Sei sulla pagina 1di 3

gua mole e dura: Concentrao de ctions clcio e magnsio na gua

COMENTE

Fbio Rendelucci

04/08/200615h31

Comunicar erroImprimir O ttulo deste texto no nenhuma aluso ao famoso provrbio "gua mole em pedra dura". Embora parea estranho, quimicamente a gua classificada como mole oudura, embora isso no modifique significativamente as propriedades fsicas da gua como, por exemplo, viscosidade ou compressibilidade, fatores que poderiam sugerir sua "dureza". Voc sabe que existem sais solveis e sais insolveis em gua. Sabe tambm que um sal solvel, ao se dissolver na gua, libera ons, como representado abaixo pela dissoluo do carbonato de clcio:

Esses ons presentes na gua podem eventualmente se combinar com outros ons formando sais insolveis. Tente entender com a seguinte situao: temos duas solues aquosas: (A) cloreto de sdio e (B) nitrato de prata:

Ao misturarmos as solues (A) e (B) teremos as seguintes combinaes possveis: Na+ com Cl- (solvel), Na+ com NO3- (solvel), Ag+ com NO3(solvel) e Ag+ com Cl-(insolvel). Soluo de minerais

A gua que chega at nossas casas, ou s indstrias e at a gua captada diretamente de uma nascente uma soluo de vrios minerais que se dissolvem na gua pela sua passagem pelo solo e encanamentos. Esses minerais, quase que em sua totalidade sais, no comprometem o uso domstico da gua, mas, em algumas situaes, normalmente quando ricas em sais de clcio e magnsio, podem formar alguns sais insolveis desses ctions e provocar incrustaes e entupimentos das tubulaes. Alm disso, a formao desses sais dificulta ou at impede a formao de espumas, dificultando a ao de detergentes e sabes. Nestes casos temos a chamada gua dura. Classificao da dureza da gua A dureza da gua definida em termos da concentrao dos ctions clcio e magnsio - geralmente acompanhados dos nions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto. Em concentraes acima de 150mg/L, gua classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e, abaixo de 75mg/L chamada degua mole. A gua dura no um risco de sade, mas um incmodo por causa do acmulo mineral em dispositivos eltricos e tubulaes - principalmente em indstrias onde a gua utilizada para gerar vapor em caldeiras - e desempenho deficiente do sabo e/ou o detergente. Observao: A rigor, a gua uma substncia pura, mas a maioria das guas com que nos defrontamos na prtica so, de fato, solues aquosas.
Fbio Rendelucci professor de qumica e fsica, diretor do cursinho COC-Universitrio de Santos e presidente da ONG Sobreviventes.

Comunicar erroImprimir
COMENTRIOS 0

Comentar com:
Facebook Twitter Perfil UOL

Os comentrios no representam a opinio do portal; a responsabilidade do autor da mensagem. Leia os termos de uso
UOL CLIQUES

Novos Planos Claro Online Clique e conhea as ofertas de lanamentos dos novos planos.
Claro.com.br/promocao

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/agua-mole-e-dura-concentracao-de-cationscalcio-e-magnesio-na-agua.htm 1/8/13 as 13h

Potrebbero piacerti anche