Sei sulla pagina 1di 2

1- O Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) foi criado em 2003, com a alterao da Lei de Execues Penais brasileira.

O chamado RDD aplicado em presdios de segurana mxima e determina que o detento fique preso em cela individual monitorada por cmera, com sadas dirias para banho de sol por apenas 2 horas dirias. Isolado 22 horas por dia, o preso pode receber tambm visita de apenas duas pessoas por semana, mas sem direito a contato fsico com os visitantes. O detento proibido tambm de assistir televiso, ouvir rdio e ler jornais e revistas. A comunicao do detento com os prprios carcereiros indireta. Os funcionrios do presdio utilizam microfones ligados a caixas de som nas celas para passar ordens aos detentos. A legislao permite que um detento fique por no mximo um ano sob o RDD. possvel, no entanto, renovar o perodo caso se comprove a necessidade de manter o preso isolado, ou em caso de nova indisciplina ou tentativa de fuga. Somados, os perodos de RDD no podem superar um sexto da pena imposta ao detento.

O RDD - Regime Disciplinar Diferenciado foi disciplinado pela Lei 10.792/2003 e inserido na Lei de Execues Penais (Lei 7.219/84). O RDD, conforme o art. 52 da Lei de Execues Penais, pode ser adotado nas seguintes situaes: (1) o preso (provisrio ou condenado) praticar crime doloso causador da subverso da ordem ou disciplina; (2) o preso (provisrio ou condenado) apresentar alto risco para a ordem e a segurana do estabelecimento penal ou da sociedade; (3) o preso (provisrio ou condenado) seja suspeito de envolvimento ou participao em organizaes criminosas, quadrilha ou bando. O presente regime diferenciado pode ser adotado por 360 dias, sendo que o Superior Tribunal de Justia j decidiu (CC 110.576-AM) que cabe a prorrogao. Inclusive, na referida deciso, rejeitou-se a tese de que o encarcerado isolado muitas horas por dia consiste em medida desumana.

2 - DIFERENAS ENTRE A ANISTIA, GRAA E O INDULTO a) A anistia exclui o crime, rescinde a condenao e extingue totalmente a punibilidade; a graa e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais; b) A anistia, em regra, atinge crimes polticos; a graa e o indulto, crimes comuns; c) A anistia pode ser concedida pelo poder legislativo; a graa e o indulto so de competncia exclusiva do Presidente da Repblica; d) A anistia pode ser concedida antes da sentena final ou depois da condenao irrecorrvel; a graa e o indulto pressupes o trnsito em julgado da sentena condenatria". Previso legal: art. 107, II/CPC 3 - Smula n. 192 do Superior Tribunal de Justia: "compete ao juzo das execues penais do Estado a execuo das penas impostas a sentenciados pela Justia Federal, militar ou eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administrao estadual".

4 - Das Faltas Disciplinares de Natureza Grave Art. 45. Considera-se falta disciplinar de natureza grave, consoante disposto na Lei n 7.210, de 1984, e legislao complementar: I - incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; II - fugir; III - possuir indevidamente instrumento capaz de ofender a integridade fsica de outrem; IV - provocar acidente de trabalho; V - deixar de prestar obedincia ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se; VI - deixar de executar o trabalho, as tarefas e as ordens recebidas; e VII - praticar fato previsto como crime doloso. 5 - A remio da pena um instituto pelo qual d-se como cumprida parte da pena por meio do trabalho ou do estudo do condenado. Assim, pelo desempenho da atividade laborativa ou do estudo, o condenado resgata parte da reprimenda que lhe foi imposta, diminuindo seu tempo de durao. " A contagem de tempo referida ser feita razo de: I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar - atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional - divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias; II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho". Em suma, a remio constitui direito do preso de reduzir o tempo de durao da pena privativa de liberdade , por meio do trabalho prisional ou do estudo. Fundamentao:

Arts. 66, III, alnea "c", 126 a 130 da Lei de Execues Penais (LEP - Lei n 7.210/84)

Potrebbero piacerti anche