Sei sulla pagina 1di 3

H outros exames para se avaliar as cordas vocais, fora a Estroboscopia?

Sim, existe a nasofibroscopia e a laringoscopia com luz convencional. A nasofibroscopia feita com uma fibra ptica flexvel que se introduz pelo nariz e possibilita visibilizao das cordas vocais em miniatura, o que no possibilita o diagnstico preciso. J a Laringoscopia com luz convencional, apesar de fornecer uma imagem bem maior, no consegue visibilizar o movimento em cmera lenta da vibrao das pregas vocais, o que tambm no possibilita um diagnstico preciso. Da o porqu da necessidade de avaliar a voz com a Estroboscopia, associada a um ou mais dos outros dois exames explicados acima. NA PRTICA DO ESPECIALISTA EM VOZ, O EXAME QUE MENOS ACERTA O DIAGNSTICO DE ALGUM PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS A NASOFIBROSCOPIA, QUE AQUELA FIBRA FLEXVEL QUE SE INTRODUZ PELO NARIZ. ISSO EXPLICADO PELA SUA PEQUENA IMAGEM E DE MENOR DEFINIO. O SEGUNDO QUE MENOS ACERTA O DIAGNSTICO A LARINGOSCOPIA SEM LUZ ESTROBOSCPICA, PORQUE NO CONSEGUE VER DIREITO A VIBRAO DAS PREGAS VOCAIS. ENTO, PARA MAIS DIAGNSTICOS CERTOS E MENOS CONSULTAS, PEA A ESTROBOSCOPIA.
Dr. Reinaldo Yazaki - Otorrinolaringologista2011

Atualmente diversos mtodos de diagnstico so disponveis para se avaliar no s a laringe como tambm todo o trato vocal, de forma bastante precisa. A telelaringoscopia consiste num aparelho rgido, acoplado a uma cmera filmadora, que capta imagens ntidas da laringe e das cordas vocais. As imagens podem ser gravadas, permitindo a reproduo posterior. A nasolaringoscopia consiste num fibroscpio que, tambm acoplado a uma cmera filmadora, inserido por uma das narinas, e permite a visualizao de todas as estruturas, desde o nariz at a poro superior da traquia. Esse exame gera imagens um pouco menos precisas do que a telelaringoscopia, entretanto traz a vantagem de ser melhor suportada mesmo em indivduos com reflexo nauseoso intenso, alm de permitir o exame do comportamento das cordas vocais e de outras estruturas mesmo durante a fala e o canto. Os dados colhidos durante a fala e o canto podem ser muito importantes para diagnosticar problemas especficos principalmente nos cantores.
Fga. Midori Hanayama Publicado em: Nov.2000

Videonasofibrolaringoscopia

sse exame de alta complexidade. Ele utilizado para avaliar a fisiologia interna do nariz. Este exame

permite uma anlise detalhada da estrutura anatmica do nariz e permite detectar ou confirmar problemas ou doenas nesta regio. Objetivo do exame: Avaliar as fossas nasais, o rinofaringe, o palato mole, a laringe e hipofaringe.

Como feito:

O examinador introduz o nasofibrolaringoscpio flexvel de 3,2 mm de dimetro acoplado cmara de vdeo pela fossa nasal. Filmam-se o interior das fossas nasais, a rinofaringe, o tecido adenoidiano, os orifcios farngeos das tubas auditivas, os movimentos do palato mole durante a fonao, respirao, sopro e deglutio, os movimentos das pregas vocais e estruturas adjacentes enquanto o examinado emite o som da letra e I e tambm fala encadeada.
Requisitos para fazer o exame: Nenhum. O exame pode ser feito em qualquer idade, mesmo em recm nascidos.

Observaes: um exame indispensvel na avaliao de pessoas com rouquido que dure mais de 3
semanas e crianas pequenas e adultas com nusea excessiva. til na monitorizao de tratamentos relativos voz como a fonoterapia e a cirurgia da laringe quando a telescopia no e possvel. Indicado para avaliar a obstruo nasal e o estridor respiratrio em bebes e crianas.

Videolaringoscopia

m geral realizado com anestesia tpica, este exame permite uma detalhada avaliao da estrutura

anatmica da hipofaringe (parte inferior da garganta), laringe e em particular as pregas vocais. A Videolaringoscopia um exame muito importante para a investigao da regio da hipofaringe, da laringe e das cordas vocais. realizado por meio de uma fibra rgida de laringe acoplada a uma fonte de luz e uma micro-cmera e ligada a um aparelho de monitorizao da imagem (monitor ou TV).

Trata-se de um procedimento de difcil realizao dentro da faixa etria peditrica; mas pode ser realizado em crianas colaborativas. Para minimizar o reflexo nauseante durante o exame, pode-se utilizar, antes do incio, uma borrifada de spray de Xylocana na regio da orofaringe (garganta). Ainda assim, algumas pessoas apresentam intenso reflexo, tornando difcil e, algumas vezes, impossvel a realizao do exame.
Nesse tipo de paciente, a fibra rgida pode ser substituda pela fibra flexvel da videonasofibroscopia. Alm disso, o exame pode ser feito pelo nariz, chegando at a regio da laringe. Inmeras doenas agudas e crnicas, de tratamento clnico ou cirrgico - podem ser investigadas pela videolaringoscopia, que serve para investigao da doena e, ainda, para acompanhar a evoluo do tratamento. Diagnstico e acompanhamento de tratamento de leses na regio da laringe, provenientes de danos em outras regies, como a doena do refluxo gastro-esofgico, so muitas vezes detectados atravs da videolaringoscopia. A rigor, esse exame pode ser solicitado sempre que houver dvidas no diagnstico e, tambm, quando houver problemas na regio abaixo da orofaringe, onde o otorrinolaringologista no consegue visualizar, mesmo com uma boa oroscopia. Antes da tecnologia chegar para auxiliar os mdicos no diagnstico e no tratamento dos pacientes, o exame dessa regio era realizado pela visualizao atravs de um espelhinho introduzido na faringe (garganta), com a iluminao proveniente de um espelho frontal. Certamente, hoje, mais detalhes podem ser verificados atravs da videolaringoscopia e, muitos diagnsticos que poderiam passar despercebidos, podem ser realizados.

Videolaringoestroboscopia Exame que analisa detalhadamente a estrutura anatmica da laringe com nfase na vibrao das pregas vocais.
Em condies normais, as pregas vocais vibram cerca de 250 vezes por segundo, o que, naturalmente, no pode ser visualizado pelo olho humano. A avaliao dessa onda vibratria feita clinicamente pela videolaringoestroboscopia, tcnica que representa o avano tecnolgico mais importante no diagnstico das doenas da laringe. Esse exame permite a deteco de pequenas anormalidades vibratrias que ficam invisveis sob a luz comum. A estroboscopia tambm pode ajudar na identificao precoce de pontos de fixao da mucosa, o que muito til em casos de pacientes com leses pr-cancerosas ou submetidos radioterapia para tratamento de tumor larngeo. Esses exames podem ser realizados em adultos e crianas. Nas crianas menores, ainda incapazes de colaborar com o procedimento, podemos lanar mo da videonasofibroscopia que, alm da avaliao da laringe, nos permite diagnosticar as doenas do nariz, como adenides, rinite, sinusite, os distrbios da deglutio e os problemas do sono, como ronco e apnia obstrutiva.

Potrebbero piacerti anche