Sei sulla pagina 1di 40

Qumica do Solo

POR: ROBERTAV

Solo= meio poroso, na superfcie terrestre, resultante da ao do clima, relevo e biosfera durante determinado tempo geolgico, sobre o material de origem. Dependendo da intensidade de um ou mais fatores de formao, vrias classes de solos acontecem.
ELEMENTOS NECESSRIOS VIDA DAS PLANTAS C, O, H constituem 94% da planta N, K, P macronutrientes Ca, Mg, S macronutrientes secundrios Cu, Zn, Fe, Mn, Ni, B, Mo, Cl micronutrientes

Critrios de essencialidade:

a) Sem o elemento a planta no completa o ciclo vegetativo;


b) O elemento participa de molculas ou de metablitos essenciais vida das plantas;
POR: ROBERTAV

Composio Elementar do Solo Os solos so meios porosos, formados na superfcie terrestre atravs de processos de intemperismo resultantes de fenmenos biolgicos, geolgicos e hidrolgicos. Por serem sistemas abertos, os solos esto sujeitos a constantes transformaes qumicas e biolgicas que os ligam fisicamente atmosfera.

Fases slidas no solo


Oxignio e Silcio constituem os dois elementos mais abundantes nos solos e esses dois elementos se combinam quimicamente para formar os 15 silicatos mais comuns. Os silicatos: QUARTZO, FELDSPATO, MICA, ANFIBLIO, PIROXNIO, OLIVINA so chamados minerais primrios pelo fato de resultarem diretamente do material originrio. Aqueles resultantes da precipitao, atravs dos processos de intemperismo so conhecidos como minerais secundrios. Esses minerais secundrios so, freqentemente, das dimenses da frao argila e exibem uma estrutura atmica relativamente pouco ordenada.

POR: ROBERTAV

POR: ROBERTAV

Mineral substncia inorgnica, de ocorrncia natural, que apresenta composio qumica definida e propriedades fsicas, cristalogrficas e estruturais caractersticas.
95% da crosta silicatos. Durante o resfriamento da terra os silicatos cristalizaram e flutuaram na superfcie por serem mais leves, encontrando-se na crosta terrestre na camada superficial.

Minerais Primrios: Componentes das rochas gneas originais. Podem ser: Essenciais: Mais importantes minerais, geralmente caracterizando as rochas gneas. Acessrios: presentes em uma enorme variedade, mas em quantidades pequenas, geralmente no afetando o carter da rocha. So importantes, contudo, no estudo das condies fsico-qumicas durante o resfriamento do magma.

POR: ROBERTAV

Classificao dos Minerais PRIMRIOS (silicatos) a) Nesossilicatos


OLIVINAS (SiO4)
Srie Isomrfica satisfeitos com Mg e Fe.

Forsterita (Mg2SiO4)

Crysolita(Mg1,8Fe0,2SiO4)

Fayalita (Fe2SiO4)

Intemperismo das Olivinas relativamente rpido em ambientes tropicais

POR: ROBERTAV

b) Inossilicatos
PIROXNIOS (cadeia simples) (SiO3)
Srie Isomrfica satisfeitos com Mg e Fe. Enstatita (MgSiO3)

Ortoferrossilita (FeSiO3)
Hyperstnio (Mg0,5Fe0,5SiO3) Arcabouo bsico Si2O6

NC: N de nions que esto na vizinhana mais prxima de um ction


Si 4 K 6
POR: ROBERTAV

Al 4 ou 6

ctions

IMPORTANTE:
ISOMORFISMO: substncias que possuem estruturas cristalinas semelhantes e composies qumicas diferentes.

POLIMORFISMO: substncias com a mesma composio qumica, porm, estruturas diferentes. Ex: diamante (C) e grafite (C)

POR: ROBERTAV

ANFIBLIOS (cadeia dupla) (SiO2,75) mais fcil quebrar tais minerais segundo planos de ctions do que segundo ligaes de oxignios comuns. Disso resulta a clivagem.

Sempre entre uma linha dupla haver a presena de ctions, nunca poder compartilhar novamente o oxignio terminal da cadeia dupla.

Ex: hornblenda
POR: ROBERTAV

c) Filossilicatos
MICAS (SiO2,5) So constitudas a partir de duas lminas de tetraedros e uma lmina de octaedro. Uma lmina octadrica contm, normalmente, ons Al3+ ou Mg2+, Fe3+ ou Fe2+ coordenados OH- ou O2-. Substituies isomrficas do Si por Al, do Al po Fe3+ e do Mg por Fe2+ ocorrem tipicamente nas micas 2:1.
Lmina tetradrica

Lmina octadrica

Lmina tetradrica

POR: ROBERTAV

MOSCOVITA E BIOTITA (tipos de micas) Representam as micas mais comuns no solo. Em ambos os minerais Al3+ substitui Si4+ e o dficit de carga suprido por K+.
Constituio Bsica de uma Mica:

[[(Si8)(Al4)] [O20(OH)4]] 0
Substituio

[[(Si6Al2)(Al4)] [O20(OH)4]]

-2

POR: ROBERTAV

d) Tectossilicatos
Tambm conhecidos por silicatos de armao, apresentam uma armao de tetraedros de silcio. o maior grupo de silicatos da terra, incluindo cerca de 75% dos minerais da crosta.

(SiO2) todos os outros oxignios so compartilhados, por isso SiO2.

POR: ROBERTAV

FELDSPATOS
O grupo de minerais mais importantes da parte superior da litosfera. Constituem +- 60% da composio mineralgica das rochas gneas e fraes considerveis das rochas sedimentares. Os feldspatos mais comuns incluem os potssicos, sdicos e clcicos. Os de potssio ocorrem, freqentemente, nas fraes silte e areia do solo. Podem ocorrer na frao argila de solos que sofreram pouco intemperismo. As micas, entretanto, constituem as fontes mais importantes de potssio nos solos.

QUARTZO (SiO2)
Estruturalmente semelhantes aos feldspatos. No quartzo no acontece substituio isomrfica de Si por Al.

POR: ROBERTAV

Nome do mineral
Olivina (nesossilicato) Piroxnios (inossilicato simples)

Unidade Bsica
(SiO4) -4 (SiO3)-2

Relao Si/O
0,25 0,33

Carga (-)
-4 -2

Anfiblio (inossilicato duplo)


Mica (Filossilicato) Feldspato (Tectossilicato Quartzo

(SiO2,75) -1,5

0,36

-1,5

(SiO2,5) -1 (AlSi3O8)-1 (SiO2) 0

0,4 0,375 0,5

-1 -1 0

POR: ROBERTAV

Estudo da Tabela medida que diminui o excesso de cargas negativas, aumenta a relao Si/O. Quanto maior a razo Si/O, menor a necessidade de incorporao de ctions metlicos na estrutura mineral para neutralizar a carga do nion oxignio. medida que os ctions metlicos so excludos, o grau de covalncia aumenta e o mineral se torna mais resistente decomposio durante o desenvolvimento do solo. O quartzo, por exemplo, mais resistente ao intemperismo, enquanto que a olivina mais fcil de ser intemperizada.

POR: ROBERTAV

Minerais Secundrios:
argila silicatada tipo 2:1 argila silicatada tipo 1:1 xidos

Quase no existem minerais primrios no solo, o nico que normalmente se encontra nas fraes areia e silte o quartzo, que muito resistente ao intemperismo. Porm, ele no se encontra na frao argila, pois no sobrevivem ao tamanho das partculas. neognese: Mineral Primrio

(rocha)

soluo de

ataque

mineral

secundrio

soluo

percolao

OBS: dissoluo incongruente: um slido formando outro slido.POR: ROBERTAV

Tamanho das Partculas do Solo


A frao mineral pode ser constituda de partculas variadas, desde argilas (< 2 m) at mataces e lajes de tamanho bastante grande. TAMANHO DAS PARTCULAS Partcula Mataces Dimetro (mm) > 200

Calhaus
Carcalhos Areia grossa ASE: 0,01 m/g Areia fina
ASE: 0,1 m/g

200-20
20-2 2-0,2 0,2-0,05/0,02 0,05/0,02-0,002

Silte ASE: 1 m/g

Argila ASE: 5-800* m/g


ASE= REA SUPERFICIAL ESPECFICA

< 0,002

OBS: argila mais importante quimicamente

POR: ROBERTAV

Quanto menor o dimetro, maior a rea superficial especfica (ASE).

Dimetro

ASE

Importante para a identificao das partculas: Desenvolvimento de cargas eltricas rea superficial especfica (ASE) Quanto maior a ASE, maior a reatividade do objeto ou partcula. MAIOR A CAPACIDADE DE TROCA INICA. 2 2 (2x2) x 6 lados x 1 cubo = 24 unidades de rea

Cada vez que a partcula diminui de tamanho, a rea aumenta.

1 1 (1x1) x 6 lados x 8 cubos = 48 unidades de rea


POR: ROBERTAV

ASE depende do tipo do argilomineral 1:1 Caulinita 5-20 m/g 2:1 Vermiculita 300-500 m/g Montmorilonita 700-800 m/g

Tetraedro de Si Octaedro de Al ARGILA 1:1

Tetraedro de Si Octaedro de Al

Tetraedro de Si ARGILA 2:1

POR: ROBERTAV

S existe um tipo de lmina tetraedral, mas existem dois tipos de lminas octadricas:

dioctadricas
trioctadricas Duas lminas tetradricas ligadas a cada lado planar de uma lmina de octaedros de ctions metlicos (Fe, Al, Mg) coordenados por oxignios/hidroxilas (OH). Se o ction trivalente, apenas dois dos trs stios catinicos possveis na lmina octadrica podem ser preenchidos.

POR: ROBERTAV

Tipos de Filossilicatos:
1:1 ( principal:caulinita) 2:1 2:1:1 ( com hidrxido na intercamada)

Caulinita: [Si4] Al4O10 (OH)8 arcabouo bsico. Nessa argila silicatada no existe, normalmente, substituio isomrfica de Si po Al.

POR: ROBERTAV

Mineralogia da Frao Argila dos Solos


Argila sobreposio de vrias camadas de tetraedros de silcio e octaedros. Conceitos Importantes

Polimerizao formao de polmeros. Unio de oxignios basais de tetraedros.


Substituio isomrfica substituio do Si por Al, por ex.

carga permanente: caracterstica 2:1 carga varivel: caracterstica 1:1

POR: ROBERTAV

Filossilicatos de Alumnio: argilas silicatadas que predominam na frao argila dos solos entre os estdios intermedirio e avanado de intemperismo.
Uma unidade bsica dos filossilicatos o octaedro. Polimerizao: Os tetraedros de Si se polimerizam compartilhando oxignios Nos filossilicatos, so compartilhados os oxignios da base Isso forma uma lmina tetradrica Os octaedros de Al formam lminas octadricas Filossilicatos 2:1 Principais: -litas pouco expansiva

- vermiculitas - esmectitas - minerais 2:1 HE

expansveis

POR: ROBERTAV

A expanso correlaciona-se com as caractersticas dos minerais, incluindo a presena de ctions na intercamada.
-esmectita: planos de oxignio se repelem e a presena de ctions entre uma camada e outra tornam ela bastante expansiva. - vermiculita: ctions agem como pontes, grau de dilatao < esmectita Argilas = as pequenas dimenses das partculas confere s argilas propriedades particulares: superfcies altamente reativas com capacidade de troca de ctions e nions, atividade cataltica e comportamento plstico quando umedecidas. As argilas silicatadas constituem os principais componentes dos solos e das rochas sedimentares.

TABELA ESTDIOS INTERMEDIRIOS DE JACKSON-SHEMAN


POR: ROBERTAV

POR: ROBERTAV

Corpo slido natural formado de agregados de um ou mais minerais, arranjados de acordo com as condies de temperatura e presso existentes durante a sua formao.
Podem ser:

gneas

Sedimentares

Metamrficas

POR: ROBERTAV

Rochas gneas ou Magmticas


Resultam do resfriamento e cristalizao do magma na superfcie (extrusivas) ou no interior da crosta terrestre (intrusivas). Vieram da era pr-cambriana. Caracterstica: vrias rachaduras ao longo do corpo. Ela se desmonta e um dia cai. Ex: Pedra em Vitria-ES, Ilha Grande (Angra). As rachaduras ocorrem tanto verticalmente quanto horizontalmente. A chamada Pangia foi se separando a partir de rachaduras das rochas gneas.

< teor slica, + tetraedros isolados Magmas bsicos

> teor slica, - tetraedros isolados


Magmas cidos (-fluidos, + viscosos)

POR: ROBERTAV

Tipos de rochas gneas:

Tipos Ultrabsica Bsica Intermediria cidas

% SiO2 < 45% 45-52% 52-60% > 60%

Exemplo

Basalto Diorito Granito

POR: ROBERTAV

O Magma
Resfriamento do Magma
Uma considervel massa magmtica, situada a vrios quilmetros de profundidade, vai emitindo o seu calor e lentamente resfriando. Com o ocorrer de alguns milhes de anos, dependendo das condies do resfriamento, a massa estar solidificada por completo, resultando numa rocha magmtica de profundidade, denominada plutnica ou intrusiva. Tal fenmeno chama-se plutonismo. Magmas grantico e basltico O magma grantico est sempre relacionado a dobramentos e metamorfismo nas reas orogenticas, como por ex: os Andes, os Alpes, o Himalaia. produzido por fuso parcial de rochas preexistentes. J o magma basltico seria originrio da fuso de rochas bsicas e ultrabsicas, na poro superior do manto.

POR: ROBERTAV

Processos de resfriamento do magma


1) Plutnico ou Intrusivo aps a deposio do magma, h resfriamento lento devido as condies de temperatura. Assim, formam-se primeiro minerais acessrios. Textura equigranular (grnulos iguais). Cristais grandes e bastante visveis. Barreiras que no permitem que o magma alcance a superfcie. Rochas cidas. Minerais maiores e mais bem cristalizados. Ex: granito (rocha pouco densa). Por ex: Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, Macio Central.

POR: ROBERTAV

Processos de resfriamento do magma


2) Vulcnico ou Extrusivo so formados a partir do material expelido pelos vulces. Resfriamento brusco do material, por isso no vemos os cristais a olho nu. Apresentam texturas vtricas. Ex: basaltos Erupo Central cone vulcnico e outras erupes. Erupo Fissural formando um planalto vulcnico. Ex: Bacia do Paran.

POR: ROBERTAV

Processos de resfriamento do magma


2) Piroclstico sedimentao e litificao de cinzas vulcnicas, fragmentos de rochas e vidro, a velocidade do fluxo pode ser de 100 km/h.

POR: ROBERTAV

Textura das Rochas


Diz respeito ao tamanho e a disposio dos minerais que constituem a rocha e influenciada pela forma como se cristalizam os minerais. Equigranular: resfriamento lento, cristais desenvolvidos; Vtrea: resfriamento rpido, baixa cristalizao; Porfritica: parte do resfriamento lento e parte rpido.

Granito = cido

Basalto = bsico

Areia: 0,02 mm dimetro Silte: 0,002 mm dimetro Argila: < 0,002 mm dimetro

POR: ROBERTAV

Rochas Sedimentares
So resultantes do acmulo de produtos de intemperismo de outras rochas, sob presses e temperaturas prximas s predominantes na superfcie terrestre. Conhecido como litificao ou diagnese. Muitas dessas rochas so depositadas em camadas, da serem chamadas de estratigrficas. NICAS rochas contendo fsseis, e conseqentemente matria orgnica. Rochas gneas

{ 95% do volume da crosta ; 25% da superfcie da


crosta

Rochas Sedimentares

{ 5% do volume da crosta; 75% da superfcie


da crosta

Sedimentos clsticos ou destrticos: grandes ou pequenos blocos de sedimentos ou outro tipo de rocha.

POR: ROBERTAV

Classificao das Rochas Sedimentares


Os critrios so: ambiente de deposio, tipo de sedimentao, constituio mineralgica, tamanho de partculas. De acordo com o tamanho das partculas, so classificadas em clsticas e no clsticas. Clsticas: resultantes da degradao mecnica das rochas preexistentes, de natureza clstica; Ex: - Argilito: granulao finssima, untuosa ao tato. - Siltito: ligeiramente spero ao tato e spero entre os dentes. - Arenito: muito spero ao tato. - Conglomerado: rocha clstica formada de fragmentos arredondados com dimetro superior a 2 mm e agregados por agente cimentantes.

POR: ROBERTAV

No Clsticas: formadas por evaporao e cristalizao So originadas pelo acmulo de material animal e vegetal.

Calcreos: textura muito varivel. Na maioria dos casos exibem granulao microscpica. Ocasionalmente podem apresentar cristais bem desenvolvidos, visiveis a olho nu. Classificao dos calcreos: % dolomita calcreo (calcita) calcreo dolomtico dolomito calctico 0-10 10-50 50-90

dolomito

90-100

POR: ROBERTAV

Rochas Metamrficas
Todas as transformaes ocorrem no estado slido, ou seja, a rocha no passa por uma fase de fuso. O fenmeno que origina tais transformaes denominado metamorfismo. Tipos: Metamorfismo regional: ( fator determinante presso orientada) Acontece em regies que sofreram ou sofrem tectonismo, cujos resultados podem ser observados na superfcie: terremotos, vulcanismo, dobramentos de rochas, falhamentos de rochas. Em geral, as rochas que sofreram esse tipo de metamorfismo ocorrem em reas onde existem ou existiram grandes cadeias de montanhas, fazendo parte dos escudos cristalinos, que compreendem uma rea continental.

POR: ROBERTAV

Metamorfismo de contato: (fator determinante temperatura e as solues aquosas que emanam do corpo gneo)
Desenvolve-se ao redor de corpos gneos intrusivos que cedem parte de sua energia trmica s rochas vizinhas encaixantes. As rochas apresentam-se em aurolas envolvendo o corpo gneo. O fator dominante na sua formao a temperatura e as solues que emanam do corpo gneo. METAMORFISMO INTENSO = DIMENSES DOS MINERAIS DAS ROCHAS

POR: ROBERTAV

Epimetamorfismo = granulao bastante fina. Formadas por minerais micceos muito pequenos, quase imperceptveis. Ex: filitos, ardsias. Mesometamorfismo = grau intermedirio de metamorfismo. Os cristais j so bem visveis. Ex: micaxistos. Catametamorfismo = grau mais intenso de metamorfismo, caracterizando-se pela ocorrncia de minerais como feldspato, granada, gnaisse, etc. Ultrametamorfismo = aspecto intermedirio entre metamrfica e gnea. Ex: migmatito.

Grau de Metamorfismo

POR: ROBERTAV

Livro texto: SPOSITO, G. The chemistry of soils. New York, Oxford University Press, 2008. 330p.

POR: ROBERTAV

Potrebbero piacerti anche