Sei sulla pagina 1di 3

O que uma citao?

CITAES
TCC1 1 semestre/2010 7 perodo Prof Ktia Aguiar

Para usar informaes retiradas de outras fontes, voc precisa seguir orientaes especficas para esse fim. Citaes so transcries textuais de parte de uma obra ou a meno direta ou indireta de texto.

Tipos de citaes

CITAO CURTA Transcrio de trecho curto, com at trs linhas. Aparece inserida no prprio texto, entre aspas, seguindo a mesma formatao do restante do trabalho.

Citao direta
aquela que se faz diretamente, atravs da transcrio de trecho(s) de textos de outros autores. Divide-se em citao curta e citao longa.

EXEMPLO 1 citao curta


nesse mbito que a comunicao empresarial se insere: no compartilhamento de sentidos, de valores, de idias e de objetivos. Para Marchiori (2006, p.24), a comunicao pressupe a troca efetiva de informaes no sentido de compartilhar conhecimento.

EXEMPLO 2 citao curta


Os conflitos eram resolvidos pela fora bruta, pela represso, pela interveno militar. Somente mais tarde que a comunicao empresarial comeou a tomar ares de uma atividade onde havia um processo de integrao de relacionamento entre os diversos pblicos envolvidos (RODRIGUES, 2005, p.53).

IMPORTANTE!!!!
Note-se que no exemplo 1 o sobrenome do autor faz parte do texto e, portanto, escrito em letras minsculas. Entre parnteses aparecem a data de publicao e o nmero da pgina. J no exemplo 2 a citao aparece deslocada e o nome do autor aparece todo em letras maisculas. Entre parnteses aparecem o sobrenome do autor, a data de publicao e o nmero da pgina, separados por vrgula. Em geral, usa-se apenas o sobrenome do autor nas citaes

CITAO LONGA Transcrio de trecho mais longo, com mais de trs linhas. Aparece com formatao especial:
Recuo de 4 cm em relao margem esquerda; Fonte menor que a do texto; Espaamento menor que o do texto; Sem aspas.

EXEMPLO citao longa


Esses pequenos empreendimentos so apontados como
multiplicadoras de empregos e alternativa eficaz para os momentos de crise. So responsveis por 48% do total da produo nacional, 42% dos salrios pagos, 68% da oferta de mo-de-obra e cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo fontes do Servio Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas (BORGES, 2002, p. 15).

IMPORTANTE!!!!
Note-se que no exemplo a frase da citao continua a frase acima. Como no h ponto na frase acima, a citao comea com letra minscula. Caso haja ponto final, a citao comea com letra maiscula normalmente. Os dados de referncia da citao longa so exatamente os mesmos da citao curta, devendo aparecer SEMPRE ao final da citao, entre parnteses.

4 cm

Assim, no exagero dizer que as micro e pequenas empresas so, na realidade, um dos principais pilares da econmica brasileira.

IMPORTANTE!!! Em TODA citao direta essencial que sejam apontados os seguintes dados:
Nome do(a)(s) autor(a)(es) Data de publicao do texto citado Nmero da pgina em que o trecho se encontra SEPARADOS POR VRGULA

Tipos de citaes Citao indireta


aquela que se faz indiretamente, atravs da meno s idias de determinado autor, mas sem transcrever trechos de sua obra.

EXEMPLO 1 citao indireta


Durante um longo perodo, os empreendimentos de pequeno porte foram relegados a uma posio marginal na dinmica da economia mundial. As discusses sobre o desenvolvimento econmico e social, via de regra, levavam em conta apenas as empresas de grande porte, as grandes indstrias, as multinacionais em especial (BORGES, 2002).

EXEMPLO 2 citao indireta


Mas, para Roger Cahen (1990), at mesmo a idia de que a comunicao se processa em uma via de mo-dupla simplista. Para ele, a comunicao, seja ela em ambiente empresarial ou no, sempre complexa. Para dar conta dessa complexidade, ele usa a metfora da teia de aranha.

IMPORTANTE!!!!

IMPORTANTSSIMO!!!!

Em citaes indiretas no aparece o nmero de pgina, apenas sobrenome do autor e data de publicao (separados por vrgula)

Transcries de trechos de textos de outros autores sem a devida formatao e sem as indicaes de referncia configuram PLGIO.

PLGIO CRIME!!!!!

Potrebbero piacerti anche