Sei sulla pagina 1di 5

Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e servios

Internet: conceito A Internet um grande sistema de redes gateways e de computadores interligados entre si mundialmente que troca informaes entre eles, utilizando para isso um conjunto de protocolos de comunicao denominados TCP/IP. A Internet possibilita a troca de informao de forma fcil e rpida de qualquer lugar do mundo. Os mtodos utilizados para essas ligaes so muitos, e incluem rdio, linhas telefnicas, linhas digitais, satlite, ISDN, fibra-ptica, entre outros. No centro da Internet existe um backbone de linhas de comunicao de dados entre ns principais ou computadores host, composto por milhares de sistemas de computadores um ou mais desses ns da Internet ou sistemas de computadores podem parar de funcionar sem que isso impea a Internet de funcionar como um todo, porque ela no controlada por nenhum computador ou rede individual. Tecnologia e ServiosOs servios que a internet disponibiliza so inmeros e vo desde a World Wide Web (WWW) ao Email ou correio electrnico, passando pelo FTP - File Transfer Protocol, IRC - Internet Relay Chat, Newsgroups ou grupos de discusso, Gopher, telnet e ICQ. Muitas novidades sobre as novas tecnologias que surgiram durante muito tempo tornou a internet um dos meios de comunicao que mais cresce no mundo. A cada dia novos computadores esto se aperfeioando para atender um pblico ainda maior com tecnologias muito mais avanas em toda parte do mundo. NavegadoresUm navegador (chamado de browser) um programa que permite seus usurios a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor Web. Lista dos principais navegadores da internet: Chrome Firefox Opera Safari Internet Explorer Este um resumo do assunto que vai cair no concurso dos correios 2011 relacionado informtica para concurso. Assuntos sobre conceitos, navegadores, tecnologias e servios da internet so muito abrangente e importante uma pesquisa profunda para o estudo nesta rea, pois a cada dia muitas novidades e mudanas so feitas para aprimorar este meio que est crescendo todos os dias.

Navegador WEB
Um navegador, tambm conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, um programa de computador que habilita seus usurios a interagirem com documentos virtuais da Internet, tambm conhecidos como pginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem linguagens como o CSS e que esto hospedadas num servidor Web.

Protocolos e padres

Os Navegadores Web, ou Web Browsers comunicam-se geralmente com servidores Web (podendo hoje em dia se comunicar com vrios tipos de servidor), usando principalmente o protocolo de transferncia de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros (portugus europeu) ou arquivos (portugus brasileiro), e processar respostas vindas do servidor. Estes ficheiros (portugus europeu) ou arquivos (portugus brasileiro), so por sua vez identificados por um URL. O navegador, tem a capacidade de ler vrios tipos de arquivos (portugus brasileiro) ou ficheiros (portugus europeu) , sendo nativo o processamento dos mais comuns (HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc.), e os restantes possveis atravs de plugins (Flash, Java, etc.). Os navegadores tem a capacidade de trabalhar tambm com vrios outros protocolos de transferncia, A finalidade principal do navegador fazer-se o pedido de um determinado contedo da Web, e providenciar a exibio do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro no possvel atravs do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto (Markup Language e/ou texto simples) e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o contedo. Os navegadores mais primitivos suportavam somente uma verso mais simples de HTML. O desenvolvimento rpido dos navegadores proprietrios, porm, (veja As Guerras dos Navegadores) levou criao de dialetos no-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade na Web. Navegadores mais modernos (tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari e o Chrome do Google) suportam verses padronizadas das linguagens HTML e XHTML (comeando com o HTML 4.01), e mostram pginas de uma maneira uniforme atravs das plataformas em que rodam. Alguns dos navegadores mais populares incluem componentes adicionais para suportar Usenet e correspondncia de e-mail atravs dos protocolos NNTP e SMTP, IMAP e POP3 respectivamente Web browser (em ingls), browser ou navegador de internet (jargo nascido dos prprios usurios - navegar) um programa que permite a seus usurios a interagirem com documentos eletrnicos de hipertexto, como as pginas HTML e que esto armazenados em algum endereo eletrnico da internet (URL ou URI).

Lista de navegadores

WorldWideWeb - por Tim Berners-Lee em 1990 para NeXTSTEP. Viola, por Pei Wei, para Unix em 1992. Midas - por Tony Johnson em 1992 para Unix. Samba - por Robert Cailliau para Macintosh. Mosaic - por Marc Andreessen e Eric Bina em 1993 para Unix. Aleks Totic desenvolveu uma verso para Macintosh alguns meses depois. Arena - por Dave Raggett em 1993. Lynx - o Lynx sugiu na Universidade de Kansas como um navegador hypertexto independente da Web. O estudante Lou Montulli adicionou a o recurso de acesso via TCP-IP na verso 2.0 lanada em maro de 1993.

Cello - por Tom Bruce em 1993 para PC. Opera - por pesquisadores da empresa de telecomunicaes norueguesa Telenor em 1994. No ano seguinte, dois pesquisadores, Jon Stephenson von Tetzchner e Geir Ivarsy, deixaram a empresa e fundaram a Opera Software. Netscape - pela Netscape em outubro de 1994. Internet Explorer - pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. Safari - pela Apple Inc. em 23 de Junho de 2003. Mozilla Firefox - pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores em 9 de Novembro de 2004. SeaMonkey - pelo Mozilla Foundation - Baseado no Gecko (Mozilla) - Site: http://www.seamonkey-project.org/releases/seamonkey2.0.5/. Flock - pela Flock Inc. baseado no Firefox em 22 de Junho de 2006. Google Chrome - pela Google em Setembro de 2008. Konqueror - pelo Time de Desenvolvedores do KDE. Dooble - por... - Um navegador Open Source para Linux/Unix, MAC OS e Windows - Site: http://dooble.sourceforge.net/. Midori - por Christian Dywan - Um navegador leve baseado no WebKitGTK+ e o navegador official do XFCE - Site: http://www.twotoasts.de/.

A Web e caractersticas dos navegadores


Diferentes navegadores podem ser distinguidos entre si pelas caractersticas que apresentam. Navegadores modernos e pginas Web criadas mais recentemente tendem a utilizar muitas tcnicas que no existiam nos primrdios da Web. Como notado anteriormente, as disputas entre os navegadores causaram uma rpida e catica expanso dos prprios navegadores e padres da World Wide Web. A lista a seguir apresenta alguns desses elementos e caractersticas:

ActiveX Bloqueio de anncios Preenchimento automtico de URLs e dados de formulrio Bookmarks (marcaes, favoritos) para manter uma lista de locais freqentemente acessados Suporte a CSS Suporte a cookies, que permitem que uma pgina ou conjunto de pgina rastreie usurios Cache de contedo Web Certificados digitais Gerenciamento de downloads DHTML e XML Imagens embutidas usando formatos grficos como GIF, PNG, JPEG e SVG Flash Favicons Fontes, (tamanho, cor e propriedades) Histrico de visitas HTTPS Integrao com outras aplicaes Navegao offline Applets Java JavaScript para contedo dinmico

Plugins Tabbed browsing Modo Annimo de Navegao Verificador de Spyware

Segurana
Hoje em dia, a maioria dos browsers suportam protocolo de transferncia de hipertexto seguro (Secure HTTP) e oferecem uma forma rapida e fcil para deletar cache da web, cookies e histrico. Com o crescimento e as inovaes das tcnicas de invases e infeces que existem na Internet, torna-se cada vez mais necessria segurana nos navegadores. Atualmente eles so "obrigados" a possuir protees contra scripts maliciosos, entre outros contedos maliciosos que possam existir em pginas web acessadas. A segurana dos navegadores gera disputa entre eles em busca de mais segurana. Sua proteo tem que ser sempre atualizada, pois com o passar do tempo, surgem cada vez mais novas tcnicas para burlar os sistemas de segurana dos navegadores.

O futuro dos navegadores


Em 2008, a W3C anunciou a especificao do HTML5, que entre outras, muda a forma de "execuo e funcionamento" dos navegadores, fazendo com que os mesmos no mais executem as linhas de comandos em HTML, buscando os recursos agregados (arquivos contendo dados e informaes, ou mesmo, configuraes adicionais de funcionamento), atrelando programas adicionais sua execuo (como plugin), e como ocorre atualmente, limitando o acesso a alguns contedos da Web, que ficam "amarrados" a programas de terceiros (outras empresas). Assim sendo, a especificao HTML5 propicia uma liberdade incondicional do navegador, transformando-o de mero "exibidor e agregador" em um "programa on-line", que contm as especificaes (comandos) de forma nica, no sendo necessrio o complemento de outros recursos e ferramentas. Excetuando-se o IE8, todos os demais navegadores j contm o algoritmo que os torna "compatveis" com a especificao HTML5.

Navegadores mais usados

Usage share of web browsers according to StatCounter. H tempos o Internet Explorer o lder no mercado dos browsers, embora em queda acentuada. De acordo com a StatCounter, o navegador da Microsoft possui uma participao no mercado de 38.9% contra 25,0% do seu maior rival, o Firefox da Mozilla [1]. Segundo dados de agsto de 2011, logo atrs esto os outros navegadores, como Google Chrome, Apple Safari e Opera. O mais impressionante a ascenso do Chrome, o browser da Google. Atualmente, o browser detm mais de 20.9% do mercado, o que o faz ocupar o 3 lugar na disputa. A possvel razo para esse fato so os investimentos macios da empresa na promoo do prprio browser. Esse browser oferece suporte a extenses, assim como o Opera e o Mozilla Firefox, o que pode comprometer ainda mais a colocao do primeiro.

Potrebbero piacerti anche