Sei sulla pagina 1di 9

1

- INTRODUO 1.1 - CONCEITO DE FOGO Fogo a resultante de uma reao qumica de oxidao com desprendimento de luz e calor.

1.2 - CONCEITO DE INCNDIO a propagao rpida e violenta do fogo, provocando danos materiais ou perda de vidas humanas, aps fugir o controle do homem.

Fig. 01 - Fogo que fugiu ao controle do homem 1.3 ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO Sabe-se que a combusto uma reao qumica, logo, devem ter no mnimo dois elementos que reajam entre si, como uma circunstncia que favorea tal reao. Estes elementos, por serem absolutamente necessrios fenmeno da combusto, sero chamados de elementos essenciais do fogo: combustvel, comburente e calor, os quais, para facilitar a compreenso do processo da combusto, sero representados, cada um, por um dos lados um tringulo eqiltero, chamado de tringulo do fogo. Fig.02 - Tringulo do fogo 1.3.1 - Combustvel Combustvel o elemento que serve de campo de propagao do fogo. Podem ser slidos, lquidos, e gasosos; porm a combustibilidade (capacidade de entrar em combusto) dos corpos combustveis maior no estado gasoso. A maioria dos corpos orgnicos (madeira, tecidos, papel, etc.) antes de se combinarem com o oxignio para originar a combusto, transformam-se inicialmente em gases ou vapores. Outros slidos primeiro transformam-se em lquidos e posteriormente em gases, para ento se queimarem. 1.3.2 - Comburente o elemento que proporciona vida s chamas, que ativa e intensifica o fogo. Como comburente natural existe o oxignio, que retirado do ar atmosfrico ou oriundo da estrutura molecular de alguns compostos que so ricos em oxignio, so eles o xido de magnsio e a plvora, entre outros, que, quando aquecidos, liberam oxignio alimentando a prpria combusto. Outro comburente que se pode encontrar o cloro (Cl2). um gs mais pesado que o ar, de colorao amarelo-esverdeado, venenoso, corrosivo e largamente usado para tratamento e
-1-

bem ao

de

purificao da gua, branqueamento e outros processos industriais. No inflamvel, mas pode causar incndio e exploses, pois em contato com determinadas substncias, comporta-se como comburente semelhante ao oxignio. Este fenmeno ocorre principalmente em contato com a amnia, terebintina e metais pulverizados. Onde houver possibilidade de formao deste gs, devese ter cuidados especiais. 1.3.3 - Calor a condio favorvel que d incio, mantm e incentiva a propagao do fogo. Como principais fontes de calor temos: - O calor ambiental; - A chama; - O calor provocado pelo choque, atrito e compresso; - Energia radiante (raio laser); - O calor das reaes qumicas exotrmicas (oxidaes por exemplo); - Energia eltrica (centelha).

Fig. 04 - Fontes de calor 1.4 - TETRAEDRO DO FOGO Tambm conhecido como pirmide do fogo ou quadrado do fogo, o tetraedro do fogo uma evoluo do tringulo do fogo, uma vez que estudos realizados mais recentemente descobriram um novo elemento essencial ao fogo: a reao em cadeia. A Combusto uma reao qumica de oxidao, auto-sustentvel, com liberao de luz, calor, fumaa e gases. A cadeia de reaes formada durante a combusto transmite energia qumica gerada pela reao, que por sua vez se transformar em energia calorfica decompondo as molculas, ainda intactas, e assim promovendo a sustentao e propagao do fogo.

Fig .05 - Tetraedro do fogo 1.7 - CLASSIFICAO DOS INCNDIOS QUANTO AO COMBUSTVEL

-2-

A determinao precisa da classe do combustvel envolvida ir determinar que tcnicas de combate devem ser empregadas, bem como, qual o agente extintor e a forma de emprego correta a ser utilizada. a) Classe A So aqueles materiais de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, deixando resduos slidos aps a queima (cinzas). Como maior exemplo temos os combustveis slidos (madeira, papel, palha, tecido, etc.).

b) Classe B

Fig. 11 Fogo em madeira So aqueles materiais considerados combustveis ou inflamveis que queimam somente em sua superfcie, no deixando resduos. Como melhor exemplo tem-se os lquidos combustveis ou inflamveis: gasolina, leos, graxas, tintas, lcool, vernizes, etc.

Fig. 12 fogo em leo diesel c) Classe C So os incndios que ocorrem em equipamentos eltricos energizados, como: motores, transformadores, quadros de distribuio, fios, etc. Estes incndios, aps os equipamentos serem desenergizados, podem ser combatidos como outra classe, normalmente "A". Todavia, deve-se ter cuidado com aparelhos que possuem acumuladores de energia como capacitores ou baterias. d) Classe D Fig. 13 motor eltrico

So aqueles que ocorrem em metais pirofricos, como por exemplo: magnsio, potssio, alumnio em p, zinco, sdio, titnio, etc.

Fig. 14 metal combustvel 1.8 - MTODOS OU PROCESSOS DE EXTINO DOS INCNDIOS Conhecido o tringulo do fogo, este s existir quando estiverem presentes os trs elementos essenciais da combusto. Calcado neste conhecimento que se baseiam os mtodos modernos de combate a incndios. Portanto, para extingu-lo, basta desfazer o tringulo, isto , retirar um de seus lados. Logo, existem trs possibilidades bsicas para a extino de um incndio. Os trs primeiros mtodos so bem conhecidos: retirada do combustvel ou isolamento, abafamento e resfriamento. Existe o quarto mtodo, com o qual forma-se outro elemento geomtrico figurativo, o tetraedro do fogo, que utiliza-se da supresso dos radicais qumicos livres ou extino qumica.
-3-

Embora j seja usado na prtica h algum tempo, somente h alguns anos teve sua conceituao determinada e explicada pelos qumicos e fsicos. 1.8.1 Retirada do combustvel ou isolamento A retirada do material ou controle do combustvel o mtodo de extino mais simples na sua realizao, pois, no exige aparelhos especializados, consistindo na retirada, diminuio ou interrupo do campo de propagao do fogo, ou seja, do material ainda no atingido pelo incndio. Fig. 15 1.8.2 - Resfriamento O resfriamento ou o controle do calor o mtodo de extino mais usado. Consiste em retirar calor do material incendiado at um ponto determinado, abaixo do qual ele no queima ou no emite mais vapores que, por efeito do calor, reagem com o oxignio produzindo a combusto. O agente usado comumente para combater incndio por resfriamento a gua.

Fig. 16

1.8.3 - Abafamento Consiste na eliminao do oxignio das proximidades imediatas do combustvel, interrompendo o tringulo do fogo e, conseqentemente, a combusto. A eliminao do oxignio para a extino da combusto, no precisa ser total, basta diminuir sua porcentagem. Segundo experincias em laboratrios, verificouse que as chamas existem somente em ambientes com mais de 13% de oxignio, portanto, qualquer meio de abafamento empregado e que consiga reduzir a porcentagem de oxignio abaixo desta taxa, dominar as chamas. Fig. 17 1.8.4 Extino qumica Desde h algum tempo, tem sido do conhecimento dos especialistas, que a eficincia de certos hidrocarbonetos halogenados e sais inorgnicos, como agentes extintores, deve-se a alguma propriedade especial destes agentes. Quando foi desenvolvido pela primeira vez o p qumico seco (a base de bicarbonato de sdio) como agente extintor, os especialistas pensavam que sua eficincia era devido ao fato de que, quando o p se aquecia, um dos seus produtos principais era o dixido de carbono (CO2) gerado. Esta hiptese foi abandonada quando se demonstrou que o p qumico seco era, aproximadamente, duas vezes mais eficiente que um volume igual de dixido de carbono. Fig. 18 As pesquisas recentes vieram de encontro teoria da extino qumica, a qual atribui a eficincia da extino dos hidrocarbonetos halogenados e dos sais inorgnicos, a uma reao qumica que interfere na cadeia de reaes que se realiza durante a combusto. A citada reao rompe a cadeia e assim, interrompe a combusto. 1.9.4 Transmisso de calor de fundamental importncia a transmisso do calor, quer nos trabalhos de extino, quer nos trabalhos de preveno. Devemos estar atentos aos materiais ao redor de uma fonte de calor para proteg-los, a fim de que no ocorram novos incndios. O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco e irradiao.
-4-

a) Conduo Conduo a transferncia de calor atravs um corpo slido de molcula a molcula. Quando ou mais corpos esto em contato, o calor conduzido atravs deles como se fossem um s corpo. b) Conveco a transferncia de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios. O ar aquecido se expande e tende a se deslocar para partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nveis mais baixos. Em incndio de edifcios, essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de elevadores, etc. c) Irradiao

de dois

Fig. 20

as nos

Fig. 21

Fig. 22

a transmisso de calor por ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorfica para outro mais frio at que ambos tenham a mesma temperatura.

CAPTULO 2 - AGENTES EXTINTORES 2 - AGENTES EXTINTORES Agentes extintores so produtos qumicos usados na preveno e extino de incndios e na preveno ou supresso de exploses. Os agentes extinguem o fogo fsica ou quimicamente, podendo, s vezes, combinar estas duas aes. Os agentes extintores mais conhecidos e utilizados para a preveno, combate ou supresso de incndio ou exploso, so os seguintes: a) gua; b) Espuma; c) Dixido de carbono (CO2); d) Ps qumicos. 2.1 - GUA As propriedades extintoras da gua so: resfriamento, abafamento. Estas propriedades esto relacionadas direta ou indiretamente com a forma a qual a gua empregada. A extino somente obtida quando o efeito do agente extintor alcana o ponto onde a combusto ocorre. Considera-se inadequado o uso da gua como agente extintor para incndios de Classe C, devido condutividade eltrica que a gua apresenta, tendo em vista as substncias usadas em seu processo de potabilidade, causando danos segurana do operador. O meio mais comum de combate a incndios desta classe a eliminao da fonte de corrente eltrica para, s depois, promover a extino utilizando gua, ou simplesmente, utilizar outro agente extintor que no seja condutor de corrente eltrica.
-5-

A gua tem sua capacidade extintora limitada em lquidos inflamveis derivados do petrleo. Quando aplicada na superfcie de um destes lquidos acondicionado em um tanque haver risco de boil-over, a vaporizao instantnea da gua com expanso violenta dos vapores formados (aumento de 1700 vezes) e uma sada em forma de erupo, arrastando consigo o lquido em combusto, causado pelo acmulo de gua nas camadas mais profundas do lquido inflamvel, quando este estiver aquecido a mais de 100C.

Fig. 27 - Processo que resulta no fenmeno boil over Quando se combate incndio em metais combustveis, deve-se evitar o uso de gua, pois haver o risco de uma reao qumica que produzir exploso. Exemplos de metais combustveis: Sdio, Potssio, Ltio, Clcio, Estrncio e Titnio, Zircnio, metais radioativos (plutnio, urnio e trio), Magnsio. 2.2 - ESPUMA A espuma apaga o fogo primariamente por abafamento e, secundariamente, por resfriamento causado pela gua resultante da decomposio da espuma. As espumas so especialmente indicadas para extino de incndios em combustveis ou inflamveis lquidos, isto , pertencentes Classe B, onde, cobrindo totalmente a superfcie do lquido inflamado, isola-o do oxignio extinguindo o fogo. o nico agente extintor que flutua sobre os combustveis inflamados. As espumas tambm podem ser usadas para extino de incndios em materiais de Classe A, tais como madeira, pano, etc., pois, cobrindo estes materiais, os isolam do oxignio, havendo extino do incndio. As espumas jamais devero ser usadas na extino de materiais Classe C (equipamentos energizados), por serem condutoras de eletricidade. 2.3 - DIXIDO DE CARBONO O dixido de carbono (CO2) um agente extintor de grande eficincia no combate a incndios classes B e C. Ao ser aliviado da compresso, ocorre uma rpida vaporizao e expanso acompanhada de uma violenta queda de temperatura, at cerca de -78 C, solidificando parte do gs em pequenas partculas, formando na superfcie do combustvel uma neve carbnica (gelo seco). Apesar de ser efetivo na extino das chamas por abafamento, o gs carbnico torna-se ineficiente para incndios Classe A, em funo de sua falta de penetrao e do pouco poder de resfriamento na superfcie do combustvel, permitindo sua reignio.
-6-

Em virtude do CO2 ser eficiente na ao de abafamento e ter razovel poder de resfriamento superficial, ele se transforma em um agente extintor eficaz em focos de incndios de Classe B em ambiente fechado. o mais eficiente agente extintor para incndio Classe C, pois no condutor de corrente eltrica e no deixa resduos que danificam equipamentos eltricos e eletrnicos. Os produtos qumicos reagentes (sdio, potssio, magnsio, titnio, zircnio e hidretos metlicos) tm a caracterstica de decompor o dixido de carbono, fazendo com que seu uso como agente extintor seja ineficaz. 2.5 - P QUMICO SECO (PQS) Suas vrias propriedades extintoras, devidamente combinadas, transformam o PQS em um eficiente agente extintor para quase todas as classes de incndios, dependendo de suas especificaes. a) Abafamento Quando aquecido, o bicarbonato libera dixido de carbono e vapor de gua, auxiliando na ao extintora do PQS (se completamente decomposto, o PQS produzir apenas 26% de seu peso em CO2). O p apresenta a caracterstica, quando aquecido, de criar um resduo fundido e pegajoso formando uma camada selante na superfcie do combustvel, isolando-o do comburente. c) Quebra da Cadeia de Reao A principal e mais importante propriedade extintora do PQS a sua capacidade de quebrar a cadeia de reao da combusto, impedindo que os radicais livres reajam entre si, dando continuidade reao. CAPTULO 3 EXTINTORES PORTTEIS DE INCNDIO Extintores de Incndio so equipamentos para pronto emprego em incndios incipientes. Tal limitao operacional conseqncia de sua carga til reduzida. Os extintores de incndio prescindem de quatro condies para obter xito em sua utilizao: a) O aparelho extintor deve estar em um local apropriado e em boas condies de funcionamento; b) Sua utilizao deve estar de acordo com a classe de incndio que se objetiva combater; c) O princpio de incndio deve ser descoberto em tempo hbil, para que propicie o uso eficaz do aparelho; d) O operador do extintor deve estar preparado para seu manuseio. 3.1.3 - SIMBOLOGIA Para se ter xito na utilizao de um extintor de incndio, o tempo fator importante, para isto a localizao e a identificao do aparelho tem que ser rpida e precisa. Para tanto a utilizao de smbolos como: cores, letras e palavras esclarecedoras, permitem a confirmao imediata de um extintor quanto a sua adequao classe de incndio, permitindo seu uso correto e em tempo bastante breve. A ABNT-NBR 7532 , Norma Tcnica que se reporta a identificadores de extintores de incndio, dimenses e cores e demais padronizaes, estabelece: a) Extintores para Incndios Classe A: tringulo equiltero verde com a letra A inscrita e de cor branca. Acima do tringulo haver a palavra COMBUSTVEIS e sob o mesmo SLIDOS. b) Extintores para Incndios Classes B: quadrado vermelho com a letra B inscrita e de cor branca. Acima do quadrado haver a palavra LQUIDOS e sob o mesmo INFLAMVEIS
-7-

c) Extintores para Incndios Classe C: crculo azul coma letra C inscrita e de cor branca. Acima do crculo haver a palavra EQUIPAMENTOS e sob o mesmo ELTRICOS d) Extintores para Incndios Classe D: estrela de cinco pontas amarela com a letra D inscrita e de cor branca. Sobre a estrela haver a palavra METAIS e sob a mesma COMBUSTVEIS; Observaes: a) Os extintores indicados para mais de uma classe de incndio tero tantos smbolos quanto as classes de incndio que so indicados, em uma seqncia horizontal; b) Os smbolos devero ser colocados na parte superior e frontal do aparelho e devero ser de tamanho adequado que permita a sua identificao, a no mnimo, um metro do extintor.

3.1.4 - EXTINTORES DE GUA PRESSURIZADA (AP) Disponvel em contedo de 10 litros, possui, no seu interior, um tubo sifo que quase alcana o fundo, possibilitando a sada da gua Seu uso feito atravs do simples acionamento de sua vlvula (gatilho), sendo dotado, ainda, de indicador de presso, evidenciando a situao do gs propelente. Este tipo de extintor possui um alcance entre 9 e 15 metros e seu tempo de descarga fica na faixa de 40 a 60 segundos. 3.1.9.1 Funcionamento dos extintores de gua a) gua Pressurizada Transportar pela ala, que faz parte do corpo da vlvula, at a proximidade do fogo. Soltar a trava de segurana, apontando a mangueira para a direo do fogo. Apertar o gatilho localizado na vlvula de sada, direcionando o jato dgua para a base do fogo. 3.1.5 - EXTINTORES DE GS CARBNICO -CO2 So portteis aqueles com at 6Kg de carga e 25Kg de peso total, So constitudos, essencialmente, de um cilindro ao sem costura, pintado com tinta de proteo anticorrosiva e uma demo de tinta de acabamento, na cor vermelha, a base de poliuretano. Possui tubo sifo, punho, ala de transporte, gatilho, mangueira de descarga e esguicho difusor. Funcionamento dos extintores de gs carbnico a) Gs carbnico portteis Transportar o extintor pela ala, at a proximidade do fogo. Com o extintor sobre o cho, retirar o pino de segurana do gatilho de acionamento. Com uma das mos empunhar o difusor pelo punho prprio para este fim, direcionando-o para o fogo. Com a outra mo erguer o aparelho na vertical e, ao aproximar-se do foco de incndio, apertar o gatilho, executando um movimento de vai e vem do difusor, ao direcionar o jato para a base do incndio.
-8-

Observao: Quando utilizar estes aparelhos em lquidos inflamveis ou combustveis, nunca direcionar o jato perpendicularmente superfcie em combusto. O jato deve ser feito segundo um ngulo aproximado de 45, conforme mostra a figura 60.

3.1.6 - EXTINTORES DE ESPUMA 3.1.6.2 Extintores de espuma mecnica Indicados na extino ou preveno de incndios de classe B. Alm disso, aumenta as propriedades umectantes e o poder de penetrao da gua, conseguindo timos resultados na extino de incndios tambm da classe A. So dotados de esguicho especial para jato de espuma. Seu jato pode alcanar at 10m e durar por 70s, com comprimento de mangueira de 0,80cm. 3.1.9.4 Funcionamento dos extintores de espuma Transportar o extintor pela ala, at a proximidade do fogo. Com o extintor sobre o cho, retirar o pino de segurana do gatilho de acionamento. Com uma das mos empunhar o aplicador de espuma, sem obstruir os furos ali existentes, direcionando-a para o fogo. Com a outra mo erguer o aparelho na vertical e, ao aproximar-se do foco de incndio, apertar o gatilho, executando um movimento de vai e vem com o aplicador, direcionando a espuma, preferencialmente, em um anteparo.

3.1.8 - EXTINTORES DE P QUMICO SECO Apresentam-se divididos em extintores de p qumico seco pressurizados, somente portteis, e extintores de p qumico seco a pressurizar, portteis e sobre rodas. A escolha do extintor de p qumico mais adequado proteo de um determinado risco exige uma cuidadosa anlise de seu emprego, devido s diferentes destinaes do aparelho e aos vrios tipos de p qumico que podem ser encontrados em sua carga. 3.1.8.1 - Extintores de P Qumico Seco Pressurizado Extintores portteis obedecem s mesmas especificaes anteriores definidas para os extintores de baixa presso. Disponvel nas capacidades de 4Kg, 6Kg, 8Kg, 10Kg e 12Kg. Possuem tempo de descarga que varia de 10s a 30s, conforme a sua capacidade. O alcance de seu jato est compreendido entre 5m e 8m. Sua presso medida atravs de um indicador de presso existente na vlvula. Incluem-se nesta classificao os produzidos exclusivamente para utilizao veicular, que possuem carga mnima de 1 Kg, devendo seu funcionamento atender a faixa de temperatura compreendida entre -10C e 85C. 3.1.9.5 Funcionamento dos extintores de PQS Transportar pela ala, que faz parte do corpo da vlvula, at a proximidade do fogo. Soltar a trava de segurana, apontando a mangueira para a direo do fogo. Apertar o gatilho localizado na vlvula de sada, direcionando o jato de PQS para a base do fogo, executando movimentos laterais alternados.

-9-

Potrebbero piacerti anche