Sei sulla pagina 1di 6

1 Notas: 1 Antes de responder a questo, leia o texto abaixo: muito comum as pessoas gastarem quase todo o salrio para

a pagar as contas no final do ms. Com o pouco dinheiro que sobra muito difcil ter um plano de investimentos. Mas, com simples ajustes no oramento domstico, possvel fazer seu dinheiro render mais. O casal carioca Luciano, de 28 anos, e Fernanda, de 29 anos, um tpico exemplo de brasileiros que tm descontrole financeiro e no conseguem poupar. Com formao tcnica em Propaganda e Marketing, Luciano gerente de contas de uma empresa de telefonia. Alm do salrio lquido de 2.300 reais, ele recebe uma ajuda de custo de 1.400 reais para alimentao e combustvel, que compem a sua renda mensal, pois trabalhando ele gasta, efetivamente, apenas metade da ajuda de custo. Fernanda trabalha como prottica e tem uma renda lquida de 830 reais. No ltimo ms, eles gastaram 4.850 reais dos 4.530 reais que receberam de salrio. Quando sabem que no vo conseguir arcar com todos os gastos, invariavelmente, Luciano e Fernanda atrasam alguma conta. Fonte: Adaptado da matria "Ajuste suas Contas", Voc S/A, edio 132. A partir do texto e das recomendaes feitas durante a aula, correto afirmar que: Escolher uma resposta. a. No momento o casal possui independncia financeira e pode fazer uma aplicao do valor excedente em seu oramento. b. O casal j conquistou a independncia financeira, pois o dficit no to relevante e posso ser equilibrado com emprstimos a juros mais baixos. c. A situao apresentada pelo texto mostra um desequilbrio no oramento do casal, pois h um dficit. d. O texto ilustra uma situao de equilbrio oramentrio na qual o casal tem controle de seus gastos. e. O casal obteve supervit em suas contas, demonstrando boa capacidade de administrao das finanas familiares. Resposta correta: A situao apresentada pelo texto mostra um desequilbrio no oramento do casal, pois h um dficit. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns, voc acertou a resposta! Essa a nica afirmativa correta. Independncia financeira significa ter um patrimnio pessoal que gere renda suficiente para que a pessoa possa sobreviver pelo resto da vida sem precisar mais trabalhar, o que no se aplica ao caso do casal. O texto tambm mostra que o casal no tem controle sobre seus gastos, pois estes ultrapassam o valor da renda familiar. Finalmente, quando isso acontece o resultado chamado de dficit, e no de supervit. Correto

Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 Leia o texto abaixo: Em nossas pesquisas sobre ncoras de carreira realizadas com alunos de cursos de graduao e ps-graduao, a maioria tem apontado como ncora principal aquela denominada por Edgar Schein (1993) como estilo de vida, que diz respeito ao equilbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. O que no deixa de ser surpreendente, considerando que a perspectiva de se ter que trabalhar bastante, no atual contexto empresarial, caracterizado pela reduo dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho. (...) para alcanarmos o equilbrio entre a vida pessoal e o trabalho, temos que ser, antes de tudo, muito competentes em termos de comportamentos e aes determinadas e concretas voltadas para transformar essa meta em realidade. bom salientar ainda que tal equilbrio necessita ser dinmico, o que comporta alguns momentos em que se dedicar mais tempo ao trabalho e outros mais tempo vida pessoal (famlia, sade, lazer, cultura etc.). Adaptado de Kilimnik, Z. M. e Castro, J. H. M. Sobre Carreira e Competncia e o Necessrio Equilbrio entre o Trabalho e a Vida Pessoal, 2010. O texto se relaciona diretamente com as discusses propostas pelo captulo. Em qual das afirmativas essa relao aparece? Escolher uma resposta. a. As geraes mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascenso social do que com a qualidade de vida. b. A reduo dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens. c. A importncia de considerar todas as esferas da vida, alm do trabalho, na elaborao do projeto de vida. d. As carreiras atualmente so voltadas para as empresas, pois so definidas e gerenciadas por elas. e. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administrao do prprio tempo. Resposta correta: A importncia de considerar todas as esferas da vida, alm do trabalho, na elaborao do projeto de vida. Comentrio sobre a resposta correta: Muito bem! Acertou, escolheu a resposta correta. Porque no verdadeiro afirmar que, atualmente, as carreiras so voltadas s empresas, essa a definio da carreira formal, e a questo no foi abordada no texto. A administrao do t empo uma ferramenta importante para o equilbrio entre a vida profissional e pessoal, porm no foi discutida no captulo. A diferena de expectativas entre as geraes foi tratada pelo captulo, mas no torna a afirmativa correta. Alm disso, essa questo no foi abordada no texto. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3 Notas: 1 Leia o texto a seguir: Os homens constroem a sua prpria histria. Fazem-na de duas formas, pelo menos: a primeira ocorre na medida em que ele transforma a natureza para o mundo dos homens; a segunda forma que essa transformao, que se d pelo trabalho, no atividade individual ou de um s indivduo, mas social e coletiva. Uma mesa um ente de natureza transformada. A natureza, por si mesma, no a construiria. O processo de construo das coisas algo social. expresso do ser humano; expresso de uma nova esfera ontolgica. A afirmativa que corresponde ideia central do texto est em: Escolher uma resposta. a. O trabalho humano impacta de forma negativa na natureza, consumindo os recursos naturais e promovendo destruio. b. O homem que trabalha desenvolve uma ao pessoal que impacta na sociedade como um todo. c. O resultado do trabalho humano recorre de uma ao coletiva que provoca transformao na natureza. d. A transformao da natureza pelo homem se d pelo trabalho, onde cada indivduo busca construir sua prpria histria. e. O trabalho uma das dimenses da vida das pessoas que, apesar de ter uma grande importncia, no a nica. Resposta correta: O resultado do trabalho humano recorre de uma ao coletiva que provoca transformao na natureza. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A sua resposta est correta, esta a nica afirmativa que corresponde ideia central do texto, praticamente uma forma diferente de dizer a mesma coisa. O trabalho humano pode provocar consequncias negativas ao meio ambiente, se no houver uma preocupao de quem produz com a sustentabilidade. Por outro lado, o trabalho humano traz benefcios e promove a evoluo da sociedade. correto tambm afirmar que o trabalho importante, mas que h outras esferas na vida das pessoas, porm essa ideia no est sendo discutida pelo texto. Ainda segundo o texto, o trabalho uma ao social e coletiva. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 No que diz respeito viso de mundo correto afirmar que: I) Pessoas que vivem na mesma regio tm vises de mundo idnticas, pois a cultura regional influencia a todos.

II) A viso de mundo de cada pessoa pode ser afetada pelo tipo de educao que recebe e os valores familiares. III) Existem vises de mundo diferentes, sendo que a viso de mundo linear considerada como mais atual. IV) A viso de mundo particular (de cada um) e possibilita interpretar e dar significado a realidade que nos cerca. Esto corretas apenas as afirmaes expressas em: Escolher uma resposta. a. I e III. b. II e IV. c. I e II. d. II e III e. III e IV. Resposta Correta: II e IV esto corretas. Comentrio Resposta Correta: Parabns! Voc escolheu a alternativa certa, pois correto afirmar que a viso de mundo afetada por diversos fatores dentre eles a formao (familiar e social) e o contexto em que se vive (II). Da mesma forma correto entender que cada pessoa tem a sua prpria viso de mundo, pois esta derivada de valores pessoais (IV). A afirmativa I est incorreta, porque a cultura de uma regio pode influenciar as pessoas de maneira semelhante, mas no a ponto de fazer com que tenham vises de mundo idnticas. A afirmativa III tambm est incorreta, pois a chamada viso de mundo linear se refere a uma linha de pensamento menos atual, mais conservadora. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 Leia as chargesabaixo:

Disponvel em: www.mcartuns.clic3.net, acesso,12/03/11

Disponvel em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11 Qualdos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem dascharges: Escolher uma resposta. a. A globalizao um fenmeno mundial que promoveu a integrao dos povos em termos econmicos e culturais. b. O fenmeno da globalizao trouxe vantagens para a humanidade no que se refere melhoria da qualidade de vida. c. Os benefcios gerados pela globalizao so acessveis apenas para uma parcela da populao mundial. d. A globalizao gerou consequncias positivas e negativas para os povos ao redor do mundo. e. A globalizao tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os pases menos desenvolvidos se aproximem dos mais avanados, mesmo que de forma desigual. Comentrio Resposta Errada: No foi desta vez! Volte ao captulo 2 e faa uma nova leitura sobre Mercado de Trabalho: evoluo e contexto e procure interpretar o texto. Errado Notas relativas a este envio: 0/1. Question 6 Notas: 1 De acordo com as consideraes do captulo 1, mais especificamente relatadas no item Tendncias, possvel afirmar que: I) O aumento populacional mundial uma decorrncia do aumento da qualidade de vida. II) A questo da matriz energtica uma das preocupaes recorrentes em termos da sustentabilidade mundial. III) O crescimento dos pases em desenvolvimento, chamados de BRIC depende unicamente do desenvolvimento de novas tecnologias. IV) O desenvolvimento da espiritualidade passa necessariamente pela opo por determinada religio. Esto corretas as afirmativas que constam em: Escolher uma resposta. a. I e III.

b. II e V. c. I e II. d. II e IV. e. II e III. Comentrio Resposta Errada: A sua escolha no foi acertada! Leia novamente o captulo 1, especialmente o item que discorre sobre as tendncias. Errado Notas relativas a este envio: 0/1.

Potrebbero piacerti anche