Sei sulla pagina 1di 12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

DIREITOS HUMA OS

ovas perspectivas no acesso justia


Jos Renato alini

RESUMO O autor lana luz reflexo sobre o acesso Justia, cujo entendimento, genericamente tido como acesso aos tribunais, j no satisfaz, sendo necessrio consider-lo como um direito fundamental formal, em contraposio aos bices postos, no Brasil, consecuo da justia. So examinadas trs causas que representam obstculo ampliao do acesso Justia: o desconhecimento do Direito, a pobreza e uma viso singular sobre a lentido do processo. Para que os cidados possam usufruir da garantia de fazer valer seus direitos perante os tribunais, fundamental que conheam a lei e o limite de seus direitos. Os juzes e as instituies do Judicirio devem ter o compromisso de divulgar o Direito. Em uma sociedade pobre como a brasileira, o juiz deve tambm repensar o dogma da imparcialidade, de maneira a contribuir para a reduo das desigualdades sociais. Finalmente, o magistrado tem sua parcela de responsabilidade na celeridade processual, assim como as Escolas da Magistratura, que precisam enfatizar o aspecto tico da profissionalizao e as tcnicas facilitadoras da eficincia no desempenho.

1 I TRODUO Por acesso Justia vinha-se entendendo, at recentemente, o acesso aos tribunais. Uma Constituio cujo prembulo abriga a inteno de instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos e elege a justia como um dos valores supremos de uma sociedade que se pretende fraterna e pluralista, no poderia tambm deixar de assegurar a inafastabilidade do controle jurisdicional. Todas as Constituies brasileiras enunciaram o princpio da garantia da via judiciria. No como mera gratuidade universal no acesso aos tribunais, to cara aos ideais romnticos do individualismo liberal e que, por toda a parte, se tem, em absoluto, por utpica, mas a garantia, essa sim universal, de que a via judiciria estaria franqueada para defesa de todo e qualquer direito, tanto contra particulares, como contra poderes pblicos, independentemente das capacidades econmicas de cada um. Essa concepo, embora ainda dominante, j no satisfaz. Pode parecer ilusria a garantia do acesso ao Judicirio, quando tantos os obstculos que se antepem ao foro, ao efetivo pleito dos direitos vulnerados.
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 1/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

. A complexidade e ambivalncia do tema j foi acentuada por Canotilho: ... se, por um lado, a defesa dos direitos e o acesso de todos aos tribunais tem sido reiteradamente considerado como o coroamento do Estado de Direito, tambm, por outro lado, se acrescenta que a abertura da via judiciria um direito fundamental formal. Parece mais ntida a feio de mera formalidade desse direito, contraposta dimenso dos bices postos consecuo da justia. So tamanhas as dificuldades enfrentadas para a obteno da prestao jurisdicional, que poucos no Brasil a conseguem. So os privilegiados com a soluo oportuna e definitiva da lide. Nao que conseguiu em poucas dcadas multiplicar a legio dos excludos, hoje contados aos milhes, que ostenta quadro dos mais cruis do universo na distribuio de sua renda, que assiste impunidade dos fortes, ao genocdio das etnias e ao medo crescente da violncia, modelo singular para a presente reflexo. O Judicirio se v acusado de atender a uma faixa cada vez mais estrita da comunidade. Os despossudos encontram suas portas cerradas. Os poderosos no ser curvam lentido dos processos convencionais. O povo desacredita de sua justia. A proclamao dos direitos constitucionais, inclusive o do acesso Justia, reveste mscara retrica. Pois h, por vezes, uma hipcrita tranqilidade de conscincia, quando se remetem os cidados para os tribunais que, em derradeiro percurso, faro justia. No desconhecendo que, para isso, os lesados devero arcar com excessivo dispndio para alcanar soluo. Tornando concreta a advertncia do mestre Joaquim Canuto Mendes de Almeida, de que no h direito de ao , mas na verdade nus de ao . Em lugar da orgulhosa proclamao da vtima: "Vou procurar por meus direitos", o que se v aqui a ironia do infrator: "V procurar por justia". Sabem todos como funciona a Justia: A proliferao de decises ilegais e de arbitrariedades significa que a administrao e outros centros de poder (incluindo os privados) se sentem relativamente impunes em face das suas irregularidades. No o Estado o maior produtor de demandas, sufocando os tribunais com sua resistncia em reconhecer seus desmandos? Compreende-se, aps examinar as estatsticas da produo pretoriana em todas as instncias brasileiras, porque Canotilho afirmou, talvez exageradamente: O Estado de Direito transformou-se em direito do Estado; fez do Poder Judicirio um servio ao servio do Estado. E o Judicirio, brao estatal com vocao para poder moderador, no contribui de certa forma para o recrudescimento desse quadro, recusando-se a aceitar solues como as smulas vinculantes, em nome de uma independncia tambm meramente formal? Ou travando desgastantes batalhas, na autofgica discusso sobre competncia de rgos de uma s e mesma Justia? J est superada a cultura do repasse, caracterizada por lanar por sobre os outros poderes,
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 2/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

ou atribuir a contingncias, a responsabilidade pelas deficincias do Judicirio. A hora de reagir era ontem. Os integrantes do Poder Judicirio devem assumir o desafio do momento histrico e produzir algo de concreto para multiplicar a sua capacidade de resolver conflitos, pacificar a sociedade e ampliar as alternativas para a soluo harmnica das diferenas. Isso ser, verdadeiramente, ampliar o acesso Justia. O propsito do presente trabalho o exame de trs causas, apenas, dentre as muitas que representam obstculo ampliao do acesso Justia. So elas: o desconhecimento do Direito, a pobreza e uma viso bastante singular da lentido do processo.

2 ACESSO JUSTIA OU ACESSO AO DIREITO?

Os juzes no tm a chave para resolver os problemas do mundo. Mas integram o Estado e no podem considerar-se descomprometidos da tarefa de contribuir para a consecuo de seus objetivos. A advertncia de Canotilho, sinceramente convicto de que a realizao da justia estar mais dependente da extenso do pensamento da igualdade material ordem dos bens (patrimoniais e culturais) e ao "mundo do trabalho", do que numa abstrata defesa de direitos, no deve desanimar. Dentro de suas limitaes, no espao que o sistema lhe reservou para atuar, o juiz poder alargar a porta para o eficaz reconhecimento dos direitos. Basta despir-se de uma roupagem arcaica de magistrado e impregnar-se da vontade de mudar o presente estado de coisas. As pessoas no podero usufruir da garantia de fazer valer seus direitos perante os tribunais, se no conhecem a lei nem o limite de seus direitos. Se a aplicao do direito , normalmente, tarefa de especialistas (juristas em sentido lato), muitas vezes pela via do Poder Judicirio (porque a sua aplicao tambm conflitual), no se coloca, por isso, a necessidade de um amplo ou generalizado interesse no conhecimento da forma (tcnica) como o direito aplicado. Mas j em relao ao seu conhecimento a situao outra porque, aqui, o acesso ao conhecimento do direito deve ser generalizado, at como pressuposto da sua prpria aplicao. Hoje, encara-se este conhecimento como um direito o direito aos direitos. O primeiro compromisso do juiz empenhado em ampliar o acesso Justia, portanto, ser com a disseminao do conhecimento do direito . O Direito, resolvido em direitos, ter que se abrir, que se quotidianizar, de perder o seu sopro de mgica no humana. Como que um juiz pode tornar o direito conhecido ? Duas, ao menos, as vertentes a serem examinadas. Uma institucional, outra pessoal.
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 3/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

Na vertente institucional, os tribunais e associaes de magistrados podem desempenhar e muita vez j desempenham relevante papel. Poderiam, assim, imprimir toda a sorte de informaes, a partir de folhetos simples, com explicaes facilitadoras do acesso Justia. A experincia estrangeira muito rica nesse campo. simples informar o cidado a respeito de problemas por ele enfrentados para litigar. Nada impede se divulgue, por exemplo, "Como obter assistncia judiciria", "Como pedir alimentos", "Como regularizar a separao", "Como regularizar a sua propriedade", "Como retificar o seu nome", "Como receber de volta o emprstimo compulsrio", "Como litigar nas Pequenas Causas", "Como abrir o inventrio", dentre muitas outras hipteses. Os tribunais devem manter servio de atendimento facilitado, para fornecer informaes sobre andamento de processo, sobre o endereo da assistncia judiciria, sobre problemas jurdicos concretos de toda ordem. E isso por meio de telefone, de fac-smile, de guichs com funcionrios treinados e conscientes de que o povo seu patro. Somente o pobre brasileiro sabe explicar o quo maltratado nas reparties pblicas. O Judicirio poderia reverter esse quadro, desenvolvendo um programa de transparncia, dando-se a conhecer ao cidado atravs de aes de carter essencialmente informativo. Os tribunais e associaes tm o dever de manter a populao informada. Divulgando os endereos dos foros, e dos organismos vinculados realizao da Justia, os horrios de realizao das audincias, o funcionamento dos juizados especiais, e outros dados de interesse, inclusive prestando contas da produtividade do Judicirio. Projetos mais ambiciosos poderiam sugerir as Cartilhas de Cidadania, contendo o elenco dos direitos que consubstanciam o direito a ter direitos. Em linguagem acessvel, de compreenso por qualquer do povo, com forma atraente e suscetvel de operacionalizao mediante recurso prestigiada classe dos publicitrios brasileiros. No demasia pensar-se em uma srie de folhetos, sob a denominao "Eu e a Justia", subdividindo-se em "Eu e a Constituio", "Eu e o Direito da Famlia", "Eu e o Direito de Propriedade", "Eu e o meu emprego", "Eu e o Direito Penal", alm de outros ttulos. A denominao com nfase no pronome pessoal da primeira pessoa tem o intuito de prestigiar a conscincia da cidadania. Alm dessa divulgao operacional, as entidades promoveriam a divulgao institucional, propiciadora de informaes sobre o funcionamento do Judicirio no Brasil. No se pode nutrir afeio por aquilo que no se conhece. Isso explica os ndices de comprometimento afetivo demonstrado pela populao brasileira a seu Judicirio, em qualquer pesquisa realizada nesta dcada. A assessoria de mdia, anexa a cada organismo, deve desempenhar sua parte e fazer a aproximao entre meditica e Justia, decodificando o hermetismo da linguagem e o distanciamento que o Judicirio se nutrir em relao aos mass media. Tais propostas e muitas outras, que poderiam surgir mediante consulta ao pessoal da rea, incluindo os funcionrios, poderiam atuar na dignificao das instituies da Justia e no restabelecimento da confiana no sistema da Justia. a tentativa de resgate da imagem do
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 4/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

Judicirio junto ao cidado, com nfase na essencialidade do servio pblico por ela prestado. Em carter pessoal, o juiz tambm provido de exepcionais condies de disseminar o conhecimento do Direito. Primeiro, exercendo de maneira adequada o seu compromisso de maior relevo: a outorga da prestao jurisdicional. Cada juiz, quando julga, exerce funo docente. Est ensinando Direito, est divulgando o correto, est demonstrando qual o verdadeiro sentido e alcance da lei. A deciso uma aula. E como aula de Direito, pode ser clara, atraente e eficaz. Ou obscura, aborrecida e destituda de relevo, circunscrevendo-se aos limites do processo em que exarada. A clareza a cortesia do filsofo, dizia Jos Ortega Y Gasset. E a clareza, qual necessrio reconhecer um carter de primazia na matria, porta em si mesma uma fora de persuaso inegvel. E ela no menos til quando o advogado quer convencer o juiz do que quando este quer justificar sua sentena. Faz-se necessrio reconhecer que o hermetismo da linguagem dificulta o acesso Justia. Pois a linguagem judiciria tem, na opinio pblica, m reputao. No se confunda a necessidade de utilizao escorreita de termos tcnicos com o apego ao arcasmo, excessiva repetio das mesmas expresses, ao carter rebarbativo que ainda se encontra em grande nmero de peas processuais. No so os juzes os responsveis por essa linguagem. Ela deriva da lei e das tradies. Mas o juiz pode adotar outra estrutura, sem abandonar a correo, onde se encontre lgica, terica simplicidade e elegncia vernacular. Demos as mos palmatria: A deciso de justia no uma dissertao acadmica, mas um ato de carter utilitrio, de aplicao concreta. necessrio, de incio, que ela seja perfeitamente inteligvel e que aqueles aos quais interessa possam compreend-la sem recorrer ao Gran Larousse em dezenove volumes. A clareza pode fazer muito para ampliar o acesso Justia, pois facilitar o acesso ao Direito. E Direito acessvel , primeiro, Direito inteligvel. A clareza o ponto de convergncia de todas as recomendaes que podem ser feitas a quem se utiliza da linguagem jurdica. imprescindvel uma perfeita clareza: ao mesmo tempo que ela deve ser atendida em relao s palavras, ela deve estar na exposio do pensamento. lcito concluir que aquilo que no claramente exprimido no foi claramente pensado. A esse empenho todos os juzes podem-se devotar, porque igualmente produtores de sentenas. Outros juzes, j no a integralidade da Magistratura, podem contribuir de maneira diversa para divulgar o Direito e a administrao da Justia. Lecionando, e so muitos os professores nas Faculdades de Direito e nas Escolas da Magistratura, escrevendo artigos em jornais e participando de debates nos mass media, publicando trabalhos e livros. No se furtando a esclarecer o funcionamento da Justia, quando a isso chamados. Muitos conservadores podero dizer que essa no a funo do julgador, preordenado a apreciar o conflito e a solucion-lo de acordo com a lei. Mas as configuraes antigas j no
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 5/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

esto servindo para o resgate da imagem da Justia. J no basta ser apenas cumpridor dos deveres. O momento histrico exige um plus do juiz. Talvez at como antecipao do papel que lhe est reservado no prximo milnio. O de um administrador de situaes conflituosas, um aconselhador, um conciliador, um pacificador social, distanciado do perfil clssico do profissional que apenas diz o Direito . Antes de dizer o Direito , incumbe ao juiz fazer conhecer o Direito . Pois na medida em que o conhecimento daquilo que est disponvel constitui pr-requisito da soluo do problema da necessidade jurdica no atendida, preciso fazer muito mais para aumentar o grau de conhecimento do pblico a respeito dos meios disponveis e de como utiliz-los. Deixa de atender misso para a qual preordenado, o juiz que se limita a nomear um advogado para a parte necessitada de assistncia judiciria. Em acepo ampla, a assistncia judiciria tem o sentido de assistncia jurdica em juzo e fora dele, com ou sem conflito especfico, abrangendo inclusive servio de informao e de orientao, e at mesmo de estudo crtico, por especialistas de vrias reas do saber humano, do ordenamento jurdico existente, buscando solues para sua aplicao mais justa e, eventualmente, sua modificao e inclusive revogao. s mediante a informao e pleno conhecimento do Direito que se alcanar esse instrumento de acesso ordem jurdica justa, na linguagem de Kazuo Watanabe, nica legitimidade para a existncia de juzes e do Poder Judicirio. Est subjacente a essa discusso a questo comunicacional do Judicirio e do juiz. Se o principal operador jurdico no encontrar formas de se comunicar com o povo, com a comunidade, com a media, com as organizaes e os sindicatos, com a universidade e com o governo, estar apressando o projeto de sua substituio por alternativas outras mais eficazes, cleres e acessveis na soluo dos conflitos.

3 A POBREZA A dificuldade no custeio das despesas necessrias ao litgio sempre foi considerada em todos os estudos sobre o acesso aos tribunais. A primeira onda nas solues prticas para os problemas de acesso Justia, segundo Mauro Cappelletti, era justamente a assistncia judiciria para os pobres. Hugo Mazzilli, depois de reconhecer que o acesso Justia um dos valores fundamentais da prpria democracia, constata: Entretanto, a possibilidade de acesso Justia no efetivamente igual para todos: so gritantes as desigualdades econmicas, sociais, culturais, regionais, etrias, mentais. Ainda que por ora circunscrevendo-se o exame questo do acesso aos tribunais, no suficiente a extino das custas. A necessidade de um advogado encarece a parte quando tem de litigar na Justia. A nomeao de advogado gratuito possui inconvenientes. Primeiro, por criar-se um prstimo de segunda classe. Quase sempre ntida a distino entre o trabalho do advogado constitudo e o do dativo. Depois, o causdico encarregado de patrocinar a causa de um pobre corre o risco de faz-lo de maneira diferente de como o faria se tivera sido
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 6/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

contratado. Problema que no s brasileiro, mas j foi detectado em pases de primeiro mundo, onde muitas pessoas entendem, com alguma razo, que um advogado, ao colocar-se na posio de advogado dos pobres e, de fato, ao tratar os pobres como se fossem incapazes de perseguir seus prprios interesses, muito paternalista. Tratem-se os pobres, dizem elas, simplesmente como indivduos comuns, com menos dinheiro. A barreira da pobreza impede a submisso de todos os conflitos apreciao de um juiz imparcial. Mas verdadeiramente trgica se considerada a dimenso do acesso do pobre aos direitos. Os despossudos so privados at dos direitos fundamentais de primeira gerao, para eles meras declaraes retricas, sem repercusso em sua vida prtica. O ideal da igualdade, a inovao revolucionria resultante dos movimentos do sculo XVIII, no passou de uma proclamao bombstica e estril. Pois a igualdade assim atingida era mais freqentemente uma fachada que uma realidade, era uma derriso em face daqueles a quem se poderia aplicar a frase custica segundo a qual eram todos "livres de dormir debaixo das pontes". Foi justamente a mais alta Corte desse pas (a Inglaterra) que, nos anos 30, declarou que "a pobreza uma desgraa pela qual o Direito nenhuma responsabilidade pode assumir". No se admite hoje esse alheamento. Vencer a pobreza dever positivado na Constituio da Repblica. Ningum est liberado desse compromisso. E se a cruzada contra a misria a nica alternativa para redesenhar o futuro do Brasil, dela no pode estar excludo o juiz. Como servidor do povo, precisa estar atento inteno do pacto fundamental: a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, com erradicao da pobreza e da marginalizao e reduo das desigualdades sociais e regionais. Que isso no sirva para neutralizar, singelamente, a imparcialidade, mas atue no sentido de reclamar adequada aplicao do princpio da isonomia, de molde a conferir desigualdade de tratamento aos naturalmente desiguais. Insistir no mito da igualdade formal aprofundar o fosso que separa despossudo e poderoso. Alm de manter o juiz na sua rigidez mental, que no permite ao menos enxergar, quanto mais entender, a crise com que o Judicirio se defronta. Num estado como o Brasil, de muitos milhes de miserveis, o juiz precisa refletir continuamente se ele est sendo fator de resgate de seus semelhantes ou instrumento de mais intensamente afligir o aflito. Poder ser um e outro, utilizando-se da mesma tcnica de julgamento. Os estudiosos conscientes sabem que a lei matria plasmvel e fluida, a conformar-se com a ideologia de quem a aplica. O juiz nunca pode perder de vista a realidade concreta em que atua. Antonio Celso Aguillar Cortez, invocando o testemunho de Mozart Costa de Oliveira, menciona que, baseado em dados da Unesco, cerca de 40% da populao brasileira vive em situao tida tecnicamente como de misria, para enfatizar que em face das regras programticas, de natureza social e de solidariedade, assim do Direito das Gentes (Declarao Universal, O U, 1948), c/c pactos de 1967 e 76), como da CF/88 (prembulo, artigo 1, artigo 3) todas elas regras jurdicas, no recomendaes morais temos de interpretar as necessidades sociais dessa
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 7/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

gente como interesses difusos, soltos e perdidos, no mbito dessa imensa massa social, disforme, indefinida. O problema da pobreza, a primeira onda do movimento do acesso Justia, na formulao de Cappelletti, no s deixou de ser solucionado, como intensificou-se neste final de milnio. Ele ainda est presente e suscita a constatao de que as liberdades civis e polticas tradicionais so uma promessa ftil, na verdade um engodo para aqueles que, por motivos econmicos, sociais e culturais, de fato no so capazes de atingir tais liberdades e tirar proveito delas. Se a distribuio de renda no sobrevier, se a misria no for amenizada com urgncia, j no se justificar a preservao do equipamento estatal chamado Justia. Escapa-lhe rapidamente das mos o poder de restabelecer o justo concreto, pois assim como o capital internacional e sem ptria se subrai incidncia da autoridade judicial, o crescimento da misria reduz ainda mais o universo de sua atuao. O pobre tem seus problemas resolvidos na polcia, nos postos de sade ou nas seitas evanglicas. raro o seu dia na Corte.

4 A LE TIDO DO PROCESSO A demora na prestao jurisdicional no privilgio brasileiro. Sidnei Beneti recentemente afirmou que, a despeito, especialmente, da demora, causada pelo entulhamento dos grandes nmeros, o processo brasileiro no precisa humilhar-se no mundo. De qualquer forma, ningum deixa de reconhecer que a demora da Justia tambm uma forma de injustia. Esse, porm, no o enfoque a ser considerado nessas reflexes. A temtica tem sido tratada exausto. O juiz pode, pese embora as limitaes pessoais, os defeitos de estrutura, a m produo da lei processual, tornar a justia mais eficiente. Inmeras propostas tm sido formuladas na doutrina. Em relao reforma processual, a Escola Nacional da Magistratura, comandada pelo notvel Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira, vem produzindo inequvoco trabalho no sentido de conferir ao Judicirio instrumental idneo a otimizar a outorga do justo concreto. Uma vertente distinta a ser devidamente analisada a da responsabilidade civil do Estado , resultante da demora na prestao jurisdicional. Juzes h e so minoria que se no sensibilizam com a doutrina, que no se aproveitam das inovaes normativas processuais e que, reiteradamente, atrasam a prestao jurisdicional. O fenmeno existe em todas as instncias. No apenas magistrados novos, mas tambm antigos, conferem o seu prprio ritmo profisso. Raras as providncias correicionais para reconduzi-los ao ritmo da lei e das necessidades do jurisdicionado. Para esses casos, valeria pena o desenvolvimento do tema da responsabilidade civil do Estado , com nfase na possibilidade de ao regressiva contra o causador do dano.
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 8/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

Yussef Said Cahali procedeu a uma percuciente anlise em sua obra Responsabilidade Civil do Estado, recentemente revista. E chega concluso de que a realidade constitucional tornou possvel essa responsabilizao. Cita o exemplo da Frana, com a Lei n 72.620, de 5/7/72 e Lei n 79/43, de 18/1/79 e o da Itlia Lei n 117, de 13/4/88, que adotam um sistema de responsabilidade estatal exclusiva: apenas o Estado responde perante o jurisdicionado, ressalvado quele o direito de regresso contra o magistrado faltoso. Na Itlia, a lei resultou de um referendum: Estado responde exclusivamente por ato judicial ilcito: dolo, culpa grave ou denegao de justia. Na Frana, fala-se em fonctionnement dfectueux du service de la justice, muito mais abrangente. Pode-se concluir que o Direito brasileiro tambm adota esse princpio, dada a amplitude do disposto no art. 37, 6, da CF. Afinal, O servio judicirio consiste, incontestavelmente, em um servio pblico, imposto aos cidados pelo Estado, que deve zelar por um certo grau de perfeio tanto na sua organizao quanto no seu funcionamento, bem como responder pelos danos acaso da provenientes. Hipteses como as citadas recaem na letra do art. 133 do Cdigo de Processo Civil e admitem responsabilizao, sem qualquer dvida. Mas sem falar em desdia, o atraso excessivo pode gerar prejuzo parte e esse perfeitamente ressarcvel. No se esgota no dolo a possibilidade de o juiz prejudicar algum, salienta o juiz Jos Guilherme de Souza. Pois o magistrado incompetente (no sentido tcnico, mas no processual), desidioso, desinteressado, sem aplicao aos estudos, venal, corrupto, tendencioso, etc., acaba por causar danos, numa reao em cadeia, embora no necessariamente nesta ordem de prioridades: aos jurisdicionados e sociedade como um todo, por extenso: ao Estado, que ele representa e que avocado em juzo para dar contas, s custas do errio, dos atos de seus agentes; extensivamente, justia, enquanto estrutura organizada de proteo aos direitos do cidado; por ltimo, sua corporao, enquanto rgo de aglutinao e de defesa dos interesses da classe, bem como aos colegas profissionais tomados individualmente. Para esse magistrado catarinense, a cada vez que um magistrado, havendo cometido uma falta profissional no desempenho de suas funes, viesse a ser condenado a repetir ao Estado o que este despendeu com o ressarcimento dos danos sofridos pelo particular em razo daquela falta, um passo a mais teria sido dado no rumo de uma justia mais sria, mais humana e mais justa. A condenao ressarcitria, para o juiz responsvel por m prestao jurisdicional, constituiria estmulo a que todos os demais se motivassem adequada outorga. uma forma de se ampliar o acesso justia convencional. Para todos os juzes, porm aqui includos aqueles que investem na autoformao continuada e procuram vencer a sobrecarga de trabalho resultante da contingncia, o
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 9/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

Judicirio precisa oferecer melhores condies de trabalho. A multiplicao dos cargos de juiz no a soluo. As estatticas invocadas no servem para justificar a necessidade de criao de cargos, pois as situaes entre os Estados cotejados completamente diferente. Importa conferir nfase responsabilidade do juiz, o principal operador jurdico na presente concepo de Justia. Basta de reducionismo na viso do servo e aplicador inerte da lei. Essa concepo est em conflito com um enfoque moderno do Direito e da interpretao jurdica, alis em geral com a teoria moderna da hermenutica: a interpretao sempre deixa algum espao para opes, e portanto para a responsabilidade. Onde se aprende interpretar com responsabilidade? As Escolas da Magistratura so o laboratrio gerador de uma nova viso do Judicirio. Incentivando a criatividade, estimulando a eficincia, repensando as tcnicas de trabalho, conferindo ao processo toda a sua potencialidade como instrumento suficiente realizao do justo. As Escolas precisam, mais do que nunca, enfatizar o aspecto tico da profissionalizao , pois o juiz consciente se condi da situao dos excludos da justia e se preocupa com a tcnica facilitadora da eficincia no desempenho. o momento de se ensinar o juiz a conviver com alternativas diversas de realizao da justia, humilde na convico de que no s ele o concretizador do justo, mas precisar coexistir com as tendncias de soluo pacfica dos conflitos, sejam elas a conciliao, a mediao, a arbitragem ou mesmo certas formas incipientes de justia privatizada. Quem no se aperceber de que os tempos so outros e que o acesso Justia algo de muito mais srio do que garantir a institucionalizao do conflito mediante o processo, poder ser surpreendido com a substituio da Justia convencional por outras formas de maior eficincia na mitigao da sede de justia de que padece a humanidade aflita, mas participante, deste final de milnio.

5 CO CLUSES 1. Insatisfatria a estrita viso do acesso Justia como acesso aos tribunais. Se este o coroamento do Estado de Direito , tambm e simultaneamente um direito meramente formal, tantos so os obstculos antepostos ao acesso da pessoa ordem jurdica justa. 2. A nica proposta desta reflexo examinar, superficialmente embora, trs dentre as causas que dificultam o acesso ordem jurdica justa: o desconhecimento do Direito, a pobreza e a lentido na outorga da prestao jurisdicional.
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 10/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

3. As pessoas no podero usufruir da garantia de fazer valer seus direitos perante os tribunais, se no conhecem a lei, nem o limite de seus direitos. A aplicao do Direito tarefa de juristas e, portanto, natural certo desconhecimento de sua tcnica operacional. J o conhecimento do Direito constitui pressuposto sua aplicao e se traduz como o direito a ter direitos. 4. O primeiro compromisso do juiz com a disseminao do Direito. O Direito dever quotidianizar-se, perder sua magia para ingressar na realidade concreta de cada ser humano. O juiz pode atuar na ampliao do acesso ao conhecimento do Direito de forma institucional ou pessoal. 5. A atuao institucional incumbe ao Poder Judicirio e s Associaes de Classe, que devem atuar no sentido de divulgar o Direito e as formas de usufru-lo e de defend-lo quando vulnerado. Todas as informaes jurdicas so pertinentes e mesmo a edio de uma Cartilha da Cidadania se faz recomendvel, para uso do brasileiro despertado para essa vertente constitucional a partir de 1988. 6. Todo juiz, pessoalmente, pode contribuir para disseminar o Direito, pois ao decidir est exercendo funo docente. As decises devem revestir clareza, assim entendida a cortesia do intelectual para com os destinatrios de sua produo. Se os leigos compreenderem o Direito, afeioar-se-o a ele e ao valor que exprime. 7. Muitos juzes tambm contribuem para tornar o Direito melhor conhecido quando lecionam, escrevem trabalhos doutrinrios e artigos para os mass media, no se recusam a entrevistas e a debates. O momento histrico exige magistrado mais atuante, menos distanciado da comunidade. Presente e transparente, no mais o assptico e inatingvel aplicador da letra fria da lei. 8. A pobreza um dos maiores obstculos do acesso ao Direito e atinge cerca de um tero da populao brasileira. J no basta dizer que a pobreza uma desgraa no imputvel ao jurista. O juiz tambm destinatrio do comando constitucional direcionado a transformar o Brasil numa sociedade fraterna, justa e solidria. 9. Combater a misria a nica forma de redesenhar o Brasil e que tal trusmo, alm de contribuir para o juiz repensar o dogma da imparcialidade, reclame-lhe adequada aplicao do princpio da isonomia, de maneira a reduzir o fosso que separa o poderoso do despossudo. 10. Num Estado como o Brasil, de muitos milhes de miserveis, o juiz precisa refletir continuamente se ele est sendo fator de resgate de seus semelhantes ou instrumento de mais intensamente afligir o aflito. Poder ser um e outro, utilizando-se da mesma tcnica de julgamento. 11. A lentido do processo no fenmeno brasileiro, mas admite tratamento apropriado, a partir da conscincia do juiz. A despeito da falta de estrutura material e da multiplicao de demandas, pode conferir celeridade aos feitos, desde que se sirva adequadamente do
cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm 11/12

18/10/2010

NOVAS PERSPECTIVAS NO ACESSO J

raciocnio constitucional e confira ao processo a sua destinao instrumental. 12. Para reduzido nmero de juzes insensveis doutrina e s reformas processuais, responsveis por tramitao defeituosa que resulta de um ritmo prprio conferido ao processo, a responsabilizao civil do Estado, na via regressiva, poderia constituir teraputica. 13. Importa conferir nfase responsabilidade do juiz, o principal operador jurdico na presente concepo de Justia. Basta de reducionismo na viso do servo e aplicador inerte da lei. E assumir as responsabilidades sociais e histricas tambm se aprende. Especialmente nas Escolas da Magistratura. 14. As Escolas precisam, mais do que nunca, enfatizar o aspecto tico da profissionalizao , pois o juiz consciente se condi da situao dos excludos da justia e se preocupa com a tcnica facilitadora da eficincia no desempenho. E com isso garantir efetiva ampliao do acesso de todos ao Direito e Justia. Jos Renato alini juiz do Tribunal de Alada Criminal de So Paulo e diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura.

cjf.jus.br/revista/numero3/artigo08.htm

12/12

Potrebbero piacerti anche