Sei sulla pagina 1di 4

10 dicas para melhorar sua relao

Por Alessandro Vianna*, especial para o Yahoo! | Yahoo! Brasil seg, 2 de jul de 2012 11:34 BRT

Email Compartilhar363 Tweet 40

Imprimir

Seja feliz com seu amor. (Foto: Thinkstock)Infelizmente tenho visto crescendo cada vez mais o

nmero de pessoas que terminam relacionamento por se sentirem infelizes e pouco correspondidas. At a, tudo bem, porm, sinto que as pessoas esto cada vez mais perdidas em relao a qual atitude tomar, o que se deve fazer para melhorar o relacionamento e atravs das dificuldades preferem optar pelo trmino ao invs de tentar melhorar.

Leia tambm: Administrando o tempo, administrando a vida Voc j se amou hoje? Meu marido no me procura mais. E agora?

Aps anos de atendimentos pude perceber que existem situaes que se repetem na maioria

dos relacionamentos que fracassam. Foi a que tive a idia de elaborar algumas dicas simples que fazem uma enorme diferena para o relacionamento dar certo.

A vo 10 dicas bsicas, mas muito importantes:

Comunicao, a base do sucesso Nunca existir nenhum tipo de relacionamento, seja afetivo ou profissional, que consiga prosperar sem uma comunicao honesta e transparente. Vejo muitos pacientes, principalmente mulheres dizendo: "Tenho medo de falar o que penso, pois ele pode no gostar e terminar a relao". Minha pergunta : "Um relacionamento assim honesto?". No... no honesto. muito importante seu parceiro saber o que est acontecendo, saber seus medos, suas insatisfaes, suas angstias, para que a sim, entendendo suas emoes poder corresponder aos seus anseios. Ningum nunca ir melhorar sem saber o que o outro sente e pensa.

Elimine o fantasma Quando digo elimine o fantasma, fao uma relao direta com a comunicao. As vezes as pessoas comeam a entrarem devaneios, achando que o parceiro no ama mais, trai, est sem motivao, etc. Costumo dizer repetidamente que qualquer pequena preocupao ou fantasia negativa que se tem dentro de um relacionamento e esta no compartilhada com o parceiro, a fim de resolver, certamente virar um mostro avassalador que destruir a relao.

Seja um bom ouvinte importante ouvir o parceiro antes de julg-lo. Muitas pessoas quando ouvem alguma crtica de seu parceiro, antes mesmo de deix-lo expor todas as suas idias, j acabam se entorpecendo pela raiva e comeam a se defender e muitas vezes agredir. Ouvir fundamental e extremamente importante para o crescimento da relao. S sabendo ouvir voc conseguir perceber o que est acontecendo com a relao. O que seu parceiro est sentindo, o que espera e a sim, construir uma base slida.

Aprenda a conceder Nesta dica quero deixar em destaque uma frase que acho bastante importante: ningum veio ao mundo para suprir todas as suas expectativas! Existem pessoas dentro de um relacionamento que acabam sendo inflexveis, achando que o parceiro deve ser o que idealizou. Grande erro! Temos nossa individualidade, nossas vontades pessoais, ambies, portanto, importante conceder para uma relao equilibrada. Porque proibir seu marido de jogar aquele futebolzinho de final de semana? Porque proibir a sua esposa de rever as amigas de colgio? Para muitos estas frases podem parecer surreais, mas para uma grande maioria, estas fazem parte do cotidiano. No haver

felicidade na relao se no houver a flexibilidade, entendendo sempre as necessidades do outro, afinal quem ama quer ver o outro feliz!

Valorize sua individualidade Um erro clssico que ocorre com freqncia diminuir ou finalizar totalmente os relacionamento com amigos, familiares, ao iniciar uma relao. Obviamente que todo comeo de relacionamento algo fantasticamente prazeroso, porm, no podemos deixar a nossa vida de lado pela relao. Seria jogar todas as responsabilidades em seu parceiro. Isso sobrecarregar a relao. Assusta-me a frase ele o ar que eu respiro ou, a razo do meu viver. Negativo, leitor. O ar que voc respira chama-se oxignio e a razo do seu viver a felicidade. O relacionamento tem que ocupar apenas um ncleo dentro de nossa vida. Costumo dizer que temos o ncleo famlia, o ncleo amigos, o ncleo trabalho, outros ncleos e o ncleo relacionamento ser mais um, apenas mais um que certamente somar a sua vida.

Controle o seu cime Pesquisas mostram que at o beb desenvolve o cime logo nos primeiros meses. normal queremos valorizar o que nosso, normal queremos cuidar, normal no querermos perder, porm, sufocar algum com seu cime, isso levar com toda a certeza ao fracasso da relao. Ningum feliz com algum desconfiando 24 horas por dia, monitorando via satlite cada passo dado. Isso tornar insuportvel, portanto, tenho uma dica a seguir para controlar este cime.

Valorize-se e cuide de sua autoestima A nica forma de diminuirmos o cime doentio cuidar de ns mesmos. Se valorize, busque o equilbrio, invista em voc, cuide de seu corpo, de sua sade emocional. Quantas vezes percebo pessoas priorizando o outro ao invs de priorizar a si mesmo. No estou falando de egosmo, mas quanto mais eu me sinto inferior, feio, desequilibrado, mais eu acho que meu parceiro ir me trocar por qualquer outra pessoa. Quanto mais estou de bem comigo mesmo, mais me sinto valorizado e mais certeza eu tenho que sou merecedor do afeto do outro, sentindo que valho a pena.

Use a criatividade No comeo do relacionamento pensamos sempre em surpreender o parceiro. Escrevemos cartinhas, mandamos flores, mensagens, torpedo. Depois surge a sndrome do passei pro nome, ou seja, baseado na segurana de que o parceiro est totalmente na sua, voc acaba aniquilando sua criatividade e investimentos na relao. Deixam de dizer eu te amo, deixar de mandar os torpedinhos, entram totalmente na rotina. Que tal cuidar da relao diariamente? Nunca irei me esquecer de uma senhora que atendi a alguns anos, de aproximadamente 60 anos, que me disse que ela e o marido instituam a

sexta-feira do casal. Independente de terem filhos, desde que se casaram todas as sextas feiras eram ocupadas por um programa a 2, apenas a 2. Afirmo com convico que mesmo aos 60 anos, ela dizia que as sextas feiras se sentia a namorada de sempre.

No compare o passado com o presente Se algum tem o desejo de que o parceiro desperte os mesmos sentimentos das primeiras semanas, ou tenha as mesmas atitudes dos primeiros dias de namoro se frustrar com toda certeza. No incio de todo relacionamento todos ns temos aquele friozinho no estmago, aquela vontade de falar absolutamente em todos os minutos. Isso ocorre muito pelo fator novidade. Todas as situaes novas geram maiores expectativas, portanto, aquele momento sempre ser nico, o que no pode em hiptese alguma desmerecer os momentos seguintes. As sensaes mudam, as atitudes mudam, porm, devemos valorizar os pequenos sinais de afeto para tornar o relacionamento cada dia to importante quanto o dia anterior.

No se prive de demonstrar afeto Muitas pessoas pensam da seguinte forma: no vou ficar falando que amo, que adoro, que estou apaixonada, pois o parceiro ir se sentir muito seguro e conseqentemente no valorizar a relao. Obviamente sempre sugiro: no se coloque na bandeja. O ser humano carece de conquistas, portanto, a plena e total segurana pode desvalorizar a relao. Porm, nunca deixe de expressar o que sente. No tenha medo de ser feliz e obviamente se este amor e dedicao no forem correspondidos, pense que quando escolhemos algum, deixamos outras vrias oportunidades de lado, portanto, tem que valer a pena.

Potrebbero piacerti anche