Sei sulla pagina 1di 4

Revisar Metagenoma Compreender principios de bancada, isolamento das amostras, tratamento metagenomico. Conceitos de Sequenciamento: Pirosequenciamento, Sanger.

Estudar Principios de Genetica: Dominios, Filogenia, Mutao (Deleo, Insero). Bioinformatica Estudar ORF FINDER Revisar ferramentas, DBs ( LER OS LIVROS ) Compreender piamente parametros de alinhamento, matrizes. Anotao de Genes: Etapas, estudo de funes Informtica Estudar lgica de programao Aprender Python, BioPython Iniciar estudo bsico em Bioinformtica -> Ler apostila de Introduo a Bioinformtica

Temas Abordados
Introduo biolgicas: -Dogma central: DNA, RNA, protena -Genoma e organizao: procariotos e eucariotos -Eletroforese -PCR -Estrutura primria, secundria e terciria da protena -Metabolismo e bioqumica -Splicing/alternativo -Transcriptoma a redes metablicas -Processamento do RNA. Introduo a Computao: -Algoritmos, programas e complexidade computacional -Banco de dados relacional. Reconhecimento de Padres: -Princpios de reconhecimento de padres aplicados em problemas de bioinformtica. Estatstica Aplicada: -Reviso de conceitos e aplicaes em problemas de bioinformtica. Anlise de expresso: -Tcnicas (EST, SAGE e Microarray) -Caracterizao de genes diferencialmente expressos -Apresentao de um problema biolgico relacionado com anlise de expresso. Alinhamento: -Sentido biolgico -Identidade, similaridade, homologia -Genes homlogos, ortlogos, parlogos -Alinhamento para busca de similaridade:

-sistema de scores/gaps, PAMs, BLOSUMs -Programas do blast (blastn, blastp, ...) -Alinhamentos locais, globais, semi-globais, mltiplo -Aplicaes. Filogenia e Evoluo: -Tipos de representao de topologias -Critrios de filogenia:Parsimonia, distancia e verossimilhana -Algoritimos de distancia -Analises de sustentao de topologia. Banco de dados em Bioinformtica: -Introduo a banco de dados -Aplicaes de bancos de dados em problemas de bioinformtica. Anotao automtica de seqncias biolgicas: ontologias e sistemas de pipelines: -O que anotao -Formatos de anotao (feature table e GFF3) -Ontologias de seqncias (SO) e de genes (GO) -Construo de pipelines de anotao automatizada com o uso do sistema EGene2 -Conceitos tericos devero ser apresentados e discutidos com o uso de exemplos reais, de maneira que os estudantes possam assimil-los de forma intuitiva. Redes de regulao: -Introduo a Biologia de sistemas e redes complexas -Tcnicas experimentais para caracterizao das redes -Principais mtodos de representao de stios regulatrios -Ferramentas de bioinformtica para manipulao e busca de motivos regulatrios -Exemplos de aplicao (evoluo de famlias gnicas, determinao de casta em abelhas, diferenciao de clulas-tronco).

RNA no codificante, microRNA e Aplicao: - mundo do RNA - O que so ncRNA? - Diversos Tipos de ncRNA - Small ncRNA - O mundo do microRNA. - Exemplo de aplicao: Predio de ncRNA em Apis e Nasonia.

Potrebbero piacerti anche