Sei sulla pagina 1di 5

Anotaes do Aluno

Aula N 2 Percia Judicial X Percia Contbil


Objetivos da aula:
O objetivo desta aula a conscientizao na inter-relao existente entre a Percia Judicial e a Percia Contbil. Tenha uma tima aula!

1. PERCIA JUDICIAL X PERCIA CONTBIL


A percia judicial desencadeada quando solicitada em meio ao processo judicial1 , sua realizao se faz necessria em funo dos fatos controvertidos apresentados e pressupe a existncia de questes e/ou aspectos tcnicos que o juiz no pode elucidar. Afirmam Oliveira Neto et al que [...] um dos meios utilizados em juzo para se provar a existncia de fatos alegados ou contestados pelas partes, devendo sempre ser desenvolvida por especialista da rea relativa questo discutida nos autos [...]2. definida por Prata como forma de prova consistente em pedir a um simples particular que esclarea o tribunal sobre certos aspectos de facto do processo que caream da opinio de um especialista. Essa prova de livre apreciao pelo tribunal3 . Esse tipo de percia apresenta regulamentao nos dispositivos especficos do Cdigo de Processo Civil de 1973 (CPC, lei n 5869/73), parcialmente alterados pela lei n 8455, de 24 de agosto de 1992. As disposies do CPC relativas especificamente percia se encontram em dois captulos do Livro 1: Captulo V do Ttulo IV Dos Auxiliares da Justia - artigo 139 e artigo 145 ao 147, e Captulo VI do Ttulo VIII Das Provas - Seo VII Da Prova Pericial - do artigo 420 ao 439.

Percia Contbil

16

Aula 02 - Percia Judicial X Percia Contbil

Anotaes do Aluno

A percia judicial, segundo Brandimiller4 , se expressa pelas seguintes caractersticas: realizada sob direo e autoridade do juiz, que pode deferir ou indeferir, se requisitada pelas partes, ou determinar por sua prpria iniciativa; permite a participao e a presena das partes na produo da percia; visa ao convencimento do juiz. Tambm Alberto apresenta caractersticas da percia judicial, agora j subdividida, em gerais e especficas: Caractersticas gerais: a. surge de um conflito latente e manifesto que se quer esclarecer; b. constata, prova ou demonstra a veracidade de alguma situao, coisa ou fato; c. fundamenta-se em requisitos tcnicos, cientficos, legais, psicolgicos, sociais e profissionais; d. deve materializar, segundo forma especial, instncia decisria, a transmisso da opinio tcnica ou cientfica sobre a verdade ftica, de modo que a verdade jurdica corresponda quela5. Caractersticas especiais: a. a delimitao da matria sobre a qual recai j que so somente aquelas matrias cuja apreciao dependa de conhecimento especial do tcnico; b. a iniciativa tcnica, ou seja, a absoluta independncia tcnica nos processos, mtodos e anlises que leva a efeito; c. a limitao de pronunciamento, ou seja, a consonncia da matria examinada e da finalidade do exame com a forma prpria e normalizada da espcie de laudo que registrar a concluso; d. integral conhecimento tcnico ou cientfico da matria, complementado, necessariamente, com conhecimentos conexos sua especializao e das disposies legais e normativas aplicveis ao caso concreto e prpria percia6.

17

Aula 02 - Percia Judicial X Percia Contbil

Percia Contbil

Anotaes do Aluno

Com base nas consideraes apresentadas, pode-se concluir que a percia judicial tem o objetivo de colocar conhecimentos e tcnicas especficos disposio do magistrado7. Da mesma forma, tomando-se o conhecimento contbil como uma especializao, decorre que a percia contbil um instrumento tcnico especializado com o objetivo de apurar elementos necessrios a serem informados ao usurio, de forma a permitir uma tomada de deciso. A percia contbil contempla a realizao de um trabalho especializado na rea contbil, ou seja, requer um especialista que atue como profissional no campo da contabilidade. oportuno registrar que o campo de atuao do contador comporta especializaes que vm, nos ltimos tempos, inibindo um conhecimento universal de todas as facetas possveis. Assim, hoje possvel encontrar contadores especializados em custos, em questes trabalhistas, em questes tributrias, em assuntos de contabilidade societria e, alternativamente, em contabilidade gerencial ou decisorial, no sendo tambm raro encontrar-se especialistas subdivididos em ramos de atividade (tais como bancos, indstria siderrgica, indstria de construo, comrcio atacadista, comrcio varejista, contabilidade de organizaes sem fins lucrativos, como as de benemerncia ou as governamentais, e assim por diante). Desse modo, v-se que a especializao que acaba sendo necessria buscar no perito-contador aquela que se encontra na rea particular da lide. Tais especializaes no so exclusivas ao campo do conhecimento contbil, so tambm encontradas entre outros profissionais liberais, como advogados e mdicos, que h muito se especializaram, aqueles em direito do trabalho, tributrio, criminal, societrio, cvel etc. e estes em pediatria, geriatria, cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia plstica etc. Nem um pouco diferente a ocorrncia de incompatibilidade quando contadores de uma especialidade aventuram-se por matrias em que no se aprofundaram, tamanhas as especificidades de cada rea.

18

Aula 02 - Percia Judicial X Percia Contbil

Percia Contbil

Anotaes do Aluno

Sntese
Nesta aula voc aprendeu a existncia da inter-relao entre Percia Judicial e Percia Contbil. E esclareceu qual o papel que a Percia Contbil possui no mbito judicial. Na prxima aula estudaremos a comparao entre Auditoria e Percia Contbil. No falte, pois o assunto muito importante.

Referncias
ALBERTO, Valder Luiz Palombo Percia Contbil. So Paulo, Atlas, 1996. BRANDIMILLER, Primo A. Percia Judicial: em Acidentes e Doenas do Trabalho. So Paulo, Editora SENAC, 1996. OLIVEIRA NETO, Carlos Elmano & MERCANDALE, Iolanda. Roteiro Prtico de Percia Contbil Judicial: Legislao, Modelos e ndices Oficiais. So Paulo, Editora Oliveira Mendes, 1998.

Notas Percia Contbil


O processo judicial o meio pelo qual a Justia se informa, analisa e decide um conflito de interesses em que a pretenso de uma parte resistida pela outra (lide). O processo judicial desencadeado pela ao proposta pela parte que pleiteia um determinado direito (autor da ao), negado pela parte adversria (ru). (BRANDIMILLER, Primo A. Percia Judicial em Acidentes e Doenas do Trabalho. So Paulo, Editora SENAC, 1996, p. 28.) 2 OLIVEIRA NETO, Carlos Elmano et al., op. cit., p. 1. 3 PRATA, Ana. Dicionrio Jurdico. 3 ed., So Paulo, Livraria dos Advogados,
1

19

Aula 02 - Percia Judicial X Percia Contbil

PRATA, Ana. Dicionrio Jurdico. 3 ed., So Paulo, Livraria dos Advogados, 1995.

Anotaes do Aluno

1995, p. 732. 4 BRANDIMILLER, Primo A. Percia Judicial: em Acidentes e Doenas do Trabalho. So Paulo, Editora SENAC, 1996, pp. 37-9. 5 ALBERTO, Valder Luiz Palombo, op. cit., p. 35. 6 Id., ib., p. 36. 7 Magistrado, em sentido restrito, pessoa que exerce funes jurisdicionais juiz. (PRATA, Ana. Dicionrio Jurdico. 3 ed., So Paulo, Editora Livraria Almedina, 1995, p. 586.)

20

Aula 02 - Percia Judicial X Percia Contbil

Percia Contbil

Potrebbero piacerti anche