Sei sulla pagina 1di 20

E O ROMANCE CONSTRI O GNERO: UMA ANLISE DA REVISTA O IDLIO1

GENDER BUILDING ROMANCE: AN ANALYSIS OF O IDLIO

Adelaine LaGuardia* Renan Reis Fonseca**

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral recuperar a memria cultural brasileira ligada construo do gnero por meio da anlise da revista O Idlio, uma revista em quadrinhos com histrias de amor romanceadas, dedicada a moas e rapazes, que circulou no Brasil a partir de setembro de 1948 at meados de 1977. Partindo dos conceitos de gnero, propostos por Joan Scott (1992, 1994), e de representao, presente na leitura da obra de Louis Althusser feita por Stuart Hall (2003), a pesquisa, voltada para as fontes primrias, visa a compreender tambm como o elemento romntico articulado na construo de um imaginrio popular sobre o gnero na revista.

Palavras-chave: Revista O Idlio, Gnero, Romance, Histrias em Quadrinhos.

Abstract

The aim of this paper is to recover the Brazilian cultural memory related to gender construction in a magazine entitled O Idlio, a comic book with romantic love stories, dedicated to young women and men, which was published in Brazil from September 1948 to 1977. Based on the concepts of gender, as proposed by Joan Scott (1992, 1994), and representation, as discussed by Stuart Hall (2003) in his readings of Louis Althusser, this study also endeavors to comprehend how the romantic element is articulated in the construction of a popular imaginary related to gender in the magazine.

Key words: O Idlio, Gender, Romance, Comics.

1 Introduo

Durante muitos anos, principalmente nos Estados Unidos, onde tiveram grande divulgao e importncia, as chamadas pulp magazines2 tinham como alvo principal o pblico masculino. Enxurradas de revistas de fico cientfica, horror, suspense etc. eram distribudas em todo o pas semanalmente. No entanto, aps a Segunda Guerra Mundial, tanto as pulp magazines quanto as revistas que publicavam somente histrias em quadrinhos, voltaram seu interesse especialmente para o pblico feminino. a partir desse perodo que o gnero romntico ganha fora e comea a abarcar considervel parcela do mercado consumidor sob a forma de revistas em quadrinhos, fotonovelas, revistas de contos etc.

Tomando como objeto a revista O Idlio, publicada no Brasil a partir de 1948, e entendendo o texto no apenas como representao da vida real, mas como um conjunto de narrativas imaginativas construdas sobre a vida cotidiana das mulheres e dos homens no contexto do ps-guerra no Brasil, a presente anlise busca compreender como se do ali as representaes de gnero. Para tanto, valemo-nos das abordagens feministas sobre gnero, buscando situar essa questo no contexto do mercado editorial dos quadrinhos no Brasil. O corpus da pesquisa compe-se dos cinco primeiros exemplares da primeira srie publicada, edies que abrangem os meses de setembro de 1948 at fevereiro de 1949.

Por se tratar de uma pesquisa em fontes primrias, o presente trabalho busca recuperar a memria cultural brasileira ligada construo de gnero no imaginrio popular. Essa recuperao contribui para as mais diversificadas frentes: estudos de gnero, estudos sobre histrias em quadrinhos (as quais vm sendo resgatadas e estudadas com maior intensidade nos ltimos anos) e um maior conhecimento sobre a constituio do mercado editorial brasileiro dos quadrinhos e suas publicaes. Para melhor respondermos a esse desafio, propomos alguns desdobramentos. Na perspectiva dos estudos em fontes primrias, os objetivos especficos buscam responder a indagaes relacionadas ao aspecto da produo da revista, tais como: que condies permitiram a emergncia de revistas como O Idlio no Brasil? Como se compe materialmente a revista? J na perspectiva dos estudos feministas, busca-se compreender como se do as representaes e

as relaes de gnero na revista. Segundo Joan Scott (1994), o gnero traduz um saber acerca das diferenas sexuais e diz respeito compreenso cultural que se tem sobre as relaes humanas na sociedade, mais especificamente as relaes entre homens e mulheres. Esse saber, segundo a autora, sempre relativo:

Ele produzido de maneira complexa no interior de epistemes que tm, elas prprias, uma histria autnoma (ou quase). Seus usos e significados nascem de uma disputa poltica e so os meios pelos quais as relaes de poder de dominao e de subordinao so construdas. O saber no se refere apenas a ideias, mas a instituies e estruturas, prticas cotidianas e rituais especficos, j que todos constituem relaes sociais. O saber um modo de ordenar o mundo e, como tal, no antecede a organizao social, mas inseparvel dela (p. 12-13). O saber a que Scott se refere construdo, reproduzido e reforado pelos/nos discursos do senso comum e tambm nas prticas cotidianas de instituies como a famlia, a escola e a igreja, envolvendo rituais e prticas de convivncia entre os sexos, como o namoro ou casamento. Assim, o saber de gnero que acumulamos revela nada menos que o funcionamento ideolgico e, como tal, est intimamente ligado distribuio do poder entre homens e mulheres ou organizao social dos sexos. Segundo Stuart Hall (2003), esse saber, intimamente ligado ao funcionamento ideolgico, est impresso no senso comum, nas prticas e rituais cotidianos, ou gerado dentro daquilo que Louis Althousser denominou aparelhos ideolgicos de Estado. Alm disso, esse saber ou essas ideias no surgem espontaneamente das mentes dos indivduos, mas da linguagem, compreendida como prticas significativas que envolvem o uso de signos, bem como, no domnio semitico, o domnio do significado e da representao (Hall, 2003, p. 173). Essas prticas significativas que permitiro que os sujeitos se reconheam na ideologia enquanto homens, mulheres, homossexuais, heterossexuais etc. e se expressem como tais.

Em sua leitura de Althusser, Hall (2003) chama ateno ainda para a definio de ideologia enquanto sistemas de representao feita pelo filsofo francs em sua obra intitulada A favor de Marx. Tais sistemas seriam compostos por conceitos, ideias, mitos ou imagens nos quais os homens e as mulheres viveriam suas relaes imaginrias com as suas reais condies de existncia. Ao designar as ideologias como sistemas de representao, Hall (2003) reconhece o seu carter eminentemente discursivo e semitico. Em outras palavras, so sistemas de significado pelos quais ns representamos o mundo para ns mesmos e os outros (p. 179) por meio de prticas envolvidas na produo de significado. Embora todas as prticas estejam inscritas na linguagem e, portanto, sejam ideolgicas, algumas delas esto mais intimamente ligadas produo de

representaes ideolgicas, como o caso da mdia. Da, a importncia de se analisarem os produtos miditicos, e especialmente para o nosso fim, aqueles produtos miditicos que produzem e refletem saberes, ideias e prticas ligadas organizao dos sexos, como o caso da revista O Idlio. Assim, o conceito de representao, ou de sistemas de representao, nos auxilia na compreenso de como se (re)produzir o gnero na medida em que se expressaro na revista ideias, conceitos, imagens, esteretipos capazes de expressar valores, os quais, por sua vez, iro (re)produzir as hierarquias entre os sexos e (re)inscrever ou perpetuar (ou no) relaes assimtricas entre eles. Portanto, observar como se d a produo de significados, por meio dos enredos das histrias em quadrinhos que compem a revista O Idlio e das imagens ali retratadas, esclarecer como se d o funcionamento ideolgico ou a distribuio do poder entre os sexos, sendo esse o objetivo ltimo que orienta a presente anlise.

2 Os Quadrinhos e o Mercado Editorial Brasileiro do Ps-guerra

Desde o sculo XIX, o Brasil produz caricaturas, cartuns e charges, essas ltimas sendo conhecidas em grande parte devido ao trabalho de ngelo Agostini3 (1843-1910). No entanto, como aponta Gonalo Silva Jnior (2004), foi somente no incio da dcada de 1930 que o Brasil viu as modernas histrias em quadrinhos se popularizarem. Durante viagem aos Estados Unidos, o jornalista Adolfo Aizen (1907-1991) tomou conhecimento das tiras publicadas diariamente nos jornais americanos que faziam grande sucesso junto ao pblico. Ao retornar ao Brasil, Aizen criou, em 1934, o Suplemento Infantil que se apresentava como parte integrante do jornal A Nao , no qual passou a publicar as comic strips4, seguindo o modelo estadunidense. Foi a partir desse momento que o mercado editorial de histrias em quadrinhos no Brasil comeou a ganhar forma. Ainda durante a dcada de 1930, outro personagem importante entrou na disputa: Roberto Marinho (1904 2003), que, em 1937, lanou O Globo Juvenil, visivelmente inspirado nos moldes do Suplemento de Aizen.

Ainda em 1934, animado pelo sucesso do Suplemento Infantil, Aizen se desvinculou do Jornal A Nao e criou o Grande Consrcio de Suplementos Nacionais, que passou a editar e publicar o Suplemento Infantil sob novo nome: Suplemento Juvenil. Em 1939, Aizen lanou duas novas revistas: Mirim e O Lobinho. Para fazer frente revista Mirim, Roberto Marinho publicou O Gibi tambm em 1939.

Em 1944, passando por dificuldades financeiras, Aizen se viu obrigado a vender o Grande Consrcio para o governo. Foi com a nova editora de Adolfo Aizen, Editora Brasil-Amrica (EBAL), que o pas testemunhou um crescimento efetivo no mercado das histrias em quadrinhos. A EBAL, em seus dois primeiros anos, funcionou principalmente como editora de livros e s em 1947 lanou sua primeira revista em quadrinhos: O Heri. Assim, tivemos uma empresa de quadrinhos nos moldes do mercado norte-americano que perdurou at o incio da dcada de 1990 e introduziu no Brasil os comic books.

O perodo de maior importncia para a presente pesquisa aquele do ps Segunda Guerra Mundial. Esse perodo foi marcante para as histrias em quadrinhos, uma vez que estas foram frequentemente utilizadas com propsitos ideolgicos, principalmente pelos Estados Unidos. O ps-guerra foi um perodo de reconstruo e reestruturao social, no qual se assistiu a um boom das revistas em quadrinhos (Patati e Braga, 2006, p. 108).

3 Manuais de Conduta

Durante o ps-guerra, o Brasil passou por um perodo de industrializao crescente, marcado, tambm, pelo fim do Estado Novo e de uma aproximao cada vez mais forte com a poltica norteamericana. Nesse contexto conturbado, a famlia brasileira, assim como toda a sociedade, se encontrava em processo de reestruturao, buscando uma adequao aos novos modos de vida e estrutura poltica, econmica e social capitalista. Durante perodos como esse, surgem os manuais de conduta que visam a orientar a populao e a controlar seus excessos. Segundo Magaldi (2007), esses manuais

... [s]e inscrevem em uma linhagem de textos que abarca, desde as vrias expresses da chamada literatura de civilidade que circulou na Corte ao longo do sculo XIX, at as atuais modalidades de literatura de aconselhamento e de autoajuda, representadas por uma enorme variedade de publicaes, entre as quais se incluem as revistas e sees de jornais dedicadas mulher e famlia (p. 33). A hiptese que orienta este trabalho reside na ideia de que revistas como O Idlio funcionaram como fonte de instruo e controle da conduta moral e de iniciao aos ritos amorosos para aqueles que as liam. Selma Oliveira (2007) argumenta que os quadrinhos, sendo um produto de massa, tm o intuito de legitimar discursos por exemplo, o de gnero e formar opinies, ou

seja, servir como manuais de conduta social e moral.

4 A Revista O Idlio e Sua Composio Material

Segundo Ezequiel de Azevedo (2007), O Idlio foi a quarta revista lanada pela EBAL. Esta possui trs sries que foram lanadas em formato americano (aproximadamente 18,5 x 26,2 cm). A revista era, provavelmente, editada por Cludio Hasslocher, que trabalhou por um longo perodo na EBAL. Seu nome aparece na traduo dos contos, um dos quais de sua autoria. Possivelmente, Hasslocher tambm o Tio Germano, o conselheiro amoroso da seo de cartas.

A temtica romntica nos quadrinhos tornou-se um gnero bastante popular nos Estados Unidos do ps-guerra, atribuindo-se a Joe Simon e Jack Kirby o seu surgimento.5 De acordo com Ezequiel de Azevedo (2007), em 1959 a EBAL publicava os seguintes ttulos que exploravam a temtica romntica: Cinemin, Cowboy Romntico, O Idlio, Rosalinda, Selees de Idlio, Star lbum, Bonita (p. 22). Essa profuso de ttulos nos leva a suspeitar que houvesse um mercado rentvel de revistas romnticas voltadas para ambos os sexos, mas que tinham pretenses de abarcar, principalmente, o pblico feminino. Sobre essas revistas, Gerard Jones (2006) comenta que:

As adolescentes e as jovens estavam carentes de histrias que mergulhassem de forma implacvel e consistente nas contradies entre desejo, dever, liberdade e solido que o amor do ps-guerra e o casamento acarretavam. No demorou para que surgissem dezenas de quadrinhos romnticos (p. 295). Segundo Gonalo Silva Jnior (2004), o lanamento da revista O Idlio se deu em um momento conturbado da histria do mercado editorial brasileiro, no qual as histrias em quadrinhos sofriam forte represso de setores conservadores da nossa sociedade, havendo, ainda, a escassez de papel, por decorrncia da guerra, o que limitava o nmero de publicaes. Mesmo assim, a revista O Idlio ingressou de forma positiva no mercado brasileiro, chegando a picos de 150 mil exemplares mensais. Essa tiragem impressiona, uma vez que a Revista Feminina, por exemplo, que circulou entre 1914 e 1936, alcanou uma tiragem de at 25 mil exemplares por ms (Maluf e Mott, 1998, p. 639-640)6, o que era considerado um nmero expressivo.

As histrias em quadrinhos publicadas nO Idlio originavam-se do mercado estadunidense, assim

como grande parte das demais revistas e histrias em quadrinhos publicadas no Brasil poca. Isso se devia ao fato de os syndicates7 terem alcanado grande popularidade e revenderem por preos mdicos a produo feita por artistas contratados. A dificuldade em determinar a origem das histrias da revista O Idlio consequncia de esta no apresentar qualquer referncia ao seu desenhista ou roteirista.8

Analisando a composio material da revista, possvel perceber que, exceto o primeiro volume, todos os exemplares contm quatro histrias em quadrinhos que geralmente apresentam como protagonista uma mulher. Invariavelmente, as temticas giram em torno de namoros, traies, cimes, tringulos amorosos, ou seja, os velhos clichs romnticos. No entanto, para sua poca e por se tratar de um produto de massa, a revista levanta alguns temas pouco discutidos, como a emancipao feminina, o trabalho feminino e os problemas nas antigas formas de organizao social e familiar.

Alm das histrias em quadrinhos, a revista apresenta ainda seo de cartas, contos em alguns nmeros, enquetes e uma seo intitulada Com bons olhos te vejo, na qual fotos dos olhos dos interessados em trocar informaes com outros leitores eram publicadas. Algumas capas foram desenhadas por Monteiro Filho, outras por Antnio Euzbio; j as contracapas apresentam fotos de astros de Hollywood.

5 Representaes de Gnero

5.1 O Idlio e a Imprensa Conselheira

A seo de conselhos amorosos do Tio Germano apresenta, nos volumes estudados, 80 problemas, sendo que 46 cartas so de mulheres e 34 de homens. O que se pode inferir de tais nmeros que os homens, contrariamente ao senso comum, tambm tinham preocupaes amorosas com as quais no sabiam lidar. A revista se apresenta como espao de aprendizado e de iniciao amorosa para esses jovens e como tal abre caminho para investigaes em torno da temtica do gnero. Compreender como os homens entendiam e vivenciavam o amor relevante, uma vez que a partir desses dados que se compreende como se davam as relaes de gnero. Entre os problemas mais citados pelo suposto sexo forte esto a timidez, a dvida acerca do amor da parceira e as atitudes pretensamente apropriadas ao sexo masculino, como demonstra a pergunta de um jovem de Curitiba: Que devo fazer para conquistar a moa a quem amo? Ela muito bonita, mas eu no sou correspondido...(Revista O Idlio, v. 3, 1948, p. 43).9 Os homens pareciam pouco confiantes e no compreendiam as novas formas de relacionamento que se instituam no perodo.

A imprensa conselheira fez muito sucesso poca, o que comprova a necessidade de direcionamento das condutas e comportamentos da populao. Esse mercado era orientado principalmente s mulheres: tanto s senhoras casadas quanto s moas. As revistas femininas tinham ento um papel modelar no que dizia respeito vida amorosa. Revistas como Querida,Vida Domstica, Voc, Jornal das Moas ou sesses femininas nO Cruzeiro tinham um tremendo impacto como formadores de opinio (Del Priore, 2006, p. 283).

H que se ter em mente ainda que, no ps-guerra, o discurso da poltica norte-americana estimulava as mulheres a retornarem ao lar aps terem contribudo com a guerra pelo trabalho nas indstrias das mais variadas, em especial a blica. A partir dos meios da cultura de massa essa moral foi disseminada. Enquanto os homens lutavam bravamente na guerra contra o terror nazista, a mulher contribua sua maneira, e agora lhe estava sendo dada a recompensa de viver novamente em paz, no aconchego do lar, podendo servir ao marido, heri de guerra e defensor da famlia. mulher restava assumir novamente seu posto de dona-de-casa, me e esposa carinhosa. Segundo Del Priore (2006):

Em meados do sculo XX segundo a historiadora Carla Bassanezi, que estudou as revistas e as relaes entre homens e mulheres dessa poca continuava-se a acreditar que ser me e dona-de-casa era o destino natural das mulheres, enquanto a iniciativa, a participao no mercado de trabalho, a fora e o esprito de aventura definiriam a masculinidade (p. 284).

Tais caractersticas atribudas mediante o que Pierre Bourdieu denomina violncia simblica eram desejadas pelos homens e tambm ambicionadas por muitas mulheres. Afinal,

a violncia simblica se institui por intermdio da adeso que o dominado no pode deixar de conceder ao dominante (e, portanto, dominao) quando ele no dispe, para pens-la e para se pensar, ou melhor, para pensar sua relao com ele, mais que de instrumentos de conhecimento que ambos tm em comum e que, no sendo mais que a forma incorporada da relao de dominao, fazem esta relao ser vista como natural (Bourdieu, 1999, p. 47). Se as mulheres foram e continuam sendo vtimas desse sistema pela submisso, de certa forma os homens tambm o so, j que existe uma obsesso pela reafirmao constante da virilidade, sendo que esta depende da aprovao/validao dos outros homens. Por isso, como vimos, h nos problemas colocados pelos homens nas cartas direcionadas ao conselheiro amoroso uma necessidade de que este validasse/apoiasse suas atitudes.

De acordo com Mary Del Priore (2006), os meios que reproduziam personagens do cinema, como a revista O Idlio, foram de grande relevncia para a vida e organizao social no perodo do psguerra:

o cinema e seus subprodutos na forma de revistas, clubes de fs e colees de fotos, ajudavam a reforar uma ideia de que existiam dois tipos de mulher: a boa e a m. A primeira, identificada com o casamento e com a felicidade. A outra para usar e jogar fora (p. 277). As histrias de O Idlio reforam claramente essa dicotomia.

Um tema recorrente representado pela revista o do trabalho feminino. Algumas histrias mostram mulheres trabalhadoras, realizadas e relativamente bem-sucedidas em suas profisses, embora a diviso sexual do trabalho seja bastante clara: a elas cabem os empregos nos escritrios ou no comrcio. Raramente, ocupam posies de liderana. Assim, a temtica do trabalho feminino revela os limites dentro dos quais a mulher podia atuar na vida pblica. Como prova disso, na seo de cartas, o conselheiro amoroso condena aquelas que trabalham contra a vontade dos pretendentes, namorados ou maridos. Vejamos um exemplo de um problema levantado por um leitor:

Por mais que eu me opusesse, minha namorada aceitou, h um ano, um emprgo (sic) que lhe foi oferecido. Cumprindo a ameaa que lhe fizera, rompi com ela. Desde ento ela continua a trabalhar, e eu a am-la. Que me aconselha, Tio Germano? (v. 3, p. 2).

Embora no veja como legtimo o direito da mulher ao trabalho, o homem demonstra hesitao ao questionar o que deve fazer, deixando claras as incertezas que regem as relaes. O conselheiro, por sua vez, responde da seguinte maneira:

Procure outra! Se ela gostasse mesmo de voc, Santo, j teria abandonado o emprego. Conhece aquele ditado: quem no me quer, no me merece? Trate de namorar algum que o possa fazer feliz, pois evidente que essa moa no tem o menor amor por voc. No h outra, mais merecedora de sua constncia em toda a cidade? No ser muito difcil esquecer a primeira quando encontrar uma substituta altura... Experimente e ver... (v. 3, p. 2).

Nesse discurso claramente misgino, fica evidente que a mulher deve satisfazer, primeiramente, ao homem, aquele que afinal decide se ela deve ou no buscar autonomia pelo trabalho. E mais, se a mulher no acata a vontade masculina, ela pode ser substituda por outra, tal qual um objeto.

O contraste percebido entre as mensagens de cunho emancipatrio nas histrias em quadrinhos e os conselhos um tanto conservadores do Tio Germano brasileiro na referida seo poderia ser explicado pela prpria origem da revista. As histrias em quadrinhos eram provenientes de outra cultura, os Estados Unidos, onde grande parte da populao feminina trabalhou fora de casa durante a guerra, o que no ocorreu na mesma proporo entre ns no Brasil. Apesar de no perodo referido a poltica americana ter estimulado o retorno das mulheres ao lar, o espao alcanado por estas no ambiente de trabalho deixara reflexos irreversveis naquela cultura. O conselheiro, por sua vez, segue a lgica cultural e econmica brasileira, na qual as mulheres ainda comeavam a se inserir no mercado de trabalho. Esses primeiros passos causavam desconforto e insegurana estrutura social brasileira, onde o patriarcalismo se fazia sentir com maior fora.

Os enredos das histrias em quadrinhos, de maneira geral, procuram frisar certos aspectos recorrentes nas relaes de gnero. Entre eles, a crena generalizada de que a mulher no deve ceder tentao. Esse aspecto diria respeito ameaa de se perder, ou seja, adquirir m fama caso se entregasse irrestritamente aos relacionamentos amorosos ou prtica sexual livre, o que afastaria um bom casamento. E em segundo lugar, a histria deve servir de lio, como um manual de conduta. Apesar de em algumas delas o homem errar e assumir sua culpa, mais frequentemente, aliado ao final feliz, h o arrependimento das mulheres por terem sido ingnuas ou o perdo ao erro do homem, demonstrando, assim, a submisso feminina irrestrita.

As histrias apresentam um padro ideal de beleza feminina e masculina. As moas so, na maioria das vezes, jovens, belas, magras e elegantes, o mesmo padro valendo em geral para os homens. O bem sinalizado pela boa conduta, ou seja, a mulher deve prezar pela decncia, fugir do caminho do mal e da perdio a perda da to cultuada pureza e inocncia, que tinham como meta a preservao da virgindade. As histrias apresentam o bom partido, visto pela tica feminina, como sendo aquele que possui atributos morais e materiais, como o carro (instrumento de poder e afirmao da virilidade). Alm disso, esse tipo masculino ideal bonito, tem carter heroico e provedor e comumente age de forma agressiva, afirmando, assim, tanto sua fora moral quanto fsica. J a segunda imagem de homem bom est associada ao que o senso comum compreende como correto. Trata-se daquele que a princpio pode parecer arrogante, mas que afinal revela no s-lo. Isso se deve ao seu carter discreto e impoluto, que o leva a sacrificar-se pela mulher, mesmo que esta seja uma perdida. Contudo, via de regra, as histrias tratam os homens como sendo naturalmente aproveitadores em relao s mulheres, cabendo a estas serem sensatas e saberem manter-se puras. Caso isso no ocorra, a culpa recai invariavelmente sobre a mulher. Isso

reafirma o que Bourdieu (1999) salienta:

preciso assinalar no s que as tendncias submisso, dadas por vezes como pretexto para culpar a vtima, so resultantes das estruturas objetivas, como tambm que essas estruturas s devem sua eficcia aos mecanismos que elas desencadeiam e que contribuem para sua reproduo (p. 52: grifos no original). Entre os desvios de conduta sublinhados na revista, esto aqueles relacionados ao comportamento de mulheres que se enquadram nas seguintes categorias: frequentadoras da noite; que passeiam de carro; as separadas; e principalmente aquelas que no so virgens. Ao investir na sexualidade, a mulher se desvirtua de seu caminho e abre espao para que os homens possam abusar de sua to enfatizada inocncia, o que no final prejudica to somente a ela, que se torna estigmatizada, enquanto o homem apenas exerce sua natural virilidade.

H uma contradio evidente entre o discurso das histrias em quadrinhos e as representaes visuais. O primeiro constantemente impe e reafirma o valor da moral feminina, enquanto que a representao visual privilegia a sensualidade e a seduo: as personagens femininas exibem corpos esculturais, trajam roupas sensuais, beijam ardentemente etc. Assim, as mensagens so carregadas de ambiguidade, pois a mulher ideal retratada , ao mesmo tempo, recatada e sensual.

J os encontros amorosos/sexuais so mostrados na revista como fato natural na vida dos homens. Sair com diferentes mulheres, mesmo tendo algum compromisso/ relacionamento, algo aceitvel e compreensvel entre eles a promiscuidade, a perdio e a vulgaridade nunca so associadas ao homem. A mulher, nesses casos, apenas um objeto de diverso, destinada a satisfazer os instintos naturais do homem.

5.2 A Mulher Emancipada

A Inimiga dos Homens, parte da revista ora analisada, uma histria emblemtica quando se trata das representaes de gnero. Nela, a protagonista Edith vive o papel da feminista que no final sucumbe ao amor. A capa da histria apresenta suas ideias:

Homem algum, jamais, haveria de me transformar naquele dcil animal domstico, a

esposa carinhosa! No... eu conhecia de sobra o sexo masculino e saberia derrotar todos os pretendentes que me abordassem com pieguices... Isso era o que eu pensava... at o dia em que travei relaes com o Nelson... s ento reconheci a loucura de ser... inimiga dos homens (v. 3, p. 35). Apesar de a revista abrir espao para a representao da mulher que ambiciona maior liberdade, esta deve reconhecer que ser livre um equvoco. A moral da histria de Edith explicitamente colocada: as mulheres que almejam a emancipao e desejam superar os homens ou apenas se igualar a eles esto equivocadas. o amor que dita o modo de pensar das mulheres, e no a razo, e quando Edith, a mulher emancipada, se apaixona de verdade, deve retornar ao padro comportamental da esposa carinhosa ditado pela doxa.

A conquista amorosa entre Edith e seu pretendente Nelson se d como uma guerra entre os sexos. O homem, ao ser desafiado, vence a mulher em uma competio. Isso, contudo, parece no abalar a convico de Edith de que ela no precisa do apoio masculino para ser feliz: No sou dessas que precisam se apoiar no peito forte do primeiro homem que aparece (v. 3, p. 38).

A protagonista apresenta uma lgica que se enquadra dentro de um pensamento feminista, ou seja, a mulher fala a partir de seus prprios interesses e desejos, o que no est em conformidade com o senso comum. Dentre algumas passagens, podemos citar: No h razes para que os homens sejam considerados superiores s mulheres (v. 3, p. 36); intolervel ouvir as idiotices que jorram sem cessar dos lbios dos que dizem pertencer ao sexo forte... (v. 3, p. 36); e ... eu me recuso a ser domesticada! Vou formar-me e aposto ser to bem sucedida como qualquer marmanjo (v. 3, p. 36). Nesses discursos, podemos evidenciar o desejo feminino pela igualdade entre os sexos, bem ao gosto de um feminismo radical. Outro ponto importante a posio assumida pela protagonista diante dos estudos e da carreira profissional, visto que a revista de 1948, poca em que a insero da mulher brasileira no mercado de trabalho ainda era tmida.

A possibilidade de se apaixonar e ao mesmo tempo manter os sonhos profissionais algo impossvel para Edith, pois amar representa resignar-se ao lugar passivo e intil da esposa. Quando Nelson pergunta para Edith o porqu de no assumir que to feminina quanto qualquer outra mulher, ela responde:

Sou feminina sim! Mas quero a minha liberdade! No desejo transformar-me em

capacho de qualquer sujeitinho que se julgue superior! Quero competir com os homens e derrot-los em tudo que for considerado tipicamente masculino (v. 3, p. 39). A mulher feminista, nessa verso, destituda de feminilidade, deseja no apenas se opor aos homens, mas tambm ocupar o lugar masculino, no coexistir, e, sim, dominar. O feminismo de Edith representado como algo desagregador, que pretende desestabilizar a ordem e o discurso vigentes, e, por isso, precisa ser contido. A feminilidade na histria muitas vezes se ope drasticamente liberdade, j que ser feminina, para Edith, implica em sujeitar-se. Essa oposio refora o iderio de que a mulher tem que escolher entre ser esposa (submissa) e amar ou ser livre (sozinha) e ter uma profisso.

Aps assumir que est apaixonada, Edith acredita que somente humilhando Nelson deixar de am-lo e, assim, prope-lhe um desafio. Nelson sofre um acidente, o que faz com que ela se sinta culpada. Assim, Edith decide declarar seu amor: Foi por minha causa... A culpa minha! Oh Nelson... fui eu quem fiz voc cair... minha teimosia quase matou o nico homem a quem eu poderia amar! Tenho sido uma boba... (v. 3, p. 41). Percebe-se, nesse discurso, que uma teimosia as mulheres lutarem por igualdade. Pontos que temos salientado so reforados: mais uma vez a mulher ingnua e demonstra uma fraqueza de julgamento inerente sua condio.

Nessa histria, a redeno da mulher significa a renncia da brutalidade associada ao desejo de autoemancipao, o que a torna novamente um ser delicado e amvel. Ao assumir que tem sido uma boba, a protagonista reafirma a ideia de que o certo para a mulher amar, sujeitar-se ao homem e ambicionar o casamento, ou seja, necessrio que o homem venha a ser o seu amparo, o seu peito forte. Edith se apaixona pelo nico homem capaz de super-la, e, como aponta Bourdieu (1999), esta seria uma das condies para que a mulher, mesmo submetendo-se, mantenha sua dignidade e justifique sua escolha.

O feminismo de Edith , portanto, representado na revista de forma caricatural. Este se expressa simplesmente como competio em relao ao homem (e como tal fadado desde sempre ao fracasso) e resulta da simples repulsa ao sexo masculino, no sendo, portanto, expresso dos anseios da mulher em relao prpria vida. A ideia subjacente de que a mulher emancipada rebelde e incapaz de amar. No entanto, a temtica feminista, ao ser colocada em questo, indica sua pertinncia no debate social da poca, prenunciando os desdobramentos que se dariam nos anos

1960 e 1970.

6 Concluses

A anlise das histrias revela que as representaes de gnero na revista O Idlio so muito bem delineadas e seguem a dicotomia Homem vs Mulher, tpicas do iderio patriarcal. Seria impensvel, por exemplo, encontrar algum tipo de representao homossexual, uma vez que esta fugiria diviso tradicional dos sexos que rege as construes de gnero expostas nas histrias analisadas. Dentro destas, foi possvel perceber um padro de construo tanto do masculino quanto do feminino. O primeiro, em sua forma ideal, representado como viril, belo, conquistador por natureza, dotado de um comportamento do tipo caador, e que, em grande parte das vezes, precisa agir como salvador da moral feminina ou o seu pilar. s mulheres resta uma ideia historicamente construda de fragilidade e fraqueza moral, tal como se d com Eva na narrativa bblica. Outros atributos femininos recorrentes na revista seriam a ingenuidade, a ganncia (s pensam em dinheiro, automveis, casa), a ambio pelo casamento sendo que este delinearia toda a sua vida futura e seus sonhos e a necessidade de serem domadas pelo macho para compreender a vida e no se desvirtuarem. Seguindo essa lgica, a liberdade feminina, de acordo com a revista analisada, s pode ser encontrada no homem.

O fim ltimo para a mulher o casamento, que o homem lhe proporciona, dando-lhe, com isso, um futuro. Bourdieu (1999) ressalta a importncia do romance e do casamento para as mulheres quando aponta que

se as mulheres se mostram particularmente inclinadas ao amor romntico ou romanesco, sem dvida, por um lado, porque elas tm nele particular interesse: alm do fato de prometer-lhes liber-las da dominao masculina, ele lhes oferece, tanto em sua forma mais comum, como o casamento, pelo qual, nas sociedades masculinas, elas circulam em todos os lugares, como em suas formas extraordinrias, uma via, s vezes a nica de ascenso social (p. 83). Como ressaltam diversos comentrios feitos na revista, os problemas de relacionamento se davam devido a uma variedade de questes (econmicas, raciais etc.). O casamento libertava a mulher do jugo patriarcal da famlia, o mbito privado, contribuindo para inseri-la ou legitimar seu lugar na vida em sociedade ou no mbito pblico. No entanto, apesar de um aparente ganho, a dominao

do homem se fazia agora presente na figura do marido e das novas responsabilidades no lar. A revista no apenas parte do pressuposto de que o casamento o melhor prmio de vida a ser obtido por uma mulher, mas tambm refora essa ideia com desfechos de cunho romntico, como se o enlace entre os amantes no fosse um comeo ou processo, mas um fim a ser buscado.

A revista O Idlio, apesar de ter a proposta de inserir a mulher e seus interesses no ambiente pblico, abrindo espao, por exemplo, para a troca de cartas, encontros, e por explorar uma temtica romntica, caminha contra a singularidade de cada mulher. Nela, o que temos so modelos de garotas bem comportadas, que ambicionam ser boas esposas e donas-de-casa vigora, portanto, o que se denomina heteronormatividade. Nesse esquema romntico, no se enfoca a mulher me, seu envolvimento e responsabilidade com os filhos e a famlia esto ausentes, tampouco h conflitos conjugais. A imagem prevalente da mulher aquela que est disponvel para o jogo amoroso (solteira), tem comportamento heterossexual e no sofre outros processos de marginalizao que no aqueles relacionados ao sexo. Assim, ficam de fora as mulheres de cor, as velhas, as provenientes de classes sociais desprivilegiadas e at mesmo aquelas j inseridas na instituio matrimonial.

Sendo a revista O Idlio no apenas um produto cultural que se insere na esfera pblica, mas que capaz de invadir tambm o privado, ela apresenta a linguagem da conquista amorosa e elementos de iniciao sexual. No entanto, pelo que se pode perceber dos desfechos das histrias, a revista claramente tem pretenses de servir como um manual da moral, no qual so apresentadas as condutas e os comportamentos que deveriam ser adotados pelos jovens no que concerne ao amor e aos relacionamentos. A nfase simultnea na beleza feminina e na sensualidade nos parece paradoxal, uma vez que contrasta com o intuito moralizante da revista, ao propor modelos de conduta principalmente para a mulher. Tal como prope Michel Foucault (2007), em Histria da sexualidade , o dispositivo da sexualidade se faz sentir no discurso da revista e nas suas representaes visuais que, muito mais do que reprimir o sexo, o coloca em discusso por meio dos vrios enredos e a visualidade construda, como forma de regular especialmente a expresso da heterossexualidade.

Como a mulher geralmente retratada em sua fraqueza moral (inocncia, inexperincia), supe-se que sua sexualidade potencialmente desordenada, impetuosa, da a preocupao presente na revista em fazer desta o principal objeto de sua ateno e controle. O cime, a inveja e a

competitividade entre as mulheres surgem como coisas de mulher que a revista, ao reproduzir, acaba reforando. E especialmente se percebe no discurso da revista o temor diante da mulher emancipada, vista como ser despido de sua natural feminilidade e uma possvel ameaa ordem social heteronormativa. A mulher emancipada , portanto, um ser ainda mais fraco e infeliz ao negar o modelo de dependncia emocional e submisso proposto pelas representaes das diversas heronas das histrias.

A importncia do resgate e anlise dessas representaes contribui no somente para a compreenso do perodo em que foram produzidas, mas principalmente para percebermos que muitas dessas representaes e discursos delas provenientes se encontram enraizados em nossa sociedade e podem explicar certos arranjos que, sob o manto romntico, constroem ainda hoje com violncia o gnero feminino.

Notas

[1] REVISTA O IDLIO. Rio de Janeiro: Editora Brasil-Amrica. n. 1-5, set. a fev. 1948-1949.

2 De acordo com Gerard Jones (2006), as pulps eram revistas ... grossas e baratas, impressam [sic] em tom marrom escuro, com centenas de pginas de fico em cada nmero. As capas eram coloridas, pintadas para inspirar terror, excitao, desejo e curiosidade. Os enredos eram cheios de brutamontes, orientais sinistros e namoradas seminuas de gngsteres... (p. 51). O termo pulp pouco conhecido no Brasil, no entanto, foi muito popular nos Estados Unidos, onde as pulp fiction magazines eram extremamente populares desde a dcada de 1920. A definio poderia ser aplicada ao caso da revista O Idlio, objeto desta pesquisa, que constituda de forma variada, apresentando contos, histrias em quadrinhos, cartas de leitores em busca de conselhos na maioria das vezes amorosos , seo destinada troca de cartas entre os leitores etc. Muitos quadrinhos publicados no Brasil durante as dcadas de 1950/1960 se assemelham s pulps. 3 Artista italiano radicado no Brasil desde 1861, foi o criador da primeira manifestao do que se poderia chamar quadrinhos brasileiros. Apesar de estrangeiro, Agostini, nas suas ilustraes e charges, soube capturar com perfeio o esprito e a brasilidade tropical do nosso pas, na poca do Imprio e nos primeiros anos da Repblica (Goidanich, 1990, p. 18-19). Deve-se destacar que Agostini foi renomado mundialmente por sua atuao na nona arte.

4 Segmento de uma histria em quadrinhos, usualmente constitudo de uma nica faixa horizontal contendo trs ou mais quadros (Ferreira, 2004, p. 1953).

5 A revista em questo intitulada Young Romance e foi publicada em 1947. Foi possvel identificar que quase todo o contedo da revista O Idlio derivado da revista de Simon e Kirby.

6 Um esclarecimento sobre a indicao de pgina dessa citao: ela se encontra em uma nota de fim no texto de Maluf e Mott (1998), publicado entre as pginas 367 e 422, parte do livro de Fernando Novais Histria da vida privada no Brasil. No entanto, as notas dos captulos desse livro esto divididas por artigo e reunidas no final da obra. Por isso, na referncia ao artigo consta a indicao de pgina inicial 367 e pgina final 422, mas a parte citada no texto figura nas pginas 639-640, onde se encontra a nota de fim em questo.

7 Os sindicatos, de acordo com Ezequiel de Azevedo (2007), so rgos de distribuio de quadrinhos, matrias e notcias para jornais e revistas. O maior syndicate americano foi o King Features Syndicate, ou KFS (p. 7).

8 As histrias que pudemos identificar tiveram suas capas digitalizadas e disponibilizadas na internet por colecionadores ou sites oficiais dos artistas em questo. Dessa forma, foi possvel realizar a comparao da histria publicada nos Estados Unidos e a publicada no Brasil, percebendo que estas so tradues literais das primeiras. Para uma visualizao das capas digitalizadas, consultar os sites: http://kirbymuseum.org/blogs/simonandkirby/archives/category/comic-checklists/young-romance e http://www.marvelmasterworks.com/resources/kirby_chronology.html. Acesso em: 19 nov. 2009.

9 Doravante, as referncias revista O Idlio contero apenas o nmero do volume e a pgina.

Referncias AZEVEDO, Ezequiel de. Ebal: fbrica de quadrinhos: guia do colecionador. So Paulo: Via Lettera, 2007. BASSANEZI, Carla. Virando as pginas, revendo as mulheres: revistas femininas e relaes homemmulher 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996. BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. DEL PRIORE, Mary. Histria do amor no Brasil. So Paulo: Contexto, 2006.
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade . So Paulo: Graal, 2007. 3 v.

GOIDANICH, Hiron Cardoso. Enciclopdia dos quadrinhos. Porto Alegre: L&PM, 1990. HALL, Stuart. Da Dispora: identidades e mediaes culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003. p. 176-198. JONES, Gerard. Homens do amanh. So Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006. MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Lies de casa: discursos pedaggicos destinados famlia no Brasil. Belo Horizonte: Argumentun, 2007. MALUF, Marina; MOTT, Maria Lcia. Recnditos do mundo feminino. In: NOVAIS, Fernando (Dir.). Histria da vida privada no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 367-422. NICHOLSON, Linda. Interpretando o gnero. Estudos Feministas, Florianpolis: CFH/CCE/UFSC, v. 8, n. 2, p. 9-41, 2000. OLIVEIRA, Selma Regina Nunes. Mulher ao quadrado: as representaes femininas nos quadrinhos norte-americanos: permanncias e ressonncias (1895-1990). Braslia: Ed. da UnB/ Finatec, 2007. PATATI, Carlos; BRAGA, Flvio. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mdia popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. PISCITELLI, Adriana. Reflexes em torno do gnero e feminismo. ______. Poticas e polticas feministas . Florianpolis: Mulheres, 2004. p. 43-66. REVISTA O IDLIO. Rio de Janeiro: Brasil-Amrica. n. 1-5, set. a fev. 1948-1949. SCOTT, Joan. Histria das mulheres. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da histria: novas perspectivas. Traduo Magda Lopes. So Paulo: Ed. da UNESP, 1992. p. 63-95. ______. Prefcio a Gender and politics of history. Cadernos Pagu, Campinas: UNICAMP, n. 3, p. 1127, 1994. SILVA JUNIOR, Gonalo. A guerra dos gibis: a formao do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-64. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Dados dos autores:

*Adelaine LaGuardia

Doutora em Literatura Comparada, Professora Adjunta DELAC/UFSJ e Professora do Mestrado em Letras: Teoria Literria e Crtica da Cultura PROMEL/UFSJ.

Endereo para contato: Universidade Federal de So Joo del-Rei Departamento de Letras, Artes e Cultura Campus Dom Bosco Praa Dom Helvcio, n 74 36301-160 So Joo del-Rei/MG Brasil

Endereo eletrnico: adelaine@ufsj.edu.br

**Renan Reis Fonseca Graduado em Histria, Mestrando em Letras e Bolsista de Iniciao Cientfica CNPq/UFSJ.

Endereo para contato: Universidade Federal de So Joo del-Rei Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literria e Crtica da Cultura Campus Dom Bosco Praa Dom Helvcio, n 74 36301-160 So Joo del-Rei/MG Brasil

Endereo eletrnico: renanfonseca87@gmail.com

Data de recebimento: 29 maio 2010

Data de aprovao: 30 julho 2010

Potrebbero piacerti anche