Sei sulla pagina 1di 7

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Pato Branco Curso de Engenharia de Produo Civil

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

ALVENARIAS

Trabalho referente disciplina de Processos Construtivos, sob orientao do professor Normlio Vitor Fracaro. Realizado pelos acadmicos: Emanuel Angelo Piccinini, Francielle Honesko e Jessica Valado.

PATO BRANCO-PR Outubro 2010

1.0 INTRODUO H anos o Brasil vem difundindo a utilizao da alvenaria tradicional como elemento estrutural. Usualmente, encontram-se obras que utilizam deste modelo construtivo. Apesar desta evoluo, a alvenaria no perdeu sua funo principal, de vedao. Adquirindo novas funes, a alvenaria deve tambm adquirir novas caractersticas, que dem o desejado suporte estrutural. 2.0 CLASSIFICAO DAS ALVENARIAS 2.1 Alvenaria de Vedao O termo alvenaria de vedao classifica as paredes que funcionam apenas como divisrias e isolantes e no apresentam vnculos estruturais com outras estruturas. Porm no Brasil e em outros pases com modelos construtivos menos avanados, essas alvenarias acabam tendo alguma ligao com a estrutura, adquirindo funo estrutural, mesmo no sendo dimensionadas para este fim. 2.2 Alvenaria Estrutural A alvenaria estrutural bastante utilizada, pois torna a obra mais econmica em comparao ao sistema construtivo convencional. Neste tipo de estrutura, a alvenaria tem a funo de resistir o carregamento da edificao, assim, a remoo de qualquer parede deve ser analisada e sujeita a reforos. Alm da funo estrutural, continua exercendo sua funo isolante. Existem alguns parmetros que devem ser considerados ao adotar-se este sistema construtivo. importante lembrar que a alvenaria estrutural adequada para edifcios de at 16 pavimentos. Deve-se saber tambm que, para edifcios comerciais ou residenciais de alto padro, onde necessria a utilizao de grandes vos, este sistema construtivo no o mais adequado. A alvenaria estrutural mais adequada a edifcios residenciais de padro mdio ou baixo, onde os ambientes so relativamente pequenos. As maiores vantagens da alvenaria estrutural so: Economia do uso de madeira para formas; Reduo do uso de concreto e ferragens; Facilidade de treinar mo-de-obra qualificada; Maior rapidez e facilidade de construo; E dentre suas maiores desvantagens, esto a impossibilidade de certas paredes serem removidas sem substituio de outro elemento que supra sua falta e assim, a impossibilidade de mudana no projeto arquitetnico original.

3.0 VEDAO VERTICAL A vedao vertical pode ser entendida como sendo um subsistema do edifcio constitudo por elementos que separam e definem os ambientes internos, controlando a ao de agentes indesejveis. A principal funo da vedao vertical est contida na sua prpria definio. Alm disso, serve de suporte e proteo para as instalaes do edifcio, quando embutidas e cria as condies de habilidade para o edifcio, juntamente com as esquadrias e os revestimentos, que fazem parte das vedaes. 3.1 Classificaes 3.1.1 Quanto funo Quanto funo que desempenha no conjunto do edifcio, as vedaes verticais podem ser divididas em: Envoltria externa ou vedao de fachada - proteo lateral contra ao de agentes externos; De compartimentao interna ou divisria interna diviso entre ambientes internos a uma mesma edificao; De separao ou divisria entre unidades de rea comum. 3.1.2 Quanto mobilidade A mobilidade de uma vedao refere-se facilidade ou no de sua remoo do local no qual fora inicialmente aplicada. Assim as vedaes verticais podem ser divididas em: Fixas: so as vedaes imutveis, que necessitam receber os acabamentos no local. Em caso de transformao do espao, os elementos constituintes dificilmente so recuperveis; Desmontveis: so as vedaes passveis de serem desmontadas com pouca degradao; Removveis: so as vedaes passveis de serem montadas e desmontadas facilmente, sem degradao dos elementos constituintes; Mveis: trata-se de divisrias empregadas na simples separao de ambientes, no estando vinculadas a nenhuma outra parte do edifcio. 3.1.3 Quanto estruturao A estruturao de uma vedao refere-se s suas caractersticas de sustentao no edifcio. Quanto estruturao, as vedaes verticais podem ser divididas em: Estruturadas: so as vedaes que necessitam de uma estrutura reticular de suporte dos componentes da vedao; Auto-suportante: so as vedaes que no necessitam de uma estrutura de suporte, como o caso de todos os tipos de alvenaria; Pneumticas: so as vedaes verticais sustentadas a partir da injeo de ar comprimido.

Aps estas classificaes, pode-se definir que os tipos de vedao vertical mais empregados so: Paredes de alvenaria ou macias; Painis leves; Painis pr-moldados ou pr-fabricados; Fachada cortina; Esquadrias. 4.0 FUNES DAS ALVENARIAS As alvenarias devem satisfazer s condies de resistncia, durabilidade e impermeabilidade. Podem-se enumerar algumas caractersticas para que as alvenarias cumpram adequadamente suas funes. 4.1 Resistncia Mecnica A resistncia mecnica da alvenaria a capacidade desta de manter sua integridade fsica, quando exposta s aes previstas em projeto. As aes so aquelas de origem externas, como deformao da estrutura, cargas de vento, cargas suspensas, e aquelas de origem intrnseca alvenaria, como a variao de temperatura e de umidade, as quais provocam tenso de trao, compresso e cisalhamento na alvenaria. Esta resistncia esta ligada principalmente a: Caractersticas dos componentes da alvenaria; Caracterstica das juntas de argamassa de revestimento; Resistncia de aderncia do conjunto (componentes e juntas); Espessura e disposio das juntas; Propriedades geomtricas das alvenarias; Tipo de fixao da parede de vedao estrutura. 4.2 Caractersticas de Deformabilidade das Alvenarias As deformaes a que as alvenarias esto sujeitas provocam variaes dimensionais que podem resultar em tenses internas, as quais formam fissuras e trincas, que comprometem o desempenho do conjunto. Essas deformaes tm diversas origens, algumas delas so: Devido a aes externas: tem origem nos esforos induzidos pela deformao da estrutura de concreto; Deformaes intrnsecas: so originadas a partir de esforos internos, provocados por variaes dimensionais dos componentes e das juntas.

4.3 Estanqueidade A estanqueidade de uma alvenaria a capacidade de seus componentes e elementos em resistir penetrao de gua, impedir a passagem de ar ou gases e a penetrao de materiais slidos em suspenso (poeira, areia e fuligem). As exigncias de estanqueidade visam garantir a habitabilidade da edificao. 4.4 Isolamento Trmico e Acstico O isolamento trmico uma caracterstica que deve ser avaliada de acordo com o conforto trmico para as distintas regies do pas. Ele visa garantir aos habitantes nveis aceitveis de temperatura, umidade relativa e vento durante todo o ano. As exigncias para o isolamento trmico so feitas segundo condies climticas regionais, condio de implantao do edifcio e propriedades dos materiais empregados. O isolamento acstico feito para a reduo dos nveis de rudos, reduo de ndices de vibraes de mquinas ou equipamentos hidrulicos transmitidos pela estrutura ou parede. Para o sistema de vedao vertical deve-se ter isolamento das fachadas, para as divisrias internas, consideram-se as necessidades de privacidade de cada ambiente. 4.5 Segurana ao Fogo Diz respeito capacidade da alvenaria em ter certa resistncia ao do fogo mantendo sua estabilidade e integridade, conservando suas caractersticas funcionais de isolamento trmico e sua estanqueidade a chamas e gases, durante um determinado tempo. A reao ao fogo tambm utilizada para determinar a contribuio dos materiais constituintes na propagao e alimentao de um foco de incndio e no desenvolvimento de gases nocivos e fumaa. 5.0 COMPONENTES DAS ALVENARIAS Os materiais que compem as alvenarias so os tijolos ou blocos, as argamassas e em caso de alvenaria estrutural o graute e a armao. Os principais tipos de tijolos e blocos so: Tijolos de barro: podem ser utilizados em alvenarias de vedao e acabamentos. Possuem variedades para compor cantos de 45 e 90, paredes em curva, etc.; Blocos cermicos: so resistentes e possuem bom isolamento termoacstico. Podem ser de vedao ou estruturais; Blocos de concreto: podem ser de vedao, estruturais ou de canaleta, nos formatos inteiro ou de meio bloco;

Blocos de concreto celular: so produzidos em autoclave, e so formados por cimento, cal, areia, materiais silicosos e alumnio em p; Blocos silico-calcrios: resultado da mistura de cal virgem e areia silicosa, so encontrados nas linhas estruturais e de vedao; Tijolos de vidro: permitem a passagem de at 75% da luminosidade e so eficientes no isolamento termoacstico. No tem funo estrutural e s podem sustentar outros tijolos de vidro. As argamassas de assentamento representam cerca de 2 a 16% do volume total da alvenaria, mas possuem uma influncia no desempenho muito maior do que esta porcentagem representa. As principais funes das argamassas de assentamento na alvenaria so: unir as unidades de alvenaria, resistir a esforos mecnicos, distribuir as cargas uniformemente e absorver as deformaes da parede de alvenaria. Para desempenhar as funes necessrias para a alvenaria, as argamassas devem apresentar um conjunto de caractersticas das quais se destacam: capacidade de aderncia, capacidade de resistir a esforos mecnicos, capacidade de distribuir cargas, capacidade de absorver deformaes, durabilidade e eficincia do ponto de vista da produo, racionalizao e economia. Nas alvenarias estruturais alm dos tijolos/blocos e argamassas tambm se utiliza o graute e armadura. O graute um concreto feito com areia, cimento, pedrisco e cal. Ele tem a funo de preencher os furos dos blocos, onde necessrio, dando maior resistncia compresso para a parede ou tornando slida uma eventual armadura ao conjunto. A armadura utilizada por questes de resistncia, utilizao (evitando abertura de fissuras ou trincas) ou simplesmente construtivas (tornando slidas as paredes entre si e estas com as lajes). 6.0 CONCLUSO O sistema de construo de alvenaria estrutural muito utilizado, principalmente em obra de pequeno e mdio porte. Viu-se que sua utilizao apresenta diversas vantagens e que, seu principal ponto negativo a impossibilidade de alterao no projeto arquitetnico, impedindo que sejam feitas mudanas significativas posteriormente concluso da obra. Neste trabalho, explanaram-se as principais caractersticas das alvenarias, tanto de vedao quanto estrutural suas funes e seus componentes. Ao seu trmino, pde-se entender como realmente as alvenarias ocorrem, principalmente suas especificidades e necessidades, no caso das alvenarias estruturais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS NASCIMENTO, Otvio Luiz do; Alvenarias Bibliografia Tcnica para o Desenvolvimento da Construo em Ao; Belo Horizonte - MG. KALIL, Silvia Maria Baptista; LEGGERINI, Maria Regina; Alvenaria Estrutural; PUCRS; Porto Alegre - RS. RAMALHO, Marcio A., CORRA, Mrcio R. S.; Projeto de Edifcios de Alvenaria Estrutural; So Paulo SP. <http://www.dptoce.ufba.br/construcao1_arquivos/Veda%E7%F5es %20verticais02_alv%20veda%E7%E3o.pdf> Acesso em 04 out. 2010, 22:08. <http://pcc2435.pcc.usp.br/pdf/PCC2435-aula18_cap1_revisado.pdf> Acesso em 04 out. 2010, 21:35. <http://www.ctec.ufal.br/pec/engcivil/pastadownloads/4/alvenaria/1_Apostila_Alv_E strut.pdf> Acesso em 05 out. 2010, 19:47.

Potrebbero piacerti anche