Sei sulla pagina 1di 11

18 Domingo do Tempo Comum - Ano C

ANO C 18 DOMINGO DO TEMPO COMUM

Tema do 18 Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo questiona-nos acerca da atitude que assumimos face aos bens deste mundo. Sugere que eles no podem ser os deuses que dirigem a nossa vida; e convida-nos a descobrir e a amar esses outros bens que do verdadeiro sentido nossa existncia e que nos garantem a vida em plenitude. No Evangelho, atravs da parbola do rico insensato, Jesus denuncia a falncia de uma vida voltada apenas para os bens materiais: o homem que assim procede um louco, que esqueceu aquilo que, verdadeiramente, d sentido existncia. Na primeira leitura, temos uma reflexo do qohlet sobre o sem sentido de uma vida voltada para o acumular bens Embora a reflexo do qohlet no v mais alm, ela constitui um patamar para partirmos descoberta de Deus e dos seus valores e para encontramos a o sentido ltimo da nossa existncia. A segunda leitura convida-nos identificao com Cristo: isso significa deixarmos os deuses que nos escravizam e renascermos continuamente, at que em ns se manifeste o Homem Novo, que imagem de Deus.

LEITURA I Co (Ecle) 1,2; 2,21-23

Leitura do Livro de Coelet

Vaidade das vaidades diz Coelet vaidade das vaidades: tudo vaidade. Quem trabalhou com sabedoria, cincia e xito, tem de deixar tudo a outro que nada fez. Tambm isto vaidade e grande desgraa. Mas ento, que aproveita ao homem todo o seu trabalho e a nsia com que se afadigou debaixo do sol? Na verdade, todos os seus dias so cheios de dores e os seus trabalhos cheios de cuidados e preocupaes; e nem de noite o seu corao descansa. Tambm isto vaidade.

AMBIENTE

O Livro de Qohlet um livro de carcter sapiencial, escrito pelos finais do sc. III a.C.. No sabemos quem o autor Em 1,1, apresenta-se o livro como palavras de qohlet; mas qohlet uma forma participial do verbo qhl (reunir em assembleia): significa, pois, aquele que participa na assembleia ou, numa perspectiva mais activa, aquele que fala na assembleia. O nome Eclesiastes (com que tambm designado) a forma latinizada do grego ekklesiastes (nome do livro na traduo grega do Antigo Testamento): significa o mesmo que qohlet aquele que se senta ou que fala na assembleia (ekklesia). Este caderno de anotaes de um sbio um escrito estranho e enigmtico, sarcstico, inconformista, polmico, que pe em causa os dogmas mais tradicionais de Israel. A sua preocupao fundamental, mais do que apontar caminhos, parece ser a de destruir certezas e seguranas. Levanta questes e no se preocupa, minimamente, em encontrar respostas para essas questes. O tom geral do livro de um impressionante pessimismo. O autor parece negar qualquer possibilidade de encontrar um sentido para a vida Defende que o homem incapaz de ter

acesso sabedoria, que no h qualquer novidade e que estamos fatalmente condenados a repetir os mesmos desafios, que o esforo humano vo e intil, que impossvel conhecer Deus e que, acontea o que acontecer, nada vale a pena porque a morte est sempre no horizonte e iguala-nos com os ignorantes e os animais No um livro onde se vo procurar respostas; um livro onde se denuncia o fracasso da sabedoria tradicional e onde ecoa o grito de angstia de uma humanidade ferida e perdida, que no compreende a razo de viver.

MENSAGEM

Em concreto, no texto que hoje a liturgia nos prope, o qohlet proclama a inutilidade de qualquer esforo humano. A partir da sua prpria experincia, ele foi capaz de concluir friamente que os esforos desenvolvidos pelo homem ao longo da sua vida no servem para nada. Que adianta trabalhar, esforar-se, preocupar-se em construir algo se teremos, no final, de deixar tudo a outro que nada fez? E o qohlet resume a sua frustrao e o seu desencanto nesse refro que se repete em todo o livro (25 vezes): tudo vaidade. uma concluso ainda mais estranha quanto a sabedoria tradicional excomungava aquele que no fazia nada e apresentava como ideal do sbio aquele que trabalhava e que procurava cumprir eficazmente as tarefas que lhe estavam destinadas. A grande lio que o qohlet nos deixa a demonstrao da incapacidade de o homem, por si s, encontrar uma sada, um sentido para a sua vida. O pessimismo do qohlet leva-nos a reconhecer a nossa impotncia, o sem sentido de uma vida voltada apenas para o humano e para o material. Constatando que em si prprio e apenas por si prprio o homem no pode encontrar o sentido da vida, a reflexo deste livro fora-nos a olhar para o mais alm. Para onde? O qohlet no vai to longe; mas ns, iluminados pela f, j podemos concluir: para Deus. S em Deus e com Deus seremos capazes de encontrar o sentido da vida e preencher a nossa existncia.

ACTUALIZAO

Considerar, na reflexo e actualizao, as seguintes linhas:

Quase poderamos dizer que o qohlet o precursor desses filsofos existencialistas modernos que reflectem sobre o sentido da vida e constatam a futilidade da existncia, a nusea que acompanha a vida do homem, a inutilidade da busca da felicidade, o fracasso que a vida condenada morte (Jean Paul Sartre, Albert Camus, Andr Malraux). As concluses, quer do qohlet, quer das filosofias existencialistas agnsticas, seriam desesperantes se no existisse a f. Para ns, os crentes, a vida no absurda porque ela no termina nem se encerra neste mundo A nossa caminhada nesta terra est, na verdade, cheia de limitaes,

de desiluses, de imperfeies; mas ns sabemos que esta vida caminha para a sua realizao plena, para a vida eterna: s a encontraremos o sentido pleno do nosso ser e da nossa existncia.

A reflexo do qohlet convida-nos a no colocar a nossa esperana e a nossa segurana em coisas falveis e passageiras. Quem vive, apenas, para trabalhar e para acumular, pode encontrar a aquilo que d pleno significado vida? Quem vive obcecado com a conta bancria, com o carro novo, ou com a casa com piscina num empreendimento de luxo, encontrar a aquilo que o realiza plenamente? Para mim, o que que d sentido pleno vida? Para que que eu vivo?

SALMO RESPONSORIAL Salmo 89 (90)

Refro: Senhor, tendes sido o nosso refgio atravs das geraes.

Vs reduzis o homem ao p da terra e dizeis: Voltai, filhos de Ado. Mil anos a vossos olhos so como o dia de ontem que passou e como uma viglia da noite.

Vs os arrebatais como um sonho, como a erva que de manh reverdece; de manh floresce e viceja, de tarde ela murcha e seca.

Ensinai-nos a contar os nossos dias, para chegarmos sabedoria do corao. Voltai, Senhor! At quando Tende piedade dos vossos servos.

Saciai-nos desde a manh com a vossa bondade, para nos alegrarmos e exultarmos todos os dias. Desa sobre ns a graa do Senhor nosso Deus. Confirmai, Senhor, a obra das nossas mos.

LEITURA II Col 3,1-5.9-11

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses

Irmos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde Cristo est sentado direita de Deus. Afeioai-vos s coisas do alto e no s da terra. Porque vs morrestes e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que a vossa vida, Se manifestar, tambm vs vos haveis de manifestar com Ele na glria. Portanto, fazei morrer o que em vs terreno: imoralidade, impureza, paixes, maus desejos e avareza, que uma idolatria. No mintais uns aos outros, vs que vos despojastes do homem velho com as suas aces e vos revestistes do homem novo, que, para alcanar a verdadeira cincia,

se vai renovando imagem do seu Criador. A no h grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, brbaro ou cita, escravo ou livre; o que h Cristo, que tudo e est em todos.

AMBIENTE

A segunda leitura deste domingo , mais uma vez, um trecho dessa Carta aos Colossenses, em que Paulo polemiza contra os doutores para quem a f em Cristo devia ser complementada com o conhecimento dos anjos e com certas prticas legalistas e ascticas. Paulo procura demonstrar que a f em Cristo (entendida como adeso a Cristo e identificao com Ele) basta para chegar salvao. Este texto integra a parte moral da carta (cf. Col 3,1-4,1): a Paulo tira concluses prticas daquilo que afirmou na primeira parte (que Cristo basta para a salvao) e convoca os Colossenses a viverem, no dia a dia, de acordo com essa vida nova que os identificou com Cristo.

MENSAGEM

O texto que nos proposto est dividido em duas partes. Na primeira (vers. 1-4), Paulo apresenta, como ponto de partida e como base slida da vida crist, a unio com Cristo ressuscitado. Os cristos, pelo baptismo, identificaram-se com Cristo ressuscitado; dessa forma, morreram para o pecado e renasceram para uma vida nova. Essa vida deve crescer progressivamente, mas manifestar-se- em plenitude, quando Cristo aparecer (a Carta aos Colossenses ainda alimenta nos cristos a espera da vinda gloriosa de Cristo). Na segunda parte (vers. 5.9-11), Paulo descreve as exigncias prticas dessa identificao com Cristo ressuscitado. O cristo deve fazer morrer em si a imoralidade, a impureza, as paixes, os maus desejos, a cupidez, numa palavra, todos esses falsos deuses que enchem a vida do homem velho; e, por outro lado, deve revestir-se do Homem Novo ou seja, deve renovar-se continuamente at que nele se manifeste a imagem de Deus (sede perfeitos como perfeito o vosso Pai do cu cf. Mt 5,48). Quando isso acontecer, desaparecero as velhas diferenas de povo, de raa, de religio e todos sero iguais, isto , imagem de Deus. Foi isso

que Cristo veio fazer: criar uma comunidade de homens novos, que sejam no mundo a imagem de Deus. A identificao com Cristo ressuscitado que resulta do Baptismo , portanto, um renascimento contnuo que deve levar-nos a parecer-nos cada vez mais com Deus.

ACTUALIZAO

A reflexo e actualizao podem partir das seguintes questes:

Ser baptizado , na perspectiva de Paulo, identificar-se com Cristo e, portanto, renunciar aos mecanismos que geram egosmo, ambio, injustia, orgulho, morte os mesmos que Jesus rejeitou como diablicos; e , em contrapartida, escolher uma vida de doao, de entrega, de servio, de amor os mecanismos que levaram Jesus cruz, mas que tambm o levaram ressurreio. Eu estou a ser coerente com as exigncias do meu Baptismo? Na minha vida h uma opo clara pelas coisas do alto, ou essas coisas da terra (brilhantes, sugestivas, mas efmeras) tm prioridade e condicionam a minha aco?

O objectivo da nossa vida (esse objectivo que deve estar sempre presente diante dos nossos olhos e que deve constituir a meta para a qual caminhamos) , de acordo com Paulo, a renovao contnua da nossa vida, a fim de que nos tornemos imagem de Deus. Aqueles que me rodeiam conseguem detectar em mim algo de Deus? Que imagem de Deus que eu transmito a quem, diariamente, contacta comigo?

A comunidade crist essa famlia de irmos onde as diferenas (de raa, de cultura, de posio social, de perspectiva poltica, etc.) so ilusrias, porque o fundamental que todos caminham para ser imagem de Deus. Isto realidade? Nas nossas comunidades (crists ou religiosas), todos os membros so tratados com igual dignidade, como imagem de Deus?

Convm no esquecer que a construo do Homem Novo uma tarefa que exige uma renovao constante, uma ateno constante, um compromisso constante. Enquanto estamos neste mundo, nunca podemos cruzar os braos e dar a nossa caminhada para a perfeio por terminada: cada instante apresenta-nos novos desafios, que podem ser vencidos ou que podem vencer-nos.

ALELUIA Mt 5,3

Aleluia. Aleluia.

Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus.

EVANGELHO Lc 12,13-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas

Naquele tempo, algum, do meio da multido, disse a Jesus: Mestre, diz a meu irmo que reparta a herana comigo. Jesus respondeu-lhe: Amigo, quem Me fez juiz ou rbitro das vossas partilhas? Depois disse aos presentes: Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa no depende da abundncia dos seus bens. E disse-lhes esta parbola: O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: Que hei-de fazer, pois no tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: Deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores,

onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Ento poderei dizer a mim mesmo: Minha alma, tens muitos bens em depsito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus respondeu-lhe: Insensato! Esta noite ters de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem ser? Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus.

AMBIENTE

Continuamos a percorrer o caminho de Jerusalm e a escutar as lies que preparam os discpulos para serem as testemunhas do Reino. A catequese, que Jesus hoje apresenta, sobre a atitude face aos bens. A reflexo despoletada por uma questo relacionada com partilhas Um homem queixa-se a Jesus porque o irmo no quer repartir com ele a herana. Segundo as tradies judaicas, o filho primognito de uma famlia de dois irmos recebia dois teros das possesses paternas (cf. Dt 21,17. possvel que s fossem repartidos os bens mveis e que, para guardar intacto o patrimnio da famlia, a casa e as terras fossem atribudas ao primognito). O homem que interpela Jesus , provavelmente, o irmo mais novo, que ainda no tinha recebido nada. Era frequente, no tempo de Jesus, que os doutores da lei assumissem o papel de juzes em casos similares Como que Jesus Se vai situar face a esta questo?

MENSAGEM

Jesus escusa-Se, delicadamente, a envolver-Se em questes de direito familiar e a tomar posio por um irmo contra outro (amigo, quem me fez juiz ou rbitro das vossas partilhas? vers. 14). O que estava em causa na questo era a cobia, a luta pelos bens, o apego excessivo ao dinheiro (talvez por parte dos dois irmos em causa). A concluso que Jesus tira (vers. 15) explica porque que Ele no aceita meter-Se na questo: o dinheiro no a fonte da verdadeira vida. A cobia dos bens (o desejo insacivel de ter) idolatria: no conduz vida plena, no responde s aspiraes mais profundas do homem, no conduz a um autntico

amadurecimento da pessoa. A lgica do Reino no a lgica de quem vive para os bens materiais; quem quiser viver na dinmica do Reino dever ter isto presente. A parbola que Jesus vai apresentar na sequncia (vers. 16-21) ilustra a atitude do homem voltado para os bens perecveis, mas que se esquece do essencial aquilo que d a vida em plenitude. Apresenta-nos um homem previdente, responsvel, trabalhador (que at podamos admirar e louvar); mas que, de forma egosta e obsessiva, vive apenas para os bens que lhe asseguram tranquilidade e bem-estar material (e nisso, j no o podemos louvar e admirar). Esse homem representa, aqui, todos aqueles cuja vida apenas um acumular sempre mais, esquecendo tudo o resto inclusive Deus, a famlia e os outros; representa todos aqueles que vivem uma relao de circuito fechado com os bens materiais, que fizeram deles o seu deus pessoal e que esqueceram que no a que est o sentido mais fundamental da existncia. A referncia aco de Deus, que pe repentinamente um ponto final nesta existncia egosta e sem significado, no deve ser muito sublinhada: ela serve, apenas, para mostrar que uma vida vivida desse jeito no tem sentido e que quem vive para acumular mais e mais bens , aos olhos de Deus, um insensato. O que que Jesus pretende, ao contar esta histria? Convidar os seus discpulos a despojar-se de todos os bens? Ensinar aos seus seguidores que no devem preocupar-se com o futuro? Propor aos que aderem ao Reino uma existncia de misria, sem o necessrio para uma vida minimamente digna e humana? No. O que Jesus pretende dizer-nos que no podemos viver na escravatura do dinheiro e dos bens materiais, como se eles fossem a coisa mais importante da nossa vida. A preocupao excessiva com os bens, a busca obsessiva dos bens, constitui uma experincia de egosmo, de fechamento, de desumanizao, que centra o homem em si prprio e o impede de estar disponvel e de ter espao na sua vida para os valores verdadeiramente importantes os valores do Reino. Quando o corao est cheio de cobia, de avareza, de egosmo, quando a vida se torna um combate obsessivo pelo ter, quando o verdadeiro motor da vida a nsia de acumular, o homem torna-se insensvel aos outros e a Deus; capaz de explorar, de escravizar o irmo, de cometer injustias, a fim de ampliar a sua conta bancria. Torna-se orgulhoso e auto-suficiente, incapaz de amar, de partilhar, de se preocupar com os outros Fica, ento, margem do Reino. Ateno: esta parbola no se destina apenas queles que tm muitos bens; mas destina-se a todos aqueles que (tendo muito ou pouco) vivem obcecados com os bens, orientam a sua vida no sentido do ter e fazem dos bens materiais os deuses que condicionam a sua vida e o seu agir.

ACTUALIZAO

Para a reflexo, ter em conta os seguintes elementos:

A Palavra de Deus que aqui nos servida questiona fortemente alguns dos fundamentos sobre os quais a nossa sociedade se constri. O capitalismo selvagem que, por amor do lucro, escraviza e obriga a trabalhar at exausto (e por salrios miserveis) homens, mulheres e crianas, continua vivo em tantos cantos do nosso planeta Podemos, tranquilamente, comprar e consumir produtos que so fruto da escravido de tantos irmos nossos? Devemos consentir, com a nossa indiferena e passividade, em aumentar os lucros imoderados desses empresrios/sanguessugas que vivem do sangue dos outros?

Entre ns, o capitalismo assume um rosto mais humano nas teses do liberalismo econmico; mas continua a impor a filosofia do lucro, a escravatura do trabalhador, a prioridade dos critrios de planificao, de eficincia, de produo em relao s pessoas. Podemos consentir que o mundo se construa desta forma? Podemos consentir que as leis laborais favoream a escravido do trabalhador? Que podemos fazer? Ns cristos ns Igreja no temos uma palavra a dizer e uma posio a tomar face a isto?

Qualquer trabalhador muitos de ns, provavelmente passa a vida numa escravatura do trabalho e dos bens, que no deixa tempo nem disponibilidade para as coisas importantes Deus, a famlia, os irmos que nos rodeiam. Muitas vezes, o mercado de trabalho no nos d outra hiptese (se no produzimos de acordo com a planificao da empresa, outro ocupar, rapidamente, o nosso lugar); outras vezes, essa escravatura do trabalho resulta de uma opo consciente Quantas pessoas escolhem prescindir dos filhos, para poder dedicar-se a uma carreira de xito profissional que as torne milionrias antes dos quarenta anos Quantas pessoas esquecem as suas responsabilidades familiares, porque mais importante assegurar o dinheiro suficiente para as frias na Tailndia ou na Repblica Dominicana Quantas pessoas renunciam sua dignidade e aos seus direitos, para aumentar a conta bancria Tornamonos, assim, mais felizes e mais humanos? a que est o verdadeiro sentido da vida?

O que Jesus denuncia aqui no a riqueza, mas a deificao da riqueza. At algum que fez voto de pobreza pode deixar-se tentar pelo apelo dos bens e colocar neles o seu interesse fundamental A todos Jesus recomenda: cuidado com os falsos deuses; no deixem que o acessrio vos distraia do fundamental.

Potrebbero piacerti anche