Sei sulla pagina 1di 2

Informativo Tcnico

Andirobinha
Verso impressa ISSN 1679-6500 Verso on-line ISSN 1679-8058

Carapa procera D.C.


uma cpsula globosa ou sub-globosas com at 6 valvas, indeiscente ou deiscente, pois as valvas separam-se com o impacto da queda do fruto. Mede geralmente entre 5 e 10cm de dimetro e pesa entre 70 e 340g; cada fruto pode conter entre 1 e 20 sementes. As sementes de cor marrom podem apresentar uma grande variao de forma e tamanho; foram encontradas sementes pesando entre 1 e 40g e medindo entre 1 e 5cm de comprimento. As sementes de Carapa procera apresentam hilo menor do que as de C. guianensis ; o hilo tem uma salincia delimitante de colorao mais clara, com formato cuneiforme em uma extremidade e arredondado em outra, sendo livre de resduos de outros tecidos. A plntula apresenta epictilo com 7-11cm de altura quando surgem as primeiras folhas, que so alternas e glabras; normalmente apresenta 6 folhas simples, antes de emitir as folhas compostas que so paripinadas ou imparipinadas. O hipoctilo no se desenvolve e os cotildones permanecem na semente. Neste estgio, a raiz primria comprida, lenhosa, resistente e de colorao marrom; as razes secundrias so finas, densas e de cor castanho-claro.

Identificao
Famlia: Meliaceae. Nomes vulgares: andirobinha, andiroba, andirobinhabranca, andiroba-do-igap, carape, jandiroba, penaiba, entre outras. Sinonmia: Carapa surinamensis Miquel, C. guyanensis sensu Oliver, C. guineensis Sweet, entre outras. Espcies relacionadas de maior interesse: as espcies Carapa procera e C. guianensis so conhecidas pelos mesmos nomes vulgares, sendo utilizadas no comrcio sem distino. Uma possvel hibridao ainda no foi verificada nos locais onde ambas ocorrem. As duas espcies podem ser diferenciadas pelo porte da rvore, sendo a C. procera menor; as plntulas e as sementes so distintas.

Usos da espcie
uma espcie de uso mltiplo; a madeira e o leo extrado das sementes so dois dos produtos mais importantes. A madeira considerada nobre e sucednea do mogno. O leo utilizado do mesmo modo que o da andiroba (C. guianensis). Popularmente, o ch da casca e das flores usado como remdio para combater infeco bacteriana e o ch do cerne como fungicida.

Ecologia
Ocorre na frica e nos Neotrpicos. Na frica, apresenta ampla distribuio na regio central e oeste do continente. Nos Neotrpicos, ocorre ao norte da Amrica do Sul, abrangendo o Brasil, o Suriname e a Guiana Francesa. No Brasil, foi registrada, at agora, somente no Estado do Amazonas. Os habitats de Carapa procera so similares ao de C. guianensis: floresta de terra firme, ao longo dos rios e riachos e, muitas vezes, em solos arenosos. As sementes so flutuantes e podem ser dispersas atravs da correnteza dos cursos dgua. Porm, em floresta de terra firme, a maioria dos frutos e sementes encontrada embaixo da rvore-matriz. No perodo de disperso, as sementes so muito predadas por roedores, tatus, porcos-do-mato, pacas, veados, cotias, etc.

Descrio botnica
rvore de pequeno a mdio porte, atingindo at 30m de altura, com fuste cilndrico e reto de at 15m. A casca grossa e amarga, de cor avermelhada ou acinzentada e desprende-se em grandes placas. A copa, de tamanho mdio, densa e composta por ramos eretos. As folhas so alternas, compostas e paripinadas, com vestgio de 1 fololo terminal, tomentoso e glandular; variam muito em seu tamanho (30 a 90cm) e podem chegar a 110cm. Os fololos so opostos ou sub-opostos, em 5-9 pares, medindo 24-50cm de comprimento; a face superior verde-escura brilhante e a inferior glabra, com plos simples e esparsos na nervura central; as margens so inteiras; o pice varia entre arredondado, mucronado e emarginado, e apresenta 1 nectrio extra-floral na extremidade; a base arredondada ou desigual e levemente assimtrica. A inflorescncia uma pancula ramificada de 30-90cm de comprimento, sustentada por brcteas pontiagudas; as flores so unissexuais com 5-6 meras, de cor branca a creme, levemente perfumadas e 3-8mm de comprimento. A planta monica. O fruto

Florao e frutificao
Na regio de Manaus, floresce anualmente entre dezembro e maro (poca chuvosa) e os frutos podem ser coletados entre abril e julho (final da poca chuvosa). Porm, em casos isolados, foram observados frutos maduros ao longo do ano.

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

N 2, 2004

Andirobinha

Carapa procera D.C.


contendo areia ou solo, ou diretamente em sacos plsticos, contendo solo.

Obteno de sementes
Os frutos ou as sementes so coletados embaixo das rvores-matrizes, preferencialmente logo aps a queda natural. Para evitar acidentes, nesta ocasio recomendase o uso de capacetes, devido ao grande peso dos frutos. As sementes no toleram dessecamento, portanto recomenda-se o transporte em sacos plsticos.

Propagao vegetativa
No foram encontradas informaes sobre mtodos vegetativos.

Produo de mudas no viveiro Beneficiamento


A extrao das sementes deve ser feita o mais breve possvel, abrindo as cpsulas atravs de um leve impacto e liberando as sementes manualmente. O teor de gua das sementes recm-coletadas varia entre 42 e 62%, 1.000 sementes pesam entre 10 e 20kg e 1kg pode conter 50100 sementes. Recomenda-se utilizar substrato rico em material orgnico. A partir de 4 meses, as mudas podem ser transferidas ao local definitivo. Devido ao tamanho das sementes e ao rpido desenvolvimento das plntulas, a semeadura direta no campo outro mtodo fcil e eficiente, quando no h o risco de predao.

Fitossanidade Armazenamento das sementes


As sementes so recalcitrantes, sendo que o dessecamento abaixo de 20% de gua letal. Atualmente, o melhor resultado foi obtido com sementes recmcoletadas armazenadas com alto teor de gua, por 7 meses, em sacos plsticos finos sob ambiente com arcondicionado (37% de germinao). As sementes mantidas em geladeira, durante o mesmo perodo, no sobreviveram. A broca Hypsipyla ferrealis infesta principalmente o fruto, danificando as sementes. Recomenda-se colocar as sementes, aps a sua extrao do fruto, imersas em gua, por pelo menos 24h, para eliminar as larvas por afogamento. O plantio pode sofrer o ataque da brocado-ponteiro ( Hypsipyla grandella ), mas em menor intensidade do que os de cedro ou mogno. Os plantios em ambientes abertos so significativamente mais atacados por insetos do que os de ambientes sombreados. Autora Isolde Dorothea Kossmann Ferraz iferraz@inpa.gov.br Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia Caixa Postal 478, CEP 69011-970, Manaus-AM, Brasil Tel: (92) 643-1839 Fax: (92) 642-3430

Germinao das sementes


A germinao hipgea e criptocotiledonar. Normalmente, no se aplica tratamento pr-germinativo. As sementes iniciam o processo a partir de 11 dias e podem apresentar elevada taxa de germinao (>90%), aps algumas semanas. A retirada do tegumento, aps leve secagem sombra, por no mximo 2 dias, pode acelerar a germinao. A semeadura pode ser feita em sementeira,

Bibliografia
Connor, K.F. et al. 1998. Effects of desiccation on seeds of Carapa guianensis Aubl. and Carapa procera D.C. Seed Technology, 20: 71-82. Ferraz, I.D.K. et al. 2002. Sementes e plntulas de andiroba (Carapa guianensis Aubl. e Carapa procera D.C. ): aspectos botnicos, ecolgicos e tecnolgicos. Acta Amazonica, 32: 647-661. Ferraz, I.D.K. & Sampaio, P.T.B. 1996. Mtodos simples de armazenamento das sementes de Andiroba (Carapa guianensis Aubl. e Carapa procera D.C. Meliaceae). Acta Amazonica, 26: 137-144. Fisch, S.T.V. et al. 1995. Distinguishing Carapa guianensis Aubl. from Carapa procera D.C. (Meliaceae) by morphology of young seedlings. Acta Amazonica, 25: 193-200. Pennington, T.D. et al. 1981. Meliaceae. Flora Neotropica, 28: 406-419.

Expediente
Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia uma publicao da Rede de Sementes da Amaznia, projeto financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA. Este informativo, assim como as fotos, esto disponveis no endereo: http://www.rsa.ufam.edu.br Instituies parceiras Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Acre (UFAc); Universidade Estadual do Amazonas (UTAM); Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA); Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa/AM/PA/RR); Fundao de Tecnologia do Acre (FUNTAC); Instituto Rondnia de Alternativas de Desenvolvimento (IRAD); Instituto de Pesquisas Cientficas e Tecnolgicas do Amap (IEPA); Associao das Empresas Exportadoras do Par (AIMEX); Agncia de Desenvolvimento da Amaznia (ADA); e Centro de Pesquisas Ecolgicas da Amaznia (CEPEAM). Conselho Editorial Isolde D. K. Ferraz, Sidney A. N. Ferreira e Daniel F. O. Gentil - INPA, Manaus-AM Coordenao do projeto: Manuel Lima - UFAM, Manaus-AM Projeto grfico e Editorao: Tito Fernandes Verso impressa ISSN 1679-6500 Verso on-line ISSN 1679-8058 Apoio

Fale conosco Para maiores informaes e troca de idias, participe da lista sementes-da-amazonial@inpa.gov.br , para solicitar cadastramento na lista envie mensagem para sanf@inpa.gov.br.

N 2, 2004

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

Potrebbero piacerti anche