Sei sulla pagina 1di 25

CONTROLE DE COMPACTAO DE SOLOS e NDICE SUPORTE CALIFRNIA

11/06/2013

Prof. Patrcio Pires patricio.pires@gmail.com

Introduo
2

2 Parte
Dia 12 Ms Aula Programao CARNAVAL Compactao de solos: Energia de compactao do Proctor Normal; Controle de compactao; Frasco de Areia; Balo volumtrico; Densmetro nuclear; leo; ndice Suporte Califrnia (ISC ou CBR): Energia de compactao do Proctor Normal. Compacidade de Solos Arenosos: Determinao dos ndices de vazios mximo e mnimo; Amostra Fofa; Amostra Densa. Determinao da condutividade hidrulica de solos (permeabilidade): Ensaio de carga varivel; Ensaio de carga constante.

19

Fevereiro

26

5 Maro 12

Introduo
3

3 Parte
Dia 19 26 2 9 Abril 23 30 Ms Maro Aula 10 11 12 Programao Prova Parcial 02 / Entrega de Relatrios Ensaio de Cisalhamento Direto: Ensaio em amostra arenosa Ensaio de Compresso Edomtrica. Determinao de Resistncia No-Drenada em Solos Vane test de bancada; Compresso simples; Cone fall; Triaxial no consolidado e no drenado. Prova Parcial 03 / Entrega de Relatrios Prova final

13

14 15

Controle de Compactao
4

Determinar o grau de compactao do solo compactado.


Densmetro

Nuclear; Frasco de Areia; Balo de borracha;


GC=( Peso especfico de campo/ Peso especfico de projeto)*100

Densmetro Nuclear
5

No destrutivo e pseudo-no destrutivo

A medio se faz atravs da emisso de raios gama, por uma fonte radioativa. Estes raios so contados por um detector aps terem atravessado o material. Dependendo da densidade, o nmero de raios que chegam ao detector ser maior ou menor. Existem 2 opes para a operao, dependendo do material e de sua espessura: retro transmisso ou transmisso direta.

A aplicao de fcil interpretao em asfalto (1 minuto por ensaio) e em concreto compactado com rolo (cerca de 10 minutos por ensaio) em solos, demanda uma constante calibrao e aferio do tipo do solo

Densmetro Nuclear
6

1. Mtodo do Frasco de Areia

Consiste em instalar em uma superfcie do terreno uma bandeja com abertura circular de 15cm de dimetro. Atravs dessa abertura escava-se um buraco de 15cm de profundidade. O solo escavado pesado (Wt) e o volume do solo (Vt) o volume do buraco aberto. Enche-se o buraco com areia de densidade conhecida. Sabendo-se o peso da areia que preencheu o buraco pode-se calcular o volume.

Mtodo do frasco de areia


Determinao da massa de areia que preenche o funil e o orifcio no rebaixo da bandeja: 1. Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar (M1). 2. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja, e colocar esta sobre uma superfcie plana. Deixar a areia escoar at cessar o movimento no interior do frasco. Retirar o conjunto frasco + funil, determinar sua massa e anotar (M2). 3. A massa de areia que preenche o funil e o orifcio no rebaixo da bandeja ser: M3 = M1 M2. 4. Repetir o procedimento de 1 a 3 pelo menos duas vezes. A massa da areia M3 dever ser a mdia de trs determinaes. No so aceitos resultados que diferenciem mais de 1% d valor da mdia.

Mtodo do Frasco de Areia


Determinao da massa especfica da areia: 1. Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar (M4). 2. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja, e colocar esta sobre a borda de um cilindro metlico de volume conhecido (V). Deixar a areia escoar at cessar o seu movimento. Fechar o registro e retirar o conjunto frasco + funil, determinar sua massa (M5). A massa de areia que preenche o cilindro de volume conhecido ser: M6 = M4 M5 M3 M3 a massa de areia que preencheu o funil e o orifcio no rebaixo da bandeja. 3. Repetir o procedimento de 1 a 3 pelo menos duas vezes. A massa da areia que enche o cilindro dever ser a mdia das trs determinaes. No so aceitos resultados que diferem de 1% do valor da mdia.

Calcular a massa especfica da areia:

M6 areia V
areia = massa especfica aparente da areia M6 = massa da areia que preencheu o cilindro V = volume do cilindro

Determinao da massa de areia que preenche a cavidade do terreno: 1. Limpar a superfcie do terreno, tornando-a plana e horizontal. 2. Colocar a bandeja, certificando se h um bom contato entre a superfcie do terreno e a bandeja em torno do orifcio central. Escavar com o auxlio da talhadeira uma cavidade cilndrica no terreno com profundidade cerca de 15 cm. 3. Recolher cuidadosamente na bandeja o solo extrado da cavidade, determinar a massa do material e anotar (Mh). 4. Determinar o teor de umidade (h), do solo extrado da cavidade atravs do Speedy. Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa (M7).

5.

6. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja. Deixar a areia escoar at cessar o seu movimento no interior do frasco. Retirar o conjunto frasco + funil, determinar sua massa e anotar (M8). 7. A massa de areia deslocada que preencheu o funil, o orifcio no rebaixo da bandeja e a cavidade do terreno ser: M9 = M7 M8 8. A massa de areia deslocada que preencheu a cavidade no terreno ser: M10 = M9 M3 Clculos:

M h 100 s areia M 10 100 h

s = massa especfica aparente seca do solo in situ areia = massa especfica aparente da areia Mh = massa do solo extrado da cavidade no terreno h = teor de umidade do solo extrado da cavidade do terreno

ndice de Suporte Califrnia (ISC)


14

ndice de Suporte Califrnia (ISC)


Subleito: GC 100%, CBR 2%, Exp. 2% Reforo do Subleito: CBR subleito, Exp. 1%

(medida com sobrecarga de 10 lb)


Sub-base: CBR 20%, Exp. 1% Base: CBR 80%, Exp. 0,5%, LL 25%, IP 6%

ndice de Suporte Califrnia (ISC)


California Bearing Ratio (CBR)

Objetivo Determinar o valor relativo de suporte dos solos por meio de ensaio com amostras deformadas, moldadas na umidade tima definida em ensaio de compactao.
a base do dimensionamento de pavimentos flexveis. Mede a resistncia do solo sob condies controladas de umidade e densidade

Procedimento
Compreende 4 fases: Preparao das amostras Moldagem do corpo de prova Expanso Penetrao

Preparao e moldagem da amostra


1. Solo seco ao ar, destorroado, homogeneizado e quarteado. O material passado na peneira de (19,1mm) e separase 6 kg solos argilosos e siltosos 7 kg solos arenosos ou pedregulhosos Determina-se a umidade higroscpica 2. Moldagem feita na umidade tima determinada pelo ensaio de compactao. Adiciona-se a quantidade de gua necessria para que o solo atinja a umidade tima. Homogeneiza-se a amostra e procede-se a compactao do solo dentro do molde. 3. O solo compactado em 5 camadas aproximadamente iguais, com soquete de 4,53 kg, caindo de uma altura de 45,72 cm e aplicando-se o nmero de golpes correspondente a energia de compactao desejada. 4. Determina-se a umidade observando variao mxima de 0,5% da tima.

Expanso da amostra
1. Terminada a moldagem o disco espaador retirado e monta-se o aparato para que se observe a expanso da amostra no espao deixado pelo disco. Esse aparato consta de: sobrecarga, extensmetro montado sobre um trip colocado no bordo superior do cilindro e um tanque com gua para imerso da amostra. 2. O conjunto colocado no tanque com uma lmina dgua de aproximadamente 1 acima. O conjunto fica imerso por 96h e devem ser feitas leituras de 24 em 24h. A expanso varia de acordo com a natureza do solo. Solos turfosos e argilosos podem sofrer expanses superiores a 10%.

Ensaio CBR (Califonia Bearing Ratio)

Determinao da expanso

Ensaio de penetrao

1. Coloca-se o conjunto molde + amostra + sobrecarga na prensa e executa-se o ensaio de penetrao do pisto no solo com velocidade constante de 0,5/min. Faz-se leituras da carga de penetrao no extensmetro do anel dinamomtrico. 2. As leituras no extensmetro do anel medem seus encurtamentos provenientes das cargas.

Apresentao dos resultados


Curva presso x penetrao

CBR1

P 1' Ppadro( 0,1")

CBR2

P2 ' Ppadro( 0, 2")

Se a curva apresentar ponto de inflexo deve-se fazer a correo. Calcula-se a relao entre a presso de penetrao no solo ensaiado e numa brita padro para os valores de 0,1 e 0,2. O maior dos dois valores ser o CBR do solo.

Ensaio CBR (Califonia Bearing Ratio)

Curva presso versus deformao grfico com correo


Deformao (mm)

Ensaio CBR (Califonia Bearing Ratio)

(a) Base perfurada, (b) colocao do papel filtro, (c) esquema da compactao

(a) Disco anelar de carga, (b) e (c) montagem e esquema para determinao da expanso

Ensaio de Resilincia
25

O termo resilincia significa energia armazenada em um corpo deformado elasticamente, que desenvolvida quando cessam as tenses causadoras das deformaes; ou seja, a energia potencial de deformao. (Medina, 1997)

Potrebbero piacerti anche