Sei sulla pagina 1di 9

CONTRATOS AGRRIOS Lei n 4504/64 Dec. 59.

9.566/66 1 Noo de Contrato Acordo de vontade em que ambas as partes se obrigam a constituir, modificar ou extinguir direitos. OBS: Ressalta-se que no contrato de sociedade, configuram-se mais de duas partes!

TIPOS DE CONTRATOS AGRRIOS 1. Nominados: possuem regulamentao legal; Arrendamento Parceria 2. Inominados: existe no mundo jurdico, porm no tem lei prevendo suas clusulas; Ex: contrato de pasto (no tem uma lei expressa que o regulamente). Fundamento do contrato agrrio encontra-se disposto no art. 1 do Dec. n 59.566/66:
Art 1. O arrendamento e a parceria so contratos agrrios que a lei reconhece, para o fim de posse ou uso temporrio da terra, entre o proprietrio, quem detenha a posse ou tenha a livre administrao de um imvel rural, e aquele que nela exera qualquer atividade agrcola, pecuria, agro-industrial, extrativa ou mista (art. 92 da Lei n 4.504 de 30 de novembro de 1964 - Estatuto da Terra - e art. 13 da Lei n 4.947 de 6 de abril de 1966).

1) ARRENDAMENTO RURAL Conceito de arrendamento rural encontra-se disposto no art. 3 do Dec. n 59.566/66:
Art 3. Arrendamento rural o contrato agrrio pelo qual uma pessoa se obriga a ceder outra, por tempo determinado ou no, o uso e gozo de imvel rural, parte ou partes do mesmo, incluindo, ou no, outros bens, benfeitorias e ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de explorao agrcola, pecuria, agro-industrial, extrativa ou mista, mediante, certa retribuio ou aluguel , observados os limites percentuais da Lei.

A partir do aludido conceito legal, afere-se o seguinte: 1) Locao com contraprestao 2) Possui natureza jurdica de aluguel (locao) 3) Meio pelo qual uma pessoa cede (CESSO) o uso e o gozo de imvel rural em virtude de retribuio que a outra parte tem que dar (no caso, pagamento pela cesso do uso e do gozo) 4) O arrendamento o prprio aluguel 5) A cede para B e B pagar devidamente por isto
cede o uso e gozo paga contraprestao arrendatrio

A (proprietrio, usufruturio e arrendante)

*COMODATO DE COISA FUNGVEL OU INFUNGVEL? NO CASO, SE ASSEMELHA AO COMODATO DE COISA INFUNGVEL, POIS INSUBSTITUVEL O IMVEL RURAL POR OUTRO DA MESMA ESPCIE, QUANTIDADE E QUALIDADE. O proprietrio desde que transfere o domnio da propriedade considerado usufruturio ARRENDATANTE e aquele que recebe para trabalhar a terra o ARRENDATRIO. Que como contraprestao, paga uma remunerao pelo uso e pelo gozo do bem imvel rural. Em conformidade ao 1 do art. 3 do dec. 59.566/66, verifica-se que o sub-arrendamento caracterizase quando o arrendatrio transfere os direitos (de trabalhar a terra) e as obrigaes (pagar a contraprestao em virtude da cesso do uso e do gozo da propriedade imvel rural) outrem... mas claro, s se o arrendante permitir! Este outrem ser denominado de arrendatrio outorgante ou ARRENDADOR, consoante ao 3 do mesmo diploma legal. in verbis
1 Subarrendamento o contrato pelo qual o Arrendatrio transfere a outrem, no todo ou em parte, os direitos e obrigaes do seu contrato de arrendamento. 2 Chama-se Arrendador o que cede o imvel rural ou o aluga; e Arrendatrio a pessoa ou conjunto familiar, representado pelo seu chefe que o recebe ou toma por aluguel. 3 O Arrendatrio outorgante de subarrendamento ser, para todos os efeitos, classificado como arrendador.

INDENIZAO DE BENFEITORIAS (art. 25): o arrendatrio tem direito as benf. teis e necessrias; j s volupturias, s sero autorizao se a construo for autorizada pelo arrendante.
Art 25. O arrendatrio, no trmino do contrato, ter direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis. Quanto s volupturias, somente ser indenizado se sua construo for expressamente autorizada pelo arrendador (art. 95, VIII, do Estatuto da Terra e 516 do Cd. Civil).

RETENO DO IMVEL (art. 25, 1): enquanto no for indenizado das benf. teis e necessrias poder reter o bem. DIREITO DE PREFERNCIA, PRELAO OU PREEMPO: direito que tem o arrendatrio de adquirir/ comprar o imvel arrendado se o proprietrio quiser vender; sendo o primeiro em condio de igualdade com terceiros; prazo de 30 dias a partir da notificao do proprietrio. (art. 45 a 47)
Art 45. Fica assegurado a arrendatrio o direito de preempo na aquisio do imvel rural arrendado. Manifestada a vontade do proprietrio de alienar o imvel, dever notificar o arrendatrio para, no prazo, de 30 (trinta) dias, contado da notificao, exercer o seu direito (art. 92, 3 do Estatuto da Terra). 1 O proprietrio de imvel rural arrendado no est obrigado a vender parcela ou parcelas arrendadas, se estas no abrangerem a totalidade da rea. 2 Nos casos dste artigo, fica assegurado a qualquer dos arrendatrios, se os outros no usarem do direito de preempo, adquirir para si o imvel. Art 47. O arrendatrio a quem no se notificar a venda, poder depositando o preo, haver para si o imvel arrendado, se o requerer no prazo de 6 (seis) meses, a contar da transcrio da escritura de compra e venda no Registro Geral de Imveis local, resolvendo-se em perdas e danos o descumprimento da obrigao (art. 92, 4, do Estatuto da Terra).

Esse prazo de 06 meses visualizado no art 47 DECADENCIAL contagem a partir da data da escritura do Registro do imvel. Ressalta-se: em geral, o valor do mercado maior que o valor estipulado na escritura; e a escritura de compra e venda contrato pblico. DA RENOVAO DO CONTRATO E DA RENOVAO AUTOMTICA (art. 22 e 1) 1) O arrendatrio tem preferncia na renovao, devendo o arrendador notifica-lo seis meses antes do vencimento do contrato; 2) Se no houver notificao, o contrato ser automaticamente renovado, salvo em caso de o arrendatrio se manifestar nos 30 dias antes do trmino do prazo formulando desistncia;
Art 22. Em igualdade de condies com terceiros, o arrendatrio ter preferncia renovao do arrendamento, devendo o arrendador at 6 (seis) meses antes do vencimento do contrato, notific-lo das propostas recebidas, instruindo a respectiva notificao com cpia autntica das mesmas (art. 95, IV do Estatuto da Terra). 1 Na ausncia de notificao, o contrato considera-se automaticamente renovado, salvo se o arrendatrio, nos 30 (trinta) dias seguintes ao do trmino do prazo para a notificao manifestar sua desistncia ou formular nova proposta (art. 95, IV, do Estatuto da Terra).

EXTINO DO CONTRATO (art. 26 e incisos +) DESPEJO (art. 32 e incisos +) O ARRENDAMENTO DEVE SER EM DINHEIRO, DO CONTRRIO PERDER A NATUREZA. SE DE ALUGUEL, NO PODER SER PAGO EM PRODUTOS AGRCOLAS. NO ARRENDAMENTO, O ARRENDADOR NO CORRE RISCOS; DIFERENTE DA PARCERIA.

2) PARTICULARIDADES ENTRE ARRENDAMENTO E PARCERIA RURAL A) MESMO PRAZO No pode ser prazo inferior a 03 (trs) anos em face produo na terra. um perodo mnimo para o indivduo tirar proveito do que ele fez. Na verdade, lei estipula 03 prazos mnimos para cada situao. Como se verifica no art. 13, a do Decreto n 59.566/66:
a) prazos mnimos, na forma da alnea "b", do inciso XI, do art. 95 e da alnea " b ", do inciso V, do art. 96 do Estatuto da Terra: - de 3 (trs), anos nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de explorao de lavoura temporria e ou de pecuria de pequeno e mdio porte; ou em todos os casos de parceria; - de 5 (cinco), anos nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de explorao de lavoura permanente e ou de pecuria de grande porte para cria, recria, engorda ou extrao de matrias primas de origem animal; - de 7 (sete), anos nos casos em que ocorra atividade de explorao florestal; (sic grifo nosso)

Com base neste, aferem-se os exemplos:

1) 03 anos ovos, criao de frangos, porcos, cabras; 2) 05 anos bubalinos, bovinos, equinos; 3) 07 anos atividade florestal ou permanente; B) OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO OU DE PARCERIA PODEM SER ESCRITOS OU VERBAIS com fulcro no art. 11 do Dec. 59.566/66:
Art 11. Os contratos de arrendamento e de parceria podero ser escritos ou verbais. Nos contratos verbais presume-se como ajustadas as clusulas obrigatrias estabelecidas no art. 13 deste Regulamento.

3) PARCEIRA RURAL O Conceito de Parceria rural encontra-se disposto no art. 4 do Dec. n 59.566/66, devidamente transcrito:
Art 4. Parceria rural o contrato agrrio pelo qual uma pessoa se obriga a ceder outra, por tempo determinado ou no, o uso especifico de imvel rural, de parte ou partes do mesmo, incluindo, ou no, benfeitorias, outros bens e ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de explorao agrcola, pecuria, agro-industrial, extrativa vegetal ou mista; e ou lhe entrega animais para cria, recria, invernagem, engorda ou extrao de matrias primas de origem animal, mediante partilha de riscos do caso fortuito e da fora maior do empreendimento rural, e dos frutos, produtos ou lucros havidos nas propores que estipularem, observados os limites percentuais da lei (artigo 96, VI do Estatuto da Terra). Pargrafo nico. para os fins deste Regulamento denomina-se parceiro outorgante, o cedente, proprietrio ou no, que entrega os bens; e parceirooutorgado, a pessoa ou o conjunto familiar, representado pelo seu chefe, que os recebe para os fins prprios das modalidades de parcerias definidas no art. 5.

A partir deste, afere-se o seguinte: 1) PARTES: parceiro outorgante (proprietrio, usufruturio) e parceiro outorgado; 2) O parceiro outorgante o proprietrio e entra com a terra e o p. outorgado entra com o trabalho; 3) Parceria = sociedade; transferncia mediante partilha do produto e por ser sociedade, h o compartilhamento dos riscos e dos lucros (proveitos) para ambas as partes;

TIPOS DE PARCEIRA (art. 5 do Dec. n 59.566/66)


Art 5. D-se a parceria: I - agrcola, quando o objeto da cesso fr o uso de imvel rural, de parte ou partes do mesmo, com o objetivo de nle ser exercida a atividade de produo vegetal; II - pecuria, quando o objetivo da cesso forem animais para cria, recria, invernagem ou engorda; III - agro-industrial, quando o objeto da sesso fr o uso do imvel rural, de parte ou partes do mesmo, ou maquinaria e implementos, com o objetivo de ser exercida atividade de transformao de produto agrcola, pecurio ou florestal; IV - extrativa, quando o objeto da cesso fr o uso de imvel rural, de parte ou partes do mesmo, e ou animais de qualquer espcie, com o objetivo de ser exercida atividade extrativa de produto agrcola, animal ou florestal;

V - mista, quando o objeto da cesso abranger mais de uma das modalidades de parceria definidas nos incisos anteriores.

NORMAS OBRIGATRIAS (art. 35 do Dec. n 59.566/66)


PARCEIRO OUTORGANTE (PROPRIETRIO): CONTRIBUI MAIS E RECEBE MAIS OBRIGAES DO PARCEIRO OUTORGANTE (art. 40, I) : o parceiro outorgante garante ao outorgado o uso.
1 Alm das obrigaes enumeradas no art. 40, o parceiro-outorgante assegurar ao parceiro-outorgado que residir no imvel rural, e para atender ao uso exclusivo da famlia dste, casa de moradia higinica e rea suficiente para horta e criao de animais de pequeno porte (art. 96, IV, do Estatuto da Terra).

OBRIGAES DO PARCEIRO OUTORGADO (art. 41)


Art 41.O arrendatrio obrigado: I - a pagar pontualmente o preo do arrendamento, pelo modo, nos prazos e locais ajustados; II - a usar o imvel rural, conforme o convencionado, ou presumido, e a trat-lo com o mesmo cuidado como se fsse seu, no podendo mudar sua destinao contratual; III - a levar ao conhecimento do arrendador, imediatamente, qualquer ameaa ou ato de turbao ou esbulho que, contra a sua posse vier a sofrer, e ainda, de qualquer fato do qual resulte a necessidade da execuo de obras e reparos indispensveis garantia do uso do imvel rural; IV - a fazer no imvel, durante a vigncia do contrato, as benfeitorias teis e necessrias, salvo conveno em contrrio; V - a devolver o imvel, ao trmino do contrato, tal como o recebeu com seus acessrios; salvo as deterioraes naturais ao uso regular. O arrendatrio ser responsvel por qualquer prejuzo resultante do uso predatrio, culposo ou doloso, quer em relao rea cultivada, quer em relao s benfeitorias, equipamentos, mquinas, instrumentos de trabalho e quaisquer outros bens a ele cedidos pelo arrendador. OBS: AS PARTES PODEM CONTRATAR O QUE QUISEREM CONTANTO QUE OBEDEAM S REGRAS LEGAIS (ET E DECRETO)

4) DOS RECURSOS NATURAIS (MEIO AMBIENTE) Legitimao de Posse (Lei n 6.383/76)

Conceito: ato administrativo, atravs do qual o Poder Pblico reconhece ao particular sua condio de legitimidade, outorgando o formal domnio pleno (Lima Stefanini).
P.prof: S pode ocorrer em terra pblica; o posseiro que usa a terra pblica por 05 anos (cinco) ou mais poder requer-la ainda que no possa usucapir j que proibida usucapio de terra pblica.

Constitui uma forma de alienao de terras devolutas. Atendimento ao princpio da despublicizao dos imveis rurais pblicos. Regulamentao: arts. 29 e ss., da Lei n. 6.383/1976. Natureza do instituto: administrativa (ET, art. 99). Obrigatria e gratuita.
Art. 29 - O ocupante de terras pblicas, que as tenha tornado produtivas com o

seu trabalho e o de sua famlia, far jus legitimao da posse de rea contnua at 100 (cem) hectares, desde que preencha os seguintes requisitos: I - no seja proprietrio de imvel rural; II - comprove a morada permanente e cultura efetiva, pelo prazo mnimo de 1 (um) ano.

REQUISITOS PARA A LEGITIMAO DE POSSE LICENA DE OCUPAO: 1) TERRA PBLICA; 2) REA DE 100 ha (estmulo produo de pequena propriedade); 3) REA DE TERRA CONTNUA (continuidade jurdica, logo, se nesta terra passa um igarap ou uma estrada no UNA); 4) MORADA PERMANENTE E CULTURA EFETIVA* 5) UM ANO E 01 DIA NA REA (PARA DEMOSTRAR QUE NO UM MERO ESPECULADOR) 6) NO SER PROPRIETRIO RURAL 7) TRABALHO PESSOAL E FAMILIAR NA TERRA

O que a licena de ocupao? um documento que demonstra a titulao da posse.


* de acordo com a jurisp., devido realidade do interior, admite-se que o responsvel ausente-se para o seu estudo ou de seus filhos - o indivduo que ocupa estes 100 h e tem filho. A Licena de Ocupao dura por 04 anos No 5 ano, a licena de ocupao substituda por uma REGULARIZAO DE POSSE que permanece enquanto o trabalhador produzir e preencher os demais requisitos. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) LAVRADOR NACIONAL OU ESTRANGEIRO ANIMUS DOMINI 05 ANOS ININTERRUPTOS PELO MENOS REA RURAL NO MXIMO 100 ha (1 ha = km) PRODUTIVIDADE DA TERRA MORADA HABITUAL POSSE DIRETA E PESSOAL

ART. 191, P da CF: somente imveis particulares so usucapveis.


4 O proprietrio tambm pode ser privado da coisa se o imvel reivindicado consistir em extensa rea, na posse ininterrupta e de boa-f, por mais de cinco anos, de considervel nmero de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e servios considerados pelo juiz de interesse social e econmico relevante.

OBS: SE O INDIVDUO ATINGE TODOS OS REQUISITOS E OCUPA 100 ha, ir ter essa regularizao da posse, usucapindo os 100 ha e poder comprar os outros 50 h (pede para o juiz autorizar a venda)!

5) TERRENO DE MARINHA 1) Origem histrica 1832 (imperial) Instruo n 348 de 14/11/1832 art. 4 2) Conceito: art. 20, VII, da CF/88 (Bens da Unio) Ver dec. Lei 97060/46 arts. 2 e 3 16 braos 33 metros TERRENOS ACRESCIDOS? Depsitos de sedimentos que aumentam o terreno de marinha COMPETNCIA: SPU (SERVIO DE PATRIMNIO DA UNIO) antes era a Receita 3) Natureza Jurdica: so terras pblicas, patrimoniais, nacionais, portanto possuem 03 caractersticas: so inalienveis, imprescritveis e impenhorveis enquanto patrimnio. OBS: um imvel ainda que pblico deve ter uma finalidade social (deve ser explorado); 4 Aforamento ou enfiteuse ou emprazamento a) Extingui-se o aforamento em terras particulares, porm esse instituto ainda vigora nas terras pblicas b) Terras pblicas da unio, no caso c) um ato inter vivos d) A Unio como proprietria (senhorio direto) transfere a propriedade, transfere o domnio para o enfiteuta e este como contraprestao paga uma penso/foro anual/laudmio. e) RESSALTA-SE QUE ESTE INSTITUTO FOI CRIADO NO PERODO MEDIEVAL E QUE J EST ABSOLETO NO QUE DIZ RESPEITO SUA APLICABILIDADE, MAS UMA FORMA DE GARANTIA DA SOBERANIA DA UNIO. f) Passados 03 anos sem pagamento, ocorre o chamado COMISSO; que a perda do direito de permanecer na terra (a pessoa deixa de ser enfiteuta); g) Ver art. 2038 do CC

5) Belm (1616) marco inicial 1 lgua = 4:356 ha doadas pela Coroa Portuguesa 6) Cadastro: Lei 5868/72 Definio: Registro dos imveis do Brasil. 6.2) Imveis Rurais: repositrio de informaes tpicas dos imveis, reas de terras, imveis contguos (vizinhos), benfeitorias, caractersticas fsicas e econmicas do imvel e etc. TIPOS DE REGISTRO: 1) IMVEIS RURAIS (objeto) 2) PROPRIETRIOS RURAIS (PESSOAS) 3) ARRENDADORES E PARCEIROS RURAIS 4) TERRAS PBLICAS E) CADASTRO NACIONAL DAS FLORESTAS PBLICAS ver lei 10207/01 certificado de castro de imvel rural CCIA OBS: o cadastro muito importante para a cobrana do ITR

Georreferenciamento: medio da rea em questo e a descrio das caractersticas atravs de Linhas geodsicas

6) ITR (IMPOSTO TERRIORIAL RURAL) L9393/96 art. 182, 4, II da CF/88:


4 - facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo;

art. 29 do CTN HIPTESES DE INCIDNCIA: 1) 2) 3) 4) Aspecto material Aspecto pessoal Aspecto temporal Aspecto espacial

1) ASPECTO MATERIAL: onde incide a propriedade; domnio til e posse do imvel rural 2 critrios: 1 localizao (zona fora do plano diretor da cidade) e destinao econmica: independentemente da localizao, tem que estar voltado para uma atividade agrria! OBS: PARA EFEITO DE TRIBUTAO, O CTN VEM ESCOLHENDO O CRITRIO LOCALIZAO (ver art. 29 do CTN). OBS: E AS TERRAS INDGENAS? E AS TERRAS QUILOMBOLAS? Nas terras reconhecidas como indgenas, no so cobrados o ITR. Vide 231 CF J nas quilombolas, reconhece-se a propriedade coletiva quilombola como imune (implicitamente melhor dizendo), ou seja, nenhum quilombola pode ser proprietrio individual. (posio do z mattos)
A doutrina diz: (...) pode-se afirmar que se corretamente interpretado o sistema tributrio nacional, os princpios que lhe do suporte e a ordem objetiva de valores plasmada em nossa Constituio, deve-se reconhecer que o direito fundamental das comunidades remanescentes de quilombos as terras que tradicionalmente ocupavam est protegido por uma imunidade implcita. Celso de Albuquerque Silva, TRIBUTAO E DIREITOS FUNDAMENTAIS a questo da intributabilidade das terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos, 2011. A receita diz:

QUILOMBOS 007 Incide ITR sobre as terras historicamente ocupadas pelos quilombos? As terras tradicionalmente ocupadas pelos quilombos, atualmente ocupadas pelos remanescentes destas comunidades, so tributadas normalmente. Imposto sobre a propriedade territorial rural

2) ASPECTO PESSOAL: SUJEITO PASSIVO (PROPRIETTIO, ENFITEUTA, O POSSUIDOR) SUJEITO ATIVO (A UNIO, O ARRECADADOR, O SENHORIO DIRETO) 3) ASPECTO TEMPORAL: L9393/96, art. 1 Anual: 1 de janeiro de cada ano (fato gerador) >>> pagamento meio do ano (agosto, acho) Caso no dia 31/12, A transferir o domnio de terra para B >>> dia 1 de janeiro ser o fato gerador 4) ASPECTO ESPACIAL (se o imvel rural ou urbano) Se for rural > ITR Se for urbano > IPTU

7) SUJEITO PASSIVO: VER ARTS. 4 E 5 DA L9393 Contribuinte: titular e 1 obrigado Responsvel tributrio: responsvel pelo pagamento do tributo. Ex: filho de pai falecido Sujeito Ativo: Unio 8) DOMICLIO TRIBUTRIO: comarca onde o imvel est localizado art. 4 p da L9393/96 9) Base de Clculo: art. 10 1 da L9393 e art. 30 do CTN >>> em conformidade ao valor venal da terra 10) Alquota progressiva: alquota positivamente proporcional base de clculo com o intuito de estimular a produo 11) Extrafiscalidade: desestimular a propriedade improdutiva, estimulando o cumprimento social da propriedade, assim, estimulando a produo rural 12) IMUNIDADES: art. 150 da CF Entes federativos Templos religiosos Propriedades rurais de partidos polticos Pequenas glebas rurais 13) ISENO art. 3 da L9393

Imveis - Reforma agrria

Potrebbero piacerti anche