Sei sulla pagina 1di 31

Erich Auerbach socilogo

Leopoldo Waizbort

Duas teses
Erich Auerbach (1892-1957) iniciou-se nos estudos literrios com uma tese de doutorado sobre a novela nos incios da Renascena, Zur Technik der Frhrenaissancenovelle in Italien und Frankreich (Sobre a tcnica da novela nos incios da Renascena na Itlia e na Frana), defendida e publicada em 1921. Na Introduo, Auerbach delineia, verdade que em largos traos, um programa crtico-analtico que compreende a obra de arte literria imersa em sua condio histrica e social. Assim a formulao indicativa, embora algo genrica, com que abre o estudo:
Podemos dizer de toda obra de arte que ela determinada essencialmente por trs fatores: pela poca de sua origem, pelo local e pela peculiaridade de seu criador. Isto vale em maior medida para a novela, pois enquanto na tragdia ou na grande epopia um povo que fala, para com isso questionar deus ou o destino [...], na novela o sujeito sempre a sociedade, e com isso o objeto por excelncia aquela forma de mundanalidade que denominamos cultura. [...] seu pressuposto um crculo de seres humanos circunscrito diante de um exterior, que obteve uma determinada posio na vida terrena e tem interesse em conhec-la e considerla criticamente. Assim, a novela est sempre em meio ao tempo e em meio ao lugar; ela um pedao de histria [...] (Auerbach, 1921, p. 1).

Erich Auerbach socilogo

de notar que h, por detrs da aparncia simplificada da equao dos trs fatores, uma reflexo que procura contrabalanar objetividade e subjetividade, exterioridade e dimenso interna na obra. No se trata, com efeito, de atribuir todo o peso da obra subjetividade criadora de um gnio ou personalidade, nem por outro lado de defini-la em um paralelogramo cujas foras seriam meio e momento. Compreender a obra significa ser capaz de captar essa tenso de foras que se configura entre uma subjetividade e a objetividade do mundo na qual ela existe e que em alguma medida tambm a modela. E a isso se acrescenta a especificidade da forma que se busca compreender, a novela. O estudo procura investigar as origens dessa forma um problema que pe em questo outro, presente subterraneamente e nunca nomeado, a saber, a relao de novela e romance , que caracterizada logo de incio em contraste com as formas da tragdia e da epopia. De fato, a prpria definio de novela j realizada por meio de um procedimento de historicizao, pois ela vista como uma forma literria histrica que tem como pressuposto uma situao histrica especfica. Da o passo seguinte, que circunscreve o problema, isto , procura nomear que situao essa:
[...] a forma interna e externa da novela uma criao nova e, para dizer rapidamente, uma criao nova da Renascena. Tornar-se consciente de sua prpria pessoa, ver-se em uma existncia terrena, que exige ser alcanada e dominada: esta a aspirao decisiva da Renascena. Dela origina-se a sociedade cultivada [expresso utilizada por Burckhardt] e, ao mesmo tempo, a novela (Idem, p. 2).

1.Narrativas curtas sempre existiram; uma sociedade com normas vinculantes no existia at o incio do sculo XIV (Auerbach, 1921, p. 2).

Essa forma, a novela, compreendida como um produto histrico, originada de uma situao histrica e social muito particular, que se condensa na sua forma. A novela como forma d notcia de uma forma social especfica; Auerbach toma como pressuposto a anlise de Jacob Burckhardt (um autor cuja importncia para sua obra no pode ser subestimada) em A cultura da Renascena na Itlia, na qual define um tipo prprio de sociabilidade em pequenos grupos, exatamente aquilo que encontrar expresso na novela de Bocaccio (O enquadramento do Decamero deve ser compreendido por meio do conceito de forma social [Idem, pp. 7-8]). Essa situao possibilitou a cristalizao da forma novela, ou seja, a transformao de narrativas curtas, que existiam anteriormente, na forma novela1. Uma vez consolidada na obra de Bocaccio, o problema passa a ser compreender as suas transformaes, que sero atribudas por Auerbach a

62

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

diferentes situaes histricas. O processo de desenvolvimento da novela compreendido como um processo de transformao social a transformao da sociedade e das formas de sociabilidade renascentistas trazem consigo transformaes na novela, por um lado (no que diz respeito ao seu desenvolvimento na Itlia, aps o Decamero), assim como, por outro, depender de especificidades nacionais, como no caso francs. A tese desenvolve um duplo andamento: por um lado, as transformaes da forma novela na Itlia, por outro, o seu desenvolvimento na Frana, sendo que ambos se inter-relacionam, pois importantes realizaes da novela francesa so influenciadas pela novela italiana. Ao final do processo examinado, no sculo XV, a forma novela perde o mpeto de seu apogeu na Itlia, pois seu lastro social se transforma (cf. Idem, p. 66), e no que diz respeito Frana seus desenvolvimentos desembocaro em Philippe de Commynes e Franois Rabelais, j para alm da forma novela propriamente dita. A tese compe-se de trs captulos, que grosso modo poderiam ser assim rotulados: o primeiro filolgico-sociolgico, o segundo eminentemente sociolgico e o terceiro eminentemente filolgico2. O primeiro filolgico-sociolgico porque toma uma categoria da anlise literria, o enquadramento da narrativa, e a modela a partir de uma situao histrico-social; o enquadramento, na novela, desenvolve-se de modo completamente diferente, ao longo do tempo e do espao, em virtude de fatores histricosociais. Assim, na novela italiana, e sobretudo no Decamero, seu objeto maior, o enquadramento deriva do processo social, nomeadamente a constituio de uma forma de sociabilidade especfica em um grupo caracterizado pela distino, pelo nascimento nobre e que procura diverso elegante. O que d lastro a essa forma artstica a fora da forma social (Idem, p. 7), decorrente de uma situao histrica na qual os possveis elementos de amlgama coletivo, como a famlia, a religio, o Estado etc., encontravam-se enfraquecidos. J na Frana, o processo transcorreu de modo diverso. Se a Itlia caracterizou-se por uma passagem brusca da Idade Mdia para a Renascena, e isso significou (cf. Burckhardt) a criao da sociabilidade como uma espcie de jogo, na Frana a transio nada teve de abrupto, transcorrendo gradualmente e deixando resqucios medievais; esse processo gradual faz-se sob o signo da nao e disso que deriva o enquadramento da novela francesa, que se prende ao ambiente domstico, ao interior. Desenvolvendo a distino entre enquadramento de sociabilidade e enquadramento domstico e fazendo-os caracterizar a

2.Utilizo filologia, tal como o faz Auerbach, para indicar o seu campo de estudo.Voltarei ao ponto.

junho 2004

63

Erich Auerbach socilogo

3. O ponto de partida escolhido para a obteno de uma tipologia da novela dos incios da Renascena em contraposio a Bocaccio esto os epgonos italianos e as Quinze Joyes de Mariage j era aqui essencialmente sociolgico (Schalk, 1971, p.VI).

novela italiana e francesa, respectivamente (com a exceo das Cent nouvelles nouvelles, italianizadas), Auerbach ancora sua anlise nos fundamentos sociais, em desenvolvimentos histricos e sociais especficos, que repercutem e modelam a forma literria. O segundo captulo eminentemente sociolgico porque discute a posio da mulher e os equilbrios e desequilbrios de poder nas relaes entre os sexos. Essa discusso de fato a apresentao, no material literrio, de um processo histrico-social, pautado na sua transformao no tempo (ao longo do perodo que vai de Bocaccio ao sculo XV) e espao (Itlia e Frana). Dessarte, a mulher, que em Bocaccio quem fala e domina, deixa de s-lo na novelstica italiana posterior, assim como na francesa. A posio da mulher surge como elemento revelador e estruturante da forma da novela, e as transformaes e nuanas dessa posio indicam o processo de transformao histrica da forma literria. O passo subseqente, nas concluses do segundo captulo, relacionar as duas vertentes: o enquadramento social corresponde ao triunfo das mulheres, ao passo que o enfraquecimento daquele enquadramento narrativo corresponde ao enfraquecimento do predomnio feminino, processo que culmina na novela francesa, caracterizada pelo enquadramento no ambiente domstico e pelo papel subordinado da mulher. O terceiro e ltimo captulo trata da composio das novelas, evidenciando comparativamente as transformaes temticas e narrativas nas principais obras do perodo. O procedimento comparatista estruturante na anlise (tal como, 25 anos depois, em Mimesis). Cada passo da investigao e do argumento lastreado na comparao: define-se uma determinada caracterstica de uma determinada obra; a seguir, contrape-se-lhe outra, mostrando em que aspectos se diferenciam. O comparativismo contrastivo atua dos dois lados: destacando a caracterstica de que se partiu e evidenciando a diferena do outro texto. Esse movimento de anlise a considerao histrico-formal (Idem, p. 65) desenvolvido incessantemente, resultando em uma trama analtica (e narrativa) densa, pois os diversos passos de anlise vo se acumulando e se sobrepondo, de sorte que, ao final, emerge uma construo interpretativa, um resultado que toca a uma tipologia3. Os exemplos so inmeros e reconstitu-los significaria, pelo que foi dito, reconstituir todo o livro e toda a argumentao. Lembro, apenas ilustrativamente, como Bocaccio comparado ao Novellino, aos franceses, aos epgonos italianos, aproximado de Cavalcanti e de Dante. Nesse amplo e variado movimento, delineia-se todo um quadro de nexos

64

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

e irradiaes, aproximaes e afastamentos, similitudes e diferenciaes. Esse o trabalho de anlise, tal como o compreende Auerbach. Assim, o objetivo do livro alcanado nessa, digamos, simbiose de filologia e sociologia: mostrar como a novela sofre uma transformao (Vernderung) que essencialmente social e histrica. No mbito do enquadramento narrativo: do grupo de sociabilidade (Itlia, Bocaccio) para o ambiente domstico (Frana). No mbito das figuras-suporte: da mulher como dominante (Bocaccio) para o homem como dominador (epgonos italianos, Frana). Segundo o autor, trata-se, como destaquei, de uma considerao histrico-formal, cuja tarefa analisar o desenvolvimento de uma forma literria ao longo do tempo e do espao. Tal procedimento demarca a peculiaridade das diversas formas, histricas, da novela no perodo e na regio em pauta no estudo; em outros termos, o nexo entre a forma literria novela e a sociedade na qual ela composta (Auerbach, 1921, pp. 65-66). No entanto, no o caso, neste artigo, de expor em maior detalhe as anlises e os andamentos de Auerbach trata-se apenas de pontuar o problema4, no caso, como a anlise se faz nos limites de literatura e sociologia, esforando-se para alargar um mediante o outro, como Fritz Schalk destacou no prefcio que escreveu para a reedio da tese (1971, p. IX). Essa frmula de Schalk em tudo sugestiva, pois busca definir o lugar no qual Auerbach procura se posicionar, e esse movimento implica uma visada na situao dos estudos literrios e da sociologia no perodo entre guerras na Alemanha. Dito de outro modo, para compreender o escopo e os limites da empreitada de Auerbach seria preciso remontar situao do campo intelectual alemo no perodo, s pretenses da nova cincia sociologia e s tradies da j madura filologia. Em meio a isso, Auerbach toma posio, procurando forjar um lugar para seu trabalho e pensamento que fustiga a sociologia e a filologia. O leitor no deve sentir-se frustrado se, neste artigo, no avano na questo decisiva apontada acima, a situao do campo intelectual, sem a qual no temos perspectiva correta para compreender o trabalho de Auerbach (les dformations du texte tant dautant plus probables que lignorance du contexte dorigine est plus grande [Bourdieu, 2002, p. 7]) que isso exige um estudo parte5. O que pretendo oferecer aqui apenas a face interna desse problema, e mesmo assim em passos rpidos. Da o percurso por alguns textos decisivos de Auerbach; e, aps sua tese de doutoramento, a tese de habilitao, Dante als Dichter der irdischen Welt (Dante como

4. A relao da tese de 1921 com a obra restante bastante forte e significativa: Dante uma figura central, embora aparea apenas ocasionalmente, pois condio para o surgimento da novela italiana (cf.Auerbach, 1921, p. 3), exatamente o mesmo Dante que ser esmiuado na tese de habilitao de 1929 e, depois, em uma srie de artigos e em Mimesis. Ademais, a tese de 1921 apresenta um ncleo que ser retomado e desdobrado em dois outros captulos de Mimesis, dedicados a Bocaccio e Antoine de la Sale (1946, caps. IX e X), assim como indica a passagem e continuidade do problema, tal como figurado em Rabelais, que ganhar tratamento no livro de 1946 (cap. XI). Desse modo, pode-se ler a tese de 1921 com os olhos nos dois (ou quatro) captulos do livro posterior. Do mesmo modo, todo o processo analisado na tese apresentado, de forma mais sinttica, embora situado em um quadro histrico bem mais amplo, em Introduction aux tudes de philologie romane (Auerbach, 1944-1949).

junho 2004

65

Erich Auerbach socilogo

5. Ver, a ttulo indicativo, Hoeges (1994); Benjamin (1991a); Jurt (1991); Flasch (2001, pp. 226227); Bialas e Raulet (1996).

poeta do mundo terreno), surge como uma estao significativa, embora o problema em pauta no ganhe destaque explcito no livro, sobretudo porque, no entender de Auerbach, Dante um dos poucos escritores cuja leitura pode ser feita com um mnimo de informao e conhecimento exterior obra. No obstante, um dos tpicos abordados no livro a discusso acerca do grupo social que ancora o dolce stil nouvo, poesia gestada em um crculo restrito e sociologicamente concebido:
[...] a poesia de Dante ganhou inspirao inicial no em um grande e amplo movimento, mas sim na cultura formal de um crculo diminuto, que recebeu conscientemente a tradio provenal e era mesmo mais intensamente esotrico e exclusivo do que ela. Pois como Guinizelli, o fundador, no encontrou os fundamentos sociolgicos que os provenais possuam, e como, por outro lado, deles se fez herdeiro, na medida em que sua poesia poesia artstica e expresso de uma forma de vida seleta, aristocrtica, hostil expresso ordinria ento ele ps no lugar da Provena cavalheiresca a ptria imaginria do cor gentile e esse trao absolutamente espiritual, essa formao, que era um ethos religioso mas no a igreja universal, uma ptria comum mas no um domnio na terra, foi a primeira conscincia artstica autnoma da nova Europa e a nica coisa que ligava entre si os companheiros do dolce stil nuovo. E isto ligou de modo to forte os mais destacados dentre eles em uma sensibilidade comum, que se originou uma atmosfera perfeitamente entorpecida e venturosa de uma aliana secreta daqueles que sabiam e amavam (Auerbach, 1929a, pp. 35-36).

Embora Auerbach no avance no ponto, est indicado o nexo entre poesia e forma social, em diversas dimenses: na formao de um crculo social de eleitos; na sua relao de distanciamento em face do restante da sociedade; no processo histrico da passagem da poesia provenal para o dolce stil nuovo, caracterizado por uma espcie de repdio ao mundo concreto da vida terrena, no sentido de que a ausncia de um lastro social concreto, diferena do que ocorria com a poesia provenal (baseada em formas sociais concretas de cavalheirismo), em mesma medida um fato social decisivo, pois indica uma situao social na qual possvel essa diferenciao exclusivista e, portanto, uma situao histrica de diferenciao e estruturao social mais complexa. isso que possibilita a criao da ptria imaginria do cor gentile, que no se sustentaria, pode-se supor, em uma situao de menor diferenciao. Nada disso explorado extensivamente por Auerbach, mas tudo est na linha e na entrelinha do texto.
66

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

Ademais, vendo o mesmo problema por outro lado, Auerbach identifica a questo do pblico da poesia dantesca, definindo uma categoria sociolgica como constituinte da anlise literria um tema e problema a que dedicar variados esforos. No caso em pauta, a obra de Dante apela, acena e cria um pblico, que se torna uma categoria social-histrica central para a anlise de Auerbach. E o pblico que Dante tem em vista no so os litterati que entendem latim, mas, escrevendo em lngua vulgar, todos aqueles que almejam uma cultura nobre. Esse novo pblico, segundo Auerbach, tornar-se- o suporte da nova cultura europia (1929a, p. 96)6. H, pois, um nexo enftico entre formao de um novo pblico e transformao da lngua literria, uma espcie de democratizao da cultura, se me permitido o termo, dependente da nobilitao literria das lnguas vulgares. Embora a tese de Auerbach no avance nesse ponto, ele uma das bases sociais da obra de Dante, sem o qual no poderia ser corretamente compreendida. Ainda mais decisiva, entretanto, a questo que d ttulo e ensejo ao livro, a tese propriamente dita que Auerbach expe e defende. Embora de modo quase velado, ela supe um fundamento histrico-sociolgico: que a poesia de Dante depende do individualismo renascentista, que lastreia a tese apresentada, qual seja, o fato de Dante ser poeta do mundo terreno (repetida constantemente nos variados estudos de Auerbach sobre Dante, inclusive no captulo decisivo de Mimesis). o que vemos, ao tomarmos momentos do livro em que o autor enuncia sua tese:

6.Este mesmo tema e problema aparecer de modo decisivo, em outra configurao histrica, em sua ltima obra (Auerbach, 1958); o destino dessa cultura europia, dependente de seu suporte social, ser tematizado em Auerbach (1952).

[...] as almas do Alm dantesco no so absolutamente mortos, antes os verdadeiramente vivos, que com efeito sorvem os dados concretos de sua histria e de sua essncia atmosfrica da vida terrena anterior. Contudo, mostram esses dados em uma tal completude, sincronia, presena e atualidade, que jamais teriam alcanado em seu tempo na terra e que certamente nunca teriam revelado a um espectador. [...] os homens que aparecem na Comdia j foram subtrados da poca terrena e de seu destino transcorrido. Dante escolheu um cenrio absolutamente particular para sua exposio [...], que lhe abriu possibilidades de expresso absolutamente novas [...]: todo o mundo histrico-terreno [...], de tal modo que ele no roubou das figuras singulares, em seu destino final escatolgico, seu carter terreno, nem mesmo o enfraqueceu, mas sim o contrrio, na medida em que ele fixou a intensificao extrema de sua substncia histrica e terrena e a identificou com o destino final (1929a, pp. 168, 108)7.

7. Ver as outras formulaes, cumulativas, da tese em Auerbach (1929a, pp. 79, 83-84, 110, 113-114, 143, 166, 174, 186, 211). A tese totalmente tributria da compreenso de Dante por Hegel, coisa que o prprio Auerbach reconheceu em sua aula inaugural como professor de filologia em Marburg, em 1929. Ver Auerbach (1929b, pp. 180-181). A anlise de Hegel encontra-se em Hegel (1820-1829, pp. 406-407).

junho 2004

67

Erich Auerbach socilogo

8.Para dar um exemplo e citar um texto da poca de composio de Mimesis, no qual Auerbach discute a apario de So Francisco na Comdia: assinalando as razes e o modo como Dante lana mo da alegoria (o que significa demarcar as diferenas do seu uso comparativamente literatura que o precede), Auerbach afirma: ele [Dante] puxa a alegoria para o elemento atual, ele a liga intimamente com o histrico (1945, p. 45).

Interessa aqui menos discutir a tese de Auerbach do que evidenciar como a dimenso social e histrica lhe intrnseca e basilar, apesar de o livro no adentrar por uma anlise propriamente histrica ou sociolgica. No obstante, essa compreenso de Dante como poeta do mundo terreno que significa poeta do mundo histrico , concreto, real, que abre a senda para a formulao da natureza da mimesis operante na literatura que investiga, e que se desdobrar em amplo arco em Mimesis, quinze anos depois. Pois esse terreno, concreto, real, histrico que lastreia e d tessitura ao problema do realismo, tal como Auerbach o compreende, e que aparece na tese de 1929: [...] o homem conhecido, que vive, vinculado histria; o indivduo existente em sua unidade e completude, em poucas palavras: a imitao de sua natureza histrica (1929a, pp. 213). O leitor da tese no tem dvidas quanto fora e persuaso do argumento, embora isso no signifique que o problema da mimesis seja resolvido, ao contrrio: mimesis e realismo so categorias centrais e decisivas, mas no se resolvem em definitivo nessa obra, encontrando desdobramentos em seus ensaios e livros posteriores. Essas anotaes baseadas nas duas teses de Auerbach permitem observar que, efetivamente, a formulao de Schalk encontra respaldo nessas obras, embora de modos muito diferenciados. A dimenso sociolgica e histrica uma presena muito mais forte na tese de doutorado do que na de habilitao; contudo, nesta ltima o problema do realismo aparece com mais vigor, lastreado inclusive por uma preocupao conceitual e histrica com o conceito de mimesis, e tudo isso ir ganhar muita importncia em Mimesis e nos estudos que o preparam. Creio que seria possvel afirmar que Auerbach, desde o final da Primeira Guerra Mundial, quando se volta para os estudos literrios, tem plena compreenso do papel da histria na anlise da obra literria e busca formular in concreto esse problema nas prprias anlises, de sorte que, em funo do objeto em pauta, o problema ganha maior ou menor nfase. Isso transparece no comentrio da tese de doutorado, no qual a forma novela compreendida como eminentemente histrica. J com relao a Dante, a anlise histrica fica em segundo plano, em funo da natureza mesma da obra. Em contrapartida, a falta de historicizao da anlise contrabalanada pela prpria tese a ser defendida, que detecta uma historicidade profunda e peculiar na obra de Dante. O esforo, ento, concentrou-se na demarcao desse teor histrico sui generis8, que poderamos bem qualificar como interior. Portanto, as duas teses demarcam como que extremos no modo como a

68

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

histria adentra a obra de arte literria, conformando-a como obra, forma e viso. Talvez a tarefa fosse, dentro do possvel, fazer colidir tais extremos, o que qui seja uma possibilidade de leitura de Mimesis.

Escritor e pblico
No mesmo ano em que publicou sua tese sobre Dante, passou a atuar como Privatdozent de filologia em Marburg e ministrou sua aula inaugural sobre Dante e o romantismo, Auerbach escreveu um notvel ensaio sobre Montaigne, Der Schriftsteller Montaigne (O escritor Montaigne), no qual a categoria de pblico, eminentemente sociolgica, desempenha um papel estratgico e determinante, e que seria retomada de maneira recorrente em outros textos seus. (Nos seis anos em que permaneceu como docente universitrio na Alemanha, de 1929 a 1935 a partir de 1930, como professor titular , Auerbach dedicou-se sobretudo ao estudo da literatura francesa.) No caso de Montaigne, seu argumento que se trata, de fato, da criao de um pblico, que at ento no existia, para os Essais. E a categoria de pblico encontra em Montaigne tambm sua contra-face: o escritor, homme de lettres, figurao histrica do intelectual.
[...] Montaigne no encontrou o pblico dos Essais j formado e no podia imaginar que ele existisse. Ele no escreveu nem para a corte, nem para o povo; nem para os catlicos, nem para os protestantes; nem para os humanistas, nem para qualquer coletividade existente. Ele escreveu para uma coletividade que no parecia existir, para os homens vivos em geral, que, como leigos, possuam alguma formao e queriam prestar contas de sua existncia; para o grupo que, posteriormente, foi nomeado pblico culto. At ento havia como coletividade apenas a cristandade, se se abstrai a profisso, o estamento e o Estado. Montaigne dirigiu-se a uma nova coletividade, e na medida em que assim o fez, criou-a; em seu livro ela manifesta pela primeira vez sua existncia (Auerbach, 1932, p. 186).

evidente que, para o socilogo ou fillogo de hoje, essa indicao do processo de constituio de um campo ou sistema literrio precria, carente de nuana e desenvolvimento. Contudo, 75 anos atrs representava algo novo, e esse novo est situado naquela posio que Auerbach tenta forjar para si e para seu trabalho, entre a sociologia e a filologia. no interior dessa mesma problematizao que a independncia de Montaigne exige tambm categorizao, pois aquele que, escrevendo, cria um
junho 2004
69

Erich Auerbach socilogo

9.A formulao bastante sugestiva e merece ser reproduzida: Este homem independente e sem profisso criou portanto uma nova profisso e uma nova categoria social: o homme de lettres ou crivain, o leigo como escritor. Conhecemos a carreira que teve essa profisso, inicialmente na Frana e depois tambm em outras naes de cultura: esses leigos tornaram-se os verdadeiros sacerdotes, os representantes e guias da vida espiritual, reconhecidos hoje em dia de tal modo que Julien Benda os denominou clercs portanto com aquele nome que designava or iginalmente aqueles diante dos quais eles estavam em oposio, os clerici ou clrigos. Com isso est dito e reconhecido que o escritor seu herdeiro e passa a ocupar o seu posto, a saber, a hegemonia espiritual da Europa moderna. De Montaigne a Voltaire h uma asceno ininterrupta; no sculo XIX ampliaram sua posio e sua atuao a uma base mais ampla, o jornalismo, e apesar de alguns sinais de declnio, observveis j

pblico, cria tambm algo novo na sua prpria posio: uma nova categoria social: o homme de lettres ou crivain, o leigo como escritor (Auerbach, 1932, p. 187). Auerbach imediatamente situa a nova categoria na origem mesma da figura do intelectual, como para reforar que se trata, realmente, da constituio de um campo intelectual, no qual atuam escritores e pblicos, e que se apresenta como um processo que, na Frana, vai de Montaigne ao sculo XIX ou at mesmo o XX em rodap Auerbach aponta o complexo arco histrico-social no qual situa o problema, ao mencionar as invectivas de Karl Kraus, na Viena dos anos de 1920, contra os escritores9. A constituio dessas categorias sociais e, sublinho, categorias que implicam um complexo processo, histrico e social, de identidade, pois se fundam na relao de mtua interdependncia escritor/pblico, relao que configura um espao social especfico, denominado por Auerbach de comunidade de leigos percebida claramente por Auerbach como um desafio intelectual, e ao final do ensaio ele aponta a direo para o encaminhamento do problema: esse novo tipo historiciza-se na figura do honnte homme, que reaparece em seu estudo subseqente, intitulado Das franzsische Publikum des 17. Jahrhunderts (O pblico francs do sculo XVII), publicado em 1933. Ainda no texto sobre Montaigne, Auerbach afirmava, antecipando:
A pessoa de Montaigne era apropriada para criar um novo tipo humano; em lugar do cristo crente, duvidoso ou revoltado, surge o honnte homme, que realiza todas as formas e considera as coisas a partir de si. Entretanto, o honnte homme dos sculos XVII e XVIII foi rapidamente levado por outras influncias a outras direes; no final das contas ele se tornou mais ativo, mais burgus e mais diminuto (Idem, p. 194).

No opsculo editado em 1933, um de seus ltimos trabalhos publicados na Alemanha antes do exlio e que ainda traz, na pgina de rosto, o ttulo de professor titular, do qual em breve o autor no mais poderia fazer uso10 , Auerbach delineou essas direes no sculo XVII francs, tendo em vista o problema, eminentemente sociolgico, da formao do pblico:
Ao lado de algumas expresses bastante genricas lecteurs, spectateurs, auditeurs, assembl encontram-se nas fontes contemporneas duas novas designaes para a

70

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

camada a que as obras de literatura, e em especial as de teatro, so dirigidas. So elas le public e la cour et la ville (1933, p. 5).

Trata-se de investigar um processo que se revela nessas duas novas designaes: um pblico especfico, que se busca caracterizar. A partir de uma semntica histrica, Auerbach desvenda um processo social, a formao de um pblico, a definio de tipos sociais, a definio de uma camada social11. La cour et la ville, que se firma ao longo do sculo XVII, designa o espao pblico literrio e social (literarisch-gesellschaftliche ffentlichkeit), e a importncia da definio desse espao social deriva do fato de que ele se constitui, gradualmente, como o portador/suporte do gosto literrio (Auerbach, 1933, p. 6)12. La cour o entorno do Rei, no apenas a nobreza, mas tambm notveis no pertencentes nobreza e possuidores de um habitus burgus;la ville no se refere absolutamente ao povo da cidade, mas ao grupo que realiza uma sociabilidade de cidade grande, possuidor de uma urbanidade, no sentido mesmo do salo, de um crculo de sociabilidade. Auerbach indica como, ao longo do sculo pois se trata de investigar um processo social-histrico , as foras propulsoras que convergem em la cour et la ville oscilam entre as duas partes da expresso: no incio, as foras concentram-se em la ville e, posteriormente, ao final do sculo, em la cour. De todo modo, o processo caracteriza-se pela confluncia, que se deposita na prpria expresso la cour et la ville. Essa expresso superposta a pblico, pois este resultado histrico de lutas de poder na Frana do sculo XVII que, no entender de Auerbach, deixam-se visualizar nas polmicas e disputas acerca do teatro de Molire, seus defensores e detratores. Nesse contexto, aparece o grande pblico como ocupante do parterre tpico sobre o qual Auerbach desenvolve uma sensacional sociologia dos ocupantes dessa posio no teatro. Ser no parterre e na corte que encontraremos o bon sens, naturel e o bon got, e so portanto seus ocupantes que aparecero como portadores do gosto.
Por ora basta constatar que a unidade cultural que se revela por volta de 1660, que est na base do florescimento do Classicismo, resulta de uma aliana ou de uma comunidade ntima do Rei e seu entorno com certas camadas da populao citadina cuja determinao sociolgica exata ainda est por ser examina-

h muito, bastante provvel que ainda no sculo XX eles sejam considerados a voz do mundo (Auerbach, 1932, p. 187). Esse mesmo processo tambm tema do captulo sobre Montaigne em Mimesis (cf. Auerbach, 1946, pp. 292 ss.); entre ns, o problema foi abordado, a partir de Auerbach, por Arantes (1979). 10.Sobre a condio judaica de Auerbach e suas conseqncias, ver Barck (1994); Mattenklot (1998); Gumbrecht (2002). No h dvida de que a experincia da exonerao compulsria e o exlio forado marcaram a fundo a obra e, decerto, a valorizao da dimenso histrica e social concreta das obras literrias. 11. Essa dimenso social importante nos estudos de Auerbach o que se poderia denominar uma semntica histrica. Um exemplo significativo o humilis; a compreenso justa do termo e seus usos exige compreender o teor histrico das palavras, frases, textos, para o que preciso recorrer histria e sociologia

junho 2004

71

Erich Auerbach socilogo

(cf.Auerbach, 1941a, pp. 23-25; posteriormente 1958, pp. 25-63). Pois conhecer uma obra implica conhecer a fundo toda a poca e o contexto. Para ilustrar com o exemplo j mencionado: na anlise da presena de So Francisco de Assis na Comdia, somente a reconstruo de todo o universo simblico ligado imitao do Cristo na cristandade permite compreender a apario alegrica do santo naquela obra (cf.Auerbach, 1945).A concluso do mencionado estudo reveladora dos problemas de compreenso da obra literria, tal como Auerbach os compreende:Todos esses nexos eram reconhecidos espontaneamente pelo leitor medieval, pois ele vivia em meio a eles; as representaes de repetio profetizadas e imitativas eram-lhe to comuns, como por exemplo ao leitor de hoje o conceito de desenvolvimento histrico; at mesmo o aparecimento do Anticristo era imaginado como uma repetio exata, embora enganadora, do aparecimento do Cristo. Ns perdemos a compreen-

da ; que essa aliana est direcionada contra o preciosismo e a pedanteria; que seu grito de guerra, com ou sem razo, proclama o bon sens e o naturel. No h dvida de que o Rei e a corte representam e conduzem socialmente essa aliana; mas com isso ainda no se esclarece quem fornece os contedos na nova mentalidade [Gesinnung] comum, qual era sua origem social (Auerbach, 1933, p. 13).

Tal aliana de la cour et la ville, capitaneada pelo rei, no se esgota no ambiente corteso; seus contedos e sua origem precisam ser procurados na burguesia, pois o bon sens e o naturel so valores antes burgueses que cortesos ou mesmo populares. Portanto, a aliana cria um espao social especfico, marcado por uma nova mentalidade e atitude que tem sua ancoragem social e histrica nos estratos mdios, em processo de ascenso. Sumarizando, portanto, o argumento: valores, mentalidade e atitudes gestados no ambiente burgus e em contraposio nobreza e ao povo so, no curso do sculo XVII francs, encampados por sujeitos sociais distintos, levando configurao de um pblico na forma la cour et la ville. A concluso eminentemente sociolgica de Auerbach que, no plano esttico, essa aliana atualiza a velha aliana entre o rei e a burguesia que caracterizaria o processo de formao e unificao da nao francesa, e isso de um modo bastante caracterstico, pois implica a excluso da participao do povo em todo o processo. O mesmo argumento se deixa demonstrar na polmica acerca do Tartufo, pois o bon sens que caracteriza a pea nada tem de monrquico nem de autoritrio aspectos que poderiam em princpio facultar o favorecimento do rei , seno que caracterstico dos estratos mdios que se emancipam (Idem, p. 15). Note-se ainda, para destacar o sentido do argumento, que o florescimento do Classicismo francs visto em relao de correspondncia com esse processo social bem mais amplo, que mostra uma de suas faces na composio do parterre. Ao longo dos sculos XVI e XVII, o parterre, inicialmente freqentado por pajens, lacaios, soldados, clercs e at pelo populacho, caracteristicamente um lugar conturbado e propenso desordem, vai sendo domado e disciplinado, de sorte que, na segunda metade do sculo XVII, uma nova figura passa a freqent-lo: o burgus. H, digamos, uma elevao do parterre; a burguesia mdia vai acossando e expulsando as camadas mais populares, embora estas permaneam sempre presentes, ainda que limitadas.

72

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

Mas de fato o burgus que posteriormente predomina no parterre, e l, ao seu lado, encontram-se o escritor e o crtico, enquanto ainda no se tornaram totalmente proeminentes. Sem dvida alguma a esse pblico burgus do parterre, um pouco impregnado de literatos, que Molire se refere (Idem, pp. 19-20).

Com os anos, o parterre identificado cada vez mais fortemente com a burguesia; essa identificao iguala bourgeois e peuple, contrapostos a personnes de qualit ou de condition, isto , a nobreza (que enche os camarotes e balces). Ao que se acrescenta a constatao de que o gosto burgus coincide com o da nobreza, o pblico mais elevado tanto socialmente como na sua disposio no teatro, pois a ocupao dos lugares nobres ainda era privilgio estamental da nobreza, embora o burgus pudesse freqent-los, se se tornasse um homme de condition. Portanto, o parterre o locus de uma camada social que tendia a se amalgamar com a sociedade cortes mais elevada e deixar-se por ela conduzir (Idem, p. 24) donde a frmula la cour et la ville. Ademais, a robe realizava uma espcie de mediao, pois, embora em geral permanecesse no parterre, os funcionrios mais elevados possuam o status de gens de condition. La cour et la ville, dessarte, indica um gosto culto, em oposio ao gosto popular; a tragdia clssica francesa encontrou seu pblico no no povo, que nela no encontrava elemento algum de identificao, mas sim em la cour et la ville. Com efeito,o pblico francs do sculo XVII (ou seja, o pblico do teatro clssico francs) foi la cour et la ville, um pblico culto. Mas qual a peculiaridade, quais os atributos e fundamentos dessa sua cultura? Ela se incorpora ao honnte homme figura social que, como se viu, surge com Montaigne e se transforma ao longo do tempo. A honntet no um atributo estamental, mas um ideal de personalidade que todos, em princpio, podem adquirir. Tambm no domnio das relaes de produo, por assim dizer,la cour et la ville amalgamam-se, pois, se a nobreza vive do prestgio e s custas do rei, a burguesia, em parte almejando transformar-se em noblesse de robe, tambm aspira a uma existncia parasitria: O ideal do honnte homme, que a burguesia elevada ento almejava, no comporta mais nada relativo profisso e ao trabalho manual, seno que se pretende o mais absoluto e universal possvel (Idem, p. 39). Tal repdio a toda e qualquer atividade econmica produtiva, caracterstico do honnte homme, encontra sua contra-face no ideal de cultura:

so espontnea dessa concepo da histria e somos forados a reconstru-la mediante pesquisa (Auerbach, 1945, p. 54). evidente que tal pesquisa possui uma dimenso eminentemente histrica e social, de sorte que a filologia auerbachiana deita razes nessas disciplinas auxiliares. O principal caso e exemplo dessa semntica histrica seria, decerto, a investigao acerca de figura (Auerbach, 1939) e, a seguir, acerca de passio (Auerbach, 1941b) . Decerto tal semntica histrica no prerrogativa de Auerbach, mas um tipo de investigao histricosocial que se mostrava fundamental a seu tempo. Exemplo disso o clebre estudo de Erwin Panofsky acerca de Idea. 12.Com relao ao problema da formao do gosto e de seus portadores e/ou suportes, h o trabalho pioneiro de Schcking, escrito no incio dos anos de 1920, mas publicado apenas coetaneamente ao estudo de Auerbach, em 1931.

junho 2004

73

Erich Auerbach socilogo

Esse ideal de uma cultura plena de bom gosto e universal originou-se da impregnao com a matria cultural humanista que, simultaneamente a um bem-estar de base mais ampla, gerou uma camada mais ampla de pessoas cultas [Gebildete], camada esta que compreende tanto a nobreza como a burguesia abastada.Trata-se da viragem do humanismo da erudio para a cultura e formao [Bildung]. Ao que parece, na Frana, ela teve seu ponto de partida no Plutarco de Amyot sa merci, nous osons cette heure et parler et crire, les dames en rgentent les matres dcoles, cest notre brviaire, diz Montaigne. Sob o efeito do cartesianismo, a cultura inclui em seus domnios os conhecimentos fsicos e at mesmo filosficos e destri gradual e progressivamente a oposio entre um esprito aristocrtico-feudal e culto e um esprito popular. O povo se cala e uma camada culta, constituda de nobres e de burgueses abastados (camada esta que ps a erudio a seu servio), domina sozinha: la cour et la ville (Idem, pp. 42-43).

mediante esse andamento eminentemente sociolgico que Auerbach desenvolve sua pesquisa. Creio ser possvel afirmar que mentalidades, comportamentos, atitudes, idias so portados por sujeitos sociais concretos: isso que entendo como uma espcie de materialismo de Auerbach. No h idia, mentalidade ou atitude sem seus portadores sociais, que preciso sempre, dentro do possvel (isto , tanto quanto o material permite), indicar (cf. Idem, p. 31). Com essa delimitao de la cour et la ville estabelecida, Auerbach formula sua ltima questo:Como foi possvel que esse pblico tenha se tornado o portador/suporte [Trger] da tragdia francesa? (Idem, p. 45) (Lembro que a compreenso de Trger como suporte ou portador remete a uma velha disputa marxista.) Tambm nessa altura sua resposta eminentemente sociolgica: a descristianizao (Entchristung), o fato de a vida humana tornar-se cada vez mais livre, no curso de um processo histrico de longa durao, de elementos e diretrizes crists como norteadores da vida terrena e mundana dos homens. O argumento muito conhecido das cincias sociais, sobretudo em sua verso weberiana, embora seja bem mais genrico:

Nas camadas do pblico de que falamos aqui, a imagem de mundo dada pelas cincias naturais, a viso bsica da poltica, a estrutura da sociedade, o sentido do trabalho cotidiano e at mesmo a descontrao nos dias de festa tornaram-se autnomos: tudo isto se libertou dos contedos cristos que, desde a cristianizao

74

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

da Europa portanto h mais de um milnio , impregnavam a vida como um todo (Idem, p. 46).

Esse processo deitou razes sobretudo naquelas camadas cultas que foram identificadas anteriormente como la cour et la ville: aquele mundo culto, no qual o cristianismo no era mais o esprito da vida, mas sim um domnio prprio, que o mais das vezes estava em contradio com os outros domnios (Idem, p. 47). No o caso de avanar nessa discusso, pois estamos em terreno familiar. Auerbach demonstra como a obra de Descartes configura do modo mais ntido todo esse processo (que usamos conhecer sob a rubrica de poca Moderna), na formulao da conscincia de si13. A atitude e a mentalidade do pblico francs do sculo XVII, no argumento de Auerbach, encontra-se em consonncia com a postura cartesiana, mesmo que sem o saber e sem nenhuma filiao doutrinria. Trata-se de uma atitude com relao a si mesmo, um isolamento do eu no qual emerge um individualismo que no simplesmente a marca da singularidade natural de cada um, mas o estabelecimento da individualidade como pessoa moral de que o honnte homme certamente figurao. E tudo isso pressuposto e posto na tragdia clssica: ela desenvolve em texto e cena essas questes, problemas e pessoas (do qual tambm, em paralelo tragdia, as obras dos moralistas); cria um mundo da vida sublime independente de todas as idias crists (Auerbach, 1933, p. 52). E no s: de fato, la cour et la ville como portadores do Classicismo francs significa, para Auerbach, que esse pblico criou algo muito especial, uma forma:
Aquele pblico, constitudo de pessoas morais, criou para si uma grande forma na qual a pessoa moral, na intangibilidade extramundana de sua gloire e gnrosit, encontrou representao e realizao. Ela criou para si um mundo para alm do mundo histrico e cotidiano, no qual a pessoa moral vive por si mesma, morre consigo mesma e podia triunfar em si mesma e em seus iguais (Idem, p. 53).

13.Aqui,Auerbach retoma um argumento hegeliano:Na modernidade, a vida religiosa, o Estado e a sociedade, assim como a cincia, a moral e a arte, transformam-se portanto em tantas outras incorporaes do princpio da subjetividade. Sua estrutura como tal foi compreendida na filosofia, a saber, como subjetividade abstrata no cogito ergo sum de Descartes [...] (Habermas, 1985, p. 29). Assim, a filosofia cartesiana do sujeito indica um marco epocal, nomeadamente a poca Moderna (Neuzeit ). Ver tambm Blumenberg (1988, parte II).

H portanto, no argumento de Auerbach, um entrelaamento entre uma forma literria especfica (a tragdia clssica francesa, mas tambm os moralistas), um pblico especfico (la cour et la ville) e uma mentalidade especfica (que se encarna nos autores e pblico), e esse entrelaamento compreendido como um fenmeno histrico. Pretender compreender qualquer um desses fatores implica estabelecer essa interdependncia enjunho 2004
75

Erich Auerbach socilogo

tre eles, pois se articulam em uma totalidade de sentido, e a natureza dessa totalidade, convm sublinhar, histrica.
Excurso: um pouco de crtica e contexto

14.Compostura, discrio, circunspeco, serenidade so termoschaves para se compreender a postura intelectual e humana de Auerbach, embora difceis de definir. O trabalho principal a respeito Gumbrecht (2002). Ligado a isso est o sermo humilis, que lhe caracterstico e possui inclusive uma dimenso humana, como atitude, como afirmou Neuschfer (1989).

Aps escrever o texto sobre o pblico francs, Auerbach forneceu uma cpia a Werner Krauss, um antigo doutorando de Karl Vossler. Por indicao de Vossler, Auerbach recebeu Krauss, habilitou-o e tornou-o, no incio dos anos de 1930, seu assistente em Marburg, cabendo-lhe inclusive reger temporariamente a ctedra aps a exonerao de Auerbach, em virtude das Leis de Nurembergue de setembro de 1935. Krauss, entusiasmado com o estudo do catedrtico, escreveu-lhe em 30 de setembro de 1930: a embocadura [Ansatz] metdica parece-me to importante, que precisaria ser enfocada pormenorizadamente. O Senhor me permitiria desenvolver o ponto em uma revista cientfica? (Krauss, 1934, p. 611). O catedrtico autorizou, e Krauss, em 1934, publicou uma resenha de Das franzsische Publikum des 17. Jahrhunderts, que havia sido publicado no ano anterior. A resenha crtica de Krauss um mvel privilegiado para avaliar como um leitor marxista confesso avalia o estudo de Auerbach; e tal avaliao faculta desenhar um pouco as posies relativas no espao intelectual que habitam (e no qual concorrem, como dizia, por aquela poca, um clebre socilogo). Se Auerbach enfatizou os suportes/portadores da literatura clssica francesa, mantinha-se consciente e voluntariamente longe de qualquer terminologia que sugerisse uma anlise com algum trao marxista, em virtude de sua compostura14. H uma transformao estrutural, apontada no estudo, que resulta em uma confluncia entre a mentalidade que se exprime na literatura e o processo social mais amplo, que se mostra na formao do pblico, que posta em relao perda de funo da nobreza e de uma certa burguesia. O feito de Auerbach seria ter realizado uma anlise na qual a totalidade da poca se revela; e a totalidade s se revela por ele identificar os suportes do processo histrico, vale dizer, o sujeito histrico de um processo social. Entretanto, Krauss detecta uma falha na anlise de Auerbach:
Para Auerbach, a nova sociedade resultado de uma dupla negao, da refrao do poder da nobreza e da evaso de classe da burguesia que se torna poderosa. A reunio de duas determinaes negativas possibilita decerto explicar a especificao de um personalismo que se autovaloriza, mas no torna de modo algum clara a

76

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

origem de uma nova unidade social mais ampla. J o sabemos: essa nova sociedade deve sua origem supresso [Aufhebung] dos dois estamentos que a integram, a nobreza e a burguesia, que perfazem uma nova unidade na aliana de cour e ville. Mas Auerbach no nos mostra nesta nova unidade a Aufhebung se nos permitido falar hegelianamente , mas sim o aniquilamento dos componentes que esto na sua base: da nobreza e da burguesia, pois ele no enxerga o motivo de sua unio em uma relao renovada com o todo [neugeknpften Beziehung zum Ganzen], mas somente na runa de sua constituio estamental especfica. Por conta disto, aquela unio, em Auerbach, traz caracteristicamente o sinal de uma alienao, de uma fuga no elemento herico e esttico, e de todo modo as caractersticas de um movimento espiritual arbitrrio, que se ope vida real (Idem, pp. 334-335).

Krauss sugere, portanto, que a visada da totalidade de Auerbach falha por ser resultado apenas de determinaes (viciadamente) negativas, que tolhem a percepo de que a totalidade em causa possui uma positividade prpria. Esse seria o ponto a revelar e compreender: como a tragdia clssica francesa exprime uma nova relao de classe, de fato uma nova estratificao e dinmica social, na qual um novo estrato suporte de uma cultura especfica. Tratar-se-ia ento, na tragdia, menos de uma fuga ou oposio realidade do que uma figurao histrica determinada dessa nova dinmica social. Aqui entra a relao de infra e superestrutura, assim como o problema das relaes de produo, deixados na sombra por Auerbach: trata-se de uma nova configurao do sistema econmico, de um novo momento do capitalismo. O processo que vai do sculo XVI ao sculo XVII a implementao do mercantilismo, entendido por Krauss como o primeiro momento no qual a economia aparece como um sistema autnomo, direcionando-se gradualmente para a formao de um capitalismo estatal no qual o planejamento passa a existir, em contraposio aleatoriedade de seus incios (cf. Idem, p. 338). A mudana que Auerbach detecta em seu estudo e que lastreia a formao do pblico no sculo XVII decorrncia, para seu assistente marxista, dessa transformao na base econmica; os portadores, o sujeito histrico da mentalidade clssica no sculo XVII, s poderiam ser compreendidos a partir dessa visada mais ampla, na qual a infraestrutura econmica d a diretiva (no por acaso, Krauss discute o colbertismo e a teoria econmica da poca). Sem adentrar no detalhe do argumento, possvel perceber nesse contraponto como o problema da sntese histrica formulava-se no ambiente intelectual desses dois romanistas. Com efeito, um ambiente
junho 2004
77

Erich Auerbach socilogo

intelectual bastante efervescente (basta lembrar o retrato que Bloch, amigo de Auerbach, ofereceu em Herana deste tempo), a que Auerbach responde, sempre a seu modo isto , sempre colhido por sua compostura, moderao e discrio. Na impossibilidade de um retrato mais amplo e mais detalhado do problema, vejamos apenas uma de suas figuraes. A exigncia de compreenso da obra literria remete, como se viu, totalidade, e com ela chegamos ao problema do campo disciplinar que a aborda, pois formula-se a questo de uma teoria da sociedade. De fato, o leitor do estudo de Auerbach depara-se, aps alguma reflexo, com essa questo, que , mais uma vez, o problema que Schalk formulou e citei ao incio. Dessarte, a sociologia torna-se um plo de discusso. Com efeito, uma sociologia dissolvida em uma concepo ampla de filologia (para utilizar o termo identitrio cognitivo e histrico de Auerbach, tomado de Vico) era um componente da prpria Bildung de que Auerbach um produto. O ginsio alemo e Auerbach freqentou o Franzsisches Gymnasium, um ginsio de elite berlinense, no qual se diplomou em 1911 forneceu slida e ampla base cognitiva e ideolgica para as Geisteswissenschaften, ento em pleno apogeu, e o Bildungsbrgertum fornecia-lhe, por sua vez, base social concreta (cf. Ringer, 1969). No caso particular de Auerbach, os contedos humansticos permaneceram muito vivos e em fermentao durante seus anos de estudo de direito (1911-1913), sem dvida a carreira mais visada, junto com a medicina, pelos judeus alemes que se julgavam assimilados. Uma vista de olhos na tese de doutoramento de Auerbach em direito, defendida em 1913 em Heidelberg, evidencia o quanto sua cultura histrica e literria fermentava e aflorava no prprio texto. O ambiente intelectual no qual Auerbach se formou e viveu (no somente nos seis anos em que foi professor universitrio na Alemanha, de 1929 a 1935, mas tambm durante seu perodo como bibliotecrio em Berlim, de 1923 a 1929) foi assim descrito por Habermas:
Quem aprendeu a se movimentar no universo da Escola Histrica, dominava a linguagem de Ranke e Savigny, dos irmos Schlegel e Grimm, herdou Herder, Humboldt e Hegel e podia participar tranqilamente das conversas interdisciplinares na velha Faculdade de Filosofia. Quem cresceu em um ambiente impregnado pelo esprito de Dilthey e do neokantismo [...] podia facilmente perceber o que havia de comum entre a pesquisa histrica e as pesquisas nas cincias sociais. [...] o acesso histrico realidade era algo evidente (1991, p. 190).

78

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

Embora formulado tendo em vista outras figuras, o quadro de Habermas vale tal e qual para Auerbach, que tambm se viu, a seu modo, provocado pela nascente sociologia, emergindo no mesmo ambiente e poca. Embora no possamos encontrar em Auerbach, em virtude de sua circunspeco e de seu sermo humilis, um enfrentamento aberto e provocativo, tal como ocorre em Ernst Robert Curtius, a sociologia foi um desafio para a sua posio e seu trabalho incorporou-a decididamente, embora a seu modo, como Schalk procurou sugerir. Nos anos de 1920, o impacto da sociologia no conjunto das cincias humanas (includas a a histria e a filosofia) foi marcante e todos, de modos variados, viram-se forados a marcar posies como se evidencia pela variada pliade de contendores na polmica acerca da sociologia do conhecimento (cf. Meja e Sehr, 1982). Com sua pretenso universalizante, formulada de maneira mais ou menos explcita e definida, conforme o caso, a sociologia colocou-se como um desafio para as Geisteswissenschaften. Ademais, no universo da gerao fundadora da sociologia alem, sociologia tinha sido concebida como teoria da sociedade, no sentido de que tomava para si um espectro de preocupaes bem mais amplo do que uma sociologia em sentido estrito (em virtude, inclusive, da baixa diferenciao disciplinar), abarcando economia, direito, teoria poltica e do Estado, psicologia, cultura, lingstica histrica, etnografia etc. No perodo de Weimar, aps a morte dos fundadores, a sociologia v-se em meio a um processo de especializao e de lutas pela definio de sua identidade cognitiva, lutas marcadas por variadas confrontaes entre diversos enfoques. Tentar compreender a posio relativa de Erich Auerbach no ambiente intelectual do perodo de Weimar exigiria uma anlise em vrios planos, multifocada. Por um lado, Auerbach situa-se, academicamente, no interior da filologia romnica, cuja identidade cognitiva, histrica e disciplinar j estava consolidada. Nesse mbito, seu trabalho faz-se em contato e interdependncia com os de Vossler, Norden, Grber, Spitzer, Lerch, Olschki, Schalk, Castro, von Wartburg, Curtius, Klemperer, Leo, para citar alguns de seus mais conhecidos colegas, sem falar do j mencionado Krauss. Mas o espao da filologia romnica circundado pelas Geisteswissenschaften em sentido amplo, e os leitores de Auerbach percebem como ele recebe e processa estmulos advindos da filosofia (por exemplo Croce, Krger, talvez Heidegger etc.), da histria da arte (por exemplo Wlfflin, Dvork), da histria da cultura (sobretudo Burckhardt). Por outro lado ainda, seria preciso reconstituir o ambiente intelectual no
junho 2004
79

Erich Auerbach socilogo

15.Utilizohistorismo e no historicismo para evitar confuses e firmar terminologia. Historicismo um anglicismo, oriundo da traduo do alemo Historismus para o ingls historicism. Como toda a discusso de origem germnica, creio ser mais adequado permanecer mais prximo de sua terminologia original; sobre o contedo do termo, ver Jaeger e Rusen (1992) e Wittkau (1992).Historicismo possui um trao depreciativo ou mesmo pejorativo, evidente por exemplo no uso que lhe d Popper.

qual trabalhava em Berlim (Bloch, Benjamin, toda a efervescncia dos loucos anos de 1920 em Berlim) e, posteriormente, o ambiente intelectual em Marburg, um importante e tradicional centro universitrio e intelectual (cf. Schnack, 1977), onde convivia com Karl Lwith, Gerhard Krger, Rudolf Bultmann, Georg Rohde, Hans-Georg Gadamer e outros mais. Como fillogo com especializao nas literaturas francesa e italiana, tambm circulou muito pelos dois pases, criando laos de amizade e relaes acadmicas e intelectuais com colegas franceses e italianos. Em virtude de sua personalidade serena e recatada, Auerbach jamais tomou explcita e polemicamente partido nos debates da poca (o contrrio de seu colega Ernst Robert Curtius), mas de maneira implcita sempre o fez. Exemplos disso so suas tomadas de posio com relao ao problema das condies de possibilidade do conhecimento histrico, tpico decisivo nos debates acerca do historismo e sua crise15, de que toda a polmica acerca da sociologia do conhecimento uma figurao; mesmo no campo intradisciplinar Auerbach sempre tomava partidos, embora implcitos, como se evidencia no parecer que Spitzer fez de sua tese de habilitao (apud Gumbrecht, 2002, p. 162). portanto nesse contexto que se deve situar e buscar compreender o significado capital de Vico para Auerbach: com sua compreenso de filologia como uma espcie de disciplina-me das humanidades, ele se contrape, precisamente nessa pretenso, sociologia do conhecimento de extrao mannheimiana, ento no centro das atenes e objeto de acalorado debate. Como sabem os leitores de Auerbach, todo o seu esforo e reflexo com Vico culmina na sua resposta-soluo para o problema do historismo (para utilizar a expresso de seu professor Troeltsch), seu relativismo histrico radical (cf. Auerbach, 1958, pp. 9-24).

Vico e Auerbach, esquematicamente


Na introduo de seu ltimo livro, publicado apenas aps sua morte, Literatursprache und Publikum in der lateinischen Sptantike und im Mittelalter (Linguagem literria e pblico na Antiguidade tardia latina e na Idade Mdia), Auerbach apresentou os resultados de seu longo convvio com o pensamento de Giambattista Vico, modelando-os no problema da crtica e da histria literria e na importncia para seu prprio pensamento. Gostaria de indicar, esquematicamente, os pontos mais significativos.

80

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

1. Vico desenvolve uma teoria do conhecimento histrico que ser apropriada por Auerbach. Ela se baseia na idia de que somente podemos conhecer aquilo que criamos, ou seja, aos homens cabe o conhecimento do mundo dos homens, por eles criado, enquanto o conhecimento da natureza, criada por Deus, prerrogativa sua. Mas a isso se soma o postulado antropolgico de que podemos potencialmente conhecer e compreender todas as formas do esprito humano, mesmo as mais distantes e estranhas em tempo e espao, pois todas elas so figuraes de nosso prprio esprito humano, modificazioni della nostra medesima mente umana16. Assim, mediante uma espcie de evocao (ou re-evocao) da conscincia individual possvel o acesso a toda a histria (cf. Auerbach, 1948, p. 269). desse postulado que Auerbach derivar um fundamento de sua atividade crtica: Aquilo que ns compreendemos e amamos em uma obra a existncia de um ser humano, uma possibilidade de ns mesmos (Auerbach, 1958, p. 14)17. 2. O entendimento de Vico da filologia, que retomado por Auerbach, atribui-lhe, mediante um alargamento e extenso, a totalidade da vida social: thus philology is enlarged to such an extent, that it comprehends all the historical humanities [...]; it becomes almost identical with the German term Geistesgeschichte (Auerbach, 1948, p. 264). Como apontei anteriormente, essa pretenso da filologia, que o horizonte que orienta a obra de Auerbach, um centro de discusso e polmica durante o perodo de Weimar, e a tomada de posio de Auerbach implica, embora de modo implcito, uma posio diante da pretenso universalizante da sociologia. Da a afirmativa de Schalk com que iniciamos. 3. Contudo, a filologia auerbachiana no uma simples figurao da Geistesgeschichte, precisamente em virtude de Vico e do dilogo oculto com a sociologia do conhecimento, pois ela incorpora uma resposta ao problema do historismo e do relativismo histrico. Se, por um lado, o conhecimento histrico precisa estar atento aos critrios, s concepes e s categorias do prprio momento histrico que pretende compreender, para no lhe impor categorias exgenas, por outro lado o intrprete tambm est atado a uma historicidade particular, sua situao concreta de vida. Da Auerbach falar em um relativismo radical, pois o relativismo histrico de dupla face: refere-se tanto ao que se compreende como quele que compreende (Auerbach, 1958, pp. 14-15)18. Com isso, assim como a sociologia do conhecimento dos anos de 1920, Auerbach pretendia resolver, dentro do possvel, os dilemas do historismo, tal como for-

16.Auerbach tratou desse ponto em todos os seus escritos sobre Vico; ver como exemplo Auerbach (1937a, pp. 251-253). 17.O ponto possui uma interessante reverberao, pouco destacada nos comentrios: que se enlaa com um trao constitutivo do pensamento de Montaigne, o conhecer-se a si mesmo, que Auerbach destaca recorrentemente nos seus dois textos sobre Montaigne. Com relao a Vico, Auerbach afirmou: Aquele reencontrar da histria em nosso prprio esprito conhecimento de si; trata-se do embrio de uma teoria da compreenso histrica a partir da compreenso de si mesmo (Auerbach, 1955, p. 249). 18. por essa razo que firmou o perodo de composio de Mimesis na abertura do livro (Auerbach, 1946, p. 4) e, em texto posterior, reiterou que Mimesis , de modo absolutamente consciente, um livro escrito por um determinado homem, em uma determinada situao, no comeo dos anos de

junho 2004

81

Erich Auerbach socilogo

1940 (Auerbach, 1953, p. 18). 19.Os marcos, para Auerbach, esto dados sobretudo por seu professor Ernst Troeltsch em Der Historismus und seine Probleme, publicado em 1922. Em Mimesis, Auerbach remete o leitor obra de Friedrich Meinecke, Die Entstehung des Historismus, de 1936. Sobre o historismo, ver Jger e Rsen (1992) e Wittkau (1992), que mapeiam a discusso e a bibliografia. 20.Vale notar que a soluo auerbachiana para o problema e a crise do historismo situa-se no interior do escopo de Troeltsch, para quem os problemas do historismo deveriam encontrar soluo em uma nova concepo da compreenso histrica,na qual as contradies e as aporias do historismo fossem superadas (com relao a Troeltsch, sigo Ruddies, 1996, p. 217). 21.Seja-me permitido notar que, pouco depois, exatamente o mesmo ocorreu por aqui, na crtica de Afrnio Coutinho a Antonio Candido.

mulados ao longo do sculo XIX e sistematizados e problematizados no incio do sculo XX19. Com efeito, torna-se manifesto que Auerbach toma para si o desafio da crise do historismo (para citar um ttulo da poca), que marca profundamente o perodo de Weimar (cf. Bialas e Raulet, 1996) e da qual as polmicas envolvendo a sociologia do conhecimento so uma das frentes. A posio de Auerbach, portanto, por uma soluo para os problemas do historismo no seu prprio interior, potenciando-o. Vale observar, embora rapidamente, que o envolvimento de Auerbach com Vico tambm amplamente referido ao contexto no qual atua:
!

Sua traduo e apresentao da Cincia Nova, no meio dos anos de 1920, tinha por objetivo inserir Vico em circulao nesse ambiente de crise, como uma contribuio relevante para a clarificao e a superao dos problemas do historismo; ademais, o prprio Auerbach reconhece a dvida para com seu professor Ernst Troeltsch (que acabara de falecer), do qual partiu o vivo estmulo para que eu me ocupasse de Vico (Auerbach, 1925, p. 39)20. Em seus textos sobre Vico nos anos de 1930, alm do exposto, h tambm outro elemento que ganha sentido em funo do contexto: seu esforo em separar Vico de Herder e da linhagem que parte desse ltimo (o romantismo, Hegel, a filologia romnica) deve ser compreendido como um afastamento crtico da tradio do Volksgeist e smiles, que quela altura j tinha dado provas suficientes de sua periculosidade. Esse aspecto mais nuanado do que esta minha formulao deixa ver, mas de qualquer maneira presente e muito relevante. Seja apenas lembrado que Auerbach, em sua histria literria, referenciou-se na idia de Ocidente como um domnio supranacional, que se contrapunha intencionalmente idia de literatura nacional, tal como a histria literria e a filologia a concretizavam at ento (Auerbach, 1946). O mesmo vale para seu enftico texto dos anos de 1950, Philologie der Weltliteratur, no qual o que era ocidental j se expande para o universal/mundial (Auerbach, 1952). Por fim, nos Estados Unidos, do final dos anos de 1940 at sua morte em 1957, Auerbach vindicou Vico em um contexto no qual dominava o New Criticism, com sua reconhecida desconfiana, para no dizer mais, de interpretaes histricas e sociolgicas. Auerbach, nesse ambiente, foi mesmo alvo de ironia, por professar his secular religion of historicism (Wellek, 1978, p. 466)21.

82

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

4. O resultado do duplo historismo ou relativismo seria a possibilidade de compreenso de um dado momento ou perodo histrico,the specific state of human mind at a given time (Auerbach, 1948, p. 260), uma espcie de potenciao da idia do Zeitgeist, pois consciente de seus condicionamentos, isto , limites, cognitivos. Essa potenciao evidencia-se na idia de que, se possvel compreender historicamente algum aspecto do agir ou do pensar humano, tal compreenso a chave para a compreenso do todo: a compreenso [Einsicht] de um desses aspectos da configurao humana [arte, direito, poltica, economia, literatura etc., LW] em um estgio determinado de desenvolvimento fornece, ao mesmo tempo, a chave para todas as outras configuraes do mesmo estgio (Auerbach, 1958, p. 11; cf. Auerbach, 1946, p. 412; 1937b, pp. 276-277). 5. Esta ltima afirmao atinge, ao mesmo tempo, o programa e o mtodo auerbachiano, que preciso citar in extenso:
That general human quality, common to the most perfect works of the particular periods, which alone may provide for such categories [categorias vlidas para o juzo histrico, e no categorias abstratas e a-histricas, LW], can be grasped only in its particular forms, or else as a dialectical process in history; its abstract essence cannot be expressed in exact significant terms. It is from the material itself that he will learn to extract the categories or concepts which he needs for describing and distinguishing the different phenomena.These concepts are not absolute; they are elastic and provisional, changeable with changing history. But they will be sufficient to enable us to discover what the different phenomena mean within their own period, and what they mean within the three thousand years of conscious literary human life we know of; and finally, what they mean to us, here and now (Auerbach, 1948, p. 263; cf. 1958, p. 15)22. 22.A bibliografia a respeito de Auerbach procura explicitar e discutir as conseqncias e os pressupostos desse mtodo; abordei o problema em Waizbort (2003).

Esse o resultado do historismo auerbachiano, um historismo que teve o cuidado de furtar-se tanto dos acentos nacionais (cf. Auerbach, 1955; 1948, p. 273) como de qualquer lgica superior do transcurso histrico nem Escola Histrica, nem filosofia hegeliana. Nessa sua peculiaridade, ele inclusive marcou posio diante de outro grande marco. Pois surpreendente o modo como, na apropriao de Vico, emerge a relao com o campo de problemas do marxismo; relao que, em virtude do recato e compostura de Auerbach, jamais ganha referncias ou menes explcitas. Agora de modo ainda mais esquemtico, assinalo que:

junho 2004

83

Erich Auerbach socilogo

A leitura de Vico realizada por Auerbach toma como ncleo vivo do pensamento viquiano a idia de que os homens fazem a histria, de que a histria um fazer humano (cf. Auerbach, 1937a, pp. 251-252). A historicidade da natureza humana firmada enfaticamente (cf. Auerbach, 1958, p. 12; 1948, p. 274). H uma compreenso do problema das foras histricas que perpassa toda sua obra e que permanece um desafio para seus leitores (cf. Auerbach, 1931, pp. 223, 232; 1946, pp. 35-37, 403, 412 etc.). Novamente seguindo a via dada por Vico, busca firmar o ponto de vista da totalidade (diria mesmo de uma totalidade concreta), embora por meio de uma totalidade que no completude (cf. Auerbach, 1948, p. 274; 1958, pp. 9-22; Waizbort, 2003).

23.De fato Auerbach, como muitos raros tericos da literatura de seu tempo, levou em considerao em suas anlises as foras produtivas e as relaes de produo em pocas determinadas; ele tentou compreender a realidade humana como uma totalidade que se transforma, com componentes ideolgicos e materiais. Contudo, deu mais peso coeso e coerncia dessas pocas do que s suas contradies internas (Knoke, 1975, p. 91).

Um comentador preso s diretrizes ideolgicas da antiga RDA reconheceu a clara renncia de Auerbach do historismo clssico que se converte, no andamento que seguimos, em seu historismo potenciado, relativismo radical. Na ocasio, firmava uma defesa do fillogo, como ponto mximo da historiografia literria burguesa, a quem s faltou dar mais ateno mediao dialtica entre base e superestrutura (Knoke, 1975, pp. 92, 91 e 82)23. Essas observaes valem por evidenciar que, at sob os critrios pouco elsticos da antiga RDA, h a percepo do materialismo das anlises de Auerbach; j em meu entender, e provocativamente, tratase de um verdadeiro historiador dialtico, materialista histrico, para utilizar formulao conhecida:
Ele faz a poca saltar da continuidade histrica coisificada, assim como a vida saltar da poca e, assim, a obra saltar da obra de uma vida. Contudo, o resultado dessa construo que a obra de uma vida retida e superada [aufbewahrt und aufgehoben] na obra, a poca retida e superada na obra de uma vida e o transcurso histrico retido e superado na poca (Benjamin, 1937, p. 468).

Tanto quanto sou capaz de entender a obra de Auerbach, ela cumpre, a seu prprio modo, essa exigncia do amigo Benjamin.

Dialektischer Umschlag, ou como o externo se torna interno


Em vez de uma extensa discusso de Mimesis, que sem dvida a principal obra de Auerbach e por essa razo exige uma discusso enftica

84

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

do problema sobretudo porque o problema central e decisivo das foras histricas s pode ser enfrentado mediante a leitura atenta e a reconstruo nessa obra , vou apenas assinalar uma feio sua, decerto capital.Trata-se do problema formulado no subttulo, dargestellte Wirklichkeit na obra de arte literria. Portanto, no se trata de Darstellung der Wirklichkeit, isto , apresentao ou exposio da realidade, mas sim de uma realidade exposta na obra (para continuarmos com os itlicos de Benjamin). A questo, ento, que no estamos falando da realidade (da realidade-em-si, se preferirem), mas da realidade tal como a obra literria a expe; e como a obra literria uma forma prpria como se viu na meno ao problema da novela na tese de doutoramento , o modo como a exposio ocorre constituinte, essencialmente constituinte daquilo que aparece como e a realidade (na obra literria). Em se tratando de compreender a especificidade da obra de Auerbach, Kte Hamburger afirmou, imediatamente aps a publicao de Mimesis:
O mtodo sociolgico procede em geral segundo pontos de vista relativos ao contedo e ao material. [...] Erich Auerbach comprovou como um mtodo sociolgico, que parta no dos pressupostos sociolgicos das obras literrias, mas sim destas obras mesmas, possvel e frutifica de maneira insuspeita. [...] A novidade do mtodo de Auerbach consiste no fato de que o desenvolvimento estilstico da literatura europia indicado em uma categoria especificamente sociolgica, a realidade da vida social humana. O subttulo do livro no fala em representao da realidade, mas sim em realidade exposta na literatura ocidental, com o que o problema da realidade j designado como um elemento esttico-estilstico das obras literrias, e no meramente como sua matria (Hamburger, 1949, pp. 143-144).

Creio que essa outra exilada formulou o ncleo do problema, pois a realidade no est fora da obra, mas nela mesma; no externa, mas interna. O externo torna-se interno, como disse tambm, posteriormente e em uso e benefcio prprio, Antonio Candido (cf. Candido, 1993 e 1965). A meno a Antonio Candido bem providencial, pois me poupa, conhecida que nos sua obra e seu pensamento, de demonstrar o teor do problema que discuto em Auerbach. Nesse sentido, h uma espcie de materialismo no modo de Auerbach, na converso (mediao, que se exprime naqueles na em itlico) do processo social em forma literria24. Como sabido, em Mimesis todo esse problema modelado na questo do realismo, mas isso de um modo muito prprio:[...] quando Auer-

24. Esta frmula, reconhecidamente lukacsiana, no por acaso foi tomada como ttulo da nica monografia publicada sobre Auerbach (cf. Gronau, 1979).

junho 2004

85

Erich Auerbach socilogo

25.Em outro texto tentei evidenciar como a idia de sentimento da realidade, recorrente em Antonio Candido, sua formulao prpria desse mesmo problema (Waizbort, 2003). 26.Esse texto, publicado na Turquia logo aps a chegada de Auerbach, e portanto provavelmente ainda escrito antes de sua emigrao, enuncia claramente o programa de Mimesis. Portanto, pura mitologia afirmar que Mimesis resultado do isolamento em Istambul, que de fato foi providencial para permitir a Auerbach a conciso sinttica que torna o livro o que . Mas a concepo, no deve haver dvidas, j estava gestada e rascunhada no perodo de Marburg. Seja lembrado, por fim, que nesse mesmo momento outro exilado, em Moscou, escrevia um outro texto sobre o realismo que marcou poca e formou geraes:Narrar ou descrever?, de Georg Lukcs.

bach falava em realismo no supunha uma categoria sempre idntica a si mesma, mas [...] uma categoria metaistrica, definida como a representao do homem em sua ambincia temporal e de acordo com suas coordenadas temporais (Lima, 1986, p. 418). Isso, entretanto, tem a conseqncia de que a anlise precisa tornar-se, em ampla medida, uma anlise social e histrica. Ou, por outras palavras: uma aguada compreenso histrica e social das obras literrias que permite a Auerbach, em Mimesis, decantar uma srie de tipos (SchulzBuschhaus, 1987) ou, para utilizar um termo que me parece mais adequado: figuraes particulares de realismo e, com isso, escrever histria (cf. Auerbach, 1958, p. 20). Timothy Bahti, discutindo o modo como Auerbach escreve histria, chamou a ateno para as estruturas retricas que informam sua narrativa e que, no caso de Mimesis, operariam segundo um princpio retrico da similaridade (Bahti, 1981, p. 248): a cada vez, de um realismo que se fala, mas h uma similaridade entre cada figurao sua, o que permite que se fale sempre em realismo, embora a cada vez seja um realismo particular. As conseqncias disso para a relao obra literria e sociedade e histria so amplas, pois fica sugerido que na mediao obra/sociedade que se funda a modalidade especfica de realismo, que responderia, creio, ao desafio percebido por Kte Hamburger (e Antonio Candido)25. Embora Auerbach tenha sido sempre bastante reservado e econmico com relao a formulaes mais genricas e desconfiasse de conceitos (cf. Auerbach, 1953, pp. 15-17; Auerbach, 1948, p. 263, citada acima), no seu texto capital de 1937, ber die ernste Nachahmung des Alltglichen (Sobre a imitao sria do cotidiano)26, h um passo bastante revelador e enftico a respeito: Deve-se supor que uma transformao na execuo artstica imitativa e nos seus objetos est conectada a uma transformao da viso de si humana e, alm disso, a uma transformao correspondente do prprio ser humano e de sua estrutura social (Auerbach, 1937b, p. 276, pgina decisiva a que remeto o leitor). Portanto, as variaes do realismo esto conectadas a transformaes na imagem do homem e a transformaes da sociedade; o trabalho filolgico deve dar conta, sinteticamente, dessa totalidade histrica. Para tanto, o fillogo lana mo da obra literria, na qual h uma sedimentao da situao da poca que mediada na forma, sempre sinttica e necessria (Idem, pp. 276-277, grifos meus). Portanto, por meio da forma literria o fillogo tem a via de acesso para a totalidade.

86

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

Por fim, como mais acima lancei mo de Luiz Costa Lima, faz-se mister reconhecer tambm sua objeo, de que o problema do realismo no est em suas metamorfoses, mas sim na afirmao do indivduo como constante (Lima, 1986, p. 418). Mas creio no compreender por inteiro o ponto: evidente que Auerbach considerava o indivduo intrinsecamente histrico, e talvez se quisesse dizer sujeito. Haveria um sujeito contnuo, que se metamorfosearia em indivduos histricos concretos e particulares. Nesse sentido, a crtica a se fazer ao procedimento de Auerbach seria similar que foi feita, ao final do sculo passado, s filosofias da conscincia, na defesa de algo como um linguistical turn27. Os leitores familiarizados com a obra e o pensamento de Erich Samuel Israel Auerbach sabem que deixei de lado, neste artigo, muitos de seus textos e idias. O intuito foi apenas indicar um nexo de problemas e possibilidades, que pedem desenvolvimento. Entre outras coisas, o programa auerbachiano superpunha-se ao programa da sociologia de sua poca, e por essa razo faz sentido, para ns hoje, retom-lo como socilogo. Se hoje a sociologia sente-se mais segura em suas pretenses identitrias cognitiva, histrica, institucional , por outro lado, em funo de sua prpria diferenciao disciplinar, no deve (ao menos em meu entender) abdicar da pretenso de ser uma teoria da sociedade. Nesse sentido, a filologia de Auerbach vive, forte e desafiadora.

27.Ver, a ttulo de exemplo, Habermas (1985, pp. 346-347). O mesmo Luiz Costa Lima enveredou pela discusso do sujeito em seu ajuste de contas com o problema da mimesis (cf . Lima, 2000).

Referncias Bibliogrficas
ARANTES, Paulo E. (1996), Quem pensa abstratamente?. In: _____. Ressentimento da dialtica, So Paulo, Paz e Terra, pp. 63-105 (1. ed. 1979). AUERBACH, Erich. (1921), Zur Technik der Frhrenaissancenovelle in Italien und Frankreich. Heidelberg, C. Winter (2. ed. 1971). _____. (1925),Vorrede des bersetzers. In:VICO, Giambattista. Die Neue Wissenschaft, Berlin/Leipzig, W. de Gruyter, s.d., pp. 9-39. _____. (1929a), Dante als Dichter der irdischen Welt. Berlin/Nova York, W. de Gruyter (2. ed., 2001). _____. (1929b), Entdeckung Dantes in der Romantik. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 176-183. _____. (1931), Vico und Herder. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 222-232. _____. (1932), Der Schriftsteller Montaigne . In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 184-195.

junho 2004

87

Erich Auerbach socilogo

_____. (1933), Das franzsische Publikum des 17. Jahrhunderts. Mnchen, M. Hueber. _____. (1937a), Sprachliche Beitrge zur Erklrung der Scienza Nouva von G.B. Vico. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 251-258. _____. (1937b),ber die ernste Nachahmung des Alltglichen. In: _____. Romanoloji Semineri dergisi (trabalho apresentado no Sminaire de Philologie Romane, Istanbul niversitesi), 1, pp. 262-293. _____. (1939), Figura. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 55-92. _____. (1941a), Sacrae Scripturae Sermo Humilis. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnche, Francke, 1967, pp. 21-26. _____. (1941b), Passio als Leidenschaft. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 161-175. _____. (1944/1949), Introduction aux tudes de philologie romane. Frankfurt/M, V. Klostermann (1. ed. turca 1944). _____. (1945), Franz von Assisi in der Kmodie. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 43-54. _____. (1946), Mimesis. Dargestellte Wirklichkeit in der abendlndische Literatur.Tbingen/ Basel, Francke (9. ed. 1994). _____. (1948), Vico and aesthetic historism. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 266-274. _____. (1952), Philologie der Weltliteratur. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 301-310. _____. (1953), Epilegomena zu Mimesis. Romanische Forschungen, 65 (1-2): 1-18. _____. (1955), Vico und der Volksgeist. In: _____. Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie, Bern/Mnchen, Francke, 1967, pp. 242-250. _____. (1958), Literatursprache und Publikum in der lateinischen Sptantike und im Mittelalter. Bern, Francke. _____. (1967), Gesammelte Aufstze zur romanischen Philologie. Bern/Mnchen, Francke (org. F. Schalk). BAHTI,Thimothy. (1981),Vico, Auerbach and Literary History. Philological Quarterly, 60 (2): 239-255. BARCK, Karlheinz. (1994), Flucht in die Tradition. Erfahrungshintergrnde Erich Auerbachs zwischen Exil und Emigration. Deutsche Vierteljahrsschrift fr Literaturwissenschaft und Geistesgeschichte, 68: 47-60. BENJAMIN, Walter. (1931), Literaturgeschichte und Literaturwissenschaft In: TIEDEMANN, R. & SCHWEPPENHUSER, H. (orgs.). Gesammelte Schriften, Frankfurt/ M, Suhrkamp, 1991, vol. 3, pp. 283-290.

88

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

_____. (1937),Eduard Fuchs, der Sammler und der Historiker. In: TIEDEMANN, R. & SCHWEPPENHUSER, H. (orgs.). Gesammelte Schriften, Frankfurt/M, Suhrkamp, 1991, vol. 2, pp. 465-505. BIALAS,Wolgang & RAULET, Grard (orgs.). (1996), Die Historismusdebatte in der Weimarer Republik. Frankfurt/M, P. Lang. BLUMENBERG, Hans. (1988), Die Legitimitt der Neuzeit. Frankurt/M, Suhrkamp. BOURDIEU, Pierre. (2002), Les conditions sociales de la circulation internationale des ides. Actes de la recherche en sciences sociales, 145: 3-8. CANDIDO, Antonio. (2000), Literatura e sociedade. So Paulo,T. A. Queiroz/Publifolha. _____. (1998), O discurso e a cidade. 2. ed. So Paulo, Duas Cidades. FLASCH, Kurt. (2001),Nachwort. In: AUERBACH, Erich. Dante als Dichter der irdischen Welt. 2. ed., Berlin/Nova York, W. de Gruyter, pp. 223-237. GRONAU, Klaus. (1979), Literarische Form und gesellschaftliche Entwicklung. Erich Auerbachs Beitrag zur Theorie und Methodologie der Literaturgeschichte. Knigstein/Ts., Forum Academicum. GUMBRECHT, Hans U. (2002), Vom Leben und Sterben der grossen Romanisten. Mnchen, C. Hanser. HABERMAS, Jrgen. (1985), Der philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt/M, Suhrkamp (3. ed. 1991). _____. (1991), Texte und Kontexte. Frankfurt/M, Suhrkamp. HAMBURGER, Kte. (1949), Zwei Formen Literatursoziologischer Betrachtung. Zu Erich Auerbachs Mimesis und Georg Lukcs Goethe und seine Zeit. In: Orbis Litterarum, tomo VII, fasc. 1-2, pp. 142-160. HEGEL, Georg W. F. (1820/1829), Vorlesungen ber sthetik in Werke. Frankfurt/M, Suhrkamp, vol. 15, 1986. HOEGES, Dirk. (1994), Kontroverse am Abgrund: Ernst Robert Curtius und Karl Mannheim. Frankfurt/M, Fischer. JAEGER, Friedrich & RSEN, Jrn. (1992), Geschichte des Historismus. Eine Einfhrung. Mnchen, C. H. Beck. JURT, Joseph. (1991),La romanistique allemande sous le troisime Reich: attentistes, rsistants, migrs. Actes de la recherche en sciences sociales, 86/87: 125-128. KRAUSS, Werner. (1934), ber die Trger der klassischen Gesinnung im 17. Jahrhundert. In: JEHLE, P. (org.). Spanische, italienische und franzsische Literatur im Zeitalter des Absolutismus, Berlin/Nova York, W. de Gruyter, 1997, pp. 330-343, 611-612. LIMA, Luiz Costa. (1986), Auerbach: histria e metaistria. In: _____. Sociedade e discurso ficcional, Rio de Janeiro, Guanabara, pp. 373-423. _____. (2000), Mmesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira.

junho 2004

89

Erich Auerbach socilogo

MATTENKLOTT, Gert. (1998),Erich Auerbach in den deutsch-jdischenVerhltnissen. In: BUSCH,Walter & PICKERODT, Gerhart (orgs.). Wahrnehmen Lesen Deuten. Erich Auerbachs Lektre der Moderne, Analecta Romanica Heft 58, Frankfurt/M, V. Klostermann, pp. 15-30. MEJA,Volker & STEHR, Nico (orgs.). (1982), Der Streit um die Wissenssoziologie. Frankfurt/M, Suhrkamp. NEUSCHFER, Hans-Jrg. (1989),Sermo humilis. Oder: was wir mit Erich Auerbach vertrieben haben. In: CHRISTMANN, Hans Helmut; HAUSMANN, Frank-Rutger & BRIEGEL, Manfred (orgs.). Deutsche und sterreiche Romanisten als Verfolgte des Nationalsozialismus, Tbingen, Stauffenburg, pp. 85-94. RINGER, Fritz K. (1969), Die Gelehrten. Der Niedergang der deutschen Mandarine 18901933. Mnchen, DTV, 1987 (trad. brasileira: O declnio dos mandarins alemes). RUDDIES , Hartmut. (1996), Geschichte durch Geschichte berwinden. Historismuskonzept und Gegenwartsdeutung bei Ernst Troeltsch. In: BIALAS, Wolgang & RAULET, Grard (orgs.). Die Historismusdebatte in der Weimarer Republik, Frankfurt/M, P. Lang, pp. 198-217. S CHALK , Fritz. (1971), Vorwort. In: A UERBACH , Er ich. Zur Technik der Frhrenaissancenovelle in Italien und Frankreich. 2. ed., Heidelberg, C.Winter, pp. VIX. SCHNACK, Ingeborg (org.). (1977), Marburger Gelehrte in der ersten Hlfte des 20. Jahrhunderts. Marburg, Elwert. SCHCKING, Levin L. (1931), Soziologie der literarischen Geschmacksbildung. Bern/ Mnchen, Francke (3. ed. rev. 1961). S CHULZ -B USCHHAUS, Ulrich. (1987), Typen des Realismus und Typen der Gattungsmischung Eine Postille zu Erich Auerbachs Mimesis . Sprachkunst, 20: 51-67. WAIZBORT, Leopoldo. (2003), O Asmodeu dialtico.Tese de livre-docncia. So Paulo, FFLCH, USP. WELLEK, Ren. (1978), Auerbach and Vico. Lettere italiane, ano 30, 4: 457-469, out.-dez. WITTKAU, Annette. (1994), Historismus. Zur Geschichte des Begriffs und des Problems. Gttingen,Vandenhoeck & Ruprecht (1. ed.1992).
Resumo

Desde cedo as pesquisas de Erich Auerbach foram tomadas, por seus contemporneos, como contribuies sociologia da literatura. Contudo, esse aspecto sempre foi considerado secundrio, ofuscado pela empreitada gigantesca da sua escrita da histria e por seus estudos filolgicos. Este texto pretende destacar Auerbach como

90

Tempo Social USP

Leopoldo Waizbort

socilogo, indicando em que medida sua obra d ensejo a uma sociologia de literatura e permanece um desafio para os socilogos.
Palavras-chave:

Sociologia da literatura; Erich Auerbach; Filologia; Intelectuais; Re-

pblica de Weimar.
Abstract

Early on Erich Auerbachs researches were viewed by his contemporaries as contributions to the sociology of literature. However, that aspect was always considered as secondary, obfuscated by the gigantic undertaking of his very special literary history and by his philological studies. This article intends to point out Auerbach as sociologist, showing to what extent his work opens up to a sociology of literature and remains a challenge for sociologists.
Keywords:

Sociology of literature; Erich Auerbach; Philology; Intellectuals; Weimar

Republic.

Leopoldo Waizbort professor de sociologia na USP.

junho 2004

91

Potrebbero piacerti anche