Sei sulla pagina 1di 6

Modos de transferncia de metal no processo MIG-MAG

Basicamente o processo MIG/MAG inclui trs tcnicas distintas de modo de transferncia de metal: curto-circuito (short arc ) , globular (globular) e aerossol (spray arc). Essas tcnicas descrevem a maneira pela qual o metal transferido do arame para a po a de fuso. Na transferncia por curto-circuito short arc, dip transfer, microwire a transferncia ocorre quando um curto-circuito eltrico estabelecido. Isso acontece quando o metal fundido na ponta do arame toca a poa de fuso. Na transferncia por aerossol spray arc pequenas gotas de metal fundido so desprendidas da ponta do arame e projetadas por foras eletromagnticas em direo poa de fuso. A transferncia globular ocorre quando as gotas de metal fundido so muito grandes e movem-se em direo poa de fuso sob a influncia da gravidade. Os fatores que determinam o modo de transferncia de metal so a corrente de soldagem, o dimetro do arame, o comprimento do arco (tenso), as caractersticas da fonte e o gs de proteo . Transferncia por curto-circuito Na soldagem com transferncia por curto-circuito so utilizados arames de dimetro na faixa de 0,8 mm a 1,2 mm, e aplicados pequenos comprimentos de arco (baixas tenses) e baixas correntes de soldagem. obtida uma pequena poa de fuso de rpida solidificao. Essa tcnica de soldagem particularmente til na unio de materiais de pequena espessura em qualquer posio, materiais de grande espessura nas posies vertical e sobre cabea, e no enchimento de largas aberturas. A soldagem por curto-circuito tambm de ve ser empregada quando se tem como requisito uma distoro mnima da pea.

Essa tcnica de soldagem particularmente til na unio de materiais de pequena espessura em qualquer posio, materiais de grande espessura nas posies vertical e sobrecabea, e no enchimento de largas aberturas. A soldagem por curto-circuito tambm deve ser empregada quando se tem como requisito uma distoro mnima da pea. O metal transferido do arame poa de fuso apenas quando h contato entre os dois, ou a cada curto-circuito. O arame entra em curtocircuito com a pea de 20 a 200 vezes por segundo. A Figura a seguir ilustra um ciclo completo de curto-circuito. Quando o arame toca a poa de fuso (A), a corrente comea a aumentar para uma corrente de curto-circuito. Quando esse valor alto de corrente atingido, o metal transferido. O arco ento reaberto. Como o arame est sendo alimentado mais rapidamente que o arco consegue fundi-lo, o arco ser eventualmente extinguido por outro curto (I). O ciclo recomea. No h metal transferido durante o perodo de arco aberto, somente nos curtos-circuitos.

Nesta figura corrente-tenso versus tempo tpico do ciclo de curtocircuito e para garantir uma boa estabilidade do arco na tcnica de curto-circuito devem ser empregadas correntes baixas. A tabela abaixo ilustra a faixa de corrente tima para a transfernc ia de metal por curtocircuito para vrios dimetros de arame. Essas faixas podem ser alargadas dependendo do gs de proteo selecionado. Dimetro do arame Corrente de soldagem (A) pol (") mm Mnima Mxima 0,030 0,76 50 150 0,035 0,89 75 175 0,045 1,10 100 225 Transferncia globular Quando a corrente e a tenso de soldagem so aumentadas para valores acima do mximo recomendado para a soldagem por curto-circuito, a transferncia de metal comear a tomar um aspecto diferente. Essa tcnica de soldagem comumente conhecida como transferncia globular, na qual o metal se transfere atravs do arco. Usualmente as gotas de metal fundido tm dimetro maior que o do prprio arame. Esse modo de transferncia pode s er errtico, com respingos e curtoscircuitos ocasionais. Soldagem por aerossol (spray) Aumentando-se a corrente e a tenso de soldagem ainda mais, a transferncia de metal torna-se um verdadeiro arco em aerossol (spray).A corrente mnima qual esse fenmeno ocorre chamada corrente de transio. A Tabela II mostra valores tpicos de corrente de trans io para v rios metais de adio e gases de proteo. Conforme observado nessa tabela, a corrente de transio depende do dimetro do arame e do gs de proteo. Entretanto, se o gs de proteo para soldar aos carbono contiver mais que cerca de 15% de dixido de carbono (CO2), no haver transio de transferncia globular para transferncia por aerossol. A a tabela abixa mostra a transferncia fina e ax ial tpica do arco em aerossol. As gotas que saem do arame so muito pequenas, proporcionando boa estabilidade ao arco. Curtos-circuitos

so raros. Poucos respingos so associados com essa tcnica de soldagem.


Tipo de arame Dimetro do arame mm Gs de proteo Corrente mnima de aerossol -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------0,76 150 0,89 165 Ao carbono 1,10 98% Ar / 2% O2 220 1,30 240 1,60 275 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------0,89 170 1,10 225 Ao inoxidvel 1,60 98% Ar / 1% O2 285 2 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------0,76 95 Aluminio 1,19 Argonio 135 1,60 180 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------0,89 180 Cobre desoxidado 1,10 Argonio 210 1,60 310 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------0,89 165 Bronze ao silicio 1,10 Argonio 205 1,60 270

A soldagem em aerossol pode produzir altas taxas de deposio do metal de solda. Essa tcnica de soldagem geralmente empregada para unir materiais de espessura 2,4 mm e maiores. Exceto na soldagem de alumnio ou cobre, o processo de arco em aerossol fica geralmente restrito apenas soldagem na posio plana por causa da grande poa de fuso. No entanto, aos carbono podem ser soldados fora de posio usando essa tcnica com uma poa de fuso pequena, geralmente com arames de dimetro 0,89 mm ou 1,10 mm .A figura abaixo representa a tcnica de soldagem por arco em aerossol (spray) .

Uma variao da tcnic a de arco em aerossol conhecida como oldagem pulsada em aerossol. Nessa tcnica, a corrente variada entre um valor alto e um baixo. O nvel baixo de corrente fica abaixo da corrente de transio, enquanto que o nvel alto fica bem dentro da faixa de arco em aerossol. O metal transferido para a pea apenas durante o perodo de aplicao de corrente alta. Geralmente transferida uma gota durante cada pulso de corrente alta.Logo a figura abaixo retrata modelo de corrente de soldagem usado na soldagem pulsada em aerossol. Valores comuns de freqncia fic am entre 60 e 120 pulsos por segundo. Como a corrente de pico fica na regio de arco em aerossol, a estabilidade do arco similar da soldagem em aerossol convencional. O perodo de baixa corrente mantm o arco aberto e serve para reduzir a corrente mdia. Assim, a tcnica pulsada em aerossol produzir um arco em aerossol com nveis de c orrente mais baixos que os necessrios para a soldagem em aerossol conv encional. A corrente mdia mais baixa possibilita soldar peas de pequena espessura com transferncia em aerossol usando maiores dimetros de arame que nos outros modos. A tcnica pulsada em aerossol tambm pode ser empregada na soldagem fora de posio de peas de grande espessura .

Potrebbero piacerti anche