Sei sulla pagina 1di 6

Exame Nacional do Ensino Secundrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Alemo


10. e 11. Anos de Escolaridade Continuao bienal Prova 801/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
6 Pginas

2011
COTAES A.
1. ................................................................................................. 10 pontos 2. ................................................................................................. 10 pontos 3. ................................................................................................. 10 pontos 4. ................................................................................................. 10 pontos 40 pontos

B.
1. 1.1. ......................................................................................... 10 pontos 1.2. ......................................................................................... 10 pontos 1.3. ......................................................................................... 15 pontos 2. 2.1. ......................................................................................... 15 pontos 2.2. ......................................................................................... 10 pontos 2.3. ......................................................................................... 10 pontos 2.4. ......................................................................................... 10 pontos 80 pontos

C.
1. ................................................................................................. 20 pontos 2. ................................................................................................. 60 pontos 80 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 801 Pgina C/1/ 6

A classificao da prova deve respeitar integralmente os critrios gerais e os critrios especficos a seguir apresentados.

critrios gerais de classificao


A pontuao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro previsto na grelha de classificao. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, a mesma pode ser classificada se for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito. Se o examinando responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), apenas considerada a resposta que surgir em primeiro lugar. Todos os itens apresentam critrios especficos de classificao organizados por nveis de desempenho. A cada um desses nveis atribuda uma nica pontuao. Para a generalidade dos itens, so considerados de um a trs nveis (N3, N2 e N1); para a tarefa final so considerados cinco nveis em cada parmetro competncia pragmtica e competncia lingustica (N5, N4, N3, N2 e N1). Qualquer resposta que no corresponda ao nvel mais alto descrito integrada num dos outros nveis apresentados, de acordo com o desempenho observado. Esto previstos nveis de desempenho intercalares no descritos. Sempre que uma resposta revele um desempenho que no se integre em nenhum de dois nveis descritos -lhe atribuda a pontuao correspondente ao nvel intercalar que os separa. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho. Qualquer resposta que contenha elementos no previstos nos critrios especficos de classificao, mas que seja cientificamente vlida e adequada ao solicitado, classificada segundo procedimentos anlogos aos previstos nos descritores apresentados. Nos itens de seleco, qualquer resposta indicada de forma equvoca, por exemplo, fornecendo mais elementos do que o(s) pedido(s), classificada com zero pontos. No caso dos itens constitudos por vrias alneas, a classificao feita de acordo com o nvel de desempenho observado na sua totalidade. Nos itens de construo, atribuda a classificao de zero pontos a respostas que no correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, nomeadamente na tarefa final, onde a competncia lingustica s avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e se tiver obtido, pelo menos, a classificao mnima na competncia pragmtica.

Prova 801 Pgina C/2/ 6

critrios especficos de classificao Actividade A


N2 1. N1 Identifica o comportamento dos jovens retratado em cada uma das duas imagens. Ex: a) Ohne Computer knnen die jungen Leute nicht leben. b) Die jungen Leute leben fr die Musik. Pode escrever com incorreces lingusticas no impeditivas da compreenso. Identifica o comportamento dos jovens retratado numa das imagens. Pode escrever com incorreces lingusticas no impeditivas da compreenso. 10

N3 2. N2 N1

Associa correctamente oito expresses s respectivas funes. Chave: 1) b), e), g); 2) a), c), h); 3) d), f). Associa correctamente trs ou quatro expresses s respectivas funes. Erra ou omite as restantes.

10 7 4

N3 3. N2 N1

Identifica as cinco palavras correctas. Chave: 1. (B); 2. (C); 3. (A); Identifica duas palavras correctas. Erra ou omite as restantes.

4. (C);

5. (C).

10 7 4

N3 4. N2 N1

Associa correctamente as cinco expresses s respectivas definies. Chave: (a) (4); (b) (1); (c) (8); (d) (6); (e) (2). Associa correctamente duas expresses s respectivas definies. Erra ou omite as restantes associaes.

10 7 4

Actividade B
N2 1.1. N1 Identifica as trs afirmaes correctas. Chave: (B); (C); (F). Identifica duas afirmaes correctas. Erra ou omite a restante. 10 5

Prova 801 Pgina C/3/ 6

N3

Completa o texto com cinco adjectivos adequados, respeitando as regras da declinao. Ex.: a) reichen; b) zufrieden; c) schwachem; d) benachteiligten; e) besseren. Pode escrever com incorreces de grafia que no impliquem competncia gramatical, como, por exemplo, zufriden.

10

N2 1.2. Completa o texto com dois adjectivos adequados, respeitando as regras da declinao. Pode escrever com incorreces de grafia que no impliquem competncia gramatical. Erra ou omite os restantes adjectivos. OU Completa o texto com quatro adjectivos adequados, no respeitando as regras da declinao. Pode escrever com incorreces de grafia no impeditivas da compreenso.

N1

N3 N2 1.3. N1

Completa as trs frases, de acordo com o texto, respeitando os constrangimentos gramaticais. Pode escrever com incorreces de grafia que no impliquem competncia gramatical. Ex.: a) sie wchst; b) man glcklich leben kann; c) sie ernsthafte Probleme haben. Completa uma frase, de acordo com o texto, respeitando os constrangimentos gramaticais. Pode escrever com incorreces de grafia que no impliquem competncia gramatical. Erra ou omite as restantes. OU Completa duas ou trs frases, de acordo com o texto, no respeitando os constrangimentos gramaticais. Pode escrever com incorreces de grafia no impeditivas da compreenso.

15 10

N3 2.1. N2 N1

Associa correctamente as partes de cinco frases de acordo com o texto. Chave: (a) (5); (b) (1); (c) (8); (d) (2); (e) (4). Associa correctamente as partes de duas frases de acordo com o texto. Erra ou omite as restantes associaes.

15 10 5

N3 2.2.

Transcreve as duas citaes pedidas. No acrescenta nenhuma outra informao. Chave: a) bringe alles, was mein inneres Auge sieht, aufs Papier. b) Ich mchte mir treu bleiben. Pode escrever com incorreces de transcrio no impeditivas da compreenso.

10

N2 N1 Transcreve as duas citaes pedidas, omitindo elementos ou acrescentando informao irrelevante em ambas. Pode escrever com incorreces de transcrio no impeditivas da compreenso.

7 4

N3 2.3. N2 N1

Indica seis informaes correctas, de acordo com o texto. Pode escrever com incorreces lingusticas no impeditivas da compreenso. Ex.: a) Sie htte Angst, immer das Gleiche zu machen. b) Deutschland ist zu langweilig, zu kalt und die Deutschen sind nicht locker. c)  Es macht doppelt Spa, (wenn man Erfahrungen teilt). Sie fhlt sich sicherer, (wenn sie jemanden dabei hat).

10

7 Indica duas informaes correctas, de acordo com o texto. Pode escrever com incorreces lingusticas no impeditivas da compreenso. Erra ou omite as restantes. 4

Prova 801 Pgina C/4/ 6

N2 2.4. N1

Identifica correctamente os dois referentes pedidos. Pode escrever com incorreces de grafia, no impeditivas da compreenso. Chave: a) (meine) Ehefrau/Frau b) Lebensplan Identifica correctamente um dos referentes pedidos. Pode escrever com incorreces de grafia no impeditivas da compreenso. Erra ou omite o restante.

10

Actividade C
Escreve um texto, expressando de forma clara e coerente trs desejos futuros. Utiliza vocabulrio adequado ao tema e expresses apropriadas inteno de comunicao pedida. Utiliza estruturas gramaticais geralmente correctas, podendo ainda evidenciar influncias da lngua materna. Pode cometer erros lingusticos espordicos que no impedem a compreenso. Respeita os limites de palavras indicados.

N3

20

1.

N2 Escreve um texto simples, expressando de forma pouco clara pelo menos um desejo e fornecendo informao pouco coerente e nem sempre relevante. Utiliza vocabulrio pouco adequado ao tema e expresses pouco apropriadas inteno de comunicao pedida. Comete erros lingusticos sistemticos, embora a mensagem seja globalmente inteligvel. Pode no respeitar os limites de palavras indicados.

14

N1

Competncia Pragmtica Escreve um texto de opinio sobre os jovens portugueses, fornecendo informao relevante e destacando pormenores importantes. Articula as ideias de forma clara e coerente, embora possa ainda utilizar um nmero limitado de mecanismos de coeso. Respeita os limites de palavras indicados.

N5

30

N4 2. Escreve um texto de opinio, sobre os jovens portugueses, destacando alguns aspectos relevantes numa sequncia linear de informaes. Articula as ideias de forma clara, mas simples, com repeties pontuais, podendo integrar breves transcries de elementos do(s) texto(s). Pode no respeitar os limites de palavras indicados.

24

N3

18

N2 Escreve um texto de opinio, abordando de forma genrica o tema proposto, com repeties e pormenores pouco relevantes. Articula as ideias de forma elementar, utilizando mecanismos de coeso bsicos para ligar frases simples e curtas. Pode no respeitar os limites de palavras indicados.

12

N1

Prova 801 Pgina C/5/ 6

Competncia Lingustica* Emprega uma srie suficientemente ampla de recursos lingusticos para escrever um texto razoavelmente elaborado, interligando as frases com conectores relativamente complexos (por exemplo, deswegen, nicht nur... sondern auch, nachdem). Utiliza vocabulrio suficiente para se exprimir, podendo suprir algumas lacunas com a ajuda de circunlocues. Revela bom domnio lexical, podendo, contudo, ocorrer alguma confuso e escolha incorrecta de palavras que no afectam a comunicao. Revela geralmente bom domnio gramatical, no cometendo erros que possam causar incompreenso. A pontuao e a ortografia so razoavelmente precisas, mas podem revelar influncia da lngua materna.

N5

30

N4 Emprega recursos lingusticos suficientes para escrever um texto simples, com recurso a conectores frequentes para ligar algumas frases (por exemplo, um zu, wenn, trotzdem, entweder oder). Utiliza vocabulrio suficiente para se exprimir, recorrendo por vezes a repeties e circunlocues para suprir as suas limitaes. Pode, contudo, cometer erros ao exprimir um pensamento mais complexo. Utiliza, com correco, estruturas simples, apenas cometendo erros sistemticos com estruturas mais complexas, mas sem que isso impea a compreenso. A ortografia suficientemente precisa para no afectar a inteligibilidade do texto. A pontuao , geralmente, adequada.

24

2. N3

18

N2 Emprega recursos lingusticos limitados, com padres frsicos elementares. Utiliza conectores simples para ligar as frases, podendo cometer erros quando usa conectores que implicam transposio ou inverso. Utiliza vocabulrio elementar, mas suficiente para exprimir ideias simples e concretas. Utiliza, geralmente com correco, estruturas gramaticais simples, podendo cometer erros elementares de forma sistemtica. Revela algum conhecimento das convenes ortogrficas, sendo a pontuao por vezes inadequada. Os erros no afectam a compreenso global.

12

N1

* A competncia lingustica apenas ser avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e obtido, pelo menos, nvel 1 na competncia pragmtica.

Prova 801 Pgina C/6/ 6

Potrebbero piacerti anche