Sei sulla pagina 1di 3

Ricardo, para facilitar, pode copiar e colar tudo o que est abaixo para sua disciplina 1916-N1 Att.

ementa 1. Noes preliminares: introduo Teoria Geral do Processo; direito substancial e direito processual; processo e Constituio; princpios gerais do direito processual. 2. Da jurisdio: conceitos e princpios fundamentais; espcies de jurisdio; Organizao Judiciria; competncia; modificao da competncia. 3. Da ao: direito prestao jurisdicional; condies para o exerccio do direito de ao; classificao das aes; a defesa do ru. 4. Do processo: natureza jurdica do processo; a relao processual; composio subjetiva do processo; a Advocacia; o Ministrio Pblico. objetivo geral Compreender os institutos fundamentais do processo atravs do estudo de sua trilogia estrutural, criando pensamento interdisciplinar entre os conceitos genricos da Teoria Geral do Processo e os diversos ramos do direito processual jurisdicional: civil, penal e trabalhista. especfico Compreender direito processual no contexto geral das cincias jurdicas; Compreender o direito processual como fenmeno submetido ao devido processo legal e seus princpios constitucionais relacionados; Compreender a jurisdio como mecanismo estatal democrtico para a realizao do direito material; Compreender a ao como direito abstrato, pblico e subjetivo, garantido constitucionalmente; Comprender o processo como relao jurdica processual e procedimento em contraditrio. contribuies So contribuies a serem alcanadas pela disciplina: I Desenvolver aes reflexivas multidisciplinares associadas ao Direito Processual, capazes de desvendar as relaes sociais subjacentes s normas e s relaes jurdicas, compreendendo e atuando em respeito ao espao axiolgico da sociedade, mormente na rea privada; II Oferecer formao profissionalizante bsica aliada ao desenvolvimento de habilidades para soluo de problemas e

orientada para a formao humanista, agregando ao contedo tradicional conhecimentos inovadores e conciliando, harmonicamente, teoria e prtica; III Proporcionar questionamento constante dos institutos jurdicos, refletindo sobre a totalidade do fenmeno social, de modo a preceder, pela pesquisa e pela criatividade, o processo de elaborao jurdica, atuando, por meio de diagnstico social, no s na soluo de conflitos mas, principalmente, na sua preveno; IV Estimular a criao de ambiente acadmico propcio ao desenvolvimento e sedimentao de perfil cientfico, atravs de projetos de iniciao pesquisa; V Formar profissionais competentes do ponto de vista tcnicocientfico e humanstico. competncias Permitir ao acadmico a compreenso do Direito como fenmeno social, bem como da finalidade das normas jurdicas, habilitando-o a operar o Direito efetivamente praticado na sociedade por meio da reflexo crtica e do raciocnio. Especialmente, atravs da Teoria Geral do Processo, pretende-se propiciar ao aluno as concepes bsicas para a operao da legislao instrumental civil, a reflexo sobre as relaes jurdicas privadas, o desenvolvimento de uma postura pela qual o futuro operador do Direito seja capaz no s de solucionar conflitos, como tornar-se agente da preveno de sua ecloso atravs da educao para o exerccio pleno da cidadania, contribuindo, com isso, para a concretizao do ideal de justia que a consecuo da paz social e do bem comum. habilidades Habilitar o aluno para a interpretao e aplicao do Direito Processual; a pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de demais fontes do relacionadas ao Direito; a adequada atuao tcnico-jurdica, em diferentes instncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos; a correta utilizao da terminologia jurdica ou da cincia do Direito; a utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica; o julgamento e tomada de decises; e o domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito. articulao A disciplina encontra-se no Eixo de Formao Profissional, interagindo com os diversos ramos do Direito, notadamente as disciplinas fundamentais do Direito lecionadas no perodo, como Direito Civil, por representar a instrumentalidade do direito material frente ao Poder Judicirio.

formao Permitir ao aluno o entendimento de atualidades ligadas ao Direito, especialmente a compreenso de sua aplicao pelo Poder Judicirio, detendo conhecimento crtico para avaliar do ponto de vista tcnicocientfico as situaes cotidianas atreladas ao ramo do Direito que lhe so peculiares.

projeto A atividade interdisciplinar no Curso de Direito intitula-se Avaliao Integrada. Consiste na avaliao dos alunos atravs de uma prova composta por 16 (dezesseis) questes de mltipla escolha, contemplando o contedo ministrado em todas as disciplinas do perodo, bem como contedos ministrados em semestres anteriores. Tal previso consta de Regulamento prprio, aprovado pelo Colegiado do Curso. A Avaliao Integrada tem valor de 4 (quatro) pontos e compe a nota de VT (Verificao de Trabalhos). interdisciplinar Desenvolver o conhecimento do aluno por meio de atividades de (i) estudos dirigidos sobre acesso ao Judicirio (3 horas); (ii) leitura e interpretao de textos cientficos indicados a tempo e modo (3 horas); pesquisa e interpretao de casos, aplicando-se a jurisprudncia pertinentes a matria estudada (5 horas); exerccios de fixao de contedo, mediante questes previamente entregues (4 horas).

Potrebbero piacerti anche