Sei sulla pagina 1di 27

Componentes Eletrnicos

Resistores, Capacitores e Indutores J.R.Kaschny (2013)

Resistores
Smbolos comuns: Fixos Variveis Potencimetros

Tipos usuais:

Fixos fio, carbono ou filme metlico Potencimetros fio ou carbono Variveis fio
Resistncia [] Potencia mxima a ser dissipada [W] Tolerncia no valor de resistncia [%] Tipo construtivo Tenso mxima de operao (p/ HV) [V]

Parmetros relevantes:

Modelo realstico:

R = resistncia efetiva L = indutncia srie C = capacitncia paralela

Resistores de fio
Consiste basicamente de um fio metlico de resistividade bem definida e dimetro homogneo (ex. Ni-Cr) enrolado sobre um ncleo cilndrico feito de material cermico (ex. Al2O3) de maneira que uma espira no entre em contato eltrico com a outra.

(veja: rwire.flv)

Caractersticas:

Resistncias na faixa entre dcimos de s e vrios ks So em geral capazes de dissipar altas potencias ( 5 W) Estabilidade trmica questionvel (R aumenta com T) Comparativamente, apresenta alta indutncia serie Valores de resistncia e potencia carimbados no componente Dimenses podem variar bastante com a resistncia e potencia

Podem se apresentar com diversos tipos construtivos e at mesmo serem usados como elementos aquecedores. Alm disso existem tambm os potencimetros de fio, que muitas vezes constituem elementos de ajuste fixo.

Resistores de carvo
Consiste basicamente de uma capsula com dois contatos, preenchida com p sintetizado (ex. grafite) em uma concentrao controlada. Apresentam baixssima indutncia serie e capacitncia paralela. Contudo, a estabilidade P sintetizado (ex. grafite) trmica muito ruim, sendo hoje pouco usados. Muitos potencimetros ainda usam pistas resistivas com compostos de carbono devido ao baixo atrito que apresentam.
Resistencia
Terminais

Potencimetros com pista de carvo podem se apresentar com uma enorme diversidade de modelos, construes e curvas caractersticas (A: Log./B: Lin.). Eles apresentam tipicamente uma potencia mxima de 1/4 W, 1/8 W ou bem menos que isso. Atualmente, vem sendo substitudos por circuitos ativos devido ao desgaste mecnico que apresentam durante uso.

Resistores de filme
revestimento

camada de carbono, metal ou oxido metlico

Consiste basicamente de um cilindro cermico (ex. Al2O3) revestido com uma camada resistiva formada por carbono, oxido metlico ou mesmo metal, depositado via espiral de ajuste testeira evaporao ou tcnicas eletroqumicas. Em principio, tal camada exibir uma resistncia que funo da espessura e do comprimento. Para contornar qualquer limitao, o valor da resistncia do componente ajustada via a formao de um espiral feito por um laser, ou utilizando abraso mecnica (raspagem), para aumentar o caminho efetivo. Isso se assemelha bastante a construo empregada nos resistores de fio.
Caractersticas: Resistncias na faixa entre dcimos de s e dezenas de Ms So em geral capazes de dissipar potencias entre 1/8 e 5 W, ou mais usualmente, potencias de 1/8, 1/4 e 1/2 W Estabilidade trmica muito boa (R varia pouco com T) Apresenta alguma indutncia serie, mas menor que os de fio Valores de resistncia lidos via cdigo de cores O tamanho varia com a potencia mxima do dispositivo, mas tem dimenses constantes para uma mesma potencia, ou seja, as dimenses independem do valor da resistncia

O cdigo de cores composto de 4, 5 ou 6 faixas coloridas, onde cada cor representa um numero, sendo o respectivo significado ditado pela posio da faixa, ou seja:

Valores comerciais tpicos (seus mltiplos e submltiplos):

Lembre que a potencia mxima admissvel nunca deve ser ultrapassada (veja rburn.flv)

Capacitores
Smbolos comuns:

fixo (apolar)

fixo (polar)

varivel

Os capacitores so formados basicamente por dois eletrodos (armaduras ou placas) isolados um do outro por um dieltrico. Sua capacitncia diretamente proporcional a rea desses eletrodos e inversamente proporcional a distancia entre eles, e assim a espessura do dieltrico. No tocante ao dieltrico, salienta-se que a capacitncia depender tambm da correspondente constante dieltrica, sendo a mxima tenso de operao dependente da rigidez dieltrica ambas caractersticas do material. Tipos usuais: Fixos de folha e/ou camada - classificados pelo dieltrico Variveis com dieltrico de ar ou vcuo Capacitncia [F] Tenso mxima de operao [V] Tolerncia no valor de capacitncia [%] Tipo construtivo Regime de operao

Parmetros relevantes:

Modelo realstico: R = resistncia srie L = indutncia srie C = capacitncia R= resistncia de isolao

Capacitores eletrostticos
Tambm denominados plsticos, so aqueles capacitores cujo dieltrico um polmero, tipicamente: Polister, Polipropileno, Poliestireno ou at Teflon. Podem ser do tipo folha ou do tipo camada metalizada. Tipicamente, sua capacitncia est na faixa de 1 nF at algumas centenas de uF.

folhas de alumnio folhas de dieltrico

capacitor de folha

Os capacitores de camada apresentam a vantagem de serem auto regenerativos. Nestes ocorre a desmetalizao de parte do eletrodo em caso de pequenas falhas do dieltrico. Contudo, tais capacitores apresentam uma resistncia srie mais elevada. Tal camada metalizada substitui a folha de alumnio, simplificando a bobinagem do capacitor.

A deposio das camada em geral efetuada via o processo de evaporao trmica em vcuo de alumnio ou at zinco. A espessura tpica da camada entre 300 e 700 .

(ver cmet.flv)

Durante o processo empregado mascaras para a definio das faixas desmetalizadas necessrias para a construo dos capacitores. Tais mascaras so colocadas entre os cadinhos de evaporao e a folha plstica.
rolo de dieltrico sado da metalizadora faixas cobertas pela mascara (no metalizadas) faixas no metalizadas

linhas de corte mascara mecnica

Aps a metalizao o dieltrico cortado

(ver ccut.flv)

Em termos da bobinagem temos os seguintes detalhes:


Folha

(ver cbob.flv OBS: prximo ao ncleo h uma regio desmetalizada no mostrada)


deslocamentos

Camada

deslocamento faixa no metalizada


(uso de mscaras durante o processo de evaporao)

Camada em srie

dieltrico camada metalizada folha de alumnio

No caso de capacitores de folha os terminais so em geral soldados ou rebitados nas folhas de alumnio que compem as armaduras. No caso de capacitores de camada metalizada usa-se a tcnica de spray metlico (schopagem) para criar a testeira.
rolos de transporte fio oxiacetileno bico material depositado (testeira)

ar comprimido
spray metlico

Capacitores SHIKO: Idealizado inicialmente pela empresa Siemens. Talvez sejam os capacitores mais usados. Seu dieltrico tipicamente o polister. Destaca-se os modelos RM5 cuja distancia entre terminais fixa em 5 mm. Possuem uma das mais baixas indutncias srie. Pergunta: O material do dieltrico tem alguma importncia na escolha do capacitor?
Resposta: Sim. O polister, por exemplo, possui uma macromolcula polar. Portanto, ele no recomendado para uso em regime alternado (c.a.), sendo mais indicado o uso do polipropileno. Contudo, para regimes de baixa tenso pode-se ainda usar o polister em regime c.a. por possibilitar a construo de capacitores menores devido ao fato de sua constante dieltrica ser maior quando comparada ao polipropileno. O nico inconveniente o fato de apresentar uma constante de perda significativamente maior. Lembre: Constante de perda maior Maior absoro de energia Aquecimento Degradao das caractersticas em frequncia e queda da rigidez dieltrica Capacitores plsticos no tem comportamento em frequncia de grande destaque! Capacitores de folha tem um comportamento melhor com menos perdas (menor R)!

Capacitores cermicos
encapsulamento

So aqueles capacitores cujo dieltrico um material cermico (ex. TiBa). Possuem timo comportamento em termos de frequncia, apresentando baixas perdas e alta rigidez dieltrica. Devido a sua baixa constante dieltrica, placas tais capacitores tem em geral valores de poucos hold-off-kink pF at uma centena de nF. A estabilidade trmica desses capacitores excelente.

dieltrico

terminais

Capacitores eletrolticos
So aqueles capacitores que apresentam as maiores capacitncias com as menores dimenses. Tipicamente apresentam capacitncias de 1 uF at 6.8 mF, com tenses de at 400 V. Contudo, devido as caractersticas peculiares de sua construo, tem um pssimo comportamento em altas frequncias, alta constante de perda, altas correntes de fuga, grandes tolerncias, altas resistncias e indutncias srie, alm de serem usualmente polares aplicveis somente para regime de corrente continua.
dieltrico camada de Al2O3
folha de catodo (Al comum)
protetor terminais

folha de anodo papel impregnado

folha de anodo (Al cauterizado)

papel impregnado com eletrlito (liq.)

base folha de catodo

Um eletroltico de Al, tal como descrito, ir operar de maneira correta somente se a folha de anodo for conectada ao polo positivo e o catodo ao polo negativo. Se houver uma inverso, isso ir provocar um processo eletroltico (eletroqumico) resultando na formao de uma camada dieltrica na folha de catodo. Neste caso, um intenso calor ser gerado acompanhado pela produo de gs devido a reao quimica. Isso leva o capacitor ao colapso ou mesmo EXPLOSO! Contudo, eletrolticos bipolares tambm so disponveis. Neste caso, ambas as folhas de Al so oxidadas (cauterizadas). Isso permite a operao com tenses alternadas, apesar de uma gerao considervel de calor. Assim sendo, a tenso de operao deve ser mantida muito abaixo da tenso mxima de operao. Uma desvantagem desses capacitores bipolares est no fato de ocuparem o dobro do volume de um eletroltico polar. Outro problema est no fato de apresentarem o dobro de corrente de fuga!

vlvula de sobre presso

(ver cexp.flv)

Existem ainda diversos outros tipos de capacitores, cada qual para uma aplicao especifica. Entre eles destaca-se os capacitores de tntalo, que apresentam capacitncias elevadas, tamanhos pequenos e perdas muito inferiores a dos eletrolticos convencionais. Contudo, tambm possuem polaridade. Alm deles, temos ainda os capacitores variveis, que podem usar o ar ou mesmo vcuo como dieltrico.

Para capacitores de dimenses razoveis, os valores da capacitncia e tenso mxima de operao vem escritos normalmente. Para os demais a coisa fica um quebra-cabeas .....

Valores comerciais mais usuais (seus mltiplos e submltiplos):

Indutores
Smbolos comuns:

sem ncleo (ar) com ncleo


fixo varivel

Tipos usuais:

Fixos com ou sem ncleo (ar) Variveis com ou sem ncleo (ar) Indutncia [H] Corrente mxima permitida [A] Tolerncia no valor de indutncia [%] Tipo construtivo Tenso mxima de operao (p/ HV) [V]

Parmetros relevantes:

Modelo realstico:

R = resistncia srie L = indutncia efetiva C = capacitncia paralela

Constitui uma grande famlia .....


(ver lbob.flv, ltor1.flv e ltor2.flv)

micro indutores muito parecidos dos resistores

Comercialmente, temos atualmente micro indutores disponveis no mercado, muito similares a resistores. Isso pode as vezes provocar uma certa confuso.

Valores comerciais mais usuais (seus mltiplos e submltiplos):

(ver http://physika.info)

Potrebbero piacerti anche