Sei sulla pagina 1di 4

3 r;

-o

2 O

o. o Q.

|
c w a. m n 5' o
ta . H.

o o. o s

S "S. 3

||3 a & H. ! 3| S g s- s5 SP
e 2. P >
O O)

s
O

E n S
3
B' 3"

B) O. (B

qo. EJ 3

o- n

e.i6o|opos

INTRODUO

SOCIOLOGIA

Embora se empregue indistintamente Sociologia Aplicada ao Direito, Sociologia do Direito e Sociologia Jurdica, sempre demos preferncia primeira por se tratar de designao mais precisa, salientando a independncia - conceptual e metodolgica - da Sociologia. Na prtica, acabamos usando as trs denominaes, inclusive em aulas, ttulos de livro e epigrafando trabalhos. Nosso empenho nesse campo tem sido o de estabelecer distino entre o approach sociolgico e o jurdico. Entretanto no exclumos a contribuio da ptica das outras Cincias Sociais, notadamente da Histria, da Poltica, da Economia, da Antropologia e da Psicologia Social. No acalentamos, porm, a pretenso sintetizadora de Weber, Parsons ou Luhmann. O Estudo do Direito embasa-se nas normas que regem a sociedade, enquanto a Sociologia Jurdica volta-se para o direito como fato social e para o social como genetriz das normas que sobre ele exercem controle. A Sociologia Geral estuda o fato social em sua natureza, isto , as estruturas sociais, o comportamento social e as variaes das sociedades, suas formas e seus fatores. No domnio aplicado, Sociologia cabe formular explicaes sobre processos sociais que exigem tratamento peculiar e combinao entre induo e prtica. Tem ela o atributo de estudar a natureza e as significaes da organizao sciocultural em sua histria, e de analisar as regularidades tendenciais, disnornias e fundamentos das mudanas sociais.

L8

SOCIOLOGIA APLICADA AO DIREITO

INTRODUCO

19

interferncia que a realidade humana exerce na Sociologia Aplicada acresce a dimenso geotemporal de uma sociedade em mudana. Se o homem tem conscincia da educao, da economia, da poltica, da moral, da justia e do direito, a pragmatizao desses conceitos - imersa no relativo - exige, a cada passo, inova definio. o ponto em que a Filosofia parece digladiar-se com a Sociologia. ' Enquanto aquela se atm ao "imperativo categrico" ou ideia (noumenon), visa esta caracterizao do fenmeno (phainoumenon). A Sociologia Aplicada volta-se para campos do conhecimento - em suas peculiaridades como fatos sociais - que foram e continuam sendo objeto tanto da Filosofia quanto de outras cincias. Assim, verifica-se no s um entrecruzar-se de campos, mas uma diversificao de mtodos. Entretanto, as relaes sociais, no domnio humano, so dotadas de um contedo cultural que se manifesta como conhecimento, religio, poltica, economia, arte, literatura, direito e outros. O fato social, portanto, pode ser estudado em qualquer uma dessas manifestaes. A preocupao de objetividade no pode sobrepor-se inquestionvel realidade de ser o cientista social uma pessoa, isto , um ser configurado geotemporal, psicossocial e socioculturalmente. Propondo-nos estudar fenmenos sociais jurdicos, selecionamos temas do campo sistemtico, pautados pelas preocupaes atuais.

ciologia, a preocupao focal o estudo das mudanas sociais, de modo especial as estruturais e as que implicam transformaes culturais, sempre observando a configurao espacial e temporal. A iociologia desenvolve-se conjugada com ajiistria. Esta cincia visa reconstruo dos fatos com os fatores que interferiram em sua ocorrncia e as circunstncias que concorreram para que eles se verificassem. No presente livro, fizemos reconstrues histricas, conforme o tema tratado no captulo. No se deve estranhar termos efetuado retrocesses, pois o objetivo foi melhor configurar o fenmeno.

POLTICA E ESTADO

CINCIAS SOCIAIS

De fundamental importncia observar que as cincias sociais - a Sociologia desde seu nascedouro - sempre acalentaram a pretenso de estabelecer leis. Trata-se, evidentemente, de meta que algumas vezes pode ser atingida. No entanto, deparam com o problema da diversidade de configuraes sociais. As cincias biolgicas e matemticas tm o objeto definido no ciclo integral de observao, bem como a possibilidade de prever a ocorrncia de um fenmeno. Note-se que a aparncia aleatria dos fenmenos ou a dificuldade de captar simetrias onde os graus de variabilidade so mltiplos no excluem a existncia de leis da natureza. Nas cincias sociais, as dificuldades so maiores. Elas atingem verdades cuja validade atinge a configurao pesquisada. No que respeita a configuraes similares, vigora a probabilidade. Denomina-se teoria a verdade constatada, mas para constituir lei strictu sensu seria necessrio universalizar-se. Ento, multiplicam-se as pesquisas a fim de constatar a possibilidade de estender o resultado a novos e mais amplos parmetros. As cincias sociais, ento, analisam fenmenos sociais, inserem-nos na tessitura que lhes prpria e apontam-lhes as regulardades tendenciais. Quanto So-

Estado e organizao poltica so fenmenos por vezes considerados iguais e, por vezes, distintos. Isso se deve a concluses de trabalhos antropolgicos de natureza monogrfica, singulares, justapostos ou adicionados. Os que confundem Estado e organizao poltica encontram respaldo em Aristteles que "encara o homem como um ser naturalmente poltico e identifica o Estado com o agrupamento social que, abrangendo todos os outros e ultrapassando-os em capacidade, pode existir definitivamente por si mesmo" (Balandier, 1969:25). Alis, Plato referia-se tambm ao Estado como uma unidade comunitria, verdadeira e integral. Outrossim, esse modo de pensar leva considerao de que as instituies polticas garantem tanto a manuteno quanto o sentido da sociedade total. Epicuro considerava o Estado e a sociedade instituies convencionais, que se baseavam em um acordo e nos quais os homens garantem a paz, a proteo e o proveito, na mesma proporo em que recebem dos outros esses mesmos benefcios. Os que distinguem Estado de organizao poltica partem da constatao de no exstir^governo em jodas^as sociedades primitivas,. Tanto Malinowski quanto Radcliffe-Brown relatam a inexistncia de grupos polticos e governo nos povos por eles estudados. Cabe-nos, no entanto, observar que as concluses de ambos aplicam-se diretamente aos povos pesquisados, no a todos. A bem da verdade, nem eles pretenderam generalizao indevida. Por outro lado, no poderamos esperar que as sociedades primitivas contassem com instituies polticas nos moldes do Estado moderno. ''-? Max_Weber considera o Estado urnas das manifestaes histricas da poltica, que lhe anterior. E possvel assinalar um limite: onde termina o parentesco comea a poltica.

20

SOCIOLOGIA APLICADA AO DIREITO

INTRODUO

2]

PODER E LEGITIMIDADE

SOBERANIA

Importa, tambm, caracterizar dois conceitos: poder e legitimidade. Poder, segundo Max Weber, imposio de vontade, como analisaremos mais adiante. Quanto legitimidade, apresenta a tipologia: costume, carisma e lei, ou seja, tradio, emoo (colocada em virtudes excepcionais de um lder) e razo. Por outro lado, a legitimidade , por vezes, tratada com uma extenso conceituai comprometida com as oscilaes e os interesses polticos.

Outro conceito que realamos o de soberania. Integra - como um de seus elementos essenciais - a definio de Estado. No entanto, compete ao Estado fazer com que seja respeitada e, portanto, defend-la quando outros Estados possam amea-la. O Brasil tem sua soberania escudada nos 10 princpios constitucionais (art. 4a) que regem as relaes internacionais: I II III IV V
VI

DIREITO

H que se considerar, no comportamento dos soc, o direito que, no curso da histria, pndula entre concesso dos detentores do poder e respeito assegurado s pessoas. Do primeiro quartel do sculo XVII aos albores do sculo XIX, preponderou, no mundo jurdico, a teoria do Direito Natural ou Jusnaturalismo. Norberto Bobbio baliza o Jusnaturalismo por duas publicaes: a) De jure belli ac pacis de Hugo Grotius (1625) - o incio; b) Ueber die wissenschaftlischen Behandlungsarten ds Naturrechts (Dos diversos modos de tratar cientificamente o direito natural) de Wilhelm Hegel (1802)-o final, Entre os fenmenos que demarcaram o ocaso do Jusnaturalismo, o citado autor aponta a criao das grandes codificaes, o positivismo jurdico e o historicismo (ver Bobbio e Bovero, 1996:13 ss). O itinerrio percorrido pelo direito subjetivo, a partir de ento, visando cidadania, galgou trs etapas de conquista, na seguinte ordem: direitos civis, direitos polticos e direitos sociais.

- independncia nacional; - prevalncia dos direitos humanos; - autodeterminao dos povos; - no-interveno; - igualdade entre os Estados;
- defesa da paz;

VII VIII D X

soluo pacfica dos conflitos; repdio ao terrorismo e ao racismo; cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; concesso de asilo poltico.

^/Esses princpios decorrem dos objetivos fundamentais (art. 3a), <Lsaber: construir uma sociedade livre, justa e solidria; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Prope-se, outrossim, o Estado brasileiro a buscar a integrao poltico-econmica e sociocultural dos povos latino-americanos, visando formao de uma comunidade. O Brasil estabeleceu essa meta que pretende atingir. Depende, contudo, de os outros Estados latino-americanos se disporem a isso.

JUSTIA

=11AT?J3

A palawa;usna^Mal^$ite, provam de dois radicais indo-europeus, ye (= frmula sagrada), ^* Bestar empe). Dai associar-se justia ao que certo.
-'-.r- -.",iJi' te- -.,^-^-y j

ntlELE
Mlnii

o Professor

Pedldot:

_sa -t sfare (sfflffl) --atal^ ^ta. ; ius + slia^stalivdiu^daq^ sagrado, correto

P (31) 3201-6926 FM: (31) 3228-7475

Potrebbero piacerti anche