Sei sulla pagina 1di 95

PGINA 1

ADMINISTRAO

ECLESISTICA

Apostila

2008

PGINA 2

1- ADMINISTRAO ECLESISTICA
I. QUE SIGNIFICA ADMINISTRAO ECLESISTICA? Administrao Eclesistica o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que tange sua funo de lder ou administrador principal da igreja a que serve. Lembremo-nos de que a igreja , simultaneamente, ORGANISMO e ORGANIZAO. o povo de Deus organizado num trplice aspecto: espiritual, social e econmico, para atender misso para a qual Deus a constituiu. II. A ADMINISTRAO ECLESISTICA SOB O PONTO DE VISTA BBLICO Em muitos casos, a Bblia tem sido citada por sua demonstrao de princpios administrativos. Um dos exemplos mais notrios a linha de autoridade estabelecida por Moiss em ateno ao conselho de Jetro, seu sogro, cerca de mil e quinhentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Outros exemplos so vistos como no sacerdcio aarnico, que foi institudo com um sumo sacerdote e ordens de sacerdotes sob sua direo, numa variao de categorias. (Davi divide os sacerdotes em vinte e quatro turnos maiorais do santurio e maiorais da casa de Deus 1 Cr 24.) Segundo o plano de Deus, a autoridade vem dos nveis mais altos para os inferiores. Ela traz consigo grande responsabilidade, e as pessoas investidas de autoridade so divinamente ordenadas a us-la responsavelmente, para os propsitos celestiais. Assim, a organizao bblica, universal: to antiga quanto a prpria humanidade. A Arqueologia o tem comprovado. Desde o princpio, os homens sentiram necessidade de se organizarem em sociedades ou grupos, a fim de proverem os meios de subsistncia e sobrevivncia. Deus orientou No a construir a Arca, para salvar-se do Dilvio. Instruiu detalhadamente Moiss a conduzir o povo atravs do deserto. Deu dados completos para a construo do tabernculo, da Arca do Testemunho, e sobre os altares para o cerimonial, etc. No Antigo Testamento, h ainda muitos outros exemplos de organizao e tcnica administrativa, como a administrao de Jos, do Egito, a reconstruo de Jerusalm por Esdras e Neemias, etc. Salomo recebeu do Senhor todos os dados necessrios para a construo do primeiro templo e para a organizao do seu reinado (2 Cr 3). No perodo neotestamentrio encontramos Jesus, ao iniciar o seu ministrio terreno, convocando os seus discpulos e auxiliares. Aps instru-los cuidadosamente, outorgou-lhes autoridade e poder, e os enviou ao campo. Primeiramente, doze: s ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10.1). Depois, mais setenta, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir (Lc 10.1). Antes de multiplicar os cinco pes, ordenou a seus discpulos que mandassem a multido assentar-se em grupos de cem e de cinqenta, naturalmente para lhes facilitar o trabalho. Na igreja apostlica, os lderes propuseram multido dos discpulos a instituio dos diconos, para servirem s mesas, a fim de que os apstolos tivessem tempo para se dedicarem orao e ao ministrio da Palavra (At 6.1-4).

PGINA 3

Em certa ocasio, Jesus censurou um homem que iniciou a construo de uma torre sem verificar se possua recursos para conclu-la (Lc 14.30). Isto falta de planejamento. Outro; fez grandes planos para encher os seus celeiros (obras seculares) e esqueceu-se da salvao de sua alma (trabalho espiritual). importante realizar aquelas, mas sem esquecer esta a principal. O apstolo Paulo, por onde passava, em suas viagens missionrias, organizava novas igrejas e a cada uma enviava um obreiro capaz e cheio do Esprito Santo. O mesmo apstolo, escrevendo Igreja de Corinto, disse que o nosso Deus no Deus de confuso, ou de desorganizao (1Co 14.33), e recomendou: Faa-se tudo decentemente e com ordem (1Co 14.40). Assim deve ser em todos os tempos e em qualquer lugar, para que em todas as igrejas dos santos haja muita paz e prosperidade. Uma boa administrao no impede a necessria operao do Esprito Santo. Pelo contrrio, o Executivo divino deve ser consultado em primeiro lugar, antes de qualquer planejamento ou deliberao, pois Ele o maior interessado no progresso do reino de Deus na terra. No esqueamos de que somos mordomos de Deus e devemos administrar bem a nossa mordomia, porque um dia seremos chamados a prestar contas. III. OBJETIVOS DA ORGANIZAO 1. Simplificar o trabalho H muitas maneiras de se fazer uma coisa. Porm devemos procurar aquela que seja mais prtica e eficiente, que melhor corresponda realidade. 2. Facilitar a produo Atravs da simplificao do trabalho, conseguimos facilitar a sua produo e, conseqentemente, produzir mais e melhor. IV. A ADMINISTRAO SECULAR A administrao secular possui trs grandes ramos: 1. Pessoal 2. Financeiro 3. O & M (Organizao & Mtodos) Em geral, a empresa organizada formalmente com estes departamentos. Qual a responsabilidade de cada um deles? 1. - Pessoal Cuida das pessoas de que se compe a firma, preocupando-se com a situao disciplinar, a integrada, o treinamento, a produtividade, a administrao, a demisso, as frias, a substituio, etc. 2. - Financeiro Analisa a receita e programa as despesas. 3. - O & M (Organizao & Mtodos)

PGINA 4

Estuda e pesquisa a maneira de a empresa operar, estabelecendo as seqncias mais lgicas e o tempo preciso. V. O QUE ADMINISTRAR? Administrar no fazer mil coisas. a cincia de gerar um organismo retirando-o da inrcia, levando-o a melhor funcionalizao dos recursos que justificaram sua criao, com o menor dispndio (gasto) e sem lhe comprometer o futuro. distribuir as responsabilidades e no executar todas as tarefas. fazer com que todos participem do trabalho. No se deve confundir isso com explorao dos outros. O bom administrador leva as pessoas a realizar suas tarefas cada vez melhor e a se realizarem no trabalho. Muitos pretendem tratar pessoalmente dos detalhes mnimos da organizao da igreja, e, diante do total insucesso, passam a expressar sua frustrao dizendo: Esta no a minha misso, meu trabalho ganhar almas. Abandonarei tudo e me dedicarei inteiramente s coisas espirituais. Jesus sempre procurou obter a ajuda de outras pessoas. Quando as talhas estavam vazias, Ele disse: Enchei as talhas (Jo 2.7). Quando a pedra cobria o tmulo de Lzaro, disse: Tirai a Pedra (Lc 11.39). Quando alimentou as cinco mil pessoas, pediu aos discpulos: Recolhei os pedaos que sobejaram (Jo 6.12). A realidade do trabalho do administrador ajudar as pessoas a crescer, ajud-las a fazer o trabalho, em vez de execut-lo ele mesmo. Muitas vezes pensamos que o administrador trabalha muito, mas a sua misso principal motivar outras pessoas para o trabalho. Administrar , a um s tempo: 1. Prever 2. Organizar 3. Comandar 4. Coordenar 5. Controlar 1. Prever preparar-se para o futuro, com a necessria antecedncia, atravs de programas de ao. predeterminar um curso de ao. Jesus ensinou que melhor construir sobre uma rocha que sobre a areia (Mt 7.24-27). Dentro do planejamento, temos as seguintes atividades: 1.1 - Previso Estimativa do futuro 1.2 Estabelecimento de objetivos Determinar, os resultados finais a serem alcanados. 1.3 Programao

PGINA 5

Estabelecimento de seqncia e prioridade dos passos a seguir para atingir os objetivos. 1.4 Cronograma Determinar uma seqncia de prazos para os passos do programa. 1.5 Oramento Distribuio dos recursos necessrios para atingir os objetivos. 1.6 Determinao dos procedimentos Desenvolver e aplicar mtodos padronizados de executar o trabalho especificado. 1.7 Elaborao de polticas Elaborar e interpretar decises duradouras que se aplicam a perguntas e problemas repetitivos que tem significado para a organizao como um todo. 2. Organizar reunir meios e recursos materiais e humanos, distribudos racionalmente e de tal forma harmonizados que possam funcionar como um todo, e sem soluo de continuidade. Atividades: 2.1 Desenvolvimento da estrutura da organizao Identificar e agrupar o trabalho a ser executado nos diversos cargos. 2.2 Delegao Confiar responsabilidade e autoridade a outros e exigir prestao de contas pelos resultados. 2.3 Estabelecimento de relaes Criar condies necessrias para os esforos mutuamente cooperativos do povo. 3. Comandar determinar as providncias, a fim de que toda a organizao funcione de acordo com as normas vigentes. Atividades: 3.1 Tomada de deciso Chegar a concluses e julgamentos. 3.2 Comunicao Criar compreenso. 3.3 Motivao Inspirar, estimular e impelir as pessoas a tomarem as medidas necessrias. 3.4 Seleo de material Envolver pessoas para os cargos existentes na organizao.

PGINA 6

3.5 Desenvolvimento do pessoal Ajudar as pessoas a melhorar seus conhecimentos, suas atitudes e habilidades. 4. Coordenar manter o organismo em funcionamento homogneo e integrado em suas diversas atividades. proporcionar o desenvolvimento de cada rgo, procurando manter o equilbrio do sistema operacional. Dessa forma, evitar-se-o atritos, perda de tempo e complicaes indesejveis. 5. Organizar Avaliar e regular o trabalho em andamento e acabado. Atividades: 5.1 Estabelecer padres de execuo Estabelecer os critrios pelos quais se avaliaro os mtodos e os resultados. 5.2 Medio do desempenho Registrar e relatar o trabalho em andamento e o acabado. 5.3 Avaliao do Desempenho Avaliar o trabalho em andamento e os resultados obtidos. Depois de executado o plano, ele deve ser avaliado. Pergunte-se: O nosso mtodo foi bom? Em que falhamos? Por que no alcanamos melhores resultados? Onde falhou o nosso planejamento?

5.4 Correo do desempenho Regular e aperfeioar os mtodos e os resultados. O administrador um especialista na arte de trabalhar com pessoas. Sentese vitorioso quando ajuda outro a fazer bem o seu trabalho. A administrao perfeita est nos cus. O prprio Deus estabeleceu regras fixas para o Universo. O Universo teve o seu planejamento (Pv 8.22). Seis foram os dias da criao. Nenhuma igreja vive sem administrao, assim como nenhuma empresa sobrevive desorganizada. Temos muitos exemplos bblicos de homens que foram verdadeiros administradores, quer na conduo dos assuntos relacionados com a obra de Deus, quanto na sobrevivncia de seu povo: Jetro, Jos, no Egito, Daniel, etc.

PGINA 7

2- A IGREJA
I.IGREJA UNIVERSAL E IGREJA LOCAL 1.A Igreja Na linguagem comum, o vocbulo igreja tem um significado muito amplo. aplicado ao edifcio em que se realiza o culto cristo; a uma congregao de adoradores crentes; a um estabelecimento religioso; a determinado tipo de ordem eclesistica; ao conjunto de todos os crentes em Cristo, e a um grupo local de discpulos cristos associados num pacto com propsitos religiosos. Este ltimo significado o comumente encontrado no Novo Testamento. A palavra grega ekklesia, traduzida por igreja, deriva -se de uma palavra que significa chamados para fora, sendo usada para indicar um grupo chamado de dentro de um ajuntamento maior e mais geral. Nas cidades livres dos gregos, o termo designava um grupo de pessoas dotadas do privilgio de cidadania, incumbido de certas funes pblicas administrativas importantes, convocadas, ou chamadas para fora, dentre a massa comum do povo. No Novo Testamento, a ekklesia um grup o de pessoas chamadas e separadas da multido comum, em virtude de uma vocao divina, escolhida para serem santas, investidas em privilgios e incumbidas dos deveres de cidadania no reino de Cristo. Portanto, de conformidade com o conceito do Novo Testamento, uma igreja crist um grupo de pessoas divinamente chamadas e separadas do mundo, batizadas sob profisso de sua f em Cristo, unidas sob pacto para o culto e o servio cristo, sob a suprema autoridade de Cristo, cuja palavra sua nica lei e regra de vida em todas as questes de f e prtica religiosa. 2. Igreja Universal o conjunto de todos os salvos em todas as pocas e lugares, quer os que j esto na Glria quer os que esto sobre a terra. A Igreja de Cristo independe de denominao. 3. Igreja Local Representa uma parte pequena da Igreja Universal. formada pelo conjunto de pessoas salvas por Cristo de um determinado local, cidade, distrito ou municpio. II. MISSO DA IGREJA -Qual o propsito de Deus ao manter a Igreja no mundo? Qual sua finalidade ou misso? -A Bblia ensina que a Igreja est no mundo para uma misso trplice: 1. Adorao (glorificao ao nome de Deus) A Igreja um precioso tesouro de Deus na qual Ele se deleita. A adorao lhe muito preciosa. Adorar e glorificar a Deus em esprito e em verdade eis a misso da Igreja (Jo 3.23,24; At 13.1-3). 2. Edificao (aperfeioamento, fortalecimento, crescimento dos salvos). Esta uma misso qualitativa que a Igreja tem para consigo mesma. O ensino a salvaguarda dos que so ganhos para Cristo. Atendendo s necessidades do

PGINA 8

membro e, desta maneira, fortalecendo e edificando a Igreja (Ef 3.14-21; 4.11-16; Gl 4.19,20; Jo 17.15-23; 1 Pe 3.15; 2 Pe 3.18). 3. Evangelizao (testemunho) anunciar o Evangelho e o seu poder, aumentando, assim, o nmero de salvos (At 1.8; Mt 28.18-20; Lc 24.47). evidente que a Igreja deve dar o mximo de impulso parte evangelstica de sua misso. Ganhar almas a maior misso da Igreja, porem no a nica. Todo o bom trabalho de evangelizao deve ter em mente tambm a preservao dos frutos e a transformao desses frutos em novos ganhadores de almas. A forma melhor para isso a fundao e organizao de igrejas responsveis, isto , igrejas que continuem a evangelizao (At 19.10). Paulo demorou-se 2 anos em feso e todos os da sia ouviram o Evangelho, o que possibilitou, em poca posterior, Joo escrever as cartas s sete igrejas da sia. III. CARACTERSTICAS IDEAIS DE UMA IGREJA 1. Est presente e vive para desempenhar sua misso trplice 2. Liderana prpria (nativa) 3. Reproduo prpria 4. Sustento prprio IV. VISES OU TEORIAS ERRADAS SOBRE A IGREJA Duros ataques so feitos contra o valor da Igreja hoje: 1. O Deus dos evanglicos no cabe mais no mundo de hoje. 2. A Igreja j cumpriu sua misso, nada mais tem a oferecer. 3. Embora Deus tenha operado no passado atravs da Igreja, hoje Ele no se limita a ela. Opera atravs de vrios movimentos para o bem da humanidade. (Bem, aqui, revoluo, libertao, etc). 4. necessrio reestruturar a sociedade e no s procurar converter o indivduo. A Igreja deve trabalhar para criar uma sociedade onde no existam pobres, trabalhadores explorados, racismo ou favela. Apreciao: Estas teorias, a nosso ver, procuram questionar e criar um clima de dvida quanto legitimidade da misso da Igreja. Elas apresentam finalidade at louvveis para a Igreja, todavia, no-bblicas. Algumas visam esvaziar a Igreja da sua misso principal ou at mesmo bani-la do cenrio mundial. V. VISES OU TEORIAS CORRETAS SOBRE A IGREJA Estas vises so as encontradas na Bblia, a Palavra de Deus dirigida aos homens para servir de prtica, de regra, e de f: 1. No h outro poder fora do Evangelho que transforme um ser humano. No h esperana de um mundo melhor, a menos que se transformem os homens que o formam (Rm 1.16). A tarefa da Igreja continuar at o retorno de Cristo, ocasio em que Ele vencer por ns se com Ele houvermos vencido (1 Co 15.50-58; Mt 13.33; Ap 19.6-9; 20.6; Lc 19.17).

PGINA 9

3. A Igreja verdadeira h de persistir no tempo, visto que tem um ministrio singular e insubstituvel para o mundo de hoje. A fundao de igrejas o cumprimento do mandado divino e todos os que com motivos puros e evanglicos se do a esse trabalho, colaboram com o dono da obra (Mt 16.18) e tm a presena dele garantida (Mt 18.18). Apreciao: O problema do mundo de reconhecer o valor da Igreja est em parte na falha das igrejas que dizem representar a Igreja de Cristo. Muitas no so dignas sequer desse nome Igreja. Cada igreja local deve ser uma parte viva do Corpo de Cristo, portando em si o poder transformador de Deus e no buscando apenas misturar-se com movimentos que nada tem a ver com Deus. A verdadeira Igreja de Cristo e as igrejas que aqui na terra so fiis partes dela jamais foram invalidadas por Deus e, conseqentemente, no o sero pela vontade de quem quer que seja. Ela vive e est vencendo (Mt 16.18). VI. GOVERNO ECLESISTICO Uma igreja crist uma sociedade com vida coletiva, organizada de conformidade com algum plano definido, adaptado a algum propsito definido, que ela se prope realizar. Por conseguinte, conta com seus oficiais e ordenanas, suas leis e regulamentos, apropriados para a administrao de seu governo e para cumprimento de seus propsitos. Existem trs formas especiais e largamente diferentes de governo eclesistico, que tm obtido prevalncia nas comunidades crists atravs dos sculos passados, e que continuam sendo mantidas com diferentes graus de sucesso, cada uma das quais reivindicando ser a forma original e primitiva: 1. A Episcopal ou Preltica, forma em que o poder de governar descansa nas mos de prelados ou bispos diocesanos, e no clero mais alto; tal como sucede nas igrejas romana, grega, anglicana, e na maior parte das igrejas orientais. 2. A Presbiteriana ou Oligrquica, forma em que o poder de governar reside nas assemblias, snodos, presbitrios e sesses; o que sucede na igreja escocesa, luterana, e nas vrias igrejas presbiterianas. 3. A Congregacional ou Independente, forma em que a entidade pratica o auto governo, pois cada igreja individual e local administra seu prprio governo mediante a voz da maioria de seus membros; o que acontece entre os batistas, os congregacionais, os independentes, e alguns outros grupos evanglicos. Neander, destacado historiador, diz a respeito do perodo primitivo: As igrejas eram ensinadas a se governarem por si mesmas. Os irmos escolhiam seus prprios oficiais dentre seu prprio nmero. No tocante eleio de oficiais eclesisticos, o princpio antigo continuou sendo seguido: o consentimento da comunidade era necessrio para a validade de qualquer eleio semelhante, e cada membro tinha a liberdade de oferecer razes por sua oposio. Moshiem diz a respeito do primeiro sculo: Naqueles tempos primitivo s, cada igreja crist era composta do povo, dos oficiais presidentes, e dos assistentes ou diconos. Essas devem ser as partes componentes de cada sociedade. A voz principal pertencia ao povo, ou seja, a todo o grupo de cristos. O povo reunido, por cons eguinte, elegia seus prprios governantes e mestres. A respeito do segundo sculo, ele

PGINA 10

acrescenta: Um presidente, ou bispo, preside sobre cada igreja. Ele era criado pelo sufrgio comum do povo. Durante uma grande parte desse sculo, todas as igrejas continuaram sendo, como no princpio, independentes umas das outras. Cada igreja era uma espcie de pequena repblica independente, governando-se por suas prprias leis, baixadas, ou pelo menos sancionadas pelo povo. VII. A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO 1. Mtodos de evangelismo 1.1. Pregava-se o Evangelho nos pases onde no era conhecido. Deixaram Jerusalm e Antioquia e saram sia e Europa, pregando a judeus e gentios (2 Co 8.1; 1 Ts 2.14). 1.2. Pregava-se ao pblico em geral. 1.3. Serviam-se da casa de um novo crente. 1.4. Usavam uma sinagoga ou escola (At 17.1). Com o decorrer do tempo escolhiam-se ancios ou presbteros, e diconos para a direo, assim como os ministrios necessrios ao rebanho, para levar a cabo a obra de evangelizao (1 Ts 5.12; At 20.18-35). 2. Governo prprio Desenvolvimento de ministros dentre os membros capacitados para dirigir a igreja. Homens cheios do Esprito Santo eram chamados. 3. A igreja evangelizava por si mesma. 4. A igreja tinha seu sustento prprio. (Uma igreja local o meio divino de evangelizar o territrio ao seu redor). VIII. A BASE DA COMUNHO NA IGREJA LOCAL Para formar uma igreja, preciso que haja como base: 1. Comunho Acordo entre os membros quanto s doutrinas, propsitos mtodos de que se utilizaro para alcanar suas finalidades. 2. Cooperao Andaro dois juntos, se no houver entre eles acordo? (Am 3.3). Ao formar uma igreja, os convertidos devem ser instrudos na Palavra de Deus e na vida crist, de maneira a poderem chegar a um acordo e declarar com certeza: Isto o que cremos. Isso o que somos. Isso o que pregamos. Deve haver um acordo completo quanto s doutrinas fundamentais (1 Co 1.10). 2.1. Tm de ser unidos em um mesmo parecer com respeito: a) A atividades crists b) Ao vcio do lcool c) Ao vcio do fumo d) s diverses populares: bailes, teatros, jogos, etc. 2.2. Tambm devem ter um s entendimento com respeito:

PGINA 11

a) exigncia da lei civil quanto ao matrimnio, capaz de afetar a admisso de membros novos. b) maneira de tratar com membros que caem em pecado e desonram o nome de Cristo e da Igreja (Mt 28.19,20). Vemos, pois, que se principia a edificao e a organizao duma igreja tendo por base o ensinamento bblico. IX. O QUE FAZ A IGREJA 1. A Igreja ajuda o homem a conhecer a grandeza, a majestade, a glria, o poder e o amor de Deus. 2. Ajuda o homem a conhecer a pureza, a beleza, a magnificncia, o poder e o amor de Cristo, o Filho de Deus. 3. Ajuda o homem a conhecer o caminho da redeno do pecado por intermdio de Cristo, o Salvador. 4. Instrui e orienta os homens na adorao de Deus. 5. D foras e coragem para adorar, porque lembra ao homem que milhes de outras pessoas com o mesmo pensamento esto reunidas para adorarem a Deus ao mesmo tempo. 6. Ajuda o homem a conhecer seus deveres e responsabilidades como filho de Deus o primeiro ser do qual Deus recebeu honra. 7. Ajuda a pessoa a conhecer a Bblia que a luz da qual todo homem necessita para viver retamente. 8. Ajuda o homem a adquirir uma perspectiva adequada, para ver sua vida como o incio de uma existncia eterna. 9. Contribui para o crescimento no carter, tendo uma vida altrusta, til e radiante. 10. Ensina a honestidade, a cortesia, a verdade no falar, a diligncia no trabalho e a amabilidade no trato. 11. Gera a boa vontade que torna possvel haver governos e outras instituies que exigem confiana mtua. 12. Ministra aos doentes, aos tristes, aos aflitos, trazendo a quem sofre novas foras, e vitria e alegria. 13. Ajuda a pessoa a no se sentir isolada e sozinha, pois, atravs do esprito socivel e do entusiasmo da comunidade, ela sente o amor de Deus. 14. Ajuda as pessoas menos capazes, menos bem-informadas, e menos corajosas a serem melhores do que poderiam ser sozinhas. 15. Ajuda o homem a vencer o sentimento de medo e frustrao, por intermdio de Cristo, o amigo sempre presente. 16. Torna possveis as amizades que resultam em casamento na elevao de ideais e em lares felizes. 17. D aos pais altos ideais de vida e de amor que tornam o lar um centro do viver firme e nobre.

PGINA 12

18. Ajuda a destruir as causas de toda misria e infortnio: o pecado e a ignorncia. 19. Coopera para que haja melhores escolas, poltica mais sadia, vida social mais pura, e mais justia nacional. 20. Est do lado da lei e do direito, e gera respeito pelas coisas que fazem grande uma nao. 21. Convida todos os homens a uma vida de f, adorao, e servio cristo humanidade. E este o modo de servir a Deus. Ele a Cabea do corpo da Igreja (Cl 1.18). Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25). X. CORPO ECLESIAL Constitui-se, biblicamente, de dois ofcios: 1) Pastor, Ministro, Ancio, Presbtero, Bispo 2) Dicono Algumas consideraes a respeito: 1. Pastor, Ministro, Ancio, Presbtero, Bispo: No Novo Testamento, os vocbulos BISPO, PRESBTERO e ANCIO so empregados para designar oficiais eclesisticos. Todos, entretanto, designam o mesmo ofcio, por isso significam oficialmente o mesmo; de fato, so freqentemente aplicados mesma pessoa. O bispo, tambm chamado presbtero ou ancio, era o pastor ou superintendente do rebanho espiritual, que cuidava, vigiava, guiava e alimentava o rebanho (At 20. 18,28; 1 m 3.1; Tt 1.5-7). Neander escreve: O vocbulo presbtero ou ancio, indica antes a dignidade do ofcio, visto que entre os judeus os presbteros eram usualmente homens idosos e venerveis; enquanto que o vocbulo episcopos, ou bispo designava a natureza de seu trabalho como supervisores, ou pastores das igrejas. O primeiro ttulo era empregado pelos judeus cristos como nome conhecido nas sinagogas; enquanto que o ltimo ttulo era usado principalmente pelos convertidos gregos ou gentios, por ser termo mais familiar e expressivo para eles. No eram designados para exercer autoridade absoluta, mas antes, para agirem como oficiais presidentes e guias de uma repblica eclesistica: para conduzirem todas as coisas, com a cooperao das comunidades, como seus ministros, e no como seus senhores. Mosheim disse: Os lderes das igrejas eram algumas vezes denominad os presbteros ou ancios, designao essa tomada dos judeus e que indicava mais a sabedoria que a idade das pessoas, e algumas vezes tambm eram chamados bispos; porm, mais que evidente que ambos os termos so empregados indiferentemente no Novo Testamento para uma s e a mesma classe de pessoas. Naqueles tempos primitivos, cada igreja crist se compunha do povo, dos oficiais presidentes, e dos assistentes ou diconos. Esses haviam de ser os componentes de cada sociedade. O Doutor Coleman diz: geralmente admitido pelos escritores episcopais sobre esse assunto, que, no Novo Testamento, bem como nos primeiros escritos eclesisticos, os termos bispos e presbteros ou ancios, so sinnimos, e denotam um e

PGINA 13

o mesmo ofcio. O ofcio de presbtero era in egavelmente idntico ao ofcio de bispo, conforme tem sido demonstrado acima. Somente duas ordens de oficiais so conhecidos na Igreja at o fim do segundo sculo. 2. Diconos Os diconos eram escolhidos para atender aos interesses temporais da igreja, conforme fica evidente pela escolha dos sete, registrada no captulo sexto do livro de Atos. Isso foi feito a fim de que os apstolos pudessem estar livres dos cuidados temporais, e, assim, dedicar sua ateno mais exclusivamente ao bem-estar espiritual do povo. A palavra dicono significa ministro ou servo. Algumas vezes aplicada aos apstolos, e at ao prprio Cristo, no sentido geral de um que no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Alguns dos primeiros dico nos foram tambm eficientes pregadores do Evangelho, porm, sua obra, como diconos, pertencia a outros servios nas igrejas. Por outro lado, apesar de ser o dicono um oficial eclesistico, seu ofcio no constitui uma ordem ministerial de forma alguma, pois suas funes especficas pertencem aos interesses temporais, e no ao servio espiritual. O servio usualmente realizado por secretrios, e outros semelhantes, segundo podemos supor, tanto quanto era necessrio na administrao das primeiras igrejas, recaa sobre os diconos. A funo principal do dicono deve ficar clara. XI. FILIAO 1. Os Membros da Igreja Local Sabemos que as pessoas se tornam membros da Igreja Universal pela experincia de salvao e no pelo batismo em gua. Todavia, tornam-se membros da organizao, da igreja local, atravs do batismo em gua, que nada mais do que o testemunho pblico e externo da deciso de continuar seguindo a Jesus, identificando-se com Ele e com o seu povo na terra. 1.1. Formas de tornar-se membro muito provvel que, na era apostlica, quando havia apenas um Senhor, uma f, um batismo, e no existiam denominaes com suas divergncias, o batismo do convertido por si o constitua membro da igreja, outorgando-lhe imediatamente, todos os direitos e privilgios de membro em plena comunho. Nesse sentido, batismo era a porta de entrada na igreja local. Atualmente, a situao diferente; e ainda que as igrejas desejem receber novos membros, so precavidas e cautelosas para no receberem pessoas indignas. As igrejas, portanto, fazem com que os candidatos se apresentem a elas, faam sua declarao, testifiquem da sua experincia e ento sua recepo decidida pelo voto dos membros. E, embora ningum possa tornar-se membro sem ser batizado, contudo o voto da coletividade que os admite sua comunho, ao receberem o batismo. Assim, aceita-se um membro na igreja: a) Pelo batismo (Mt 28.19; At 2.38). necessrio que seja devidamente casado, alguma Igrejas recebem aqueles que vivem em situao irregular, mas que vive com outra pessoa como se casado fosse, perante a lei civil, a unio civil entre um homem e uma mulher como se casado fossem, geram os mesmos direitos de um casal casado civilmente, salvo unio de

PGINA 14

pessoas do mesmo sexo. Mas isso uma interpretao p ara cada Igreja, (1 Co 7.2, 10,11; Hb 13.4) ou solteiro, e que tenha experimentado a salvao pela f em Jesus. b) Por Carta de Transferncia Quando expedida por igreja da mesma f e ordem. c)Por Aclamao Aplica-se a vrias situaes. Todas, porm, exigem que a igreja que receber o membro j o tenha observado e considerado positivo o seu modo de viver. Pessoas recebidas de outros grupos devem ser observadas cuidadosamente, a fim de se descobrir se defendem doutrinas contrrias s doutrinas bblicas que esposamos. Deve haver entendimento bem definido acerca do sustento da igreja, pelo membro a ser recebido, pois possvel que no se sinta responsvel, quanto aos dzimos e ache que outros que devem levar a carga financeira da obra. O candidato deve estar ciente das normas de santidade. Deve o pastor instruir os novos membros nas verdades essenciais para o desenvolvimento da igreja; e somente os que esto plenamente doutrinados podero ser admitidos como membros. A igreja poder receber, tambm, por aclamao: a) Membros de organizaes genuinamente evanglicas. b) Membros de igrejas que desapareceram. c) Membros de igrejas que no do carta de transferncia. d) Membros cujos documentos foram extraviados. Alm do que prescreve o estatuto, deve o membro: a) Consagrar-se. b) Aprender a levar as almas a Cristo. c) Honrar, respeitar, sustentar a obra com dzimos. d) Assistir aos cultos. e) Votar nas vrias reunies. f) Participar da Ceia. g) Visitar e ser visitado. h) Tomar parte nas atividades da igreja. i) Ser separado, eventualmente, para obreiro local. 2. Perigos a Serem Evitados a) Pensar o pastor somente no nmero de membros. b) Pensar demais em apoio financeiro ou social. c) Ter na igreja, como membros, pessoas que no querem se comprometer com o bom exemplo.

PGINA 15

d) Ter na igreja, como membros, pessoas que crem em doutrinas diferentes: -No s falharo, como induziro outros ao erro. -Em pouco tempo, sero mais prejudiciais que teis. e) Aceitar como membros pessoas que se separaram bruscamente de suas igrejas originais. -s vezes so contenciosos por natureza. -No se conformam por no serem agraciados com cargos. Pessoas excludas de outras igrejas no devem ser recebidas como membros, exceto aps a mais cuidadosa investigao de todos os fatos do caso, e, mesmo assim, s quando se tornar manifesto que a excluso era injustificvel e que a igreja que a determinou se recusa, tenazmente a fazer justia para com o membro excludo. Em qualquer que seja o caso, o novo ou futuro membro dever ter uma conversa com o pastor, para estar bem-informado do ritmo do trabalho, evitando, assim, problemas futuros. Isso se aplica mesmo a pessoas vindas de Igrejas de outras regies. um direito da nova igreja explicar tudo para que no haja mal-entendido. No trabalho de Deus, mais vale a qualidade que a quantidade. Claro que tudo deve ser feito com humildade, respeito e mansido. Notas a) Caso algum membro faa objeo recepo do candidato, esta deve ser adiada, a fim de que sejam estudados os motivos da objeo. As objees que forem julgadas infundadas ou despropositadas no devem impedir a recepo de um candidato qualificado: no entanto, ningum deve ser recebido, a no ser por voto unnime, ou quase unnime. b) usual em algumas igrejas que os candidatos, aps terem apresentado sua experincia ou suas cartas, se retirem enquanto a igreja delibera e resolve seu caso. 3. Cartas 3.1. Recomendao Deve ser expedida apenas para membros em comunho com a igreja e que faro uma viagem temporria a um ou mais lugares. A validade para a primeira apresentao de 30 dias. Caso o membro v permanecer em lugar fixo, por mais de 3 meses, o ideal pedir carta de mudana. 3.2. Mudana A carta de transferncia legada a membros em comunho com a igreja e que estejam transferindo residncia para outra localidade onde exista igreja da mesma organizao. Quem pede a carta de transferncia do membro a Igreja onde ele comeou a cooperar. 3.3. Declarao No caso de um membro querer transferir-se para uma igreja aceita como evanglica, mas que no seja da mesma f e ordem, podemos dar-lhe uma declarao,

PGINA 16

dizendo que foi membro da igreja de tanto a tanto, sendo, agora, desligado do rol de membros a pedido. Todavia, no temos obrigao de fornecer esse documento. 3.4. Apresentao Entre congregaes de um mesmo campo ou municpio pode-se dar uma carta de apresentao. Pode ainda ser usada para pessoas que, de passagem ou mudana, so apenas congregados e no membros. Em todos os casos ver tambm questo de prazo, destino e portador. Antes de receber qualquer pessoa de outra igreja, bom consultar o pastor ou responsvel de sua igreja, procurando saber, se, na verdade, no expede qualquer documento para pessoas que mudam de organizao, ou se a pessoa no est documentada porque no merece. O tratamento de qualquer destes casos deve ser feito com sabedoria. As cartas de mudana ou recomendao podem ser revogadas em qualquer ocasio, antes de serem usadas, se, no entender da igreja, houver motivo suficiente para tal ao. 4. Casos de Rebatismo 1. Se no foi feito o batismo conforme o modelo bblico. 2. Se foi batizado antes da convico de salvao. 3. Se a pessoa pede por motivo justo. 5. Disciplina na Igreja A disciplina uma bno e uma necessidade na igreja (At 5.1-11; 2 Ts 3.614; Rm 16.17,18; 1 Co 5). Jesus falou sobre a disciplina (Mt 18.15-17). Deus um Deus de ordem. Como um pai disciplina seus filhos na famlia (Hb 12.5-11), assim deve haver disciplina na igreja. Apesar de a igreja no ter condies de obrigar a conscincia do membro, ela tem de julgar sobre a observao dos ensinos bblicos e cristos por parte dos que a ela pertencem. 5.1. Propsito da disciplina No se deve considerar a disciplina com carter negativo, castigo por parte da Igreja. A disciplina tem carter positivo: a) Corrigir uma m situao (2 Co 7.9). b) Restaurar o cado (Gl 6.1; Mt 6.14,15). c) Manter o bom testemunho da igreja (1 Tm 3.7; 2 Tm 1.11). d) Advertir os demais membros para que no se descuidem (1 Co 5.6,7). e) Apelar conscincia do ofensor para que pense sobre sua conduta. 5.2. Motivos para disciplina a) Conduta desordenada ou desaprovada pela igreja (2 Ts 3.11-15). b) Imoralidade (1 Co 5). c) Contenciosidade esprito divisionista (Rm 16.17,18; 2 Co 13.1; 1 Tm 3.15,20).

PGINA 17

d) Propagao de falsas doutrinas (Tt 3.10,11). e) Filiao a organizaes ou igrejas incompatveis com o cristianismo. f) Outros. 5.3. Categorias de ofensas a) Particulares. b) Pblicas. 5.4. Mtodo ou procedimento na disciplina (Jesus ensinou: Mt 18.15-18) a) Na medida do possvel, deve-se tratar o problema entre as pessoas afetadas. b) Duas ou trs testemunhas. c) No se arrependendo o ofensor, ou se o caso, tomar propores e chegar ao conhecimento de muitos, deve ser levado igreja. d) Caso se recuse a humildemente reconhecer sua falta, e a pedir perdo, deve o ofensor ser excludo do rol de membros (Mt 18.18; 2 Ts 3.14; 1 Co 5.11). Arrependendo-se, que seja perdoado, se a falta no for tal que exija excluso imediata. e) Se o caso for de flagrante escndalo para a igreja, ao ser comprovado, deve ser imediatamente excludo, tudo, porm com justia. 5.5. Como tratar a pessoa sob disciplina a) No trat-la como inimiga (2 Ts 3.15). b) Em vez disso devemos ganh-la de novo (Tg 5.19,20). c) Esta uma tarefa para pessoas espirituais (Gl 6.1). d) O disciplinado poder ser posteriormente restaurado desde que se revele realmente arrependido. 5.6. Casos especiais de disciplina aplicada por muitos Casos de perdo para pessoas que exercem cargos na igreja ou liderana. a) preciso limitar os direitos destas pessoas, para dar tempo a que o pblico e a igreja vejam o arrependimento e restabeleam a confiana de antes. Ex. regente de coral ao se arrepender deve voltar logo funo? b) necessrio um tempo de prova, no qual a pessoa tem de demonstrar o arrependimento. H igrejas que do logo a reconciliao, mas suspendem da Ceia por determinado tempo. c) preciso estar seguro da medida tomada e tambm nunca se deve facilitar tanto a ponto de se pensar que o pecado coisa to simples que a igreja nem sequer se incomoda. 5.7. Casos de defesa extra-bblica a) Advogado. b) Justia comum.

PGINA 18

5.8. Publicidade na disciplina a) No deve ser aplicada em secreto. b) Toda a igreja decidir. c) Sendo pblico, o culpado sentir melhor a desaprovao da sua conduta. d) Ao voltar, tudo deve ficar sanado; ningum tem o direito de trazer memria os fatos perdoados. 5.9. Atitude do pastor frente ao procedimento de disciplina do membro; a) Deve ministrar com esprito de humildade e de amor (Gl 6.1). b) A disciplina no um castigo, ela visa redimir e restaurar. c) Tudo o que tem esprito de represlia ou revanche carnal e dificulta a submisso da pessoa. d) O bom pastor d a vida... e deve estar ansioso pela volta da ovelha que se perdeu, mesmo que seja em outra igreja. e) A disciplina deve ser aplicada imparcialmente. f) A disciplina nunca deve se transformar em arma nas mos do pastor ou do dirigente, como meio de impor a sua prpria vontade: Nada h mais reprovvel que amedrontar membros com disciplina para coloc-los na linha. Alm do mais, pastor no ditador. , sim, um guia e exemplo do redil (1 Pe 5.1-3). 6. CREMOS Em um s Deus, eternamente subsistente em trs pessoas: o Pai, o Filho e o Esprito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29). Na inspirao verbal da Bblia Sagrada, nica regra infalvel de f normativa para a vida e o carter cristo (2 Tm 3.14-17). No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal dentre os mortos e em sua ascenso vitoriosa aos cus (Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9). Na pecaminosidade do homem, a qual o destituiu da glria de Deus, e em que somente o arrependimento e a f na obra expiatria e redentora de Jesus Cristo o pode restaurar a Deus (Rm 3.23; At 3.19). Na necessidade absoluta do novo nascimento pela f em Cristo e pelo poder atuante do Esprito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos cus (J 3.3-8). No perdo dos pecados, na salvao presente e perfeita e na eterna justificao da alma recebida gratuitamente de Deus pela f no sacrifcio efetuado por Jesus Cristo em nosso favor. (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9). No batismo bblico efetuado por imerso do corpo inteiro uma s vez em guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12). Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatria e redentora de Jesus no Calvrio, atravs do poder regenerador, inspirador e santificador do Esprito Santo, que nos capacita a viver como fiis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14; 1 Pe 1.15,16). No batismo bblico com o Esprito Santo que nos dado por Deus mediante a intercesso de Cristo (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7). Na atualidade dos dons espirituais distribudos pelo Esprito Santo Igreja para sua edificao, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12). Na segunda vinda pr-milenar de Cristo, em duas fases distintas: Primeira: invisvel ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da Terra, antes da Grande Tribulao; segunda: visvel e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14). Que todos os cristos comparecero

PGINA 19

ante o tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (2 Co 5.10). No juzo vindouro que justificar os fiis e condenar os infiis (Ap 20.11-15). E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiis e de tristeza e tormento para os infiis (Mt 25.46).

3- O ORGANOGRAMA DA IGREJA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO Servios Gerais Alimentao Manuteno Conservao e Limpeza Servio Telefnico Material Compras Almoxarifado Pessoal Economia e Finanas Contabilidade Tesouraria Transportes Segurana Obras Hospedagem Livraria Secretaria DEPARTAMENTO DE ASSISTNCIA SOCIAL Alimentao e Roupas Assistncia de Sade e Benefcios Clnicas de sade multiprofissional Caixa funerria Amparo Orfanato Creches Asilo Lar comunitrio

PGINA 20

DEPARTAMENTO DE MSICA Treinamento Ensaios Cursos de Msica Curso para instrumentos especficos Som e Gravao Aparelhos Instrumentos musicais Grupos Musicais Orquestras Corais Conjuntos Cantores DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAO Material Folhetos Livros especficos Manuais para evangelizao Aparelhagem de som Planejamento Recenseamento, etc. (organizao) reas Aconselhamento Cidade (Rua, comrcio, edifcios) Escolas Favelas Indstrias Viciados, etc. DEPARTAMENTO DE MISSES Secretaria Organizao Treinamento Controle de sustento Misses Nacionais

PGINA 21

Envio Superviso Misses Estrangeiras Envio Superviso DEPARTAMENTO DE EDUCAO Biblioteca Escola Dominical Curso para professores Secretaria Setor infantil Setor adolescente Setor jovem Setor adulto Setor jovens casais Setor novos convertidos Ensino e Treinamento Curso para novos convertidos (batismo) Curso para os membros Curso para os obreiros Ensino Telogo Escola teolgica Ensino Secular Alfabetizao 1o grau 2o grau Supletivo Faculdade Cursos diversos (artesanato, culinria, costura, etc). DEPARTAMENTO DE COMUNICAO Assessoria de comunicao Relaes pblicas Avisos, editais, agenda Convites, divulgao

PGINA 22

Entrevistas Informaes, propagandas Imprensa Jornal Rdio TV Publicaes Livros Impresso Criao e Arte Editorao Imagem e Som Aparelhos Estdio udio-visuais Anexo 01 - Organograma

4- A IGREJA COMO PESSOA JURDICA


I. O ESTATUTO O estatuto o documento fundamental constitutivo do grupo, isto , o conjunto de normas que estabelecem a estrutura e a organizao da sociedade ou do grupo. Diz-nos o doutor Miguel Gonalves que desde o momento em que o homem levado ao desejo de se associar, com os mais variados objetivos, tem ele necessidade de que, num documento hbil, fiquem estabelecidas as normas concretas das restries que o seu direito individual sofrer em benefcio do direito do grupo, a par das obrigaes que, em contrapartida, lhe cabero e aos seus companheiros. O prprio Cdigo Civil Brasileiro, em seus artigos 53 a 59, estabeleceu que nenhuma sociedade pode existir ou funcionar no te rritrio nacional sem ser juridicamente constituda, e prescreve as condies para a constituio jurdica de qualquer sociedade de natureza religiosa, cultural, etc. 1. Por que uma igreja deve ter um estatuto? - So vrios os motivos. O pastor J. F. Sobrinho apresenta estas quatro razes: Primeira Uma igreja sem estatuto como uma igreja-fantasma, no existe juridicamente e est sujeita a muitos perigos. Uma das conseqncias mais graves da inexistncia de estatuto ser o conceito que os prprios membros faro da sua igreja e o tipo de comprometimento de que se julgaro devedores. Uma igreja sem forma jurdica afigurase, aos olhos dos seus membros, como uma entidade abstrata, inobjetiva, com a qual

PGINA 23

eles devero manter tambm compromissos mais ou menos abstratos e inobjetivos. Quando a igreja se torna pessoa jurdica, pelo registro do seu estatuto, adquire uma conceituao mais concreta, sem nenhum prejuzo para os seus fins espirituais. Segunda Uma igreja sem estatuto no pode ser representada juridicamente. No pode ser proprietria de nada, nem reclamar quaisquer direitos. Ficar sempre dependendo de outras entidades para representar-se juridicamente, o que traz inmeros inconvenientes, alm de uma conceituao de tutela que, ao menos indiretamente, interfere no princpio de autonomia eclesistica. Terceira Se no bastassem as razes acima, h ainda uma razo mais forte e atual para que cada igreja tenha seu estatuto registrado. Trata-se da necessidade de inscrever-se a igreja no CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica, para efeito de inscrio como contribuinte do INPS. H uma idia errada por a de que, se a igreja no for inscrita no INPS, estar a salvo de fiscalizao. Respondemos: A falta de inscrio no isenta a igreja de obrigaes sociais. A legalizao de qualquer obra que a igreja faa depender da certido negativa do INPS. Os empregados da igreja, como seres humanos que so, precisam ser amparados pela previdncia social. E mais: No caso de acidente, doenas ou invalidez, qualquer empregado da igreja poder procurar os seus direitos, e a falta de inscrio no INPS ser agravante e no atenuante. Por ltimo, qual o testemunho que uma igreja deve dar na sociedade, no que toca ao amparo ao trabalhador? Quarta Um estatuto bem elaborado uma segurana para a igreja. Sem estatuto, a igreja corre perigo de desvios doutrinrios e patrimoniais e fica mais sujeita a caprichos de lideranas mal-informadas ou mal-intencionadas. Assim que a primeira coisa que uma igreja deve fazer aprovar os seus estatutos, passando a existir tambm como pessoa jurdica. 2. Denominaes usuais em estatutos Citaremos, a seguir, algumas denominaes usuais em estatutos, podendo divergir em certos casos: 1o) NOME com a finalidade de defini-lo. 2o) SEDE E FORO onde ter sua atividade em carter principal e onde sero exercidos os seus direitos. 3o) FINALIDADES caracterizando as razes de sua existncia, o que ir fazer, o que pretende, at que ponto ter penetrao na vida social. 4o) DURAO desde os prazos ilimitados aos determinados. 5o) MEMBROS suas finalidades, direitos, deveres perante o grupo, condies para admisso e excluso. 6o) DIRETORIA o rgo que vai gerir os interesses e negcios do grupo, ou que o representar.

PGINA 24

7o) ASSEMBLIAS GERAIS podero ser ordinrias (aquelas realizadas em datas fixadas previamente pelo estatuto), ou extraordinrias (em datas diversas). Modo de convocao, competncia e meios. 8o) QUORUM nmero de membros necessariamente presentes nas sesses para deliberar. 9o) ELEIES processo, perodo, durao dos mandatos e maioria exigida para a eleio. 10o) PATRIMNIO o seu capital. 11o) MODIFICAES ESTATUTRIAS regras para se evitarem modificaes constantes exigncia de dois teros. 12o) DISPOSIES GERAIS o que no foi explicitado anteriormente. Note-se que o estatuto de natureza constitutiva, esttica, sem se deter em estudos minuciosos, pois no momento em que os participantes de determinado grupo se renem para deliberar, as suas normas de trabalho esto estabelecidas no Regimento Interno. 3. Complementos dos estatutos Outros elementos necessrios devem constar do estatuto, para facilitar as atividades da igreja: 1o Administrao 2o Responsabilidade. 3o Declarao formal de que a igreja no visa a lucros. 4o Declarao da origem e aplicao dos bens, e prestao de contas. 5o Destinao da sociedade em caso de ciso. 6o Definio genrica de tarefas da Diretoria. 7o Previso de um Regimento Interno. 8o Declarao se a presidncia da igreja cabe somente ao pastor ou pode ser eleito outro membro. 9o Quorum para decises vitais, como compra e venda de imveis, eleio e demisso do pastor, reforma do estatuto, etc. O que no deve constar de estatuto pode fazer parte de um regimento interno, que no precisa ser registrado, mas que ter valor jurdico se for previsto no estatuto e aprovado pela igreja, constando das atas: 1o Particularidades sobre cultos. 2o Organizaes internas da igreja. 3o Mtodos de trabalho, inclusive de contribuio. 4o Afirmao de carter doutrinrio. 5o Especificao sobre uso de propriedades, com exceo do templo. 6o Especificaes sobre entidades filiadas igreja (estas, se necessrio, podero reger-se por estatuto prprio).

PGINA 25

7o Especificao sobre modo de recebimento ou excluso de membros. 4. Modelo de Estatuto Entre as muitas variadas formas de composio de estatuto, apresentamos, a seguir um modelo: ESTATUTO DA IGREJA EVANGLICA... CAPTULO I DA DENOMINAO, SEDE E FINS Art. 1o Constitui-se na cidade..., na data de..., a IGREJA EVANGLICA... neste estatuto doravante designada simplesmente por Igreja. Art. 2o Trata-se de uma entidade religiosa, sem fins lucrativos constituda por tempo indeterminado e nmero ilimitado de membros. Pargrafo nico. So membros fundadores todos aqueles que assinam a ata de fundao da Igreja. Art. 3o Tem sua sede na... Art. 4o A Igreja tem seu foro na cidade de... Art. 5o So objetivos da Igreja: a) Promover cultos de adorao a Deus. b) Divulgar o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em todo o territrio nacional e no exterior. c) Fomentar o estudo da Bblia Sagrada e da educao em todos os graus. d) Cooperar com outras igrejas e instituies que tenham as mesmas finalidades. e) Cuidar dos pobres, enfermos necessitados, dos rfos, das vivas e da velhice desamparada. CAPTULO II DOS MEMBROS Art. 6 So membros da Igreja pessoas de qualquer nacionalidade, sexo, ou cor, que aceitem voluntariamente as suas doutrinas e disciplina e que, em reunio ordinria, forem aceitas como membros. 1o Perder a condio de membro aquele que o solicitar ou que seja excludo pela Igreja em assemblia. 2o Nenhum bem ou direito patrimonial ser exigido por aquele que deixar de ser membro, qualquer que seja o motivo. 3o Os direitos e deveres do membro, bem como as condies para ser membro, acham-se contidos no Regimento Interno. CAPTULO III DA ORGANIZAO DA IGREJA
o

PGINA 26

Art. 7o A Igreja composta de Sede e Congregaes, que tomaro o nome de lugar onde se encontrarem, exceto a congregao em que funcionar a Sede da Igreja que denominar-se- Sede. Art. 8o So rgos dirigentes da Igreja: a) Diretoria b) Assemblia Geral Art. 9o A Diretoria da Igreja ser composta de 7 (sete) membros: a) Presidente b) Vice-Presidente c) 1o Secretrio d) 2o Secretrio e) 3o Secretrio f) 1o Tesoureiro g) 2o Tesoureiro Art. 10 Nenhuma remunerao ser concedida a qualquer dos membros da Diretoria pelo exerccio de suas funes. Art. 11 S podero ser membros da Diretoria os membros em comunho com a Igreja. Art. 12 No caso de vacncia de um ou mais cargos da Diretoria, esta, reunir-se- extraordinariamente para a escolha e preenchimento do cargo ou dos cargos. Art. 13 A Diretoria reunir-se-, quando necessrio, por convocao do Presidente do plpito da Igreja e em edital afixado no local de avisos, num prazo no inferior a 8 (oito) dias. Art. 14 O quorum para as sesses da Diretoria ser de 5 (cinco) membros, e as decises far-se-o por maioria simples e por escrutnio e, em caso de empate, caber ao Presidente o voto de desempate. Art. 15 A Assemblia que eleger a Diretoria, eleger a Comisso de Contas, que ser composta de 3 (trs) membros, cujas atribuies acham-se contidas no Regimento Interno. CAPTULO IV DA COMPETNCIA Art. 16 O pastor da igreja dever ser o seu presidente, e servir por tempo indeterminado, a critrio da igreja, e os demais membros da Diretoria tero mandato de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos. 1o O pastorado da Igreja ser exercido pelo Pastor, bem como a orientao da Igreja e a direo dos atos de culto e das reunies solenes, por tempo indeterminado e enquanto bem servir, a critrio da prpria Igreja: 2o O Pastor da Igreja dever receber o seu sustento pelo exerccio deste Ministrio.

PGINA 27

Art. 17. So deveres e atribuies do Presidente: a) Convocar e presidir as Assemblias, bem como as reunies da Diretoria. b) Decidir, nas Assemblias e reunies da Diretoria, com voto de Minerva. c) Assinar com o secretrio, as atas das Assemblias depois de devidamente aprovadas. d) Assinar cheques e demais documentos de crdito. e) Assinar, com o 1o Secretrio, as notas e documentos da Igreja. f) Assinar escrituras de compra e venda, de hipotecas, de compromisso; bem como quaisquer outros documentos, sempre mediante prvia autorizao da Igreja, em Assemblia. g) Autorizar, com o 1 o Tesoureiro, todas as contas e gastos, assinando os recibos e demais documentos da Tesouraria, de acordo com o resolvido pela Diretoria. h) Dirigir e manter a ordem nas discusses. i) Velar pelo bom desempenho da Igreja, observar e fazer cumprir o estatuto, o Regimento Interno e as Resolues da Assemblia. j) Representar, de fato, a Igreja perante as suas co-irms, e Convenes sendo que, a sua atuao nesse sentido ser sujei ta a referendum da Assemblia. l) Representar a Igreja ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente. Art. 18 O Vice-Presidente assumir as atribuies e deveres do Presidente, por ausncia ou impedimento legal deste. Art. 19 So deveres e atribuies do 1o Secretrio a) Assistir s Assemblias Ordinrias e Extraordinrias e a Reunies da Diretoria e outras, redigindo as atas respectivas, em livros prprios, para aprovao da Igreja, assinando-as com o Presidente. b) Assinar, com o Presidente, a correspondncia e documentos da Igreja. c) Cuidar do livro de presena das Assemblias Ordinrias. d) Encarregar-se do registro de membros, expedio de cartes, fazendo os devidos assentamentos individuais, em arquivos prprios. e) Preparar o relatrio anual e submete-lo Assemblia em reunio administrativa realizada na primeira quinzena de janeiro de cada ano, de acordo com as instrues do Presidente. Art. 20 Compete ao 2 o Secretrio auxiliar o 1 o Secretrio em suas funes e substitu-lo em sua ausncia ou em seu impedimento. Art. 21 O 3o Secretrio assumir as atribuies e deveres do 1 o Secretrio, por impedimento deste e do 2o Secretrio. Art. 22 So atribuies do 1o Tesoureiro: a) Assistir s reunies da Diretoria e Assemblias.

PGINA 28

b) Contabilizar todas as entradas e sadas, na forma da lei e em livros prprios, das contribuies recebidas dos membros da Igreja, ou no, e subvenes governamentais para os fins a que se destinam. c) Manter a contabilidade das contas correntes em bancos autorizados, e, em nome da Igreja, depositar somas, ttulos e valores diversos; liquidar os gastos inerentes Igreja, cujos pagamentos e retiradas sero feitos atravs de cheques assinados pelo Presidente. d) Apresentar o balano mensal Assemblia Geral Ordinria, bem assim a prestao de contas de sua gesto em balano anual, em reunio administrativa, realizada na primeira quinzena de janeiro. Art. 23 Compete ao 2o Tesoureiro auxiliar o 1o Tesoureiro em suas funes e substitu-lo em seus impedimentos. CAPTULO V DAS ASSEMBLIAS Art. 24 As Assemblias podem ser Ordinrias e Extraordinrias, lideradas pelo Presidente. Pargrafo nico. Integram a Mesa da Assemblia os demais membros da Diretoria. Art. 25 A Assemblia Ordinria reunir-se- sempre que convocada pelo presidente na Sede, em datas e condies previstas no Regimento Interno, para tratar de assuntos da vida administrativa da Igreja, sendo a Assemblia o poder mximo da Igreja. Art. 26 A eleio da Diretoria realizar-se- na Sede da Igreja, na primeira quinzena do ms de janeiro de cada ano, quando a Diretoria ser imediatamente empossada. Art. 27 As Assemblias Extraordinrias sero convocadas pelo Presidente, do plpito da Igreja, com, pelo menos, 8 (oito) dias de antecedncia, e com a meno dos assuntos a serem tratados. Art. 28 O quorum para as Assemblias Extraordinrias ser de metade mais um dos membros da Igreja, em primeira convocao, e de uma quinta parte dos membros, em segunda convocao 30 (trinta) minutos depois, sendo as decises tomadas pelo voto da maioria de 2/3 (dois teros) dos membros presentes. Art. 29 A Assemblia Extraordinria reunir-se- para considerar os seguintes assuntos. a) Eleio posse, e demisso do pastor. b) Aquisio, onerao e alienao de imveis. c) Eleio e posse da Diretoria da Igreja, pelo perodo correspondente. d) Reforma deste estatuto e aprovao e reforma do Regimento Interno. e) Discutir, aprovar, modificar ou rejeitar o Balano Anual. Art. 30 As resolues da Assemblia Ordinria so tomadas por maioria simples de votos, salvo nos casos em que o estatuto preveja maioria especial. CAPTULO VI

PGINA 29

DA RECEITA, DESPESA E PATRIMNIO Art. 31 A receita da Igreja ser constituda das contribuies, dos dzimos e ofertas voluntrias de seus membros ou no, incluindo-se subveno ou auxlio dos Poderes Pblicos ou entidades privadas. Pargrafo nico. Toda a receita ser aplicada exclusivamente na consecuo das finalidades a que a Igreja se destina. Art. 32 O patrimnio da Igreja ser constitudo de doaes, legados, bens moveis, ou semoventes que possua ou venha a possuir, e que sero registrados em seu nome e utilizados to-somente para a consecuo dos seus fins dentro do territrio nacional e no exterior. Art. 33 Os membros da Igreja no respondero individual e subsidiariamente pelas obrigaes que seus administradores porventura contrarem, porm, responder a Igreja com seus bens, por intermdio da Diretoria. Pargrafo nico A Igreja no responder por dvidas contrada, por qualquer de seus membros, sem que para isso tenha dado a prvia autorizao por escrito. CAPTULO VII DA REFORMA DO ESTATUTO Art. 34 A reforma do estatuto s poder ser feita por proposta da Diretoria ou por iniciativa de 1/3 (um tero) dos membros da Igreja. A convocao da Assemblia Extraordinria para esse fim ser feita nos termos gerais dos Artigos 31, 32 e 33 deste estatuto. Art. 35 Para o disposto no Artigo anterior, sero exigidos 2/3 dos membros presentes, para cada artigo, separadamente, que deva ser modificado, suprimido ou acrescentado. CAPTULO VIII DISPOSIES GERAIS Art. 36 Os casos omissos neste estatuto sero resolvidos em Assemblia Geral. Art. 37 A Igreja, para facilitar a consecuo de suas finalidades, dever criar interna e externamente, tantas comisses, organizaes e congregaes quantas forem necessrias, de acordo com o presente Estatuto. Art. 38 A Igreja dever ter um regimento interno aprovado em Assemblia Extraordinria e de acordo com o presente estatuto. Art. 39 Todo movimento de reforma doutrinria, ainda que surja por 1 (um) ou pela maioria dos membros, e que fuja aos preceitos bblicos ou aos costumes da Igreja, ser considerado ilegal, dando este estatuto amparo aos que permanecerem fiis aos princpios e tradio da Igreja, bem como a todos os direitos sobre os bens mveis a seu cargo. Art. 40 A Assemblia Geral que porventura resolver a dissoluo da Igreja, resolver tambm quanto ao destino de seus bens, aps solvidos seus compromissos. O presente estatuto foi aprovado em sua integra pela Igreja em Assemblia Extraordinria de ...(data). Assinam: Presidente

PGINA 30

1o Secretrio Um advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 5. Registro de Estatuto Vamos ver agora os procedimentos para o registro de um estatuto em Cartrio. 5.1. Uma vez elaborado o estatuto, por Comisso competente, o pastor da Igreja convocar uma Assemblia Geral Extraordinria para a sua aprovao. 5.2. Havendo quorum (metade mais um) suficiente para a abertura da sesso, o secretrio far a leitura do estatuto, captulo por captulo, e o presidente pedir a aprovao. Caso haja emendas, estas sero registradas, seguindo-se a leitura at o final. 5.3. Aprovado na sua integra, deve o secretrio transcreve-lo no livro de atas da igreja, no incluindo as discusses sobre o assunto, somente o prembulo e o texto do estatuto. O modelo da Ata para a aprovao do estatuto pode ser o seguinte: Ata n. ... Aos ... dias do ms de ..., do ano de ..., a Igreja reunida em sesso convocada especificamente para esse fim, aprovou o seguinte estatuto: Estatuto da Igreja ... Art. 1o com o nome de Igreja ... (transcrever todo o texto do estatuto, sem espao, nem linhas em branco). Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunio com oraes e graas a Deus, lavrando-se, para constar, a presente ata, que vai subscrita por mim, secretrio, e por todos os membros da Diretoria. 5.4. Para o competente registro em cartrio, deve-se: 5.4.1. Datilografar a ata que contm a transcrio do estatuto, em 3 vias de preferncia em papel timbrado da Igreja devendo ser assinada por toda a Diretoria. 5.4.2. Ofcio ao Cartrio Deve ser redigido (datilografado) um ofcio, nos seguintes termos: Ilustrssimo Senhor Oficial de Cartrio de Registro das Pessoas Jurdicas. A Igreja ..., com sede na rua ..., nesta cidade, vem mui respeitosamente solicitar a V.S. se digne mandar registrar a ata da Igreja ... nesse cartrio. Local. Data Presidente 5.4.3. Datilografar uma relao com os nomes dos membros da diretoria conforme abaixo: RELAO DOS MEMBROS DA DIRETORIA DA IGREJA Presidente Nome, nacionalidade, estado civil, filiao, data de nascimento, residncia completa, identidade n. e origem e CIC n. 1o Vice Presidente Idem 2o Vice Presidente

PGINA 31

Idem 1o Secretrio Idem 2o Secretrio Idem 1o Tesoureiro Idem 2o Tesoureiro Idem 5.4.4. Datilografar, num formulrio especial da Imprensa Nacional um resumo do estatuto, com as seguintes indicaes: Nome, sede, finalidade, composio da diretoria, representao em juzo, administrao e destinao do patrimnio em caso de devoluo. Exemplo do resumo: A Igreja ..., fundada em ..., tendo sua sede na ..., uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade ,... composta de nmero ilimitado de membros que aceitam suas doutrinas e disciplinas. Ser administrada por uma diretoria eleita anualmente e representada pelo seu presidente, tendo a Assemblia como rgo mximo, em que todos os membros tem voto e voz. Em caso de dissoluo, os bens remanescentes sero entregues ... 5.4.5. Juntar todos esses documentos e dar entrada no Cartrio de Regimento das Pessoas Jurdicas. Em poucos dias, o Cartrio registrar o estatuto em livro prprio e fornecer quantas certides forem solicitadas. Recomenda-se pedir ao Cartrio mais de 3 vias do Estatuto. Autenticadas, para registrar no CGC e outros rgos. 6. Reforma do Estatuto 6.1. Justificativa A reforma do estatuto de uma igreja pode ser imposta por vrios motivos. Mencionamos os mais comuns. 6.1.1. Mudana de nome A prpria igreja pode mudar seu nome, conforme a convenincia. O municpio onde ela se localiza, mencionado no estatuto, pode mudar seu nome ou condio, como aconteceu recentemente com o Estado da Guanabara, que passou a ser o municpio do Rio de Janeiro. A Conveno, que obrigatoriamente deve ser mencionada como destinatria do patrimnio em caso de dissoluo, tambm pode alterar seu nome. 6.1.2. Atualizao da metodologia Estatutos antigos continham normas de trabalho que se tornaram obsoletas ou ento eram omissos em setores importantes para a vida da igreja. 6.1.3. Imposies legais Muitos estatutos de igrejas no se enquadram nos dispositivos legais, especialmente no que se refere imunidade tributria, que um direito constitucional.

PGINA 32

Para gozar de imunidade tributria, a igreja precisa ser caracterizada como uma entidade que: a) no tem fins lucrativos; b) no remunera os membros da diretoria; c) no distribui rendas ou dividendos: d) aplica no territrio nacional a sua receita e patrimnio. Se essas clusulas no constarem do estatuto, a igreja ter de fazer anualmente uma declarao por escrito sobre cada item. 6.2. Procedimento Como reformar o estatuto de uma igreja 6.2.1. A primeira medida convocar uma assemblia geral da igreja nos termos do estatuto em vigor, tendo como finalidade especfica a reforma do estatuto. 6.2.2. Pode-se nomear uma comisso de estatuto em uma sesso mensal. Essa comisso facilitar o trabalho da assemblia geral se j tiver projeto pronto para que a Igreja possa discutir e votar. 6.2.3. A igreja, reunida em assemblia geral, aprova a reforma. lavrada uma ata contendo apenas os artigos reformados, mesmo que a numerao seja toda alterada. Neste caso, basta inserir no apndice aps o ltimo artigo , onde se diz Este estatuto foi aprovado, registrado no cartrio, etc., uma declarao de que, em face dessa reforma, a numerao dos artigos foi alterada. Dessa ata no deve constar o processo de votao nem as emendas no aprovadas, mas exclusivamente o novo texto aprovado. 6.3. Registro Aps a aprovao da reforma e da respectiva ata, deve ser providenciado o seu registro, o mais breve possvel. 6.3.1. Datilografar em 3 vias a ata da Assemblia que reformou o estatuto. 6.3.2. Anexar um requerimento solicitando seja registrada a reforma do estatuto no referido cartrio. Este far a publicao no Dirio Oficial. 6.3.3. O cartrio dar certido da reforma. O novo texto do estatuto entra em vigor em seus prprios termos. Se o texto diz que esta reforma ent ra em vigor na data de sua aprovao, ou de sua publicao ser conforme constar. 6.4. Divulgao Efetivada a reforma, e s depois disso, deve ser providenciada a divulgao entre os membros da igreja. 6.4.1. Se no for possvel a impresso ou mimeografia do estatuto reformado em nmero suficiente para todos os membros, uma cpia datilografada deve ser afixada em local visvel. 6.4.2. A divulgao para a igreja deve ser do inteiro teor do novo estatuto e no apenas dos artigos reformados. 6.4.3. Caso tenha sido alterado o nome da igreja, recomendvel publicar a mudana na imprensa denominacional para conhecimento das demais igrejas. Informaes detalhadas quanto ao custo da publicao oficial e do registro, nmero de

PGINA 33

cpias da ata, prazos, etc. podero ser obtidas diretamente no Cartrio do Registro de Pessoas Jurdicas. - MODELO DE ATA DE REFORMA DO ESTATUTO Ata nmero ... da Assemblia Plenria de reforma do estatuto. Aos dezenove dias do ms de ..., a Igreja ... reuniu-se em sua sede em Assemblia Geral, nos termos do estatuto em vigor, para tratar da reforma do estatuto. Foi aprovada a reforma dos artigos abaixo mencionados, que passam a ter a seguinte redao: (Segue-se a nova redao dos artigos reformados). Tendo sido convocada para esse fim, concluda a matria, foi a sesso encerrada aps a aprovao desta ata que vai assinada pelos membros da Diretoria. MODELO DE EXTRATO DE ESTATUTO PARA PUBLICAO NO DIRIO OFICIAL Reforma de estatuto. A igreja ..., com sede na Rua ..., reunida em sua sede nos termos do estatuto em vigor, aprovou a reforma dos artigos abaixo mencionados de seu estatuto, que passaram a ter a seguinte redao: ... (segue -se o novo texto dos artigos reformados). A seguir, a data e as assinaturas. II. INSCRIO DA IGREJA NO CNPJ As entidades religiosas que tm personalidade jurdica so obrigadas por lei a se inscreverem no CGC Cadastro Geral de Contribuintes. A inscrio no CNPJ de suma importncia. 1. A igreja no inscrita: 1.1. Estar impedida de inscrever-se no INPS, FGTS, PIS, e conseqentemente, no poder fazer nenhum recolhimento dessas obrigaes sociais. 1.2. No poder apresentar Declarao de Rendimentos ao Imposto de Renda. 1.3. No poder ter zelador ou outro qualquer empregado registrado. 1.4. No poder efetuar transaes comerciais a prazo. 1.5. No poder levantar emprstimos, nem mesmo na Junta Patrimonial, pois que essa Junta, sendo regida pelas mesmas normas, exige o nmero de inscrio da igreja, para imprimi-lo nas notas promissrias e outros documentos do emprstimo. A inscrio no CNPJ, como declara o citado manual, pr-requisito obrigatrio para inscrio em qualquer outro rgo de registro, e deve, por isso, ser feita antes de qualquer outra inscrio. Como j vimos, a igreja que no se inscrever no CNPJ, estar grandemente limitada em suas transaes para com terceiros. 2. Como inscrever-se no CNPJ (Documentos): 2.1. Ficha de inscrio, devidamente preenchida em 3 vias. (So encontradas em papelaria). 2.2. Estatuto registrado no Cartrio de Registro das Pessoas Jurdicas. 2.3. Cpia da ata de eleio da Diretoria. 2.4. Relao dos membros da Diretoria (Veja item 4 o do Registro do Estatuto). Seguindo as instrues da SRF, a igreja deve inscrever-se junto ao rgo da Secretaria da Receita Federal do municpio em que est localizada.

PGINA 34

So rgos locais da Secretaria da Receita Federal: 1. Delegacia da Receita Federal (exceto nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro) 2. Inspetoria da Receita Federal (nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro) 3. Agncia da Receita Federal 4. Postos da Receita Federal 3. Carimbo Padronizado Uma vez inscrita no CNPJ, a igreja dever mandar confeccionar o Carimbo Padronizado, que dever constar em todas as guias de recolhimento de obrigaes sociais e em outros documentos de importncia que tragam explicitamente sua exigncia. Os dados desse carimbo so tirados da Ficha de Cadastramento, aps devidamente autenticada pelo rgo da SRF. As casas especializadas em carimbos sabero como proceder na sua confeco, bastando para isto que se entregue ao profissional uma cpia xerogrfica da ficha. Veja como indispensvel a inscrio da Igreja no CNPJ: 1. Na apresentao de documentos perante o Ministrio da Fazenda. 2. Na abertura de contas bancrias, quando, juntamente, deve-se apresentar ao banco cpia da ata da eleio da Diretoria; cpia do estatuto e xerox do CNPJ. 3. Na lavratura de atos em cartrios, no licenciamento de veculos automotores, sempre que solicitado pela fiscalizao, e nas relaes com terceiros, sempre que o terceiro o exigir e tiver legtimo interesse em comprovar o nmero declarado (IN SRF n. 24/73). 4. Cheque. III. ISENO DO IMPOSTO DE RENDA 1. Documentos exigidos: 1.1. Requerimento ao Delegado da Receita Federal, solicitando o reconhecimento da iseno. 1.2. Cpia do Estatuto atualizado, autenticada. 1.3. Balanos Contbeis e Demonstrativos da Receita e Despesas dos ltimos cinco anos, assinados por Contador ou Tcnico de Contabilidade registrado. 1.4. Nmero e ano de sua inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes Ministrio da Fazenda. 1.5. Prova do reconhecimento de Utilidade Pblica da Unio e dos Estados (hoje no exigida). Observao: A iseno poder ser concedida sem as provas mencionadas no item acima, mas as doaes feitas no sero abatidas na renda bruta se as instituies no fizerem prova da Utilidade Pblica. 1.6. Prova de que publica semestralmente a documentao da Receita obtida e da Despesa realizada no perodo anterior, sem o que as doaes recebidas no sero abatidas na renda bruta.

PGINA 35

1.7. Declarao a) De que aplica todos os recursos no atendimento de suas finalidades sociais. b) De que mantm escrita em livros revestidos das formalidades legais. c) De que no remunera os membros da Diretoria, no distribui lucros ou dividendos, sob nenhuma forma. 1.8. Relao da Diretoria nos ltimos cinco anos. 1.9. Prova de que prestou as informaes dos rendimentos pagos no ltimo qinqnio e recolheu o Imposto de Renda na fonte dos rendimentos pagos a terceiros. IV. ISENO DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS 1. Documentos exigidos: 1.1. Requerimento ao Prefeito Municipal. 1.2. Estatutos registrados em Cartrio de Registro Pblico das Pessoas Jurdicas (fotocpia autenticada ou impresso do Dirio Oficial). 1.3. Atestado da Diretoria em exerccio, semelhante ao da Entidade Filantrpica. 1.4. Nmero do CNPJ e nmero do INPS.

5- ADMINISTRAO DA IGREJA
A organizao e administrao da igreja local deve acompanhar o ritmo de seu desenvolvimento. Como j vimos no organograma apresentado, a igreja, para atender s exigncias de seu progresso material e espiritual, organiza-se em departamentos, como: 1) Administrao 2) Assistncia Social 3) Msica 4) Evangelizao 5) Misses 6) Educao 7) Comunicao Os aspectos globais de todos esses departamentos e suas respectivas sees, possivelmente no esto abordados aqui, seno os de maior interesse. Vamos, ento, analisar o Departamento de Administrao, inicialmente. I. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO 1. Secretria Esta um rgo de grande importncia para o bom funcionamento de uma igreja organizada.

PGINA 36

Ela poder fornecer direo, se bem atualizada nos seus servios, informaes de todas as atividades programadas, bem como atender s mais diversas solicitaes. 1.1. Instalaes da Secretaria a) Para um perfeito desempenho de suas atividades, deve a Igreja dispor de um local (sala) prprio para a Secretaria, e de fcil acesso aos membros. b) A sala deve ser bastante agradvel, gerando boa impresso. c) Geralmente, os ambientes de trabalho devem ser bastante iluminados, para evitar cansao e sonolncia devidos ao esforo provocado pela m iluminao. d) Sempre que possvel, deve a sala ter lmpadas fluorescentes (luz do dia) e as paredes de cor clara, para refletirem maior quantidade de luz. 1.1.1. Mobilirio a) Mesa do Secretrio da Diretoria. b) Mesa do(a) Secretrio(a), funcionrio(a). c) Mesa (caso haja mais de um secretrio de expediente). d) Mesa do computador e) Computadores em rede com a Presidncia f) Armrio para a guarda de todo o material de escritrio e livros. g) Arquivos de ao para as fichas dos membros da igreja. h) Maquina de xerox 1.1.2. Material de Escritrio a) Papel timbrado (A4 210x297; ofcio 22x33) b) Papel almao, blocos, etc. c) Envelopes d) Pastas suspensas e) Fichas f) Grampeador, perfurador, cola, porta-lpis, borracha, elstico, canetas, etc. 1.2. Atribuies do Secretrio (Diretoria) de bom alvitre que o Secretrio da Igreja possua habilidade de profissional para o desempenho da funo. A Igreja poder manter uma secretaria capaz, em tempo integral, se o volume de trabalho assim o exigir, uma vez que, geralmente, o secretario, membro da Diretoria, sempre exerce funes ministeriais (e muitas vezes materiais), o que o impede de dar diariamente assistncia Secretria, mas as pessoas designadas para essas atividades estaro sob sua superviso. Dada a importncia da funo de secretrio, deve ele possuir as seguintes qualificaes: 1) Maturidade espiritual 2) Educao exemplar

PGINA 37

3) Boa caligrafia 4) Boa redao 5) Ser zeloso 6) Se possvel, ter disponibilidade de tempo. Variando, de acordo com o Estatuto, as principais atribuies de um Secretrio so: a) Lavrar as atas das Assemblias, em livro prprio, assina-las e apresentalas para aprovao nas assemblias seguintes. b) Assinar, com o presidente, os documentos oficiais da Igreja. c) Manter em dia o fichrio de membros e todos os servios afetos Secretria. d) Confeccionar e expedir toda a correspondncia sob sua responsabilidade. e) Manter atualizados todos os dados estatsticos na sua gesto. f) Tratar com urbanidade e amor cristo todas as pessoas que necessitam de seus servios. h) Cumprir outras providncias determinadas pela direo da Igreja. Notas: 1. Dificilmente um secretrio lavra as atas no momento em que a Assemblia se realiza, a no ser em Convenes em que as sesses seguintes exigem a leitura da ata da sesso anterior. (Geralmente, as sesses das igrejas so mensais, o que facilita a confeco da ata com maior ateno e cuidado). 2. Apontar, ento, os assuntos de maneira clara e objetiva. O trabalho tornase mais fcil quando o secretrio recebe a ordem do dia. 3. O lanamento da ata deve ser feito na mesma semana da realizao da Assemblia, pois o tempo e as mltiplas ocupaes apagam de nossa mente fatos importantes que, no momento da sesso, no foram anotados. 4. Os apontamentos no devem ser feitos num pedao de papel qualquer, para evitar o perigo de extravio. Um bloco especial o ideal. To logo termine a sesso, deve o bloco ser levado guarda da secretaria. 5. As dvidas quanto a decises tomadas devem ser tiradas no momento, com o pastor da igreja. 1.3. Competncia do Secretrio(a), Funcionrio(a). Quase sempre do sexo feminino, recebendo da igreja o seu salrio e tendo inclusive, sua carteira assinada e todas as suas obrigaes sociais satisfeitas (CLT). Cabe-lhe, assim: a) A recepo de todos os membros e visitantes durante o expediente da semana, que tenham algo a tratar. b) A datilografia de toda a correspondncia de rotina. c) O atendimento s solicitaes da Diretoria.

PGINA 38

d) A confeco do boletim da Escola Bblica Dominical e da Igreja. e) As cpias dos documentos a serem encaminhados s Assemblia Geral f) A confeco dos cartes de membros. g) O atendimento telefnico durante o expediente, prestando as informaes pertinentes. h) O controle de assentamentos nas fichas dos membros da igreja (mudana, recomendao, excluso, etc). i) Enderear e postar cartas impressos e pacotes. j) Consultar listas telefnicas, dicionrios, cdigos postais, manuais. l) Organizar e consultar arquivos por assunto, data ou ordem. m) Receber, classificar, distribuir e arquivar a correspondncia n) Atender a reclamaes e pedidos; fazer encomendas. o) Supervisionar e repassar instrues a outros funcionrios. p) Acompanhar e verificar o estoque de material. q) Planejar a rotina do escritrio. 1.4. Documentos de uma Secretaria 1.4.1. O ROL DE MEMBROS A elaborao do Rol de membros de uma igreja de grande importncia, pois atravs dele todas as informaes sero obtidas prontamente. ele o registro de todos os membros batizados nas guas. O Rol pode ser de membros: 1) Ativos 2) Inativos H o rol permanente que revela quantos membros, ao todo, j passaram pela igreja. Nele, so includos os nomes de membros por ordem de chegada. Chama-se, tambm, o livro de registro numrico dos membros da Igreja. Essa numerao deve ser ininterrupta no registro dos nomes, pois nas futuras comemoraes poder-se- verificar quais os membros mais antigos. Nunca se substitui um nome j registrado, somente para aproveitar o nmero, em caso de morte ou excluso do rol. O nmero dado a um membro jamais deve passar a outro. 1.4.1.1. Rol Ativo o que est em vigor, no momento, com os membros filiados. Ele de uso exclusivo da Secretaria e da Diretoria, e no acessvel a qualquer pessoa, visto conter informaes confidenciais. 1.4.1.2. Rol Inativo ou Passivo o que registra os nomes dos membros que, por qualquer razo, se afastaram da igreja. Pode conter divises:

PGINA 39

1) Excludos 2) Transferidos 3) Falecidos Para os membros excludos e transferidos h uma esperana de que retornem igreja, sendo novamente reintegrados ao Rol Ativo (ao voltarem as fichas so removidas do Passivo para o Ativo, sem a necessidade de registrar novamente a pessoa que volta). Os crentes excludos no devem ser abandonados totalmente (a menos que assim o desejem) e a igreja deve ajud-los a solucionar os seus prprios problemas para tornarem ao convvio fraternal. 1.4.1.3. A elaborao do Rol Numrico Comea-se a assentar os nomes mais antigos da igreja, em sua ordem cronolgica, podendo, para isto, consultar os registros antigos, como fichas, livros, relaes, atas, boletins e informaes verbais dos membros da igreja. preciso cuidado na pesquisa para que o registro seja o mais fiel possvel, evitando-se constrangimento. No caso de haver lacunas, uma alterao possvel a numerao anual. Assim, em cada ano eclesistico se comea nova numerao, a partir do n. 1, seguindose uma barra e o respectivo ano (por exemplo, 1/65, 1/70, 1/85. etc.) Quando for completada a pesquisa, s numerar em ordem cronolgica e se ter a ordem completa e atualizada. A secretria de expediente deve manter atualizado o fichrio, incluindo a ficha dos admitidos e retirando a dos excludos, colocando-as nas respectivas sees do arquivo. Isto ajudar tanto o pastor quanto a Comisso de Visitas. Quanto aos falecidos, a transferncia do ativo pode ser feita imediatamente. necessrio observar que muitos candidatos no comparecem ao batismo, e suas fichas, j preenchidas, devem ser arquivadas normalmente sem que esses candidatos sejam membros da igreja. Assim, antes de arquivar a ficha, deve o batizado comparecer Secretaria para formalizar detalhes de documentao, fazendo-se a respectiva confirmao. A Secretaria pode exigir, tambm, e imediatamente aps o batismo, a lista de chamada dos candidatos, visando separar as fichas dos que no compareceram. Os membros aceitos com cartas de mudana so imediatamente registrados no Rol de membros. Quando a igreja solicita outra a carta de transferncia de determinado membro, este s deve ser registrado aps a comunicao recebida. No havendo resposta, o crente pode ser aceito por aclamao. J nos casos de reconciliao, o processo simples, pois basta colocar a respectiva ficha no arquivo ativo. 1.4.2. Livros 1.4.2.1. - O livro de Atas nas atas que se faro os registros das ocorrncias verificadas durante as reunies, e, por terem valor legal, devem ser redigidas em livros prprios e jamais em folhas avulsas. So, para o futuro, a base supletiva da organizao do grupo, pois iro conter a jurisprudncia das decises adotadas pela presidncia e pelo grupo, em grau de

PGINA 40

recurso, nos casos em que os Estatutos e o Regimento Interno sejam lacunosos ou omissos. As atas servem, nestes casos, como suplemento do Regimento Interno. Com a modernizao do computador as atas podem ser lavradas em folhas avulsas aps aprovado este modelo em assemblia, recebendo uma ordem numrica depois da aprovao. I. Aspectos do livro de Atas: 1. Deve ser registrado no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas 2. Suas folhas devem ser numeradas e rubricadas (geralmente vem numeradas). 3. Deve conter o Termo de Abertura e Termo de Encerramento. Ex.: Igreja Evanglica... 4. O livro de atas deve ser no tamanho 22x33cm, sendo os textos manuscritos. 5. Nos cultos, faz-se somente um rascunho dos acontecimentos para, mais tarde, consign-los no livro de Atas. Consideremos os pontos: a) Termo de Abertura Contm este livro (50 ou 100 ou mais) folhas tipograficamente numeradas e por mim rubricadas com a rubrica (constar neste parntese a rubrica) que uso como 1 o secretrio, as quais serviro para o registro das atas das sesses ordinrias (ou extraordinrias) da Igreja Evanglica...., tomando este o n. 01 (etc). Local e Data Assinatura e carimbo da igreja b) Termo de Encerramento (ltima pgina) Repetir o mesmo, alterando somente a expresso serviro para serviram. II. Devem as atas conter o seguinte roteiro: 1. Cabealho 2. Corpo 3. Fecho (encerramento) 1. Cabealho a) Constar o nmero da ata, obrigatoriamente o nome da associao, o local, data e hora da reunio, com a indicao de seu incio e seu trmino, bem como a finalidade da reunio. b) Se a reunio ordinria ou extraordinria e, neste caso, quem a convocou, esclarecendo-se o indispensvel para a sua validade. c) O nmero de membros presentes para que se constate a verificao do quorum. 2. Corpo

PGINA 41

o registro dos assuntos, medida em que vo sendo tratados; devem, ser numerados estes assuntos. As deliberaes tomadas em relao a cada um dos itens do temrio, a autoria e as propostas devem ser registradas para reconhecimento futuro. Em casos especiais, as propostas so transcritas na ntegra. 3. Encerramento ou Fecho A ata deve ser assinada apenas pelo Secretrio, que a lavrou, e pelo Presidente da reunio na qual a ata aprovada, e o seu fecho habitual : Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sesso com oraes e graas a Deus, lavrando-se, para constar, a presente ata, que vai assinada p or mim (primeiro, segundo ou ad hoc) secretrio, e pelo presidente desta igreja. III. Devido sua importncia entre as muitas recomendaes existentes, registremos as que se seguem: 1a) A ata deve ser resumida, sem que sua elaborao tenha carter literrio; opinies ou comentrios do Secretrio sobre os registros so dispensveis. Em casos especiais, o Presidente pode autorizar transcries fundamentais para que fiquem registrados pontos importantes sobre propostas de grande valor. 2a) A ata impessoal . Expresses como: O irmo Fulano apresentou brilhante proposta... devem ser supridas. O correto : O irmo Fulano apresentou proposta.... 3a) Nmeros e datas devem ser escritos por extenso, o mesmo ocorrendo com nomes com siglas. Deve-se grafar, por extenso, os nmeros considerados fundamentais, e repeti-los em algarismos para facilidade da leitura, entre parnteses. 4a) A ata no deve conter espaos vagos, linhas em branco, rasuras ou entrelinhas. Ocorrendo rasuras ou entrelinhas, estas devem ser ressalvadas no fim da ata, com a assinatura do presidente. 5a) Quando ocorrer algum erro, deve o Secretrio usar a expresso digo e prosseguir a redao. Exemplo: - O senhor presidente chamou, digo, falou sobre o novo plano... Quando, aps o fecho da ata, for notado erro de redao, usa-se o resumo: em tempo, seguindo-se o que se deseja acrescentar ou retificar. 6a) A aprovao da ata dada na reunio seguinte, devendo os membros prestarem ateno sua leitura. Cabendo correes admitidas, devem constar da ata seguinte. Ex.: Cedida a palavra ao 1 o Secretrio foi lida a ata no dia ..., sem emendas (ou com a seguinte emenda: onde se l..., leia-se...) Aps a leitura da ata, o senhor presidente pergunta se h alguma emenda a fazer. No havendo, ele mesmo a declara aprovada. 7a) Devem constar das atas relatrios dos conselhos e comisses, em resumo, com as respectivas deliberaes. H excees, quando os relatrios constam na ntegra. 8a) Deve haver dois livros distintos: um para a lavratura das atas, outro para o registro da presena (conforme determinar o Estatuto). 9a) As propostas no aprovadas no necessitam ser registradas em ata, a no ser em casos especiais.

PGINA 42

Assim, das atas constaro necessariamente: a) A natureza da reunio. b) A hora, dia, ms, ano e local da sua realizao. c) O nome de quem a presidiu. d) Os membros presentes e ausentes, com justificativa (em Assemblias Gerais, no). e) O expediente recebido e remetido. f) A sntese das resolues tomadas. g) O resultado das votaes. h) Se solicitado, declarao de voto. i) Qualquer outro fato tratado na reunio. IV. A Linguagem da Ata Ata , pois, o registro de decises. O registro no qual se relata o que se passou numa sesso, conveno, congresso, etc. necessrio que haja fidelidade no resumo dos assuntos, pois apesar de em alguns casos muito se falar, realmente os fatos e decises so poucos. O professor Gilberto Maia, falando sobre a linguagem da ata, diz: O cuidado com a linguagem, se no constitui o ponto principal, , em ordem decrescente de importncia, o segundo colocado. Palavras h que escapam ao controle do defensor de uma causa justa ou injusta, as quais nunca teriam sido pronunciadas se o tempo fosse suficiente para a contagem de um a dez. No dia seguinte, tudo serenar, a cabea esfriar e o mpeto de ontem ceder lugar ao bom-senso de hoje. Alm de deixar do lado de fora a aspereza de linguagem, o secretrio, se no for taqugrafo, abandonar os adjetivos, os advrbios, que no sejam essenciais; as preposies e as locues prepositivas, semelhana do que se faz nos termos dos telegramas. Essa medida em muito ajudar o secretrio a anotar mais rapidamente o que estiver sendo dito para, mais tarde, em sua linguagem concluir a ata. a) Geralmente, as igrejas tm seus cultos de membros s teras-feiras e, algumas delas, fazem atas em todos eles. Todavia, este processo pode ser mudado, lendo-se a ata, apenas, uma vez por ms, em dia estabelecido no Estatuto (primeiro dia do ms ou outro), condensando-se todos os assuntos das quatro semanas. b) No so todos os cultos ou reunies em que se registra uma ata. Apenas nos de membros, nas Assemblias Gerais Extraordinrias, na Ordenao de Ministros, na Jubilao de pastor, nas reunies do ministrio ou diretoria. V. Modelo de Ata de Igreja Ata n.... Aos seis dias do ms de fevereiro de mil novecentos e setenta e nove, reuniram-se os membros da Igreja Evanglica..., em sua sede, na Rua..., nesta cidade; s vinte horas, o irmo presidente, pastor..., declarou aberta a sesso, a fim de tratar de

PGINA 43

assuntos gerais de competncia da igreja e de seus membros. Aps os hinos... e a leitura da Palavra de Deus, feita pelo irmo..., foi cedida a palavra ao irmo Secretrio... que leu a ata do dia...., aprovada sem emendas (ou com a emenda...) Em seguida, (seguem-se os assuntos enumerados). Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sesso com oraes e graas a Deus, lavrando-se, para constar, a presente ata, que vai assinada por mim (primeiro, segundo ad hoc) secretrio, e pelo presidente desta Ig reja. VI. Ata com implicaes legais. H estatutos cujos artigos exigem uma categoria de atas que so de implicaes legais, como: eleio, posse, jubilao e demisso de pastor; aquisio, onerao e alienao de imveis; eleio e posse da diretoria da Igreja; reforma de estatuto; balano anual. Registre-se que so atas normais, numeradas na mesma seqncia em que entram as demais. O pastor Falco Sobrinho observa o seguinte em relao a elas: 1) Se forem realizadas dentro do curso de uma sesso regular deve-se: a) Anotar na ata da sesso regular a interrupo dos trabalhos para a sesso especial e depois seu reinicio. b) Registrar a ata da sesso especial em separado, em seqncia regular, e com seu prprio nmero. 2) Depois, no final da ata da sesso especial, deixar doze linhas em branco para uso do cartrio (visto que tais atas devero ser registradas em cartrio, logo depois de sua aprovao). Exemplo Ata n. 02 Aos seis dias do ms de fevereiro de mil novecentos e oitenta e cinco, reuniram-se os membros da Igreja Evanglica..., em sua sede, na..., nesta cidade. As dezenove horas e trinta minutos so interrompidos os trabalhos da sesso regular da igreja e o presidente, pastor..., declara aberta a sesso para a ... (citar o fim para o qual foi convocada: Eleio, posse, reforma de estatuto, etc). No esquecer de citar a aprovao. Tendo sido a presente sesso convocada exclusivamente para esse fim, o senhor presidente declara o encerramento desta sesso, seguindo-se a sesso regular da igreja. Para que esta tenha validade em todos os seus termos, eu, 1 o secretrio, lavrei a presente ata, que vai subscrita por mim e pelo presidente da igreja. (NB-Deixar 12 linhas em branco para uso do cartrio). 1.4.2.2. O livro de Presena De acordo com o disposto no Estatuto sobre as Assemblias, que podem ser Ordinrias ou Extraordinrias, deve o secretrio observar: 1o) Assemblias Gerais Ordinrias Em geral, so realizadas uma vez por ms, para tratar dos assuntos administrativos da igreja. Para que as decises tomadas produzam seus efeitos legais, nas atas, a maioria estatutria ser comprovada pelas assinaturas no LIVRO DE PRESENA DAS ASSEMBLIAS GERAIS ORDINRIAS. A cada ms, o secretrio colocar uma mesa, no hall de entrada da igreja, ou outro local apropriado , para que os membros possam assinar o livro de presena. Na folha respectiva, dever constar um

PGINA 44

cabealho: Assemblia Geral Ordinria do dia ___/____/____,... horas, realizada na ... (igreja ou outro local). Nota. Se, porm o Estatuto dispuser que a maioria, para funcionamento, a dos presentes, dispensa-se o Livro de Presena. 2o) Assemblias Gerais Extraordinrias As Assemblias Gerais Extraordinrias renem-se, comumente, para tratar de assuntos como: a) Eleio, posse e demisso de pastor. b) Aquisio de imveis. c) Reforma de Estatuto e Regimento Interno. d) Discusso do Balano Anual. So reunies, portanto, de convocao especfica com seu quorum prprio. Estes assuntos so, em geral, da mais alta importncia com implicaes que envolvem a justia em geral. Nas Assemblias Ordinrias ou Extraordinrias, deve o presidente ter a pauta dos trabalhos. (Ordem do Dia) para sua orientao: a) Convocao (citar o motivo). b) Instalao dos trabalhos, ou abertura da sesso. c) Leitura, discusso e aprovao da ata da sesso anterior. d) Leitura do expediente. e) Ordem do dia (agenda, roteiro, isto , contm a disposio dos assuntos a serem tratados na reunio). f) Encerramento da sesso. O livro de Presena no pode ser esquecido, procedendo-se da mesma forma como o das Assemblias Gerais Ordinrias. 3o) Outras Reunies comum o registro de assinaturas em livros de presena para reunies de: a) Diretoria da Igreja b) Ministrio ou Presbitrio c) Obreiros em Geral d) Sociedade de Senhoras e) Diretoria de Mocidade, etc. 1.4.2.3. - O Livro de Registro de Matrimnio A igreja pode dispor de dois livros para o registro dos matrimnios que efetua: 1o - Um livro onde apenas constar a cerimnia de realizao do matrimnio, com o nmero de ordem, data, nome dos noivos, quem efetuou o casamento e o local.

PGINA 45

Estes registros auxiliam as informaes prestadas ao IBGE, anualmente, bem como para o relatrio da Secretaria no fim de cada gesto. 2o - O livro Especial para transcrio de termos de casamento com efeito civil. Cabe Secretaria providenciar um livro de atas para assentar os termos de casamentos realizados na igreja ou sob sua responsabilidade, com efeitos civis. Este livro pode ter suas pginas impressas, da seguinte forma: A igreja que no desejar imprimir um livro especial, poder transcrever num livro de atas os dados indicados no modelo e com suas respectivas assinaturas. 1.4.2.4. O livro de Aniversariantes A Secretaria eficiente poder munir-se de um livro com ndice numrico, de 1 a 12, representando, respectivamente, os meses do ano, para o registro dos aniversrios dos membros de sua igreja. Sendo o nmero de membros muito elevado, poder distribuir por congregao. Num livro geral de 400 folhas, podero constar os 365 dias do ano, divididos por meses. Isso poder facilitar ainda mais o controle dos aniversariantes, uma vez que cada folha corresponder a um dia. Este sistema facilita a ordem cronolgica de datas. O livro de ndice numrico de 1 a 12 registrar, nos respectivos meses, as datas, fora da ordem cronolgica, tendo-se, logicamente, que se agrupar os aniversariantes de cada dia. Isto facilita o controle dos aniversariantes quando se desejar enviar cartes de congratulaes ou se fizer meno nos cultos. As igrejas com nmero pequeno de membros podero ter apenas um livro, com os detalhes j referidos. 1.4.2.5. O Livro de Registro de Nascimento Este livro, como o de matrimnio, dever conter o nmero de ordem, a data do nascimento, nome do pai e da me, quem o apresentou ao Senhor e a data da apresentao. 1.4.2.6. O Carto de Membro H uma grande variedade de modelos de cartes de membros nas nossas igrejas, porm os dados a serem preenchidos quase nunca variam. O carto de membro serve como prova de que o membro est em comunho com a igreja. Algumas igrejas fornecem um comprovante anual, com carteirinha plastificada ou vulcanizada, (tipo carto de crdito). Outras, deixam retngulos no verso para que, anualmente, sejam carimbados pela Secretaria, revalidando, assim, o carto. A fim de que o portador disponha de mais um documento de identidade, sempre se deve deixar espao para a sua assinatura e a do pastor da igreja. Os dados que devem constar de um carto de membro so os seguintes: 1) Timbre da igreja 2) Registro n.

PGINA 46

3) Local para a foto (de preferncia) 2x2 4) Nome do membro 5) Filiao 6) Data de nascimento 7) Naturalidade/Nacionalidade 8) Data de Batismo 9) Cargo 10) Membro desde 11) Assinatura do portador 12) Assinatura do presidente 1.4.2.7. Formulrios Diversos 1. Ficha de membro 2. Carto de membro 3. Carta de mudana (ou transferncia) 4. Carta de Recomendao 5. Envelopes de Dzimos Os tradicionais envelopes de dzimos so encontrados nas livrarias evanglicas. H igrejas que, fugindo ao tradicional, imprimem o seu prprio envelope, constando nele: o nome, retngulos com o nome dos meses e local para a quantia e a assinatura do tesoureiro, e um versculo bblico. 6. Carto de Deciso 7. Recibos (tales) 8. Ficha de Comisso de Visita Dados da ficha: Frente Nome, endereo completo, visita pedida por; dados pessoais: assinalar quadrculos com X membro, enfermo, desviado, no convertido, novo convertido, membro de outra religio: Verso 1a visita feita por_______________________data___/____/____ Assinatura:_________________________________________ Resultado:__________________________________________ No havendo visita: - No existe a rua indicada - No existe o nmero indicado - No quer receber visita

PGINA 47

- Endereo incompleto - Encontra-se fraco na f - Faleceu - Mudou-se para local ignorado - Viajou sem deixar endereo - Desconhecida no local - Casa demolida - No se obtiveram maiores informaes 1.4.3. Correspondncia O volume de correspondncia de uma secretaria varia de acordo com o tamanho da igreja, seu relacionamento com as demais e, tambm, o seu envolvimento social. Alm das atribuies inerentes, v-se o Secretrio envolvido com uma diversificao muito grande de cartas, ofcios, jornais, folhetos, etc., que, alm de ter de dar-lhes destino, precisa deter-se numa classificao nacional e estar pronto para responder ao que lhe couber. Em muitos casos, o prprio pastor quem cuida do assunto, pois nem sempre o secretrio est disponvel em tempo integral para o desempenho desta tarefa. Quando, porm, a igreja tem um secretrio permanente, isto passa a ser sua rotina de trabalho. 1.4.3.1. A Correspondncia Recebida Diariamente devem ser separados todos os peridicos e as cartas: as do pastor lhe sero entregues pessoalmente ou colocadas sobre a sua mesa. H muitas cartas particulares enviadas para o endereo da igreja, isto porque os membros no tendo facilidade de receber correspondncia onde residem, fornecem o endereo da igreja. Esta correspondncia deve, ento, ficar em local disponvel, sem interferir no bom andamento dos trabalhos. Os assuntos que merecem resposta ficam a critrio do pastor da igreja. Folhetos de propaganda podem ser teis ou no. O secretrio eficiente que acompanha o trabalho da igreja, sabe o que preciso e que poder ser til. Alguns desses folhetos devem ser arquivados para consulta no tempo prprio, se puderem ser usados a curto prazo. Outros no interessam igreja. preciso discernimento para no se colocar coisa boa no lixo nem guardar o que no serve. Algum disse acertadamente que os documentos escritos so embaixadas da empresa, seo ou pessoa que os emite. Esses documentos apresentam aspectos diferentes em suas redaes, como cartas, ofcios, requerimentos, relatrios, memorandos, certides, circulares, comunicaes internas, contratos, convites, declaraes, editais, etc. 1.4.3.2. Classificao da Correspondncia 1. O OFCIO Embora na funo pblica seja o mais comum tipo de redao oficial, o encontramos em uso em outras organizaes, sindicatos, companhias, igrejas, etc., cuja

PGINA 48

importncia e complexidade de funes exijam contato diuturno com entidades de outras espcies. Ofcio (do latim officium de ob + facio) deriva, etimologicamente, de facere , significando dever, ofcio, obrigao moral, deferncia, obsquio. , na realidade, entre os demais tipos de correspondncia oficial, o que possui emprego mais amplo, mais variado. As partes de um ofcio so: a) Cabealho Tambm chamado timbre, j vem impresso na parte superior do papel, e abrange o emblema do rgo expedidor e o respectivo nome. b) Epgrafe Tambm chamado ttulo, escreve-se a trs linhas e abaixo do cabealho: esquerda iniciais da seo emitente e o nmero do ofcio; ou somente a palavra Ofcio e o nmero do documento. Ex.: AD/OF.01/85 Ofcio no. 035/86 direita Localidade e data, escritas na mesma linha da epgrafe. Abaixo do ttulo, a trs linhas, na margem esquerda, usa-se as contraes DO e AO , assim: Do Senhor Diretor de Publicaes da CPAD Ao Senhor Presidente do Conselho de Doutrina da CGADB c) Ementa Geralmente designada pela palavra ASSUNTO, colocada logo aps a contrao AO. Quando o assunto j foi anteriormente tratado, ou se faz citao de ofcio ou aviso anterior, emprega-se a palavra Referncia. d) Invocao ou Vocativo Deve ficar na linha de pargrafo, com dois pontos (:) ou vrgula (,) no tem cabimento o ponto final, nem a ausncia de pontuao. a forma de tratamento adequada ao destinatrio, e usa-se trs linhas abaixo do ttulo. e) Contexto Tambm a trs linhas abaixo da invocao, dividido em itens numerados, e compe-se de trs elementos essenciais: 1) Comeo No comeo h referncia ao assunto de modo vago, sem focaliz-lo propriamente. 2) Contexto propriamente dito, ou exposio

PGINA 49

A se desce ao assunto, dividindo-o ou no em pargrafos, de acordo com a complexidade que apresente. Esses pargrafos s so numerados a partir do segundo; no se numeram o primeiro e o fecho. 3) Fecho-chavo Pomposo ou simples, tambm na dependncia da importncia do destinatrio, como frmula de despedida. f) Assinatura e iniciais do redator e datilgrafo A trs ou quatro linhas abaixo do fecho, deve constar o nome do emitente do ofcio, datilografado em caixa alta, sem o trao da assinatura. Na margem esquerda, na ltima linha, colocar as iniciais do redator e do datilgrafo. Ex.: NK/ep g) Endereo protocolar Este endereo protocolar dispensa, em regra, o DO..., AO..., ASSUNTO... vir sempre no final da primeira pgina. Pode ser a duas linhas abaixo da assinatura, compreendendo a forma de tratamento, o nome do destinatrio, o cargo do destinatrio e seu endereo. Ex.: Ilmo. Sr. Pr. Nils Taranger Assemblia de Deus de Porto Alegre Rua General Neto, 384 90460 PORTO ALEGRE RS Pode, ainda o ofcio conter mais um dado, quando outros papis o acompanham. Trata-se da palavra ANEXO, colocada a duas linhas abaixo da assinatura, seguida de dois pontos, especificando quais os documentos constantes do ofcio. h) Continuao Caso o Ofcio tenha de continuar em outras folhas, datilografe o ttulo em cada pgina de continuao, acrescentando um travesso e o nmero da folha. Ex.: Ofcio no. 035/86 fl. 2 A numerao dos ofcios recomea anualmente. i) Atualmente, muitas empresas vm dispensando em sua correspondncia a margem feita pela direita, cuidando apenas no dividir as slabas. Tambm os pargrafos iniciam imediatamente na margem esquerda. Outras, ainda primam por esse detalhe, isto , so impecveis na margem direita. Convm lembrar que qualquer sinal grfico (ponto, barra, hfen, etc) nunca foi usado para preencher espao inacabado de margem. Isto inteiramente dispensvel. MODELOS DE OFCIO Logotipo Nome da Igreja (Endereo. Telefone, CNPJ, etc.) Iniciais da Igreja

PGINA 50

Emitente e n. ofcio/ano Do: Cargo do emitente (e Igreja, setor, etc.) Ao: Cargo do destinatrio (e Igreja, setor, etc.) Assunto: Resumo do assunto principal Cargo do destinatrio O primeiro pargrafo de qualquer tipo de correspondncia oficial no numerado. Fere-se o assunto, em tese. No ofcio-resposta resumem-se os pontos vitais do trabalho a que se responde. 2. Este segundo pargrafo passa a ser numerado. Aqui comea o contexto propriamente dito. Entra-se no assunto e depender muito da complexidade deste a sua diviso em preliminares, assunto propriamente dito e concluses. 3. Os pargrafos continuam a ser numerados. Nem sempre depois de ponto final abre-se novo pargrafo. Este s existir quando se focalize aspecto novo de determinado problema, o que nem sempre coisa fcil. 4. Deve sempre examinar o candidato se esgotou o assunto. Isto importante, mas muito mais importante reler o rascunho, procurando fugir de quaisquer erros: acentos, colocao de pronomes, pontuao, etc. Este ltimo pargrafo no est numerado: o fecho-chavo. Imprime nfase redao e uma das caractersticas da redao oficial. Sua pompa depender da importncia do destinatrio. Nome do emitente Cargo Anexo: (se houver) Iniciais do redator e Do datilgrafo Endereo protocolar. O mesmo do envelope Sempre na primeira pgina Governo do Estado do Cear SECRETARIA DE ADMINISTRAO Gabinete do Secretrio OF. No. 13/85 Senhor Presidente, Em atendimento sua solicitao constante do Ofcio datado de 06 de novembro de 1984, apraz-me informar a V.Sa. que foi baixado, pelo excelentssimo Senhor Governador do Estado, o Decreto n. 17.031, de 10 de janeiro de 1985, que dispensa do ponto os servidores estaduais que compareceram a 27 a. Assemblia Geral Ordinria da Conveno Geral das Assemblias de Deus no Brasil. Fortaleza, 23 de janeiro de 1985.

PGINA 51

Sirvo-me do ensejo para apresentar a V. Sa. protestos de minha elevada estima e considerao. Antonio dos Santos Cavalcante Secretrio de Administrao Ilmo. Sr. Pr. Manoel Ferreira D.D Presidente da Mesa Diretora End. Estrada Vicente de Carvalho, 1083 CEP 21.210 RIO DE JANEIRO, RJ Com o intuito de mais facilitar os primeiros trabalhos, damos a seguir alguns elementos que podero ajudar sobremodo a redao daqueles que iniciam a rdua tarefa: Comeos de Ofcios - Vimos solicitar desse Departamento as providncias necessrias no sentido de ser adquirido para esta Diviso um aparelho Dito, necessrio para a reproduo de cpias de vrios trabalhos. - Cabe-nos informar a V.Sa. que... - Solicitamos a V.S. seja concedida a dois membros desta Secretaria-Geral permisso para que possam adiar, para o dia primeiro de fevereiro vindouro, as frias regulamentares a que tem direito, cujo incio estava marcado anteriormente para o dia 10 do corrente. - Esta Igreja tem a honra de comunicar a V.S. que - Solicitamos a V.S. a necessria autorizao para adiar o incio dos festejos de aniversrio da congregao de..., pelos motivos que passamos a expor: - Encarecemos a V.Sa. sejam adiadas as frias de X e Y, funcionrios deste Servio, face imperiosa necessidade do servio. - Cumpre a esta Diretoria informar a V.Sa. que... - Valemo-nos do presente para encaminhar a V.Sa. vrios processos, cujo assunto se relaciona intimamente com os altos interesses dessa Conveno. - Temos a honra (a satisfao) de comunicar a V.Sa. terem sido ultimados... - Levamos ao conhecimento de V.Sa. que... - Solicito-vos providenciar no sentido de... - Tendo em vista a admisso, neste Departamento, de funcionrios, vimos, com o presente, encarecer (solicitar, pedir, informar, etc). a V.Sa... - Servimo-nos do presente para encaminhar (solicitar, encarecer, informar, etc). a V.Sa...

PGINA 52

- Pedimos a V.S. sejam adquiridas para esta Secretaria duas mquinas de escrever... - Em ateno ao pedido formulado pelo Pr. X..., desta Seo, vimos encarecer a esse Departamento a convenincia de... - Encaminhamos a esse Departamento cpias dos trabalhos... - Apraz-nos comunicar a V.Sa. que... - -nos grato comunicar a V.Sa. ter (em) sido... - Encarecemos a V.Sa. a gentileza de suas providncias no sentido de... - Tendo em vista os pedidos formulados pelos irmos X e Y, dessa Igreja, encarecemos a V.Sa. a necessidade de... Ofcio-Resposta No Ofcio-Resposta, habitualmente, o comeo vem a ser o resumo do assunto formulado no ofcio a que se responde, com dados minuciosos que precisam o documento, como abaixo: Alguns Modelos - Estamos respondendo ao ofcio n...., de 6.2.87, dessa Igreja, em que V. S. solicita a esta Conveno sejam feitas relaes dos pastores que, no ms de janeiro p.p., completaram 30 anos de ministrio. - Confirmando o teor de nosso ofcio n...., informamos que... - Apraz-nos acusar o recebimento de seu convite, para participarmos da 1 a Confraternizao de Jovens da Regio Oeste, na data de..., o que muito nos honrar. - Com referncia aos dizeres de nosso ofcio n...., de tanto, vimos, com o presente, ratificar os seus termos, encarecendo a V.Sa. se digne insistir junto ao encarregado do Servio de Publicaes, no sentido de serem ultimados os folhetos ali mencionados. - Em resposta ao ofcio de V.Sa., temos a satisfao de informa-lo de que... - Reportando-nos ao nosso ofcio n...., temos a honra de comunicar a V.Sa. que,... Contexto Propriamente dito Aqui e, ento, o assunto focalizado, devendo o candidato demonstrar tudo o que sabe, pois discorrer sobre o assunto sem maior ajuda. J se torna difcil a apresentao de modelos, pois depender quase de cada assunto, de cada circunstncia. Pode-se lembrar que h tendncia para o seguinte linguajar: - Cumpre-nos, de incio, afirmar (informar, comunicar, insistir, mencionar, etc). que... - Com relao (referncia) ao assunto, este Departamento informa (tem a satisfao de confirmar, de contestar, etc) que... - Esclarecemos a respeito que... - Em ateno ao assunto, cumpre a esta Diretoria informar que... - Na oportunidade, devemos dizer, inicialmente, que...

PGINA 53

NOTA: mais comum entrar, sem rodeios, no assunto. Alguns fechos de ofcios Damos a seguir alguns fechos memorizados, que sero suficientes para que se termine bem qualquer tipo de correspondncia oficial, se no se quiser apegar-se aos muitos fechos encontrados em portaria do Ministrio da Justia, transcrita na ntegra nesta smula: - Aproveitamos a oportunidade para apresentar a Vossa Excelncia os protestos de nosso mais profundo respeito. - Aproveitamos a oportunidade para apresentar (renovar) a V. Excia. os protestos de nossa alta estima e distinta considerao. - Sirvo-me do ensejo para apresentar a V.Sa. os protestos de elevada estima e considerao. - Serve-me o ensejo para apresentar-lhe minhas atenciosas saudaes. - Saudaes. Atenciosamente. Cordiais Saudaes. Formas de Tratamento Quando redigimos um texto, dirigimo-nos sempre a algum que ocupa alguma posio na hierarquia social. Cada uma das formas que sero apresentadas a seguir pode ser usada de maneira direta, com o pronome Vossa (Vossa Excelncia), ou indireta, quando o emissor faz referncia a uma terceira pessoa (Sua Excelncia). 1. Vossa Excelncia reservada essa forma para as altas autoridades, como: Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica; ministros; membros do Poder Legislativo, nos nveis federal e estadual: deputados, senadores, Presidente do Congresso, da Cmara ou do Senado; membros do Poder Judicirio (juzes); governadores prefeitos das capitais; membros do corpo diplomtico (cnsules, embaixadores, chefes de delegaes nacionais ou estrangeiras); procuradores gerais; secretrios de Estado; generais das Foras Armadas, etc. 2. Vossa Reverendssima Usada no trato com altos membros do clero. 3. Vossa Meritssima Usada para juzes. Na linguagem oral, emprega-se tambm a forma Meritssimo. Ficando subentendido o complemento: Senhor Juiz. 4. Vossa Magnificncia Empregada para reitores de universidades. 5. Vossa Senhoria Este tratamento empregado para os casos no enquadrados nos itens anteriores. 6. Senhor/Senhora Menos formal que Vossa Senhoria. 7. Voc

PGINA 54

Tratamento informal, e pessoal. Hoje em dia vem substituindo as formas Vossa Senhoria e Senhor. Observaes 1) um grave erro fazer o verbo concordar com o pronome Vs s porque a forma do tratamento comea com a palavra Vossa. Nunca se diz: Vossa Senhoria direis. O certo : Vossa Senhoria dir. 2) As formas de tratamento no precisam ser repetidas, pois podem ser substitudas por pronomes oblquos, como o, a, os, as, lhe, lhes, se, si, consigo ou possessivos seu, sua, seus, suas. 3) Nos casos que indicam grau acadmico, os termos devem ser escritos em minsculas, como: doutor, engenheiro, juiz, professor, tenente, deputado, gerente, etc. 4) O uso das palavras Cordialmente e Atenciosamente obedece: - Cordialmente quando a pessoa que assina a carta tem como destinatrio algum de cargo paralelo ou inferior. - Atenciosamente quando o emissor de cargo inferior ao do destinatrio. 2. CARTAS 2.1. Definio Carta uma conversa longa entre pessoas ausentes; porm uma conversa escrita. As cartas em geral so de: 2.1.1. Cortesia So as que exigem cuidados e arte, e os seus assuntos so variados como: de pedido, de promessa, de apresentao, etc. 2.1.2. Amizade Nesse tipo de carta, a pena pode correr com liberdade e alongar-se em afetos. 2.1.3. Negcio Tm estas carter particular, exigindo clareza e brevidade. 2.2. Apresentao 2.2.1. Tamanho do papel O uso do papel tamanho ofcio (22x33cm) cede lugar ao tamanho universal, isto e, 210x297mm, tamanho chamado A-4. 2.2.2. Qualidade do papel Varia de acordo com a organizao, e tem sido uma preocupao constante das firmas comerciais, por se tratar do carto de visitas, pois ela reflete quem somos, a quem dirigimos e qual o objeto de que nos queremos ocupar.

PGINA 55

2.2.3. Formas de apresentao 2.2.3.1. Margem a) Esquerda Iniciada a 10 ou 15 toques datilogrficos, pois ser a parte perfurada para arquivar. b) Direita De 2cm a menos c) Cima De 3 a 4cm d) Inferior Aproximadamente 2,5cm 2.2.3.2. A datilografia ou digitao deve ser limpa e correta. 2.2.3.3. O uso de instrumentos de correo adequados, como lpis, borracha, toque mgico e outros, produzir boa apresentao do trabalho. 2.2.3.4. O espao mais usado o dois (2) da mquina de escrever ou 3 do computador sistema word, o que facilita a leitura. 2.2.3.5. A margem direita de cada pargrafo deve ser uniforme, com separao de slabas margeadas, evitando-se a tradicional barra (/) para completar o espao de palavra que no atinge a margem ideal. 2.2.4. Partes da carta 1a) Cabealho 2a) Texto 3a) Fecho 1a) Cabealho Inclui: sigla do emitente, data e local, identificao do destinatrio, referncia. 2a) Texto Trata-se do corpo da carta, podendo ser dividido em pargrafos. 3a) Fecho Usa-se a frmula simples de saudao. Quando nos dirigimos a algum de cargo igual ou inferior ao nosso, a Expresso mais freqente CORDIALMENTE. ATENCIOSAMENTE usa-se quando o destinatrio ocupa cargo superior. Assinatura. Psescrito. Anexos. Cpia. Abreviaturas do redator e do datilgrafo. 3. CIRCULARES 3.1. Definio o documento que tem por objetivo transmitir determinaes de ordem superior, e que no pressupe resposta. 3.1.1. Circular Interna

PGINA 56

aquela expedida por superior que veicula ordem imediatamente a seus subordinados. 3.1.2. Circular Externa aquela dirigida a um universo maior de pessoas como, por exemplo, os membros da igreja, os ministros de uma Conveno, etc. 3.2. Partes da Circular 1a Timbre 2a Ttulo 3a Data 4a Ementa 5a Invocao 6a Texto, composto de : a) Exposio; b)Fecho; c) Apelo; 3.3. Modelo de Circular TIMBRE Rio de Janeiro, RJ, 08 de Novembro de 1982 MD/CR. 08/82 Ementa: Convocao (faz) Prezado pastor Por determinao do Sr. Presidente da Conveno Geral das Assemblias de Deus no Brasil, Pr. Jos Pimentel de Carvalho, ficam os senhores componentes de Diretoria convocados para a reunio marcada para o prximo dia 17 do corrente, s 09,00 horas, na sede na Conveno Geral, na Estrada Vicente de Carvalho, 1083 Rio de Janeiro RJ Sendo esta a ltima reunio da Mesa Diretora, a ser realizada em sua sede, o Sr. Presidente encarece a presena de todos os Diretores, inclusive para a provvel extenso desta reunio at o dia 18, se necessrio. Atenciosamente Pr. Gilberto Gonalves Malafaia 1o Secretrio 4. COMUNICAO INTERNA (CI) 4.1. Definio o documento emitido por funcionrio graduado endereado a um superior, subordinado ou de nvel equivalente, contendo informaes sobre o andamento do trabalho. Destina-se a uma pessoa apenas. 4.2. Partes da CI 4.2.1. Nome CI impresso ou no no papel. d) Impulso

PGINA 57

4.2.2. Nmero seqencial, seguido de barra que separa o nmero do ano. 4.2.3. Data, alinhada direita. 4.2.4. De: nome do emissor, seguido da Seo em que trabalha. 4.2.5. Para: refere-se pessoa que vai receber a CI, podendo ter o nome da Seo onde trabalha. 4.2.6. C/C (com conhecimento), pessoa que deve receber cpia do documento. 4.2.7. Referncia ou Assunto: Resumo do assunto objeto da CI. 4.2.8. Texto. Refere-se exposio do assunto, que deve ser breve e preciso. 4.2.9. Fecho. Restringe-se a Respeitosamente ou Atenciosamente. 4.2.10. Iniciais de quem datilografou a CI. 4.3. Modelo de Comunicao Interna TIMBRE CI N 006/85 Data: 22/01/85 Do: Diretor Executivo da CPAD Para: Todas as Diretorias C/C DRH. Assunto: admisso e demisso de funcionrios Em cumprimento ao que determina o Estatuto da CPAD, encaminho a V.Sas. cpias do formulrio que dever ser preenchido e encaminhado Diretoria Executiva, sempre que se justifique a admisso ou demisso de funcionrios na CPAD, para o devido exame e deciso. Atenciosamente, CUSTDIO RANGEL PIRES Diretor Executivo De acordo EM/ics 5. CURRICULUM VITAE (currculo) 5.1. Definio Curriculum Vitae significa em latim carreira da vida, e fornece informaes de forma sucinta sobre a vida de uma pessoa que se candidata a um emprego. 5.2. Partes do Currculo 5.2.1. Identificao

PGINA 58

Constar: nome, nacionalidade, condio civil, data de nascimento, local de nascimento, filiao, profisso. 5.2.2. Formao escolar Descrever os cursos realizados pelo candidato, em forma de itens ou seguidamente, desde o 1o grau at o superior e extracurriculares. 5.2.3. Experincia profissional Fazer constar sua atuao profissional, em blocos, constando o perodo completo da permanncia na funo. 5.2.4. Atividades Eclesisticas Constar as atividades de maior importncia assumidas dentro da denominao, com os respectivos perodos. 5.2.5. Localidade e data 5.3. Modelo de Currculo CURRICULUM VITAE 1.IDENTIFICAO Jos da Silva, brasileiro, casado, nascido em 29.03.36, no Estado de Gois, filho de Manoel da Silva e Amlia Eleutria da Silva, ADVOGADO registrado no OAB GO sob o n .... 2. FORMAO ESCOLAR 2.1. Primrio Colgio 2.2. Ginasial Colgio 2.3. Secundrio Escola 2.4. Superior Faculdade 2.5. Curso Mestrado 2.6....... 3. EXPERINCIA PROFISSIONAL 3.1. Assistncia Comercial da Diviso de Materiais do Ministrio dos Transportes (local). Atividades: elaborao, julgamento e processamento de cotaes, tomadas de preos, concorrncias pblicas e administrativas, quadros demonstrativos, controle de importaes (1957-1960). 3.2. A seguir, suas atividades, obedecendo ao critrio acima. 4. ATIVIDADES ECLESISTICAS 4.1. Convertido em ___/___/___, na Igreja ...; batizado em guas em ___/___/___. 4.2. Eleito 1o Secretrio da Igreja ... (1960-1965). Eleito Presidente da Mocidade (___/___/___). Dicono em ___/___/___, etc. 4.3. Curso Teolgico (seriado ou por correspondncia, incluindo o nome)

PGINA 59

4.4. Presidente... 5. LOCALIDADE E DATA observaes 1) A parte eclesistica deve ser em folha separada e no ser apresentada quando se pretender concorrer a cargo em empresa pblica ou privada. 2) Viagens podero ser includas nas atividades eclesisticas, participaes em Seminrios, Conferncias, Congressos, Nacionais e Internacionais. (Em geral, as papelarias vendem modelos impressos de Curriculum Vitae). 6. DECLARAO 6.1. Definio A declarao a afirmao da existncia ou no de uma si tuao de fato ou de direito, com valor jurdico e sujeita a sanes previstas em lei. 6.2. Partes da Declarao 6.2.1. Ttulo Escreve-se a palavra DECLARAO com letras maisculas, no centro da folha de papel, acima. 6.2.2. Texto Em poucas linhas, disserta-se a finalidade que o declarante pretende dar declarao. Quando no se deseja especificar a finalidade, pode-se valer de uma forma muito usada, como Para os devidos fins. 6.2.3. Local e data 6.2.4. Assinatura Vem aposta sobre o nome escrito. 6.3. Modelo de Declarao DECLARAO Declaro, para os devidos fins, que o Dr. WALTAIR BARRETO, brasileiro, solteiro, aluno do Instituto Bblico Monte Sio, registrado sob o nmero 0186, cursando, atualmente, o primeiro semestre do 3o ano do Curso Graduado em Teologia, nada havendo que desabone a sua conduta. Rio de Janeiro, RJ, 08 de abril de 1986. Diretor 7. EDITAL 7.1. Definio Trata-se de um documento expedido por rgo ou empresa privada com o objetivo de difundir uma informao, aviso ou convocao. Tem por objetivo dar informaes acerca da abertura de concorrncia para fornecimento de material, prestao de servio, matrcula em estabelecimento de ensino, concurso para preenchimento de cargo, etc.

PGINA 60

Deve ser afixado em local apropriado ou divulgado pela imprensa e deve especificar todas as condies exigidas para o preenchimento das formalidades legais. 7.2. Partes do Edital 7.2.1. Timbre o que j vem impresso no alto da pgina da instituio expedidora. 7.2.2. Ttulo Escreve-se a palavra EDITAL em letras maisculas, no alto da pgina, ao centro, mais ou menos a trs linhas abaixo do timbre. Quando o edital tem nmero seqencial, este acompanha a palavra. 7.2.3. Ementa o assunto do documento que pode ser escrito em letras maisculas abaixo do ttulo. 7.2.4. Texto Compe-se da exposio do assunto em pauta, por meio de pargrafos ou itens. 7.2.5. Localidade e data Escrever a duas linhas abaixo do texto, direita. 7.2.6. Assinatura Constar a assinatura seguida de seu cargo, abaixo da localidade, a duas ou trs linhas. Pode acompanhar o visto de um Funcionrio hierarquicamente superior ao que assinou o documento. 7.3. Modelo de Edital Policlnica Geral do Rio de Janeiro EDITAL N 284/85 CONCURSO PARA INSPETOR DE ENSINO Por ordem do Senhor Reitor da Universidade de Apicuns, fao pblico, para conhecimento dos interessados, que no dia 23 de janeiro de 1986 sero iniciadas as provas de seleo de 40 inspetores de ensino desta Universidade. Os candidatos devem se apresentar no auditrio da Faculdade de Direito, munidos do carto de inscrio, s 8:00h, para prestarem exames. Os resultados sero publicados no Dirio Oficial e na Imprensa Local. Apicuns, 20 de dezembro de 1984 UMBERTO HASSA Diretor da Faculdade de Direito 8. MEMORANDO 8.1. Definio

PGINA 61

um documento interno e externo, e emitido pelos rgos do servio pblico. 8.2. Partes do Memorando 8.2.1. Timbre Nome do rgo impresso na pgina do expedidor. 8.2.2. Nmero esquerda, trs linhas abaixo do timbre, acompanhado da codificao usada. 8.2.3. Localidade e data Na mesma linha do cdigo, direita. 8.2.4. Ementa Duas linhas abaixo da localidade e data, especificar o assunto tratado. 8.2.5. Ttulo e destinatrio Tambm duas ou trs linhas abaixo da ementa, escreve-se esquerda, a palavra MEMORANDO, seguida da preposio para e o cargo do destinatrio. 8.2.6. Texto Mais ou menos a cinco linhas abaixo do ttulo, explicita-se o assunto referido na ementa, acompanhando um pargrafo com o fecho. 8.2.7. Assinatura Aproximadamente a trs linhas abaixo do fecho, constar o nome do emitente com as iniciais maisculas. 8.3. Modelo de Memorando Igreja Evanglica Departamento de Obras DO/350/86 Rio de Janeiro, RJ, 05 de novembro de 1986 Ementa: Projeto n 854/84 MEMORANDO para o Sr. Administrador Regional Comunicamos a V.Sa que as obras do Projeto acima referido tero seu incio a partir do dia 18 de maro prximo vindouro. Solicitamos tomar as necessrias providncias com a maior brevidade possvel. Grato Armando Villas ENGENHEIRO-CHEFE 9. PROCURAO 9.1. Definio

PGINA 62

o documento que uma pessoa tem o direito legal de conceder a outra de confiana, para agir em seu nome. 9.2. Partes da Procurao 9.2.1. Ttulo Centralizar a palavra PROCURAO na folha a trs linhas ou mais abaixo da parte superior do papel. 9.2.2. Texto A mais ou menos cinco linhas abaixo do ttulo, iniciar o texto, englobando trs itens necessrios: 1o) Dados do mandante 2o) Dados do procurador 3o) Definio dos poderes 9.2.3. Local e data Escrever abaixo, trs linhas do texto, em ponto pargrafo, por extenso. 9.2.4. Assinatura A trs linhas abaixo do local. 9.2.5. Testemunhas esquerda do papel, constar o nome, endereo e identidade. 9.3. Modelo de Procurao PROCURAO FULANO DE TAL, brasileiro, casado, funcionrio pblico, portador da identidade n ..., residente e domiciliado na Rua ............., n..., no bairro ..............., na cidade de ......, Estado ...., nomeia e constitui seu bastante procurador (sicrano), solteiro (ou casado), (profisso), identidade n ...., (origem), CPF n........., residente e domiciliado na Rua ....., bairro ......, na cidade de ....., Estado ......, para o fim especial de ........ (definir os poderes). Local, _____de _________________de 19______ (Assinatura) Testemunhas: 1) Nome: Endereo: Identidade: 2) Nome: Endereo: Identidade:

PGINA 63

10. RELATRIO 10.1. Definio o papel pelo qual um funcionrio d conta de sua atividade em funo permanente ou misso extraordinria. Pode consistir em servio de chefia, exames e pesquisas habituais, inquritos ou investigaes especiais, estado ou condio do servio por ocasio de posse, etc. Assim que, o Relatrio, traz concluses a respeito de determinados assuntos. Decorrem desta noo dois tipos importantes de relatrio: 10.1.1. Peridicos Os que so feitos em determinados perodos ou pocas, por foras de determinao legal, regulamento ou prazo; e 10.1.2. Eventuais Os que so elaborados em virtude de designao especial. 10.2. Partes do Relatrio 10.2.1. Ttulo Constitui-se da palavra Relatrio seguida da especificao, tudo em letras maisculas. 10.2.2. Apresentao Compreende quatro itens, em linhas diferentes: 1o) lugar e data 2o) autor(es) do relatrio (nome e funo) 3o) destinatrio 4o) assunto (resumo do contedo) Exemplo: RELATRIO DE INSPEO TCNICA Manaus, AM, 20 de maio de 1985 De:_____________________________________ Para:____________________________________ Assunto: __________________________________ Cargo do destinatrio: Texto Fecho Assinatura 10.2.3. Texto a exposio propriamente dita, no sendo necessrio numerar o primeiro pargrafo. Fazer referncia ordem seqencial da misso desempenhada. 10.2.4. Fecho

PGINA 64

a assinatura do(s) autor(es) do relatrio. 10.2.5. Anexos Se houver, so os documentos em que se baseiam os itens do texto. 10.3. Modelos de Relatrio. 10.3.1. Modelo I Emblema da Repblica NOME DO MINISTRIO Nome do Departamento TTULO (a palavra Relatrio) ou TTULO-EMENTA (a palavra Relatrio com um adendo: Relatrio sobre atividades tais e tais). Neste primeiro pargrafo, obrigatrio uma referncia ordem recebida para as averiguaes que se passam a relatar. Tambm no numerado. o tipo do pargrafo que o candidato dever ter bem assimilado. 2. Como no ofcio, comea aqui a numerao dos pargrafos, pois comea o assunto ou contexto propriamente dito. 3. Principalmente no relatrio, o contexto propriamente dito dividido em trs partes, quando se trata de assunto de grande complexidade: a) A coleta de dados, os exames, as averiguaes, a iniciao, etc. b) O confronto dos elementos, o estudo dos dados colhidos, a dissecao de material bruto reunido. c) As condies que, em regra, devem ser apresentadas, ainda que condicionadas a julgamento final dos superiores. 4. Como se verifica, a estruturao do relatrio mais complexa, mais ampla, vindo a ser, no final, um ofcio mais complicado. 5. comum encontrar-se depois da concluso, uma frase de agradecimento deferncia pela honrosa e trabalhosa misso de relatar, que sempre demonstrao de inequvoca confiana. Observe que este pargrafo volta a no ser numerado. o fecho-chavo que persiste no relatrio, nos moldes do que se v no ofcio. Observe, ainda, que vir logo depois a data e a assinatura ou assinaturas. Data Assinatura 10.3.2. Modelo II (Cabealho) RELATRIO

PGINA 65

Sr. Diretor: Tendo sido designado para apurar a denncia de irregularidades ocorridas no Departamento de Correios, submeto apreciao de V.Sa., para os devidos fins, o relatrio das diligncias que, nesse sentido, efetuei. 2. Em..., dirigi-me ao Chefe da Seo A para inquirir os funcionrios X e Y, acusados pelo extravio de valores endereados firma S & L, desta praa. 3. Ambos negaram a autoria da violao da mala de correspondncia, conforme os termos constantes das declaraes anexas. 4. No inqurito a que se procedeu ressalta a culpabilidade do funcionrio X, sobre quem recaem as mais fortes acusaes. 5. O segundo, apesar de no se poder considerar mancomunado com o primeiro, tem parcela de responsabilidade, pois agiu por omisso, sendo negligente no exerccio de suas funes. Como chefe de turma, devia estar presente, na ocasio da abertura da mala em apreo o que no ocorreu, conforme depoimento de fls... 6. Do exposto, conclui-se que somente inqurito policial poder esclarecer o crime perpetrado com a violao da mala de correspondncia na Seo A. 7. Impe-se instaurao imediata de processo administrativo. o que me cumpre levar ao conhecimento de V.Sa. Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe protestos de minha distinta considerao. Data Assinatura 11. REQUERIMENTO 11.1. Definio o documento usado para formalizar um pedido a uma autoridade. Os pedidos feitos por requerimento devem ter ou pressupor amparo legal. Quando a solicitao no um direito (e seu atendimento depende do arbtrio de uma autoridade), deve ser feita por meio de uma petio, que segue o mesmo modelo do requerimento e freqentemente considerada sinnimo deste. O papel em que normalmente se redige o requerimento o tipo almao: sem pauta (quando datilografado), e com pauta (se manuscrito). esquerda, deixa-se uma margem de 5cm, e, direita, de 1cm, aproximadamente. O pargrafo pode ter 2,5 a 4cm, ou 10 a 15 espaos de mquina. 11.2. Partes do requerimento 11.2.1. Ttulo A palavra REQUERIMENTO, escrita no alto e ao centro do papel. 11.2.2. Destinatrio/Vocativo o ttulo funcional da pessoa a quem se faz o pedido, dispensando-se o nome prprio personativo.

PGINA 66

11.2.3. Texto Compe-se de duas partes: 1a) Prembulo Constitudo da identificao do requerente, completa. 2a) Contexto o que se requer em exposio sucinta do pedido. Pode-se incluir aqui a justificativa e amparo legal, isto , o fato ou a circunstncia que justifica o pedido, incluindo referncia a documentos comprobatrios. 11.2.4. Fecho Pode ser reduzido expresso: Nestes termos, Pede deferimento. 11.2.5. Data Na mesma altura dos pargrafos 11.2.6. Assinatura Abaixo da data. O nome pode vir datilografado ou no, uma vez que j consta no comeo do texto. Quando no constar no incio, datilografa-se o nome, mormente quando a assinatura no compreensvel. Observaes: 1a) Quem firma o requerimento pode chamar-se, no texto, de: a) abaixo assinado b) requerente c) signatrio 2a) Ao vocativo iniciado por a) Excelentssimo corresponde a expresso Vossa Excelncia (V. Exa). Quando se referir ao Presidente da Repblica, ou juizes, ser sempre por extenso. b) Ilustrssimo a expresso ser Vossa Senhoria (V. Sa.) 3a) A expresso abaixo assinado concorda sempre com o gnero e o nmero de quem assina. Ex.: Maria Jos, abaixo assinada. Joo Jos, abaixo assinado. 4a) O requerente aparece sempre como terceira pessoa: O abaixo assinado, o requerente. Assim sendo, o verbo que se lhe refere, o possessivo e o pronome devem estar nessa mesma pessoa; requer, solicita, etc. 11.3. Modelo de Requerimento Ao Exm Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Vimos por meio desta requerer junto a essa Prefeitura, Iseno do Imposto Predial Territorial Urbano e Taxas a que faz jus a CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLIAS DE DEUS, sob sigla CPAD, fundada em 13 de maro de 1940, com Registro no 3o Ofcio de Registro de Ttulos e Documentos em 18 de junho de 1940, sob o

PGINA 67

n 855, publicado no D.O. 138 DE 17.06.1940, Instituio de Ordem Regiliosa Mantenedora de Editora Grfica Impressora, situada na Av. Vicente de Carvalho, 1083, Lote 11 do PA20859, inscrita sob o n 0257349-1, com cdigo de logradouro 04260-6 e Imvel alugado a NEOMETAIS COMRCIO DE METAIS LTDA, situada na Avenida Vicente de Carvalho, 1.121, inscrita sob o n 0257346-7, com cdigo de logradouro n 04260-6. A presente se justifica conforme emenda na Seo II, Art. 61, Pargrafo XV, que consta no DCM de 13.12.84, suplemento 200, pg. 9. E por ser Entidade sem fins lucrativos, com fins puramente Humanitrios e Religiosos, conforme consta nos Registros acima citados, Nestes termos Espera deferimento. Rio de Janeiro, 17 de maro de 1986 Pr. Eude Martins da Silva Diretor de administrao 12. TELEGRAMA 12.1. Definio O telegrama um dos meios de comunicao que torna possvel o envio de mensagens escritas por processo mais rpido que o convencional. 12.2. Apresentao Os telegramas tm impresso prprio distribudo pela ECT Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. A ECT facilita aos usurios o envio de telegramas por telefone, por meio do sistema telegrama fonado, o que dispensa o impresso. Algumas empresas dispem de transmisso/recepo de mensagens telegrficas. telex, que so mquinas de

Atualmente, cada palavra de at 10 letras, tem um custo, incluindo a indicao do destinatrio e do texto, sendo as mais longas equivalentes a duas taxas. 12.3. Caractersticas Em papel prprio, deve ser escrito em letras maisculas, observando-se que o emprego de sinais grficos so dispensados (acento, ponto, parnteses, etc.). Para evitar que sejam confundidas com outras palavras que possuem acento agudo na ltima slaba, so acrescidas da letra H: EH () para se diferenar de E (e); PAGARAH (pagar) para se diferenar de PAGARA (pagara), etc. costume acrescentar um T conjugao e (ET) para evitar confuso com a forma verbal . O til pode ser substitudo pela letra N, colocada aps a vogal que possui esse assento: CANAAN. 12.4. Pontuao As abreviaturas usuais em telegramas:

PGINA 68

ABRASPAS (Abrir aspas) BIPTS (dois pontos) EXCL (exclamao) ET (e) FECHASPAS (fechar aspas) INT (interrogao) PTVG (ponto e vrgula) PT (ponto final) RESEU (recebi seu telegrama) SDS (saudaes) 12.5. Partes do Telegrama 12.5.1. Destinatrio Constar o nome e endereo completo 12.5.2. Texto Objetivo e bem resumido, sem deformar o sentido. Quando da confeco de um telegrama, observar o seguinte: a) Aglutinao de palavras - as separadas por hfen: Informando-nos, cabe-nos, etc. (isto evita o pagamento de duas taxas). - Juntando palavras: Av. Coronel Dias 575 (4 taxas) para AVCELDIAS 575 (2 taxas). Formas de tratamento: ) em vez de Vossa Excelncia (2 taxas). VOSSENCIA (1 taxa

Obs. Palavras aglutinadas com mais de dez letras pagam 2 taxas. - No se separam slabas no final da linha do telegrama. b) Partculas Evitar artigos, preposies, conjunes, para evitar pagamento de taxas desnecessrias. c) Sinnimos Deve-se buscar linguagem sinnima, evitando-se palavras longas. d) Evitar o uso da palavra no, Ex.: NO HAH INFORMAES para FALTAM DADOS. e) Numerais - A data: 18/7/84 ( 3 taxas) para 18784 (1 taxa) - VINTE E OITO (3 taxas) para VINTEOITO (1 taxa) f) Usar as abreviaturas de pontuao

PGINA 69

12.5.3.Remetente Consta da parte inferior do formulrio prprio, e no est incluso no preo do telegrama, no sendo, portanto, preciso abreviar as informaes (nome, endereo, telefone). 1.4.3.3. Codificao da correspondncia Toda correspondncia deve ser codificada, para fins de referncia. A Secretaria deve estabelecer uma sigla para a instituio, que ser a parte fixa da codificao, enquanto a parte varivel ser sempre em funo do tipo de correspondncia a ser expedida. Igreja Evanglica Assemblia de Deus de Chapec poder ter por sigla ADC, isto , A, de Assemblia; D, de Deus e C, de Chapec = ADC, ou Igreja Batista da Gvea =IBG/, etc. A esta sigla, segue uma barra (/), sendo complementada pela codificao da correspondncia, ponto, barra e o ano de emisso. As abreviaturas devem ter apenas duas letras, como em CARTA: CT; OFCIO: OF, etc. Dessa forma, uma codificao completa de uma carta emitida, ficaria assim: ADC/CT.01/86 Damos, a seguir, uma relao de correspondncias com suas respectivas abreviaturas: 01. CARTA....................................................................CT 02. CIRCULAR..............................................................CR 03. CIRCULAR INTERNA.............................................CI 04. EDITAL....................................................................ED 05. OFCIO....................................................................OF 06. MEMORANDO........................................................MM 07. RELATRIO...........................................................RL 08. REQUERIMENTO...................................................RQ 09. RESOLUO..........................................................RS O padro de codificao deve ser sempre em todas as correspondncias. Cada pasta de correspondncia dever ter uma folha datilografada, com nmeros de 1 at o limite estimado da correspondncia em um ano; esses nmeros sero riscados seqencialmente, aps sua misso. Exemplo: ADC/CT/1986 001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020 021 022... ADC/OF/1986

PGINA 70

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020 021- 022... As cpias das correspondncias sero arquivadas por ordem cronolgica. A codificao identificar, imediatamente, a correspondncia, e facilitar o seu imediato arquivamento na pasta correspondente. 1.4.3.4. Outros Tipos de Documentos 1. ATESTADO o documento em que se declara algo. O atestado e a declarao pouco diferem na redao. Ex.: ATESTADO Atesto, para os devidos fins, que o senhor Sicrano, advogado, brasileiro, casado, residente na..., nesta cidade, pessoa de nosso conhecimento, responsabilizando-nos, para todos os efeitos, pela veracidade desta afirmao. Rio de Janeiro, RJ Assinatura 2. ATO Figuradamente, designativo de decreto, portaria, resoluo, etc., e a ao particular interna do Estado, atravs de um rgo ou agente do poder pblico. 2.1. Ato atributivo O que tem por fim transferir um direito em proveito de algum. 2.2. Ato autntico o que passado perante autoridade, dela emanado ou que se apresenta munido de f pblica. 2.3. Ato formal aquele para cuja validade a lei exige o revestimento de forma ou solenidade especial (ato solene) 2.4. Ato gratuito O que, de liberalidade ou no, obriga a encargos ou contraprestao. 2.5. Ato jurdico todo o ato lcito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. 2.6. Ato oneroso O que implica encargos ou contraprestao. 2.7. Ato resolvel Ato ou contrato que, no prximo ttulo de sua constituio, menciona o prazo de seu vencimento ou a condio futura que, uma vez verificada o resolve de pronto.

PGINA 71

3. AUTO Constitui-se daquilo que narrado com escrita pormenorizada de um fato, e autenticado. 4. AVISO o expediente pelo qual se d conhecimento de decises, transmitidas, direta ou indiretamente, ao destinatrio. Exemplos de abertura 1. O diretor da ... convida os professores... 2. Tenho a honra de levar ao conhecimento de V.Sa... 3. Em cumprimento ao..., informamos 4. Para conhecimento de V.Sa., comunicamos... 5. Avisamos a V.Sa. que temos em nosso poder... 5. BILHETE VERBAL aquela comunicao redigida na terceira pessoa, substituindo o telegrama ou equivalente, por ser um veculo de participao breve, de recado, aposta a assinatura do prprio destinador. Em geral, o formato do papel do memorando horizontal. Modelo: Fulano de tal Rua tal Local Fulano de Tal sada cordialmente o prezado Diretor Sicrano de tal, agradece os termos de sua amvel carta de 06, e roga que aceite a encomenda que envia. 22/02/80 6. BOLETIM Pode ser um breve escrito noticioso, resenha noticiosa, publicao peridica, etc. 7. CERTIDO a cpia tirada de um papel ou escrito dito original, por quem tenha qualidade para o fazer, pela qual se faz certo o que consta nesse papel ou escrito original. Regras fundamentais para se fazer uma certido: 1. Escrever em linhas corridas. 2. De preferncia, escrever os nmeros por extenso. 3. No deve conter emendas ou rasuras. 4. Omisses devem entrar ao final, com Em tempo: seguindo -se o escrito. 8. CONTRATO

PGINA 72

O contrato o instrumento pelo qual se estabelece conveno ou acordo entre pessoas e entidades. 9. CONVENO A Conveno o documento utilizado em conferncias internacionais para oficializao de seus ajustes. 10. CONVNIO Trata-se de um pacto, combinao ou ajuste. 11. CONVITE Atravs do convite faz-se uma convocao ou se solicita a presena de algum em alguma parte ou a algum ato. 12. DECISO o documento em que se registra a resoluo aprovada por rgo colegiado. 13. DESPACHO o que dado por uma autoridade, por escrito, dando andamento ou soluo a um pedido. 14. DIPLOMA ttulo ou documento oficial com que se confere um cargo, dignidade ou privilgio; afirma-se a habilitao profissional de algum ou apenas materializa-se uma distino. 15. EMENDA o ato de uma Assemblia em que cria, anula ou corrige outro ato, podendo ser: 1) Aditiva 2) Modificativa 3) Supletiva 16. GUIA uma frmula de pagamento de tributos, contribuies, ou expedio de mercadorias, etc. 17. INDICAO uma preposio que, se aceita por alguma comisso, deve ser submetida a plenrio. 18. INSTRUO o instrumento para orientar a execuo de leis ou decretos. 19. MENSAGEM o instrumento pelo qual o Presidente da Repblica se comunica com o Poder Legislativo, ou Judicirio, com os chefes dos Estados-membros ou com o povo. 20. ORDEM DE SERVIO

PGINA 73

o documento que determina providncias no sentido de orientar a execuo de servios ou o desempenho de encargos. 21. NOTIFICAO o instrumento que se pode utilizar para se dar a conhecer a algum, um preceito, para a prtica ou no de um ato. 22. PROPOSIO Pedido encaminhado mesa ou ao plenrio, por participante de assemblia, congresso, conveno, etc. 23. RECIBO a declarao por escrito de se haver recebido alguma coisa 1.4.4. Arquivo 1.4.4.1. Definio O arquivo um mecanismo de consulta e segurana, com o fim de permitir a imediata consulta ou a utilizao dos documentos que foram entregues sua guarda, depois de classificados. 1.4.4.2. Funes a) controle dos acontecimentos e atos administrativos; b) organizado, evita o desperdcio de tempo e trabalho; c) fonte de pesquisa para toda a administrao; d) mostra a posio correta entre o que j foi executado e o que dever ainda ser feito; e) confere segurana aos documentos e instituio. 1.4.4.3. Tipos de arquivos 1. Arquivo vivo o que formado de documentos em trnsito, isto , os consultados constantemente. 2. Arquivo Inativo/morto o constitudo comprovaes futuras. de assuntos liquidados, porm importantes para

1.4.4.4. Classificao Quanto disposio fsica dos documentos, os arquivos podem ser: Aspectos desses arquivos: a) Horizontal b) Rotativo c) Vertical a) O arquivo horizontal aquele onde guardamos horizontalmente a documentao, ficando empilhada sobre suportes especiais colocados em gavetas apropriadas. O Sistema Kardex o mais usado.

PGINA 74

Este tipo de arquivo, apesar de ter a facilidade de manuseio, e das anotaes poderem ser feitas no local, o seu custo mais elevado, tendo de ser operado por especialistas, e possui uma capacidade relativamente limitada. b) No arquivo rotativo, os documentos so arquivados de forma a virarem em torno de um eixo, o qual poder ser vertical ou horizontal. Existem dois tipos de arquivo rotativo: 1o) Eixo vertical com bandejas rotativas sobre as quais esto colocados os documentos (geralmente fichas). As bandejas, ao rodarem, permitem rpida consulta. O arquivo e os documentos vm ao encontro do operador. 2o) Eixo ou esteira sem-fim. As fichas ficam apoiadas e presas na parte inferior desse eixo, que possui dispositivo eltrico de movimentao com controle eletrnico atravs de pedais. muito dispendioso, e exige grande espao fsico. c) Arquivo vertical aquele em que a documentao conservada verticalmente, uma aps outra. 1.4.4.5. Sistemas de Arquivamento Existem diversos tipos de classificao, que constituem os sistemas de arquivamento, e a escolha dos diversos tipos de acessrios para o arquivamento depende do mtodo que se ir adotar. Apresentaremos alguns: I. SISTEMA A. G. O que arquivar Alguns colecionam revistas. Gastam muito encadernando-as. Se tem que mudar, um peso terrvel. Aqui, aconselhamos a usar o mtodo da tesoura. Numa revista h muito material informativo que til somente para o momento. Criteriosamente, so poucos os artigos que realmente merecem ser arquivados. O resto deve ser descartado. O mesmo deve-se fazer com jornais. As revistas e jornais trazem materiais, muitas vezes excelentes, que no aparecem em livros so mais atualizados. Isso merece ser arquivado. Ter cuidado para no entulhar o arquivo com papis desnecessrios. Materiais soltos que podem ser reunidos e arquivados. Consideremos como arquivar recortes de jornais, artigos de revistas, folhetos, panfletos, pequenas apostilas, diagramas, convites, cartas, documentos, msicas, papis ocasionais, etc. Esse material deve ser consecutivamente enumerado medida que vai sendo encontrado, sem se importar com o assunto de que se trate e sem fazer esforo para arquiv-lo por categoria. Suponha que sua primeira pea de material solto um folheto sobre A Poluio; a segunda pode ser um artigo acerca do Estado do Esprito Santo; a terceira pea pode ser um recorte tirado de um jornal que escreve sobre a Delinqncia dos Pais. Para colocar no arquivo, no importa quais os assuntos discutidos nas diversas partes soltas. A primeira seria enumerada com uma caneta de ponta porosa

PGINA 75

vermelha (para destacar bem) na parte superior da pgina, direita, como A. G. 1; a segunda pea solta seria enumerada A. G. 2; a terceira A. G. 3; e assim por diante. As peas soltas, rigorosamente enumeradas em ordem, devem ser agrupadas de cinqenta em cinqenta, nas pastas. A primeira pasta guardar as peas enumeradas de 001-050; a segunda de 051-100, e assim sucessivamente. Em cada pasta, essa numerao ficar saliente, exposta, facilitando que seja encontrada a parte desejada. As revistas e jornais trazem matrias atualizadas que merecem ser arquivadas O crebro do arquivo O material coletado, numerado e pronto para ser guardado nas pastas, deve agora ser classificado. O passo seguinte consiste em saber como encontrar o material que precisamos no menor tempo possvel, com pouqussimo gasto de energia. Isso se consegue mediante um ndice, que chamamos de O crebro do arquivo. constitudo de uma ficha de 23x15,5 centmetros. Digamos que voc tem um bom nmero de textos numerados para o arquivo geral, prontos para serem classificados e guardados nas pastas. Todos sero numerados consecutivamente A. G. 001, A. G. 002, A. G. 003, etc. O primeiro artigo, suponhamos, um recorte de revista sobre o divrcio. Toma-se uma ficha A. G. em branco e escreve-se margem esquerda junto ao lugar do assunto, a palavra divrcio. Essa sua ficha sobre o assunto divrcio. Todo o material encontrado ser aqui classificado. Na ficha encontramos quatro colunas verticais e oito horizontais, feitas por linhas mais grossas. O espao compreendido entre as colunas verticais e horizontais, em negrito, chamado de caixa de referncia. Numa ficha temos 64 caixas de referncias, usando os dois lados, dando muitas possibilidades para um s assunto. Dentro da caixa de referncia encontramos a primei ra linha da sigla A. G., onde colocamos em vermelho (para destacar bem) o nmero do artigo, para ser encontrado na pasta, onde est guardado. Nas outras linhas inferiores, colocamos (numa breve descrio ou numa palavra) o contedo do material. Se um artigo est relacionado com dois ou trs assuntos diferentes, ele pode entrar em duas ou trs fichas diferentes com o mesmo nmero. Outro fato importante: muitas revistas comeam um artigo numa pgina o qual segue em outra, mas, na seguinte, tem outro artigo que tambm queremos arquivar. Como fazer? Ajuntam-se esses dois artigos, porque no podem ser separados, e colocase um nmero s. Exemplo: A. G. 090-1 e no segundo artigo 090-2. O arquivo economiza tempo, fonte de pesquisa e resolve situaes difceis s vezes, ocorre que h vrios os quais tambm queremos arquivar e todos esto dependendo um do outro. Ento, coloca-se a numerao nica, seguida de um hfen com a numerao consecutiva de 1 at quanto for necessrio. O crebro do arquivo (ficha) facilita o trabalho para encontrar o material depois

PGINA 76

Sugestes: 1. Procure estabelecer um tempo definido para arquivar seus materiais. 2. Separe uma pasta e coloque o ttulo: Material a ser arquivado, e a coloque tudo que voc vai encontrando. 3. Ao ler um artigo, v logo colocando em que assunto ele deve entrar. s vezes, pode entrar em vrios assuntos. Tome nota na margem, para no ter que reler novamente na hora de classificar. 4. Na hora de classificar e passar para a ficha do crebro do arquivo, procure colocar os assuntos relacionados, ou os mesmos, juntos. Isto vai poupar tempo em ficar manuseando vrias vezes a mesma ficha do assunto. 5. Os assuntos do crebro do arquivo so colocados, alfabeticamente, dentro de uma caixa. Pode-se usar um ndice plastificado da Memmo-R que tem o tamanho certo para as fichas. Nossa orientao que se pegue o material e comece imediatamente a trabalhar. Quando aparecer alguma dificuldade, recorra aos exemplos apresentados. II. SISTEMA ALFABTICO Baseia-se na classificao direta em ordem alfabtica rigorosa, por assunto, nome, localidade ou qualquer outra referncia. III. MTODO NOMINAL Muito indicado para os servios de correspondncia entre a empresa e seus clientes, consiste este mtodo no arquivamento dos documentos onde prevalece o critrio dos nomes, em rigorosa ordem alfabtica. IV. MTODO DICIONRIO Procede-se apenas a rigorosa ordem alfabtica, reunindo todos os dados relativos ao assunto em uma nica entrada. um mtodo de fcil estruturao e manipulao, usado especialmente em escritrios de pequeno porte e em Secretarias Executivas. V. OUTROS MTODOS 1. Mtodo Geogrfico 2. Mtodo Enciclopdico 3. Sistema Numrico 4. Mtodo Numrico 5. Mtodo de Vigilncia Contnua 6. Mtodo Duplex 7. Mtodo Alfanumrico 8. Sistema alfabtico-Numrico Observaes 1) Arquivar cpia de todos os documentos.

PGINA 77

2) Registrar dados importantes como, datas, horas, nomes, etc para referncias futuras. 3) Ao emprestar documentos, que o solicitante assine uma cautela. 4) Arquivar corretamente os documentos nas pastas, evitando troc-los indevidamente. 5) Fixar mentalmente os assuntos abordados em documentos arquivados. 6) Escolher o sistema que melhor se adapte ao estilo de sua secretaria. 1.4.4.6. Acessrios para arquivamento de papis e fichas Destacaremos os seguintes: 1. Classificadores ou pastas So usados para guardar a documentao que ser arquivada. So fabricadas com folhas de cartolina ou papel carto, dobradas e com dimenses padronizadas. Os formatos mais comuns so o comercial ou carta, medindo: 30x24cm, e o tipo ofcio, com 38x24cm. Esse tipo de material pode ser encontrado com corte reto ou com projees. No caso do tipo com corte reto, uma das faces um pouco maior do que a outra. No espao que fica visvel, isto , que se destaca da medida menor, ser escrita a indicao do assunto ou contedo arquivado. 2. Tesouraria Toda igreja deve estabelecer um sistema que regule a participao dos crentes na sua vida financeira. O assentamento de todo o movimento bem como a apresentao de relatrios, exime de quaisquer dvidas os responsveis pela guarda do tesouro na Casa do Senhor. Atualmente, existem duas formas pelas quais os fiis participam da vida financeira da igreja: 1o) A tradicional, atravs dos dzimos e das ofertas levantadas nas diversas reunies da igreja. 2o) A unificada, cuja contribuio unicamente o dizimo. O atendimento das necessidades dos departamentos da igreja feito atravs da tesouraria geral. Nada que dependa de material feito sem dinheiro. Portanto, o tesoureiro o homem-chave na organizao e, conseqentemente, na gesto do dinheiro. O tesoureiro que cuida dos fundos que a igreja lhe confia, quando o faz fielmente, isto reflete nos de fora, motivando-os a tomarem parte na obra da igreja. O tesoureiro eleito dentre os membros da igreja local, por um perodo regimental ou estatutrio, cujas atribuies, entre muitas so: a) Receber e guardar o dinheiro, depositando-o em agncia bancria. b) Efetuar pagamentos autorizados pelo presidente. c) Registrar as entradas e sadas em livro prprio. d) Manter em dia a escriturao da Tesouraria.

PGINA 78

e) Assinar com o presidente cheques e demais documentos da tesouraria. f) Organizar e apresentar Igreja balancete mensal e o balano anual, devidamente examinados pela Comisso de Contas. Usualmente, as igrejas recolhem os dzimos em envelopes apropriados, e as ofertas em salvas (sacolas), estando a cargo dos diconos a conferncia das importncias. Os valores arrecadados (dzimos e ofertas) so devidamente somados, e entregues ao tesoureiro, que emite um comprovante de Caixa, dando-o Comisso de Finanas para que d o visto, a fim de ser a importncia lanada no Movimento de Caixa. importante que o tesoureiro, conforme o perodo requerido pelo regimento, apresente os livros contbeis Comisso de Contas ou de Finanas, para exame, bem como apresente igreja relatrio, regularmente. 2.1. Escriturao 1. Dirio de Caixa So impressos em duas vias, onde so lanados os pagamentos (sadas, como tambm os recebimentos encontrados). A primeira via, aps escriturada, deve ser destacada, juntando-se a ela os comprovantes nela lanados; a segunda via, carbonada, fica presa ao prprio livro. Preenchimento a) Primeira coluna Usar o cdigo de Plano de Contas referente ao lanamento. b) Segunda coluna para o histrico do lanamento. c) Terceira coluna Utilizada para o nmero do lanamento, isto , o nmero da pgina do Dirio de Caixa, separado por uma barra, seguindo o nmero da seqncia do lanamento. d) Quarta coluna Para o registro da quantia de entrada, conforme comprovante. e) Quinta coluna Para o registro do valor da sada, tambm conforme comprovante. Obs.: importante numerar as folhas do Dirio de Caixa, voltando sempre unidade a cada ms. medida em que os lanamentos forem numerados, os mesmos nmeros devem ser dados aos documentos respectivos. 2. Livro Caixa Deve ter suas pginas numeradas, termos de abertura e encerramento, para o competente relatrio mensal da tesouraria. Pode ser registrado no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas. 3. Guarda de Documento Deve-se manter da melhor maneira, guardado para a devida comprovao junto Comisso Fiscal.

PGINA 79

aconselhvel que os recibos sejam colocados em folha de papel, em ordem cronologia de lanamento, e arquivados em pastas prprias. Documentos referentes a impostos e taxas, guias de recolhimentos, devem ser agrupados em separado. 4. Relatrio o documento emitido pelo tesoureiro, periodicamente, compreendendo a soma de cada conta no perodo de janeiro a dezembro. 5. Balancete o documento que apresenta os saldos das contas para a devida verificao. 6. Livro de dizimistas 2.2. Plano de Contas 1. RECEITA (entrada) 1.1. Receita regular 1.1.1. Dzimos 1.1.2. Ofertas 1.2. RECEITA ESPECIAL 1.2.1. Misses Nacionais 1.2.2. Misses Estrangeiras 1.2.3. Fundo de Construo 1.2.4. Educao Religiosa 1.2.5. 1.3. RECEITA EXTRAORDINRIA 1.3.1. Juros 1.3.2. Recuperao de despesas 1.3.3. 1.4. EMPRSTIMOS 1.4.1. Emprstimos patrimoniais 1.4.2. Emprstimos bancrios 1.4.3. Emprstimos especiais de particulares 1.4.4. 2. DESPESA (Sada) 2.1. MISSES 2.1.1. Misses Nacionais 2.1.2. Misses Estrangeiras 2.1.3. Plano Cooperativo

PGINA 80

2.1.4. 2.2. EVANGELISMO 2.2.1. Aluguel de congregaes 2.2.2. Despesas de Administrao das congregaes 2.2.3. conferencistas) 2.2.5. 2.3. MINISTRIO DO CULTO 2.3.1. Sustento ministerial 2.3.2. Previdncia pastoral 2.3.3. Fundo especial de tempo de ministrio 2.3.4. Despesas ministeriais 2.3.5. Fundo Prmio Anual (13o salrio) 2.3.6. Frias Anuais 2.3.7. Residncia pastoral (aluguel, conservao, etc). 2.3.8. Representao convencional 2.3.9. Ceia do Senhor 2.4. EDUCAO CRIST 2.4.1. Boletim Semanal 2.4.2. Literatura Peridica (revistas, cadernetas de relatrios, etc). 2.4.3. Bolsas de Estudo (Instituies Teolgicas Estudantes ministeriais) 2.4.4. Escola Bblica Dominical 2.4.5. Escola de Treinamento 2.4.6. Escola de Misses 2.4.7. Escola de Msica 1.4.8. Comisses da Igreja 2.4.9. Biblioteca da Igreja 2.4.10. 2.5. BENEFICNCIA 2.5.1. Departamento (Comisso) de Assistncia Social 2.5.2. 2.6. ADMINISTRAO 2.6.1. Secretria da Igreja (Material de Expediente) 2.6.2. Telefone Conferncias evangelsticas (viagem e hospedagem de

2.2.4. Impressos evangelsticos (folhetos, livros, etc)

PGINA 81

2.6.3. Conduo 2.6.4. Impressos Gerais 2.6.5. gua, luz, esgoto, gs 2.6.6. Impostos e Despesas Legais 2.6.7. Reparos e Conservao 2.6.8. Pessoal Administrativo (Zelador, Secretria, administrador) 2.6.9. Encargos Sociais (INAMPS, FGTS, PIS, etc.) 2.6.10. Honorrios e Servios Profissionais 2.6.11. Imposto de Renda na Fonte, ISS 2.6.12. Despesas Diversas (pequenas despesas no enquadradas acima) 2.7. DESPESAS FINANCEIRAS 2.7.1. Juros 2.7.2. Despesas Bancrias 2.8. PATRIMONIAIS 2.8.1. Fundo Patrimonial (Reservas transferidas para a tesouraria da construo) 2.8.2. Imvel (Sede) 2.8.3. Residncia Pastoral (Compra, Construo, Reforma) 2.8.4. Propriedades Estratgicas 2.8.5. Ampliao e Reforma 2.8.6. Equipamentos 2.8.7. Mobilirio 2.8.8. Equipamentos de Som 2.8.9. Instrumentos Musicais 2.8.10. Mquinas e Equipamento para Escritrio 2.8.11. Ferramentas 2.8.12. 2.9. AMORTIZAES PATRIMONIAIS (Pagamento de dvidas na aquisio de bens) 2.9.1. Junta Patrimonial (amortizao de emprstimos) 2.9.2. Bancos (idem) 2.9.3. Propriedades (amortizao de compras) 2.9.4. Residncia Pastoral (idem) para construo ou reformas,

PGINA 82

NOTAS EXPLICATIVAS (1) A relao das ofertas designadas deve ser feita com base nas doaes efetivamente feitas pelos membros da igreja durante o ano. Se uma determinada entidade no recebe nenhuma oferta, seu nome no precisa constar no Plano de Contas. H entidades nacionais, regionais, locais e extradenominacionais. Essas ofertas devem ser imediatamente encaminhadas s entidades a que se destinam, no devendo, em hiptese nenhuma, permanecer na igreja mais do que o tempo necessrio para a sua tramitao. (2) Receita Extraordinria a que a igreja recebe como resultado de atividades que no so prprias de sua funo. Por exemplo, uma igreja no sustenta o seu trabalho atravs do recebimento de juros, o que natural e prprio duma instituio financeira. A nica fonte de receita regular de uma igreja a liberalidade de seus membros, atravs dos dzimos ou contribuies. (3) Os emprstimos devem ser devolvidos no prazo contratado; por isso no se trata propriamente de receita, mas de uma classe especial de riqueza que dever atender a um determinado fim (construo, reforma, aquisio de um equipamento caro, etc). (4) Na rubrica MISSES inclumos todas as ofertas designadas constantes da receita especial (1.2), alm do Plano Cooperativo (pelo menos 10% da Receita Regular) (1.1) e de outras ofertas especiais que a igreja queira enviar regularmente a instituies nacionais ou regionais, como seminrios, etc. (5) Nessa rubrica h vrias possibilidades: incluir cada organizao em separado (Sociedade Feminina, Coro) ou em Escolas, e, nesse caso, pode haver subdiviso, como, por exemplo, 2.4.5.1. Unio de Adultos, etc., o que, no entanto, pode complicar e muito o Plano. Se h poucas organizaes, o melhor especific-las diretamente, permanecendo a numerao com apenas trs divises. (6) Na rubrica Administrao entram as despesas necessrias para o funcionamento da igreja como organizao. Os itens dessa rubrica podem ser mais especficos ou mais abrangentes, de acordo com o volume do movimento financeiro de cada um. (7) As Contas Permanentes (Patrimoniais) no representam despesas (gastos), mas apenas nova natureza da riqueza, com o mesmo valor. A casa pastoral adquirida entra no balano anual como patrimnio, que pertence igreja, no em forma de dinheiro, mas de um bem durvel. As diversas contas aqui mencionadas tambm podem ser alteradas de acordo com a situao da igreja. Em todo o Plano de Contas, bom repetir, devem ser includas outras rubricas que a igreja efetivamente movimenta. As que aqui apresentamos so as mais comuns e usuais. 2.3. O Dzimo O primeiro e mais divinamente consagrado de todos os mtodos de angariar dinheiro para o trabalho d e Deus entre os homens o dzimo. A quem pertence o meu dinheiro? A Deus ou a mim prprio? A Bblia d uma resposta mais definida a esta pergunta: Sl. 24.1 (Do Senhor a terra e a sua plenitude...). Somos apenas mordomos, o proprietrio Deus. Convm notar que o crente no d o seu dzimo; paga-o. O homem que no restitui a Deus 10% de sua renda est recusando confessar que o mundo propriedade

PGINA 83

de Deus. Devemos, ainda, saber usar os 90% restantes, pois tudo quanto temos pertence a Deus. Dar o dzimo , ento, uma ordem. Trazei todo os dzimos casa do tesouro. Malaquias: ...e provai -me nisto, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do Cu, e no derramar sobre vs beno sem medida. O que o crente no deve fazer com relao ao dzimo: 1) Pagar todas as suas contas sem restar dinheiro para o dzimo (Deus no quer do que nos sobeja). 2) Esperar ficar livre de todas as dvidas para dar o dzimo (Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justia...). 3) Pagar o dzimo somente do lquido recebido. (Paga-se do total bruto). 4) Pedir dinheiro emprestado para pagar o dzimo. 5) Dar ofertas em lugar do dzimo (o dzimo um percentual fixo; a oferta o que damos a Deus).

6- REGRAS PARLAMENTARES
Apesar de tomarmos nossas decises livremente, somos compelidos a integrar grupos e neles deliberar. Segundo Homero, A civilizao progride em razo de um sistema de organizao social fundado em assemblias, com o poder de decidir depois de discutir. O direito que o homem tem de participar, debate r, deliberar, intocvel. Todavia, a falta de ordem dentro dos grupos pode gerar a desunio. O emprego de normas adequadas ao grupo deliberativo, e a observncia de normas tcnicas objetivas, antes de mais nada, resulta no melhor aproveitamento do tempo gasto numa reunio. A inobservncia dos horrios, as discusses e apartes simultneos, que impedem tomadas de deciso, desgastam os participantes que tm que duplicar a pacincia at o final da reunio em clima tumultuado. Vimos, ento, que Regras Parlamentares so certas regras ou leis que regem a palestra em conjunto. Apresentamos aqui, trs regras fundamentais para se obter a ordem nas discusses em grupo: 1a) falar um de cada vez; 2a) ir diretamente ao assunto; 3a) decidir, to logo haja opinio formada. Claro est que o entendimento deve vir quando cada elemento do grupo, por sua vez, expe o assunto, abordando-o diretamente sem delongas ou tergiversaes. Aps o assunto amadurecido, vota-se, ganhando a maioria. Apresentamos a seguir algumas regras para serem utilizadas em reunies deliberativas. I. ORDEM

PGINA 84

A ordem que possibilita a coordenao tcnica dos trabalhos no perodo da reunio. a aplicao constante e invarivel das normas, durante todo o tempo que durar a reunio. Cabe direo cuidar, para que os participantes que esto em uma reunio tomem conhecimento prvio das matrias, a fim de estud-las e preparar sugestes a respeito. E o sucesso da orientao dos trabalhos est no perfeito conhecimento das normas tcnicas, pelo presidente, que no deve permitir o desvio da discusso dos assuntos tratados, devendo a seu tempo, conceder a palavra ao orador que a solicitar, assegurando, assim, a ordem dos debates. Deve cada participante observar como se pede a palavra, uma vez que este o primeiro princpio essencial para a ordem. Pedir a palavra no significa gritar ao presidente: QUERO FALAR..., ou um PSIU. O procedimento ideal : Pede-se a palavra levantando-se e, com a voz clara, dizendo: - Senhor Presidente... (at notar que o presidente o ouviu)... peo a palavra e declinando o seu nome. Uma vez o orador com a palavra, dever se dirigir no aos outros, mas, sim, ao Presidente, dando ao debate uma constante de impessoalidade. Quando se discordar da proposta de um companheiro do grupo, no se deve fazer referncia ao autor e sim sua idia contida na proposta. E, cerimoniosamente, quando fizer referncia ao nome do companheiro, este deve ser precedido do tratamento senhor. Durante as discusses, surgem situaes no previstas no Regimento Interno. Cabe, ento, ao Presidente decidir estas questes de ordem. Questo de Ordem toda dvida ou erro na observncia das normas regimentais, levantadas por qualquer membro do grupo e resolvidos pelo presidente, no sendo discutida, emendada, nem votada. Na maioria dos casos, pode haver recurso dessas decises para o prprio grupo deliberativo, que ser o rgo que ir decidir a respeito. bom notar que, para se levantar uma questo de ordem, observa-se a mesma regra para pedir a palavra: Senhor Presidente..., para uma questo de ordem... (citar o seu nome). Participao nas Reunies I. Ordem dos Trabalhos Toda reunio deve ter um horrio de incio e de trmino. Porm, no transcorrer dos fatos, estes devem obedecer a uma sucesso de partes programadas, que vem a ser o que denominamos ordem dos trabalhos. 1.1. Constituio da Mesa Havendo uma diretoria e em exerccio de suas funes, o incio da reunio imediato. Se, ao contrrio, a diretoria no est constituda, atravs de consultas informais aos participantes, deve-se saber quem ir presidir os trabalhos. No existindo um critrio preestabelecido, o mais idoso presidir a reunio. 1.2. Quorum

PGINA 85

Uma vez constituda a mesa, verifica-se a presena (pelo nome, quando o grupo pequeno, ou pelo livro de presena, quando grande) para saber se h quorum indispensvel abertura dos trabalhos. 1.3. Ordem da Reunio 1.3.1. Verificao de quorum 1.3.2. Declarao da abertura da sesso pelo senhor Presidente, da seguinte forma: Havendo nmero legal, declaro aberta a sesso de... (segue-se a especificao da reunio). 1.3.3. Leitura da ata O secretrio, por ordem do senhor Presidente, l a ata da sesso anterior. 1.3.4. Leitura do expediente recebido a) avisos b) relatrios das comisses c) pedidos 1.3.5. Ordem do Dia a) Questes pendentes Comea-se a deliberar pelo que ficou pendente da ltima reunio. As questes no terminadas tm preferncia sobre as novas. b) Novos assuntos Podem surgir estes dos prprios despachos da mesa ou de comisses especiais a servio do grupo. c) Pauta do Dia Constitui-se do temrio predeterminado, do conhecimento de todos (pelo aviso recebido ou pela leitura, do expediente, aps a ata). 1.3.6. Anncios Aps a hora fixada para o trmino da reunio, o senhor Presidente, antes de encerr-la, faz os anncios cabveis e relacionados com o perodo de recesso e com a prxima reunio. 1.3.7. Encerramento Esgotadas as matrias da Ordem do Dia ou a hora aprazada para a reunio e, feitos os avisos e anncios, encerra-se a sesso. (Prorrogao s se justifica em casos excepcionais). Observaes: 1a) Usa-se entre ns incluir um item denominado Assuntos Gerais na Ordem do Dia. A entram as demais propostas que no puderam ser relacionadas com um dos pontos da Ordem do Dia. Isto d margem a abusos, arriscando-se o membro que no compareceu reunio a saber, depois, que nos assuntos gerais foram aprovadas matrias que no tinham relao com a Ordem do Dia e com as quais no estava de acordo, nem delas teve prvio conhecimento. Cabe ao P residente a vigilncia da

PGINA 86

manuteno das normas realmente democrticas, impedindo que se delibere matria estranha Ordem do Dia. 2a) Existe o procedimento de se investir na ordem, conforme foi constituda, a pauta da Ordem do Dia. Cabe ento, pedir a Ordem do Dia: a) Quando se est considerando algum assunto fora da sua vez na Ordem do Dia; b) Quando h chegado a hora marcada numa Ordem Especial para considerao de determinado assunto. 2. Funes do Presidente O presidente aquele que ocupa a posio mais difcil dentro do grupo, devendo ser imparcial no deixando transparecer seus pontos de vista com relao s matrias em debate. Ele o servidor da entidade. Requer-se do presidente pacincia nas discusses demoradas nas Assemblias. Em casos rarssimos, permite-se ao Presidente participar dos debates e das deliberaes. No tem como misso impor normas; faz-se respeit-las sem que ningum sinta, de tal modo que todos tenham seus direitos respeitados e cumpram seus deveres. Ser lcito ao presidente debater um assunto, porm passar a presidncia ao seu substituto legal e s poder voltar presidncia aps a votao da matria que entendeu discutir. O ganhar e o perder so circunstncias do momento e mutveis. Uma proposta hoje aceita pela maioria, vencedora; amanh, defendendo o membro outro ponto de vista, poder ser sua proposta perdedora. O que ocupa a presidncia hoje, voltar amanh ao plenrio para participar com os demais dos debates e deliberaes ordenados por outro Presidente. Dessa forma, deve o Presidente se curvar sempre vontade da maioria. Entre outras, as funes do Presidente so as seguintes: 2.1. Abrir e encerrar as reunies, nos termos regimentais. 2.2. Conceder a palavra. 2.3. Manter a ordem e aplicar as normas. 2.4. Interromper o orador, quando necessrio. 2.5. Advertir o orador e quando este infringir o regimento (em casos extremos, cassar-lhe a palavra). 2.6. Decidir quanto a Questes de Ordem. 2.7. Anunciar ao plenrio as matrias, de acordo com a ordem regimental dos trabalhos e de seu temrio. 2.8. Limitar o debate ao assunto em considerao. 2.9. Organizar a Ordem do Dia da sesso imediata, anunciando-a no final da reunio. 2.10. Esclarecer os pontos duvidosos de uma proposta, a fim de que o grupo possa votar com exatido; poder recorrer ao autor.

PGINA 87

2.11. Submeter votao as proposta em discusses. 2.12. Anunciar o resultado da votao. 2.13. Assinar as atas e documentos da instituio. 2.14. Designar Comisses. 2.15. Votar: a) em caso de empate (vota duas vezes); b) quando a votao secreta; c) quando a votao for nos corpos constitutivos e o presidente levar a representao de um deles. d) nos casos previstos no Regimento. Deve ainda, o Presidente: a) conhecer bem os estatutos da instituio que dirige. b) estar familiarizado com as regras parlamentares; c) mostrar-se amvel e corts com os participantes, assegurando-lhes seus direitos individuais; d) respeitar a minoria, que tambm tem o direito de ser ouvida; e) manter a discusso livre, alternando-a, a fim de mostrar os dois lados da questo. 3. Atribuies do Vice-Presidente A este, ou por sua ordem, se houver mais de um, cabe substituir o Presidente, nas suas faltas ou impedimentos. Na falta do(s) vice-presidente(s), o(s) secretrio(s) assumir(o) a presidncia. Em estando ausentes, um membro chamar a ordem a assemblia para a eleio de um presidente ad hoc, que assumir a presidncia at a chegada do presidente. 4. Atribuies do Secretrio Entre outras, compete ao secretrio: a) Fazer o registro em ata de todas as ocorrncias da reunio, e rubricar todas as suas folhas para dar-lhes autenticidade. b) Executar as instrues da Assemblia. c) Conhecer os estatutos, regimentos e regras parlamentares, a fim de aconselhar o presidente. d) Ter a lista nominal dos membros e delegados para verificao de quorum. 5. Direitos e deveres dos membros 5.1. Receber as convocaes das reunies e o seu temrio. No caso de o membro no comparecer reunio, ser obrigado a acatar e cumprir as decises tomadas em assemblia. 5.2. Participar das assemblias, condio esta que deve ficar estatutariamente clara.

PGINA 88

5.3. Discutir as matrias e vot-las. H entidades que restringem a votao, que, assim, se constitui direitos de alguns. 5.4. Apresentar proposta, a qual dever ter o apoio de outro membro do grupo. 5.5. Direito de candidatar-se aos postos de direo, aos conselhos, s comisses (quando preenchidas por eleio). 5.6. Direito de exigir o cumprimento das normas estatutrias e regimento. Postura do membro em assemblia - Aguardar a sua vez para falar, no interrompendo o orador indevidamente. Levante-se e diga: Peo a palavra, senhor Presidente. - No monopolizar a discusso, pois todos tm o direito de participao; - No causar embaraos parlamentares ao presidente, antes, mostrar-se respeitoso no proceder; - Sempre que desejar propor, dizer: Proponho que... - No ser esperto ou sabido, atitudes estas que no dignificam. - No se aparteia o Presidente, enquanto este usa a palavra. II. PROPOSTAS As propostas so o ponto bsico das reunies, e delas surgem a adoo das resolues adotadas pelo grupo. Recebidas pela mesa, so classificadas para que se possa assegurar a ordem de preferncia. 1. Classificao das Propostas 1.1. Proposta Principal a que traduz a idia sobre matria constante dos itens da Ordem do Dia da reunio do grupo. 1.2. Proposta Acessria a que se prende a uma proposta principal. 1.3. Proposta Eventual aquela que, podendo ou no se referir a outras, tem caractersticas prprias que lhe permitem existir isoladamente, dando-lhe carter preferencial. 2. Quadro Geral de Classificao das Propostas 3. Exame das Propostas 3.1. Eventuais 1. Emergncia A apresentada pelos meios rpidos, prendendo as demais. 2. Questo de Ordem resolvida pelo presidente, no sendo discutida, emendada ou votada. 3. Intervalo ou Recesso

PGINA 89

o perodo de descanso, dentro de uma mesma reunio, em que os trabalhos so suspensos para continuarem pouco depois, sem o esgotamento fsico de seus integrantes. 4. Encerramento da Reunio aquela que um membro, prope verificando que no h polarizao das opinies, e que num intervalo os grupos podem chegar a um entendimento. 5. Recurso Visa submeter a outro grupo ou a outra autoridade uma matria j decidida, conforme estabelecer o Regimento. 6. Reconsiderao Trata-se do pedido de reexame do caso, pelo mesmo rgo deliberativo. 7. Esclarecimento O pedido feito ao Presidente, que poder recorrer ao autor para esclarecimento do assunto. 8. Verificao de votao feita atravs de solicitao imediatamente aps a proclamao do resultado da votao sobre o qual se tem dvida. 9. Mtodo ou Processo de Votao a proposta que votada antes da proposta ou do assunto que se vai decidir. 10. Incluso ou volta Ordem do Dia Pode ser includa, se proposta por algum membro, matria adiada em reunio anterior ou que ainda no tenha sido objeto de discusso pelo grupo nem inclusa na Ordem do Dia. Essa deliberao s produzir efeito na reunio seguinte, pois as matrias consideradas em determinada reunio so aquelas constantes da Ordem do Dia respectiva e preparada anteriormente. 3.2. Acessrias 1. Objeo considerao da proposta Esta proposta destina-se a evitar a perda de tempo com proposta descabida. H casos em que a Questo de Ordem resolve. Caso contrrio, dois teros tm de aprov-la. 2. Diviso ou destaque de parte da proposta Trata-se de proposta que contm vrias idias em diferentes partes e se deseja aprovar umas e rejeitar outras, em separado. 3. Retirada da Ordem do Dia Destina-se a evitar o exame da proposta na reunio em que apresentada, devendo haver um prazo para o adiamento. 4. Audincia de Comisso ou pedido de informaes que impute em consulta posterior.

PGINA 90

Quando o Presidente no tem condio de prestar as informaes requeridas e, pela grande complexidade do assunto, resolve o plenrio ouvir um rgo tcnico para deliberar sobre matria abalizada. 5. Retirada da proposta pelo autor. Quando o prprio autor reconhece que sua proposta no tem utilidade para o grupo. 6. Encerramento da Discusso para votao imediata Visa passar votao imediata de matria de discusso prolongada. Visto cercear a liberdade que todos tm de discutir os assuntos enquanto houver dvidas, exige-se maioria de 2/3. 7. Submenda a emenda a uma emenda. Podem ser: a) Supressivas b) Substitutivas c) Modificativas d) Aditivas 8. Emendas So as que aparecem depois das propostas principais. Quando uma emenda visa substituir no seu todo a proposta principal, tem o nome de Substitutivo e tem preferncia na votao sobre aquela. Podem ser a)Supressiva retira-se apenas parte da proposta; b)Substitutiva substituir parte da proposta por outra; c)Modificativa a alterao da redao da proposta principal sem substituio. d)Aditiva quando h acrscimo proposta principal. Votao das emendas a) Submendas b) Emendas c) Principal 3.3. Principais Em sua essncia, a proposta pura. As emendas s devem ser aceitas e apresentadas durante o perodo da discusso. III. APRESENTAO, DISCUSSO E VOTAO 1. Apresentao Vejamos como as propostas podem ser apresentadas.

PGINA 91

1.1. Pedir a palavra ao Presidente: Senhor Presidente... peo a palavra... fulano de tal... Sendo concedida, discorrer sobre o assunto e, aps a justificao, terminar por dizer: - Proponho o seguinte... (como se segue). 1.2. Segue o Presidente enunciando a proposta, dizendo: O Senhor... apresenta considerao da assemblia a seguinte proposta... Com isto, ir classificando as propostas para submet-las de acordo com sua ordem de preferncia. 1.3. Em muito casos, o membro do grupo apresenta a proposta de maneira incorreta, fazendo com que o Presidente habilidosamente possa enunci-la de forma sucinta, para imediata discusso. 1.4. S dessa forma deve o secretrio registrar a proposta para discusso e votao. 1.5. Recomendam-se propostas escritas, a fim de se evitarem dvidas em sua formulao, possibilitando estarem sobre a mesa enquanto durarem as deliberaes. 1.6. Apoio O Senhor Presidente indagar se algum apia a proposta. a) Se no faz isto permite que se inicie uma discusso sem que a proposta seja devidamente apoiada. Cabe aqui Questo de Ordem. B) O presidente, aps perguntar: Algum deseja apia-la? ... ou Ningum lhe d o seu apoiamento? ..., esperar um pouco, e, se ningum se manifestar, dir: - A proposta no foi apoiada, logo no poder ser discutida. E passa matria seguinte. 2. Discusso Apoiada a proposta, o Presidente a ler e anunciar a discusso, dizendo: - Em discusso a proposta do senhor... Nos grupos maiores, deve-se estabelecer a inscrio de oradores e limitar o tempo de que poder dispor. O presidente fiscalizar os oradores para que a discusso se mantenha impessoal, e o assunto gire em torno da idia contida na proposta. A discusso tem por fim examinar a proposta sob todos os ngulos possveis, para que todos votem sabendo exatamente o que esto votando. O encerramento da discusso se d quando no h mais oradores inscritos, ocasio em que todos esto com suas opinies formadas sobre o assunto da deliberao. 3. Votao a fase da deliberao. Os tipos de maioria so muito variados, e, ao se passar votao, deve-se saber qual a estabelecida no Regimento Interno. 3.1. Os tipos mais comuns de maioria so: 1o) Maioria de membros Metade mais um dos membros efetivos do grupo 2o) Totalidade Para que a matria seja considerada aprovada, preciso unanimidade de votos.

PGINA 92

3o) Maioria dos presentes Calcula-se em relao aos presentes, votando ou no. 4o) Maioria dos votantes No importando o nmero de membros presentes que votam, a maioria ser calculada sobre o nmero de votantes. 5o) Maioria dos votos vlidos Em havendo votos nulos, aps a computao dos votos, a maioria ser dos votos vlidos. 3.2. Modos de votao 1o) Nominal Chamada dos membros pela lista de presena ou pela lista de votao. Os presentes, atendendo chamada, respondem SIM ou NO, segundo desejem aprovar ou rejeitar a proposta. 2o) Secreta - Determina-se o nmero de votantes e o nmero necessrio para a eleio. - Repartem-se as cdulas entre os presentes. - Cada membro manifesta a sua vontade na cdula, dobrando-a e depositando-a na urna. - As cdulas em branco no so contadas como votos. - O Presidente designar os escrutinadores. - Aps a contagem, os fiscais devem apresentar o seguinte relatrio: a) No. de votantes b) No. de votos necessrios para a eleio c) No. de votos do candidato A (ou chapa A) d) No. de votos do candidato B (ou chapa B) e) No. de votos nulos f) No. de votos em branco 3o) Mecnica Processo moderno de toque de botes. Por correspondncia ou por procurao. 4o) Simblica feita atravs de um sinal ou da voz. O Presidente dir: Os que so a favor, levantem o brao, ou pelo enunciado de um SIM, dito em voz alta; pelo levantar -se; pela permanncia na posio em que se encontram os membros do grupo, sem manifestar sinal de desaprovao. 3.3. Encaminhamento da votao

PGINA 93

uma fala rpida, que se faz antes da votao, mesmo depois de encerrada a discusso, levando os companheiros a determinado sentido: votar a favor ou contra a proposta. 3.4. Verificao de votao o pedido feito imediatamente aps a proclamao do resultado. A verificao de votao s cabe na votao simblica. Nos demais casos, quando houver dvidas, podese pedir recontagem dos votos. Depois de iniciada uma votao, no poder esta ser adiada. IV. GLOSSRIO Aparte Breve interrupo solicitada e obtida do orador para lhe dirigir indagao ou solicitar esclarecimento relativo matria em debate. Assemblia Geral (AG) a reunio de todos os membros que integram a organizao. Cair a Sesso a constatao de que no h mais quorum para o funcionamento de uma sesso, procedida uma verificao de votao. Encaminhar Mesa fazer a entrega de determinada matria ao Presidente ou ao secretrio. tem As propostas com vrias idias ou sucesso ordenada destas, precisam t-las divididas de modo que possam ser objeto de emendas e da apreciao dos membros. Desta forma, so divididas sucessivamente em: artigos, pargrafos, itens e letras. Ex.: Art. 1o ... (artigo) &1o ... (pargrago) I ... (item) a) (letras) b) c) Quorum o nmero legal mnimo para que a assemblia possa se reunir e deliberar. Redao Final a forma definitiva do resultado de deliberao, fruto de fuso das propostas principal e acessrias. Sobre a Mesa Significa que a proposta est com o Presidente, no local de onde este dirige os trabalhos.

PGINA 94

Smula Resenha resumida do que ser deliberado numa reunio. Temrio ou Ordem do Dia. Voto de Minerva Num rgo tcnico em que o Presidente j deu seu voto, verifica-se empate na votao. O presidente votar outra vez, desempatando. Vota duas vezes, sendo o segundo chamado voto de qualidade ou voto de Minerva. V. COMO ESTAR PREPARADO PARA LIDERAR UMA REUNIO 1. Faa um resumo a) Prepare um resumo detalhado dos tpicos a serem discutidos. b) Determine os objetivos a serem alcanados. Faa uma lista dos pontos a serem salientados. 2. Planeje a direo da reunio a) Determine qual a aproximao a ser usada: - o que dizer - como dizer - como introduzir tpicos e idias - como controlar a discusso b) Estabelea um horrio: qual a durao da discusso de cada tpico e de cada problema. 3. Tenha pronto todo o material a) Os panfletos, as folhas de informao, os materiais de referncia que devero ser usados. b) Cartes, diagramas, grficos, cartazes, suficiente espao de quadro-negro, giz, apagador e todo o material necessrio a demonstraes. 4. Mantenha o local de reunio convenientemente arrumado - Certifique-se de que todos se sentem confortavelmente: mesa, cadeiras em nmero suficiente, temperatura ambiente, luz e ventilao adequadas, ausncia de rudos, etc. VI. COMO LIDERAR UMA REUNIO 1. Inicie a reunio a) Cumprimente o grupo b) Faa observaes de introduo c) Coloque o grupo vontade d) Mostre qual o objetivo da reunio, qual o problema a ser discutido e quais os objetivos que se deseja alcanar. 2. Oriente a discusso 2.1. Inicie a discusso

PGINA 95

a) Exponha os fatos b) Faa perguntas diretas ou gerais c) D uma opinio d) Use demonstraes, filmes ou auxlios visuais de qualquer espcie. 2.2. Encoraje a participao a) Troca de idias e de experincias: faa com que todos sejam participantes. b) Controle a discusso evite os ressentimentos que possam surgir dos argumentos apresentados; evite que um membro do grupo monopolize a discusso. c) Mantenha a discusso dentro do assunto resuma com freqncia, analise o desenvolvimento da discusso. 3. Consiga aceitao dos resultados a) Reajuste as idias e as opinies de modo que a maior parte do grupo as aceite. b) Pea constantemente com que as opinies e as idias apresentadas sejam expressas novamente. c) Faa muitas tentativas at que as concluses sejam aceitas pela maioria do grupo. 4. Resuma a discusso a) Mostre os pontos altos da reunio b) Faa uma avaliao das idias, das sugestes e das experincias apresentadas. c) Chegue a concluses ou a solues indique o que foi conseguido com a reunio. d) Determine um plano de ao a ser tomado.

Potrebbero piacerti anche