Sei sulla pagina 1di 14

Guarulhos 2012

MONTAO, Carlos. Terceiro setor e questo social: crtica ao padro emergente de interveno social. 6. edio . So Paulo; Cortez, 2010.

Montano conta que nossa preocupao esteve centrada em demonstrar o grau de funcionalidade ideolgica da abordagem do terceiro setor com o processo de transformao poltica, econmica e cultural do capital, nos pases como perifricos como o Brasil. (...) estudo da crise do capital e do projeto neoliberal de enfrentamentos, (...) o fenmeno real contido /escondido neste conceito

ideologizado, tratando finalmente da instrumentalidade e funcionalidade desta abordagem com o processo de transformao capitalista, particularmente no que ser refere a uma nova modalidade de trato questo social.
(...) da necessidade de articulao das lutas sociais gerais, porm com centralidade nas contradies das classes sociais, e que perpassam todas as arenas das lutas: Estado, mercado, indstria, sociedade civil. (Montao, 2010 pg 259).

Sobre a cotidianidade da sociedade civil: uma dimenso possvel, porm parcial das lutas sociais onde Montao cita Lukcs e Netto a vida cotidiana insuprimvel. Segundo o autor na vida cotidiana das pessoas desenvolvem se atividade de produo e reproduo cultural, de reproduo familiar, de interao e comunicao, de subsistncia (...), contudo uma forma sempre presente do ser social.
a estrutura da vida cotidiana distinta quando ao seu mbito, aos seus ritmos e regularidades e aos comportamentos diferenciados dos sujeitos coletivos. (Netto 1989 apud Montao 2010 p. 261) .

Montao explica que a constncia da vida cotidiana no ser social e a relao cotidiano/histria, acabam sendo considerada para muitos autores do terceiro setor instncia exclusiva de liberdade, desalienao, emancipao, agir, comunicao, aprendizagem participativa, desenvolvimento da democracia, atividade vital, autonomia e liberdade do sistema do Estado e do mercado. O cotidiano uma

permanente arena de disputas, de lutas individuais e sociais, pontuais e gerais, setoriais ou classistas, emergenciais e imediatas ou estruturais e mediatizadas. Para Montao errado identificar brevemente o cotidiano, sendo

simplesmente um espao de dominao e alienao, como tambm concebe lo absolutamente como esfera imaculada da emancipao.
a vida cotidiana no se mostra, ento, como espao por excelncia da vida alienada, mas ao contrrio, como um campo de disputa entre a alienao e a desalienao (Antunes 1999 apud Montao 2010 p. 262).

Montao pondera juntamente com diversos autores do terceiro setor a necessidade da sociedade civil incluindo o cotidiano, as pessoas, os movimentos sociais, as ONGs as associaes, os grupos de interesses ou categorias, a participao ativa no processo de lutas sociais, a fim de pensar numa a sociedade civil que esta sucessivamente desconexa, indiferente e desinteressada, deixando este espao para o controle da supremacia dos setores sociais que exercem a direo dominante na sociedade como um todo.
Um sistema social sem a ativa participao dos setores progressista, populares, trabalhistas, subalternos, explorados, remete a uma ordem congelada e inteiramente dominada pelas elites sociais. As lutas dos movimentos sociais, das organizaes comunitrias, das associaes e grupos pr-defesa de direitos sociais, os sindicatos, com o claro e ntido apoio de organizao articuladoras (...), resultam indispensveis se pensarmos, no curto prazo, no enfrentamento ao processo neoliberal de reestruturao social (...), e no mdio prazo, na transformao da ordem. (Montao 2010 p. 263).

Montao deixa claro que enfrentar criticamente o debate sobre o conceito terceiro setor e os desdobramentos ideolgicos, defender a manuteno e ampliao da atividade estatal nas respostas as sequelas da questo social constitui direitos universais, sem implicar a menor expectativa de uma sociedade que despreze as lutas civis deixando ser levadas apenas pelo Estado projetando no campo estatal um espao aceitvel ,nico e exclusivo de lutas sociais.
(...) as lutas desenvolvidas na sociedade civil, e particularmente na sua cotidianidade, so absolutamente necessrias nem processo de efetiva transformao social, a caminho da emancipao humana. (Montao 2010 p. 264).

Portanto, conclui Montao so absolutamente necessrias e imprescindveis, porm atualmente so nitidamente insuficientes, em curto prazo, no enfrentar do processo neoliberal de reestruturao sistmica, em longo prazo, encaminhar a humanidade para a emancipao da vida alienada. Conforme na analise lukacsiana a vida cotidiana exibe as seguintes decises bsicas: heterogeneidade-natureza e interesses diversificados; imediaticidade-decises rpidas e objetivas as deficincias individuais; superficialmente extensivas- respostas ao conjunto individual, sem ponderar as afinidades que as unem. Particularmente, na vida cotidiana no h o interesse de conhecer o acontecimento, mas somente responder prontamente as deficincias,.
No tendo visibilidade da fonte do poder opressivo, para ele, sua existncia lhe parece ser direcionada por uma instancia alheia, incgnita impessoal (Netto, 1987 Apud Montao 2010 p. 265).

Tendo segundo Montao uma esfera de ao cotidiana, constituda ao ser social, caracterizando uma modalidade de comportamento particularmente

desenvolvido no contexto da sociedade civil.


A abordagem sobre o terceiro setor esta fortemente comprometida, para alm do carter ideolgico da sua denominao, por proceder desta forma. Seja como agir comunicativo, seja como livre associativismo, seja como interveno, seja como aes voluntrias, esse debate isola estas aes e esta esfera, da dialtica, contraditria e tensa totalidade social. (Montao 2010 p. 266).

Conclui Montao que nenhum resultado, a no ser a constante reproduo da ordem e do status quo1 sair desta perspectiva. Montao aborda a necessidade da mediao para superao da

imediaticidade e da alienao da cotidianidade. Numa investida crtico-dialtica da vida cotidiana, superadora da viso meramente reflexiva, baseada na experincia e baseada em fatos, tpica de posturas positivistas e neopositivistas.
o tratamento consequente da vida cotidiana requisita o arsenal heurstico elaborado por Marx. E seu ponto de partida - no mais que isto no pode ser outro a crtica (contempornea) da economia poltica do capitalismo (tardio). (Netto1989 apud Montao 2010 p.266).

estado atual

Montao (2010 p.266) menciona Netto (1989) quando menciona importncia da invaso do capital enquanto a organizao capitalista da vida social invade e ocupa todos os espaos da existncia individual (...) ao indivduo sempre resta um campo de manobra ou jogo, onde ele pode exercitar minimamente a sua autonomia e o seu poder de deciso. O autor ilustra que no capitalismo tardio existe a necessidade de direo hegemnica, introduzindo o capital em todas as esferas sociais, e induzindo plenamente o comportamento das pessoas em todas as suas dimenses. Apesar disso na primeira metade do sculo XX ocorre o desenvolvimento das lutas de classes, que segundo Montao provm da ampliao dos direitos sociais, polticos, econmicos dos trabalhadores. Sendo assim com estas conquistas trabalhistas somadas a uma forte crise capitalista (ps - 73) a ascendncia da classe do capital foi confirmada pela troca de melhorias trabalhistas e sociais como determinados limites na explorao do capital, o restabelecimento que visa o neoliberalismo para a grande burguesia. Onde submete os trabalhadores a novas formas de explorao e menores protees e transferindo as questes sociais para o terceiro setor.
Compem se (...) um trip liberal: a) a restruturao produtiva (gerando precariedade das condies de trabalho e aumento do desemprego), b) a (contra-) reforma do Estado (particularmente na desresponsabilizao estatal e do capital nas respostas questo social), c) transformao ideolgica da sociedade civil (como arena de lutas) em terceiro setor (como espao que assume harmonicamente as autorespostas isoladas questo social abandonadas/precarizadas pelo Estado) (Montao 2010 p.267/268).

Formando

um

debate

sobre

terceiro

setor,

suas

funes

instrumentalidade para com o projeto neoliberal, com isso tira o foco da verdadeira viso crtica das ideias do neoliberalismo produzido no cenrio estatal, produtivo, comercial e na sociedade como um todo conforme Montao explica que sendo assim desconjunta as lutas em setores na sociedade civil. Desalienando a conscincia humana do cotidiano, ressaltando que uma difcil tarefa a fim de romper com as ideologias que o espao capitalista produz. Transferindo a resposta da questo social dos corretos espaos de lutas para um domnio alienante e imediatista induzindo as para o espao da vida cotidiana.
Mas as referncias vida cotidiana e suas conexes com o mundo do trabalho e da reproduo social imprescindvel, quando se pretende

algumas das dimenses essenciais do ser social. (Antunes 1996 apud Montao 2010 p. 268).

Montao adverte que este fato resulta na impregnao da cotidianidade, confina a analogia imediata, proveitosa ou combatente, entre a inteligncia e o retorno, admitindo o juzo da vida cotidiana como interesse particular que articula as situaes individuais com a totalidade social.
a cotidianidade, como totalidade concreta, catica, tanto constitui o ponto de partida para desvendar a realidade social (na sua essncia), como a escamoteia, a esconde, na sua aparncia. (Kosik, 1989 apud Montao 2010 p. 269).

O autor cita que segundo Pontes a mediao constitui, assim, uma necessidade imperiosa para superar a imediaticidade alienante.
Quando um problema de um pequeno agrupamento de pessoas (ou at de um nico individuo) (...) passa a ser compreendido como pertencente a tantos outros (...), ento, aquela situao nica, que se afigurava no plano da singularidade como problema individual-familiar, mediatiza-se. Essa mediao se d pelas leis sociais e particulariza pelas determinaes histricas, ganhando, por aproximaes sucessivas, concretude no entrecruzamento dos complexos sociais que compem a realidade . (Pontes 2000 apud Montao 2010 p.269/270).

Nos termos de Netto citado por Montao, a tomada da realidade, da qual a cotidianidade contempornea constitui um dos seus nveis, supe a reconstruo reflexiva da sua ontologia, da totalidade concreta prpria da sociedade burguesa madura. (...) A crtica da vida cotidiana existe, portanto, a crtica contempornea da economia poltica no capitalismo tardio.

Montao articula sobre as luta sociais, esclarecendo que conseguido superar a perspectiva imediatista e reificada que transcorre na generalidade a vida cotidiana, torna se necessrio pensar nas lutas curto prazo, afrontando o projeto neoliberal e buscando a vencendo a ordem capitalista, como nas incoerncias entre capital e o trabalho. Montao faz o questionamento sobre o papel das ONGs ajudando os movimentos sociais ou no em seu lugar? Estas por sua vez assumiram o papel de articuladoras no lado dos movimentos sociais e captadora de recursos para eles. Montao lembra que na ditadura no eram as ONGs que lutaram contra a ditadura militar e sim o movimentos sociais, as ONGs tinham como misso contribuir para a melhor organizao interna como para a articulao entre os movimentos sociais e a

transferncia de recursos captados dos organismos estrangeiros, Montao afirma que as ONGs eram meros coadjuvantes e os movimentos sociais eram os atores principais. Sendo assim, na dcada anterior, as ONGs passaram a ocupar o lugar dos movimentos sociais.
comearam a financiar e a promover uma estratgia paralela de baixo, a promoo de organizaes comunidades de base (...) com uma ideologia antiestatal para intervir nas classes potencialmente conflitivas, para criar um amortecedor social. Tais organizaes dependiam financeiramente das fontes neoliberais e disputavam diretamente com os movimentos sociopolticos pelo engajamento e fidelidade dos lderes locais e das comunidades militantes. (Petras, 1999 apud Montao2010 p. 272).

Sendo assim afirma Montao que os funcionrios da ONGs atualmente passaram a serem considerados militantes, porem nos anos 90 as ONGs separa se dos movimentos sociais e comea a se relacionar com o Estado e at com empresas como parceiros.
A nova poltica dos ps-marxistas essencialmente a poltica dos compradores: eles no produzem nenhum produto nacional; ao contrrio, eles vinculam financiadores estrangeiros e mo-de-obra local; desviando assim o povo, da luta de classe para formas inofensivas e ineficientes de colaborao com os seus opressores (Petras, 1999 apud Montao 2010 p.273).

O autor destaca as duas consequncias deste processo o movimento social com menores adeses e sem recursos, reduzindo se em quantidade e em impacto social abdicando dos espaos de lutas; as ONGs assumem e suas analogias de lutas e de reivindicaes ficaram para traz, agindo como parceria com o Estado, tendo relaes de negociao e desenvolvendo vinculaes governamentais e pondo para segundo plano os movimentos sociais, resultando segundo Montao em mudanas na forma e contedo das lutas sociais, aprazvel com o capital e o Estado.

Montao diferencia a sociedade civil como arena de lutas sociais, estando presentes as organizaes de trabalhadores, de defensores de direitos humanos, da mulher, da criana e do adolescente, do meio ambiente e representante do capitalismo. As lutas sociais so concebidas a partir das contradies entre elas, essas lutas so travadas por sujeitos individuais.

Nesta viso, claramente ideolgica, sataniza se tudo que vem do Estado e sataniza se tudo o que provm da sociedade c ivil (...). (Montao 2010 p. 275)

Montao articula sobre a importncia popular na sociedade civil, sendo pea principal para a democratizao social, porm o que se tem so gestes de controladas de recursos comunitrios, reduzindo a concepo de poltica social e servios sociais e assistenciais (...) sustentando se com o sistema de solidariedade individual.
O Estado descentraliza, repassa recursos (via parceria) ao setor privado, facilita legalmente a atividade das organizaes da sociedade civil de interesse pblico, e estas se mobilizam atuando na gerncia ou gesto (controlada) das respostas s necessidades sociais pontuais e localizadas. (Montao 2010 p. 277)

O autor justifica que as lutas desencadeadas na sociedade civil no devem ser, para desenvolver, substituir ou compensar o que o Estado neoliberal deixa para traz, estas lutas visam a totalidade social , com o desenvolvimento de dentro para fora de projetos societrios ampliados e claros, teve conter a articulao de todas as esferas da sociedade.
a revoluo de nossos dias (...) uma revoluo no e do trabalho. uma revoluo no trabalho na medida em que deve necessariamente abolir o trabalho abstrato, o trabalho assalariado, a condio de sujeitomercadoria, e instaurar uma sociedade fundada na auto-atividade humana, no trabalho concreto que gera coisas socialmente teis, no trabalho social emancipado. Mas tambm uma revoluo do trabalho (...). (Antunes 1995 apud Montao 2010 p. 278/279)

O autor continua sua articulao sobre o debate do terceiro setor que no alheio a esta questo, (...) as lutas em esferas (ou setores) autonomizadas, desarticuladas da totalidade social, personificando o Estado, o mercado e a sociedade civil (...), escamoteando o verdadeiro fenmeno: a desarticulao do padro de resposta s sequelas da questo social desenvolvido a partir de lutas de classes, no Welfare state. Montao finaliza este pensamento dizendo que o conceito e o debate sobre o terceiro setor presta um grande servio ao capital e ofensiva neoliberal, nessa luta pela hegemonia na sociedade civil.

Artigo A mediao como categoria central da interveno.

O texto aborda a histrica natureza interventiva, atuando forosamente como um complexo conhecimento e interveno, ressaltando que o conhecimento no campo e as relaes onde acontece a interveno do assistente social vm sendo academicamente falando a produo de um campo privilegiado. Segundo o autor deste artigo a uma complexidade do campo de interveno profissional, tendo em vista um cenrio contraditrio e denso. Trazendo Netto em pronunciamento expressivo via seu pensamento em Capitalismo monopolista e o Servio Social.
(...) a multiplicidade quase infindvel das refraes da questo social que se estabelecem no mbito da interveno do Servio Social pe problemas nas quais necessariamente, se entrecruzam dimenses que no se deixam equalizar, escapando e desdobrando dos modelos formalabstratos de interveno (...). Verifica se, portanto, que a problemtica que demanda a interveno operativa do assistente social se apresenta, em si mesmo como um conjunto sincrtico; a sua fenomenalidade o sincretismo - deixando na sobra a estrutura profunda daquela que a categoria ontolgica central da prpria realidade social, a totalidade (Netto, 1992 cf.in A mediao como categoria central da interveno. p.170).

No campo de intervenes profissionais sempre aparece representao de profissionais desprovidos de mediaes sendo imediatistas, os preceitos de mediao vo se construindo de acordo com a histria, esperando uma aproximao do objeto de interveno. O autor cita Netto sobre a questo do sincretismo.
O sincretismo parece ser o fio condutor da afirmao e do desenvolvimento do Servio Social como profisso, seu ncleo organizativo e sua forma de atuao. Expressa se em todas as manifestaes da prtica profissional e revela se em todas as intervenes do agente profissional como tal. O sincretismo foi um princpio constitutivo do Servio Social. (Netto, 1992 cf.in A mediao como categoria central da interveno. p.173).

Este sincretismo segundo o autor surge como sinnimo de heterogeneidade, mostrando a diversidade de formas de interveno, de compreenso e de

representaes. Levando em conta que o profissional esta inserido na ordem capitalista palpvel e madura onde o assistente social tem sua atuao voltada para os segmentos excludos das mnimas qualidades de vida atuando junto da vida cotidiana das classes subalternas.
A vida cotidiana a vida do homem inteiro; ou seja, o homem participa na vida cotidiana com todos os aspectos de sua individualidade, de sua personalidade... o fato de que todas as suas capacidades se coloquem em funcionamento determina tambm, naturalmente, que nenhuma delas possa realizar se, nem de longe em toda a sua intensidade . (Heller 1985 cf. in A mediao como categoria central da interveno. p.177/178).

Entendendo a dinmica da cotidianidade mais intimamente possvel perceber mais claramente o modo de viver da populao usuria do Servio Social, tendo o trao marcante do imediatismo obrigando o individuo a manter uma analogia dinmica no nvel apontado pelo raciocnio.
a homogeneizao a mediao necessria para suspender a cotidianidade... este processo de homogeneizao s ocorre quando o individuo concentra toda sua energia e a utiliza numa atividade humana genrica que escolhe consciente e autonomamente. (Netto & Falco 1987 cf.in A mediao como categoria central da interveno. p.179).

Sendo assim h uma necessidade de constituir formas de superar a heterogeneidade, tornado possvel uma mediao pelos processos

homogeneizantes, caracterizando o assistente social com agente que trabalha com e nas mediaes, a fim de poder intervir se faz necessrio aprender o movimento que se inicia da demanda institucional e ascende at a reconstruo da demanda scio profissional.
O Servio Social uma profisso que tem caractersticas singulares. Ela no atua sobre uma nica necessidade humana (tal como o dentista, o mdico, o pedagogo...) nem tampouco se destina a todos os homens de uma sociedade sem distino de rendo ou classe. Sua especificidade est no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excludos dos bens, servios e riquezas dessa sociedade. por isso que os profissionais de Servio Social atuam basicamente na trama das relaes de conquista e apropriao de servios e poder pela populao excluda de dominada. (Netto & Falco 1987 cf.in A mediao como categoria central da interveno. p.182).

O autor finaliza este artigo explicando que a articulao de situaes no contexto das demandas sociais, somente possvel particularizar e mediatizar as situaes problemticas se o agente mediador as observar a olho nu.

FREDERICO, Celso. Razo e desrazo: a lgica das coisas e a ps- modernidade 1994. - conferncia realizada na Universidade Estadual do Cear - Lanamento do
Livro Neoliberalismo e restruturao produtiva ed. Cortez,

Frederico refere se neste artigo sobre as experincias arriscadas do capital e a insegurana imaginvel do final deste sculo, o movimento da economia e sua reflexo nas formas de conscincia e relacionamentos dos indivduos e neste problema que o autor materializa sua crtica cincia e a razo significando instrumentos de dominao. O autor afirma que estamos em pleno individualismo na coincidncia de opinies citando Emlia Viotti da Costa que resumiu e criticou os descaminhos da nova histria.
A subjetividade daquele que viveu o momento histrico a ser estudado soma se subjetividade do historiador, a histria passa a ser vista como uma sucesso de verses que se sobrepem umas s outras, textos sobre textos que se referem uns aos outros numa regresso infinita. Estes textos no so discursos sobre alguma coisa, porque, de fato, se tornaram a prpria coisa. Com isso se esquece, primeiro, que nem tudo na histria meramente discurso, e, segundo, que o prprio discurso constitudo historicamente e que, para avaliar o seu significado, o historiador precisa reconstituir o processo pelo qual o discurso constitudo tanto a partir de prticas discursivas quanto de prticas no discursivas. (Costa 1990 apud Frederico 1994 p.176)

Segundo o autor o historiador fica impedido de realizar um julgamento sobre o que est narrando. Ao afastar a discusso sobre a estrutura social e sobre a direo e o sentido do processo histrico. Relatando sobre este processo histrico Frederico afirma que temos duas consequncias bsicas, a transformao da representao da realidade em uma coisa mal feita e o desaparecimento do sentido histrico, cirando a impresso de que vivemos num eterno presente num tempo sem conflitos. A nova etapa do capitalismo fragmentou a organizao social em diversos nveis: no interior das indstrias, no mercado, nas classes operrias, no sujeito poltico, discurso poltico e a prpria atividade poltica.
A vinculao entre a fragmentao no interior da fbrica e no plano das idias (ps Modernismo) no novidade (...). Com o advento da

manufatura, o antigo arteso deixou de ser um trabalhador polivalente passando a condio de tarefeiro condenado a repetir incessantemente o mesmo movimento. Assim, ele perdeu a viso do conjunto do processo de trabalho, a viso da totalidade. A sociedade capitalista, movida pelo trabalho fragmentado, ir reproduzir em todas as instncias a pulverizao da totalidade iniciada no espao sombrio da fbrica. A arte barroca, com sua viso da histria naturalizada que exaltava as coisas terrenas para, dessa forma, condena-la destruio e decomposio inevitveis, guardaria, assim, uma relao ntima com a fragmentao do trabal ho. (Frederico 1994 p.183)

Atualmente

segundo

Frederico

fragmentao

originada

pela

informatizao e pela globalizao, a uma analogia contra os estes movimentos que jogam para traz a conscincia humana enquanto isso os intelectuais amparam-se nos pedaos destas oscilaes e abdicam da cincia totalizadora da sociedade.
Conscientes dessa necessidade, nossos autores concentram a ateno sobre as repercusses da insero do Brasil no mercado globalizado e, especialmente, sobre as modificaes drsticas que vm atingindo o mundo do trabalho. (Frederico 1994 p.184)

O autor enfatiza preciso lembrar que esse debate tardio no Brasil e sua representao na virada histrica da nossa poltica, afirmado por FHC no seu discurso de despedida do senado onde caracterizou o final da era Vargas, sendo que no resto do mundo o Welfare State golpeado e no Brasil a herana trabalhista de Vargas chegava ao fim.
(...) Tanto faz quem estiver com as rdeas do poder nas mos: o movimento automtico do capital financeiro internacional ir sempre imporse vontade dos governantes. O Movimento das coisas triunfou sobre a ao consciente dos homens: a politica morreu. (Frederico 1994 p.186).

Finalizando Frederico conclui que para as vtimas deste processo deprimente a apenas a critica aos erros do mundo e na realidade nossos autores fizeram das modificaes nas organizaes bem-sucedidas acarretando para a classe trabalhadora o desemprego, a precarizao, a explorao, a fragmentao resultando assim no enfraquecimento momentneo deste setor e refora a necessidade de alianas polticas.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole - 2002 /2 edio - Editora Record, Rio de Janeiro Neste livro Giddens ressalta o mundo de transformaes onde afetam quase todos os aspectos do que fazemos, tanto para o bem como para o mal, a populao globalizada esta sendo arrastada rumo a uma ordem global que e no compreende totalmente, mas j sentimos os seus efeitos.
Globalizao pode no ser uma palavra particularmente atraente ou elegante. Mas absolutamente ningum que queira compreender nossas perspectivas no final do sculo pode ignora-la (Giddens 2002, p.18).

O autor explica que at o final da dcada de 1980 o termo quase no era usado na linguagem cotidiana surgindo do nada e estar em quase tudo, com esta popularidade rpida no tem seu conceito claro, tendo uma tese de que atualmente todos vivem num mundo sem fronteiras sendo questionado por alguns cticos colocam se a esquerda politica. Para os cticos a globalizao uma ideologia dos adeptos do neoliberalismo almejando a queda do sistema de previdncia social e reduzindo as despesas do Estado.
(...) toda a conversa em torno da globalizao no passa disso mera conversa. Sejam quais forem seus benefcios, seus percalos e tribulaes, a economia globalizada no especialmente diferente da que existiu em perodos anteriores. (Giddens 2002, p.18).

Outros admitem uma posio diversa que Giddens classifica de radicais e sustentam a globalizao como realidade que suas consequncias podem ser sentidas em toda a parte
O mercado global, dizem eles, est muito mais desenvolvido do que mesmo nas dcadas de 1960 e 1970 e indiferente a fronteiras nacionais. (Giddens 2002, p.19).

Naes perdendo a maior parte de seu domnio e ningum mais acatam os lderes polticos ou se interessam pelos seus discursos. Giddens explica que a globalizao politica tecnolgica e cultural, tanto quanto econmica que esta comunicao eletrnica e imediata no somente para levar noticia ou informaes.

Sua existncia altera a prpria estrutura de nossas vidas, quer sejamos ricos ou pobres. (Giddens 2002, p.22).

Assim Giddens justifica ser errado pensar que a globalizao afeta unicamente os grandes sistemas (...). A globalizao no diz respeito apenas ao que esta l fora, afastado e muito distante do individuo. um fenmeno que se d aqui dentro, influenciando aspectos ntimos e pessoais de nossas vidas. O debate sobre valores familiares que est se desenvolvendo em vrios pases. (Giddens 2002, p.22). Sendo que para Giddens a globalizao no , portanto um processo singular significando a razo do reaparecimento de identidades culturais nas varias partes do mundo. Criando novas zonas econmicas e culturais dentre e atravs das naes, implicando ao sistema financeiro global mudanas que afetam a natureza do prprio governo que Giddens chama de colonizao inversa que esta se tornando cada vez mais comum.
Colonizao inversa significa que pases no ocidentais influenciam desenvolvimentos no Ocidente. Os exemplos so muitos - como a latinizao de Los Angeles, a emergncia de um setor de alta tecnologia globalmente orientado na ndia, ou a venda de programas de televiso brasileira em Portugal. (Giddens 2002, p.26).

Refletindo com o autor que esclarece que os povos atualmente afrontam riscos e perigos representando uma enorme transformao em sua prpria natureza. A casca permanece, mas por dentro eles mudaram.
medida que ganhamos fora, as mudanas (...) esto criando algo que nuca existiu antes, uma sociedade cosmopolita global. (Giddens 2002, p.28).

Finalizando Giddens materializa que a globalizao est sacudindo nosso modo de vida atual, conduzida por uma vontade humana coletiva, e que a globalizao no um acidente em nossas vidas e sim a mudana de nossas prprias circunstncias de vida, o viver atual.

Potrebbero piacerti anche