Sei sulla pagina 1di 7

Instituio Toledo de Ensino

Hermenutica Jurdica

Prof. Ms. Jos Luiz Antiga Jr.

III.3 MTODO SISTEMTICO MTODO SISTEMTICO - TEORIA:

Introduo: unidade do direito O direito uno e indivisvel. Quando estudamos Direito Civil, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, etc., ou quando nos deparamos com classificaes do direito, tais como a que divide o direito em direito privado e direito pblico, na verdade estamos diante de divises meramente didticas. Essas divises/classificaes tm o condo de facilitar o estudo, o conhecimento do direito. Alm dessa funo didtica, as divises e classificaes do direito visam possibilitar o conhecimento sobre os diversos tipos de problemas que existem na sociedade, e que precisam ou podem ser solucionados pelo direito. As leis fazem parte de um sistema complexo, o jurdico. Juntamente com outras fontes do direito, as leis escritas esto em harmonia entre si. H, no sistema jurdico, conexes possveis entre os textos legais. O estudante deve ter em mente que cada artigo de lei, cada captulo ou ttulo de um cdigo, ou cada ramificao do direito (Direito Civil, Penal, Processual, etc.) , na verdade, parte de um todo, parte de um sistema social classificado como jurdico. Relembrando o que dissemos anteriormente, o texto de lei diferente da norma jurdica, pois essa ltima fruto de um processo de interpretao, consistindo a interpretao na atribuio de um sentido/significado e na delimitao de alcance desse texto. Logo, possvel dizer que a produo (construo) da norma depende, vrias vezes, da anlise da conexo entre textos de artigos de leis diversas, de diferentes ramificaes do direito. Assim, determinado texto de um artigo do Cdigo Penal pode depender da anlise em conjunto com certo pargrafo de artigo do Cdigo Civil, por exemplo. Isso significa que, no processo de interpretao do texto, ou seja, de construo da norma, necessrio que o interprete tenha uma viso sistemtica do direito. relevante que o intrprete analise as conexes possveis entre textos de leis diversas, pois essa conexo possibilita a construo de uma norma coerente com o sistema. Ter viso sistemtica do direito compreender que nenhum texto de lei pode ser interpretado isoladamente, seno que deve sempre ser pensado como sendo parte de um todo, e que as vrias partes desse sistema devem estar em harmonia.

2 Funo do mtodo sistemtico A funo hermenutica do mtodo sistemtico a possibilidade de coerncia do sistema na construo da norma. Neste sentido, Ferraz Jr. ao escrever sobre o mtodo sistemtico, ensina:
A primeira e mais importante recomendao, nesse caso, de que, em tese, qualquer preceito isolado deve ser interpretado em harmonia com os princpios gerais do sistema, para que se preserve a coerncia do todo. 1

Fontes do direito Como Paulo Nader ensina, quando um magistrado profere uma sentena, no aplica regras isoladas; projeta toda uma ordem jurdica ao caso concreto.2 O direito possui vrias fontes. A principal classificao acerca do tema faz uma diviso entre fontes materiais e fontes formais. Por fontes materiais podemos entender todos os fatores sociais que influenciam na criao do direito: aspectos econmicos, sociolgicos, polticos, religiosos, etc. Em outras palavras, fontes materiais do direito so todas aquelas circunstncias sociais que fazem nascer o direito. Trata-se, na feliz expresso de Ferdinand Lassale, dos fatores reais de poder. As fontes formais do direito so, por outro lado, os modos pelos quais o direito se positiva em um ordenamento jurdico. Mediante fontes materiais (fatores sociais) se cria a conscincia coletiva da necessidade de que o ordenamento jurdico passe a disciplinar determinada matria. Ao cumprir essa tarefa, ou seja, ao disciplinar determinada matria, tornando-a jurdica, o Estado adota vrias formas, tais como leis, costumes, jurisprudncia. Parte da doutrina considera que so fontes formais apenas as leis e os costumes. Dependendo do sistema jurdico do pas, leis e costumes poderiam ser classificados em razo de sua importncia. Assim, nos pases de tradio romanstica, a lei teria papel de fonte formal primria, e o costume o papel de fonte formal secundria ou complementar. o que ensinam alguns doutrinadores:
Para os pases que seguem a tradio romano-germnica, como o Brasil, a principal forma de expresso o Direito escrito, que se manifesta por leis e cdigos, enquanto que o costume figura como fonte complementar.3

1 2

Introduo ao estudo do direito, p. 289. Introduo ao estudo do direito, p. 278. 3 Paulo Nader, op. cit., p.143.

3 No caso da jurisprudncia, h duas correntes: autores que entendem ser ela fonte formal e aqueles que entendem que a jurisprudncia sequer chega a ser fonte do direito. Vejamos as duas posies: Paulo Nader trata do tema da seguinte maneira:
A jurisprudncia, que se forma pelo conjunto uniforme de decises judiciais sobre determinada indagao jurdica, no constitui uma fonte formal, pois a sua funo no a de gerar normas jurdicas, apenas a de interpretar o Direito luz dos casos concretos.4

J Miguel Reale, um dos maiores juristas da histria do Brasil, ensina:


A jurisprudncia, muitas vezes, inova em matria jurdica, estabelecendo normas que no se contm estritamente na lei, mas resultam de uma construo obtida graas conexo de dispositivos, at ento considerados separadamente, ou, ao contrrio, mediante a separao de preceitos por largo tempo unidos entre si. Nessas oportunidades, o juiz compe, para o caso concreto, uma norma que vem completar o sistema objetivo do Direito.5

A discusso muito interessante, mas parece que Miguel Reale tem razo ao classificar a jurisprudncia como fonte do direito, pois no processo de construo da norma (interpretao do texto atribuindo-lhe sentido e delimitando-lhe o alcance) a jurisprudncia fator de convencimento do intrprete. A jurisprudncia o resultado da interpretao de textos legislativos, ou seja, uma norma jurdica. Alm disso, o legislador no tem a capacidade de prever todos os casos aos quais a lei ser aplicada no momento de sua criao. Assim, a lei passa a ser aplicada a inmeros casos no previstos pelo legislador. As peculiaridades desses casos levam os Tribunais a criarem novas normas. Alm desses argumentos jusfilosficos h um, recentemente, bem objetivo. Trata-se da smula vinculante, recentemente inserida no texto constitucional mediante a emenda constitucional n 45, que acrescentou o artigo 103-A, na Carta Magna, que dispe:
Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

4 5

Op. cit., p. 143. Lies preliminaries do direito, p. 168.

4 Temos que, aps esse argumento objetivo, fica difcil contestar o carter de fonte formal da jurisprudncia.

Fontes e mtodo sistemtico De acordo com o que dissemos anteriormente, so fontes formais do direito: as leis, os costumes e as jurisprudncias, bem como os contratos (fonte negocial). Assim sendo, no processo de interpretao, ao adotar o mtodo sistemtico, necessrio que se faa a relao entre as fontes, e no apenas entre disposies de apenas uma das fontes. Em outras palavras, no se deve aplicar o mtodo sistemtico apenas comparando-se dispositivos de leis, ou vrios costumes entre si, ou mesmo algumas jurisprudncias com outras que tratam do mesmo assunto, mas sim o texto da lei COM a jurisprudncia, COM o costume, ou o costume COM a jurisprudncia e, ainda, dispositivos da lei, com jurisprudncias e costumes. Afinal, as fontes formais do direito so os modos pelos quais o sistema jurdico est posto, est positivado. Interpretar sistematicamente analisar todas as fontes possveis sobre determinado assunto do direito. Se o assunto tratado por um texto de lei e tambm pela jurisprudncia de algum Tribunal, necessrio que se interprete ambos, de uma forma harmnica, tentando dar unidade ao sistema. Se o assunto tratado por textos de trs ou quatro leis e tambm por costumes locais, preciso que se atribua um sentido s essas formas de expresso do direito de modo que seja preservada a unidade do sistema.

Mtodo sistemtico e controle de constitucionalidade Sabemos que, no sistema jurdico brasileiro, necessrio que todas as espcies legislativas estejam em harmonia com a Constituio. Isso significa, grosso modo, que qualquer lei ou ato normativo que no esteja de acordo com os preceitos da Constituio devem ser retirados do ordenamento jurdico, no devem produzir efeitos. A prpria constituio prev alguns mecanismos que possibilitam evitar incompatibilidades no ordenamento jurdico. Estamos falando do controle de constitucionalidade. Esse controle pode e deve ser feito antes da lei ou ato entrar em vigncia, ocasio em haver controle preventivo. Porm, esse controle prvio pode ser falho, ocasio em que determinada lei ou ato normativo ter vigncia, ainda que manifestamente inconstitucional. Frise-se, ainda, a hiptese de uma lei ter sido promulgada antes da prpria constituio, que de 1988. Nesse caso, o controle de constitucionalidade s poder se dar de forma repressiva, ou seja, aps a lei ou ato normativo estar produzindo efeitos jurdicos, estar em vigncia.

5 O que motiva tal controle a necessidade de compatibilidade formal e material das espcies legislativas com a Constituio. Ou seja, se a lei, durante o seu processo de criao, no respeita os trmites previstos na constituio, tem-se que a mesma formalmente inconstitucional, devendo sofrer a pena de ser extirpada do ordenamento. Caso a lei contrarie as normas constitucionais, ou seja, o sentido a ser-lhe atribudo contraria a Constituio, ela deve ser, tambm, retirada do ordenamento jurdico, por ser materialmente inconstitucional. Como premissa maior do controle de constitucionalidade temos o fato de que a Constituio o que inicia um novo ordenamento jurdico, sendo sua lei maior. O que nos interessa nesse plano que esse controle de constitucionalidade se d, na maior parte das vezes, mediante aplicao do raciocnio fornecido pelo mtodo sistemtico. O mtodo sistemtico exige que o exegeta faa a interpretao jurdica sempre mediante a Constituio, em face dela, em respeito ela. Em outras palavras, mediante o mtodo sistemtico que se torna possvel analisar os vrios textos normativos e confront-los com as disposies constitucionais. Essa anlise possibilita a concluir se determinada lei ou no inconstitucional e, consequentemente, deve ou no permanecer no ordenamento jurdico. O direito um todo unitrio que tem no pice do seu sistema uma Constituio. Suas disposies devem ser interpretadas primando-se pela conformidade de umas com as outras, de modo que no existam regras isoladas.

EXEMPLO 1:
Cdigo de Processo Penal (Lei n 5869/73)
TTULO IX Da Priso e da Liberdade Provisria CAPTULO I Disposies Gerais Art. 283. A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio.

Constituio Federal de 1988


Art. 5 (...) XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

Lei n 4.898/65
Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

EXEMPLO 2:
Cdigo de Processo Civil (Lei n5.869/73)
Art. 246 - nulo o processo, quando o Ministrio Pblico no for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. Pargrafo nico. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministrio Pblico, o juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ter sido intimado.

Cdigo de Processo Civil (Lei n5.869/73)


Art. 82. Compete ao Ministrio Pblico intervir: I - nas causas em que h interesses de incapazes; II - nas causas concernentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade; III - nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte.

EXEMPLO 3:
Cdigo de Processo Civil (Lei n 5869/73)
LIVRO II Do Processo de Execuo Ttulo II Das Diversas Espcies de Execuo CAPTULO V Da Execuo de Prestao Alimentcia Art. 733 Na execuo de sentena ou de deciso, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandar citar o devedor para, em 3 (trs) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetu-lo. 1 Se o devedor no pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe- a priso pelo prazo de 1 (um) a 3 (trs) meses. Smula STJ n 309 - O dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o que compreende as trs prestaes anteriores ao ajuizamento da ao e as que vencerem no curso do processo.

EXEMPLO 4:

7 EMENTA DE ACRDO DO STF: "Pena Regime de cumprimento Progresso Razo de ser. A progresso no regime de cumprimento da pena, nas espcies fechado, semi-aberto e aberto, tem como razo maior a ressocializao do preso que, mais dia ou menos dia, voltar ao convvio social. Pena Crimes hediondos Regime de cumprimento Progresso bice Artigo 2, 1, da Lei n. 8.072/90 inconstitucionalidade Evoluo jurisprudencial. Conflita com a garantia da individualizao da pena artigo 5, inciso XLVI, da Constituio Federal a imposio, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado. Nova inteligncia do princpio da individualizao da pena, em evoluo jurisprudencial, assentada a inconstitucionalidade do artigo 2, 1, da Lei n. 8.072/90." (HC 82.959, Rel. Min. Marco Aurlio, DJ 01/09/06). Questo: podemos dizer que a deciso acima revela a jurisprudncia do STF? Resposta. Sim, afinal, no se trata de uma deciso isolada. No mesmo sentido: HC 86.953-MC, DJ 28/10/05; HC 86.986, DJ 28/10/05; HC 84.122-QO, DJ 27/08/04. Textos de lei interpretados para se chegar concluso transposta na ementa acima: Lei n 8.072/90 - Lei de crimes hediondos
Art. 2. Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana e liberdade provisria. 1. A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida integralmente em regime fechado. CONSTITUIO FEDERAL Art. 5 XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes:

Potrebbero piacerti anche