Sei sulla pagina 1di 13

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUO METLICA So Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE ESTRUTURAS DE AO USANDO MTODOS NUMRICOS

Ricardo Ficanha1, Fbio A. Nardi2, Zacarias M. Chamberlain. Pravia3

Resumo: As normas ABNT NBR 8800:2008 [1] e ANSI AISC 360:05 [2] apresentam prescries para o dimensionamento de sees quaisquer submetidas a esforos axiais, toro, cisalhamento e flexo usando tenses que podem ser determinadas pela teoria da elasticidade. Uma aplicao numrica discreta dessa teoria o uso do Mtodo dos Elementos Finitos (MEF). No presente estudo so apresentadas essas prescries com vrios exemplos, assim como as recomendaes e observaes, em diversas peas usadas nos projetos de estruturas de ao.

1. CONSIDERAES INICIAIS
O setor de fornecimento de estruturas de ao apresenta grande expanso no cenrio nacional atual, timas perspectivas para o futuro conhecidas atualmente, proporcionam um desenvolvimento nos estudos referentes otimizao e melhoramento de mtodos de dimensionamento. Um fator importante que tem influncia na escolha do ao para formar o sistema estrutural, o seu dimensionamento adequado, o qual deve agregar confiabilidade e o menor custo de fabricao possvel, tornando assim o sistema seguro e competitivo. Estruturas de ao com menor peso aumentam a competitividade do empreendimento, pois o peso da estrutura fator prioritrio na definio do custo do projeto. Estes constantes avanos no estudo de mtodos para dimensionamento de elementos estruturais de ao so encontrados em normas tcnicas cada vez com maior freqncia. Situaes especficas necessitam de mtodos especiais de dimensionamento, o mtodo de dimensionamento pelo mtodo dos elementos finitos apresentado no item 5.5.2.3 da norma ABNT NBR8800:2008 [1] e no item H3 da norma ANSI AISC 360:05 [2], proporcionam critrios para o dimensionamento de elementos no prismticos de geometria complexa. Estes elementos estruturais de sees quaisquer submetidos a momento de toro, fora axial, momentos fletores e foras cortantes, atravs deste mtodo, so
1

Acadmico de Eng. Mecnica UPF Setor de Engenharia METASA S/A ficanha.ricardo@gmail.com 2 Eng. Mecnico Setor de Engenharia METASA S/A fancs85@gmail.com 3 D. Sc., Professor Titular FEAR/UPF zacarias@upf.br

dimensionados com um comparativo entre tenso atuante e tenso limite de solicitao a que o elemento est submetido. Seguindo as prescries do item 5.5.2.3 da ABNT NBR8800:2008 [1], a tenso resistente de clculo para os estados-limites ltimos a seguir deve ser igual ou superior tenso solicitante de clculo, expressa em termos de tenso normal, Sd, ou de tenso de cisalhamento, Sd, determinadas pela teoria da elasticidade, utilizando-se as combinaes de aes de clculo. Assim: Para os estados-limites de escoamento sob efeito de tenso normal:

Sd

fy

a1

(1)

Para os estados-limites de escoamento sob efeito de tenso de cisalhamento:

Sd

0,6 f y

a1

(2)

Para os estados-limites de instabilidade ou flambagem sob efeito de tenso normal:

Sd

f y a1

(3)

Para os estados-limites de instabilidade ou flambagem sob efeito de tenso de cisalhamento:

Sd

0,6f y

a1

(4)

Onde, o fator de reduo associado resistncia compresso, determinado de acordo com 5.3.3, tomando-se 0 = f y e para tenses normais e 0 = 0,6 f y e para tenses de cisalhamento. Com e igual tenso crtica elstica normal e e igual tenso crtica elstica de cisalhamento, para o estado-limite de instabilidade ou flambagem em questo, levando-se em conta, quando necessrio, a interao entre instabilidade global e flambagem local. O fator de reduo associado resistncia compresso, , dado por:

0 1,5 : = 0,658

(5)

0 > 1,5 : =

0,877

0 2

(6)

Onde 0 o ndice de esbeltez reduzido, descrito acima dependente da solicitao a que o elemento est submetido. Embora o comparativo de tenses assemelha-se ao antigo mtodo das tenses admissveis, no o propsito da ABNT NBR8800:2008, visto que a mesma regida pelo mtodo de dimensionamento dos estados-limites. Este mtodo garante que toda a segurana probabilstica agregada ao mtodo dos estados-limites esteja presente neste item.

2. ANLISE E DIMENSIONAMENTO ANALTICO


As expresses analticas prescritas em normas apresentam certas limitaes quando aplicadas para sees quaisquer no prismticas. Este mtodo analtico apresenta confiabilidade verificada no dimensionamento de sees conhecidas e utilizadas freqentemente em estruturas de ao. O mtodo analtico de dimensionamento de elementos prismticos garante o dimensionamento para as solicitaes a que o elemento estar submetido durante a vida til da edificao, as solicitaes de projeto so definidas atravs de analise estrutural, elaborada em software de anlise. Com a solicitao de projeto definida, atravs das combinaes das aes, feita a verificao do seu dimensional. To importante quanto o correto dimensionamento dos elementos da estrutura o correto dimensionamento dos elementos e dos meios de ligao que garantiro a correta transferncia de esforos entre os elementos. Para a verificao de elementos no prismticos, o mtodo de verificao do dimensionamento atravs de um comparativo direto entre tenso solicitante e de tenso resistente, garante que o elemento apresente a segurana necessria durante sua vida til, no falhando e no influenciando na estrutura em que se encontra. Esta garantia assegurada se o estado-limite crtico para a estrutura for verificada para este elemento. Este mtodo de dimensionamento atravs do comparativo direto de tenses passou a fazer parte dos mtodos de dimensionamento na reviso da norma ABNT NBR8800:2008 [1], critrios de dimensionamento adotados pela norma ANSI AISC360:05 [2]. Este mtodo de dimensionamento necessita como pr-requisito uma anlise pelo mtodo dos elementos finitos, capaz de mapear a propagao das tenses e possibilitando ento a verificao do dimensional. Para a validao do mtodo de dimensionamento, sero apresentados modelos de dimensionamento de elementos conhecidos, para posterior verificao atravs do mtodo numrico.

3. ANLISE E DIMENSIONAMENTO NUMRICO

O mtodo de anlise capaz de resolver sistemas amplamente conhecido para a anlise de tenses na estrutura. Este mtodo est inovando o mtodo de dimensionamento, possibilitando que o responsvel pelo projeto elabore um dimensionamento que pondere entre outros fatores, dois importantes fatores que influenciam economicamente no uso da estrutura de ao, so eles: a reduo do peso da estrutura e segurana que a mesma estrutura possibilita a edificao. Assim, at o momento este mtodo satisfatrio para situaes em que os mtodos convencionais de dimensionamento no abrangem. Para a anlise numrica optou-se pelo software Ansys Workbench 11, no limitando o uso de software capaz de realizar analise pelo mtodo dos elementos finitos. A magnitude da solicitao de projeto a que o elemento estrutural est submetido definida atravs da anlise estrutural. A anlise feita com a aplicao do carregamento, esta aplicao define a que tipo de solicitao o elemento estar submetido, esforo solicitante de trao, esforo cortante, compresso, toro e suas combinaes.

3.1.Elementos Utilizados na Anlise Numrica


A modelagem foi elaborada com elementos slidos, arbitrados pelo software Ansys Workbench. Para modelos slidos o software atribui ao modelo, automaticamente os elementos que permitem interpolao quadrtica dos deslocamentos, estes elementos finitos so adequados para malhas no uniformes. O elemento finito SOLID95 um elemento que pode tolerar formas irregulares sem tanta perda de preciso. O SOLID95 tem deslocamentos compatveis com as formas. adequado para elementos com superfcies curvas nas fronteiras, o elemento definido por 20 ns, tendo trs graus de liberdade por n, correspondendo aos deslocamentos nas trs direes definidas de deslocamento. O elemento SILID95 possui capacidade de plasticidade, rigidez a tenso, grandes deflexes e deformaes. A Figura 1 ilustra a configurao geomtrica do elemento SOLID 95, assim como as suas derivaes.

Figura 1 - Geometria do elemento SOLID95

3.2.Modelo e Discretizao
O uso de modelo terico slido para a anlise, possibilita a verificao dos contatos entre os elementos que compem o modelo, pois a espessura esta representada na prpria configurao do modelo. Evitando assim regies de contato indevidas ou inadequadas para a simulao. Inicialmente vrias etapas de testes forma desenvolvidas para apresentao dos resultados aparentes no corpo deste relatrio, a otimizao do tamanho do elementos finitos e a rede de malha apresentados apresentam satisfatrio resultado. Visto que um refino maior dos elementos apenas aumenta a necessidade computacional e no apresentado diferena significativa nos resultados do modelo de anlise terico. A modelagem pode ser elaborada em software capaz de gerar representao grfica de slidos, no caso deste trabalho, optou-se pelo uso de linguagem gerada atravs de software que gera arquivo com linguagem neutra, possibilitando a importao no Ansys sem a perda de informaes da dimenso dos elementos que esto em analise.

3.3.Resultados das Anlises


Os resultados so baseados nas consideraes dos efeitos de uma anlise de segunda ordem. Representando assim as verdadeiras tenses solicitantes ao elemento, consideradas com a representao geomtrica e fsica das imperfeies geomtricas e do material. Para prever os efeitos intrnsecos ao elemento estrutural, seguida a orientao da norma ABNT NBR8800:2008, que prev para elemento submetidos a carregamentos gravitacionais, uma considerao de 0,3% desta carga gravitacional.

4. RESULTADOS
Os resultados definidos a seguir dizem respeito a alguns elementos para a validao da anlise numrica comparada ao dimensionamento analtico destas barras prismticas.

4.1. Elemento submetido solicitao de trao pura

Uma barra prismtica submetida a uma fora externa de trao pura, com uma de suas extremidades apresentando vnculo rgido e a outra extremidade livre com furos, conforme mostra a Figura 3, ser verificada analiticamente seguindo as prescries da norma. A norma ABNT NBR8800:2008 prescreve o atendimento de quatro estados limites, escoamento da seo bruta, ruptura da seo lquida, colapso por rasgamento e presso de contato em furos, estados que garantem a no negligencia do elemento em uso. Os valores referidos para cada estado limite sero apresentados na seqncia.

Figura 2 - Chapa em ao estrutural ASTM A572GR50 Tabela 1 - Resistncia de Projeto para Chapa Tracionada

Estado Limite Escoamento da Seo Bruta Ruptura da Seo Liquida Colapso por Rasgamento Presso de Contao

Equao

Resistncia de Projeto (kN) 548,8

N t ,Rd =
N t ,Rd = Fr , Rd = 1

Ag f y

a1
Ae f u

a 2

408,3
1

a2

(0,6 f u Anv + Cts f u Ant )


Fc , Rd = 1,2l f tf u

a2

(0,6 f

Agv + Cts f u Ant )

326,4338,2 245

a2

2,4d b tf u

a2

A resistncia considerada para a chapa o menor valor apresentado na Tabela 1 que de 245KN. Com este limite definido analiticamente, um modelo foi elaborado para anlise pelo mtodo dos elementos finitos. As condies de contorno esto ilustradas na Figura 4, modelada com representao simplificada de parafusos, elementos que transferem solicitao a chapa.

Figura 3 - Condies de Contorno com Parafusos Simplificados

Seguindo o prescrito na norma para os estados-limites de escoamento sob efeito de tenso normal, a tenso solicitante de clculo no deve exceder o valor de 313,6Mpa, conforme definida pela equao 1:

Sd

fy

a1

(7)

Sd = 313,7 Pa

fy

a1

345MPa = 313,6Mpa 1,1

Figura 4 - Fluxo de Tenses Solicitantes

Figura 5 - Malha e Resultados da Anlise

Segundo a anlise o ponto com maior tenso est presente na regio de interface entre a representao do parafuso e o furo da chapa, apresentando um valor de 313,3 MPa, este valor menor que o definido na equao 7, portanto a anlise e a verificao do dimensionamento considerada aceitvel para o caso. Criando assim um atrativo para o seu uso em elementos complexos, ou conjuntos de elementos complexos, onde sero analisados e dimensionados com as garantias prescritas e orientadas por norma.

4.2. Elemento submetido solicitao de trao pura

Neste caso ser analisada uma barra prismtica com seo retangular, submetida a uma fora externa de compresso. Para esta anlise ser levada em considerao os efeitos de segunda ordem e tambm ser demonstrado estes efeitos em funo do aumento das tenses interna da barra prismtica. A Figura 7 ilustra a configurao do elemento analisado. O material considerado para a chapa o ao que atende as prescries da norma ASTM A572G50.
15 0

Figura 6 - Configurao da Barra Prismtica

Verificao da flambagem local:


b 15cm = 12 = t 1,25cm

E 200000 MPa b = 0,56 = 13,48 = 0,56 fy 345MPa t lim

Anlise elstica de flambagem: Atravs de uma anlise de flambagem elstica no prprio software Ansys, o valor da tenso crtica de flambagem linear elstica definido por 26,24MPa, como ilustrado na Figura 8.

500

12,5

Figura 7 - Fator de Carga do Elemento Comprimido

Para o dimensionamento analtico sem levar em considerao os efeitos de uma anlise de segunda ordem, o valor resistente de clculo pode ser definido como mostrado na equaes que seguem. ndice de esbeltez reduzida:

0 =

fy

345Mpa = 3,63 26,2Mpa

Fator de resistncia associado a resistncia a compresso:

0 > 1,5 : =

0,877

0,877 = = 0,07 3,632

Assim a mxima tenso admitida pela equao apresentada no item 5.5.2.3 da norma ABNT NBR8800:2008 para o estado-limite de instabilidade ou flambagem sob efeito de tenso normal :

Sd

f y 0,07 345MPa = = 21,9MPa a1 1,1

Com o valor limite de tenso que o elemento pode atingir, e considerando que este elemento seja classificado, em funo do deslocamento horizontal, como um elemento de pequena deslocabilidade, a anlise das tenses definida e verifica-se que o elemento est dentro dos limites definidos pela norma.

Figura 8 - Tenses Anlise Segunda Ordem

4.3.

Aplicaes Industriais

O incremento no mercado nacional por solues estruturais em ao, requer profissionais adaptados a utilizar recursos e mtodos para aliar segurana e menor custo na fabricao e montagem destes sistemas. Esto ilustradas, a seguir, opes em que o mtodo de dimensionamento apresentado no corpo deste relatrio seria til para uma verificao rpida e com a segurana exigida acegurada. A Figura 9 apresenta um trecho de uma viga de rolamento formada por dois tubos (flanges) e uma chapa ligando estes tubos (alma), composio utilizada para viga de rolamento. Neste modelo foram analisadas as influencias localizadas da concentrao de tenso no momento em que a roda da ponte rolante exerce presso pontual sobre o sistema adotado.

Figura 9 - Viga de Rolamento Composta

A Figura 10 apresenta a anlise realizada em unies de um edifcio de processo, caracterizando o comportamento dos elementos com seu devidos nveis de tenso, assim como a verificao do dimensionamento dos mesmos.

Figura 10 - Analise em Elementos de Edifcio de Processo

5. CONCLUSES
Com o presente trabalho desenvolvido, pode-se afirmar que o item 5.5.2.3 da ABNT NBR8800:2008 [1] permite a verificao dimensional de elementos estruturais, submetidos a momento de toro, fora axial, momentos fletores e foras cortantes. Confirmado para os exemplos apresentados, pode ser adotado em quaisquer sees com o auxlio de software capaz de realizar anlise pelo mtodo dos elementos finitos. Este mtodo de dimensionamento para sees quaisquer facilita e auxilia o responsvel pela anlise a assegurar a funcionalidade do elemento, evitando assim o colapso do elemento ou parte da estrutura. Este mtodo de dimensionamento acrescido na reviso vigente da norma brasileira para projeto de estrutura de ao um mtodo que est tambm presente na norma americana AISC ANSI 360:05 [2], American Institute of Steel Construction, no item H3, acrescentado na sua ltima reviso em 2005. Portanto um mtodo normatizado recentemente e tem como objetivo facilitar e definir critrios de dimensionamento para elementos com sees no prismticas e no definidas nos procedimentos de dimensionamento das normas. Para a correta anlise de extrema importncia que o modelamento fique o mais prximo do real possvel, quando utilizado o software Ansys Workbench, pois os resultados apresentados podem variar se simplificaes inadequadas forem assumidas. fundamental o entendimento do responsvel sobre a que solicitao o elemento est submetido, pois cabe ao responsvel avaliar as respostas da anlise para confrontar com a limitao segura prescrita no item 5.5.2.3. importante ressaltar que, embora o item 5.5.2.3 da ABNT NBR8800:2008, apresente um comparativo direto de tenses, os carregamentos que forem inseridos no modelo, devem ser fatorados de acordo com as combinaes dos estados-limites prescritos em normas.

Para seqncia do trabalho, fica a opo de verificar a resistncia de um corpo de prova com ensaio destrutivo e comparar o resultado com anlise e dimensionamento pelo mtodo dos elementos finitos e o item 5.5.2.3 da ABNT NBR8800:2008.

6. REFERNCIAS
[1] ABNT NBR8800:2008; Projetos de estruturas de ao e de estrutura mista de ao e concreto de edifcios; Segunda edio 25.08.2008, Vlida a partir de 25.09.2008; [2] AISC ANSI 360:05 American institute of steel construction, LRFD Load Resistance Factor Design, Metric Conversion of the Third Edition 2005; [3] ALVES FILHO, Avelino. Elementos finitos: a base da tecnologia CAE. So Paulo: rica, 2000. 292 p. [4] BELEI, Ildony H. Edifcios de mltiplos andares em ao; Segunda edio. So Paulo: Pini, 2008. 556 p. [5] HIBBELER, R.C. Resistncia dos materiais. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 670 p. [6] MOAVENI, Saeed. Finite element analysis: theory and application with ANSYS. Second edition. Upper Saddle River: Pearson Education, 2003. 822 p. [7] TIMOSHENKO, Stephen P.; GOODIER, James Norman. Teoria da elasticidade. Terceira edio. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980. 545 p. [8] ZIENLIEWICZ, O, C, : TAYLOR, R, L. The finite element method. London: McGraw-Hill, 1989. 2v. [9] Introduction to Finite Element Analysis - Laboratory for scientific visual analysis [10]http://www.sv.vt.edu/classes/MSE2094_NoteBook/97ClassProj/num/widas/ hiistory.html >. Acesso em: 01 de mai. 2009.

[11] http://www.emc2007.iprj.uerj.br/down.php?fid=362> Acesso em 10 de out. 2009; Modelagem Computacional de uma viga com abertura na alma utilizando o SAP2000. [12] books.nips.cc/papers/files/nips20/NIPS2007_0770.pdf> Acesso em 10 de out. 2009; Second Order Bilinear Discriminant Analisys for Single-trial EEG analisys

Potrebbero piacerti anche