Sei sulla pagina 1di 4

Revista Ecclesia. Maring, PR. Ano 1, n.3; abr/mai 2011, p.8-9.

A RESSURREIO Pe. Luiz Antonio Belini Escrever sobre a ressurreio e, mais especificamente, sobre a ressurreio em geral, j que poderamos nos restringir ressurreio de Cristo, faz lembrar uma constatao de Santo Agostinho que parece perfeitamente atual: Em nenhum ponto a f crist se depara com mais contradio do que em torno da ressurreio da carne (Psal. 88, 2,5). E Orgenes reclama que: o mistrio da ressurreio, por no ser compreendido devidamente, motivo de escrnio constante dos descrentes. E, no entanto, a ressurreio dos mortos na tradio crist, um dos artigos de f mais longamente atestados. Esta perplexidade nos lembra dos discpulos ao descerem da montanha aps a experincia da transfigurao: Jesus recomendou-lhes que no contassem a ningum o que tinham visto, at que o filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram a recomendao e se perguntavam o que queria dizer ressuscitar dos mortos (Mc 9, 9-10). Hoje a palavra ressurreio , alm de um termo tcnico da teologia crist, um termo popularizado. Seu significado est mais ou menos fixado. Mas preciso lembrar que para o ambiente dos apstolos e mesmo antes esta realidade que estavam vivenciando era algo novo e no possuam uma palavra para designa-la em toda sua riqueza, o que os forava a expressar-se atravs de palavras j conhecidas, mas carregadas de um significado novo. Etienne Charpentier nos explica que ressuscitar: esta nica palavra em portugus traduz, na realidade, duas imagens fazer levantar, surgir (anistai, em grego) ou ento fazer levantar, despertar (geirein, em grego). Estas duas palavras fazem parte da linguagem corrente para exprimir a passagem da posio deitada para a posio de p ou do sono ao despertar. Quando aplicadas aos defuntos, apelam para uma mentalidade mtica (comum a muitos povos) na qual a morte concebida como um sono ou como a descida aos infernos, que era, para estes povos, um lugar indiferenciado para todos os mortos, como o Hades para os gregos ou o Sheol (por exemplo: J 3, 19; Ecl 2, 15) para os judeus, no tendo ainda o significado que tem hoje. Com a palavra ressurreio se comeou a indicar uma experincia que ia muito alm de um simples levantar-se ou acordar de uma noite de sono.
1

Com ela se comeou a indicar esta experincia de f em uma existncia pessoal depois da morte. uma experincia de f porque brota da certeza que Deus fiel e no abandona os que so seus. Deus se revela como o Deus da vida tambm para aqueles que passam pela morte. Deus possibilita uma existncia pessoal, ou seja, quem ressuscita verdadeiramente aquele que morreu, h aqui uma identidade que expressa uma continuidade, embora para uma situao existencial completamente nova, expressa em nossa frase com o depois da morte, indicando assim uma novidade. Eis a chave de leitura para falarmos em ressurreio: entre a pessoa que morre e ressuscita, existe uma continuidade expressa pela sua identidade ( a mesma pessoa que morre a que ressuscita) e uma descontinuidade, ou seja, uma novidade (a pessoa ressuscitada possui uma condio existencial toda nova que ns somente ousamos imaginar como seria). Podemos constatar esta continuidade e descontinuidade j na experincia de Jesus ressuscitado: Jesus ressuscitado o mesmo que foi crucificado (o texto mais forte desta identidade o que se refere descrena de Tom: Estenda aqui o seu dedo e veja minhas mos. Estenda a sua mo e toque o meu lado. No seja incrdulo, mas tenha f Jo 20, 27; ver tambm: Lc 24, 36-43, onde Jesus at come para demonstrar que real); so tambm inmeras as passagens onde percebemos esta descontinuidade: a dificuldade que possuem de imediato para reconhecer Jesus; o fato de Jesus ressuscitado no estar mais sujeito s nossas leis fsicas (como em Jo 20, 26: Estando fechadas as portas, Jesus entrou). Frente aos povos vizinhos, Israel chegou a uma idia de existncia pessoal ps-morte somente tardiamente. Em seus incios, a concepo que possuam era de uma longa descendncia (este era justamente o objeto da bno). O que se pode vislumbrar aqui , portanto, uma existncia impessoal (o pai continua nos filhos, netos e assim por diante). Este modo de concepo no estranho tambm em nossa poca. Muitas pessoas acreditam que se perpetuam em seus feitos ou na memria das pessoas ou da sociedade. O horizonte de compreenso do homem judeu tambm diferente do nosso. Ali, a sociedade, o povo que referncia, ainda no se tem a idia de indivduo como posteriormente. Por isso, mesmo as primeiras expresses de uma f na ressurreio sero para o povo e no para o indivduo. Um exemplo a ser lembrado Os 6, 1-3, principalmente o versculo 2: em dois dias ele nos far reviver, e no terceiro dia nos far levantar, e passaremos a viver na sua presena. Quando a situao obrigar a f judaica a dar uma resposta para alm da coletividade, isto , para o indivduo, emergir ento a f na ressurreio dos mortos. Esta situao aquela dos mrtires. Temos ento o primeiro testemunho categrico da ressurreio dos mortos no livro de Daniel,
2

especialmente ao longo do captulo 12. Tambm o segundo livro dos Macabeus, principalmente os captulos 7 e 12 (7,9: Voc bandido, nos tira desta vida presente, mas o rei do mundo nos far ressuscitar para uma ressurreio eterna de vida, a ns que agora morremos pelas leis dele). Para Ruiz de la Pea esta f na ressurreio no surge de uma elucubrao conceitual, seno da reflexo dos crentes sobre uma circunstncia histrica. O fato do martrio re-prope agudamente as velhas perguntas de J. (...) a nica resposta digna de Deus, a nica que o faz crvel, digno de crdito, a ressurreio, a saber, a ao pela qual Deus devolve, centuplicada, essa vida que o mrtir havia entregue. O Novo Testamento nos mostra a comunidade dos judeus dividida frente f na ressurreio. A posio de Jesus firme e clara. Embora no fale com freqncia da ressurreio, sua polmica com os saduceus no deixa dvida (Mc 12, 18-27). Os Apstolos e tantos outros das primeiras comunidades fizeram a experincia da ressurreio de Jesus (Lc 24, 9-10.34.36; At 1,22), que passa a ser o fundamento da f em nossa prpria ressurreio (1Cor 15, 12-18). Esta experincia o fato central de todo o NT. E o primeiro anncio (querigma) dos cristos foi justamente este: Deus ressuscitou Jesus. Pode-se lembrar, por exemplo, At 2, 14-36. Entre os textos mais antigos do NT que procuram refletir sobre a ressurreio: 1Ts 4, 13-17 (no qual So Paulo deve explicar para a comunidade o que acontece com os irmos que morrem antes da segunda vinda de Cristo, a parusia); 1Cor 15 e 2Cor 5, 1-5 (onde So Paulo reflete tambm sobre a corporeidade na ressurreio). Podemos concluir: quando o NT afirma a ressurreio, no est afirmando uma salvao desencarnada (como a que pregavam os gregos atravs da sobrevivncia da alma imortal); tambm no est afirmando uma salvao privatizada (do indivduo somente): a promessa de salvao para todo o gnero humano e a ressurreio um evento comunitrio. Em nossa existncia o outro, aquele com o qual nos encontramos, convivemos, no um mero acrscimo, faz parte verdadeiramente do que somos, por isso afirmamos que o ser humano naturalmente um ser social. Portanto, no podemos pensar a ressurreio individualisticamente, como muitas vezes foi apresentada na histria moderna. Estaria completamente fora do esprito bblico e da tradio da Igreja. Por fim, a salvao no uma desmundanizao: a salvao prometida pela ressurreio envolve a realidade inteira e no s a humanidade (Cl 1, 20: para por meio dele [Jesus ressuscitado], reconciliar consigo todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz).

De tudo aquilo que foi exposto acima podemos concluir: a ressurreio no a continuidade de uma alma imortal desencarnada; no nem mesmo o retorno desta alma a um novo corpo (que seria a reencarnao); no simplesmente voltar a viver, como aconteceu com a filha de Jairo e com Lzaro, tendo recuperado a vida, voltaram mesma condio existencial de antes e de novo morreram (isto seria reviver); no nem mesmo uma ao de Deus para recriar quem houvesse morrido totalmente, porque neste caso no haveria mais continuidade entre o que morreu e o que ressuscitou (seria verdadeiramente uma criao nova). A ressurreio esta existncia transformada e plenificada pela presena de Deus Trindade (elemento de novidade) da pessoa na totalidade de seu ser individual e social (elemento de continuidade). Podemos afirmar que a ressurreio faz de ns aquilo que Deus sempre quis que fssemos (condio que havamos perdido no apenas enquanto indivduo, mas tambm como gnero pelo pecado). Portanto, com o termo ressurreio expressamos tanto o processo de restaurao daquilo que Deus quer que sejamos quanto o estado definitivo que alcanamos no termo deste processo. Por fim, a ressurreio uma certeza de nossa f, horizonte dentro do qual ns a podemos desde j experienciar, por exemplo, nos sacramentos, como no batismo: Ou vocs no sabem que todos ns, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Pelo batismo fomos sepultados como ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glria do Pai, assim tambm ns possamos caminhar numa vida nova (Rm 6, 3-4). E esta f em uma existncia ps-morte, longe de nos afastar de nossos compromissos na construo deste mundo, serve de estmulo. S podemos concluir com a resposta pascal: Aleluia, Aleluia!

Potrebbero piacerti anche