Sei sulla pagina 1di 31

Oficina: Arte Arte Esprita

Por: Brbara Demetrio e Ronaldo Teixeira Coelho

Arte

Arte
O QUE ARTE?

Arte Esprita

Arte Esprita
O QUE ARTE ESPRITA?

Evangelizao e a Arte

Evangelizao e a Arte
PORQUE E PARA QUE?

O verdadeiro artista sempre o mdium das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas vibrteis do sentimento humano, alcanando-o da Terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a nsia dos coraes para Deus, nas suas manifestaes supremas de beleza, sabedoria, paz e amor.
Emmanuel O Consolador

162 - Todo artista pode tambm ser um missionrio de Deus? Os artistas, como os chamados sbios do mundo, podem enveredar, igualmente, pelas cristalizaes do convencionalismo terrestre, quando nos seus coraes no palpite a chama dos ideais divinos, mas, na maioria das vezes, tm sido grandes missionrios sob a gide do Senhor, em todos os departamentos da atividade que lhes prpria, como a literatura, a msica, a plstica.

Continuao...

Sempre que a sua arte se desvencilha dos interesses do mundo, transitrios e perecveis, para considerar to-somente a luz espiritual que vem do corao unssono com o crebro, nas realizaes da vida, ento o artista um dos mais devotados missionrios de Deus, porquanto saber penetrar os coraes na paz da meditao e do silncio, alcanando o mais alto sentido da evoluo de si mesmo e de seus irmos em humanidade.

163 - Pode algum fazer-se artista, to s pela educao especializada em uma existncia? A perfeio tcnica, individual de um artista, bem como as suas mais notveis caractersticas, no constituem a resultante de uma vida, mas de experincias seculares na Terra e na esfera espiritual, porquanto o gnio, em qualquer sentido, nas manifestaes artsticas mais diversas, a sntese profunda das vidas numerosas, em que a perseverana e o esforo se casaram para as mais brilhantes floraes da espontaneidade.
O Consolador - Emmanuel

Como poderemos entender o psiquismo dos artistas, to diferente do que caracteriza o homem comum? O artista, de um modo geral, vive quase sempre mais na esfera espiritual que propriamente no plano terrestre. Seu psiquismo sempre a resultante do seu mundo ntimo, cheio de recordaes infinitas das existncias passadas, ou das vises sublimes que conseguiu apreender nos crculos de vida espiritual, antes da sua reencarnao no mundo.

Continuao...

Seus sentimentos e percepes transcendem aos do homem comum, pela sua riqueza de experincias no pretrito, situao essa que, por vezes, d motivos falsa apreciao da cincia humana, que lhe classifica os transportes como neurose ou anormalidade, nos seus erros de interpretao. que, em vista da sua posio psquica especial, o artista nunca cede s exigncias do convencionalismo do planeta, mantendo-se acima dos preconceitos contemporneos, salientando-se que, muita vez, na demasia de

Continuao...

inconsideraes pela disciplina, apesar de suas qualidades superiores, pode entregar-se aos excessos nocivos liberdade, quando mal dirigida ou falsamente aproveitada. Eis por que, em todas as situaes, o ideal divino da f ser sempre o antdoto dos venenos morais, desobstruindo o caminho da alma para as conquistas elevadas da perfeio.
O Consolador - Emmanuel

percepo de novas vibraes

Espritos amigos projetam novas ideias em nosso pensamento

A obsesso LM 254

Arte Esprita
Sim, certamente, o Espiritismo abre a arte um campo novo, imenso e ainda inexplorado; e quando o artista reproduzir o mundo esprita com convico, haurir nesta fonte as mais sublimes inspiraes, e o seu nome viver nos sculos futuros, porque as preocupaes materiais, efmeras da vida presente, substituir o estudo da vida futura e eterna da alma.
Obras Pstumas

Arte na evangelizao

Arte Esprita: Qual o seu objetivo?


A Arte Esprita tem por objetivo a divulgao da Doutrina Esprita, aliada ao entretenimento e educao, luz do Consolador prometido pelo Cristo.

O impulso criativo do ser, que deseja buscar o Cristo, construindo a sua transformao moral, alicerado nos contedos espritas, provoca manifestaes artsticas as mais diversas. Essas manifestaes culminaram no surgimento de um segmento novo de trabalhadores espritas, conscientes dos objetivos de sensibilizao, evangelizao, divulgao doutrinria, entretenimento e terapia, alm de se observar a importncia da utilizao da arte como poderosa ferramenta pedaggica.

http://www.youtube.com/watch?v=VVbPyaEZKqY

http://www.youtube.com/watch?v=9ciWHxn-R9s&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=ixueAXPRe2A&feat ure=BFa&list=UUCLgP7S3Jz-Mk108ya7dVDQ

http://www.youtube.com/watch?v=CkXXpYbm6Vg

Contatos: ronaldotc@globo.com barbara.demetrio@live.com

Potrebbero piacerti anche