Sei sulla pagina 1di 3

As sublimes esfihas da Alzira

Na sexta-feira recebemos uma visita muito especial. Alzira, que faz a melhor esfiha de So Paulo, veio especialmente para dar uma demonstrao prtica na Cozinha Transcendental. Ela j tinha nos enviado a receita das esfihas e at tentamos fazer aqui, mas as nossas no ficaram nem plida sombra da original. Ficaram secas e meio duras, muito austeras. Desta vez as esfihas ficaram lindas, bochechudas, macias e perfumadas. Uma alegria. O problema da massa que fizemos anteriormente foi que tratamos como a do rocambole de presunto e queijo: sovamos, esmurramos, atiramos para o alto. A massa das esfihas exige delicadeza e o mnimo de manipulao. preciso observar e parar assim que se atinge o objetivo (por exemplo, ao incorporar a farinha mistura lquida aos pouquinhos). Decidimos no publicar esta receita com os ingredientes em separado, porque conclumos que neste caso ainda mais importante ler a receita inteira antes de comear. Sem a lista de ingredientes mais fcil seguir a recomendao. Mos massa. Aqui as esfihas saindo do forno. Pena que no d para sentir o perfume.

Esfihas da Alzira
Massa: Coloque em uma vasilha grande: 2 copos de leite integral morno 3 tabletes de fermento fleishmann Sal 1 colherinha de acar Quando a mistura de leite e fermento comear a borbulhar, acrescente: 1 ovo inteiro 1 xcara de leo 1 colher de manteiga (temperatura ambiente, macia) Misture tudo. Comece agora a acrescentar: 1 kg de farinha aos poucos (preste ateno na validade. Farinha velha arruna o gosto da massa). Incorpore cada nova leva de farinha delicadamente, com uma colher de pau. Quando no for mais possvel usar a colher de pau, use as mos, mas ateno! Muita delicadeza. Essa massa no deve ser apertada e nem sovada. Deixe a massa na vasilha descansando, coberta, at dobrar de tamanho. Enquanto isso prepare o recheio: 500-700 g de carne moda; 5 tomates grandes, maduros, mas firmes, inteiros, bem lavados, cortados em cubinhos; 1 cebola grande picadinha; 1mao de salsinha com um pouco de tomilho (o tomilho optativo); Suco de um limo; 1/2 xcara de azeite; Sal; Pimenta sria a gosto; Pimenta do reino a gosto. Misture tudo bem direitinho. Feito o recheio, agora hora de fazer bolinhas de mais ou menos 3 cm de dimetro com a massa. Com as bolinhas prontas, unte a forma com leo e/ou azeite e comece a dar forma s esfihas. Pegue as

bolinhas que foram feitas primeiro, porque j tiveram tempo de crescer um pouco. Espalhe farinha na mesa para abrir a massa. Abra com o auxlio de um rolo, delicadamente, sem espremer ou apertar. O rolo serve como peso para esticar as bolinhas. Como a massa fica mole, basta uma vez de cada lado. Coloque o recheio e dobre trs lados para fazer o formato tradicional, triangular, das esfihas. Aperte bem as bordas para que no abram quando estiverem assando. Coloque no forno e deixe at dourar. Pronto! Aqui voc v a Alzira em ao, as bolinhas de massa que vo virar esfihas ou podem permanecer bolinhas e assar como pezinhos:

Potrebbero piacerti anche