Sei sulla pagina 1di 6

Mquina Trmica

Adalton Fernando Trindade Pinheiro Prof. Mirian

EPG2B1

Introduo
Mquinas trmicas so mquinas capazes de realizar trabalho a partir da variao de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas mquinas retira calor de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficincia da mquina. Uma mquina trmica tem maior eficincia quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria.

Histria da Mquina Trmica


No sculo passado, os cientistas estabeleceram de forma definitiva que o calor uma forma de energia. No entanto, na Antiguidade j se sabia que o calor pode ser utilizado para produzir vapor e que este, por sua vez, poderia ser utilizado para realizar trabalho mecnico. Foi essa ideia que o inventor grego Heron teve no sculo I d.C. Heron construiu um dispositivo que era constitudo por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente (vapor) que era proveniente do aquecimento da gua. Hoje, em linguagem moderna, o dispositivo criado por Heron uma mquina trmica, ou seja, um dispositivo que transforma calor em trabalho mecnico. Contudo, o dispositivo criado por Heron no foi utilizado para produzir grandes quantidades de energia mecnica. Somente no sculo XVIII foram construdas as primeiras mquinas capazes de realizar trabalhos em grandes escalas, ou seja, trabalhos industriais. As primeiras mquinas do sculo XVIII tinham rendimentos muito baixos, ou seja, consumiam grandes quantidades de combustvel e realizavam pequenos trabalhos. Foi por volta de 1770 que o inventor escocs James Watt apresentou um modelo de mquina que substituiu as mquinas que at ento existiam, pois era mais eficiente e apresentava enormes vantagens. De maneira bem simplificada, podemos dizer que a mquina proposta por Joule retirava calor de uma fonte quente; com parte desse calor ele realizava um trabalho movendo um pisto e o restante ele rejeitava para uma fonte fria. A mquina proposta por Watt foi empregada nos moinhos e no acionamento de bombas dgua inicialmente, mas posteriormente passou a ser empregada nas locomotivas e nos barcos a vapor. Ela ainda passou a ser muito utilizada nas fbricas como meio para acionar dispositivos industriais. Esse foi um dos fatores que motivaram a Revoluo Industrial.

Mquina Trmica de Heron

Outro fato histrico que pode ser dito que a mquina a vapor foi construda na Frana e tambm na Inglaterra. Seus fabricantes foram Thomas Savery e Denis Papin. As mquinas desses cientistas foram aperfeioadas na Inglaterra por Newcomer e Watt. A partir da, as mquinas trmicas foram sendo utilizadas nas mais diversas reas como, por exemplo, na indstria de minerao, na indstria txtil, no transporte etc. A construo de locomotivas e navios a vapor permitiu que pessoas e produtos fossem deslocados com mais rapidez e eficincia, fato considerado at ento impossvel. A travessia do oceano Atlntico, que levava semanas e dependia dos ventos, passou a ser feita em alguns dias. A mquina a vapor mais simples consiste de um reservatrio de gua, uma caldeira e um sistema cilindro-pisto. Ao ser aquecida, a gua evapora e o vapor jogado para dentro de um cilindro, impulsionando o pisto e realizando trabalho. O mbolo, por meio de engrenagens, movimenta rodas ou hlices. Hoje temos diversos equipamentos que utilizam como princpio bsico a mquina trmica, embora sejam mais aperfeioados. Por exemplo, a turbina de um avio a jato, que utiliza o calor gerado pela queima do combustvel para impulsionar os gases. Outro aparelho que podemos fazer meno o aparelho de ar condicionado, ele utilizase da expanso e da compresso de um gs para transferir calor de um ambiente a outro. Assim, podemos dizer que somos cercados por aparelhos que funcionam com princpios de uma mquina trmica.

A Mquina Trmica e a Segunda Lei da Termodinmica


A inveno da mquina trmica decorreu do problema das inundaes nas minas de carvo na Inglaterra no incio do sculo XVIII e o estudo dessa mquina levou criao da segunda lei da Termodinmica. Este um exemplo clssico de como a Cincia se desenvolve, tendo como motivao problemas que surgem na prpria sociedade. Os trabalhos que levam formulao da segunda lei da Termodinmica foram inicialmente desenvolvidos por Carnot, atravs de sua obra sobre a potncia e o rendimento das mquinas trmicas, conforme j citado. Estes trabalhos, retomados, mais tarde, por Rudolf Clausius e Kelvin levaram formulao da segunda lei da Termodinmica, cujos enunciados so apresentados abaixo. Enunciado de Kelvin: impossvel que um sistema remova energia trmica de um nico reservatrio e converta esta energia completamente em trabalho sem que haja mudanas adicionais no sistema ou em suas vizinhanas . Enunciado de Clausius: impossvel produzir um processo cujo nico resultado seja a transferncia deenergia trmica de um corpo mais frio para um corpo mais quente.Portanto, a segunda lei, no caso da energia trmica, determina um nico sentido para o fluxo de calor. Ou seja, dados dois corpos num sistema isolado que atingiram o equilbrio, jamais um ir aquecer e o outro esfriar

espontaneamente, pois permitido apenas um nico sentido para o processo de transferncia de calor e corresponde quele em que o calor se transferiu do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Embora a segunda lei da termodinmica determine em que sentido um processo fsico deva ocorrer, a primeira lei no faz nenhuma proibio ou concesso, mas apenas estabelece que a energia envolvida no processo seja conservada. A partir do trabalho de Carnot, Clausius e Thomson (Kelvin) retomaramas pesquisas sobre a mquina trmica, quando tambm procuravam as razes que determinam a eficincia dessas mquinas. Clausius verificou que a razo entre a quantidade de calor retirada da fonte quente e a temperatura desta fonte sempre igual razo correspondente da quantidade de calor fornecida fonte fria e a respectiva temperatura, onde as temperaturas deviam ser medidas na escala absoluta. Depois de analisar vrios sistemas Clausius chegou a seguinte concluso: a razo entre o calor e a temperatura absoluta era constante em processos reversveis e aumentava nos irreversveis. Ele publicou estes resultados em 1854 e, em 1865, chamou essa razo de entropia. A entropia tambm pode ser entendida como a medida da desordem do sistema. Assim, em processos irreversveis o sistema e sua vizinhana se dirigem para um estado menos ordenado, caso contrrio processos reversveis a ordem se mantm. Do ponto de vista estatstico, num processo irreversvel, a transformao do sistema se d de um estado menos provvel (mais ordenado) para um estado mais provvel (menos ordenado). Assim, a ordem de um sistema est associada com a baixa entropia e a desordem com a alta entropia. De outra forma, a entropia indica a direo que um sistema termodinmico assume que, de modo geral, ocorre no sentido mais provvel, ou seja, o de menor organizao o que o fsico britnico Arthur Eddington chamou de seta do tempo.

Concluso
A Mquina Trmica pode ser definida como o dispositivo capaz de transformar parte de calor em trabalho. A escolha da mquina trmica a ser utilizada funo dos aspectos econmicos e do combustvel utilizado. Dentre as mquinas trmicas mais conhecidas na atualidade pode-se citar os refrigeradores, os condicionadores de ar, mquinas a vapor, automveis, motocicletas, caminhes, etc. Elas diferem entre si no emprego e nos ciclos que realizam.

Bibliografia
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/maquinas-termicas.htm http://www.alunosonline.com.br/fisica/maquina-termica.html http://www.nre.seed.pr.gov.br/irati/arquivos/File/oficina_1_semestre_fisica_lendas_cien cia.pdf http://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/maquinas_termicas.htm

Potrebbero piacerti anche