o papel que nesta curta viagem do homem pelo globo a Providncia marcou a cada indivduo (TORRES HOMEM, 1978, p. 61).

Referncias ANDRADA E SILVA. Representao Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil sobre a escravatura. In: Memrias sobre a escravido. Rio de Janeiro; Arquivo Nacional: Braslia; Fundao Petrnio, 1988. ARAJO, V. L. de. A Experincia do Tempo. Conceitos e Narrativa na Formao Nacional Brasileira (1813 1845). So Paulo: Hucitec, 2008. ______. Observando a observao: sobre a descoberta do clima histrico e a emergncia do crontopo historicista, c.1820. In: CARVALHO, Jos M. & CAMPOS, Adriana. P. Perspectivas da Cidadania no Brasil Imprio. Civilizao Brasileira: Rio de Janeiro, 2011. BARRETO, D. A. B. M. Memria sobre a abolio do comrcio da escravatura. In: Memrias sobre a escravido. Rio de Janeiro; Arquivo Nacional: Braslia; Fundao Petrnio, 1988. BURLAMAQUE, F. L. C. Memria analtica acerca do comrcio de escravos e acerca dos males da escravido domstica. In: Memrias sobre a escravido. Rio de Janeiro; Arquivo Nacional: Braslia; Fundao Petrnio, 1988. CARVALHO, J. M. de. (org.). Bernardo Pereira de Vasconcelos. So Paulo: Editora 34, 1999. COSTA, J. S. M. da. Memria sobre a necessidade de abolir a introduo dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condies com que esta abolio se deve fazer e sobre os meios de remediar a falta de braos

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 208-237. ISSN: 2179-8869

236

que ela pode ocasionar. In: Memrias sobre a escravido. Rio de Janeiro; Arquivo Nacional: Braslia; Fundao Petrnio, 1988. GUMBRECHT, Hans U. Reading for the Stimmung? About the Ontology of Literature Today. In: Boundary, 2, v. 35, n. 3, 2008. ______. Uma rpida emergncia do clima de latncia. Topoi, v. 11, n. 21, jul.-dez, 2010. ______. JASMIN, M. G. Interesse bem compreendido e virtude em a Democracia na Amrica. In: BIGNOTTO, N. (org.). Pensar a Repblica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. MATTOS, I. R. de. O tempo Saquarema. So Paulo: HUCITEC, 2004. ______. Transmigrar Nove Notas a Propsito do Imprio do Brasil. In: PAMPLONA, M. A.; STUVEN, A. M. (org.). Estado e nao no Brasil e no Chile ao longo do Sculo XIX. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. OLIVEIRA, Vitor Castro de. Soberania em tempos democrticos: Franois Guizot e Alexis de Tocqueville. Dissertao de mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, 2012. RANGEL, Marcelo de Mello. Poesia, histria e economia poltica nos Suspiros Poticos e Saudades e na Revista Niteri. Os primeiros Romnticos e a civilizao do Imprio do Brasil. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria Social da Cultura do Departamento de Histria do Centro de Cincias Sociais da PUCRio, Rio de Janeiro, 2011. STAL, Mme. de. Da literatura. In: LOBO, L. (org.). Teorias Poticas do Romantismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. TOCQUEVILLE, A. de. A Democracia na Amrica. Sentimentos e Opinies. So Paulo: Martins Fontes, 2000. TORRES HOMEM, F. de S. Consideraes Econmicas sobre a Escravatura. In: Niteri, Revista Brasiliense. Tomo Primeiro, n. 1. So Paulo: Academia Paulista de Letras, 1978 [1836].

237

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

______. Colonizao. Minerva Brasiliense. Tomo 2, n 15, pgs. 448-449. In: BARRETO, F.; LAET, C. de, (orgs.). Antologia Nacional. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1941. VOLTAIRE. Dictionnaire philosophique. Edio de Raymond Naves. Paris: Garnier-Flammarion, 1964. ______. Essai sur les moeurs et lesprit des nations et sur les principaux faits de lhistoire depuis Charlemagne jusqu Louis XIII. Edio de Ren Pomeau. 2 v. Paris: Garnier Frres, 1963.

Potrebbero piacerti anche