Sei sulla pagina 1di 15

http://cleiaconcurseira.blogspot.com.br/2011/02/mil-perguntas-e-respostas-sobre.

html

Execuo civil I 17/jul/2011 Voc acertou

35 % das questes (7 de 20) Tente novamente Seu aproveitamento poderia ser melhor. Para estudar mais sobre este assunto, consulte os resumos do DireitoNet ou faa o teste novamente. Responder novamente Ver mais testes Confira abaixo o gabarito e as respostas comentadas:

1 A execuo provisria:

a) quando o devedor no localizado. (Sua resposta) b) quando fundada em ttulo executivo extrajudicial. c) quando fundada em sentena impugnada mediante recurso recebido s no efeito devolutivo. d) quando fundada em sentena impugnada mediante recurso recebido em ambos os efeitos.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. Correta a alternativa "C", a teor do disposto no artigo 587, 2 parte, c/c artigo 475-I, 1, do Cdigo de Processo Civil.

2 Com relao execuo civil, pode-se afirmar, exceto:

a) so ttulos executivos extrajudiciais o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico. (Sua resposta) b) Nas obrigaes alternativas, quando a escolha couber ao devedor, este ser citado para exercer a opo e realizar a prestao em 10 (dez) dias, se outro prazo no lhe foi determinado em lei, no contrato, ou na sentena c) quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. d) os vesturios so absolutamente impenhorveis, bem como os pertences de uso pessoal do executado, independentemente do valor do bem.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra D. A nica das quatro alternativas que est errada a da letra "D", os vesturios e os pertences de uso pessoal do executado, de fato, so absolutamente impenhorveis, contudo, podero ser penhorados se forem de alto valor. Portanto, depende do valor - a que se encontra o erro, no termo "independentemente do valor" (art. 649, III do Cdigo de Processo Civil).

As outras trs alternativas trazem afirmaes corretas e que, portanto, no atendem questo proposta. O documento particular assinado por duas testemunhas e o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico so ttulos executivos extrajudiciais (art. 585, I do CPC); o artigo 571 do Cdigo de Processo Civil versa exatamente sobre a matria; e a forma menos gravosa para o devedor dever ser a escolhida pelo credor, quando a execuo puder ser feita por mais de uma forma (art. 620 do Cdigo de Processo Civil).

3 Consideram-se ttulos executivos judiciais:

I - a sentena condenatria proferida no processo civil que reconhea a existncia da obrigao de no fazer. II - a sentena penal condenatria com trnsito em julgado. III - a sentena arbitral e a sentena homologatria de transao ou de conciliao; IV - o formal e a certido de partilha.

a) todos os itens so incorretos. (Sua resposta) b) todos os itens so corretos. c) somente os itens I e II esto corretos. d) somente os itens III e IV esto corretos.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. A alternativa correta a da letra "B", uma vez que todos os quatro itens (I, II, III e IV) esto corretos. Todos os ttulos executivos mencionados so judiciais, estando elencados no artigo 475-N do Cdigo de Processo Civil.

I - A sentena proferida no processo civil deve reconhecer: Obrigao de fazer; Obrigao de no fazer (esta est na resposta); entregar coisa, ou; pagar quantia. Art 475-N, I, CPC.

II - Art. 475-N, II, CPC.

III - A sentena arbitral - Art. 475-N, IV, CPC; a sentena homologatria de transao ou de conciliao - Art. 475-N, III, CPC.

IV - Art. 475-N, VII, CPC.

4 Marque a nica opo correta:

a) A citao do ru, na liquidao por arbitramento ou na liquidao por artigos, far-se- na sua pessoa. (Sua resposta) b) A intimao do ru, na liquidao por arbitramento e na liquidao por artigos, far-se- na pessoa do advogado constitudo nos autos. c) Permite-se na liquidao discutir de novo a lide ou mesmo modificar a sentena que a julgou, por que no h trnsito em julgado. d) Julgada a liquidao, a parte promover a competente ao cautelar, citando pessoalmente o devedor.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Somente a alternativa "B" est correta, pois a nica que est de acordo com a Lei 11.232/05 (que alterou o Cdigo de Processo Civil) - Art. 475-A, 1, CPC. As outras alternativas esto completamente incorretas, pois no h mais a citao do devedor para a liquidao de sentena (o vnculo j estabelecido na fase de conhecimento aproveitado na fase de execuo, descartando assim, a necessidade de uma nova citao do devedor - basta apenas uma intimao - Lei 11.232/05).

5 Marque a nica opo correta:

a) os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade. (Voc acertou) b) os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio demandado pelo pagamento da dvida no pode exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade. c) os bens particulares dos scios respondem pelas dvidas da sociedade, em qualquer caso; o scio demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade. d) os bens particulares dos scios respondem pelas dvidas da sociedade, desde que seja de capital aberto; o scio demandado pelo pagamento da dvida no pode exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. As alternativas "A" e "B" so excludentes entre si. Uma das duas est correta, e no caso, a alternativa "A", uma vez que os bens dos scios s respondem por dvidas da sociedade, se a lei assim o determinar, e eles tm o direito de indicar penhora, antes dos seus, os bens da prpria empresa. Art. 596, CPC.

A "B" fica automaticamente excluda, porque contrria alternativa correta. A alternativa "C" est errada porque a regra a da individualidade dos dois patrimnios: o do scio e o da sociedade. Um s responde pelos dbitos do outro quando a lei excepcionalmente o autorizar. A alternativa "D" est errada porque essa responsabilidade excepcional do scio pela dvida da sociedade no est adstrita s sociedades annimas, aplicando-se a toda e qualquer espcie de sociedade.

6 A liquidao por artigos tem cabimento quando:

a) o devedor apelar da sentena condenatria; (Sua resposta) b) quando for determinada na sentena; c) quando houver necessidade de alegar e provar fato novo; d) quando a natureza do objeto da liquidao exigir.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. A alternativa correta a "C". A regra a do artigo 475-E, do Cdigo de Processo Civil.

7 Marque a nica opo correta:

a) na fase de execuo, o credor ser citado para, no prazo de dez (10) dias, apresentar embargos. (Sua resposta) b) na fase de execuo, o devedor ser citado para, no prazo de quinze (15) dias, apresentar defesa e oferecer bens penhora. c) na fase de execuo, o devedor ser de imediato intimado do auto da penhora e de avaliao, na pessoa de seu advogado, caso o credor tenha requerido. d) na fase de execuo, o devedor ser citado para, no prazo de vinte e quatro (24) horas, pagar ou nomear bens penhora.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. Art. 475-J, 1 do Cdigo de Processo Civil.

8 Marque a nica opo falsa: O devedor responde, para cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Ficam, entretanto, sujeitos execuo os bens:

a) do scio, nos termos da lei. (Sua resposta) b) do sucessor a ttulo universal, tratando-se de execuo fundada em direito real ou obrigao reipersecutria. c) do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida. d) do devedor, quando em poder de terceiros.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. A alternativa "B" a nica incorreta (afirmao falsa), pois o sucessor, cujo patrimnio responde pela dvida, o singular (e no o universal) e s em decorrncia de ao de natureza real (e no pessoal) - Art. 592, I, CPC.

As outras trs alternativas so reprodues literais dos incisos II, III e IV do artigo 592 do Cdigo de Processo Civil.

9 Marque a opo correta:

a) a sentena proferida por tribunal estrangeiro no ter eficcia no Brasil seno depois de homologada pelo Superior Tribunal de Justia. (Voc acertou) b) a sentena proferida por tribunal estrangeiro no ter eficcia no Brasil seno depois de homologada pelo Supremo Tribunal Federal. c) a sentena proferida por tribunal estrangeiro, em hiptese alguma, ter eficcia no Brasil. d) a sentena proferida por tribunal estrangeiro somente ter eficcia depois de revista pelo tribunal de justia do respectivo Estado, onde o ru tem domiclio.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. A sentena estrangeira ter eficcia no Brasil depois de homologada pelo Superior Tribunal de Justia, nos termos do artigo 475-N, VI, do Cdigo de Processo Civil, o que faz com que a alternativa correta seja a "A", eliminando as outras trs. Para reforar essa afirmao, a Constituio Federal, em seu art. 105, I, "i" ressalta essa competncia do STJ na homologao de sentena estrangeira.

Importante salientar que a EC n 45, de 8 de dezembro de 2004, acrescentou a alnea "i", no inciso I, do artigo 105 da Constituio Federal. Como j exposto, a competncia para a homologao da sentena estrangeira ficar sob a competncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), ficando qualquer disposio em contrrio prejudicada (revogada tacitamente). Portanto, como exemplo, o artigo 483 do Cdigo de Processo Civil e o artigo 35 da Lei n 9.307 de 23 de setembro de 1996 (o artigo menciona a homologao de sentena arbitral pelo STF) foram revogados tacitamente, pois a Lei maior (Constituio Federal) dispe contrariamente aos artigos mencionados e, pela hierarquia das leis, a Constituio a que deve ser a aplicada.

10

De conformidade com o Cdigo de Processo Civil, correto dizer que:

a) na liquidao por arbitramento, quem far o laudo ser um perito, nomeado pelo juiz. (Voc acertou) b) permite-se na liquidao que seja discutida novamente a lide, ou modificada a sentena que a julgou. c) Da deciso de liquidao caber apelao. d) procede-se a liquidao, quando a sentena determinar o valor ou individuar o objeto da condenao.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. Est correta a alternativa "A", que a repetio literal do artigo 475-D, do Cdigo de Processo Civil. A alternativa "B" est errada porque no se pode discutir outra vez a lide na liquidao, sob pena de ofensa coisa julgada. Art. 475-G, CPC. A alternativa "C" est errada porque da deciso de liquidao caber agravo de instrumento. Art. 475-H. E a alternativa "D" est errada porque tem cabimento a liquidao exatamente na hiptese inversa da alternativa. Art. 475-A, CPC.

11 Marque a nica opo correta: So ttulos executivos judiciais:

a) a sentena penal condenatria transitada em julgado. (Voc acertou) b) o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores. c) a sentena estrangeira homologada pelo Ministrio das Relaes Exteriores. d) a homologao da escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor.

Voc acertou

Parabns! A resposta certa a letra A. O nico ttulo executivo judicial o da letra "A", que a alternativa correta. Art. 475-N, II, CPC. O ttulo mencionado na alternativa "B" extrajudicial. A sentena estrangeira, para ter eficcia no Brasil, deve ser homologada no STJ (Art. 105, I, "i", CF cc 475-N, III, CPC.), e no no Ministrio das Relaes Exteriores. Finalmente, a escritura pblica no precisa ser homologada, alm de ser ttulo executivo extrajudicial. Art. 585, II, CPC.

12 Far-se- liquidao por arbitramento quando:

I - Houver necessidade de alegar e provar fato novo. II - Determinado pela sentena ou convencionado pelas partes. III - O exigir a natureza do objeto da liquidao.

Assinale a alternativa correta:

a) I e II. (Sua resposta) b) II e III. c) I e III. d) Todas esto corretas.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. A "I" est incorreta, pois no corresponde a liquidao por arbitramento ( liquidao por artigos - art. 475-E, CPC). As demais assertivas esto corretas. Veja art. 475-C, CPC.

13 Ficam sujeitos execuo os bens:

I - do scio, nos termos da lei. II - do devedor, quando em poder de terceiros. III - do cnjuge, mesmo se seus bens no respondem pela dvida. IV - alienados ou gravados com nus real em fraude de execuo.

Assinale a alternativa correta:

a) I, II e III. (Sua resposta) b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) Todas esto corretas.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Este teste uma reproduo literal do art. 592, do CPC. O que foi utilizado desse mencionado artigo foram os incisos II, III, IV e V. O nico erro que se encontra na assertiva III, porque os bens do cnjuge s estaro sujeitos execuo se seus bens responderem pela dvida (na assertiva est dizendo "mesmo que no responda pela dvida"). Portanto a alternativa "B" a correta.

14 De conformidade com o Cdigo de Processo Civil, correto dizer que:

a) Depende de homologao pelo Supremo Tribunal Federal, para serem executados, os ttulos executivos extrajudiciais, oriundos de pas estrangeiro. (Sua resposta) b) O ttulo para ter eficcia executiva, deve satisfazer os requisitos de formao exigidos pela lei do lugar de sua celebrao e indicar o Brasil como o lugar de cumprimento da obrigao. c) Quando na sentena h uma parte lquida e outra ilquida, o credor no poder promover a execuo daquela e a liquidao desta. d) permitido na liquidao discutir novamente a lide.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Correta a alternativa "B", repetio literal do artigo 585, 2, do Cdigo de Processo Civil. A alternativa "A" est errada porque os ttulos executivos extrajudiciais no dependem da homologao pelo STF para ter eficcia no Brasil. S as sentenas estrangeiras devem observar esse procedimento e a homologao deve ser feita pelo STJ, como j observado nos testes acima. A alternativa "C" est errada porque perfeitamente possvel liquidar a parte ilquida da sentena e executar a parte lquida ao mesmo tempo (Ser feito em autos apartados - art. 475I, 2, CPC). E a alternativa "D" est errada porque o art. 475-G do CPC, expressamente, veda essa possibilidade.

15 Todas as alternativas apresentam ttulos executivos extrajudiciais, exceto:

a) letra de cmbio; duplicata mercantil; cheque e contrato de seguro de vida. (Sua resposta) b) certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio e o crdito de serventurio de perito. c) contratos garantidos de penhor, anticrese e cauo. d) debnture; nota promissria; cheque; contrato de hipoteca, e; os acordos extrajudiciais, de qualquer natureza, homologados judicialmente.

Voc errou

Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra D. Est incorreta a alternativa "D", porque os acordos extrajudiciais, de qualquer natureza, homologados judicialmente, so ttulos executivos judiciais (art. 475-N, V, do Cdigo de Processo Civil). As outras quatro alternativas apresentam elencos corretos de ttulos executivos extrajudiciais (art. 585 do Cdigo de Processo Civil).

16 H liquidao da sentena por arbitramento, quando:

a) o valor da condenao for apurado por clculo aritmtico elaborado e apresentado pelo credor, impugnado pelo devedor e, por isso, depender de percia contbil. (Sua resposta) b) o valor da condenao depender de clculo complexo, incluindo juros capitalizados ou converso de moeda estrangeira, dependendo de clculo a ser elaborado pelo contador judicial. c) for necessria a designao de perito judicial para avaliar o dano objeto da condenao e responder aos quesitos formulados pelas partes. d) for necessrio alegar ou provar fato novo para se determinar o valor da condenao.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. Correta a alternativa "C", pois a liquidao por arbitramento depende da percia para a averiguao da obrigao do devedor. Art. 475-D, pargrafo nico (a exigncia da lei para o juiz em nomear o perito). As alternativas "A" e "B" esto erradas porque a lei especfica nas hipteses de liquidao por arbitramento (art. 475-C, CPC). Alm disso, a lei discrimina a liquidao por arbitramento e a liquidao por clculo aritimtico (art. 475-B). A alternativa "D" trata de hiptese de liquidao de sentena por artigos. Art. 475-E, CPC.

17 A impugnao poder versar sobre:

I - Excesso de execuo. II - Ilegitimidade das partes. III - Inexigibilidade do ttulo. IV - A penhora e a avaliao.

Assinale a alternativa correta:

a) I, II e III. (Voc acertou) b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) Todas as alternativas esto corretas.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. O art. 475-L, do CPC, taxativo a respeito do que pode ser impugnado. As assertivas I, II e III esto elencadas (incisos II, IV e V do mencionado artigo). A penhora e a avaliao tambm esto elencadas, porm somente a penhora incorreta e a avaliao errnea poder ser matria de impugnao (art. 475-L, III, CPC). Portanto a assertiva IV est incorreta por generalizar a penhora e a avaliao que, se forem feitas sem vcios, no poderam ser impugnadas. Alternativa "A" a correta.

18 No ttulo executivo extrajudicial:

a) o formal de partilha. (Voc acertou) b) o contrato de hipoteca. c) o instrumento particular, assinado pelo devedor e por duas testemunhas. d) o crdito decorrente de foro e laudmio.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. O nico ttulo executivo judicial da questo o formal de partilha (art. 475-N, VII, CPC). Correta a alternativa "A", pois os outros trs so, efetivamente, ttulos executivos extrajudiciais.

Alternativa "B" - art. 585, III, CPC. Alternativa "C" - art. 585, II, CPC. Alternativa "D" - art. 585, IV, CPC.

19 Assinale a alternativa correta:

a) Na liquidao por artigos, observar-se-, no que couber, o procedimento comum - Art. 272, CPC. (Voc acertou) b) A liquidao de sentena por artigos processo de conhecimento, para o qual o devedor citado, pode oferecer contestao, h sentena de mrito e contra esta cabe recurso de apelao, recebido s no efeito devolutivo. c) A liquidao de sentena por clculo do contador aquela para a qual o devedor citado para oferecer memria de clculo correspondente ao valor que entende devido e o juiz, aps valer-se obrigatoriamente do contador judicial, proferir deciso interlocutria decidindo se a conta do ru est ou no correta, deciso essa atacvel via agravo de instrumento. d) A liquidao de sentena por mero clculo do credor no mais existe na sistemtica processual em vigor, tendo sido substituda pela liquidao por arbitramento, que aquela destinada a arbitrar o valor pelo qual o ttulo executivo dever ser executado.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. Est correta a alternativa "A", que descreve corretamente o processo da liquidao por artigos (art. 475-F).

A alternativa "B" descreve como era a liquidao por artigos antes da Lei n 11.232/05, portanto est incorreta. A alternativa "C" est completamente errada. E a alternativa "D" est errada porque essa forma imprpria de liquidao est prevista de forma expressa no artigo 475-B do Cdigo de Processo Civil.

20 Assinale a alternativa correta:

a) Verificada a ocorrncia de fraude execuo, o credor, demonstrando o consilium fraudis e a m-f do adquirente, requerer ao juiz que inclua esse adquirente no plo passivo da execuo, como litisconsorte necessrio, penhorando o bem por ele adquirido do devedor aps o incio da execuo e citando-o para oferecer embargos ou pagar o dbito. (Sua resposta) b) Se uma sociedade civil encerrada irregularmente, seu passivo tributrio poder ser diretamente cobrado dos scios, inclusive com a penhora de seus bens particulares. c) A liquidao de sentena proferida em sede de execuo por quantia certa amparada em ttulo executivo extrajudicial, far-se- sempre por arbitramento. d) Todas esto incorretas.

Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Est correta a alternativa "B", hiptese prevista no artigo 592, II, do Cdigo de Processo Civil. A alternativa "A" est errada porque a caracterizao da fraude execuo no depende da prova do consilium fraudis e nem poderia haver a citao do terceiro para compor litisconsrcio necessrio. A alternativa "C" est errada porque o ttulo executivo extrajudicial no pode ser objeto de liquidao, instituto prprio dos ttulos executivos judiciais. E a alternativa "D" est errada porque a alternativa "B" est correta.

Potrebbero piacerti anche