Sei sulla pagina 1di 7

FMU Faculdades Metropolitanas Unidas

Greco Lacerda Cruz Carlos Eduardo Frana Siqueira Adriano Comenalle

ANLISE DA CANO Clube da Esquina II

Trabalho apresentado disciplina Lngua Portuguesa, do curso de Musicoterapia, 1 semestre, turno da manh, FMU, sob a orientao do Professor Renato S. Almeida.

So Paulo 2013
1

Esquina mais de um milho. Quero ver ento a gente, gente, gente... (L Borges, Marcio Borges e Milton Nascimento)

L BORGES E O CLUBE DA ESQUINA BIOGRAFIA

L Borges, nascido em Belo Horizonte/MG teve sua infncia marcada pela msica, influenciado pelo seu irmo Marilton e um vizinho conhecido como Bituca se reuniam no quarto dos irmos Borges para ficarem tocando violo e cantando, num tempo em que os meninos se envolviam em jogo de futebol, L e seu amigo Beto Guedes passavam muito tempo envolvidos com a msica. Seu talento no era notado, porm, no momento em que o sucesso de Bituca crescia nos festivais de canes de sua poca. O novo cantor e compositor convida L Borges para participar do seu disco. Esse garoto que antes conhecido como Bituca agora passou a ser conhecido como Milton Nascimento. Em 1972, a famlia Borges morava na Rua Divinpolis, esquina com Paraispolis, no bomio bairro de Santa Tereza. Dessa esquina, nascera uma msica, dessa msica um disco e desse disco um movimento. Clube da esquina, ambos lanados no mesmo ano. Nessa poca, apesar de ser elogiado pela crtica, muitos no reconheciam a grandeza desta obra. 30 anos depois, o disco reverenciado como um dos dez, seno um dos cinco discos mais importantes da MPB. 1980 foi marcado pelo lanamento do projeto os Borges onde toda a famlia participava com dois convidados: Milton Nascimento considerado da famlia e a pimentinha Elis Regina. Esse disco mostrou ao mundo tudo que o que acontecia na casa dos Borges, neste lbum tem at imagens na capa do disco mostrando o quarto dos irmos, com seus violes pelo cho e psteres na parede. Suas canes foram gravadas por grandes intrpretes da MBP como Milton Nascimento, Simone, Nana Caymmi, Gal Costa, Elba Ramalho, Elis Regina, Ney Matogrosso. A cano Trem Azul foi gravada por Tom Jobim em 1990 e regravada 1994 na verso em ingls em seu disco Antnio Carlos Brasileiro Jobim.

ANALISE DO POEMA (LETRA)

A ambincia musical e poltica brasileira era prpria ao surgimento de movimentos culturais contestadores e renovadores. Havia um pequeno boteco situado na esquina da Rua Divinpolis com a Rua Paraispoles, no bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte, onde os amigos de Boemia e
3

msica faziam um novo som deixando marcas profundas na histria da nossa cano popular. Essa confraria de amigos ficou batizada de clube da esquina, em funo do local e das constantes reunies ali formadas que mais pareciam mesmo um clube onde todos iam discutir temas de interesse mtuo. O eco das palavras faz aluso voz que precisa ser ouvida, que clama por paz e liberdade. Esta msica composta por L Borges, Marcio Borges e Milton Nascimento, fala de um tempo que no existe mais, de um tempo de lutas, de persistncia, de no se render, (por que se chamava moo/ tambm se chamava estrada/ de resistncias e torturas/ em meio a tantos gases lacrimognios/ ficam calmos, calmos) tempos de esperana, a letra casa bem com a luta pela sobrevivncia do homem na sociedade com a luta contra os absurdos da ditadura, um canto de uma juventude que soube compreender seu tempo. Na 1 estrofe diz que voc obrigado a fazer o que a ditadura quer que voc faa, mas se voc fizer a sua vontade eles vo te obrigar a fora a fazer a vontade deles e aquela parte "asso" quer dizer que a ditadura militar bate nas pessoas. Tambm fala que mesmo o Brasil no sendo um bom pas devido s mortes e ao sofrimento, as pessoas no devem perder o sonho de que esse pas seja melhor. No final da estrofe est escrito que esse dia foi mais um dia de dor, sofrimento, mortes e protestos. Na 2 estrofe fala que as pessoas no devem se abalar por ter um mau governo liderando. No final repete que esse foi mais uma um dia de sofrimentos, enterros e passeatas. Na 3 estrofe cita um protesto que teve na Guanabara, Rio de Janeiro, onde tinha um milho de pessoas na rua protestando contra o golpe militar. E no final novamente cita que esse foi um dia pssimo.

ANLISE FRASEOLGICA

Quanto ao gnero caracteriza-se por ser uma msica popular brasileira que mistura o samba-cano com pop rock meldico. uma msica de Perodo Composto em que a quadratura justificada pela presena de um compasso de descanso (respirao), sempre depois do compasso em que a frase se resolve. A melodia attica porque comea no 2 tempo e est no compasso Binrio.
4

Os pontos culminantes das frases se encontram nos compassos 5, 10, 21, 26, 34, 42. O ponto culminante da msica est conforme o desenho abaixo:

1 perodo

2 perodo

Do ponto de vista meldico as semifrases seguem a seguinte ordem de ascendncia meldica. A primeira comea com a 5J do tom, a segunda comea na 3M, a terceira na tnica oitavada, a quarta na 9M, a quinta na tnica e praticamente isso se repete. Na rtmica da parte A, a 1 semifrase funciona como um motivo rtmico que praticamente se repete em todas as outras semifrases, com poucas variaes rtmicas e modificando apenas a linha meldica. A rtmica da segunda parte formada por figuras mais longas. Harmonicamente a msica basicamente fica alternando acordes da rea Tnica com a Dominante. A cadncia predominante a: I V/3 O arranjo reflete, com a constncia da cadncia acima, o clima que pairava naquela poca onde a vida alternava momentos de tenso e relaxamento, altos e baixos. No final de algumas frases da parte A possvel ver um motivo meldico que se repete, meio que a insistir que o povo precisava agir. Os dias iam passando e o povo no agia.

Forma A: 1 PERODO 5 frases (quadratura): - 1 semifrase at o r (comp. 3) - 2 semifrase si (comp. 3) at o sol (comp. 5) - 3 semifrase si (comp. 5) at o r (comp. 7) - 4 semifrase Fa# (comp. 9) at o r (comp. 10) - 5 semifrase mi (comp. 11) at o si (comp. 14) - 6 semifrase si (comp. 17) at o r (comp. 19) - 7 semifrase si (comp. 19) at o sol (comp. 21) - 8 semifrase si (comp. 21) at o r (comp. 23) - 9 semifrase Fa# (comp. 25) at o r (comp. 26) - 10 semifrase mi (comp. 27) at o l# (comp. 31)
5

- 11 semifrase Fa# (comp. 33) at o r (comp. 34) - 12 semifrase mi (comp. 35) at o si (comp. 38)

Forma B: 2 PERODO 1 Frase (quadratura) - 1 semifrase mi (comp. 41) at o r (comp. 43) - 2 semifrase L# (comp. 44) at o F# (comp.47)

Forma detalhada da msica na gravao de L Borges INTRO - 8 comp. A - 16 comp. A - 24 comp. B - 8 comp. A - 24 comp. B - 8 comp. A - 16 comp. A - 24 comp. (solo instrumental e vocalizao) B - 8 comp. (rallentando e com frase meldica reduzida)

CONCLUSO

Com a exposio acima ficar evidente o carter refinado da cano alm da inteno dos autores em, sutilmente, trazerem uma influncia potica poltica aos ouvintes. Ficam claras as motivaes que levaram os autores dessa letra a participarem da criao do Clube da Esquina. Um grupo que de alguma forma expressasse atravs da arte o grito de um povo. Esquina mais de um milho...

BIBLIOGRAFIA

http://www.scallafm.com.br/biografias/?id=123 http://www.luizamerico.com.br/fundamentais-clube-da-esquina.php http://www.cifraclub.com.br/lo-borges/clube-da-esquina-no2/ http://analisededocumento-oitavoano.blogspot.com.br/2010/04/analise-documentalmusica-clube-da.html Fraseologia Musical Contedo Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Msica da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pr-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 Sistemas de Organizao Sonora 4 Anlise fraseolgica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes Departamento de msica prof. Fernando Lewis de Mattos Anotaes das aulas de Anlise da Cano Prof. Renato.

ANEXOS ANEXO A Letra e cifra da msica Clube da Esquina II ANEXO B Partitura da msica Clube da Esquina II ANEXO C Escano da Letra de Clube da Esquina II

Potrebbero piacerti anche