Sei sulla pagina 1di 14

IGREJA DE TRADIO CALDEIA

Inma lvarez A Igreja Catlica de tradio caldeia ou siro-oriental, uma das cinco grandes tradies orientais, foi fundada, segundo a tradio, pelo apstolo So Tom, na Babilnia, e por seus discpulos Addai e Mari, que evangelizaram as comunidades judaicas que existiam no imprio Persa desde os tempos bblicos do exlio. Dentro desta tradio se encontra a igreja caldeia, majoritria no Iraque, e a Igreja siromalabar, fruto de uma florescente expanso dos nestorianos at a ndia e a China, nos sculos VII e VIII. A tradio caldeia ou siro-oriental procede da Igreja sria pr-calcedoniana, uma das que primeiro separou-se da comunho com Roma (no ano 410, durante o Conclio de feso), por seguir as doutrinas do monge Nestrio. O nestorianismo uma heresia cristolgica, que consiste basicamente em afirmar que em Cristo no h duas naturezas numa nica pessoa, mas duas pessoas, uma divina e uma humana. Por isso, os nestorianos negam Virgem Maria o ttulo de Theotokos, Me de Deus. Alm disso, os especialistas falam tambm de questes polticas e sociais que teriam infludo nesta separao, entre elas, a hostilidade dos persas com os bizantinos. A Igreja siro-oriental ou caldeia viveu posteriormente vrios sculos de esplendor, entre outras coisas, graas escola teolgica de Nisibe, de onde procede So Efrm. Sculos depois desta diviso, uma parte da Igreja nestoriana voltou comunho com Roma, em grande parte devido tambm a uma mudana na forma de sucesso de katholicos, o chefe da Igreja siro-oriental, que passou a ser hereditria, o que produziu forte ruptura interna. A aproximao foi nos tempos do Papa Eugnio IV (1445), com a bula Benedictus sit Deus, ainda que o restabelecimento da comunho tivesse de esperar mais de um sculo, quando Jlio III, em 1553, consagrou bispo o abade Joo Sulaqa, dando-lhe o ttulo de Patriarca dos caldeus. Os caldeus, tanto ortodoxos como catlicos, sofreram diversas perseguies nas mos dos turcos e curdos no incio do sculo XX, motivo pelo qual a populao foi reduzida drasticamente. Atualmente, esta Igreja sofre perseguio no Iraque, pelos fundamentalistas muulmanos, que provocaram uma segunda dispora. Um dos momentos mais dramticos vividos recentemente pela igreja caldeia catlica foi o seqestro a assassinato de Dom Paulo Faraj Rahho, arcebispo de Mossul, dia 12 de maro de 2008.

A principal caracterstica do rito caldeu sua antiguidade: trata-se, segundo o especialista Juan Nadal Caellas, da liturgia mais arcaica da cristandade, com um "forte sabor hebraico", que observado na forma da assemblia litrgica, parecida de uma sinagoga, ou na quase total ausncia de imagens. A liturgia quase toda cantada. A lngua litrgica o siraco ou aramaico e o rabe e, no caso da igreja siro-malabar, o siraco e o Malayalam. Igreja caldeia A Igreja caldeia conta atualmente com cerca de 340 mil membros, segundo as estatsticas mais recentes do Anurio Pontifcio. Seu chefe o Patriarca da Babilnia dos Caldeus, Cardeal Emmanuel Delly, que reside em Bagd. Conta com trs arquieparquias metropolitanas e cinco arquieparquias, que se estenderam pelo territrio da antiga Mesopotmia (atual Iraque e Ir). Devido s duras condies nas quais vivem as minorias crists, uma parte importante dos fiis caldeus reside nos Estados Unidos, vinculados s eparquias de San Diego e Detroit, e na Austrlia (eparquia de Sydney). Atualmente, a igreja caldeia est desenvolvendo um importante papel de mediao ecumnica entre a Igreja siro-oriental ortodoxa que permaneceu separada, e Roma, segundo explica Pier Giorgio Gianazza, um dos especialistas do snodo que realizado nestes dias no Vaticano. De fato, o dilogo com os cristos ortodoxos de tradio caldeia avanou muito nas ltimas dcadas. Os catlicos caldeus recuperaram nos ltimos anos muitas das fontes originais aramaicas relativas s disputadas cristolgicas, revisando especialmente as obras de Nestrio. Segundo alguns especialistas, a questo cristolgica que levou ao cisma teve mais a ver com problemas de entendimento entre duas culturas distantes conceitualmente, a grega e a sria, que com uma ruptura real com o depsito da f. Sobre esta base, em 11 de novembro de 1994, o Papa Joo Paulo II e o katholicos caldeu ortodoxo, Mar Dinkha, assinaram uma declarao cristolgica e mariolgica na qual afirmam que, ainda com termos teolgicos distintos, a f de ambas as Igrejas a mesma. Em 1996, os dois patriarcas caldeus, o ortodoxo Mar Dinkha e o catlico Raphael Bidawid, assinaram um acordo de cooperao e, em 1997, ambas as igrejas levantaram suas excomunhes mtuas. Igreja siro-malabar Esta igreja de tradio caldeia conta com cerca de 3,4 milhes de fieis e se estende sobretudo no norte da ndia. Seu atual chefe o arcebispo maior Varkey Vithayathil, e tem sede em Ernakulam, no estado de Kerala (ndia).

A origem desta igreja se remonta poca de grande esplendor cultural da tradio sria, entre os sculos VII e XIII, quando os caldeus evangelizaram praticamente toda a sia Central, at chegar China. So conhecidos tambm como "cristos de So Tom", nome dado pelos surpresos portugueses no sculo XV, ao chegar ndia. Sua unio com Roma aconteceu em 1599, aps o snodo de Diamper (os especialistas suspeitam que foi em parte forado pelos portugueses), aps o qual comeou um processo de "latinizao" de sua liturgia e ritos, assim como de sua disciplina. Em 1934, o Papa Pio XI ordenou que fosse iniciado um processo de reforma litrgica que eliminasse as imposies latinas da liturgia. Em 1957, o Papa Pio XII aprovou o ritual siro-malabar. Em 1998, Joo Paulo II deu aos bispos siro-malabares autoridade para resolver conflitos litrgicos.

IGREJA DE TRADIO ANTIOQUENA


A segunda grande tradio oriental conhecida como antioquena ou siro-ocidental, compartilhada tambm pelas Igrejas Catlica e Ortodoxa. Dentro da Igreja Catlica, so trs as agrupaes pertencentes a este rito: a Igreja siro-catlica, a Igreja maronita e a Igreja siro-malancar. Esta tradio venervel procede da Antioquia, cidade que tem um lugar muito importante na histria do cristianismo, como narram os Atos dos Apstolos. Foi fundada, segundo a tradio, pelo prprio So Pedro. L, os seguidores de Cristo receberam pela primeira vez o nome de "cristos". Antioquia, chamada "Rainha do Oriente", foi uma das sedes dos quatro patriarcados originais, junto com Jerusalm, Alexandria e Roma. Foi tambm um grande centro teolgico, monstico, cultural e litrgico na Igreja antiga. A Igreja sria se separou do resto da Igreja, rejeitando o Conclio de Calcednia (451) e adotando o monofisismo, heresia que afirma que em Cristo existe apenas uma natureza, a divina. Posteriormente, no sculo VI, um bispo monofisita, Jacob Baradai, enviado secretamente pela imperatriz Teodora, organizou e estruturou a Igreja sria ortodoxa, que desde ento conhecida tambm como Igreja jacobita ou siro-ocidental. Os cristos srios que no abraaram o monofisismo so os melquitas, de quem falaremos no captulo sobre a Igreja bizantina, j que abandonaram o rito siraco. Outros cristos que conservaram o rito siraco, mas permaneceram catlicos, so os maronitas, de quem trataremos mais adiante. Segundo explica o especialista Juan Nadal Caellas, o monofisismo da Igreja sria foi mais uma questo poltica, para atender os persas frente ao imprio bizantino. No

entanto, nunca desembocou em proclamaes heterodoxas, seno que nunca houve um cisma real no contedo da f. De fato, afirma, no foi difcil chegar a uma declarao comum, em 1984, entre o patriarca ortodoxo srio, Ignace Zakka Ivas, e Joo Paulo II, na qual ambos afirmam que os "mal-entendidos e os cismas que vieram depois do Conclio de Niceia (...) no tocam o contedo da f". Ao longo dos sculos, a Igreja sria sofreu muitas perseguies, nas mos dos bizantinos, dos rabes, dos mongis e, finalmente, do imprio otomano. Este - alm da emigrao - o motivo pelo qual o nmero de fiis srios muito pequeno. A liturgia antioquena muito antiga, ainda que tenha muita influncia bizantina. Entre outras caractersticas, so proclamadas 6 leituras (3 do Antigo e 3 do Novo Testamento); o sculo da paz colocado antes da consagrao; a liturgia eucarstica est repleta de gestos simblicos; o Batismo por imerso. Igreja Catlica sria Durante a poca das cruzadas, os cristos jacobitas mantiveram boas relaes com os catlicos romanos e, inclusive no Conclio de Florena (1442), apresentou-se uma volta comunho com Roma, mas sem xito. Em 1656, conseguiu-se criar a primeira hierarquia reconhecida por Roma, ao ser eleito como patriarca o jacobita convertido ao catolicismo, Abdul Ahijan. No entanto, a linha hierrquica unida a Roma se interrompeu em vrias ocasies. Em 1782, o Santo Snodo Ortodoxo Srio elegeu o metropolitano Miguel Jarweh como patriarca, quem se declarou catlico e teve de refugiar-se no Lbano, fugindo dos ortodoxos, que elegeram outro patriarca. Com Jarweh, explica o especialista do snodo, Pier Giorgio Gianazza, restabeleceu-se at hoje a hierarquia siro-ocidental catlica. O patriarca de Antioquia dos Srios atualmente Ignace Youssef III Younan, e os fiis so cerca de 120 mil. A sede est em Beirute e sua liturgia praticamente igual, exceto pequenos detalhes, dos srios ortodoxos. Igreja maronita Em meio s disputas cristolgicas da Calcednia, no sculo V, houve um monge srio com fama de santidade, Maron, que permaneceu unido a Roma. Seus seguidores, devido s perseguies dos monofisitas, tiveram de retirar-se s montanhas do Lbano. Esta Igreja permaneceu oculta at a chegada dos cruzados no sculo XII, segundo explica Nadal Caellas. A Igreja de Roma a reconheceu sem problemas e seus representantes j participaram do Conclio Lateranense IV. Trata-se, portanto, da nica Igreja oriental que permaneceu desde sempre fiel a Roma. Devido a isso, lamenta Nadal, seu rito est muito latinizado.

Conta com cerca de 3,5 milhes de fiis, segundo os dados da ltima edio do Anurio Pontifcio da Igreja. Sua cabea atual Pedro Sfeir de Reyfoun, com o nome de patriarca de Antioquia dos maronitas, e tem sua sede de Bkerke (Lbano). Devido emigrao, tm importantes comunidades nos Estados Unidos, Mxico, Brasil, Canad, Austrlia e Argentina. Igreja siro-malancar catlica Como vimos anteriormente na Igreja caldeia, os siro-orientais evangelizaram, durante os sculos VII a XIII, grande parte da sia Central. Daquela evangelizao surgiu a Igreja siro-malabar, que, sculos mais tarde, com a chegada dos portugueses, passou a depender de Roma. No entanto, segundo explica Nadal, em 1665, aproveitando certo vazio de poder deixado pelos portugueses, e com o desejo de preservar seu prprio rito, o arquidicono Toms Parambil e muitos seguidores romperam com Roma e passaram a obedecer o patriarca ortodoxo siro-ocidental. Criou-se assim a Igreja malancar ortodoxa. No entanto, em 1930, uma parte da Igreja siro-malancar ortodoxa voltou novamente a obedecer Roma. Esta Igreja malancar catlica presidida pelo arquieparca maior de Trivandrum, chamado de maneira informal de Catolics, Baselios Cleemis Thottunkal. A sede est em Trivandrum (ou Thiruvananthapuram), no estado indiano de Kerala. So cerca de 340 mil fiis.

IGREJA DE TRADIO ARMNIA


A terceira tradio oriental a armnia, vinculada nao de mesmo nome. Um aspecto trgico cerca os cristos armnios em toda sua histria, especialmente aps o genocdio perpetrado pelos turcos durante a Primeira Guerra Mundial. A Armnia foi evangelizada, segundo a tradio, pelos apstolos Bartolomeu e Judas Tadeu, ainda que o nascimento de uma Igreja propriamente armnia aconteceu no sculo III, com Gregrio, o Iluminador. Gregrio evangelizou a Armnia, com a converso de seu rei Tirdates, que proclamou, pela primeira vez na histria, o cristianismo como religio oficial do Estado. A Armnia , portanto, a primeira nao crist da histria. Inicialmente, a Igreja armnia dependia de Casareia da Capadcia, mas se converteu em seguida em autnoma, em todos os nveis, incluindo o litrgico e o disciplinar. Ao desaparecer muito rpido o Estado armnio independente, no final do sculo IV, o cristianismo converteu-se para os armnios em elemento unitivo de sua prpria identidade.

Dominados pelos persas e depois pelos bizantinos, os armnios viram-se arrastados tambm pelas disputas cristolgicas de Calcednia, rechaando este Conclio mais por razes polticas que realmente religiosas. No sculo XI, o territrio armnio conquistado pelos turcos. A populao teve de emigrar massivamente para a sia Menor, onde fundou a Pequena Armnia. Ali entraram em contato com os cruzados, especialmente com os francos, mas apesar disso no houve volta comunho com Roma. Os armnios ficaram portanto dentro do Imprio Otomano, onde adquiriram uma certa autonomia. No entanto, as lutas balcnicas dos sculos XVIII e XIX de alguns povos contra os turcos, alentadas pela Rssia e o Ocidente, e seu prprio desejo de independncia, os converteram em suspeitos aos olhos dos turcos. No final do sculo XIX, mas sobretudo no incio do XX, o povo armnio foi objeto de um autntico genocdio, com quase 1,5 milho de mortos e centenas de milhares de deportados para o Lbano, os Estados Unidos e a Amrica do Sul. Igreja Catlica Armnia Ainda que desde a poca das Cruzadas j existiam comunidades armnias catlicas que mantinha laos com Roma, no foi algo mais estruturado at 1742, quando o Papa Bento XIV constituiu o Patriarcado de Cilcia dos armnios, cujos patriarcas usam desde ento o nome de Pedro (Petros) junto com seu prprio nome. Os armnios catlicos so, atualmente, ao redor de 270.000. Tambm eles se viram afetados pelo genocdio: segundo o especialista Pier Giorgio Gianazza, morreram 7 bispos, 130 sacerdotes e cerca de 100.000 fiis. Atualmente, esto presentes em todo Orienta Mdio, na Frana, nos Estados Unidos e na Argentina, principalmente. O cabea atual da Igreja catlica armnia o Patriarca Nerses Petros XIX Tarmouni, e tem sua sede em Beirute. O rito se celebra em armnio. As igrejas armnias costumam ter muito poucos cones, e tm uma cortina que divide o sacerdote e o altar do restante das pessoas durante partes da liturgia, em relao com o ritual sacerdotal judaico. Celebram com pes zimos e h elevao do Corpo de Cristo durante a consagrao, coisa que no sucede com outros ritos orientais. Estes e outros elementos similares ao rito romano extraordinrio so, segundo o especialista Juan Nadal Caellas, de clara influncia latina. Segundo Gianazza, a Igreja catlica armnia tem tido um papel importante no dilogo ecumnico entre os armnios ortodoxos e Roma. Desde a poca de Paulo VI, firmaramse vrias declaraes conjuntas com os respectivos Patriarcas. A ltima foi entre Joo Paulo II e Aram I, em 1997. Em 1991, Joo Paulo II beatificou um bispo catlico armnio, Incio Maloyan, fuzilado junto com centenas de fiis por se negar a se converter ao Isl durante o genocdio de 1915.

IGREJA DE TRADIO ALEXANDRINA


A quarta tradio das Igrejas orientais a alexandrina, da qual procedem as igrejas copta e etope. Possui esse nome por proceder de Alexandria (Egito), outro dos grandes centros histricos do cristianismo desde a antiguidade. A Alexandria foi evangelizada, segundo a tradio, por So Marcos, e converteu-se rapidamente num foco de expanso do cristianismo no norte da frica, sofrendo perseguies e martrios, especialmente sob Diocleciano. Com a liberdade do cristianismo, e at a invaso muulmana, Alexandria viveu uma etapa gloriosa como centro teolgico (a famosa escola de Alexandria, que trouxe autores como Cirilo, Orgenes ou Atansio) e monstico (So Pacmio). A ruptura da comunho com Roma aconteceu tambm raiz do Conclio da Calcednia, como destaca o especialista Pier Giogio Gianazza, por enfrentamentos com os bizantinos. A maior parte dos cristos egpcios rejeitou Calcednia. Constituiu-se uma Igreja autocfala, conhecida como copta (que vem de aigyptos, egpcio), enquanto que uma minoria passou igreja grego-melquita. Posteriormente, no sculo XIII, graas presena de missionrios franciscanos latinos, tentou-se uma reunificao com Roma, que como no fim do caso das demais igrejas orientais, foi ratificada pelo Conclio de Florena, mas nunca entrou em vigor. Devido presena muulmana, esta igreja viveu durante sculos isolada do resto da cristandade, em perodos alternados de calmaria e perseguio. Sua liturgia, segundo Joo Nadal Caellas, a que mais conservou influncias do judasmo. Entre suas caractersticas, cabe destacar que entre os coptas ainda se pratica a circunciso, mesmo no sendo obrigatria, e que os fiis entram descalos no templo. Nos tempos litrgicos fortes, praticam um jejum muito rigoroso. Em geral, explica Nadal Caelas, devido ter nascido numa sociedade de monjes e eremitas, este rito se caracteriza por ser muito solene, profundo e por celebraes muito longas. Por sua vez, a origem da Igreja etope confunde-se com a lenda: j antes de Cristo, existia entre os etopes a convico de que seu reino foi o fruto da unio entre Salomo e a rainha de Saba, cujos filhos roubaram a arca de Jerusalm e levaram-na para Axum. Em todo caso, existiram influncias semticas evidentes desde a antiguidade, como a lngua litrgica, o geez, e a existncia de comunidades judias. Tambm a histria do nascimento do cristianismo lendria: os relatos protocristos etopes falam do eunuco da rainha Candace, envangelizado e batizado por So Felipe, que ao retornar a seu pas teria propagado o cristianismo.

A primeira notcia histrica vem do sculo IV, quando o Patriarca de Alexandria consagrou como primeiro bispo etope So Frumncio. Portanto, a igreja etope nasceu como hierarquia vinculada copta. Seu patriarca tem o ttulo de Abuna. De fato, a liturgia etope muito semelhante copta, mas adaptada ao ritmo, imaginao e musicalidade africanas. Tambm praticam a circunciso. Igreja copta catlica A presena das cruzadas entre os coptas no foi de todo grata. Apesar disso, e graas s diferentes misses franciscanas, que perduraram entre os sculos XVII e XVIII, houve um pequeno, porm significativo, nmero de converses, que levaram Bento XIV a criar um vicariato para eles em 1741. O Patriarcado catlico foi criado em 1899, com Cirilo II, que em poucos anos rompeu com Roma e retornou Igreja Ortodoxa. O Patriarcado ficou vago at 1947, depois da Segunda Guerra Mundial, quando Pio XII nomeou Marcoa Khouzam. Seu atual Patriarca Antonios Naguib, e tem sede no Cairo. Agrupa cerca de 210 mil fiis, a metade deles fora do Egito, segundo o Anurio Pontifcio de 2008. A relao entre as Igrejas copta ortodoxa e catlica, segundo o especialista Pier Giorgio Gianazza, no totalmente fluda, pois alm de diferenas eclesiolgicas, existem divergncias de vrios tipos, como a questo do purgatrio ou a imaculada conceio, entre outras. Houve contato dos patriarcas ortodoxos com Roma, especialmente nos anos 70, entre Paulo VI e Shenouda III. Igreja etope catlica Tambm existe uma Igreja catlica de rito etope, ainda que sua histria seja muito diferente. Alguns franciscanos chegaram ao pas no sculo XIII, em busca do lendrio Preste Joo. Contudo, no se estabeleceu um contato estvel at a chegada dos missionrios jesutas, liderados pelo Padre Pedro Pez, j no sculo XVII. Este missionrio, apoiado pelos portugueses, conseguiu convencer o imperador Susenyos a passar obedincia de Roma. Contudo, os sucessores do Padre Pez, levados com um zelo excessivo, quiseram latinizar os etopes, e foram expulsos. O contato com os missionrios vicentinos franceses, durante o sculo XIX, especialmente So Justino de Jacobis, permitiu a sobrevivncia de uma pequena comunidade etope unida a Roma, que em 1930 recebeu o grau de arquieparquia e que tem sua sede em Addis Adeba. Possui cerca de 150 mil fiis.

IGREJA DE TRADIO BIZANTINA


O rito ou tradio bizantina majoritria no oriente cristo. A ele pertencem cerca de 300 milhes de pessoas, em sua imensa maioria de obedincia ortodoxa.

Historicamente, esto vinculados ao antigo Imprio bizantino e, portanto, ao Patriarcado de Constantinopla, ainda que ao longo dos sculos foram-se constituindo igrejas autocfalas nos diferentes pases. Destaca-se em nmero de fiis o Patriarcado de Moscou. Seria muito longo e alheio ao propsito desta srie de artigos aprofundar as causas que levaram ao Grande Cisma de 1054, que atualmente esto sendo objeto de discusso no Comit de Dilogo Ecumnico entre Catlicos e Ortodoxos. O que todos os especialistas destacam que o ato formal do cisma, a excomunho entre o papa e Miguel I Cerulrio, foi o pice de um longo caminho de distanciamento entre Oriente e Ocidente, no apenas em questes cannicas e disciplinares, mas tambm litrgicas, culturais e histricas. Em todo caso, j desde o primeiro momento houve tentativas de reconstruir a unidade perdida, sem xito. Depois o Ocidente viveria outro doloroso cisma, de Lutero, que voltaria sua ateno para longe da questo oriental durante sculos. Das tenses entre ambas as Igrejas e das vicissitudes dos sculos surgiram treze igrejas catlicas de rito bizantino, especialmente na Europa Oriental, tambm conhecidas como uniatas. A liturgia bizantina ou grega, a majoritria e mais seguida dos ritos orientais, chamada tambm de Divina Liturgia, de uma grande beleza visual, pois dela participam tambm os cones, a msica, os ornamentos sagrados e a prpria arquitetura, de forma que o fiel esteja dentro da liturgia. Procede da liturgia que se celebrava em Antioquia, chamada de Santiago, e que foi reformada por So Baslio e So Joo Crisstomo (sculo IV e V). Uma das importantes diferenas com o rito latino o calendrio festivo, juliano, que caminha 14 dias atrs do gregoriano ocidental. A Sagrada Escritura est constantemente presente na liturgia, muito mais que no Ocidente. O jejum praticado rigorosamente, especialmente durante a Grande Quaresma. Tem uma grandssima venerao pela Virgem Maria, sob o ttulo de Theotokos. Em questo de disciplina eclesistica, os sacerdotes podem ser homens casados (mas no podem contrair o matrimnio depois de sua ordenao, apenas antes). A lngua litrgica utilizada o grego ou eslavo antigo, dependendo da influncia russa ou grega. Outra caracterstica importante da igreja bizantina a importncia do monaquismo, das horas litrgicas, e da devoo particular, por meio da chamada orao do corao. Igreja catlica albanesa A igreja bizantina da Albnia pertencia ao patriarcado de Roma, diferente das demais, que dependiam de Constantinopla. No ano 731, em meio s lutas iconoclastas, o imperador bizantino Leo III conquistou a Albnia e anexou sua igreja a Constantinopla, com a que tambm participou na ruptura de 1054.

Posteriormente, a Albnia caiu sob o domnio muulmano, com o que a Igreja passou a ser minoritria. Entre 1895 e 1900, vrios grupos ortodoxos tornaram-se catlicos e solicitaram um bispo de seu prprio rito, o que lhes foi concedido por Pio XII em 1939, na forma de Administrao Apostlica. Com a perseguio comunista, e especialmente desde 1967, com a proclamao da Albnia como Estado oficialmente ateu, a Igreja catlica albanesa passou total clandestinidade, at a queda do regime. Hoje so 1500 fiis, agrupados numa s parquia, e dependem diretamente da Congregao para as Igrejas Orientais. Igreja grego-catlica bielorussa Esta Igreja catlica marca a unio de Brest (1596), quando os bispos ortodoxos da provncia de Kiev decidiram em grupo retornar comunho com Roma. Desta unio surgiram as Igrejas grego-catlicas da Bielorssia e Ucrnia. Aps a invaso da Bielorssia no sculo XVIII pelos russos, muitos catlicos uniramse, uns voluntariamente e outros de forma forada, Igreja ortodoxa russa. Ainda que em 1905 tenha sido reconhecida a liberdade de culto, muitos catlicos optaram por passar ao rito latino, e a Igreja bizantina catlica ficou reduzida a 30 mil fiis. Sob a dominao comunista, os greco-catlicos foram novamente unidos de forma forada Igreja ortodoxa, at 1991. Os que conseguiram sair do pas estabeleceram comunidades na dispora, que ainda hoje existem. Esta igreja atualmente conta com cerca de 5500 fiis, agrupados em cerca de vinte parquias. Depende diretamente da Congregao para as Igrejas Orientais. Igreja grego-catlica blgara A Igreja ortodoxa blgara esteve tradicionalmente unida ao Patriarcado de Constantinopla, apesar de sua independncia inicial. Ao longo de sua histria, a reao contra a helenizao foi confundida com sentimentos nacionais, o que afetou tambm as relaes com Roma. Na metade do sculo XIX, o arquimandrita Sokolsky pediu a unio com Roma, e foi consagrado como primeiro bispo catlico bizantino, ainda que o movimento pr-Roma se dissolveu aps conseguir de Constantinopla o reconhecimento da independncia eclesistica. A pequena comunidade greco-catlica blgara est formada hoje por cerca de 22 mil fiis, agrupados no Exarcado de Sofia. A maior parte dos catlicos blgaros segue o rito latino. Igreja dos grego-catlicos da ex-Iugoslvia Tambm chamada Igreja catlica bizantina da eparquia de Krievci, agrupa os fiis catlicos bizantinos da Bsnia, Crocia e Eslovnia (eparquia de Krievci), e o exarcado apostlico de Srvia e Montenegro.

Esta Igreja constituiu-se ao longo dos sculos XVIII e XIX majoritariamente com populao emigrada da Galitzia, aps sua conquista por parte da Rssia, assim como de catlicos rutenos procedentes de Transcarptia e Eslovquia. Atualmente so cerca de 53 mil fiis. Igreja grego-catlica hngara Tambm tem sua origem na emigrao de catlicos rutenos de rito bizantino. O mais caracterstico desta Igreja que, devido a um importante grupo protestante que, no sculo XVIII, uniu-se a ela adotando o rito bizantino, introduziu o uso do hngaro na liturgia, no lugar do grego, ainda que sem autorizao. No ano 1900, um grupo de greco-catlicos hngaros peregrinou a Roma para o Ano Santo e aproveitou para pedir ao Papa Leo XIII que regularizasse sua situao e lhes proporcionasse um bispo prprio. Em 1912, o Papa Pio X escolheu para eles a Eparquia de Hajdudorog. Atualmente so 302 mil fiis. Igreja bizantina eslovaca Em 1646, um importante grupo de hierarcas ortodoxos rutenos tomou a deciso de se unir novamente a Roma, na chamada Unio de Uzhhorod, similar que haviam protagonizado os ucranianos em Brest quase um sculo antes. A igreja greco-catlica eslovaca esteve unida igreja rutena durante vrios sculos. Durante a Segunda Guerra Mundial, e aps a invaso comunista, o novo governo obrigou os grego-catlicos a abandonarem Roma e unirem-se ao Patriarcado de Moscou. O bispo greco-catlico de Preov, Dom Gojdi, foi preso e executado. Aps a queda do comunismo e a diviso do pas, o Papa Joo Paulo II criou o exarcado de Koice. Em 30 de janeiro de 2008, Bento XVI elevou a igreja categoria de metropolitana sui iuris, ao mesmo tempo que elevava Koic ao posto de eparquia. Hoje conta com 258 mil fiis. Igreja grego-melquita A igreja grego-catlica melquita tem sua origem em Antioquia, durante o Conclio da Calcednia (451), proveniente da palavra melek, com a qual se identificavam os que aceitaram Calcednia. Os melquitas, originariamente de rito antioqueno, passaram para a tradio bizantina. Aps a conquista da Sria pelos muulmanos, estes cristos foram gradualmente aceitando influncias culturais rabes, entre elas o idioma. Esta Igreja seguiu o Patriarcado de Constantinopla no cisma de 1054. Contudo, graas pregao de missionrios dominicanos (sculo XIV) e sobretudo jesutas (sculo XVI), foi-se criando paulatinamente entre os melquitas uma simpatia com Roma, que orquestrou a eleio de Cirilo VI, que foi excomungado pelo Patriarca de Constantinopla e confirmado pelo Papa Bento XIII, em 1724.

O chefe da igreja melquita, Gregrio III Laham, leva o ttulo de Patriarca catlico grego-melquita de Antioquia e todo o Oriente, Alexandria e Jerusalm. A igreja conta com quase 1,2 milho de fiis e tem sua sede em Damasco, estende-se por todo Oriente Mdio e tem uma comunidade significativa nos Estados Unidos. Segundo o especialista Pier Giorgio Gianazza, esta igreja a mais rabe de todas as igrejas catlicas orientais. Est empenhada num importante dilogo ecumnico com o Patriarcado ortodoxo de Antioquia. Conta com vrias instituies assistenciais e educativas, muito ativa tambm no dilogo com os muulmanos. Igreja catlica grega Cerca de oitocentos anos depois do cisma de 1054, em 1856, comeou a formar-se uma pequena comunidade de gregos catlicos, fundamentalmente em Constantinopla, raiz da pregao de um sacerdote grego de rito latino. O Papa Pio X escolheu em 1911 um ordinariato para estes catlicos bizantinos, que chegaram a ter seu prprio seminrio. Contudo, com a derrota do imprio otomano aps a Primeira Guerra Mundial, muitos deles migraram para Atenas, e os que ficaram, sofreram perseguio. Esta comunidade catlica de rito bizantino muito pequena atualmente, com cerca de 2.500 membros, e se divide em dois exarcados, de Atenas, cujo hierarcas so Dimitrios Salachas, e o de Constantinopla, que praticamente desapareceu em nmero de fiis. Igreja romena bizantina A Igreja Catlica Romena tambm foi produto de migrao, especialmente de catlicos alemes e rutenos, Transilvnia, que ento era territrio hngaro e de maioria ortodoxa. Aps o cisma de Lutero, estendeu-se o protestantismo calvinista na Romnia, o que levou em 1697 o bispo ortodoxo da Transilvnia em Alba Iulia, Teofil Seremi, a unir-se com Roma, em 1700. Contudo, uma boa parte dos romenos permaneceu ortodoxa. Ainda no princpio, os catlicos bizantinos dependiam da Igreja hngara de rito latino. Mas o Papa Pio X criou uma eparquia prpria, Hajdudorog, em 1912. Durante o regime comunista, esta igreja foi suprimida, e seus fiis, obrigados a unirem-se aos ortodoxos. A clandestinidade durou at a revoluo contra Ceaucescu de 1989. Atualmente, esta igreja conta com cerca de 550 mil fiis. Para diferenciar-se dos ortodoxos, os gregocatlicos romenos utilizam o romano na liturgia. Seu atual chefe o arquieparca maior Lucian Murean. Igreja rutena Esta igreja est vinculada historicamente com a Rutnia, cujo territrio compreendia a atual Ucrnia, Bielorrssia e uma parte da Rssia europeia.

Como vimos ao falar da Igreja bizantina eslovaca, uma parte da Igreja rutena participou na chamada Unio de Uzhhorod. Houve depois outras duas unies, em 1664 e 1713, aps o que praticamente quase todos os rutenos passaram obedincia de Roma. Para os rutenos, o Papa Clemente XIV criou a eparquia de Mukachevo (1778). Aps a Primeira Guerra Mundial, e com a dissoluo do Imprio austro-hngaro, a Rutnia foi dividida entre Checoslovquia, Ucrnia e Bielorrssia. A igreja rutena atual encontra-se no territrio da Ucrnia. Durante o domnio comunista, esta igreja tambm foi forada a ser ortodoxa, e em muitos lugares seus fiis foram diretamente deportados para a Unio Sovitica. Outros muitos conseguiram migrar para os Estados Unidos. Igreja grego-catlica ucraniana Trata-se da igreja mais numerosa de todas, com 5,5 milhes de fiis. Tambm a mais dispersa, pois seus fiis esto divididos, pela migrao, em mais de 40 pases diferentes. Seu territrio est mais ou menos relacionado com o antigo Patriarcado de Kiev. Aps o cisma de 1054, esta igreja viveu momentos difceis, passando os sculos aproximandose paulatinamente da Polnia. O patriarca de Kiev assistiu ao Conclio de Florena em 1440 e concordou em retornar obedincia de Roma. Isso foi interpretado para os russos como sinal de inimizade. Os grego-catlicos ucranianos acudiram em vrias ocasies a Roma para pedir proteo, diante ao expansionismo russo por um lado e a influncia latinizadora dos poloneses por outro. Em 1596, toda a hierarquia eclesistica ucraniana passou a Roma no Snodo de Brest. Com a dominao russa, os grego-catlicos sofreram uma perseguio sistemtica, at o ponto de sobreviverem apenas no leste da Ucrnia, sobre domnio austro-hngaro (Galitzia). No final do sculo XIX, praticamente tinham desaparecido. Em Galitzia, depois da Segunda Guerra Mundial, os comunistas perseguiram ainda com mais gana os greco-catlicos, encarcerando toda sua hierarquia, chefiada pelo cardeal Slipyj. Aps a queda do Muro, houve na Ucrnia uma ressurreio dos catlicos. O Papa Joo Paulo II visitou o pas em 2001. Igreja talo-albanesa Esta igreja procede da imigrao, especialmente Calbria e Tarento durante o sculo XV, por causa da perseguio muulmana. Alguns imigrantes j eram bizantinos catlicos, e outros uniram-se a Roma depois de sua chegada Itlia. Em 1595, o Papa Clemente VIII reconheceu a presena destes fiis e deu instrues para que fossem atendidos em suas necessidades, e em 1742, outro papa, Bento XIV, lhes deu um primeiro cdigo cannico. Em 1919 foi fundada a eparquia de Lungro, e em 1937 a eparquia de Piana degli Albanesi.

Atualmente agrupa cerca de 67 mil fiis. Ali tambm est o nico monastrio italiano de rito bizantino, Santa Maria di Grottaferrata, que tem mais de mil anos de idade. Igreja Russa A igreja grego-catlica russa surgiu em 1905 de um cisma da igreja ortodoxa russa, ao redor do poeta Vladimir Sergeyavich Soloviev, que afirmava que era possvel ser fiel ortodoxo e estar unido a Roma. Um de seus seguidores, o sacerdote Nicols Tolstoi, tornou-se catlico e organizou uma pequena comunidade em Moscou. Apesar das perseguies, primeiro pelo regime czarista e logo a brutal represso comunista, continuou existindo um exarcado apostlico na clandestinidade, e criou-se outro para os catlicos refugiados na China com sede em Xangai. Atualmente existe um renascimento desta comunidade, ainda que no tenha formalmente um hierarca prprio. Conta com 3.800 fiis e sua liturgia no tem diferenas com a ortodoxa russa.

Potrebbero piacerti anche