Sei sulla pagina 1di 2

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Cuidado para no envenenar seu co


Por Ayrton Mugnaini Jr. | Vida de Co qua, 31 de out de 2012

preciso resistir ao olhar pido dos cachorros

"O que eu como a prato pleno/bem pode ser o seu veneno." Estes versos de uma cano de Tio Raul me parecem adequados, e at mesmo sob medida, para comear esta preleo sobre o que nossos peludos no devem comer. Realmente, um banquete para uma pessoa pode ser um perigo para o cachorro. Por mais afinidades que tenhamos com os ces, ambos mamferos e grandes amigos, h diferenas suficientes nos organismos de um e de outro para, de fato, existirem alimentos que fazem muito bem para os humanos, mas que podem ser fatais para os caninos. Resistir quele olhar pido de quem parece no comer h meses difcil, mas necessrio. Aqui vai, portanto, uma listinha que dever ser til para quem, por necessidade ou costume, serve aos ces comida mais apropriada para humanos.

Bom pra ns e ruim pra eles O abacate uma maravilha para abaixar o colesterol e a presso arterial, reduzindo diabetes e risco de tromboses e AVCs. Mas, parafraseando aquele comercial de inseticida, abacate bom para os humanos. Para os humanos. Pois o abacate contm persina, uma toxina fungicida inofensiva para pessoas, mas prejudicial para o estmago e corao de ces, gatos, pssaros e roedores. A nica queixa que pessoas podem ter da charmosa dupla alho e cebola o odor fcil at de se "escutar" a metros de distncia. No mais, o alho notrio "antibitico natural", ajudando a combater vermes intestinais e presso alta, e a cebola um excelente tempero. Mas ces e gatos que ingerirem esta dupla e seus primos, como cebolinha e alho porr, esto sujeitos a brigas feias com os glbulos vermelhos do sangue que podem resultar em anemia, devido presena de tiosulfato, intolerado pelo organismo dos peludos. Mesmo que estes comam alho e cebola aos pouquinhos, o efeito pode ser cumulativo e aparecer mais tarde. (Isto inclui papinhas para crianas, que costumam incluir cebola em p!)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Frutas ctricas podem causar vmito e diarria nos bichos. Leite pode desarranjar o estmago de ces e gatos adultos que no toleram lactose. O po pode ser o "rei dos alimentos", mas, especialmente se for de centeio, tem a possibilidade de fermentar no estmago dos ces, fabricando gases em excesso, incomodando o sistema digestivo, e at mesmo produzindo lcool do cereal, intoxicando e at envenenando o co. Isto vale tambm para aquela fatia de pizza que sobrou. E a solamina presente na batata, mandioquinha e inhame, alm de atacar a digesto, pode deprimir o sistema nervoso central do bicho. Cuidado com a gangue das charmosas prunasianas. Ameixas, passas, pssegos, sementes de ma e talos de cerejas contm cianida, que em grandes quantidades podem intoxicar o peludo. E a turma das nozes, inclusive a macadmia, pode prejudicar os msculos, nervos, digesto e respirao dos ces. Guloseimas perigosas Chocolate o vilo nmero um devido teobromina, substncia txica e at fatal para ces. Caf, ch preto e cafena em geral tambm no so nada recomendveis. lcool? Eu conheci muita gente boa que repartia cerveja com os peludos sem saber que um golinho pode at no fazer mal, mas ces costumam ter menor porte que ns e o que para ns "um golinho" pode at resultar num porre para eles, e lcool em excesso, tal como para os humanos, pode levar ao coma e at morte. Refrigerantes nem merecem mais que estas oito palavras. Doces em geral, incluindo chicletes, j so coisa cheia de contra-indicaes, especialmente para ces, mais ainda se contiverem xilitol, substncia adoante que libera insulina, comprometendo a digesto dos caninos. Nem para as pessoas Cachorro at pode comer comida de gente, mas no tudo e h coisas quem nem humanos deveriam comer. Eu gostaria que pelo menos desta vez as pessoas entendessem os riscos da alimentao com excesso de acar, sdio, gorduras e aditivos para colorir e adoar; frituras, sanduches, sorvete, doces, tranqueiras em geral, inclusive para os ces. Precisamos reverter a situao atual em que metade da populao mundial est obesa e o contingente canino no est muito atrs, com tudo de mal que isso acarreta: problemas digestivos e circulatrios, anemia, desidratao... Se o co apresentar sintomas de intoxicao ou envenenamento como vmitos, diarria, prostrao, inquietao ou sangue nas fezes, procure identificar o que ele comeu que pode ter lhe feito mal e corra com o co ao veterinrio; o tratamento poder incluir provocao de vmitos, lavagem estomacal, re-hidratao, medicao adequada para cada caso e at transfuso de sangue. E, j que comecei citando Raul, terminarei citando "Conspurclia", prola obscura do Lngua de Trapo, que vale para ns e nossos filhotes humanos e caninos: "Corantes, acidulantes/gases, aromatizantes/mame prepara a merenda com muito carinho/e assim ela encomenda a gastrite do filhinho [...] esse maldito regime microbitico..."

Potrebbero piacerti anche