Sei sulla pagina 1di 16

AULA 01 : ORIENTAO E LOCALIZAO NA TERRA Introduo Orientao o mesmo que orientar-se.

. Significa determinarmos a nossa posio em relao aos pontos cardeais. A localizao de um ponto j requer um grau de detalhamento um pouco maior, necessitando a utilizao de uma rede de coordenadas geogrficas instaladas em um mapa ou carta. Existem diversas direes (ou rumos), que so chamadas de pontos cardeais, pontos colaterais ou subcolaterais. Para se chegar determinao destas direes, podemos utilizar trs mecanismos bsicos de orientao: a bssola, o sol ou as estrelas. Entretanto, para localizarmos um ponto (cidade, vila, etc) em uma mapa, devemos conhecer as coordenadas geogrficas deste ponto. Para isto, vrios aparelhos modernos e sofisticados so usados, como o GPS (sigla de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global), radares, etc. Os pontos cardeais Ao mesmo tempo que se move ao redor do Sol, a terra gira sobre si mesma, em torno de um eixo imaginrio que passa sobre seu centro. As extremidades deste eixo atingem a superfcie terrestre em dois pontos fixos: o Plo Norte e o Plo Sul. Durante o movimento de rotao em torno de seu eixo, que dura 24 horas, a Terra mostra alternadamente uma metade para o Sol. Assim, cada metade da Terra ora est iluminada pelo Sol (dia), ora est no escuro (noite). O Sol parece caminhar no cu, surgindo, pela manh, no nascente ou leste e se escondendo, tarde, no poente ou oeste. Estes pontos so uma referncia para nos orientarmos, isto , para encontrarmos as direes ou os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. Uma maneira muito simples de nos orientarmos observar a posio do Sol. Se estendermos o brao direito em direo em que o Sol nasce, isto , o leste, teremos na direo do brao esquerdo o oeste, nossa frente, o norte, e atrs, o sul. Entre os pontos cardeais encontram-se outros, os quais chamamos de pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Eles podem ser representados na rosa-dos-ventos (veja figura abaixo).

As linhas imaginrias O globo terrestre cortado por linhas imaginrias que tm a funo de localizar qualquer ponto em sua superfcie. para isto, determinam-se as coordenadas geogrficas: a latitude e longitude, com base nos princpios do Crculo Trigonomtrico. O procedimento bastante simples: o Equador corresponde ao crculo mximo, perpendicular ao eixo terrestre, o que determina a diviso do globo em dois hemisfrios: Norte e Sul. A partir do equador, podemos traar infinitos crculos paralelos que, conforme de afastam para o Norte ou para o Sul, diminuem de tamanho. A distncia dos paralelos ao Equador dada em graus. Assim, a latitude a distncia, em graus, de um ponto qualquer da superfcie terrestre ao Equador, variando de 0o a 90o Norte ou de 0o a 90o Sul. Assim, os paralelos so linhas que circundam a terra mantendo igual distncia entre si em relao ao Equador enquanto os meridianos so linhas Norte-Sul que unem o Plo Norte ao Plo Sul, cortando o Equador. Conhecer apenas a latitude de um ponto, porm, no suficiente para localiz-lo. Se procurarmos um ponto localizado a 30oS daremos a volta ao redor do planeta sem encontr-lo. H necessidade do cruzamento de duas coordenadas; a latitude e a longitude. O meridiano 0o de referncia - que passa pelo Observatrio Astronmico de Greenwich- divide a Terra em Hemisfrios Ocidental (oeste) e Oriental (leste). Todos os meridianos se encontram nos polos e, portanto, tm o mesmo comprimento. Assim, a longitude a distncia, em graus, de qualquer ponto da superfcie terrestre ao meridiano de Greenwich, variando de 0o. a 180o., para leste ou para Oeste. Portanto: Latitude a distncia, medida em graus, de um paralelo qualquer ao Equador. Longitude a distncia, medida em graus, de um meridiano qualquer ao Meridiano de Greenwich. Exemplo: a latitude deve ser definida em relao ao Hemisfrio Norte (setentrional) ou Hemisfrio Sul (austral). Dizemos que a cidade de Joo Pessoa est localizada a 8o de latitude Sul (lat8S) e 35o de longitude Oeste (long35oW), enquanto a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, est a 30o de latitude Norte (lat30oN) e 90o de longitude Oeste (long90o W). Alm do Equador, alguns paralelos so muito importantes porque indicam a posio dos raios solares sobre a superfcie terrestre em diversas pocas do ano, como veremos mais adiante. So eles: Trpico de Capricrnio, de Cncer, Crculo Polar rtico e Antrtico.

33

At o sculo XIII, predominou esta orientao astronmica simples, baseada tanto na orientao do Sol (e da Lua tambm, que se desloca de leste para oeste) quanto da posio de outros astros, como as estrelas, que aglomeradas em constelaes, como a Cruzeiro do Sul, indicam, sem muita preciso, os pontos cardeais. Do sculo XIII ao sculo XV predominou a utilizao da bssola, instrumento inventado pelos chineses, de grande simplicidade e fcil utilizao, que permitia traar o rumo ou direo em qualquer momento da viagem. Uma vez indicado o rumo ou direo pela bssola, cabia ao navegador, de acordo com sua experincia, determinado o lugar ou ponto desejado.

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA
1)(UFPB/95-2) Sobre a orientao geogrfica, incorreto afirmar que: a)Para orientar-se, podem ser considerados os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. b)Os pontos cardeais e suas siglas so: N= norte, S=sul, E= leste, W= oeste. c)So sinnimos dos pontos cardeais: Norte= boreal, Sul= austral, Leste= Ocidental, Oeste= oriental. d)O sistema de orientao pode ser baseado em trs grandes componentes bsicos: orientao pelo sol, pelas estrelas e pela bssola. e)A orientao norte-sul considerada sobre qualquer paralelo e leste-oeste sobre qualquer meridiano. 2. (UFPB/96-1) As coordenadas geogrficas baseiam-se em linhas imaginrias traadas sobre o globo terrestre, com a finalidade de estabelecer, com preciso, a localizao de qualquer ponto nas superfcie. Com respeito a estas linhas e ao sistema de localizao geogrfica, correto afirmar-se que: a)os meridianos so semicrculos, isto , linhas de 180 que vo do Polo Norte magntico at o Polo Sul magntico, cruzando os paralelos. b)Os paralelos so linhas imaginrias, circulares e paralelas ao Equador, portanto o Equador no constitui um paralelo. c)Longitude a medida, em graus (de 0at 180), que vai de um ponto qualquer na superfcie da Terra at o Meridiano de Greenwich. d)Greenwich representa um meridiano intermedirio, cujo valor corresponde a 90. e)Em termos de localizao geogrfica, a cidade de Joo Pessoa situa-se aproximadamente a 7 de latitude norte e a 34 de longitude leste de Greenwich. 3)(UFPB/09-1) Paralelos e meridianos so linhas imaginrias que se intercruzam na superfcie terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, h um ponto especfico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localizao. Sobre as referidas latitude e longitude, correto afirmar: a)So medidas angulares entre dois pontos. b)So distncias em graus entre dois pontos. c)So medidas em quilmetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich. d)A latitude varia de 0 a 180 para Leste ou para Oeste. e)A longitude varia de 0 a 90 para Norte ou para Sul. 4)(PUC-RS/01-2) Considerando que ao unirmos todos os pontos de uma Rosa dos Ventos termos um crculo e que o Norte representa 0 (zero graus), quanto vale, em graus, a distncia do ponto Sul at o ponto Sudoeste? a) 45 b) 67 50 c) 90 d) 135 e) 315 50 ANOTAES

EXERCCIOS DE CASA
1)(Ulbra/01-2) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A rede de coordenadas geogrficas consistem em um conjunto de linhas imaginrias chamadas paralelos e meridianos que nos do as medidas de latitude e longitude de qualquer ponto na superfcie terrestre. ( ) Para os pontos cardeais podemos dizer que o Leste o mesmo que Oriental ou Nascente, enquanto o Oeste pode ser chamado de Ocidental ou Poente. ( ) Os plos se localizam na latitude 0, enquanto o paralelo do Equador se localiza na latitude 90. ( ) O Brasil est totalmente localizado no Hemisfrio Sul e a Leste do Meridiano de Greenwich. ( ) De certo modo, podemos dizer que o Norte mesmo que setentrional e que o Sul o mesmo que meridional. A seqncia correta : a) VFFVV b) VVFFV c) FVFVV d) FFVVF e) VFVVF 2)(Ulbra/02-1) Se um avio partir da cidade A (localizada a 60 latitude Sul e 100 longitude Leste) em direo a cidade C (localizada a 64 latitude Norte e 120 longitude Oeste), sobrevoando a cidade B (localizada a 0 latitude e 0 de longitude), que direo ele tomar? a) SSE b) NW c) NE d) NNE e) N 3) (UCS-RS) Para facilitar o estudo da Terra, dividiu-se a mesma em paralelos e meridianos. Atravs dos meridianos, possvel: a)estabelecer as diferentes zonas climticas. b)calcular a longitude. c)verificar o grau de inclinao da Terra. d)determinar a altitude. e)localizar os pontos cardeais. 4)(UERN) Para localizar pontos especficos na superfcie terrestre no basta apenas o rumo ou a orientao. Por este motivo, foram criadas as coordenadas geogrficas. Com base nos conhecimentos acerca do assunto, pode-se afirmar, marque (V) para as afirmaes verdadeiras e (F) para as falsas ( ) As linhas imaginrias que servem de base para a localizao de qualquer ponto na superfcie terrestre so os paralelos e meridianos. ( ) Os paralelos permitem o clculo da latitude, distncia em quilmetros entre o ponto que se quer localizar e o Equador. ( ) As longitudes, que podem ser Norte ou Sul, so indicadas pelos meridianos. ( ) A latitude varia de 0 a 90 e pode estar a leste ou a oeste de Greenwich. ( ) A longitude varia de 0 a 180, iniciando na linha do Equador.

34

GABARITO 01-B 02-B 03-B 04-VFFFF

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 02: MOVIMENTOS DA TERRA


Os movimentos da Terra so: ROTAO: movimento que a Terra executa em torno de um eixo imaginrio, que passa pelos seus plos, e que possui uma inclinao de 2327 . Uma volta completa em torno deste eixo dura cerca de 24 horas, e graas ao movimento de rotao, temos, na Terra, a sucesso dos dias e noites, o dia solar, achatamento dos plos e abaulamento do Equador, a criao dos fusos horrios e a interferncia na circulao atmosfrica e nas correntes martimas. Este movimento de desenvolve no sentido oesteleste, a uma velocidade de 1666 Km/h, no Equador. Ao completar um movimento de translao, a Terra ter feito 365 movimentos de rotao. IMPORTANTE: O eixo da Terra no perpendicular ao plano de rbita, mas inclinado, sempre na mesma direo. Se o eixo da Terra fosse perpendicular ao plano de rbita, qualquer dia do ano o Hemisfrio Norte receberia a mesma quantidade de raios solares que o Hemisfrio Sul, no havendo, portanto, as estaes do ano. Mas como o eixo inclinado, os dias e as noites no tem a mesma durao em todos os lugares da Terra. Como dito anteriormente, as estaes do ano ocorrem devido aos movimentos de translao da Terra conjugado com a inclinao do eixo terrestre em relao ao plano de elptica solar. Assim: *EQUINCIOS: nos equincios, os dias e as noites tm a mesma durao em todos os lugares da Terra. Dependendo do ms do ano, a posio da Terra varia com relao aos raios solares. Apenas em duas ocasies o crculo de iluminao da Terra passa rigorosamente pelos plos: dias 21/3 e 23/9. Nesses dias, em todos os lugares da Terra, a noite dura 12 horas e o dia tambm. Os raios solares caem perpendicularmente sobre a linha de Equador, que recebe mais calor nestas datas. Inicia, assim, o outono no Hemisfrio Austral, e a primavera no Hemisfrio Setentrional (no dia 21/3, e o inverso no dia 23/9). * SOLSTCIOS: nos solstcios, a durao dos dias e das noites a mais desigual de todo o ano. No caso do solstcio do dia 21/6, temos a noite mais longa do ano no Hemisfrio Sul, pois a partir de maro o HS vai ficando cada vez menos exposto aos raios solares (Solstcio de Inverno), ao contrrio do dia 21/12. Exemplo: a 60oLatS, em 21/6 a noite dura 18h20min, e o dia, apenas 5h40min. J no Hemisfrio Norte, este dia marca o solstcio de vero, ou seja, o dia mais longo do ano, pois o Polo Norte inclina-se em direo ao Sol. No dia 21/6, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trpico de Cncer. Portanto, em junho, o Hemisfrio Norte mais quente e iluminado que o Hemisfrio Sul. No Solstcio de vero do Hemisfrio Sul (21/12), o Polo Sul inclina-se mais em direo ao Sol que o Polo Norte. Ento, neste dia, a noite no Hemisfrio Sul ser a mais curta do ano em relao ao dia. Os raios solares, portanto, esto incidindo, por sua vez, perpendicularmente sobre o Trpico de Capricrnio, que recebe mais luz e calor. A zona situada entre o Crculo Polar Antrtico e o Polo Sul fica iluminada durante 24 horas, no havendo noite.

35

Como foi dito anteriormente, durante o movimento de rotao, uma metade da Terra est voltada para o Sol, do qual recebe luz e calor. Nesta metade, ento, dia. Na outra metade, que no recebe os raios solares, noite. A Terra gira sem parar, onde o dia sucede a noite constantemente. No momento em que o Sol est mais alto no cu, meio-dia. TRANSLAO: movimento que a Terra executa em torno do Sol, em uma rbita elptica, percorrendo 930 milhes de Km, com velocidade mdia de 29,7 Km/s ou 196.800 Km/h. Uma volta completa em torno do sol dura cerca de 365 dias e 6 horas, sendo este perodo denominado ano sideral. O perodo de 365 dias conhecido como ano civil. O ajuste entre ambos, acrescentando-se um dia em fevereiro a cada 4 anos, totaliza 366 dias: o ano bissexto. Considerando-se que a rbita em torno do sol no descreve um movimento circular mas sim elipsoidal, distncia Terra-Sol varivel durante o ano. No dia 8 julho atinge o aflio (152.000.000 Km, maio distncia) enquanto no dia 31 de dezembro, o perilio (147.000.000 Km, a menor distncia). A velocidade do movimento de translao diminui no aflio, aumentando no perilio.

de

Assim, o inverno do Hemisfrio Sul um pouco mais frio que o do Hemisfrio Norte, enquanto o vero um pouco mais quente. So consequncias do movimento de translao: * estaes do ano, devido s diferentes posies da Terra em relao ao Sol; * desigualdade na distribuio de luz e calor; * durao desigual dos dias e noites, conforme a poca do ano, com exceo da regio equatorial, e ocorrncia dos equincios e solstcios

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA 1. (UFRGS/91) O movimento de rotao da Terra tem por consequncia vrios fenmenos geogrficos. Qual das alternativas abaixo no uma consequncia desse movimento? a) a sucesso dos dias e noites. b) O abaulamento da Terra na regio equatorial e o achatamento polar c) O desvio da direo dos ventos e das correntes martimas para o oeste. d) A elevao do nvel do mar no litoral leste dos continentes em relao ao litoral oeste dos mesmos. e) A sucesso dos solstcios e equincios. 2. (UFRGS/95) As estaes do ano so determinadas pela inclinao do eixo de rotao da Terra em relao ao plano de rbita ao redor do Sol. Durante o dia de solstcio de vero em nosso hemisfrio, a) os perodos noturno e diurno no Trpico de Capricrnio tm igual durao. b) Os raios solares incidem verticalmente sobre Porto Alegre ao meio-dia. c) Os raios solares incidem verticalmente sobre So Paulo ao meiodia. d) Os raios solares incidem sobre Recife ao meio-dia. e) No existe noite entre o Crculo Polar rtico e o Plo Norte Geogrfico 3. (UFRGS/01) Um gegrafo, ao explorar o continente Antrtico, fixa uma estaca no Plo Sul geogrfico, dias antes do solstcio de vero para o Hemisfrio Sul. Exatamente no dia do solstcio de vero para o Hemisfrio Sul, observa e marca as sucessivas posies ocupadas pela sombra projetada da estaca, concluindo que: a) a sombra de uma estaca colocada verticalmente no Plo Sul geogrfico, ao longo do dia do solstcio de vero, descreve uma elptica. b) Uma estaca colocada verticalmente no Plo Sul geogrfico produz, com sua sombra, ao longo do dia do solstcio de vero, um semi-crculo. c) Uma estaca colocada na vertical exatamente no Plo Sul geogrfico projeta sucessivas posies do extremo da sombra, formando um crculo ao longo do dia de solstcio de vero. d) As sucessivas posies do extremo da sombra de uma estaca no tem o mesmo comprimento durante o dia do solstcio de vero. e) Somente no dias do solstcio de inverno que a sombra de uma estaca colocada verticalmente no Plo Sul geogrfico forma um crculo com a projeo de suas sucessivas posies. 4. (UFRGS/09) O hbito m ais cultivado pelo porto-alegrense amaldioar o tempo. E com alguma razo: derretemos nos calores midos de maro, congelamos no inverno e somos vergastados pelas chuvas de primavera [...] S abandonamos as queixas no outono, quando os entardeceres alongam nossas sombras e, ao olharmos para cima, ficamos nstlgucos com a tonalidade dourada do cu, o cu de rico Verssimo. De certo modo, quando recuperamos nossa dignidade. Adaptado de ASSIS BRASIL, L.A.E o pamapa nos cerca. Ed UFRGS, 2006, p. 98 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. As sombras alongadas e a colorao do cu ao que o autor faz referncia se devem ao grau de _______________ e a proximidade do __________________. a) Latitude  solstcio de inverno b) Longitude  equincio c) Latitude  solstcio de vero d) Longitude  solstcio de inverno e) Latitude  equincio

EXERCCIOS DE CASA 1. (PUC-RS/05) No dia 22 de setembro de 2005 iniciou a estao da primavera no Hemisfrio Sul, portanto: a) ocorreu o solstcio de vero, responsvel pela grande noite de inverno no Polo Norte e o grande dia polar na Antrtica. b) O sol incidiu, ao meio-dia solar perpendicularmente linha do Equador, evidenciando, princpio, igualdade na distribuio da luminosidade nos hemisfrios norte e sul a partir do paralelo inicial. c) Ocorreu ao meio-dia, hora civil em Porto Alegre, incidncia da luz solar perpendicularmente ao paralelo 32S. d) Aconteceu um solstcio, momento em que o sol, devido ao movimento de translao da Terra, est mais distante do nosso planeta. e) Nos trpicos, ocorreu a maior incidncia da luz solar no ano, evidenciando as mais altas temperaturas na zona intertropical. 2. (UEM-PR) Quanto ao movimento de rotao podemos afirmar que se d: a) de leste para oeste, com durao de 24 horas. b) de oeste para leste, a uma velocidade de 1666 Km. c) de leste para oeste, velocidade variada. d) de leste para oeste, a uma velocidade constante. e) de oeste para leste, a uma velocidade varivel. 3. (UEM-PR) Analise as afirmativas abaixo. (01)A sucesso dos dias e noites e a sucesso das quatro estaes so as principais consequncias do movimento de translao. (02)O eixo imaginrio da Terra est inclinado em relao ao plano de rbita terrestre (a eclptica). Se os planos do Equador e da eclptica fossem coincidentes e, se a Terra permanecesse sempre na mesma posio em relao ao Sol, no haveria quatro estaes do ano, pois o sol incidiria o ano todo na altura do Equador. (04) A Terra percorre a trajetria completa ao redor do Sol em 365 dias e 6 horas. Ao final de quatro anos temos 24 horas ou um dia: esse ano especial, denominado bissexto, acrescentado um dia, no ms de fevereiro. (08) Os solstcios correspondem s pocas do ano em que os Hemisfrios Norte e Sul da Terra so igualmente iluminados. Isso ocorre quando o sol incide diretamente sobre a linha do Equador, acarretando igual durao dos dias e noites. (16) Os equincios assinalam o incio das estaes da primavera e do outono; no Hemisfrio Sul, indicam o incio do outono, no dia 21 de maro, e da primavera, no dia 23 de setembro. O somatrio das alternativas corretas resulta em: _____ 4. (Ribeiro Preto-SP) A translao da Terra, combinada com a obliquidade da eclptica (2327 30) d origem: a) aos dias e noites. b) ao ano bissexto c) as fases da Lua d) as estaes do ano. e) a rotao GABARITO 01-B 02-B 03-(2+4+16)=22 04-D

36

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 03 : FORMAES VEGETAIS BRASILEIRAS

4. Cerrado Refletem um clima quente semimido, estaes seca e chuvosa bem marcadas, como tambm solos pobres, dos quais resultam vegetais retorcidos e recobertos por casca grossa, como a lixeira e a mangabeira. Seu aspecto varivel, aparecendo, s vezes, como capes, constitudos por arbustos e vegetao rasteira, ou espaadamente aparecem algumas rvores. O aproveitamento econmico se faz, principalmente, na prtica da pecuria extensiva. Quanto ao extrativismo, observa-se nesta formao, o aproveitamento econmico das cascas de vegetais produtores de tanino, como o barbatimo.

37
5. Complexo do Pantanal Ocorre, nesta rea, uma sntese de outras formaes vegetais brasileiras: matas do tipo equatorial e tropical, cerrados, campos, caatinga e vegetao de alagadios. Predominam as palmeiras, jacarand e buriti, alm do quebracho e angico , de grande valor comercial, pois fornecem o tanino, utilizado na indstria do couro (curtumes). 6. Mata Atlntica A ao devastadora do colonizador destruiu-a em grande parte (hoje resta apenas 5% do que havia em 1500), sendo hoje encontrada em trechos da encosta do Planalto Brasileiro, desde o sul da Bahia at o norte do Rio Grande do Sul, alargando-se no Estado de So Paulo. quase to rica e variada quanto a Amaznia, embora as espcies que a compem no atinjam o mesmo porte das espcies da Amaznia. tambm uma floresta hidrfila, perene e com vegetao latifoliada. Caracteriza-se pela presena de jatob, cedro, jacarand, ip, jequitib, peroba, com grande aproveitamento de madeiras de lei. Essa floresta foi o habitat do pau-brasil, hoje praticamente extinto. 7. Mata dos Pinhais Caracterizava-se pela presena do pinheiro-do-Brasil (Araucria angustiflia), s vezes associado a cedros, canelas, imbuias, e erva-mate. Trata-se de uma floresta aberta, cujos vegetais tm folhas em forma de agulhas (aciculifoliadas). Por ser mais homognea e de fcil penetrao pelo homem, os pinhais foram largamente explorados. Nos dias atuais, h um forte incentivo ao reflorestamento, facilitado pelo rpido crescimento do pinheiro. A Mata dos Pinhais tem sido a floresta mais explorada economicamente no pas, atendendo tanto ao mercado interno (papel e madeira) como s exportaes, sendo o Estado do Paran o maior produtor brasileiro de pinho. 8. Campos Limpos Sua ocorrncia est ligada a uma topografia suave. Apresentam uma cobertura herbcea contnua (gramneas), podendo aparecer, por vezes, arbustos isolados ou em tufos (Campos sujos). 9. Vegetao litornea Mata de restinga, coqueiros, palmeiras e principalmente, manguezais. Em funo do solo extremamente salino e da deficincia de oxignio, em virtude das oscilaes constantes de mar e grande quantidade de sedimentos finos, predominam nos mangues os vegetais pneumatforos (com razes areas) e halfilos (adaptados a ambientes salinos). So ricos em matria-orgnica e servem como um berrio ecolgico, em virtude das inmeras espcies animais que ali vo se reproduzir (crustceos, moluscos, ...). Devido ao mau-cheiro que exalam, so confundidos com locais sujos nas grandes cidades, servindo como depsitos de lixo. Este tipo de comportamento ameaa seu ecossistema, bastante frgil e heterogneo.

1. Floresta Amaznica Constitui uma das mais extensas formaes florestais do mundo. tambm chamada de Hilia Amaznica (por Alexander Von Humboldt) ou Inferno Verde (por Alberto Rangel), apresentando-se como tpica selva equatorial. A floresta Amaznica apresenta as seguintes caractersticas: - Floresta latifoliada; - Floresta higrfila; - Floresta perene; - Heterognea; - Floresta densa, impenetrvel, o que dificulta a sua explorao econmica. 2. Caatinga Sua principal caracterstica a presena de plantas xerfitas, mal desenvolvidas e de razes muito profundas. A vegetao arbrea da caatinga frequentemente aparece associada s cactceas e bromeliceas. Entre as espcies mais comuns temos: juazeiro, quixabeira, xiquexique, facheiro, mandacaru, barriguda (cactceas), aroeira e outros. Essa vegetao rala e cinzenta, cujos arbustos so tortuosos, apresenta como maior aproveitamento econmico a prtica de uma pecuria extensiva e de baixo rendimento. 3. Mata dos Cocais Caracterizam-se pela presena da palmeira (babau). Essa formao vegetal de grande importncia econmica, sendo, nos dias atuais, largamente explorada em condies ainda precrias. O babau uma palmeira que atinge de 10 a 12 metros de altura. Suas folhas tm uma colorao verde-escura e brilhante. Seus frutos so cocos que do em forma de cachos. Cada rvore possui, em mdia, 10 cachos e cada cacho possui, em mdia, 200 cocos, cada um deles contendo, em seu interior, de duas a cinco amndoas. Da raiz da carnaba extraem-se medicamentos: do caule, madeira para construo, das folhas, fazem-se coberturas para as habitaes, cordas, chapus, alpargatas e vrios outros objetos. Das folhas tambm se extrai a cera, de grande aplicao industrial, e de seu fruto faz-se alimento para o gado: a polpa utilizada para a elaborao de doces, e do caroo extrado o leo.

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA 1. (Fatec-SP) Esta formao vegetal encontrada em regies com temperatura mdias anuais em torno de 25C e pluviosidade acima de 2000 mm anuais. O desenvolvimento da indstria madeireira e de construo de mveis tem contribudo para a extino de vrias de suas espcies, como o bano, o mogno e o cedro. O texto refere-se a: a) formao complexa de clima mediterrneo. b) formao xerfita tpica de clima semi-rido. c) floresta boreal de clima temperado ocenico. d) floresta latifoliada de clima equatorial. e) vegetao de estepes e pradarias de clima continental temperado. 2. (PUC-RS/04-2) Caranguejos, siris, moluscos e muitos outros animais agonizam nas reas antes lodosas, agora drenadas ou soterradas para futuras construes imobilirias. As orlas litorneas perdem nutrientes que alimentam seus peixes e as mars no encontram mais o limite interativo que favorece a vida. A relao correta entre a formao e a respectiva localizao : a) pantanal  plancies alagadas por guas salobras b) banhado  interior da Mata dos Cocais c) manguezal  reentrncia litornea baixa d) cerrado  ilhas marinhas e) mata-atlntica  litoral paraibano 3. (UEPB/09) Observe o mapa

EXERCCIOS DE CASA 1) (Unesp/00) Trata-se de uma rea com topografia com baixas altitudes, que sofre inundaes por ocasio das cheias do rio principal e seus afluentes. A vegetao variada, apresentando espcies de floresta amaznica, de caatinga, de campos, das palmceas e do cerrado. a cobertura vegetal mais heterognea do Brasil, cobrindo ampla plancie e estendendo-se tambm para a Bolvia. O texto refere-se ao: a) pantanal d)agreste b) chaco e) mangue c) pampa 2)(FGV/05-1) J tempo de se atentar nessas preciosas matas, nestas amenas selvas que o cultivador do Brasil, com o machado em uma mo e o tio em outra, ameaa-as de total incndio e desolao. (...) O agricultor olha ao redor de si para duas ou mais lguas de matas como para um nada, e ainda no as tem bem reduzido a cinzas j estende ao longe a vista para levar a destruio para outras partes.
(Jos Vieira Couto, 1799, Nossa Histria, abril de 2004)

38

O texto, escrito h mais de 200 anos, faz referncia ao manejo irracional da mata: a) Atlntica, mostrando que a preocupao com a biodiversidade j existia no perodo colonial, embora a presso sobre a necessidade de organizar o espao nacional fosse maior. b) Atlntica, cuja derrubada foi um processo contnuo que a fez desaparecer em vrios pontos do pas restando, atualmente, pouco mais de 7% da cobertura original. c) De Araucrias, sendo os ndios seus principais predadores que, por meio de mtodos arcaicos de cultivo, abriam clareiras para o plantio de gneros de subsistncia. d) Da Araucria, que foi sendo rapidamente substituda por extensas ondas verdes de caf, cuja produo era fundamental para a economia brasileira naquele momento. e) Amaznica, cuja derrubada foi realizada nas proximidades das misses jesuticas que, alm de extrair as drogas do serto, ainda praticavam a agricultura. 3) (UFSCarl/03) Caracteriza-se pela presena predominante de rvores de pequeno porte espalhadas por uma cobertura descontnua de gramneas. A partir da aplicao dos resultados das pesquisas realizadas para corrigir seus solos, essa formao vegetal foi sendo devastada, porque seu territrio tornou-se rea de expanso da produo de gros para a exportao. Assinale a alternativa que contm o nome da formao vegetal a qual o texto se refere: a) floresta subtropical d) mangue b) caatinga e) Mata de Araucrias c) cerrado 4. (UECE) Abaixo, esto as caractersticas de trs domnios climatobotnicos. I- Espcies latifoliadas e exuberantes que se aglomeram em forma de andares. II- Aparecem em clima de elevada amplitude trmica anual e so formadas com predomnio de gramneas. IIIOcorre onde o clima apresenta duas estaes bem definidas, uma de chuvas e outra de estiagem, predominando os arbustos com algumas rvores esparsas. Identifique-as, marcando a opo correta: a) I- florestas equatoriais; II- formaes herbceas; III- formaes arbustivas b) I- florestas temperadas; II- formaes xerfitas; III- formaes herbceas c) I- formaes xerfitas; II- florestas temperadas; III- formaes arbustivas d) I- florestas equatoriais; II- caatinga; III- florestas temperadas GABARITO 02-B 03-C

A sequncia correta de vegetao natural indicada pelo perfil A B : a) Floresta Amaznica, Mata dos Cocais, Caatinga e Mata Atlntica. b) Mata dos Cocais, Cerrado, Mata Atlntica e Campo. c) Floresta Amaznica, Cerrado, Mata dos Cocais e Mata Atlntica. d) Floresta Equatorial, Caatinga, Cerrado e Mangue. e) Mangue, Cerrado, Caatinga, Mata dos Cocais. 4. (UFRGS/91) Considere as afirmaes seguintes sobre as relaes entre clima e vegetao no Brasil. I. A caatinga, vegetao caracterstica do serto nordestino, est condicionada s condies climticas vigentes na rea. II. A formao vegetal tpica da regio Centro-Oeste no se encontra em equilbrio com as condies climticas atuais. III. Os desmatamentos praticados pelo homem, na vegetao de terra-firme da Amaznia, no esto alternado o clima local. Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) apenas I I e II I e III II e III Todas

01-A

04-A

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 04 : RECURSOS MINERAIS E ENERGTICOS


Atravs do uso racional do trabalho, especialmente na atividade industrial, o homem sobrevive na superfcie terrestre, domina e transforma a natureza: destri florestas, muda o curso dos rios, desenvolve novas variedades de plantas, conquista terras ao mar, reduz as distncias, modifica os climas, domestica certos animais e extermina outros, etc. Com o advento do capitalismo industrial e sua expanso, o consumo dos recursos naturais cresceu violentamente, criando graves problemas, no tanto pelo volume consumido, mas principalmente pelas relaes de cunho predatrio entre o homem e a natureza.

- Formou-se em bacias sedimentares da Era Cenozica (perodo Carbonfero e Permiano), por soterramento de florestas em pntanos. - Tipo de carvo: turfa (menos C), linhito, hulha (80% do carvo consumido no mundo) e antracito (o mais puro: 95% de C e o mais raro - 5% do consumo mundial). - Foi muito importante no sculo XVIII e fim do sculo XIX. No incio do sculo XX utilizou-se mais os derivados do petrleo. Em 1970, 12% da energia eltrica provinha do carvo, e com a crise do petrleo, em 1972, aumentou o consumo para 25%. - Os maiores produtores: Amrica Anglo-Saxnica (25% de hulha, 45% linhito), Europa Oriental (21% hulha, 35% linhito; principalmente na Rssia) e sia (28% hulha, 2% linhito, principalmente na China). - As reservas duraro por mais 100 anos. - Restries: queima acumula CO2 e S na atmosfera, provocando principalmente chuvas cidas. Petrleo - Formao: hidrocarboneto fssil de origem orgnica encontrada em bacias sedimentares cenozicas, resultantes do soterramento de oceanos rasos. - Caractersticas: ainda a principal fonte de energia, presente de forma constante at no nosso dia-a-dia (chuveiro, roupa, sapato, xcara, carro, CD, ...); fonte no-renovvel, com previso de mais 200 anos de existncia. Por ser lquido, transporte mais fcil. - Reservas e extrao: 60% no Oriente Mdio (Arbia Saudita, Kwait, Ir, Emirados rabes). Outros: CEI (Rssia), Estados Unidos, Mxico, Venezuela,... Alguns pases se especializaram na produo (Extremo Oriente) enquanto outros no consumo (Estados Unidos). - rgos petrolferos: 7 irms (1927(- cartel das 7 maiores empresas petrolferas do mundo, responsveis pela explorao (extrao, transporte, refino e distribuio). So elas: Exxon, Shell, Mobil, Texaco, Gulf, Chevron e British Petroleum. OPEP- criado em 1960, abrange os pases que possuem as maiores reservas petrolferas do mundo (Venezuela, Emiirados rabes, Kwait, ...). O objetivo foi desmobilizar o poder das 7 irms. - Crise do petrleo: A sociedade do sculo XX foi construda com base na abundncia e baixos preos do petrleo. Quando percebeuse que era esgotvel, configurou-se a crise. De 73-80, os preos aumentaram (incomum porque os maiores exportadores so pases subdesenvolvidos), ocorrendo a canalizao do capital para o Oriente Mdio. Motivos do aumento: possibilidade de esgotamento. OPEP resolveu aumentar os preos. As 7 irms aprovaram o aumento reclamado pela OPEP porque: * Guerra dos 6 dias (1967): Arbia Saudita utilizou o petrleo como arma poltica, assustando as 7 irms (atentados, nacionalizao das indstrias). * com o aumento, ocorreria uma corrida para outras fontes de energia, que eram controladas pelas 7 irms, uma vez que aumentou sua produo interna em substituio do petrleo. Em 1979, com a Guerra Ir-Iraque, os pases importadores ficaram apreensivos de que a oferta mundial do petrleo diminusse, o que levaria estes pases a comprar o produto e estoc-los. Com o brusco aumento da procura, a OPEP elevou o preo do barril a preos astronmicos, agravando a crise mundial. Em 1979, com a crise econmica dos pases importadores, mudou-se a estratgia, a partir da utilizao de fontes de energia alternativas. Em 1981, ocorreu a estabilizao dos preos do barril do petrleo. Em 1985, preos comearam a cair, devido ao excesso de produo e oferta, e a pouca procura. Tudo isto explicado pelos altos preos durante a dcada de 70, que incentivaram a produo, diminuindo, posteriormente, os preos.

39

Energia: geopoltica e geoestratgia - No mundo, o setor energtico considerado estratgico (controlado pelo Estado, atravs de poltica de planejamento de produo, concesso de explorao em grupos privados e interveno direta na produo atravs da atuao de empresas estatais). - A estrutura energtica insere-se no campo da economia da geopoltica: tudo depende da disponibilidade de energia. Qualquer colapso na produo ou aumento de custos afeta o cotidiano de todas as atividades. - O sonho de todas as naes a autosuficincia e baixo custo na produo de energia. - 40% da fonte consumida no mundo petrleo, seguido do carvo (27%) e gs (23%). Carvo - Utilizado para gerar energia eltrica em termoeltricas e siderrgicas. - Nas siderrgicas, o carvo tem que ser de alta qualidade (alto poder calorfero e muito C).

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

e) xisto betuminoso

EXERCCIOS DE SALA
EXERCCIOS DE 1)(UFCe) Sobre os principais minerais metlicos e no metlicos, correto afirmar que: a) Os minerais so considerados recursos naturais renovveis, uma vez que esto disponveis em extensas jazidas. b) O mangans um dos metais mais importantes da atualidade, sendo utilizado pela indstria siderrgica na composio do ao. c) A bauxita, que utilizada na fabricao do alumnio, ainda explorada de forma artesanal na maioria dos pases produtores. d) Nitrato e fosfato so minerais utilizados para a fuso de ligas metlicas essenciais para a indstria eletrnica. e) O carvo mineral constitui um dos recursos minerais metlicos mais explorados para a produo de energia alternativa. 2)(Fuvest/06) O mundo contemporneo necessita de novas fontes de energia para substituir as convencionais. Os pases buscam formas alternativas de produzir energia de acordo com suas caractersticas geogrficas como ocorre, por exemplo: no Japo, onde as mars so usadas como fonte de energia eltrica. Na Islndia, onde o vulcanismo aproveitado para gerar energia por calor. Na Frana, onde extensos rios so utilizados para a construo de hidroeltricas. Na Alemanha, onde os ventos so empregados para produzir eletricidade. Esto corretas apenas: a) I, II e III d) II, III e IV b) I, II e IV e) II e IV c) I e III 3)(Unirio/97) Analise as afirmativas abaixo: I- A ocorrncia de petrleo est associada tipicamente formao de estruturas geolgicas cristalinas. II-O encontro de correntes martimas frias com correntes martimas quentes aumenta a piscosidade das guas, facilitando a atividade pesqueira. III-O relevo acidentado, apesar de facilitar a hidroeletricidade, dificulta a mecanizao agrcola. IV- Os litorais de contorno retilneo facilitam a instalao de portos. V- Os solos das florestas equatoriais favorecem a agricultura devido sua grande fertilidade natural. As afirmativas que associam corretamente os elementos do quadro natural ao tipo de aproveitamento econmico adequado so: I e III apenas d) I, III e IV b) III e IV apenas e) II e III apenas c) II, III e V apenas 4)(UnB-DF) Os pases componentes da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP) encontram-se localizados nos seguintes conjuntos regionais: a)Europa, Oriente Mdio e Amrica do Norte. b)Extremo Oriente, Amrica do Sul, e extinta Unio Sovitica. c)Oriente Mdio, frica e Amrica do Sul d)Amrica do Sul, Extremo Oriente e Oriente Mdio. 5)(Unifor-CE) Considere o texto apresentado abaixo: Principal combustvel da Revoluo Industrial, ocupa hoje a segunda posio no consumo mundial de energia. Abundante no Hemisfrio Norte, um dos principais responsveis pela chuva cida, pois sua queima libera grande quantidade de xido de enxofre na atmosfera. Ele se refere ao: a) gs natural b) lcool anidro c) carvo mineral d) petrleo CASA 1) (Fatec-SP) A produo de ao nos pases desenvolvidos depende da explorao de ferro do mundo inteiro. Isto ocorre porque: a)os pases desenvolvidos do hemisfrio norte no possuem minrio de ferro em seu subsolo. b)Os pases altamente industrializados consomem muito ao, sendo insuficiente sua produo de minrio de ao. c)A China, pas comunista, mais rica em ferro, mas no mantm relaes comerciais com os pases do mundo ocidental. d)Os pases mais pobres do mundo apresentam rochas com maior teor de ferro do que os altamente industrializados. e)Os grandes pases produtores de ao importam de outras partes do globo minrio de alto teor de ferro, mas com preo elevado. 2) (UFC/03) As reservas petrolferas esto relacionadas a um tipo de formao geolgica. Indique, corretamente, este tipo de formao. a) escudos cristalinos d) placas tectnicas b) bacias sedimentares e) aluvies quaternrios c) dobramentos cenozoicos 3) (Fuvest/09) O debate atual em torno dos biocombustveis, como o lcool de cana-de-acar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado danoso. Com relao a esse aumento, os biocombustveis so alternativas preferveis aos combustveis fsseis porque: a) so renovveis e sua queima impede o aquecimento global. b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras. c) abrem o mercado para o lcool, cuja produo diminuiu o desmatamento. d) so combustveis de maior octanagem e de menores taxas de liberao de carbono. e) contribuem para a diminuio da liberao de carbono, presente nos combustveis fsseis. 4. (UFPB/97-1) Sobre a energia nuclear, pode-se afirmar que: I- Os pases que ocupam a melhor posio em termos de energia eltrica gerada por usinas nucleares so, respectivamente, EUA, Japo e Rssia. II- As usinas nucleares localizam-se, apenas, em pases desenvolvidos economicamente. III-Asa usinas nucleares concentram-se na Europa, principalmente pela carncia de outros recursos energticos. Est(o) correta(s): a) I b) II c) III d) todas e) nenhuma 5. (Enem/05) Um problema ainda no resolvido da gerao de energia nuclear de eletricidade a destinao dos rejeitos radioativos, o chamado lixo atmico. Os rejeitos mais ativos ficam por um perodo em piscinas de ao inoxidvel nas prprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que so dispostos em reas cercadas ou encerrados em depsitos subterrneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atmico, comparativamente a outros lixos com substncias txicas, se deve ao fato de: a)emitir radiaes nocivas, por milhares de anos, em um processo que no tem como ser interrompido artificialmente. b)acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c)ser constitudo de materiais orgnicos que podem contaminar muitas espcies vivas, incluindo os prprios seres humanos. d)exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirvel por milhares de anos. GABARITO 03-E

40

01-B

02-B

04-C

05-A

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 05: CATEGORIAS DE ANLISE GEOGRFICA E AS PRTICAS ESPACIAIS CATEGORIAS DE ANLISE GEOGRFICA Categoria Geogrfica o nome que se d as diferentes divises do espao geogrfico. O espao geogrfico est dividido em cinco categorias: Territrio: a base geogrfica de uma nao. De tamanho varivel (cidade, estado ou pas), essa poro da superfcie terrestre deve incorporar os solos e subsolos, os rios e lagos, as guas martimas contguas e o espao areo. Da a inegvel importncia estratgica do territrio, razo das lutas empreendidas por todas as espcies do mundo animal e todas as sociedades humanas. So separados por fronteiras, podendo estas serem: - naturais: so representadas por um acidente geogrfico qualquer (pode ser um rio, um morro, ...) - artificiais: so representadas por meridianos, paralelos, ...

locacionais da indstria. Assim, os lugares selecionados para a instalao de parques industriais apresentam tais atributos. * Fragmentao- remembramento espacial Outra prtica espacial corrente a fragmentao espacial. O espao enquanto unidade territorial frequentemente subdividido, dando origem a novas unidades territoriais. nesse sentido que recentemente surgiram quarenta novos municpios paraibanos, resultantes do desmembramento territorial de vrios municpios j existentes. * Antecipao espacial Esta prtica se materializa atravs da localizao de uma atividade em uma dada rea antes que condies favorveis tenham sido satisfeitas. Tal prtica se manifesta, por exemplo, quando uma via expressa corta uma rea desabitada. Essa rea, agora cortada pela via expressa, passa a ser incorporada lgica da especulao imobiliria, conhecendo rpida valorizao. Num tempo relativamente curto, condomnios residenciais e centros comerciais vo se instalar a, criando novas possibilidades de expanso, embora ainda no conte com os elementos bsicos de infraestrutura urbana: redes de gua, esgoto, eltrica e telefnica, alm de calamento e equipamentos pblicos comunitrios (creches, escolas, postos de sade, servio de transporte coletivo, etc). * Marginalizao espacial A valorizao de um determinado lugar pode variar ao longo do tempo. Sendo assim, uma rea supervalorizada para a realizao de uma certa atividade pode perder a sua importncia e ficar marginalizada. Assim como as demais prticas espaciais, a marginalizao espacial resulta da influncia de nem sempre um, mas vrios fatores combinados. Esses fatores podem ser de vrios tipos, tais como: econmico, poltico, desastre ambiental, ... Uma dada rea que apresenta intenso dinamismo econmico, graas a uma determinada atividade pode, com a transferncia da atividade para outra localizao, se transformar num espao estagnado economicamente e, portanto, marginalizado. Mas a marginalizao espacial pode ocorrer em funo de alguma medida de carter poltico, como a implementao de alguma lei restritiva ou at mesmo proibitiva frente a realizao de uma atividade em determinada localizao. Diante disso, no apenas o local diretamente impactado pela nova legislao como tambm toda a rede de locais a ele vinculada poder sofrer a marginalizao espacial. * Reproduo espacial (ou da regio produtora) Constitui a prtica que procura assegurar as condies de valorizao do espao de produo. A perpetuao de uma atividade econmica numa rea depende da viabilizao de projetos que garantam, a longo prazo, a plena realizao da atividade. com esse objetivo principal que as grandes empresas e corporaes investem maciamente em novas tecnologias, novas formas de organizao e administrao empresariais. necessrio, portanto, garantir contnua capacitao e aprimoramento de mo-de-obra; elaborar, desde j, os conceitos que a empresa quer ver introduzidos na nova mentalidade dos seus trabalhadores e consumidores. Para isto, criam-se programas e escolar ligadas s empresas para a educao dos filhos dos empregados e dos prprios empregados. Os altssimos investimentos em marketing fazem tambm parte da mesma estratgia de garantir a reproduo das condies de produo na regio produtora. A imagem e a marca da empresa se confundem, e quando isso ocorre, o quer os diretores da empresa mais esperam que esta confuso , na verdade, se convirja para o fator credibilidade: razo maior que um produto precisa possuir para resistir ao tempo

41

Espao: a natureza modificada pelo homem atravs do trabalho. o resultado da ao dos homens sobre o prprio espao intermediados pelos objetos, naturais e artificiais. Produto histrico e social das relaes que se estabelecem entre a sociedade e o meio circundante. Produto das relaes sociais, materializado atravs das formas geogrficas, e sobre as quais se realizam novas relaes sociais. Palco, no qual os atores representam distintos papis sociais que lhe so atribudos. Meio, no qual a sociedade estabelece as condies de produo e de reproduo social. Regio- compreendida como o espao geogrfico mutvel com caractersticas essenciais representadas pelos laos existentes entre seus habitantes, a organizao em torno de um centro dotado de certa autonomia e sua integrao funcional em uma economia global. Pode ser delimitada segundo suas caractersticas fsicas, que lhe do uma certa homogeneidade em relao ao entorno.

Paisagem: tudo aquilo que a vista alcana, distinguindo-se uma das outras por possurem desenvolvimento desigual, resultante das diferentes combinaes dos fatores que interagem e se equilibram formando paisagens geogrficas diferenciadas. Assim, um conjunto heterogneo de formas naturais e artificiais. A paisagem natural denominada primeira natureza e a paisagem artificial a segunda natureza . Lugar: O espao que familiar, faz parte da vida cotidiana e d ao indivduo identidade prpria. o espao das prticas cotidianas onde h familiaridade com as linguagens e cdigos. Portanto, relacionada afetividade e ao sentimento de pertencimento. o espao vivido, campo de representaes simblicas e afetivas. PRTICAS ESPACIAIS * Seletividade espacial A organizao do espao geogrfico reflete o processo de seletividade espacial. Para Roberto L. Corra, o homem decide sobre um determinado lugar segundo este apresente atributos julgados de interesse de acordo com os diversos projetos estabelecidos. nesse sentido que uma rea industrial erguida em determinados pontos e no em outros. A disponibilidade da matria-prima e de gua, o acesso ao mercado consumidor, a presena de infraestrutura de energia, transportes e comunicao, enfim, esses elementos e outros se convertem em fatores

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA
1) (UEPB/09) A China tem chamado a ateno mundial, no apenas por sediar as olimpadas de 2008, mas principalmente por ser um pas que surpreende pelo ritmo de desenvolvimento econmico, pela rpida transio para a economia de mercado, por apresentar uma rica cultura milenar, bem como pelas fortes contradies presentes no seu espao. Assinale na coluna 2 as categorias geogrficas que explicam as respectivas abordagens, sobre a China, descritas na coluna 1. Coluna 1 (1) O rpido crescimento industrial que vem ocorrendo na China fez surgir no pas duas zonas bem distintas: uma costeira, que se volta para a economia de mercado e que recebe enormes investimentos de capitais estrangeiros, e outra interiorana, que abrange a maior parte do pas e apresenta um baixo crescimento econmico. (2) Para mostrar uma face moderna, a China investiu milhes de dlares na construo de modernssimos estdios e alojamentos, em novas linhas de metr, nas reformas do aeroporto de Pequim, ampliao de avenidas e at cursos para recepo de turistas. Esse esforo em infraestrutura, entretanto, no serviu para eliminar a pesada poluio atmosfrica da capital chinesa. (3) A causa do povo tibetano ganha a simpatia mundial, o que fica provado nas manifestaes a favor da independncia do Tibet que acompanharam a tocha olmpica em seu percurso por diversos pases, causa que se tornou para a China (que quer se mostrar ao mundo como moderna e vigorosa) um verdadeiro calcanhar-deAquiles. (4) O pas sede das Olimpadas 2008 tambm destaca-se pelo imenso potencial turstico em cenrios naturais e monumentos culturais, grande parte dos quais so considerados Patrimnio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a exemplo da Grande Muralha, da Cidade Proibida, do Monte Taishan, do Exrcito de Terracota, entre outros. Coluna 2 ( ) Territrio / territorialidade ( ) Produo e reproduo espacial ( ) Paisagem ( ) Regio / regionalizao Assinale a sequncia correta da coluna 2 a) 1 2 4 3 b) 4 1 2 3 c) 3 2 1 4

EXERCCIOS DE CASA
1) (UEPB/09) A paisagem existe, atravs de suas formas, criadas em momentos histricos diferentes, porm coexistindo no momento atual. (SANTOS, Milton. A Natureza do Espao: tcnica e tempo: razo e
emoo. 2 ed. So Paulo: Hucitec, 1997, p. 84)

A partir da afirmativa do autor acima citado, correto afirmar: a) Espao e paisagem se diferenciam porque o espao uma produo social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinmica natural. b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados. c) A paisagem forma esttica, por isso jamais pode revelar as relaes sociais do passado que produziram as formas geogrficas do presente. d) A paisagem tem significado apenas panormico, pois destituda de contedo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essncia. e) A paisagem assim como o territrio so delimitados pelo alcance visual de quem os observa; so, portanto, espaos delimitados pelas relaes de poder, cuja escala varia conforme a posio do observador. 2) Relacione as colunas, tendo por base o contedo das prticas espaciais: (I) Seletividade espacial (II) Antecipao espacial (III) Fragmentao e remembramento (IV) Marginalizao espacial (V) Reproduo espacial ( ) A reestruturao de uma empresa pode levar a implantao de novas unidades, as quais podem se vincular expanso da base produtiva ou de seu mercado consumidor. ( ) a execuo dos projetos e aes pelas empresas, governos, organizaes no-governamentais, etc, faz parte de todo um processo que avalia os fatores favorveis para sua realizao. ( ) O abandono de uma dada regio por uma atividade econmica, deslocada para outra regio, pode marginalizar determinadas cidades que tinham a sua existncia em funo da respectiva atividade. ( ) A especulao imobiliria acelera a valorizao dos espaos urbanos que ainda no foram ocupados. ( ) Uma empresa procura executar projetos e medidas que assegurem, para o futuro, o pleno desenvolvimento das suas atividades na regio onde atua. A seqncia correta, conforme a ordem dos comentrios citados, de cima para baixo, : a) IV-III-II-V-I d) III-I-IV-V-II b) III-I-IV-II-V e)I-III-IV-II-V c) III-IV-I-II-V 3. (UFCG/08) A paisagem um dos conceitos bsicos da cincia geogrfica e suas modificaes ocorreram ao longo da Histria. Sobre as paisagens, INCORRETO afirmar que a) aps a Revoluo Industrial, os crescimentos econmico e demogrfico reordenaram e deram paisagem geogrfica novos significados socioculturais em vrios pases europeus. b) durante a introduo da cultura pecuria nos Sertes, no perodo colonial brasileiro, a paisagem ficou inalterada. c) no final da Idade Mdia, as Ligas Hanseticas, o comrcio e a formao dos burgos contriburam para a elaborao de novas paisagens culturais na Europa. d) as prticas poltico-econmicas do Mercantilismo favoreceram a formao de novas paisagens geogrficas, tanto na Europa quanto na Amrica. e) na Idade Moderna, a prtica poltico-social dos cerceamentos dos campos ou enclosures, contribuiu para a modificao das paisagens rural e urbana. GABARITO 01-B 02-B 03-B

42

d) 3 2 4 1 e) 2 3 4 1

2)(UEPB/06-2) Na busca de compreender o mundo em que vivemos, a Geografia define como objetivo de seu estudo o Espao, o qual pode ser definido como: I. Natureza transformada atravs do trabalho com o objetivo de atender s necessidades humanas. II. Produto das relaes sociais, materializado atravs das formas geogrficas, e sobre as quais se realizam novas relaes sociais. III. Palco, no qual os atores representam distintos papis sociais que lhe so atribudos. IV. Meio, no qual a sociedade estabelece as condies de produo e de reproduo social. Esto corretas apenas: a) todas b) I, II e IV c) I, II e III d) II, III e IV e) I, III e IV

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 06: DOMNIOS MORFOCLIMTICOS BRASILEIROS

A cobertura vegetal que d nome ao domnio se caracteriza por uma heterogeneidade fisionmica. s vezes apresenta-se como arbustos e vegetao rasteira, quando as precipitaes falham; entretanto, quando ocorrem, o verde substitui o cinza local. Ainda assim, possuem um aspecto seco e tm as folhas finas, para reter a pouca gua absorvida. 4. Faixa de Transio So faixas que separam um domnio do outro, apresentando, s vezes, caractersticas de dois ou trs domnios. comum, tambm, o aparecimento de ilhas de transio dentro de um domnio especfico, como a presena de cerrado dentro da caatinga, por exemplo.

43
5. Domnio dos mares-de-morros Este domnio se caracteriza pelo intemperismo qumico sobre uma estrutura geolgica pr-cambriana, que gerou uma feio geomorfolgica arredondada denominada meia laranja ou maresde-morros, principalmente no Sudeste, que d o nome ao domnio. Aparecem tambm inmeras serras (como a do Mar, Mantiqueira, do Espinhao) e chapadas (Diamantina), o que acaba fornecendo as maiores altitudes mdias brasileiras. No Nordeste, o domnio inclui a regio litornea, onde predominam plancies costeiras, com sedimentao quaternria, e seus baixos planaltos. A floresta tropical (Mata Atlntica) a vegetao que cobre toda a rea. Originalmente a Mata Atlntica estendia-se, bordejando o litoral, do Cear ao Rio Grande do Sul, com mais de 1 milho de Km2. Hoje, restam apenas 5% da vegetao original, sendo a segunda mais devastada do mundo. Os maiores viles deste extermnio foram: plantaes de cana-de-acar no Sudeste e Nordeste, de caf no Sudeste, urbanizao, indstrias madeireiras, entre outras. 6. Domnio das Araucrias Ocupa a poro dos planaltos e chapadas da Bacia do Paran, entre o Paran e o norte do Rio Grande do Sul, submetido a um clima subtropical e terrenos sedimentarbaslticos. A vegetao local principalmente uma floresta subtropical aciculifoliada semi-homognea, com pinheiros denominados de Araucrias, alm de imbuias, ervas-mates, canelas, etc. O clima, com elevada amplitude trmica, limitante da vegetao local. A biodiversidade bem menor que as florestas tropicais e equatoriais, apesar de maior que as florestas temperadas do hemisfrio norte. A ocupao da regio por colonos italianos, alemes e eslavos, que no utilizaram mtodos racionais de explorao causou uma devastao gigantesca da vegetao, restando, atualmente, 5% da formao original. As causas foram a indstria madeireira, agricultura policultura, urbanizao, entre outras. 7. Domnio das Pradarias Recebe inmeras denominaes: zona das coxilhas, campanha gacha, regio das campinas meridionais e regio dos Pampas. Trata-se de um prolongamento das pradarias da Argentina e Uruguai. As pradarias so vegetaes herbceas (de pequeno porte), restritas gramneas (pasto e capim), excelente para a pecuria, e tpicas de clima subtropical. Assim, o centro econmico da regio est na pecuria extensiva, alm da rizicultura nas plancies fluviais. O relevo planltico ou de depresses destaca-se pelas ondulaes do terreno, formando as colinas chamadas coxilhas. A rede hidrogrfica baixa, sendo os rios predominantemente perenes e meandrantes (com curvas), apresentando matas-galerias em suas margens.

formado em sua quase toda extenso por terras baixas (altitude inferior a 1500 metros), plancies aluviais e depresses, com exceo de seu limite norte, marcado pelos Planaltos residuais Norte-Amaznicos (segundo J. Ross), um dos pontos mais altos do Brasil. A floresta equatorial (latifoliada, densa, pereniflia e heterognea) domina a paisagem, uma das maiores biodiversidades do mundo (abriga 20% das espcies vivas do planeta). A hidrografia riqussima, constituda pelo Rio Amazonas (um dos maiores do mundo, em volume d gua e extenso) e seus inmeros afluentes. A regio a mais mida do pas, com ndices de pluviosidade superiores a 2000 mm/ano. O clima quente o ano inteiro, com temperatura mdia superior a 25C (equatorial). O desmatamento acelerado causam um desequilbrio no meio ambiente: elimina a maior reserva gentica existente, interfere no clima, aumenta a eroso do solo, etc. 2. Domnio do Cerrado Corresponde a uma rea localizada essencialmente na regio centro-oeste, com clima tropical tpico e relevo de chapades (dos Parecis, dos Veadeiros, dos Guimares). Como j referido anteriormente, o cerrado uma vegetao semelhante s savanas africanas, com rvores de galhos retorcidos e casca grossa, sobre um solo cido. A introduo do cultivo de soja em alguns trechos requer uma correo para tamanha acidez, e a calagem (adio de calcrio)se faz presente. A densidade hidrogrfica baixa, representada principalmente pelo rio Tocantins e pelo rio Araguaia. A maioria dos rios, entretanto, so afluentes do Amazonas, do Paran e do Paraguai, pois o Planalto Central um divisor de guas. 3. Domnio da Caatinga Neste domnio, localizado no Serto nordestino e mineiro e que corresponde a 11% do territrio brasileiro, a aridez responsvel pelo intemperismo fsico das rochas, resultando em um solo fino e pobre e matria-orgnica, mas rico em sais minerais. Assim, dizer que o solo da caatinga pobre est errado. O que o prejudica muito so as precipitaes, escassas e irregulares. Onde a irrigao adequada, como em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a produtividade agrcola satisfatria. O relevo caracterizado pela existncia de depresses em quase toda sua extenso, por ser um territrio antigo (prCambriano) e fortemente erodido pela pediplanao, onde alguns terrenos resistem a esta eroso, sobrando imponentes na paisagem (denominados inselbergs).

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA
1) (Fatec/07) So as nicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouo consiste em bacias de sedimentao recente, formadas por deposies do perodo Quaternrio. As superfcies apresentamse notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidao. (Demtrio Magnoli e Regina Arajo. Geografia  a construo do mundo.) No Brasil, o relevo descrito est presente nas feies a) do Pantanal Mato-grossense. b) da Chapada Diamantina. c) do Planalto da Borborema. d) da Serra do Mar. e) da Depresso Sertaneja. 2) (Mackenzie/03) Assinale a alternativa que no faz parte da caracterizao do Domnio dos Mares-de-Morros, no Brasil. a) Corresponde fachada oriental do pas, : Planaltos e Serras do Atlntico Leste e Sudeste. b) Predomnio do clima tropical mido, associado a uma vegetao latifoliada. c) A ao do intemperismo modelou o relevo como morros arredondados em meia laranja. d) Apresenta escarpas planlticas, que separam os planaltos e serras da Plancie Costeira. e) Foi o domnio que menos sofreu danos ambientais, devido topografia acidentada. 3) (Fuvest/04) A parir da dcada de 80 do sculo passado, programas agrcolas promoveram o desenvolvimento da regio Centro-Oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicao de capital e utilizao de tcnicas agrcolas avanadas. Podemos afirmar que a substituio das formaes do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras caractersticas: a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, prprias dos chapades. b) Aumentou a tendncia natural de processos erosivos por interferncia antrpica, como a compactao do solo. c) Desnudou extensas reas de mares-de-morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia. d) Gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituio de uma cobertura vegetal por outra. e) Eliminou as queimadas naturais e antrpicas na regio com o uso da irrigao por gotejamento. 4) (UFRGS/06) Assinale com V ou F as afirmaes abaixo, referentes aos domnios vegetais do Brasil e sua transformao pelo processo de ocupao. ( ) No Esprito Santo, a instalao de indstrias automobilsticas destruiu a cobertura florestal nativa. ( ) Nas ltimas dcadas, a especulao imobiliria tem contribudo para o processo de destruio das matas de igap e dos campos inundveis do litoral brasileiro. ( ) H vrios anos, a vegetao de mangue tem sido destruda pelo processo de urbanizao e, mais recentemente, os mangues nordestinos esto sendo alterados pela atividade de carcinicultura. ( ) aps os anos 1960, a expanso da fronteira agropecuria brasileiras avanou em direo regio dos cerrados e Floresta Amaznica. A sequncia correta do preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) VFVF b) VVFF c) FVFF d) VFVV e) FFVV

EXERCCIOS DE CASA
1)(UFPB/06-1) Sobre as grandes paisagens naturais brasileiras, considere as afirmativas abaixo, assinalando V ou F. ( ) O desmatamento da floresta amaznica, para o desenvolvimento econmico da regio, considerado para muitos polticos como o preo do progresso. Essa devastao da floresta causa grandes impactos ambientais, mas no chega a atingir as populaes que vivem nesta rea. ( ) O Pantanal Mato-grossense um dos maiores patrimnios ecolgicos da humanidade, segundo a ONU. A complexa formao natural dessa regio, que lembra aspectos do cerrado, da floresta amaznica e at da caatinga, aparece como um atributo para o desenvolvimento da atividade turstica. ( ) a caatinga ocupa, aproximadamente, 11% do territrio brasileiro ,sendo o serto nordestino a tpica representao deste tipo de paisagem natural.. O clima seco, devido s chuvas escassas e ao solo rido, impede o cultivo de alimentos, mesmo utilizando tcnicas modernas de irrigao. ( ) O cerrado brasileiro a paisagem natural que sofreu mais transformaes nos ltimos 10 anos. O agronegcio, impulsionado pela possibilidade de plantio de soja nesta rea, vem causando fortes impactos ambientais. ( ) o chamado domnio das pradarias, tradicionalmente denominado pampa gacho, caracteriza-se pela vegetao herbcea tpica de climas temperados e subtropicais. uma rea propcia ao desenvolvimento da pecuria como desenvolvimento econmico. A sequncia correta : A) FFVVV b) VVFFV c) FVFFV d) VVFVF e) FVFVV 2) (UFPB/09-1) O Brasil, por suas dimenses continentais, possui uma diversidade de domnios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domnio Amaznico. Nesse sentido, correto afirmar que so caractersticas fsico-ambientais e econmicas do domnio Amaznico: a)Maior domnio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extrao de essncias medicinais b)Vegetao com folhas grossas e pequenas / Relevo pouco ondulado / Matas de restingas c)Clima tropical e umidade alta / Maior domnio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado d)Florestas de galerias / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo e)Queimadas sem controle / Cultivo de monoculturas / Clima seco e baixa umidade 3) (UFRGS/91) Drenagem intermitente, vegetao xerfila, clima quente e seco, presena de inselbergs so caractersticas que definem o domnio morfoclimtico brasileiro: a)dos mares-de-morros b)amaznico c)da caatinga d)da araucria e)do cerrado GABARITO 01-E 02-A 03-C

44

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 07: A REVOLUO TCNICO CIENTFICA E A QUESTO AMBIENTAL INTRODUO A transformao da natureza comeou h 12 mil anos atrs, com a Revoluo Agrcola. At ento, o homem era submisso natureza, e os impactos ambientais restringiam-se interferncia em algumas cadeias alimentares. Com a Revoluo Agrcola, iniciou a derrubada de florestas, para a prtica da agricultura e da pecuria e tambm para sua utilizao como matria-prima na construo de abrigos e obteno de lenha. O resultado foi a alterao em algumas cadeias alimentares, como resultado da extino de algumas espcies animais e vegetais; eroso do solo, como resultado de prticas agrcolas imprprias; poluio do ar, pela queima da floresta e lenha; poluio do solo e da gua, em pontos localizados, por excesso de matria-orgnica. O principal aumento populacional mundial ocorreu nos ltimos 170 anos (coincidente com a Revoluo Industrial), agravando ainda mais os problemas ambientais existentes, alm dos avanos tcnicos que aumentaram cada vez mais a capacidade de transformao. Apesar da natureza possuir uma incrvel capacidade de regenerao e recuperao contra eventuais ataques espordicos, descontnuos e localizados, a agresso causada pelo homem, contnua, no d chance para a regenerao do meio ambiente. A partir da Revoluo Industrial, os problemas ambientais foram crescendo num infinito, at explodir nos dias atuais. E qual a sociedade, durante a Guerra Fria e no perodo da globalizao, a maior contribuinte para expandir estes problemas? Alguns autores, pelo menos at o final dos anos 80, divulgavam a ideia de que somente na economia de mercado existiria poluio ou problemas ambientais, visto que este sistema econmico seria voltado apenas para a produo e acumulao de riquezas, riquezas estas que se localizam essencialmente no meio ambiente (recursos minerais, vegetais e energticos). No modo de produo socialista, que no visa o lucro, portanto no visa a acumulao de riquezas, a natureza seria mais respeitada, segundo estes autores. Sabe-se hoje que este pensamento estava completamente equivocado. China, ex-Unio Sovitica e Leste Europeu contriburam, e muito, para agravar vrios problemas ambientais mundiais, como poluio de lagos e mares, emisso de gases nocivos para a atmosfera, entre outros. Basta lembrar o triste incidente em Chernobyl, na Ucrnia, que em 2001 completou 15 anos. Atualmente, quando o conflito Leste-Oeste (capitalismo versus socialismo) tornou-se Histria, inegvel o papel dos pases desenvolvidos para agravar o problema do meio ambiente no planeta. A sociedade destes pases, extremamente consumista e industrializada, contribui em vrios problemas ecolgicos, como sero vistos a seguir. Mas isto no exime o mundo subdesenvolvido de sua culpa (desmatamento, queimadas, poluio, etc.). Inmeros rgos responsveis pela preservao do meio ambiente multiplicam-se nessa Nova Ordem Mundial: so as ONGs (ou Organizaes No-Governamentais), cujo papel o de pressionar governos para que assinem tratados internacionais protegendo a natureza, entre outros. O Greenpeace, ONG mais famosa, possui uma home-page, cujo endereo : www.greenpeace.org.br/. Questo ambiental e sustentabilidade So considerados recursos naturais todos os bens da natureza que o ser humano utiliza: ar, gua, solo, minrios, etc. Estes recursos podem ser considerados renovveis, quando, uma vez utilizados, podem ser repostos, como a gua, o sol, o vento, etc; e no-renovveis, que se esgotam porque demoram muito tempo para se formarem e a explorao rpida, como os minrios (ferro, ouro, mangans, ...) e os recursos energticos (petrleo, carvo, leo, ...).

Conservacionismo o nome que se d moderna preocupao em utilizar adequadamente os aspectos da natureza que o ser humano transforma ou consome. Conservar, nesse caso, no significa guardar ou preservar, e sim utilizar racionalmente, atravs de um desenvolvimento sustentvel. Quando a idia preservar o recurso de sua utilizao, surge o termo preservacionismo. Neste caso, a questo poupar o recurso de qualquer utilizao. Sabe-se que um dia ele acabar. O carvo, no mundo, no durar mais de 100 anos ... Conferncias Mundiais sobre Meio Ambiente Estocolmo, Sucia (1972): A deciso foi imediatamente contestada pelos pases subdesenvolvidos que tinham a base econmica unicamente na industrializao. Era necessrio as atividades de indstrias para o pas se desenvolver e melhorar a sua situao socioeconmica. Foi a partir disto que os debates comearam e findaram uma possvel forma de acordo. O apelo para o "Desenvolvimento a qualquer custo" foi a base para uma no negociao do 1 acordo programado pela ONU. Em virtude desse impasse, a conferncia ficou marcada pela disputa do desenvolvimento zero, defendido pelos pases desenvolvidos; e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido pelas naes subdesenvolvidas. Na conferncia de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva cida e o controle da poluio do ar. As discusses contaram com a presena de 113 pases e mais 400 instituies governamentais e no governamentais. Rio de Janeiro (1992, ECO-92): o principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 um programa de ao que viabiliza o novo padro de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. Este documento est estruturado em quatro sees subdivididas num total de 40 captulos temticos. A Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima, estabelecida a partir da Eco-92 e da Agenda21, foi ratificada pela maioria dos pases, mas o mesmo no aconteceu com o Protocolo de Quioto. Essa diferena se deve ao fato de a conveno apresentar apenas propostas, sem estabelecer prazos, nem limites para a emisso de poluentes. J o Protocolo de Kyoto (1997 - Japo) estabeleceu metas para a reduo da emisso de gases poluentes que intensificam o "efeito estufa", com destaque para o CO2. A ratificao do Protocolo de Quioto pelos pases do mundo esbarrou na necessidade de mudanas na sua matriz energtica. Os elevados custos recairiam, principalmente, sobre os pases desenvolvidos, em especial os Estados Unidos. O presidente George W. Bush declarou que no iria submeter o avano da economia norte-americana aos sacrifcios necessrios para a implementao das medidas propostas, motivo pelo qual no ratificou o protocolo. Johanesburgo (frica do Sul, 2002- Rio + 10): Dez anos aps a ECO-92, a ONU realizou a Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. O objetivo principal da Conferncia seria rever as metas propostas pela Agenda 21 e direcionar as realizaes s reas que requerem um esforo adicional para sua implementao, porm, o evento tomou outro direcionamento, voltado para debater quase que exclusivamente os problemas de cunho social. Houve tambm a formao de blocos de pases que quiseram defender exclusivamente seus interesses, sob a liderana dos EUA.

45

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA 1) Assinale (C) nas alternativas corretas e (E) nas erradas e marque a alternativa certa. 1. ( ) At h algumas dcadas pensava-se que os problemas ambientais eram nacionais, isto , o problema era de cada pas ou Estado-Nao. Hoje, ao contrrio, expande- se a ideia de que os problemas so globais ou planetrios. 2. ( ) De todas as formas de energia, a nuclear a que representa menor problema ou risco ambiental. 3. ( ) A medida que o homem cria novas espcies vegetais ou animais em laboratrios (engenharia gentica), existe uma menor necessidade de haver espcies nativas ou selvagens. 4. ( ) A biodiversidade apenas um modismo dos pases ricos, pois no tem nenhuma importncia econmica ou ecolgica e no fundo s serve mesmo para aumentar a dependncia dos pases subdesenvolvidos. 5. ( ) A substituio do petrleo por novas fontes de energia com base na biotecnologia, e a passagem da segunda para a terceira Revoluo Industrial, so fatores que provavelmente devero diminuir um pouco a poluio global. a) b) c) d) e) 1 - C, 2 - E, 3 - E, 4 - C, 5 - E. 1 - C, 2 - C, 3 - C, 4 - E, 5 - C. 1 - E, 2 - E, 3 - E, 4 - C, 5 - C. 1 - E, 2 - C, 3 - C, 4 - C, 5 - E. 1 - C, 2 - E, 3 - E, 4 - E, 5 - C.

EXERCCIOS DE CASA 1. (UFBA/01) Em relao ao estudo da questo ambiental no Brasil e no mundo, pode-se afirmar: (01)O desenvolvimento sustentvel um proposta de natureza econmica e social, que leva em considerao a preservao do meio ambiente, ou seja, a qualidade ambiental e o desenvolvimento econmico, que esto intimamente interligados a fatores polticos. (02)Os pases perifricos tm como principais causas da degradao ambiental a ocupao desordenada, as queimadas e o destino final do lixo, os quais provocam, entre outras consequncias, a eroso do solo e a poluio. (04) o meio ambiente das naes do Terceiro Mundo a grande vtima do crescimento econmico resultante da civilizao industrial, pois os pases do Norte valorizaram o crescimento da produo econmica e estimularam o consumismo em detrimento da qualidade ambiental dos pases do Sul. (08) o aquecimento global, que tem se intensificado em decorrncia do efeito estufa motivado pela ao da natureza, vem promovendo retrao das geleiras nas baixas latitudes, onde h maior fragmentao das banquisas e gradativa regresso marinha. (16) as florestas representam, em todo seu potencial, a mais exuberante expresso da biosfera, sobretudo aquelas localizadas nas latitudes extratropicais, que se destacam das demais pela biodiversidade e pela presena de formaes vegetais adaptadas a ambientes marcados pela inexistncia de estao seca ao longo do ano. (32) a devastao das matas ciliares, as sucessivas queimadas, a minerao e o garimpo provocam o assoreamento do leito dos cursos d gua e constituem srias ameaas ao meio ambiente, alterando o perfil longitudinal dos rios, tornando seus leitos mais rasos e as vrzeas mais susceptveis s inundaes. O somatrio das corretas resulta em: _________ 2) (UFRGS/02) A questo da mudana climtica do planeta objeto de um dos mais complexos e relevantes regimes internacionais da atualidade, por envolver as inter-relaes entre a economia e o meio ambiente globais. Os principais instrumentos desses regimes so a Conveno Quadro das naes Unidas sobre Mudana Climtica, assinada no Rio de Janeiro durante a ECO-92, e o Protocolo de Kyoto, assinado em dezembro de 1997. Considere as afirmaes abaixo a respeito das implicaes das questes ambientais. IA questo global atualmente um tema que envolve, entre outros, empresas transnacionais, pases desenvolvidos, emergentes e pobres, destacando-se o papel das ONGs que atuam em favor dessa questo. IIO ltimo relatrio do Painel Intergovernamental sobre mudana Climtica (IPCC) forneceu subsdios importantes para a Conveno do Clima, principalmente no que se refere ao aquecimento global, estimando um aumento na temperatura mdia da Terra em torno de 1,5C para os prximos 100 anos. IIIMesmo havendo um aumento da temperatura mdia da Terra, nenhum impacto sobre os ecossistemas ou a agricultura pode ser esperado, a no ser nas regies costeiras, onde se pode desde j prever um aumento do nvel mdio do mar. IVAps intensas discusses travadas nos fruns internacionais sobre mudanas climticas globais, o governo de George W. Bush aceitou a continuidade do Protocolo de Kyoto e decidiu reduzir a emisso de gases de efeito estufa obtendo total apoio internacional, j que esse pas contribuiu com parcela nfima destes gases. Quais esto corretas? a) apenas I d) apenas III e IV b) apenas II e) todas c) apenas I e II GABARITO 01-(1+2+4+32)=39 02-C

46

2) (UFBA/05) A histria do homem tem demonstrado a procura permanente de sua harmonia com a natureza, o que no exime a degradao ambiental de ser considerada tambm histrica: inicia com a agricultura predatria na frica (6000 a. C.), continua com a quebra do equilbrio natural decorrente da substituio da populao nmade pela sedentria, como nas estepes da Ucrnia e Amrica e intensifica-se com a implantao do regime capitalista. A anlise do texto e os conhecimentos sobre as relaes sociedade-natureza possibilitam afirmar: (01)os danos ao meio ambiente, nos pases de economia mais desenvolvida e de crescimento industrial mais harmnico, foram praticamente sanados, em razo do consenso em torno do Tratado de Kioto. (02)O conhecimento tcnico-cientfico, nos sculos XVIII, XIX e XX, possibilitado pelo capitalismo, contribuiu para reduzir a degradao ambiental, preservando a conscincia ecolgica. (04) A crescente industrializao, o processo de urbanizao, a mecanizao da agricultura, a implantao de pastagens, a extrao de recursos minerais e a explorao dos recursos energticos alteram, significativamente, a biosfera do planeta. (08) os problemas ambientais resultam da forma de apropriao e de transformao da natureza pelo homem, ou seja, das interaes socioeconmicas, polticas e culturais produzidas pela sociedade no processo de sua construo histrica. (16) o uso e o manejo inadequado do solo, nas regies tropicais, levam ocorrncia de processos erosivos acelerados e reduo progressiva da produtividade. (32) o fenmeno do cercamento dos campos, resultante da necessidade de os senhores feudais europeus defenderem suas terras contra a invaso dos brbaros germanos, contribuiu para a esterilizao dos solos cercados. (64) sociedades tribais africanas relacionavam suas atividades econmicas com as leis da natureza, praticando a rotao das terras e o deslocamento sazonal dos rebanhos.

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

AULA 08: O CONTINENTE AFRICANO Dados gerais A frica o terceiro continente mais extenso (atrs da sia e da Amrica) com cerca de 30 milhes de quilmetros quadrados, cobrindo 20,3 % da rea total da terra firme do planeta. o segundo continente mais populoso da Terra (atrs da sia) com cerca de 900 milhes de pessoas, representando cerca de um stimo da populao do mundo, e 53 pases independentes; apesar de existirem colnias pertencentes a pases de outros continentes, tais como as Ilhas Canrias e os enclaves de Ceuta e Melilla, que pertencem Espanha, o territrio ultramarino das ilhas de Santa Helena, Ascenso e Tristo da Cunha, que pertence ao Reino Unido, e as ilhas de Reunio e Mayotte, que pertencem Frana. Pases mais populosos: Nigria (135 milhes de hab., 9 do mundo) Egito (80 milhes, 15, dados de 2007). Imperialismo Ocidental Aps o Congresso de Berlim de 1878, o colonialismo europeu firmou-se sobre o norte da frica. O chanceler alemo Bismarck apoiou as pretenses francesas de domnio da regio, como uma compensao dos resultados da guerra Franco-Prussiana. Jules Ferry, condutor do expansionismo francs, usando como pretexto a invaso da Arglia por tribos tunisianas, ameaou Tnis, e pelo tratado do Bardo (1881), completado pela conveno de Marsa (1883), instaurou o protetorado francs na Tunsia. Completava-se politicamente a interveno financeira, embora, na aparncia, governasse a mesma dinastia. No Sudo (depois anglo-egpcio), os britnicos apoiaram o quediva na represso s tribos revoltadas sob a chefia de Mohammed-hmed. Assim, a Inglaterra acabou por ocupar todo o vale do Nilo. No plano internacional, a disputa europeia no norte da frica levou as potncias a se agruparem em blocos rivais. A Frana e a Inglaterra, "aps uma hostilidade de quase 20 anos, aproximaram-se em 1904-05 com a Entente Cordiale. O Congo foi palco das disputas franco-belgas. Leopoldo II usou a Associao Internacional para Explorao e Civilizao da frica como instrumento da expanso belga. A seu servio, o explorador Stanley anexou em 1879 os territrios congoleses. Ao mesmo tempo, Brazza conseguia para a Frana o baixo Congo. A Inglaterra apoiou ento as pretenses portuguesas na regio. Para resolver o impasse, as potncias decidiram na Conferncia de Berlim (1884-85) a questo da navegao no Nger e Congo. Alm disto, quando uma potncia se instalasse no litoral, s poderia se apropriar do interior desde que realizasse uma ocupao efetiva, tendo que notificar s outras signatrias do ato geral da conferncia. Firmou-se, assim, o conceito imperialista das zonas de influncia. O Congo tornou-se um Estado independente em 1885, sob a soberania do rei belga. A explorao da rea foi entregue a concessionrios at que em 1908 o Congo tornou-se colnia belga. Subdivises frica do Norte (Magreb, vide figura abaixo, Saara (Sahel) e Delta do Nilo); frica Ocidental; frica Centro-Ocidental; frica Oriental; frica Meridional Caractersticas fsicas O relevo africano, predominantemente planltico, apresenta considervel altitude mdia - cerca de 750 metros. As regies central e ocidental so ocupadas, em sua totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constitudos de rochas muito antigas e limitados por grandes escarpamentos. A linha do Equador divide a frica em duas partes distintas: o norte bastante extenso no sentido Leste-Oeste; o sul, mais estreito, afunila-se onde as guas do ndico se encontram

com as do Atlntico. Quase trs quartos do continente esto situados na zona intertropical da Terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variaes anuais.

47

Distinguem-se na frica os climas equatorial, tropical, desrtico e mediterrneo. Nas reas de clima equatorial as chuvas so abundantes o ano inteiro; graas pluviosidade, a vegetao dominante a floresta equatorial densa e emaranhada. Ao norte e ao sul dessa faixa, onde o vero menos mido e a regio est sujeita s influncias martimas, aparecem as savanas, que constituem o tipo de vegetao mais abundante no continente. Circundam essa regio zonas em que as temperaturas so mais amenas, a pluviosidade menor e as estaes secas bem pronunciadas. A se encontram estepes, que, medida que alcanam reas mais secas, tornam-se progressivamente mais ralas, at se transformarem em regies desrticas. Ao longo do litoral do mar Mediterrneo e da frica do Sul, sobressai a chamada vegetao mediterrnea, formada por arbustos e gramneas. Nesta rea concentra-se a maior parte da populao branca do continente. Como parte significativa de sua vegetao est preservada, a frica conserva ainda numerosos espcies de sua fauna: a floresta equatorial constitui abrigo, principalmente, para aves e macacos; as savanas e estepes renem antlopes, zebras, girafas, lees, leopardos, elefantes, avestruzes e animais de grande porte em geral. Economia A frica o continente mais pobre do mundo, onde esto quase dois teros dos portadores do vrus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avano de epidemias e o agravamento da misria pem em causa o seu desenvolvimento. Algumas naes alcanaram relativa estabilidade poltica, como o caso da frica do Sul, que possui sozinha um quinto do PIB de toda a frica. Distinguindo-se pelas elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e pela baixa expectativa de vida e abrigando uma populao jovem, a frica caracteriza-se pelo subdesenvolvimento. Aparecendo ao mesmo tempo como causa e consequncias desse panorama, os setores econmicos em que os pases africanos apresentam algum destaque constituem herana do seu passado colonial: o extrativismo e a agricultura - setores em que so baixos os investimentos e o custo da mo-de-obra - cuja produo destinada a abastecer o mercado externo. A incipiente industrializao do continente, por sua vez, est restrita a alguns pontos do territrio. Iniciou-se tardiamente, aps o processo de descolonizao, motivo pelo qual as indstrias africanas levam grande desvantagem em relao ao setor industrial altamente desenvolvido de pases do Primeiro Mundo, ou mesmo de pases subdesenvolvidos, mas industrializados, como o Brasil. A base econmica da frica est na agricultura, na criao de gado e no extrativismo mineral. A indstria pouco desenvolvida.

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

EXERCCIOS DE SALA 1)(UFU/98) A colonizao europeia na frica deixou marcas profundas pois, alm de comprometer sensivelmente as possibilidades de desenvolvimento do continente, ainda promoveu a) a formao de pases de grandes dimenses territoriais, fato que dificulta a ocupao efetiva do espao agrcola. b) o estabelecimento de formas de agricultura de subsistncia que dificultam a insero da frica no comrcio mundial. c) a redistribuio da populao africana pelo litoral e a criao de grandes vazios populacionais no interior. d) o rpido crescimento da populao a partir de polticas de incentivo natalidade. e) a excessiva fragmentao do territrio com o estabelecimento de mais de 50 pases 2)(UFViosa-MG) Os conflitos nos ltimos anos no continente africano mostram a fragilidade da diviso poltica que deu origem aos vrios Estados do continente. Esta diviso poltica teve como base: a)a localizao das vrias tribos que formavam as vrias naes africanas. b)A localizao dos portos de escoamento das riquezas do continente. c)A separao religiosa entre cristo e muulmanos no norte do continente. d)Os aspectos climticos que determinaram a ocupao das savanas e da rea equatorial do continente. e)Os interesses de explorao e controle das antigas metrpoles. 3)(Cesgranrio) O Sahel uma regio com mais de 4 milhes de Km2 de terras semiridas, que cruzam a frica desde o Senegal, a oeste, at o Sudo, a leste. Para enfrentar a mutabilidade do meio natural, as populaes da regio desenvolveram toda sorte de estilos de vida, mais interdependentes, adaptados insuficincia sazonal e cclica das chuvas. Apesar disto, por que a seca dos ltimos anos acarretou to graves consequncias regio? Se esses estilos de vida sempre levaram as populaes a suportarem a semiaridez, por que tm falhado to fragorosamente nas ltimas dcadas? Qual(is) das afirmativas melhor responde(m) s questes acima? I-A economia de exportao obrigou os pases do Sahel a ampliar sua rea de culturas comerciais e aumentou o nmero de cabeas de gado, o que rompeu o equilbrio que h muito tempo existia na regio. II-A diminuio da mortalidade da populao, devido importao de tcnicas sanitrias mais modernas, ampliou o mercado consumidor e barateou a mo-de-obra, mas tambm aumentou a necessidade de produo de alimentos. III-O Sahel uma regio margem da economia moderna e, por isso, no recebeu os estmulos dos mercados consumidores extra regionais nem o consequente aprimoramento tecnolgico, no podendo mais, atualmente, fazer face s irregularidades climticas. Assinale: a)se somente a afirmativa I for verdadeira. b)se somente a afirmativa II for verdadeira. c)se somente a afirmativa III for verdadeira. d)se todas forem verdadeiras. e)Se nenhuma for verdadeira. 4)(UPF/01-2) As migraes de populao podem ser espontneas ou foradas. Um dos mais marcantes exemplos de migraes foradas no mundo de hoje so as que esto ocorrendo na frica, como resultado de conflitos tnicos. O pas em que ocorre esse conflito e a consequente migrao forada de sua populao : a) Ruanda b) Mali c) Nepal d) Arglia e) Tunsia

EXERCCIOS DE CASA 1) (Fuvest/02) O processo de descolonizao da frica foi acompanhado por: a) elevao das taxas de crescimento da populao do campo, que foi modernizado para produzir alimentos para consumo interno. b) Abertura da economia dos pases africanos, devido dimenso de seu mercado consumidor, aumentando significantemente sua participao no mercado mundial. c) Democratizao do continente, que se livrou das ditaduras nele instaladas nos anos 90 do sculo XX, com o apoio das antigas metrpoles. d) Imposio poltica externa de limites fronteirios, que gerou uma srie de lutas polticas internas em vrios pases. e) Migrao controlada da populao africana, decorrente dos conflitos tribais, para pases que anteriormente dominaram o continente. 2)(FGV/02-2) A riqueza mineral africana tem sido, ao longo de sua histria recente, muito mais um fardo do que um fator de desenvolvimento para os povos e pases desse continente. Como exemplo desta contradio, pode-se destacar: a)a frica do Sul, que, durante a vigncia do apartheid, restringia os empregos nas empresas de minerao de ferro e diamantes apenas aos trabalhadores negros que viviam nos bantustes. b)Mali e Chade, pases do Sahel com grandes reservas petrolferas, que no conseguem transformar esta riqueza potencial em recursos necessrios para diminuir as causas do avano da desertificao em seus territrios. c)Ruanda e Burundi, onde conflitos tm sido alimentados pela explorao de importantes reservas de petrleo, beneficiando empresas multinacionais que, em troca, apoiam os diferentes grupos tnicos com armas. d)Angola, Serra Leoa e Repblica Democrtica do Congo, onde a explorao de reservas, denominadas de diamantes de sangue, tem sido usada para o sustento de conflitos armados no interior destes pases. e)Somlia, cuja interminvel guerra civil, movida por grupos polticos regionais, consegue recursos para sustentar pretenses polticomilitares, cedendo direitos de explorao mineral a empresas multinacionais. 3) (Ulbra/99)Coloque Verdadeiro ou Falso: A crise de fome e misria que vive o Continente Africano h dcadas consequncia de determinados fatores, como por exemplo: ( ) A herana da denominao colonial e o modelo de colonizao imposto pelas metrpoles europeias para o Continente Africano no final do sculo XIX. ( ) O modelo agrcola atual que voltado para a produo e exportao de produtos tropicais, onde so utilizados os solos mais frteis. ( ) O clima rido, a ausncia de solos frteis e o desinteresse dos nativos pelo trabalho. ( ) Conflitos tnicos e guerra civis, muitas vezes estimulados por grupos econmicos e pela indstria armamentista. ( ) O descaso e desinteresse das naes mais ricas em ajudar os pases africanos de fora sria e eficiente.

48

01-D

GABARITO 02-D

03-VVFVV

SECRETARIA DA EDUCAO

GEOGRAFIA

Potrebbero piacerti anche