Sei sulla pagina 1di 6

AS RELAES INTERPESSOAIS NA ESCOLA E A CONSTRUO DA AUTONOMIA MORAL.

O RENASCIMENTO DE JOSELA
Silvia Adoue

Trabalho referente a

de ao

concluso I O

Mdulo

desenvolvimento cognitivo e proposta construtivista ministrado pela Profa. Dra. Snia Maria Losito.

Analy Cristina Negro Rocha - RA 20181-0 Maria Jos Canova - RA 20205-5

Abril/2007

Objetivo: refletir sobre os fundamentos da epistemologia piagetiana que explicam o desenvolvimento infantil, relacionando-os com o estudo do artigo Prtica docente de cada dia: O renascimento de Josela - Slvia Adoue.

Na tentativa de alcanar o objetivo proposto para este trabalho, citaremos trechos do artigo estudado confrontando-os com a teoria piagetiana que aborda o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem, conseguindo perceber a relao entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social. Slvia Adoue - professora - assumiu atividades em uma escola pblica de Buenos Aires e se props a lidar com a dimenso afetiva da aprendizagem. Ao conhecer Josela, aluno que tinha o estigma do no poder..., no passar da operao concreta, aluno limtrofe, assim caracterizado em suas fichas, permitiu-se desenvolver um trabalho pedaggico que o preparasse para a vida. Visto que ele era uma criana que no freqentava o ambiente escolar, sua famlia no valorizava o dilogo e, portanto, no participava ativamente de um convvio social, a atitude da professora de ir sua casa e, posteriormente, lev-lo escola, nos remeteu a pensar na afetividade que deve ser estabelecida para a evoluo de um estado de no diferenciao entre o eu e o mundo para um processo diferenciado, no qual so comuns as trocas entre o eu e as pessoas e o eu e as coisas. No primeiro dia escolar, Josela participou de um jogo de futebol em que foi reconhecido pelos colegas devido a sua boa atuao como goleiro, elevando sua auto-estima. Tambm participou de atividades diversas: aprendeu a andar de bicicleta, fez caminhada e pescou. Essas vivncias nos reportam aos estudos de que o sorriso infantil, reforado pelo sorriso do parceiro, torna-se instrumento de troca ou contgio e, logo, de diferenciao das pessoas e coisas. Leonardo, colega de Josela, tinha habilidade para contar histrias que prendiam a ateno de todos devido vivncia com sua famlia na lida com as cabras. Essa situao nos permite dizer que a criana que recebe uma grande quantidade de informaes das pessoas que a cercam, integra-se cultura na qual vive e recebe, assim, a experincia acumulada de toda a sociedade. Outro ponto relevante do artigo lido foi o momento em que a professora chamou Josela ao quadro-negro para resolver uma multiplicao simples. Mesmo contrariando todas as indicaes, estando diante da resistncia apresentada pelos colegas de Josela e ciente de suas dificuldades, ela 3

manteve sua deciso, pois sentia-se segura para tal. O importante era que ele elaborasse uma forma de vencer alguns obstculos, e no todos de uma nica vez. Sendo assim, permitiu que ele recebesse a ajuda de seus colegas (sem que os mesmos percebessem isso), pois tinha mesmo que se apoiar nos outros e se preocupar em entender o linguajar que os colegas dominavam. Esse mecanismo permitiu a passagem de uma etapa para outra, ou seja, de uma estrutura mais simples para uma estrutura mais complexa, permitindo que o organismo reagisse s alteraes, s modificaes do equilbrio e conseguisse compens-las voltando a uma situao de equilbrio que j no seria igual anterior, mas representaria um passo adiante porque teria dado lugar formao de novos esquemas. O passeio pela capital, proporcionado pela escola e com a participao da me de Josela, propiciou vivncias fsicas e culturais nos ambientes visitados, fatores que contriburam para a aprendizagem. Os alunos foram formando seus prprios conhecimentos por diferentes meios: por sua participao em experincias diversas; por explorao sistemtica do meio fsico e social; ao escutarem atentamente um relato ou uma exposio feita por algum sobre um determinado tema; ao observarem os demais e os objetos com certa curiosidade e ao aprenderem contedos propostos por sua professora. Esses conhecimentos esto armazenados na mente, organizados em unidades chamadas de esquemas de conhecimento e que mantm conexes entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados. Josela apresentou muitos avanos nos clculos matemticos:

inicialmente contando nos dedos e pronunciando em voz baixa os nmeros e, depois, internalizando a noo de dezena. Aproveitando uma outra viagem, a professora delegou funes aos alunos. Josela era o responsvel pelo dinheiro e cumpriu corretamente sua funo. Mostrou, mais uma vez, que era capaz de aprender no momento em que adiantou-se conta do guarda, somando o total de cabea e calculando o troco. A aprendizagem, nesse momento, tornou-se ainda mais significativa para ele. 4

Pelo o que acabamos de dizer, fcil perceber que um dos objetivos fundamentais da educao escolar a modificao dos esquemas de conhecimentos dos alunos. Toda modificao obriga a reorganizar os esquemas prvios, mesmo que de modo parcial, fazendo com que sejam cada vez mais organizados e previsveis, mais capazes de atribuir significados realidade. A mudana de esquemas pode ser caracterizada como um processo de equilbrio inicial, desequilbrio e reequilbrio posterior. Com sua interveno, o professor deve provocar desequilbrios no equilbrio inicial dos esquemas de conhecimentos dos alunos e, naturalmente, desempenhar um papel muito importante no reequilbrio posterior, como nos mostrou a professora de Josela. Um desequilbrio pode ser considerado timo para a mudana dos esquemas de conhecimento de um indivduo se aquilo que constitui um conflito para suas idias no est distante demais daquilo que conhece, de modo que no possa ser relacionado de forma alguma com elas e no tenha nenhum significado, ou perto demais para suas colocaes iniciais e no representa nenhum desafio. Se a relao humana a base essencial para o desenvolvimento da inteligncia, cabe escola o papel de permitir que os alunos aprendam os conceitos de maneira significativa, contanto com professores que consideram os alunos como centro de suas intervenes.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
BECKER, Fernando (2002). Construtivismo e Pedagogia. In: BECKER, F. Educao e construo do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. DE LA TAILLE, Yves (2002) Cognio, Afeto e Moralidade. (p. 135 a 158). In: KOHL DE OLIVEIRA e outras (orgs.) Psicologia, Educao e as Temticas da vida contempornea. So Paulo: Moderna. ____________________(1992) O Lugar da Interao Social na concepo de Jean Piaget. In DE LA TAILLE. Piaget, Vygotsky e Wallon, teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus. DELVAL, Juan. (1998) A herana da inteligncia e os fatores do desenvolvimento In: DELVAL, Juan. Crescer e pensar: a construo do conhecimento na escola. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. PIAGET, Jean. (1990) A Psicognese dos Conhecimentos. In PIAGET, J. A Epistemologia Gentica. So Paulo: Livraria Martins Fontes Editora. RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zlia. Os estgios do desenvolvimento da inteligncia. Revista Viver Mente & Crebro. Especial PIAGET. www.vivermentecerebro.com.br. BECKER, Fernando. (2002). Ensino e construo do conhecimento: o processo de abstrao reflexionante. (p. 45 a 67). In: BECKER, F. Educao e construo do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. CANTELLI, Valria C. B. (2000). A psicologia gentica (p. 6 a 28). In: CANTELLI, V. C. B. Um estudo psicogentico sobre as representaes de escola em crianas e adolescentes. Dissertao de Mestrado. Campinas, SP: FE/Unicamp. LOSITO, Sonia Maria.(2004) A equilibrao: breves consideraes. Texto no publicado. ___________________(2002) Interao Social, Conflito Cognitivo e Criatividade Cognitiva. (reproduo parcial do Captulo 4 d e g) Criatividade Cognitiva, Interao Social e Aprendizagem. Tese de Doutorado. Campinas, SP. FE UNICAMP (2001). MACEDO, Lino. (1994) Desafios construtivistas do professor. (p. 115 a 121). In: MACEDO, Lino. Ensaios Construtivistas. So Paulo: Casa do Psiclogo. MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. (2002) A posio epistemolgica de Jean Piaget. (p. 63 a 69). In: MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto e ASSIS, Mucio Camargo (org.). PROEPRE Fundamentos Tericos. Campinas, SP: Unicamp/FE/LPG. _____________________________________ O desenvolvimento intelectual da criana (p. 44 a 62). In: MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto e ASSIS, Mucio Camargo (org.).PROEPRE: Fundamentos Tericos. Campinas, SP: Unicamp/FE/LPG. PIAGET, Jean. (1998) A educao intelectual. In Para onde vai a educao? Rio de janeiro: Jos Olympio (14. ed.). GOULART, ris Barbosa (1996). Piaget, experincias bsicas para utilizao pelo professor. Petrpolis, RJ: Vozes, 11 edio. DOLLE, Jean-Marie (1999). Essas crianas que no aprendem: diagnsticos e terapias cognitivas. Petrpolis, RJ: Vozes, 4 edio.

Potrebbero piacerti anche