Sei sulla pagina 1di 46

SisReN Manual de utilizao - 1

Copyright @ 2002 Pelli Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou meio, eletrnico ou mecnico, para qualquer propsito, sem a permisso expressa, por escrito, da Pelli Sistemas Ltda.

SisReN Manual de utilizao - 2

Sumrio
Assunto.........................................................Pg. Introduo..........................................................04 Exigncias do Sistema......................................06 Instalando e Habilitando....................................07 Navegando pelo SisReN....................................10 Utilizando Ajuda no SisReN...............................13 Imprimindo.........................................................17 Modelos.............................................................19 Clculo de Resultados.......................................22 Geral.......................................................23 Dirigido...................................................24 Simplificado.............................................25 Treinamento da RNA.........................................27 Resultados.........................................................29 Equao.............................................................31 Resduos............................................................33 Outliers...............................................................37 Correlaes........................................................38 Projees de Valores.........................................39 Perguntas mais Freqentes...............................40
SisReN Manual de utilizao - 3

Introduo
Os grandes avanos na rea da computao tm colaborado com o desenvolvimento de sistemas de apoio a deciso, a fim de se alcanar uma maior produtividade sem perder o foco na confiabilidade e qualidade dos servios prestados. Na rea de Engenharia de Avaliaes o uso das tecnologias computacionais tem sido ainda restrito e um dos principais objetivos deste software disponibilizar o uso de sistemas computacionais Redes Neurais Artificiais - no processo de avaliao de imveis urbanos. Atravs do SisReN possvel desenvolver uma metodologia para a estimao do valor de mercado de imveis atravs do uso de Redes Neurais Artificiais. O processo envolve a seleo e anlise dos dados para treinamento da rede neural, o pr-processamento a ser aplicado aos dados, o processo de treinamento da rede e a validao e anlise dos resultados. O SisReN foi especialmente desenvolvido para o profissional de Engenharia de Avaliaes no atendimento s recomendaes das Normas Tcnicas Brasileiras, as quais definem conceitos e procedimentos para Avaliaes de Imveis. Com o SisReN possvel integrar Redes Neurais Artificiais com o uso da Inferncia Estatstica/Regresso Linear, gerando resultados confiveis e de fcil interao.
SisReN Manual de utilizao - 4

O SisReN torna-se uma indispensvel ferramenta para o avaliador, pois auxilia na anlise de problemas complexos na rea de econometria. indispensvel que a coleta de dados se d de forma ampla, permitindo que se obtenha uma quantidade mnima de informaes evitando, assim, distores decorrentes de utilizao limitada a certas variveis. Fazem-se, portanto, imprescindveis coleta e tratamentos sistemticos de informaes abrangentes do mercado imobilirio, como um todo, o que se obtm recorrendo-se a banco de dados, especfico para tal fim. Neste contexto, o Sisdat (Banco de Dados Imobilirio) rene caractersticas e qualidades que permitem organizar e colecionar registros e arquivos, obedecendo a padres unificados e uniformes, oferecendo preciso na adoo de critrios, o que eleva o nvel de confiabilidade das avaliaes. O Sisdat permite a transposio dos dados coletados diretamente para o SisReN. um programa de fcil utilizao, desenvolvido para o Sistema Operacional Microsoft Windows (ver especificao), com a "Ajuda" sempre disponvel para orient-lo.

SisReN Manual de utilizao - 5

Exigncias do Sistema
Para utilizao, o sistema requer que o seu equipamento disponha, no mnimo, dos seguintes recursos: Unidade de CD-ROM; Porta USB1; Espao livre de 20 Mb no disco rgido; Sistema Operacional Windows 98, Me, NT, 2000 ou XP; Mouse; Monitor SVGA (800 x 600 recomendado); Internet Explorer (5.01 em diante).

Maiores informaes na pgina 46 SisReN Manual de utilizao - 6

Instalando e Habilitando
Para realizar a instalao do software, distribudo em um CD de Instalao e uma licena em forma de PLUG1 padro USB, devem ser executados os seguintes os passos descritos abaixo: Conecte o PLUG1 padro USB em uma porta disponvel. Insira o CD na unidade de CD-ROM, conforme a especificao em seu computador. Se a opo "Autorun" estiver ativa o programa de instalao iniciar automaticamente. Se isso no ocorrer, acesse o contedo do CD de instalao. Localize a pasta SisReN e dentro desta haver um arquivo Instala.exe. Proceda a instalao clicando sobre o arquivo; A partir da, basta observar as instrues que surgem na tela de seu equipamento, pois o assistente de instalao do SisReN Windows inicializado, conforme mostra a figura a seguir:

Maiores informaes na pgina 46 SisReN Manual de utilizao - 7

Sugere-se confirmar a pasta "C:\ Arquivo de Programas \ SisReN Windows" como o diretrio de destino, para melhor identificao futura - quando da habilitao ou, a critrio do usurio, informe o diretrio onde pretende que o sistema seja instalado. Concluda a instalao do SisReN Windows, faz-se necessria a inicializao do sistema. Aps reiniciar, o SisReN Windows est pronto para a utilizao.

SisReN Manual de utilizao - 8

O SisReN permite a sua desinstalao (remoo permanente de todos os componentes) atravs do recurso "Adicionar ou Remover Programas" do Windows, localizado no painel de controle, conforme mostra a figura abaixo (especfico para cada verso do Windows):

O usurio deve primeiramente retirar o PLUG padro USB e depois providenciar a sua desinstalao.

SisReN Manual de utilizao - 9

Navegando pelo SisReN


O SisReN possui, como os demais aplicativos desenvolvidos para o ambiente Windows, uma interface grfica, que permite ao usurio executar comandos por meio de seleo de menus e opes, atravs da utilizao de mouse ou teclado.

Quando o SisReN ativado, surge inicialmente uma tela genrica de apresentao, exibindo a "Dica do Dia". Pode-se explorar um pouco as dicas dando um clique no boto "Prxima Dica".
SisReN Manual de utilizao - 10

Se voc no quiser ver a "Dica do Dia", todas as vezes em que iniciar o SisReN desative a caixa de verificao "Exibir esta Tela Novamente" e clique no boto "Fechar". Na prxima vez em que for carregado o SisReN, a caixa de dilogo "Dica" no mais surgir. Encerrada a caixa de "Dica do Dia" e aberto um modelo previamente existente ou criado um novo pelo usurio, as barras de "Ferramentas Padro", "Ferramentas Edio", "Ferramentas Estatsticas" e de "Status" ficam ativadas, disponveis. Os comandos podem ser acessados atravs dos menus drop-down ou atravs do mouse, clicando o respectivo boto:

SisReN Manual de utilizao - 11

O SisReN oferece o recurso de "Descrio de Boto", ou seja, para cada um dos botes das barras existentes, o SisReN pode exibir uma descrio, um rtulo que identifica a funo de cada um dos mesmos:

SisReN Manual de utilizao - 12

Utilizando Ajuda no SisReN


A Ajuda no SisReN semelhante a Ajuda em qualquer outro aplicativo executado na plataforma Windows. A Ajuda oferece informaes a respeito de comandos, caixas de dilogo, mensagens, uso e interpretao de resultados. Descreve procedimentos para diversas tarefas, tais como manipular e classificar dados. O mtodo que voc pode utilizar para iniciar a Ajuda normalmente depende de onde voc se encontra no SisReN e do que est sendo feito no momento:
Pode-se escolher o comando apropriado do menu Ajuda Tpicos de Ajuda (Contedo - ndice Localizar):

SisReN Manual de utilizao - 13

Para encontrar rapidamente informaes da Ajuda a respeito de um determinado tpico, voc pode utilizar o recurso Localizar da Ajuda. Para tanto, basta digitar as primeiras letras da categoria na caixa de texto para que a categoria seja selecionada automaticamente na caixa de lista. Em seguida, pressione o boto "Exibir" para acessar aqueles esclarecimentos especficos.

Atravs do ponteiro do mouse "Interrogao", ou do uso simultneo das teclas "shift + F1". Este recurso exibe uma dica de tela relativa a um comando de Menu.

Mova o ponteiro do mouse para a rea da tela a respeito da qual voc quer informao e d um clique no boto esquerdo. O SisReN exibe a janela Ajuda relativa a rea de trabalho em que foi pressionado o ponteiro do mouse.

SisReN Manual de utilizao - 14

Uma vez acessada a Janela Ajuda para o item desejado, voc se depara com esclarecimentos detalhados a respeito daquele tpico. Nessa janela, palavras ou frases podem estar sublinhadas por uma linha slida, representando o acesso, atravs de um simples clique com o mouse, a maiores informaes sobre aquele determinado dado. 1. Voc pode recorrer ao recurso "Definir" do menu "Indicador" do sistema de Ajuda do SisReN, para localizar de forma mais rpida o tpico que precisa com mais freqncia. Para aquele tpico identificado, surge a caixa de dilogo "Definir Indicador", onde voc pode alterar, se quiser, o nome do indicador atribudo pelo sistema. 2. Voc pode acrescentar suas prprias notas a um tpico da Ajuda, para incluir informaes adicionais ou para inserir um lembrete sobre determinado procedimento. o recurso "Anotar" do menu "Editar" da janela Ajuda. Acionado o comando, surge a caixa de dilogo "Anotar", onde voc digita suas informaes na caixa de texto.

SisReN Manual de utilizao - 15

3. Atravs do comando "Copiar" do menu Editar voc pode copiar informaes de um arquivo Ajuda para um editor de texto. 4. O boto "Imprimir" permanece disponvel em todas as janelas da Ajuda e permite ao usurio a impresso de qualquer arquivo no momento em que for necessrio ou desejado.

SisReN Manual de utilizao - 16

Imprimindo
Imprimir no SisReN uma tarefa simples. Utilizando o boto "Imprimir" da barra de "Ferramentas Padro", o usurio pode imprimir relatrios, resultados de clculos, tabelas e grficos. O SisReN dispe do recurso "Visualizar Impresso", que auxilia o usurio na impresso de trabalhos. Em "Visualizar Impresso", inicialmente o texto aparece em uma fonte preliminar, diminuta, bem como os grficos apresentam-se em forma igualmente reduzida. Quando voc alterna para a janela "Visualizar Impresso", o SisReN exibe a barra de ferramentas Visualizar Impresso. A barra "Visualizar Impresso" apresenta os botes: Imprimir, Prxima, Anterior, Duas pginas, o Mais Zoom, o Menos Zoom, Fechar.

SisReN Manual de utilizao - 17

O recurso "Mais Zoom", disponvel com o acionamento do boto "Mais Zoom" ou atravs do simples clique, na tela, com o mouse, que nesta janela apresenta-se sob a forma de uma lupa, permite a visualizao do contedo do documento com maior preciso.

SisReN Manual de utilizao - 18

Modelos
possvel criar novos modelos, eliminar os j existentes, salv-los em meios magnticos ou restaur-los. O Modelo, no SisReN Windows, um conjunto de dados, variveis e resultados estatsticos relacionados entre si, com a finalidade de reunir amostras de dados de um segmento nico do mercado imobilirio, tal como: Apartamentos, Casas, Lojas, Lotes, etc. Os modelos so armazenados em meio magntico atravs de arquivos com a extenso srn. Para criar um novo modelo, o usurio poder importar os dados e as variveis de um banco de dados existente (ex: Sisdat) ou ento selecionar o menu "Modelo", clicar a opo "Novo" e em seguida preencher os campos solicitados pelo "Assistente de Novo Modelo": Nome das variveis: o nome de cada varivel que compe o modelo, escolhido pelo usurio. So necessrias, no mnimo, duas variveis. Assim que selecionadas de uma lista pr-definida ou informadas segundo critrio do usurio, necessrio determinar a "Varivel dependente".
SisReN Manual de utilizao - 19

Em seguida, o sistema indaga se deseja salvar as alteraes. Para eliminar um modelo j criado, o usurio deve excluir o arquivo atravs do Windows Explorer. Em qualquer modelo, as variveis podem sofrer alteraes, tais como: Alterao na denominao, Incluso ou excluso, Definio da varivel dependente, Habilitao ou desabilitao, Operao entre variveis. Criado o modelo e determinadas as variveis que o compem, o passo seguinte refere-se edio de seus respectivos dados.

SisReN Manual de utilizao - 20

Os dados podem ser excludos, includos, alterados e salvos na medida em que editados e exibidos. A opo "incluir" ir acrescentar o dado no final do arquivo. Podem, ainda, ser classificados, aps a sua edio e exibio, conforme ilustra a figura:

O SisReN, atravs de poderosos filtros, classifica os registros, conforme critrios definidos pelo usurio, segundo variveis impostadas, por endereo ou ainda de acordo com as informaes constantes das demais colunas.

SisReN Manual de utilizao - 21

Clculo de Resultados
Aps a digitao dos dados, o usurio poder solicitar o clculo dos resultados estatsticos, atravs do uso de Regresso Linear ou o treinamento da Rede Neural. O mdulo de clculo poder ser acionado sempre que no houverem resultados calculados, em qualquer operao que envolva modificao no arquivo de dados ou quando o usurio cria um novo modelo. O mdulo "Opes de Clculo" apresenta os mtodos para a regresso linear: Geral Simplificado Dirigido Os coeficientes da equao de regresso podem ser obtidos pelos mtodos dos mnimos quadrados ou pela mxima verossimilhana, dependendo da escolha do usurio, ou pela Rede Neural.

SisReN Manual de utilizao - 22

Geral
A opo "Geral" informa ao sistema que o mesmo dever buscar a equao que fornea o melhor coeficiente de correlao, considerando todas as combinaes possveis entre as variveis, transformando as mesmas de forma direta (x) para a forma inversa (1/x), logaritmo (In x) e demais transformaes selecionadas. Os clculos efetuados visam o ajustamento de curvas pelos mtodos da Mxima Verossimilhana ou dos Mnimos Quadrados, e o fornecimento de resultados que permitam ao usurio a verificao do grau de relao entre as variveis, e atendimento aos pressupostos bsicos da Teoria da Correlao, preconizado na bibliografia disponvel sobre a Econometria. Assim, inicialmente feito o clculo dos coeficientes da equao de regresso, considerando os dados em sua forma original, ou seja, equao linear:

y = A + B1 . x1 + B2 . x2 + ... + Bn . xn
Com estes coeficientes (B1,B2,..,Bn) verificado o grau de relao entre as variveis da equao atravs do clculo do "coeficiente de correlao". A partir da, o sistema altera uma das variveis
SisReN Manual de utilizao - 23

em todos os dados, trocando o valor originalmente informado pelo inverso do mesmo (x = 1/x) e calcula o coeficiente de correlao desta nova equao. Este coeficiente comparado com aquele anteriormente calculado e o sistema armazena o maior. Os dados da varivel em anlise so ento transformados novamente, sendo desta vez para o valor do logaritmo dos mesmos (x = In x). O sistema recalcula ento o coeficiente de correlao da nova equao gerada e compara o mesmo com aquele armazenado at o momento, guardando o maior deles. A opo geral ir testar todas as combinaes possveis entre as variveis transformadas ou no, devolvendo ao final a equao que forneceu o maior coeficiente de correlao de todas. O nmero de equaes testadas ser o nmero de variveis do modelo elevado ao nmero de transformaes testadas. Se alguma varivel tiver algum dado com valor nulo (zero) ou negativo, ela s ser estudada na forma direta.

SisReN Manual de utilizao - 24

Dependendo do nmero de variveis em estudo e do nmero de dados do arquivo, o tempo necessrio para o clculo de todas as equaes pode ser muito grande; neste caso, deve-se tentar a opo "Simplificado".

Dirigido
Esta opo possibilita ao usurio a escolha de uma equao especfica para o clculo. Poder ser selecionada a transformao a ser aplicada varivel, indicando a forma em que os dados devem ser considerados nos clculos (x, 1/x, In x, X2, X1/2, 1/x2 e 1/x1/2). Se o usurio indicar "x" para a varivel, seus dados no sero transformados (forma direta). Se for indicado "1/x", todos os dados da varivel sero transformados para sua forma inversa. Se a escolha for "In x", todos os dados da varivel sero transformados para a forma logartmica e assim sucessivamente. Se a escolha for "Auto", o sistema ir testar todas as transformaes para a varivel (direta, inversa, logaritmo, etc.), adotando aquela que representar a melhor correlao para a equao.
SisReN Manual de utilizao - 25

Simplificado
Esta opo semelhante opo "geral"; entretanto, o nmero de equaes testadas bem menor, pois neste caso s ser testado o equivalente ao nmero de variveis vezes nove. So efetuadas as alteraes na varivel dependente (direta, inversa, logaritmo, etc.) para cada varivel independente, sendo adotada e fixada a transformao na varivel independente que corresponder melhor correlao. Este processo resulta, normalmente, na equao que apresenta o melhor coeficiente de correlao possvel, ou outra muito prxima desta. Escolhida a opo e informados os dados necessrios, o sistema inicia os clculos, mostrando na tela, para cada equao calculada, a transformao adotada nas variveis e o coeficiente de correlao do modelo. O usurio deve aguardar at que o sistema termine o clculo de todas as equaes e apresente os resultados na tela.

SisReN Manual de utilizao - 26

Treinamento da RNA
A RNA utilizada no SisReN uma rede multicamadas, a qual se aproxima das teorias conexionistas que procuram descrever o funcionamento do crebro humano. O tipo de aprendizado desta rede conhecido como aprendizado supervisionado, baseada no sistema de "retropropagao do erro". Esta rede utiliza duas ou mais camadas de neurnios de processamento. A camada de entrada recebe as entradas externas enquanto que a camada de sada a responsvel pela gerao da resposta da rede. Existindo uma terceira camada entre as duas anteriores, esta recebe o nome de "camada escondida". A escolha da complexidade da rede, ou seja, o nmero de camadas escondidas e o nmero de neurnios nestas camadas seguem alguns critrios empricos. No caso do nmero de neurnios para a camada escondida sugerido que sejam utilizados 2N+1 neurnios, onde N o nmero de entradas da rede. A funo no linear sigmide deve ser normalmente a escolhida como a funo de transferncia do axnio, por ser a mais consistente com a biofsica do neurnio biolgico.

SisReN Manual de utilizao - 27

Uma RNA do tipo "retropropagao do erro" treinada por meio de um aprendizado supervisionado. O processo utiliza de um padro de dados na entrada da rede e de uma sada desejada. Para cada conjunto padro, os pesos da rede so ajustados para minimizar a diferena entre as sadas da rede e as desejadas. O erro minimizado utilizando a tcnica do gradiente com um fator de convergncia chamado "taxa de aprendizagem". Geralmente o maior esforo para o treinamento de uma rede neural encontra-se na coleta de dados e no pr-processamento deles. O prprocessamento consiste na normalizao dos dados da entrada e da sada. Para o tipo de rede considerada, o nico requisito que os valores das entradas e das sadas se encontrem no intervalo de 0 a 1 por compatibilidade com a funo sigmide.

SisReN Manual de utilizao - 28

Resultados
Aps efetuados os clculos, sero mostrados os primeiros resultados da regresso, na tela: Cresc.: Crescimento percentual observado na varivel dependente, para aumento de 10% de sua amplitude na varivel em questo. Significncia: resultado do teste de hipteses (clculo da rea sob a curva da distribuio t-student), para cada uma das variveis independentes inseridas no modelo. Correlao: coeficiente de correlao do modelo/Variao Residual. Determinao: coeficiente de determinao do modelo/Variao Residual. R2 Ajustado: coeficiente de determinao ajustado do modelo/Variao Residual. F calculado: ''f' snedecor observado para o modelo. Significncia do modelo: resultado do teste de hipteses (comparando o "f" observado com o ''f' tabelado para o nvel de significncia desejado).
SisReN Manual de utilizao - 29

Durbin-Watson: Valor calculado no teste de Durbin-Watson, para a varivel indicada, a fim de verificar a existncia de auto correlao nos resduos. indicada, ainda, na linha logo abaixo desta, a concluso do teste e se o mesmo significativo, na comparao com os valores tabelados. Normalidade dos Resduos: Indica a distribuio percentual dos resduos padronizados (resduo dividido pelo desvio padro do modelo). O primeiro valor significa quantos por cento destes resduos esto entre -1 e + 1, o segundo, entre -1.48 e +1.48 e o terceiro, entre -1.96 e +1.96 desvios padres. Outliers: Se existirem outliers (resduo dividido pelo desvio padro do modelo maior que 2), so indicados, nesta linha, quantos dados se encontram nesta situao e o percentual em relao quantidade de dados do modelo.

SisReN Manual de utilizao - 30

Equao
Este mdulo, alm de descrever a equao de regresso, ir providenciar um teste para que o usurio possa visualizar a forma como se comporta a varivel dependente diante da variao de cada varivel independente. O sistema calcula o valor da varivel dependente adotando para todas as variveis independentes o valor mdio das mesmas. A partir de ento, verificado o aumento percentual que ocorre na varivel dependente, quando cada varivel independente sofre um acrscimo de 10% no seu valor mdio, acrscimo este estimado entre os valores mnimo e mximo da varivel. O resultado deste ensaio listado na tela com as seguintes informaes: Valor Mdio: Valor mdio de cada varivel independente. T Observado: Valor observado no clculo do "t" de student das variveis independentes. Coeficiente da Equao: Valor coeficientes da equao (Bi, i+1, i+2,...). dos

SisReN Manual de utilizao - 31

Forma: Como a varivel foi considerada no clculo do modelo, se: x - direita; 1/x inversa; In x - logaritimo, etc. Cresc.: Crescimento percentual observado na varivel dependente, para aumento de 10% de sua amplitude na varivel em questo. No caso de variveis dicotmicas, o estudo de influncia verificado entre os dois valores desta varivel, ou seja, ser informado o percentual de variao da varivel dependente, quando a varivel dicotmica variar entre seus valores extremos.

SisReN Manual de utilizao - 32

Resduos
Este mdulo permitir ao usurio um estudo detalhado dos resduos de cada varivel. As variveis sero transformadas conforme o modelo j estimado; entretanto, para o clculo do resduo de uma determinada varivel independente, ela trocada com a varivel dependente e vice versa. Depois de trocadas as posies das variveis (independente em estudo com a dependente), o sistema providencia o clculo dos coeficientes da nova equao assim formada. Com esta nova equao ento providenciado o clculo dos resduos da mesma, conseqentemente, da varivel independente em estudo. Os resultados, ordenados pelo valor absoluto dos resduos, sero mostrados na tela. Se ativada a opo "Dados", disponibilizada na tela uma tabela contendo: Dado: Nmero do dado. Valor observado: Valor informado para a varivel neste dado.
SisReN Manual de utilizao - 33

Valor calculado: Valor calculado para cada dado na equao, gerada para a varivel em estudo. Resduo: Diferena ente o valor informado e o valor calculado para cada dado. Resduo relativo: Desvio percentual do resduo em relao ao valor informado. Resduo/DP: Resduo dividido pelo desvio padro do modelo gerado para a varivel estudada. Embora os valores da varivel, para efeito de clculo, sejam considerados na forma transformada da mesma, ser mostrado sempre o valor direto (na forma direta), tanto o informado como o calculado. Os resduos podero ser impressos, bastando clicar com o mouse o boto "Imprimir", da barra de Ferramentas Padro.

SisReN Manual de utilizao - 34

O sistema permite a visualizao dos pontos com ou sem numerao, pois muitas vezes a numerao dificulta a anlise da distribuio destes pontos. Alm deste recurso, pode-se tambm destacar um determinado dado utilizando as setas de direo do teclado. Os valores calculados pelo modelo gerado pela varivel ora sob anlise estaro dispostos no eixo horizontal. O grfico apresenta trs linhas horizontais: a linha mdia representa os pontos correspondentes equao. Assim, os dados cujo resduo padronizado (resduo dividido pelo desvio padro da equao) nulo, estaro sobre esta linha.
SisReN Manual de utilizao - 35

a linha superior representa os pontos em que o resduo padronizado igual a 2. a linha inferior representa os pontos em que o resduo padronizado igual a -2 . Os pontos representam os resduos padronizados, ou seja, a diferena entre o valor observado e o valor calculado para cada dado, dividido pelo desvio padro do modelo. Todos os pontos dispostos acima da linha superior ou abaixo da linha inferior representam os "outliers" do modelo. O grfico, conforme se apresenta no vdeo, da mesma forma que a tabela "dados" poder ser impresso. Para tanto o usurio deve clicar com o mouse o boto "Imprimir", da barra de Ferramentas Padro.

SisReN Manual de utilizao - 36

Outliers
Esta opo permite ao usurio verificar quais so os dados considerados "outlier" no modelo. A existncia destes dados e a quantidade dos mesmos so fornecidas ao p da janela "Outliers do Modelo", conforme abaixo:

Ser mostrado, na prpria tela, o nmero do dado, o endereo, o valor do resduo e o valor do resduo padronizado do mesmo.

SisReN Manual de utilizao - 37

Correlaes
O SisReN permite ao usurio a visualizao dos valores atribudos uma determinada varivel, na tela, atravs da opo "Correlao" do menu "Ferramentas". possvel comparar estes valores com outras variveis, tanto no modo "Isoladas" como no modo "Com influncia".

Para as correlaes parciais isoladas, o sistema ir calcular e mostrar as correlaes parciais isoladas de uma varivel em comparao com as outras. Para as correlaes parciais com influncia, o SisReN Windows efetuar o clculo das correlaes parciais de uma varivel comparada com cada uma das demais. No entanto, a correlao disponibilizada ao usurio refere-se comparao entre duas variveis considerando todas as restantes.
SisReN Manual de utilizao - 38

Projetar
Com este mdulo, o usurio poder verificar o valor da varivel dependente para determinados valores das variveis independentes, solicitados pelo sistema. Depois de digitadas as informaes sobre as variveis independentes, o SisReN ir calcular os valores unitrios e totais, considerando o clculo do intervalo de confiana para o Nvel de Confiana desejado. Na opo Pontos de Inflexo so exibidos dois grficos, sendo o primeiro referente ao valor unitrio e o segundo ao valor total, permitindo a anlise de pontos de Mximo ou de Mnimo. Os dados projetos podem ser armazenados para consultas futuras, conforme indicado na figura abaixo:

SisReN Manual de utilizao - 39

Perguntas mais Freqentes


1 - Qual a diferena entre o processo de instalao atravs do CD fornecido e o processo de instalao atravs da homepage? Na instalao do SisReN pela 1 vez a partir do CD, estar disponvel a ltima verso do release existente at a data de aquisio. J atravs da homepage, estar disponvel a verso do ltimo release do software com possveis correes e melhorias. Exemplo: um software adquirido em julho de 2005 possua o release 1.50. Em outubro de 2005, foi lanado o release 1.71. Ao instalar pela 1 vez a partir do CD o release a ser instalado ser 1.50, mas, caso o usurio ainda no tenha instalado sua licena at outubro, ele poder instalar o software diretamente de nossa homepage, instalando, neste caso, o release 1.71.

SisReN Manual de utilizao - 40

2 - Qual a diferena entre o DOWNLOAD COMPLETO e o DOWNLOAD DE ATUALIZAO? O DOWNLOAD COMPLETO deve ser executado no equipamento que ainda no possui sequer o software instalado: seja para obter a verso demonstrao do software ou para realizar a instalao do software pela 1 vez naquele equipamento. O DOWNLOAD DE ATUALIZAO deve ser executado para se obter o ultimo release de atualizao e deve ser executado no equipamento que j possui o software instalado, estando ele habilitado ou no. 3 - Por que ao executar o SisReN aparece a mensagem:

Esta mensagem de erro significa que o SisReN no est habilitado, portanto necessrio habilita-lo conectando o PLUG padro USB numa porta disponvel. Para habilit-lo, feche a execuo atual, conecte o PLUG e execute novamente o programa .

SisReN Manual de utilizao - 41

4 - Qual a diferena entre a licena de uso MONO-USURIO e a licena de USO EM REDE? A licena de uso MONO-USURIO adquirida permite habilitar 1 (um) computador, pois necessrio que o PLUG esteja CONECTADO no micro onde o software est sendo operado. Caso seja necessrio operar o software em outro computador, basta desconectar o PLUG desta mquina e conectar na outra, onde o software j tenha sido previamente instalado. No entanto, caso seja necessrio utilizar simultaneamente em mquinas que estejam em ambientes diferentes, ser necessria a aquisio de tantas licenas (PLUGs) MONO-USURIOS, quanto forem necessrias. A licena USO EM REDE, permite habilitar pelo menos 5 (cinco) computadores simultneos dentro da mesma estao de trabalho. Ou seja, caso voc precise habilitar 5 (cinco) ou mais computadores na mesma estao (espao fsico), sugerimos a aquisio de licenas em rede. Ser fornecido apenas 1 (um) PLUG, que dever ser conectado no Servidor do ambiente de trabalho. 5 - O que devo fazer se meu PLUG padro USB parar de funcionar? Essa possibilidade remota, pois todos os PLUGs so devidamente testados antes de
SisReN Manual de utilizao - 42

serem disponibilizados para uso. Mas caso venha acontecer, entre em contato com nosso suporte tcnico para devidos esclarecimentos e verificaes. Ressaltamos que em at 90 dias da data de aquisio a troca efetuada sem nus e que aps este perodo haver taxas opera_ cionais. 6 - O que devo fazer em caso de perda ou dano fsico no PLUG padro USB? Nesta situao, ser necessria a aquisio de uma nova licena de uso, j que esta validada pelo PLUG padro USB. 7 - Os modelos editados no SisReg podem ser abertos no SisReN? E vice-versa? Sim, dispensando a converso dos arquivos. Para isto, basta clicar na barra de menu do SisReN - Modelo => Abrir e selecionar o tipo de arquivo a ser aberto. Vale ressaltar que os adicionais do SisReN no estaro disponveis no SisReg. (Ex.: dados tratados com Redes Neurais).

SisReN Manual de utilizao - 43

8 - Como editar o nome do modelo que aparece impresso na pgina de rosto do relatrio do SisReN? Na barra de menus do SisReN, clique em Modelo => Propriedades, aparecer a seguinte tela:

Nesta tela clique no boto Voltar, surgir a imagem abaixo:

SisReN Manual de utilizao - 44

Nesta tela faa as alteraes pertinentes ao modelo. Finalizadas as modificaes prossiga clicando no boto Avanar ate concluir a edio.

SisReN Manual de utilizao - 45

9 - O que o PLUG padro USB?

USB (Universal Serial Bus Barramento Serial Universal) Este barramento de 32 bits hoje em dia usado para conexo de diversos dispositivos, tais como: impressoras, mouses, mquinas fotogrficas, cmeras de vdeo conferncia, etc. O USB pode acabar por substituir toda a coleo de portas dos PCs de hoje. Isso no acontecer imediatamente porque a imensa base instalada de PCs impede uma mudana rpida. A proteo utilizando a porta USB traz como benefcios: Mdia mais segura em relao disquete; Proteo mais estvel que a habilitao pela internet; Compatibilidade com todos os computadores modernos que no possuem drivers de disquetes.
SisReN Manual de utilizao - 46

Potrebbero piacerti anche