Sei sulla pagina 1di 5

Apelao Criminal n. 2011.080506-4, de Balnerio Cambori Relator: Des.

Jorge Schaefer Martins

RECEPTAO DOLOSA. AUTOMVEL. RECURSO DA DEFESA. ELEMENTO SUBJETIVO. ACUSAO QUE AFIRMOU QUE O RU ADQUIRIU O VECULO COM RECEPTADORES NA CIDADE DE BLUMENAU. FALTA DE PROVAS DESSE FATO. RU QUE ALEGA ESTAR NA POSSE LCITA DO VECULO. LAUDO PERICIAL QUE DECLAROU AUTNTICO O DOCUMENTO DE PORTE OBRIGATRIO DO VECULO QUE ESTAVA COM O ACUSADO. AUSNCIA DE DOCUMENTOS LIGANDO A VTIMA AO VECULO. INEXISTNCIA DE GRAVAO NO REGISTRO DO CARRO SOBRE A OCORRNCIA DE FURTO OU ROUBO. INSTAURAO DE GRANDE DVIDA SOBRE A EFETIVA EXISTNCIA DO DOLO DE RECEPTAR DO AGENTE. PREVALNCIA DO PRINCPIO IN DUBIO PRO REO. IDENTIFICAO DA FALTA DE PROVAS SUFICIENTES PARA SUSTENTAR DITO CONDENATRIO. ABSOLVIO DO ACUSADO QUE SE IMPE. RECURSO PROVIDO.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao Criminal n. 2011.080506-4, da comarca de Balnerio Cambori (1 Vara Criminal), em que apelante Celso Lindori e apelado o Ministrio Pblico do Estado de Santa Catarina:

ACORDAM, em Quarta Cmara Criminal, por unanimidade, dar provimento ao recurso para absolver o ru por falta de provas. Custas legais. Participaram do julgamento, realizado no dia 27 de setembro de 2012, o Excelentssimo Desembargador Roberto Lucas Pacheco e o Excelentssimo Desembargador Substituto Jos Everaldo Silva. Emitiu parecer pela Procuradoria-Geral de Justia o Dr. Carlos Eduardo Abreu S Fortes. Florianpolis, 4 de outubro de 2012. Jorge Schaefer Martins PRESIDENTE E RELATOR

RELATRIO Na comarca de Balnerio Cambori, Celso Lindori foi denunciado como incurso no crime do artigo 180 do Cdigo Penal, pelos fatos assim narrados na pea exordial:
Conforme consta nos autos, no dia 18.02.2009, em horrio incerto, uma pessoa ainda no identificada subtraiu o veculo Fiat/Siena Flex, placas MEY 0818, pertencente a Julio Guilherme Haake Junior, que estava estacionado na Rua Tailndia, nesta cidade (fls. 12/13). Frise-se, ainda, que um indivduo ainda desconhecido tambm alterou as placas de identificao do automotor, apondo outra de veculo com idnticos caracteres, de placas MFE 1173. Atravs do submundo dos receptadores, o denunciado adquiriu o aludido veculo na cidade de Blumenau/SC (fl. 06). No dia 02.06.2009, o denunciado estacionou o automvel acima citado na Rua 1950, nesta cidade. No entanto, Julio passou pelo local e reconheceu seu automvel, em seguida, acionou a Polcia Militar, cujos agentes deslocaram-se ao logradouro supracitado e prenderam o denunciado em flagrante delito (fl. 15), assim como apreenderam o automotor (fl. 15). O denunciado agiu livre e conscientemente, adquirindo e transportando coisa que sabia ser produto de crime (fls. II-III).

Citado, o ru apresentou defesa por meio de defensor constitudo. Na audincia de instruo e julgamento, foi ouvida uma testemunha e interrogado o ru, com apresentao de alegaes finais orais pelas partes. Na sequncia, em audincia, o MM. Juiz a quo sentenciou julgando procedente o pedido para condenar o acusado pena de 1 (um) ano de recluso, no regime aberto, substituda por prestao de servio comunidade, e ao pagamento de 10 (dez) dias-multa, fixados no mnimo legal. Irresignado, o ru apelou postulando a absolvio sob o argumento de falta de provas sobre autoria e materialidade do delito, bem como pela existncia de provas nos autos que atestam a sua posse de boa-f sobre o veculo. Com as contrarrazes, os autos ascenderam a esta Corte. Instada, a Procuradoria-Geral de Justia, em parecer da lavra do Dr. Carlos Eduardo Abreu S Fortes, opinou pelo conhecimento e no provimento do recurso. VOTO A materialidade encontra-se demonstrada por meio do Auto de Priso em Flagrante, Auto de Apreenso (fl. 12), Termo de Entrega (fl. 16), Boletim de Ocorrncia do furto (fl. 12-13), bem como pelas declaraes constantes dos autos. Por sua vez, no que tange autoria, de dizer que para a consumao do delito de receptao simples, descrito no caput do artigo 180 do Cdigo Penal, h que constar os elementos objetivo e subjetivo consubstanciados no tipo penal. O objetivo a verificao acerca de a coisa ser objeto de crime antecedente, j o subjetivo
Gabinete Des. Jorge Schaefer Martins

consiste na identificao da existncia do dolo especfico de o agente ter o conhecimento sobre a origem ilcita do bem. Sobre o elemento subjetivo, extrai-se da doutrina de Nucci:
Elemento subjetivo: o dolo. A forma culposa possui previso especfica no 3. Exige-se elemento subjetivo do tipo especfico, que a ntida inteno de tomar, para si ou para outrem, coisa alheia originria da prtica de um delito. Alm disso, deve-se destacar outra particularidade deste tipo penal: no contexto das duas condutas criminosas alternativas ("adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar" e "influir para que terceiro a adquira, receba ou oculte" (somente pode incidir o dolo direto, evidenciado pela expresso "que sabe ser produto de crime" (NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado. 10. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. p. 842-843).

Nestes casos, a anlise da prova carreada nos autos deve pautar-se pela busca da exteriorizao sobre o conhecimento da origem espria da coisa por parte do ru, por meio de elementos diretos ou indiretos de averiguao, no intuito de aferir a retido ou no do ru em relao posse da coisa. Partindo-se dessas premissas, de ser dito que a autoria do crime no est suficientemente demonstrada nos autos, pois faltou acusao comprovar o dolo do agente na realizao da conduta narrada na pea exordial. Ao apresentar sua verso, a defesa alega que o ru recebeu o automvel em garantia de uma dvida de terceiro para consigo, em face de relaes mercantis informais. Essa verso encontra guarida em alguns elementos de prova juntados aos autos (fls. 115-130), notadamente a comprovao da efetiva existncia da pessoa jurdica em nome de sua esposa que vende roupas ntimas, bem como na declarao com reconhecimento de firma do suposto possuidor que vendeu o automvel para o ru. Acerca desse ltimo documento, observa-se que o reconhecimento de firma anterior ao oferecimento da denncia, embora posterior data do flagrante. A pessoa signatria da declarao, contudo, sequer apareceu nos autos para confirmar os fatos ou, por outro lado, ser contraditada por elementos de prova produzidos pela acusao. Alis, a acusao afirma na pea exordial que o agente "atravs do submundo dos receptadores, adquiriu o aludido veculo na cidade de Blumenau/SC". No entanto, essa narrativa dos fatos firmada na denncia no encontra o menor espelho em qualquer elemento de prova produzido no autos. No h provas que indiquem que o ru esteve em Blumenau, tem conexes com a venda de carros furtados em Blumenau ou mesmo que o veculo oriundo de Blumenau. Assim, no possvel concluir com a convico necessria ao processo criminal de que houve receptao criminosa a partir dessa cidade. Na verdade, ao compulsar os elementos de prova efetivamente produzidos nos autos e a percia realizada, constata-se que no documento de porte obrigatrio do veculo consta arrendamento mercantil gravado em favor de "Evaristo Hack" (fls. 46-52). Essa pessoa no a vtima que veio aos autos, cujo nome (Jlio Guilherme Haake Junior) sequer est gravado em qualquer documento relacionado ao carro que tenha sido apresentado no processo. No h notcia nos autos de que exista restrio por roubo ou furto no registro do automvel, tampouco os nmeros
Gabinete Des. Jorge Schaefer Martins

Renavam e Placa enumerados pela vtima no inqurito conferem com o sistema de registro do Detran/SC. E mais, a percia existente nos autos concluiu que o documento de porte obrigatrio do veculo autntico, gerando dvida total sobre quem o efetivo dono do bem. Enfim, do conjunto dos fatos, h muito mais indicao para a ausncia do dolo de receptar do que sua efetiva comprovao, especialmente nos moldes em que foi narrado na denncia. A simples posse da res furtiva, por si s, no pode servir de substrato nico para a condenao do agente, quanto mais se existem elementos de prova indicando a licitude da posse sobre o bem exercida pelo acusado. Da mesma forma, no possvel utilizar a existncia de pequenas divergncias entre o relato prestado pelo ru no inqurito e aquele prestado em juzo como pilar para a condenao do acusado, visto que o interrogatrio um instrumento de defesa do acusado e no um meio para a produo de provas contra ele. Quanto s provas produzidas, percebe-se que a acusao desistiu de ouvir as testemunhas policiais que atuaram no flagrante, resumindo-se a ouvir em juzo o acusado e a prpria vtima. Essa ltima, ao depor, falou que o ru foi solcito ao tentar esclarecer a situao que envolvia o veculo. O ru, por seu turno, pugnou desde o incio do processo pela legitimidade de sua posse. Logo, de concluir que h grande dvida sobre a existncia de elementos probatrios que possam direta ou indiretamente comprovar o dolo do agente e, com isso, sustentar dito condenatrio. Nesse sentido, em caso semelhante, a jurisprudncia desta Corte:
APELAO CRIMINAL. CRIME CONTRA O PATRIMNIO. RECEPTAO. RECURSO DA DEFESA. ALEGADA A AUSNCIA DE PROVA QUANTO AO DOLO. ACUSADO QUE ADQUIRIU UM ESMERIL OBJETO DE FURTO. PAGAMENTO DE PARTE DO VALOR ACORDADO CONDICIONADO APRESENTAO DE NOTA FISCAL. DVIDA QUANTO AO ELEMENTO SUBJETIVO. ABSOLVIO DECRETADA, NOS TERMOS DO ART. 386, VII, DO CPP. RECURSO PROVIDO. (Apelao Criminal (Ru Preso) n. 2012.006008-9, de Bom Retiro, rel. Des. Torres Marques)

E, tambm:
APELAO CRIMINAL. RECEPTAO DOLOSA. SENTENA ABSOLUTRIA. RECURSO DO MINISTRIO PBLICO OBJETIVANDO A CONDENAO DO ACUSADO. MATERIALIDADE DO DELITO DEVIDAMENTE COMPROVADA. DVIDA, TODAVIA, EM RELAO AUTORIA, A QUAL, INCLUSIVE, FOI NEGADA PELO ACUSADO E CORROBORADA PELA PROVA TESTEMUNHAL. AUSNCIA DE PROVA DO ELEMENTO SUBJETIVO (DOLO). APLICAO DO PRINCPIO IN DUBIO PRO REO. ABSOLVIO MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO (Apelao Criminal n. 2008.064764-4, de Balnerio Cambori, rel. Des. Rui Fortes).

Dessa forma, dada a anemia apresentada pelo conjunto probatrio, a aplicao do princpio in dubio pro reo medida que se impe. Nesses termos, reforma-se a sentena para absolver o ru por falta de provas, nos termos do artigo 386, VII, do Cdigo de Processo Penal.
Gabinete Des. Jorge Schaefer Martins

Gabinete Des. Jorge Schaefer Martins

Potrebbero piacerti anche