Sei sulla pagina 1di 80

MICROBIOLOGIA E MICOLOGIA

ndice
I. Microbiologia e micologia............................................................................................... 3 II. Pr-requisitos para o curso ............................................................................................. 3 III. Carga horria................................................................................................................. 4 IV. Material......................................................................................................................... 5 V. Justificativa do mdulo .................................................................................................. 5 VI. Contedo....................................................................................................................... 5 6.1. Viso geral ................................................................................................................... 5 6.2 . Sumrio ....................................................................................................................... 6 6.3. Organizao grfica ..................................................................................................... 9 VII. Objectivos gerais ......................................................................................................... 9 VIII. Objectivos especficos de aprendizagem ................................................................... 9 IX. Actividades de ensino e aprendizagem....................................................................... 10 X. Actividades de aprendizagem ...................................................................................... 20 XI. Lista compilada de todos os conceitos-chave............................................................. 66 XII. Lista compilada de leituras obrigatrias.................................................................... 69 XIII. Lista Compilada de leituras (opcionais)................................................................... 72 XIV. Lista compilada de pginas electrnicas importantes.............................................. 73 XV. Sntese do mdulo ..................................................................................................... 76 XVI. Avaliao sumarizada .............................................................................................. 77 XVII. Referncias bibliogrficas ...................................................................................... 79 XVIII. Autores do mdulo................................................................................................ 80

I. Microbiologia e micologia
Por Prof. Jassiel Nyengani Zulu, Universidade da Zmbia, Departamento de Cincias Biolgicas, Lusaka e Dr. Modest Diamond Varisanga, Universidade Aberta da Tanzania, faculdade de Cincias, tecnologia e estudos ambientais. .

Os trs Campos da Microbiologia http://www.ucmp.berkeley.edu/alllife/threedomains.html Acedido a 30/03/2007

II. Pr-requisitos para o Curso


Para ser admitido a este mdulo, o estudante deve ter formao mdia aceitvel ou equivalncia correspondente para frequentar a Universidade de Educao em Cincias Biolgicas. Excepes so aplicadas aos casos em que seja necessrio um pr-exame, ou para professores de biologia em exerccio. Conhecimentos bsicos sobre a estrutura e funcionamento de diferentes tipos de clulas sero necessrios para perceber os conceitos que fazem parte do mdulo.

III. Carga horria


Sero necessrias 120 horas para completar este mdulo, 80 horas para assuntos relacionados s Bactrias, Vrus e Protozorios e 40 horas para Micologia.

IV. Material
Consulta do material alistado abaixo, pois necessrio para facilitar o estudo do mdulo: Material impresso e electrnico, incluindo CDs, CDROMS relevantes, vdeos e outro material de aprendizagem relevante; Referncias de livros relevantes; Equipamento de laboratrio como: microscpio, autoclave, forno, incubadoras (vrias temperaturas), placas de petri, meios de cultura para fungos e bactrias, manual de identificao e outro equipamento de laboratrio para microbiologia; Condies para visitas de campo/aulas prticas.

V. Justificativa do Mdulo
Este mdulo fornece ao estudante, conhecimentos bsicos da diversidade de micro organismos. Estes so: bactrias, vrus, protozorios e fungos. Sua biologia e importncia econmica no meio ambiente so discutidas em detalhe. Os aspectos tericos do mdulo sero complementados por exerccios laboratoriais de modo a ilustrar os princpios e os conceitos do assunto em discusso. Os conhecimentos adquiridos iro aumentar a habilidade do professor em ensinar biologia no nvel mdio.

VI. Contedo
6.1. Viso geral Este mdulo dedica-se ao estudo de organismos invisveis a olho nu, podendo apenas ser observados ao microscpio. Estes organismos so chamados de microrganismos ou comumente conhecidos como micrbios. A este grupo fazem parte as bactrias, vrus, protozorios e fungos. Apesar dos vrus no serem organismos verdadeiros, eles sero igualmente inclusos por questes de convenincia. Micologia que a cincia que se dedica ao estudo dos fungos, inclui alguns grupos como cogumelos que possuem estruturas macroscpicas frutificantes que aparecem sazonalmente sobre a superfcie. A cincia que estuda os microorganismos chama-se microbiologia. O mdulo comea com um historial sobre microorganismos; sua descoberta e desenvolvimento de tcnicas de culturas estreis, fala da diversidade dos microorganismos, suas principais caractersticas biolgicas e importncia econmica. Exemplo de tcnicas laboratoriais referentes preparao de meio de cultura, isolamento, identificao, manuteno de meio de cultura, 5

medio de crescimento, tcnicas de colorao e preservao so apresentados sempre que for aplicvel.

6.2. Sumrio
Table 1: Module Coverage and Lecture Schedule Isolamento, identificao, manuteno de meio de cultura, medio de crescimento, tcnicas de colorao e preservao so apresentados sempre que for aplicvel. Seco Subseco Tpico 6.1. Histria microbiologia 6.2. Diversidade microorganismos Horas Prtica Estudo individual. da 3 de 3 Comparar electro-micrografias e desenhar representativos tpicos para cada grupo. Estudar a estrutura de Escherichia coli e examinar a classificao cladograma. Preparar um meio de cultura tpico para bactrias. Estudar as formas de crescimento dos diferentes tipos de bactrias. Estudo individual. Actividades laboratoriais. 6.3.5. Importncia econmica. Isolamento, identificao e tcnicas de cultivo. 6.4. 6.4.1. Vrus Estrutura caractersticas. e 3 6 Influncia das bactrias no crescimento das plantas e no leite.

6.3. 6.3.1.

Bactrias Estruturas, caracterstica classificao. Nutrio. Crescimento Reproduo. Gentica.

4 e

6.3.2. 6.3.3.

4 e 4

6.3.4.

Estudar o crescimento tpico dos vrus em forma de lambda. 6

6.4.2.

Classificao.

Comparar a forma de crescimento das diferentes estruturas dos vrus. Visita de estudo a laboratrio de virologia. um

6.4.3. 6.4.4.

Crescimento reproduo

e 6 6

Importncia econmica.

Efeito no Homem (Sindroma de Imunodeficincia no Homem). Visita de estudo ao laboratrio da Universidade para demonstraes.

6.4.5.

Tcnicas de isolamento, 4 cultivo e identificao.

6.5. 6.5.1. 6.5.2. 6.5.3. 6.5.4. 6.5.5.

Protozorios Estrutura caractersticas. Classificao. Nutrio. Crescimento reproduo. e 6 3 4 e 6 Figuras e vdeos comparativos. Examinar a cladograma. Exemplos malria. de classificao parasitas da

Ciclo de vida do parasita da malria. Visita de estudo a uma instituio de investigao para demonstrao de identificao. Exemplo malria. de parasita da

Tcnicas de isolamento, 4 cultivo e identificao. Importncia. 4

6.5.6.

Sub total de horas 6.6. 6.6.1.

80 Fungos Estrutura caractersticas. Classificao fungos. Identificao. e 6 Visita de estudo ao laboratrio da Universidade para observar slides. Estudo de fotos e desenho de vrios tipos de fungos. Visita de estudo aos institutos de investigao para 7

6.6.2. 6.6.3.

dos 6 4

demonstrao da identificao. 6.6.4. Nutrio. 6 Estudar o efeito da deficincia nutricional no crescimento dos fungos. Assistir a um vdeo demonstrando o crescimento apical dos fungos. Figuras e desenhos estruturas reprodutivas. Visita de estudo a industria de bebidas. Assistir ao vdeo. das uma

6.6.5.

Crescimento.

6.6.6. 6.6.7. 6.6.8.

Reproduo. Ecologia.

5 4

Tcnicas de isolamento, 4 cultivo e identificao. 40

Sub total de horas

6.3. Organizao grfica


Organizao esquemtica dos tpicos contidos no mdulo

VII. Objectivos gerais


At o final deste mdulo, o aluno deve ser capaz de:

VIII. Objectivos especficos de aprendizagem


Unidade 1: Bactrias At o final desta unidade, o aluno deve ser capaz de: 9

Placa de agar slido com colnias de bactrias http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria Extrado a 30/03/2007. Unidade 2: Vrus At o final desta unidade, o aluno deve ser capaz de:

Unidade 3: Protozorios At o final desta unidade, o aluno deve ser capaz de:

Unidade 4: Micologia At o final desta unidade, o aluno deve ser capaz de:

IX. Actividades de ensino e aprendizagem


9.1. Pr-avaliao Microbiologia e Micologia
Justificativa: esta pr-avaliao pretende determinar a capacidade do estudante de entender os conceitos contidos no mdulo. Para alm de avaliar o nvel de conhecimento do estudante na rea de microbiologia e micologia, a avaliao tambm dir se existe uma necessidade de mais leitura antes do incio do estudo do mdulo.

10

Responda s perguntas que se seguem e compare as respostas com as que so apresentadas no fim do exerccio. Perguntas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Descrever a biologia dos microorganismos em termos de estrutura e classificao, formas de crescimento e reproduo incluindo as suas necessidades nutricionais; Alistar a importncia econmica dos microrganismos; Descrever as diferentes tcnicas de isolamento, identificao e cultivo de microorganismos; Aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso no ensino de Cincias Biolgicas aos alunos do nvel mdio.

Descrever o processo de descoberta das bactrias; Discutir o desenvolvimento de tcnicas de cultivo; Classificar as bactrias com base nas suas caractersticas; Explicar as necessidades nutricionais das bactrias; Discutir actividades metablicas das bactrias; Descrever as condies necessrias para um ptimo crescimento das bactrias; Explicar a gentica bacteriana; Explicar a importncia econmica das bactrias; Demonstrar as tcnicas usadas para isolar e colorir as bactrias. Descrever a estrutura bsica dos vrus; Comparar e diferenciar a estrutura dos vrus e das bactrias; Alistar as caractersticas usadas na classificao dos vrus; Alistar os grupos taxonmicos dos vrus; Explicar o processo de reproduo dos vrus; Implementar as tcnicas biolgicas tais como preparao primria das clulas para o cultivo de vrus, mtodos de contagem de vrus, e hemag-glutinao; 7. Discutir a importncia econmica dos vrus. 11

1. 2. 3. 4. 5. 1. 2. 3. 4. 5.

Classificar os protozorios de acordo com as suas caractersticas taxonmicas; Discutir as necessidades nutricionais dos protozorios; Discutir a fisiologia e o metabolismo dos protozorios; Aplicar as tcnicas de cultivo usadas para protozorios; Explicar o impacto dos protozorios patognicos aos humanos. Classificar os fungos com base nas suas caractersticas; Descrever a estrutura de uma hifa tpica do fungo; Discutir a forma de crescimento celular e miceliar dos fungos; Explicar a principal forma de nutrio dos fungos; Ilustrar os principais tipos de sistema reprodutivo dos fungos usando os seus ciclos de vida; 6. Explicar os diferentes modos de nutrio dos fungos; 7. Explicar o metabolismo de carbono nos fungos; 8. Perceber as tcnicas de preservao de cultura; 9. Comparar e diferenciar os fungos das bactrias; 10. Explicar a importncia econmica dos fungos. 1. As caractersticas comuns de muitos constituintes dos microrganismos no mundo so: a) Abundncia; b) Tamanho pequeno; c) Importncia econmica; d) Capacidade de provocar doenas. 2. As micrografias que se seguem ilustram a morfologia geral de uma coleco de clulas bacterianas. A que grupos de organismos bacterianos pertence o organismo que esta indicado pela seta? a) Streptococus b) Diplcocus c) Streptococus d) Cocus a) Retrieved on 28th of March 2007. 3. Um antgeno uma substncia que: a) produzida por bactrias para afastar outros microorganismos. b) Formam uma reaco complementar para a sobrevivncia de bactrias. c) Permite a produo de anticorpos especficos. d) Bactria usada para digerir outros organismos.

4. O individuo mais conhecido pelos seus trabalhos microscpicos em microorganismos :


a) Antony van Leeuwenhoek. b) Louis Pasteur. c) John Tyndall. d) Darwin.

5. A tcnica de colorao simples em bacteriologia frequentemente usada para 12

a) b) c) d)

Diferenciar classes ou grupo de bactrias. Determinar o tamanho, a forma e a estrutura das bactrias. Demonstrar riquezas localizadas dentro das clulas hospedeiras. Identificar bactrias causadoras de doenas.

6. O crescimento de microorganismos medido atravs: a) Do aumento do nmero de clulas na populao. b) A quantidade de calor/energia produzida pelos organismos na cultura. c) Tipo de toxinas produzidas pelos microorganismos. d) O tamanho das clulas na populao. 7. Que caractersticas anatmicas apresentadas na electo- micrografia podem ser usadas para classificar os organismos como procariotas?

http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria Extrado a 28 de Maro 2007. A presena de: a) b) c) d) Material nuclear no envolvido numa membrana. Flagelo bem definido. Parede celular. Membrana plasmtica

13

8. A cultura de vrus do vrus ou a parte final a diluio na qual.do hospedeiro inoculado so afectados ou mortos. a) 100% b) 80% c) 50% d) 10% 9. Nucleides esto associados a: a) Vrus. b) Informao gentica. c) Procariotas. d) Somente aos fungos. 10. As bactrias que obtm a sua energia dos compostos inorgnicos contendo ferro, nitrognio ou enxofre e no da matria orgnica morta so: a) Quemolitrficas. b) Heterotrficas. c) Autotrficas. d) Parasitas. 11. A presena de vrus na corrente sangunea denominada. a) Tropismo celular. b) Condio monoctica. c) Viremia. d) Contaminao viral. 12. Cada partcula de vrus, chama-sequando est fora da sua clula hospedeira. a) Virio. b) Capside. c) Fage. d) Nucleide 13. A forma do vrus determinada pelo: a) Nucleocapside que forma a sua cabea. b) Tipo de cido nuclico presente. c) Forma da protena capside. d) Nmero de cidos nuclicos na clula. 14. Os procariotas tm importncia medicinal porque: a) Muitos causam doenas no homem. b) Alguns so usados no fabrico de antibiticos. c) Protistas estabelecem relao simbitica com muitos organismos. d) Alguns so usados no fabrico de sabo. 15. Um exemplo do filo Rhizopoda : a) Paramecium spp. 14

b) Amoeba proteus. c) Plasmodium vivax. d) Escherichia coli. 16. Qual das seguintes combinaes esta errada? a) Plasmodium vivax malria. b) Amoeba spp. diarrhea. c) AIDS Giardia lamblia. d) Escherichia coli tuberculosis. 17. O filo Sarcomastigophora: a) Consiste em parasitas intracelulares. b) Inclui parasitas flagelados e amebides. c) composto por parasitas ciliados. d) Inclui apenas parasitas amebides. 18. Qual das seguintes doenas causada por zooflagelados?
a) b) c) d) Giardiasis, leishmaniasis, doena do sono. Trichomoniasis, malria, lambliasis Diarreia flagelada, embadomonas, leishmaniasis Diarreia flagelada, lambliasis, leishmaniasis.

19. Os fungos so classificados de acordo com: a) Tipo de condeos produzidos. b) Forma do miclio c) Semelhanas morfolgicas. d) Similaridades na forma de crescimento. 20. Um grupo de fungos denominado fungos imperfeitos. O que que o termo significa? a) Fungos que no produzem zigsporo em todo o seu ciclo de vida. b) Fungos nos quais a reproduo sexuada nunca foi observada. c) Fungos causadores de doenas. d) Fungos que possuem tanto reproduo assexuada como sexuada. 21. Observe atentamente o organismo crescendo sobre o tronco e responda s questes que se seguem: a) Ascomicete b) Zigomicete c) Basidiom,icete d) Oomicete 22. A figura a seguir ilustra um pedao de queijo com fungos chamados Penicillium
roquefori.

15

a) b) c) d)

Fungos desempenham um papel importante no processamento de alimentos. Alimentos infectados por fungos tornam-se no palatveis. Todo o alimento infectado por fungos vai ao lixo. O queijo facilmente infectado pelos fungos.

GUIA DE CORRECO b) Tamanho pequeno b) Streptococus c) Permite a produo de anticorpos especficos a) Antony van Leeuwenhoek b) Determinar o tamanho, forma e estrutura das bactrias a) O aumento do nmero de clulas na populao a) material nuclear no envolvido numa membrana A cultura de vrus do vrus ou a parte final, a diluio na qual 50% do hospedeiro inoculado so afectados ou mortos. 9. b) informao gentica. 10. c) autotrficas 11. c) viremia 12. a) vibrio 13. c) forma da protena capside 14. a) muitos causam doenas no homem 15. b) Amoeba proteus 16. c) AIDS Giardia lamblia. 17. b) inclui parasitas flagelados e ameboides. 18. a) giardiasis, leishmaniasis, doena do sono. 19. a) aspecto do seu ciclo sexuado 20. b) fungos nos quais a reproduo sexuada nunca foi observada. 21. c) Basidiomicete 22. a)Fungos desempenham um papel importante no processamento de alimentos tais como queijo e iogurte. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Leitura: Deve ler as seguintes referncias:

1.1.

Qualquer livro de Microbiologia incluindo os citados neste mdulo. 1. Descoberta de microorganismos e microscpio. 2. Principais caractersticas para a classificao das bactrias. 3. Meios de cultura especficos para as bactrias. 16

4. Reproduo assexuada e sexuada das bactrias. 5. Gentica bacteriana. 6. A importncia das bactrias no meio ambiente, indstria alimentar e agricultura. 1.2. Prticas laboratoriais 1. Titulo: o titulo deve ser consistente. o sumrio do corpo do trabalho que inclui o contexto da pesquisa. 2. Introduo: uma breve apresentao do assunto em estudo, sua importncia e justificao do estudo. 3. Objectivo (s): uma apresentao dos principais resultados do estudo. 4. Mtodos: uma explicao dos detalhes de como os objectivos sero alcanados. Este ponto importante porque qualquer um, deve ser capaz de repetir a sua experincia, usando a sua metodologia. 5. Resultados: os resultados so melhor apresentados em forma de figuras, tabelas e grficos ou diagramas. Estes devem ser acompanhados de um titulo curto e claro, e uma descrio dos resultados. 6. Discusso: uma oportunidade para interpretar os resultados com base nos objectivos. Comparaes e similaridades nos resultados com outras pesquisas publicadas so discutidas e reconhecidas. 7. Concluses: constataes so feitas para saber se os objectivos foram ou no alcanados. 8. Recomendaes: sugestes so feitas sobre necessidade de futuras pesquisas provenientes de resultados no alcanados na pesquisa. 9. Referncias bibliogrficas: apresentao de todas as referncias usadas no trabalho usando o formato internacional. 1.3. Visitas de estudo/estudo individual importantes que tanto em grupo ou individualmente faa algumas visitas de estudo para diferentes pontos de amostragem para o estudo de bactrias nos diferentes habitats ecolgicos. Planeie uma ou duas visitas s industrias que funcionem na base de remoo de microorganismos do ambiente ou na incluso de microorganismos na produo de produtos alimentares. Os seguintes locais de trabalhos devem ser considerados com base na proximidade da actividade industrial ou seu local de residncia: 1. Escola de agricultura para fazer referncia importncia de microorganismos no processo de nitrificao dos solos (machamba de leguminosas) bem como as propriedades patognicas dos microorganismos na destruio das culturas de rendimento (unidade de proteco de culturas). 2. Tratamento de agua com plantas bem como tratamento de resduos slidos com plantas para aprender como e que a gua para beber mantida sem microorganimos (plantas purificadoras) e como que gua suja despejada. Como exemplo leia, sobre Deer Island Waste Water Treatment tambm conhecido como (Deer Island Waste Water Treatment) implementado por Massachusetts Water Resources Authority at the website http://en.wikipedia.org/wiki/Deer_Island_Waste_Water_Treatment_Plant; consultado a 01/04/2007. 17

1.4.

Exercicios:

Pergunta: Escreva um breve resumo (500-800 palavras) sobre a importncia das bactrias na medicina, agricultura e qualidade da gua. Pergunta: Descreva resumidamente os mtodos de medio do crescimento bacteriano. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 1.5. Leituras: Para esta actividade voc tem que ler as seguintes referncias: Prtica Laboratorial Visitas de estudo/estudo individual Exerccios: Avaliao formativa Exerccios

http://en.wikipedia.org/wiki/ungus Extrado a 28/03/2007 O organismo representado na figura . http://en.wikipedia.org/wiki/Ascomycota Extradoa28/03/2007. Qual a mensagem que a figura transmite?

18

Microbiologia e micologia pr- avaliao Esta pr- avaliao foi elaborada com base nos contedos do programa do nvel mdio. Se a sua classificao foi igual ou abaixo de 60%, recomenda-se mais leituras de modo a familiarizar-se mais com os contedos do presente mdulo. Os endereos electrnicos abaixo ajudaro a melhorar a sua percepo sobre os conceitos abordados no mdulo.

19

X. Actividades de Aprendizagem
Ttulo: Elementos de bacteriologia Sumrio das actividades de aprendizagem Nesta actividade, aprender a histria de microbiologia e apreciar a descoberta de microorganismos, microscpio e a descoberta de tcnicas de meio de cultura estril. Os microorganismos apresentam uma diversidade no que diz respeito sua distribuio, aparncia, fisiologia, metabolismo e gentica. A bacteriologia uma ramo da microbiologia, que estuda as bactrias e que pode ser classificada com base na sua estrutura, metabolismo celular ou diferenas na qumica celular. Porm, a classificao baseada nesses parmetros tem limitaes no uso visto que algumas dificuldades existem para explicar se o agrupamento das bactrias feito com base na espcie ou especificidades dentro da mesma espcie. A forma mais fivel de classificar as bactrias usa sistema molecular baseado nas tcnicas genticas. Como resultado desse trabalho os microorganismos procariotas so taxonomicamente divididos em dois grupos chamados Bactrias e Archaea, tendo evoludo do mesmo ancestral mas de forma independente. Algumas caractersticas da bactrias tais como alto ndice reprodutivo, habilidade de colonizar habitats que apresentam condies ambientais extremas e a formao de estruturas resistentes como endosporos, faz com que este grupo de organismos seja muito bem sucedido. As bactrias usam flagelos para a locomoo, para tal elas precisam de uma certa humidade. Algumas bactrias mutualsticas tm a capacidade de usar o cido butrico ou propinico do meio libertando hidrognio como um produto secundrio que assimilado pela nas suas reaces metablicas. Na ausncia de Archaea o hidrognio acumular-se-ia no meio e as bactrias no sobreviveriam. O intestino humano contm centenas de espcies de bactrias em associao simbitica. A flora intestinal aumenta a imunidade, contribui na produo de vitaminas, ajuda a converter as protenas do leite em acido lctico bem como a fermentao dos possveis hidratos de carbono complexos indigestveis. Algumas bactrias do solo podem converter o nitrognio atmosfrico em compostos nitrogenados que so facilmente absorvidos pelas plantas, que no tem a capacidade de fixar o nitrognio atmosfrico. As bactrias tambm exibem o modo de vida parasitrio, quando provocam doenas ao Homem tais como febre tifide, tuberculose, etc, causando muitas mortes. Tambm causam doenas s plantas, resultando em perdas de toneladas de culturas anuais na indstria agrcola. As bactrias tm sido deliberadamente exploradas pelo Homem para muitos fins benficos, apesar do facto de poderem ser perigosas. Portanto, as bactrias tiveram e continuam tendo, um impacto enorme na vida do planeta terra. Elas apresentam aspectos positivos mas tambm negativos. Os conhecimentos adquiridos da literatura sero consolidados quando visitar diferentes instituies e organizaes que cultivam ou trabalham com microorganismos tais como: plantas que tratam gua, plantas que tratam lixo, centros de pesquisa, hospitais e outros. Depois da visita de estudo dever apresentar um relatrio. Anote tudo o que 20

observar durante a visita e relacione a pratica com os aspectos tericos da reviso da literatura.

Conceitos chave Bacteriologia: Ramo da microbiologia que se dedica ao estudo de bactrias. Endosporos: Estrutura dormente muito resistente formada por um certo gnero de bactrias Gram positivas tais como Bacillus, Clostridium, etc. Plasmdeos: Pequeno fragmento de ADN encontrado nalgumas clulas bacterianas. As vezes carregam genes para resistncia a antibiticos. Conjugao: Uma das recombinaes genticas, na qual uma bactria passa o seu ADN para outra atravs de um tubo que une temporariamente as suas clulas. Quimiostato: Instrumento usado no cultivo contnuo de bactrias de modo a manter a densidade da populao bacteriana constante numa situao que similar ao crescimento bacteriano no ambiente natural. Microscopia: Uma tcnica que usa o microscpio ou outro instrumento para produzir imagens visveis de estruturas ou detalhes muito pequenos observveis a olho nu. Lista de referncias relevantes para leitura Alcamo, I. E. 2001. Fundamentals of Microbiology. 6th ed. Menlo Park, California: Benjemin Cumming. Fundamentals of Microbiology. Sounders College Publishing, West Washington Square, Philadelphia, PA 19105. Frobisher, M., Hinsdill, R.D., Crabtree, K.T. and Goodheart, C.R.1974. Nester, E.W., Anderson, D.G., Roberts (Jr), C.E., Pearsall, N.N. and Nester, M.T. 2001. Microbiology: A Human Perspective. McGraw-Hill Companies, Inc. Schopf, J.W. 1999. Cradle of Life: The Discovery of earths Earliest Fossils. Princeton University Press, 367 p. http://www.wikipendia.org/wiki/Microbiology http://en.wikipendia.org/wiki/Bacteria http://gsbs.utmb.edu/bacteria/bacteria.html http://www.emc.maricopa.edu/faculty/farabee/BIOBK/BioBookDiversity 2.html http://www.wikipendia.org/wiki/Microbiology http://www.stlcc.cc.mo.us/fp/users/kkiser/History.page.htm

21

Lista de leitura opcional Blake, L. et al. 2002. Biology 12. McGraw-Hill Ryerson Ltd. Mader, S.S. 2004. Biology. McGraw-Hill Companies, Inc., 1221 Avenue of the Americas, NY 10020. http://www.cbs.dtu.dk/staff/dave/roanoke/genetics980309.html acedido a 06/04/2007. Lista de pginas da internet importantes http://www.slic2.wsu.edu:82/hurlbert/micro101/pages/101hmpg.html http://www.ucmp.berkeley.edu/bacteria/bacterialh.html http://en.wikipedia.org/wiki/Microscopy http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Laboratory_techniques http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Microbiology_techniques http://en.wikipedia.org/wiki/Deer_Island_Waste_Water_Treatment_Plant http:bact.wisc.edu/Microtextbook/index.php?module=Book&func=displayarticle cle&a rt_id=25 Descrio detalhada das actividades de aprendizagem Nesta actividade aprender que micro significa pequeno, e que biologia o estudo de coisas vivas. Logo, Microbiologia o estudo de pequenas formas de vida que se chamam microorganismos ou micrbios. Eles so to pequenos que no so visveis a olho nu. A cincia de microbiologia comeou com a inveno do microscpio de lente simples desenhado por Antonie van Leeuwenhoek em 1676. A descoberta de condies de meio de cultura estril resultado de trabalho de Robert Kock (1843 1910) que inventou mtodos de purificao de amostras de sangue e cultivou-os num meio de cultura bacteriana puro. Kock juntamente com o seu assistente, inventaram a placa de petri que foi nomeada em homenagem ao seu assistente Julius Richard Petri. A tcnica de cultura incluindo a tcnica de esterilizao usando calor que Kock recomendou como sendo a forma de manter condies estreis, contriburam muito e positivamente para o estudo do crescimento da microbiologia. Refere-se que Kock tambm muito famoso pelo seu postulado no qual diz que: para se afirmar que um organismo causador de uma doena, deve ser observado todas as vezes em que a doena examinada; quando preparado e mantido numa cultura pura, ele deve ser capaz de produzir a infeco original mesmo depois de vrias geraes de cultivo; e ser buscado de um animal ou cultura inoculada de novo. Leia as referncias electrnicas a seguir para obter mais detalhes acerca da histria da microbiologia e suas tcnicas (http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Koch). O estudo da microbiologia vasto e envolve o estudo de muitos microorganismos incluindo bactrias, vrus, protozorios, algas, fungos e parasitas multicelulares. Use a pgina electrnica a seguir para aprender mais sobre a morfologia da bactria 22

(http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria#Morphology#Morphology). As bactrias variam tanto em tamanho como em forma. Suas dimenses variam de 0.5- 5,0 micrometros. As formas podem ser alongadas (bacilus), esfricas (cocos) ou espirais (espirilos). A forma alongada pode ser dividida em trs sub-grupos. Vibries (vibries) so curvos com a forma de uma virgula, outras so espiraladas quando apresentam a forma de espiral e outras so espiroquetas (espiroquetas) quando so coloidais. No mesmo endereo electrnico aprender que uma clula bacteriana tpica possui um invlucro externo tpico que se chama cpsula seguido de uma parede celular. A seguir parede celular encontrase a membrana plasmtica que exerce uma presso contra o citoplasma. O citoplasma contm ribossomas, plasmidos e cidos nuclicos na forma de ADN circular. A caracterstica distintiva das clulas eucariotas que seu cido nuclico no esta envolvido numa membrana. As bactrias possuem um flagelo e uma pequena projeco chamada clio na superfcie externa da clula. Estas estruturas garantem a locomoo do organismo no seu meio. As bactrias no possuem muitos organelos encontrados nos eucariotas. O transporte de electres acontece ao longo da membrana celular entre o citoplasma e o espao periplasmtico.

Bactrias apresentam diversidade morfolgica

uma

larga

Diagrama da estrutura celular de uma clula bacteriana tpica.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria Acedido a 19/03/08 O crescimento que consiste no aumento do nmero de clulas, resulta da diviso celular. Uma clula bacteriana cresce at um tamanho ptimo e depois duplica-se pela fuso binria. Esta forma de multiplicao pode ser referenciada como reproduo assexuada da bactria. Numa situao de condies ptimas de crescimento, elas podem apresentar um crescimento exponencial. A informao gentica bacteriana esta concentrada num nico cromossoma circular. Plasmdeo um tipo extra de ADN cromossmico que pode conter genes para resistncia a antibiticos ou factores para virulncia. As bactrias movimentam-se de vrias formas, podendo ser atravs de clios ou flagelos. Bactrias moveis podem ser atradas ou repelidas por estmulos externos. Um exemplo disso a quimiotaxia, cujos detalhes podem ser encontrados na referncia seguinte (http://en.wikipedia.org/wiki/Chemotaxis). 23

O metabolismo nas bactrias classificado com base no tipo de energia (fototrficas que usam a luz atravs da fotossntese ou quimiotrficas que usam substncias qumicas para obter energia) usada no seu crescimento, tipo de fonte de carbono (heterotrficas ou autotrficas) usada e tipo de dadores de electres (litotrficas usam dador qumico enquanto que organotrficas usam compostos orgnicos como dadores) usados para o seu crescimento. Leitura aprofundada pode ser feita acedendo o endereo electrnico; http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria. As bactrias podem sobreviver condies ambientais adversas atravs da produo de endosporos. Elas possuem um revestimento rgido e impermevel com citoplasma, que contem ADN e ribossomas no centro. Podem permanecer dormentes durante milhes de anos antes de voltarem a eclodir http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria) em condies ambientais favorveis. A importncia econmica das bactrias inclui tanto os aspectos positivos assim como os negativos para a medicina, agricultura e estudos biolgicos como engenharia gentica. Pode consultar o endereo electrnico seguinte (http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteria) para obter mais informaes. O estudo das bactrias requer um conhecimento e percepo de como elas crescem no meio de cultura em condies laboratoriais, longe dos seus habitats. Para tal, necessrio saber como se prepara o meio nutricional para a produo de diferentes fungos. Vrias investigaes determinaram as necessidades nutricionais das bactrias, e esta informao resultou no desenvolvimento de vrios meios de cultura para o seu cultivo. O meio de cultura (slido ou lquido) comum para os microorganismos chama-se agar. Consulte a pgina (http://en.wikipedia.org/wiki/Growth_medium) para detalhes sobre tipos de meios de cultura para cultivo de bactrias.

24

http://en.wikipedia.org/wiki/Growth_medium Acedido a 22/03/2008 Uma placa de agar um exemplo de um meio de cultura para o cultivo de bactrias. A placa de agar uma placa com caractersticas tpicas. As linhas e pontos cor de laranja so colnias de crescimento de bactrias.

25

Diversidade morfolgica das clulas bacterianas http://en.wikipedia.org/wiki/Ascomycota Acedido a 28/30/2007. O estudo de bactrias requer um domnio da microscopia visto que a clula bacteriana no visvel a olho n. O microscpio amplia a imagem de modo que os detalhes sejam visveis. Por isso veja a seguinte pgina para mais informao (http://en.wikipedia.org/wiki/Microscopy)

26

Actividade de aprendizagem n 1
http://www.emc.maricopa.edu/faculty/farabee/BIOBK/BioBookDiversity2.html http://en.wikipendia.org/wiki/Bacteria http://en.wikipedia.org/wiki/Microscopy http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Laboratory_techniques http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Microbiology_techniques http://en.wikipedia.org/wiki/Deer_Island_Waste_Water_Treatment_Plant Frobisher, M., Hinsdill, R. D., Crabtree, K. T. & Goodheart, C. R. 1974. Fundamentals of Microbiology. Nonth Edition. Philadelphia: Saunders College Publishing. Estes livros dar-lhe-o uma viso geral na perspectiva histrica e descobertas que contriburam para o estudo da microbiologia, morfologia bacteriana, classificao, fisiologia e importncia econmica. Faa um breve resumo de cerca de 100 palavras referente a cada ponto:

Habilidades prticas so obrigatrias neste mdulo. Voc deve participar nos exerccios de prticas laboratoriais no laboratrio central onde ter uma superviso. A parte prtica do curso consistir em exerccios que reflectiro a importncia de microorganismos no meio ambiente. Recorde-se que, apesar dos microorganismos seleccionados para vrias experincias no serem conhecidos como patognicos, importante perceber que qualquer organismo deve ser manipulado com ateno porque o seu potencial patognico pode no ser ainda conhecido. Dai, ser importante que antes de aprender as tcnicas bsicas necessrias para conduzir um ensaio no laboratrio de microbiologia, entenda algumas regras e regulamentos usados para garantir a segurana no laboratrio. Vrios exerccios laboratoriais podem ser realizados no laboratrio. Estes incluem: microscopia, tcnicas de assepcia, distribuio bacteriana nos diferentes habitats, tcnicas de cultura pura usando meio de cultura selectiva, sementeira simples, colorao Gram, etc. Para cuidados e uso de microscpio, pode visitar a pgina (http://www.slic2.wsu.edu:82/hurlbert/micro101/pages/101lab1.htmlAcedida a 18/04/2007) para obter mais informao. Veja abaixo um exemplo de exerccio laboratorial: Ttulo: Cultura de bactrias e suas caractersticas Leve amostra de gua, solo, comida podre e qualquer outro substrato de interesse. Estude a diversidade morfolgica das bactrias usando agar como um meio de cultura. Usando diferentes tcnicas de colorao para diferenciar as gram positivas das gram negativas. 27

Material: microscpio, lminas, variedade de nutrientes, placas de cultura, incubadora, pipetas pasteurizadas, Esguicho, lcool, autoclave, cabine de fluxo laminar, vara de inoculao, amostras de lminas, fonte de chama para esterilizar o material, bolas de algodo, corantes, pano de cetim. Procedimentos: os mtodos para realizar as actividades devem ser aprendidos e incluem: isolamento, purificao, identificao, colorao, e manuteno de cultura. Relatrio: Dependendo do tipo de actividade poder ser necessrio elaborar um relatrio quer seja para uma leitura especfica, prtica laboratorial ou visita de estudo. O supervisor dar orientaes referentes ao formato do relatrio. Contudo, muitos relatrios cientficos seguem o seguinte formato:

28

Objetivos: Os objectivos das visitas de estudo so de estudar: 1. importncia das bactrias na agricultura. 2. significado do tratamento de gua para o consumo domstico. 3. importncia da gesto apropriada da gua residual 4. efeito das bactrias patognicas nas culturas de rendimento e nos derivados de leite. Procedimento: depender tambm do objectivo da prpria visita. Relatrio: Voc ser solicitado(a) a escrever um relatrio de excurso. Os mtodos especficos empregues devem ser descritos sempre que possvel. O seu relatrio deve seguir o mesmo formato de escrita de relatrio, descrito na seco intitulada laboratrio prtico. Estrutura da resposta: No seu resumo, voc pode comear por uma descrio sobre as bactrias, sua distribuio no ambiente e uma discusso com exemplos sobre os efeitos das bactrias na rea da medicina, agricultura, e da engenharia gentica. Estrutura da resposta: Aqui pode ser necessrio descrever os dois mtodos principais: mtodos para a medio da massa celular (medio fsica do peso seco ou volume aps a centrifugao; medio qumica de componentes qumicos como nitrognio ou DNA; medio indirecta da actividade qumica tal como a taxa de produo do dixido carbono; ou uso da densidade ptica). Os outros mtodos so aqueles usados para a medida nmero de clulas (contagens microscpicas directas; cmaras de contagem electrnica; e contagens indirectas das clulas ou placas). 3. Pergunta: Explique, com ajuda de um diagrama, uma curva bacteriana tpica do crescimento. Estrutura da resposta: Uma curva bacteriana tpica do crescimento representada pela figura abaixo. Quando as bactrias so cultivadas num sistema fechado (chamado tambm uma cultura massiva), elas exibem quase sempre a seguinte dinmica de crescimento: Fase de retardao ou Lag (A) quando as clulas se ajustam inicialmente ao novo meio at poderem comear a dividirem-se regularmente pelo processo de fuso binrio, fase exponencial (B) quando a populao cresce logaritmicamente, fase estacionria (C) quando o crescimento celular torna-se limitado pela presena de metablitos secundrios e ou reduo dos nutrientes no meio do crescimento e fase do declnio (D) quando as clulas param de se dividir. Anote os parmetros dos eixos de x e de y. O crescimento expresso como a mudana no nmero das clulas ao longo do tempo. O parmetro que manipulvel no ensaio (varivel) colocado no eixo X enquanto que a consequncia dessa manipulao apresentada no eixo Y.

29

Figura: Curva bacteriana tpica do crescimento de uma cultura em massa 1.5. Avaliao formativa: Resolva as perguntas que se seguem, que tem como objectivo testar a sua compreenso nesta actividade de aprendizagem. 1. D uma descrio de cada um dos seguintes termos. Transcrio. Plasmideo. Biosegurana. Endosporo. Magnetossomas. Antibitico. Fmbrias. Clios 2. Escreva respostas resumidas de cada um dos seguintes pontos: Descrio de uma cultura pura. Descrio de uma placa. Explicao do significado da ampliao na biologia. Apresentao de pelo menos quatro exemplos da importncia das bactrias aos seres humanos?. Defio do quimiostato. O que so bactrias patognicas? Explicao da tcnica de colorao Gram Como que as bactrias deterioram o alimento? 3. Classificar as bactrias na base de sua morfologia extremamente difcil. Explique. 4. Descreva as formas morfolgicas das bactrias.

30

5. Descreva os factores que influenciam o crescimento bacteriano. 6. Apresente a classificao das bactrias baseadas na morfologia e na colorao. 7. Explique porque que as bactrias anaerbicas so importantes indstria de enlatandos. 8. Diferencie: Mesfilo e termfilo. Preservao e pasteurizao. Esporulao e germinao Meio selectivo e meio diferencial. 9. Descreva como que voc determinaria se uma bactria sensvel a um antibitico. 10. Explique o que ocorre durante cada uma das quatro fases do crescimento bacteriano.

31

Actividade de aprendizagem n 2
Ttulo da actividade de aprendizagem: O estudo dos vrus Resumo da actividade de aprendizagem Nesta actividade voc aprender que os vrus so, evidentemente, muito menores no tamanho do que a maioria das bactrias. Possuem caractersticas que so diferentes das clulas bacterianas. Enquanto que as bactrias so organismos vivos, os vrus so agentes ou as partculas no-vivas que podem infectar todas as formas de vida, incluindo membranas das bactrias, arqueobactrias e dos Eucariotas. Diferentes vrus apresentam diferentes formas. Alguns so isomtricos ou curvos e outro so helicoidais. Os vrus possuem o cido ribonuclico (RNA) ou o cido desoxyribonuclico (o DNA), mas nunca ambos, facto que faz com que sejam referenciados como vrus do DNA ou do RNA. A classificao dos vrus baseada na estrutura genmica (RNA ou DNA), na estrutura da partcula e a presena ou a ausncia de um envelope viral. Nesta actividade, voc aprender sobre diferentes grupos taxonmicos dos vrus, seus mtodos de cultivo, tcnicas de quantificao, sua reproduo e finalmente importncia econmica. Um nmero variado de referncias electrnicas apresentado para a sua consulta. Todas elas falam da estrutura e funo dos vrus. Consulte o site que fala da importncia dos vrus para os seres humanos http://en.wikipedia.org/wiki/Virus para aprender mais sobre vrus. Diferentes estruturas dos vrus

Desenho

Micrografia electrnica

(a) Isomtrica (adenovrus)

32

Desenho

Micrografia electrnica

(b) Helicoidal (vrus do mosico do tabaco) http://images.google.com/images?gbv=2&svnum=10&hl=en&sa=X&oi=spell&resnum= 0&ct=result&cd=1& q=tobacco+mosaic+virus&spell=1 Extrado a 14/04/2007

Desenho

Micrografia electrnica

(c) Complexo (bacterifago T4) http://www.wikipedia.org/wiki/VirusStructure Extrado a 14/04/2007 O Web site http://en.wikipedia.org/wiki/Capsid consultado a 02/04/2007 ilustra e descreve com clareza os diferentes tipos de vrus. A seco introdutria da pgina Web explica as caractersticas gerais dos vrus.

33

Visite o seguinte endereo que lhe fornecer um livro ilustrado de vrus. Pode ser acedido pelo http://www.virology.net/Big_Virology/BVFamilyGenome.HTML. Conceitos chave Bacterifago: Os vrus que infecta as bactrias (phago significa comer). Bacterifagos foram estudados extensivamente desde que as bactrias por eles infectadas passaram a ser facilmente cultivadas. Virio: Uma partcula do vrus quando est fora da clula hospedeira e pode ser tanto DNA ou RNA envolvido por uma tampa protectora chamada capsdeo. Nucleocapsideo: O capsideo viral junto com o cido nucleico que embalado firmemente dentro do revestimento da protena. Efeito Cytopathic: So as mudanas caractersticas na aparncia das clulas observadas na cultura do tecido quando so atacadas por vrus. um dos mtodos usados para identificar vrus no cultivo de clulas. Cultura de vrus: O cultura de vrus do vrus, a diluio na qual 50% dos hospedeiros inoculados so infectados (ID50, dose infecciosa) ou mortos (LD50, dose letal). Hiperplasia: a diviso celular excessiva ou o crescimento anormalmente de clulas grandes, resultando na produo de reas inchadas ou distorcidas do organismo. Lista de leituras relevantes Frobisher, M., Hinsdill, R.D., Crabtree, K.T., and Goodheart, C.R.1974. Fundamentals of Microbiology. Sounders College Publishing, West Washington Square, Philadelphia, PA 19105. Nester, E.W., Anderson, D.G., Roberts (Jr), C.E., Pearsall, N.N., and Nester, M.T. 2001. Microbiology: A Human Perspective. McGraw-Hill Companies, Inc. Radetsky, Peter. 1994. The Invisible Invaders: Viruses and the Scientists Who Pursue Them. Backbay Books. http://www.wikipedia.org/wiki/virus (Acessado a 01/04/2007). http://www.virology.net/Big_Virology/BVHomePage.html -Book of Viruses. Acessado a 01/04/2007. Lista de leituras opcionais Blake, L. et al. 2002. Biology 12. McGraw-Hill Ryerson Ltd. Mader, S.S. 2004. Biology. McGraw-Hill Companies, Inc., 1221 Avenue of the 34

Americas, NY 10020. Lista de endereos electrnicos relevantes http://www.wikipedia.org/wiki/virus http://www.microbiologytext.com/index.php?module=Book&func=toc&book_id=4 http://www.virology.net/Big_Virology/BVHomePage.html

Descrio detalhada da actividade de aprendizagem Nesta actividade, voc aprender que os vrus foram um mistrio aos cientistas tanto recentemente como h 50 anos, e estudos em virulogia foram realizados usando os vrus que infectam bactrias (conhecidos por bacterifago ou fago). V a http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteriophages para aprender mais sobre bacterifagos. De acordo com este Web site (acedido no dia 2/4/2007) existe uma grande diversidade de estruturas e funes dos fagos. Uma vez que os vrus so organismos no vivos, eles so geralmente referenciados pelos organismos que eles infectam; e cada partcula viral, geralmente chamada de viro, consiste de cido nuclico (ADN ou ARN) envolvido por um revestimento protector protico, o capsdeo (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Capsid acessado a 2/4/2007). Os critrios de classificao mais usados para as viroses animais so baseados em certas caractersticas: i) estrutura do genoma, ii) estrutura da partcula, e iii) presena ou ausncia do envlucro viral. Com base nestes critrios, as viroses animais foram divididos em famlias, cujos nomes terminam em viridae (14 famlias de viroses contendo RNA e 7 famlias de viroses contendo DNA). Outros agrupamentos notaxonmicos das viroses incluem; animais, planta ou viroses que infectam bactrias. Os agrupamentos so baseados na via de transmisso (entrica, respiratria, sexual, etc.). A principal dificuldade em estudar as viroses animais no consiste muito na purificao dos viries mas sim em obter clulas suficientes para infectar o hospedeiro. Alguns vrus podem ser cultivados somente nos tecidos vivos dos animais. Outros podem ser cultivados dentro dos ovos embrionrios da galinha. Quando os vrus animais puderem ser cultivados nas clulas animais isoladas, as clulas hospedeiras so cultivadas no laboratrio atravs de uma tcnica chamada cultura de clulas ou cultura de tecido. O mtodo de placa de contagem geralmente usado para determinar a quantidade de vrus existentes numa amostra. Vrios outros mtodos podem ser usados para quantificar o nmero dos viries numa amostra. Estes incluem contagem dos viries usando um microscpio de electrnico, contagem quntica, e no caso de algumas viroses animais, usa-se o mtodo de hemaglutinao. Os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios, o que significa que, no podem reproduzir ou expressar seus genes sem a ajuda de uma clula viva. O processo da reproduo nos vrus dividido em cinco estgios nomeadamente; ligao (absoro), penetrao, replicao, traduo e libertao. Os vrus atacam s plantas e aos animais, causando uma enorme perda econmica. Por exemplo, a pgina http://en.wikipendia.org/wiki/PorcineReproductiveandRespiratory 35

vrus explica como que o Sindroma Viral Porcine Reprodutivo e Respiratrio (PRRSV) causou perdas financeiras e econmicas enormes nos EUA. Existem vrias possveis consequncias para uma clula que esteja infectada por vrus, e isto pode determinar a patologia da doena causada pelo mesmo. Entretanto, os vrus so usados tambm na produo das vacinas, como portadoras de genes usados na produo de organismos geneticamente modificados, e outros estudos moleculares da clula.

Infeco de plantas pelo vrus pode resultar em infeces como crescimento retardado, distoro, mosaico nas folhas ou amarelecimento. http://images.google.com/images?gbv Acedido a 14/04/2007 Actividades de aprendizagem Gelderblom, H. R. (1996). Structure and Classification of Viruses in Medical Microbiology 4th ed. Samuel Baron eds. The University of Texas Medical Branch at Galveston (veja referncia: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/bv.fcgi?=mmed.chapter.2252) Prescott, L. (1993). Microbiology, Wm. C. Brown Publishers. Villarreal, Luis P. (2005). Viruses and the Evolution of Life. Washington, ASM Press. http://en.wikipendia.org/wiki/Virus Wikipedia, the free encyclopaedia, acedido a 01/04/2007. http://www-micro.msb.le.ac.uk/109/structure.html-University of Leicester online notes. Virus Structure. Acedido a 01/04/2007. http://www.virology.net/Big_Virology/BVHomePage.html -Big Book on Virus. acedido a 01/04/2007. http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteriophages http://en.wikipedia.org/wiki/Capsid http://en.wikipedia.org/wiki/Porcine_Reproductive_and_Respiratory_Syndrome_Virus http://en.wikipedia.org/wiki/Virus_classification. 36

As referncias citadas acima fornec-lo-o uma vista geral do estudo dos vrus. A literatura contm caractersticas gerais dos vrus, sua classificao, cultivo, reproduo e importncia econmica entre outros tpicos. Para avaliar as suas limitaes sobre os conceitos, faa um breve sumrio sobre os seguintes tpicos: A estrutura dos vrus Classificao dos vrus e os critrios usados para a sua classificao Cultivo e diferentes tcnicas; placa, contagem, quantal, e hemaglutinao Mtodo da reproduo dos vrus A importncia dos vrus para o ambiente Ttulo: Morfologia e classificao dos vrus Neste exerccio, voc ter que observar diferentes preparaes permanentes sobre morfologia dos vrus. Faa uma visita a um laboratrio de virologia onde voc possa examinar algumas amostras de plantas infectadas ou clulas cultivadas. Para mais informaes sobre a classificao de vrus v a http://en.wikipedia.org/wiki/Virus_classification. Esta pgina d uma explicao detalhada sobre a classificao dos vrus. Materiais: microscpio, preparaes permanentes, meios de cultura variados, placas de petri, incubadora, mesa de limpeza e esterilizao, pipetas de Pasteur de vrios tamanhos, preparaes permanentes, plantas infectadas ou cultura de clulas. Procedimento: Voc examinar preparaes permanentes ou amostras vivas (plantas infectadas ou cultura de clulas) Relatrio: Como esboado na actividade de aprendizagem n 1. Faa uma visita a uma machamba local (de preferncia de tabaco ou mandioca) para identificar plantas infectadas por vrus. Anote os sintomas observados e as condies nas quais se desenvolvem. Visitas similares devem ser feitas a uma estao de pesquisa (agronmica ou veterinria) que tenha um laboratrio de virologia operacional. Objectivo: Os objectivos da visita de estudo variaro de acordo com a situao, mas sero principalmente para examinar os sintomas causados por vrus nas principais culturas de rendimento, animais domsticos e anotar como se manifestam nos seus hospedeiros. Procedimento: Estes tambm dependero do objectivo da visita. Contudo, ser importante organizar com um virulogista da estao de pesquisa o qual dever arranjar actividades demonstrativas relacionadas a alguns dos exerccios.

37

Relatrio: Ter que escrever um relatrio com base nas observaes ou actividades executadas durante a visita. Mtodos especficos usados devero ser detalhadamente descritos sempre que necessrio. Como explicado na actividade de aprendizagem n 1. 1. Pergunta: Com a ajuda de um diagrama, descreva a estrutura de um vrus. Contedo da resposta: Sua resposta deve incluir: Tamanho, composio do cido nucleico Forma (isomtrica, helicoidal ou complexa, e a bainha/cauda se presente. Empacote das protenas no nucleocapsideo e nos dispositivos acessrios. Comparao e diferenciao dos vrus providos e desprovidos do envlucro. 2. Pergunta: Descreva a classificao dos vrus. Contedo da resposta: Nesta resposta suposto voc indicar: Critrios usados para a classificao dos vrus. O sufixo das principais famlias. Principais grupos de RNA e DNA de viroses que infectam os animais. Agrupamentos no-taxonmicos baseados na forma de transmisso, organismos infectados e as doenas causadas. 3. Pergunta: Explique o estabelecimento da primeira clula no cultivo de vrus. Contedo da resposta: Ser necessrio: Definir uma linha de clula primria. Apresentar materiais necessrios para estabelecer uma linha da clulas em termos de fonte, reagentes qumicos, equipamentos e condies. Esboar os procedimentos seguidos para a manuteno de tais linhas de clulas. 4. Pergunta: Os vrus patognicos, exibem vrios estgios durante a replicao que determinam a natureza da doena que provocam. Descreva o que acontece em cada um destes estgios. Contedo da resposta: Primeiro deve conhecer os estgios, e depois deve descrever cada um deles. Os estgios so; entrada replicao primria estgio de disseminao tropismo da clula ou do tecido respostas imunes do hospedeiro (replicao secundria, destruio directa da clula/tecido) e resistncia do hospedeiro em destruir o vrus.

38

Replicao dos vrus O vrus liga-se clula hospedeira e entra por endocitose. A cpsula protica dissocia-se e o RNA viral transportado para o ncleo. No ncleo, os complexos polimerase virais transcrevem e replicam o RNA. Os RNAs virais migram para o citoplasma onde so tranduzidos em protena. http://en.wikipedia.org/wiki/Virus Acedido a 9/4/2008 Teste-se respondendo s seguintes perguntas. 1. Faa um resumo sobre: (a) Antgeno. (b) Capsdeo. (c) Lises. (d) Attenuate. (e) Bacterifagos 2. Compare e distinga: (a) RNA de uma amostra positiva e de uma amostra negativa. (b) Infeces produtivas e abortivas. (c) Virioides e prions. (d) Infeces crnicas e latentes em termos de viries 39

3. Para que um vrus se multiplique, deve obviamente ocorrer infeco celular. Comente esta afirmao. 4. Esboce os estgios da replicao viral. 5. Descreva os mtodos aplicados na esterilizao e desinfeco dos vrus. 6. Descreva os critrios taxonmicos mais importantes usados na classificao viral. 7. Diga quais so as caractersticas de uma boa vacina. 8. Responda com brevidade a cada um dos itens que se seguem: (a) Apresente o nome de pelo menos quatro tipos de DNA e RNA vrus, indique as doenas que cada um deles causa. (b) Indique as funes dos interferon. (c) Discuta a classificao das infeces virais usando os resultados da resposta imune. 9. Comente sobre a importncia agrcola dos vrus. Os endereos electrnicos seguintes fornecem informao de vdeo importante que pode ser acedida para ajudar a responder algumas das perguntas. http://www.microbiologybytes.COM/vdeo/index.html (acedido a 02/04/2007).

40

Actividade de aprendizagem n 3
Ttulo da actividade de aprendizagem: Os Protozorios Sumrio da actividade de aprendizagem Esta actividade de aprendizagem faz uma abordagem sobre um outro grupo de microorganismos conhecidos como Protozorios. Nesta actividade, voc ir classific-los assim como aprender a sua biologia, que incluir a nutrio, respirao, o crescimento e a reproduo, excreo e sua importncia econmica. Os Protozorios so organismos unicelulares, que so geralmente encontrados na lama no fundo das lagoas e das valas. Os constituintes da clula dos protozorios esto envolvidos por uma membrana fina. A camada exterior uma estrutura simples e chama-se ectoplasma e tambm possui um endoplasma mais granular interno. O endoplasma contm os organelos similares queles encontrados nalguns organismos superiores tais como um ncleo verdadeiro, mitocndria, aparelho do golgi, reticulo endoplasmtico, ribossomas e vacolos. Isto vlido tanto para os parasitas como para as formas livres. Os protozorios parasitas infectam tanto as plantas assim como aos animais a todos os nveis filogenticos, e os parasitas intracelulares podem ser encontrados em quase todos os tipos de clulas. Os protozorios parasticos so microparasitas por causa de seu tamanho pequeno. Eles multiplicam-se dentro da clula do seu hospedeiro definitivo e geralmente causam doenas agudas ou crnicas.

Estrutura geral duma clula eucariota http://en.wikipedia.org/wiki/Eukaryotes Acedido a 18/04/2007

41

Conceitos chave Protozoologia: Um ramo da biologia, que se dedica ao estudo dos protozorios. Pseudpodes: uma estrutura complexa dos microtbulos, microfilamentos e outros organelos associados membrana celular no protozorio flagelado e ciliado. Hiperparasitismo (poliparasitismo): Uma situao em que um organismo que parasita parasitado por um outro parasita (isto , um parasita parasitado). Merogonia (esquizogonia): um tipo de reproduo assexual que acontece no Filo Apicomplexa na qual aps a diviso nuclear, os ncleos individuais movem-se para a periferia da clula e quando a diviso nuclear tiver terminado, a membrana citoplasmtica envolve cada ncleo e as clulas filhas separam-se da clula me. Bradizide: Um estgio no ciclo de vida dos protozorios da famlia Sarcocystidae (formando coccidia). Este o termo usado para descrever o merozide que se forma dentro do hospedeiro intermedirio (e raramente dentro do hospedeiro definitivo). Este estgio infeccioso raramente infecta novas clulas dentro do hospedeiro intermedirio; pelo contrrio, o estgio infeccioso para o hospedeiro definitivo. Gametcito: O estgio no ciclo de vida de alguns protozorios (Apicomplexa) que resulta na formao de gmetas (macro ou micro). Trofozide: Um estgio do desenvolvimento nos protozorios em que o organismo tido como maduro, na forma vegetativa ou de alimentao activa. Lista de leitura relevante http://en.wikipedia.org/wiki/Protozorio http://en.wikipedia.org/wiki/Flagellate http://en.wikipedia.org/wiki/Amoeboid http://en.wikipedia.org/wiki/Sporozoans http://en.wikipedia.org/wiki/Malaria#Distribution_and_impact http://en.wikipedia.org/wiki/Cryptosporidiosis http://en.wikipedia.org/wiki/Coccidia http://en.wikipedia.org/wiki/Cryptosporidiosis http://en.wikipedia.org/wiki/Toxoplasmosis Protozorio Intestinal de http://www.tulane.edu/~wiser/protozoology/notes/intes.html, Acedido a 19/04/2007. Frobisher, M., Hinsdill, R.D., Crabtree, K.T. e Goodheart, C.R.1974. Fundamentos do Microbiology. Faculdade que publica, Washington ocidental dos Sounders Quadrado, Filadlfia, PA 19105. Nester, E.W. Anderson, D.G., Roberts (Jr.), C.E., Pearsall, N.N., e Nester, TA. 2001. Microbiology: Um Perspective humano. McGraw-Monte Companhias, Inc.

42

Lista de leitura opcional Blake, L. e outros. 2002. Biologia 12. Ryerson Ltd. do McGraw-Monte Mader, S.S. 2004. Biologia. McGraw-Monte Companhias, Inc., avenida 1221 do Americas, NY 10020. Lista de pginas importantes http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs094/en/

Descrio detalhada da actividade de aprendizagem


Nesta actividade voc aprender que os protozorios, que pertencem ao Reino Protista, constituem um grupo de clulas eucariotas. Tm um ncleo compartimentarizado assim como os outros organelos tambm esto compartimentarizados como nos organismos superiores. Os Protozorios so os organismos que foram tradicionalmente considerados parte do mundo microbiano. Eles so organismos microscpicos, unicelulares sem capacidade fotossinttica, geralmente mveis pelo menos em algum estgio do seu ciclo de vida, e geralmente reproduzem-se por diviso/fisso assexual. Os Protozorio possuem estruturas especializadas para a locomoo como clios, flagelos, ou pseudpodes. O facto de serem organismos aquticos faz com que a gua, o oxignio e outras molculas pequenas difundam-se facilmente para dentro da clula. Os protozorios alimentam-se tanto por pinocitose (ingesto de lquido e formao de uma vescula interna) como por fagocitose (ingesto de partculas alimentares slidas formando um vacolo alimentar). A pinocitose e a fagocitose so formas de obteno de gua e alimento. A classificao dos protozorios mostra que eles no so um nico grupo, mas que aparecem ao longo do processo de evoluo contnua; so chamados protozorios porque so os nicos eucariotas que no possuem clorofila. Os Protozorio dividem-se em trs filos nomeadamente; Sarcomastigophora, Ciliophora e Apicomplexa. O Filo Sarcomastigophora dividido em dois subfilos, quais so Sarcodina ou protozorios amebide como Histolytica do Entamoeba, e Mastigophora ou protozorios Kinetoplasta flagelados como Brucei de Trypanosoma. Ciliophora so os protozorios ciliados como Balantidium coli e Apicomplexa so os protozorios que formam esporos tais como falciparum do plasmodium. Todos estes parasitas so intracelulares porque penetram a clula do hospedeiro excepto os Ciliophora que vivem no lmen do intestino grosso. A maior parte dos protozorios so de vida livre e podem ser encontrados em ambientes marinhos, gua doce, ou ambiente terrestre. Na terra, os protozorios so abundantes em solos lamacentos do fundo das lagoas e lagos bem como dentro ou fora das plantas e dos animais. Os habitats especializados dos protozorios incluem os intestinos de trmites, baratas, ruminantes e seres humanos. Existem muitas doenas causadas pelos protozorios para alm daqueles considerados importantes pela organizao mundial da sade (OMS) como malria, doena do sono e doena de Chagas. Estes Protozorios so constituintes importantes da cadeia alimentar (por exemplo, comem as bactrias e as algas que, por sua vez, so usadas como alimento para muitas espcies). Os Protozorios ajudam a manter um equilbrio ecolgico no solo alimentando vrias bactrias e algas (uma simples paramecia pode ingerir cerca de 5 milhes de bactrias num dia).

43

Outros protozorios so importantes no tratamento de esgotos porque a maioria dos nutrientes por eles consumidos so metabolizados em dixido de carbono e gua, o que resulta numa grande diminuio de partculas slidos. Entretanto, algumas espcies so parasitas vivendo dentro ou fora do hospedeiro. Os hospedeiros dos protozorios parasitas, variam de organismos unicelulares como algas, aos vertebrados complexos, incluindo os seres humanos. Todos os protozorios precisam de grande quantidade de humidade para sobreviverem, independentemente do seu habitat. Usando a amiba como exemplo, a actividade respiratria principalmente por absoro do oxignio da gua atravs de toda a superfcie do ectoplasma. a partir do ectoplasma que o oxignio se difunde para todas as partes da clula. A amiba vive em microorganismos como fragmentos da matria orgnica em degradao. O alimento encontra-se no chamados vacolos alimentares dentro do endoplasma. As amibas assimilam o alimento para o seu crescimento no protoplasma. Quando atingem o estgio mximo de crescimento, o ncleo da clula divide-se em dois, seguidos de uma clivagem citoplasmtica num processo chamado diviso binria. Neste processo de reproduo assexual resultam duas clulas filha idnticas. Contudo, a reproduo sexual tambm possvel entre os protozorios mas, esta conseguida apenas por um processo chamado conjugao. Quando as condies para o seu crescimento tornam-se adversas as clulas dobram-se e formam uma camada protectora chamado cisto. A excreco feita atravs dum vacolo contrctil que cresa lentamente medida que acumula os resduos at que sejam descarregados ao exterior atravs do ectoplasma. Um outro exemplo dos protozorios o organismo unicelular chamado paramecia.

Figura com a classificao abreviada dos protozorios parasitas 44

3.1. Actividades de aprendizagem Leituras: Leia os seguintes livros e as pginas da internet seguintes http://en.wikipedia.org/wiki/Protozorio http://en.wikipedia.org/wiki/Flagellate http://en.wikipedia.org/wiki/Amoeboid http://en.wikipedia.org/wiki/Sporozoans http://en.wikipedia.org/wiki/Coccidia http://www.tulane.edu/~wiser/protozoology/notes/intes.html Cox, F. E. G. 2001. Modern parasitology, Blackwell Science Curd, C.R. 1992. Protozoa and the water industry. Cambridge University Press, MA. Estas leituras fornec-lo-o uma vista geral da morfologia, classificao, reproduo, ecologia e importncia econmica dos protozorios. Destas leituras, prepare seus resumos sobre: 1. Classificao dos protozorios (apresente as caractersticas distintivas dos principais filos: Sarcomastigophora, Ciliophora, Apicomplexa e Microspora). 2. Ecologia dos protozorios (Fale das formas parasticas e livres usando exemplos especficos para mostrar como que meio ambiente garante a sua subsistncia) 3. Crescimento e reproduo (tipos e ciclos de vida, de protozorios infecciosos e no infecciosos). 4. Respirao (concentre-se na forma de obteno de oxignio dos organismos para produzir energia) 5. Nutrio (preste ateno forma de alimentao e s fontes de alimento) 6. Excreo (nota como as clulas libertam os resduos ao ambiente) 7. Importncia econmica (especialmente na medicina, nos ecosistemas e no tratamento de resduos). 3.2. Prticas laboratoriais Ttulo: Diversidade e morfologia dos protozorios Neste exerccio voc ter que examinar amostras diferentes (gua, sangue, etc.) para observar a diversidade dos protozorios e para aprender sobre a sua morfologia e ciclos de vida. Materiais: Microscpio, amostras, placas de Petri, lminas de amostra e soluo salina.

45

Procedimento: Para detectar a presena dos protozorios nos seres humanos e nos animais domsticos voc deve colectar amostras do sangue usando procedimentos recomendados. Voc examinar as diferentes lminas ou as amostras reais que contm os protozorio. Faa as observaes e compare com o que voc leu das vrias fontes bibliogrficas. Para a prtica microscpica, visite o seguinte endereo: http://www.micro.magnet.fsu.edu/primer/virtual/virtual.html onde ter a oportunidade de fazer um exerccio virtual. Esta pgina electrnica explica que: Esta tutoria interactiva de Java explora o efeito de ampliao (equivalente a mudana de objectivas no microscpio) da habilidade de melhorar caractersticas de uma amostra. Ns fornecemos imagens do tamanho real da amostra de modo que os estudantes possam compreender os aumentos dramticos na ampliao das amostras que esto examinando. Cada ampliao acompanhada por uma descrio das caractersticas disponveis nessa resoluo. Relatrio: Como esboado na actividade de aprendizagem n 1. 3.3. Visitas de estudo/estudo individual Faa uma visita a uma estao de pesquisa (agricultura ou animais domsticos), ou a uma estao de tratamento de resduos se possvel. Objetivo: Os objectivos da visita de estudo variaro de acordo com a finalidade. Procedimento: Isto depender tambm do objectivo da prpria visita. Relatrio: Voc dever escrever um relatrio com base nos registos das observaes feitas durante a visita de estudo. Especifique os mtodos usados sempre que possvel. Como explicado na actividade de aprendizagem n 1. Exemplos de exerccios: 1. Pergunta: Discuta a ecologia dos protozorios e explique o seu significado ecolgico. Estrutura da resposta: Sua resposta deve incluir o seguinte: Os Protozorio agem como produtores em ecossistemas de gua doce e marinha. Eles so parte do plancton (Gr. plankt, vagueando), organismos flutuantes dentro da gua e que servem de alimento para organismos heterotrficos. Fazem parte das relaes simbiticas que variam desde o parasitismo ao mutualismo (a formao de recife coral determinada pela presena de protistas simbiticos fotossintetizantes que vivem nos tecidos dos animais coralinos). As guas poludas geralmente possuem uma fauna de protozorios rica e caracterstica. A abundncia e a diversidade relativa de protozorios pode ser usada como indicador de polientes orgnicos e txicos (isto . usados como indicadores da qualidade do ambiente). Acredita-se que os protozorios simbiticos tais como os ciliados que habitam o rmen dos ruminantes sejam determinantes para a digesto da celulose. 46

Os Protozorios so usados como objecto de estudo em vrios projectos de pesquisa; devido ao seu tamanho pequeno, curto tempo de multiplicao e facilidade de mantlos no laboratrio. 2. Pergunta: A malria uma das doenas mais importantes causadas pelos protozorios. No Homem a malria causada por um protozorio parasita do gnero Plasmodium. importante compreender o seu ciclo de vida, para uma estratgia eficaz de controlo. Descreva o ciclo de vida de Plasmodium spp. Estrutura da resposta: Veja as seguintes sugestes: A) O ciclo de vida envolve dois estgios de desenvolvimento: um assexual, que acontece dentro do corpo humano; o outro sexual que ocorre na fmea de vrias espcies do mosquito do gnero Anfeles. B) Ciclo no homem - o Plasmodium introduzido atravs da saliva do mosquito durante a picada. Os parasitas passam por um perodo curto de multiplicao em determinadas clulas/tecidos no corpo, especialmente as clulas do fgado (isto chamado de ciclo exoerythroctico ou preerythroctico). O progene assexual incorpora os glbulos vermelhos e cresce dentro deles (estgio trophozide). Os parasitas multiplicam-se assexualmente dentro dos glbulos vermelhos, vrios segmentos pequenos. Os segmentos formados escapam-se para o sangue; cada segmento que um parasita activo chamado de merozide. Os Merozides atacam outros eritrcitos e o processo de multiplicao repete-se (o hospedeiro sente frio e febres caractersticos da malria). Aps a passagem por diversos ciclos do desenvolvimento assexual, vrios gametcitos comeam a aparecer no sangue do paciente (so maiores do que as formas assexuais). Os gametcitos no passam por nenhum estgio adicional de desenvolvimento nos eritrcitos, e morrem se no passarem para o mosquito. C) Ciclo no mosquito Quando o mosquito Anfeles pica uma pessoa que tenha gametcitos de malria maduros no seu sangue, o estgio sexual do parasita comea. Aps a fecundao da fmea pelo gametcito masculino no estmago do mosquito, o zigoto mvel invade as clulas do estmago do mosquito e l se multiplica, formando um saco (ocito) onde o parasita passa por estgios de desenvolvimento subsequentes por fisso. O saco rompe-se, libertando vrios novos parasitas que aps se moverem durante alguns dias (aproximadamente 12), alcanaro as glndulas salivares do mosquito das quais so injectados no homem quando o insecto o pica. 3. Pergunta: apresente a classificao dos protozorios, indicando o tipo de doena causado pelos gneros de cada filo e subfilo.

47

Estrutura da resposta: Sugestes: indique os critrios usados para classificar os protozorios. principais filos e subfilos: Filo: Sarcomastigophora - inclui dois subfilos nos quais se encontram muitos dos protozorios causadores de doenas no homem. Subfilo: Mastigophora - inclui protozorios flagelados; na maior parte unicelulares que tenham um ou mais flagelados nalgum estgio do seu ciclo de vida. Os flagelos so usados para a locomoo e obteno do alimento bem como receptores sensoriais. Os mais importante Mastigophora causadores de doena so: Giardia lamblia, Leishmani spp, Trichomonas vaginalis, Trypanosoma brucei rhodesience e Trypanosoma brucei gambience. Subfilo: Sarcodina - mova-se por meio de pseudpodes; e muda de forma a medida que se movem. por exemplo. Entamoeba histolytica. Ciliophora ou ciliados, incluem os organismos que tm clios. Muitos deles so organismos livres ou simbiticos como Balantidium coli. Filo: Apicomplexa causa algumas das doenas mais srias provocadas pelos protozorios nos seres humanos. A malria causada por uma das quatro espcies do Plasmodium e transmitido pela fmea do mosquito Anfeles. Os gatos so os hospedeiros primrios para Toxoplasma gondii, com os seres humanos servindo de hospedeiros secundrios. Um outro exemplo de Apicomplexa Cryptosporidium parvum, que causa uma doena diarreica conhecida como cryptosporidiose. Filo: Microspora inclui os protozorios intracelulares que infectam indivduos imuno deprimidos, especialmente pessoas com HIV. 3.5. Avaliao formativa 1. Descreva as caractersticas principais dos protozorios. 2. Compare e diferencie as vrias formas de locomoo nos protozorios. 3. Diga o significado dos seguintes termos: Comensal Heterotrfico Citosqueleto Pseudpodes. Merozide. Esquizognio. 4. Diferencie o esporozide do merozide. 5. Que so as condies ambientais necessrias para a sobrevivncia dos protozorios? 6. Esboce a patofisiologia do trichomoniase. 7. Descreva detalhadamente o ciclo de vida do Plasmodium no homem.

48

8. Esboce a classificao de protozorios clinicamente importantes, dando os nomes dos gneros e das espcie assim como as doenas que causam. 9. Embora os protozorio sejam freqentemente negligenciados, eles desempenham um papel ecolgico importante no meio ambiente de muitas comunidades. Comente. 10. Indique uma doena causada por cada um dos protozorios seguintes e diga como que elas so transmitidas aos seres humanos: Entamoeba histolytica. Acanthamoeba. Giardia lamblia. Trichomonas vaginalis. Trypanosoma brucei gambiens. Balantidium coli. Cryptosporidium. Plasmodium espcie. Toxoplasma gondii.

Actividade de aprendizagem n 4 Ttulo da actividade de aprendizagem: Micologia Sumrio da actividade de aprendizagem Esta actividade de aprendizagem ir falar sobre as caractersticas gerais dos fungos, estrutura e organizao micelial, tipos de nutrio, reproduo, ecologia, classificao e sua importncia econmica. Os fungos foram inicialmente classificados como plantas, e a micologia que o estudo dos fungos desenvolveu-se como um ramo da botnica. Contudo, os fungos so agora referenciados como possuidores de caractersticas especficas o que justifica a sua incluso num reino separado chamado Myceteae. So conhecidas mais de 60 000 espcies de fungos. Registos fsseis sugerem que os fungos existem h 550 milho anos e que podem ter evoludo mais cedo. Variam de minsculo, organismos unicelulares invisveis a olho n tal como os fermentadores, aqueles que tm estruturas visveis tais como cogumelos. Os fungos so primariamente classificados com base no tipo de esporos e de corpos frutferos produzidos, embora a biologia molecular tenha comeando um estgio central da sua taxonomia. Muitos mycologistas dividem o reino Myceteae (os fungos) em cinco filos principais: o Chytridiomycota, Zygomycota (fungo zigosporo), Ascomycota (fungos saco) e o Basidiomycota (fungos de clube). O quinto filo chamado Deuteromycota (fungos imperfeitos) usado por alguns taxonomistas para os fungos que aparentemente se reproduzem somente pelos esporos assexuais. Os fungos so membros de um grande grupo de organismos eucariotas que diferentemente das plantas e animais obtm os nutrientes de uma fonte externa. A maior parte dos fungos cresce sobre um substrato que pode ser solo, madeira, matria orgnica em decomposio, do qual absorve os nutrientes como heterotrficos, enquanto que 49

outros so parasitas obrigatrios obtendo nutrientes provenientes dos tecidos animais e plantas. Os fungos so multinucleados, isto uma clula pode conter dois ou mais ncleos. Obtm a sua energia atravs da respirao da mesma forma que as plantas e animais superiores. A camada exterior da clula fngica uma parede composta por quitina, seguido por uma membrana celular, por baixo da qual est o citoplasma que contm todos os organelos que so encontrados numa clula animal. Os fungos unicelulares multiplicam-se por fisso binrio enquanto que os multicelulares multiplicam-se pela extenso da hifa apical. O conjunto de hifas chama-se miclio. Os Miclios libertam os seus metablitos secundrios para o ambiente atravs da membrana da celular. Os fungos apresentam uma diversidade na forma de reproduo, uns reproduzem-se exclusivamente pela forma assexual quando outros combinam a forma de reproduo assexual e sexual. No entanto outros usam hormonas na forma de reproduo sexual. Os fungos so tanto benficos como prejudiciais. Do ponto de vista ecolgico, so importantes como decompositores e recicladores de nutrientes num ecossistema. Economicamente, os fungos so fonte de alimento, como o caso dos cogumelos. So tambm usados para dar diferentes sabores ao queijo. Os fungos so tambm importantes para a indstria no fabrico de po, bolos, cerveja e na medicina como fonte de antibiticos. Nos ltimos anos, os fungos tornaram-se um objecto de estudo intenso por causa da sua aplicao biotecnolgica nos processos relacionado indstria, agricultura e ecologia. Os fungos tambm so uma preocupao, porque promovem a perda de muitos dlares atravs das perdas de culturas e animais como consequncia das doenas por eles causadas. No homem, a infeco fngica faz parte de muitas doenas crnicas.

Os fungos ajudam a degradar a matria orgnica morta (neste caso um tronco cado inoperante de uma rvore) e contribui para a continuidade do ciclo dos nutrientes num ecossistema. http://www.ucmp.berkeley.edu/fungi/fungi.html Acedido a 02/04/2007 50

Conceitos chave Micologia: o estudo dos fungos, e a pessoa que estuda os fungos chama-se micologista ou miclogo. Hifa: A hifa (plural hifas) uma clula longa , filamentosa de um fungo, constituindo a principal forma de crescimento vegetativo. A hifa consiste numa ou mais clulas cercadas por uma parede de clula tubular. Na maioria dos fungos, as hifas so divididas em compartimentos por uma parede interna. Septo: Estes dividem as paredes transversalmente ao longo do comprimento da hifa. Geralmente possuem uma abertura no centro chamada poro septal. por esta razo que se diza que as hifas possuem compartimentos e no clulas porque nenhum compartimento possui um protoplasma individual. Miclio: Ao conjunto de hifas de um fungo d-se o nome de miclio. Gametngio: O rgo de um fungo no qual os gmetas so produzidos. Um gametngio uma estrutura haplide e a formao dos gmetas no por meiose. Fungos monicos: Espcies de fungos que produzem rgo sexuais masculinos e femininos no mesmo talo (hermaphrodite). Talo: o corpo de um organismo que no esteja diferenciado em razes, caule e folhas. Diicos: Fungos que produzem rgos sexuais masculinos e femininos em talos separados. Heterokariose: Heterokariose (do grego heteros, significando outro e karyon, significando semente) significa ter dois ou mais ncleos geneticamente diferentes dentro do mesmo miclio fngico. Os ncleos dentro do mesmo miclio podem diferir um do outro tanto por acumulao das mutaes como por fuso de hifas geneticamente distintas. Isto pode resultar em indivduos que tenham ncleos diferentes nas diferentes partes do miclio. Hifa dicaritica: A hifa que possui ncleos haplides emparelhados. Esporo: Um esporo uma clula reprodutiva que se torna num novo organismo sem necessidade de se fundir com uma outra clula reprodutiva. Os esporos que no esto contidos numa cpsula so chamados de condios. Esporngio: uma cpsula que produz esporos chamados esporangisporos. Asco: uma cpsula que produz um tipo especial de esporos chamados ascosporos

51

Basdios: uma cpsula que produz um tipo de esporos chamados basidiosporos Lista de leituras relevantes Alexopoulos, C. J. e C. W. Mims. 1996. Micologia introdutrio, 4o Ed.b) J.W. Dicono, J. W. 2005. Biologia Fungal (4o ed). Malden, miliampre: Publishers de Blackwell. Hawksworth, D.L. (1974): Manual de Mycologist. Kew: Reino Unido, TXI internacional. http://en.wikipedia.org/wiki/Fungus 02/04/2007 http://en.wikipedia.org/wiki/Ascomycota 02/04/2007 http://www.kcom.edu/faculty/chamberlain/Website/Lects/Fungi.htmLecturer notes on Fungi. Acessado a 02/04/2007 http://pathmicro.med.sc.edu/micologia/myucology-1.htm. A book of Mycology. Acedido a 02/04/2007 Lista de leituras opcionais Blake, L. e outros., (2002): Biologia 12. Ryerson Ltd. do McGraw-Monte Mader, S.S. Biologia 2004. McGraw-Monte Companhias, Inc., avenida 1221 do Americas, NY 10020. Lista de pginas importantes http://micologia.cornell.edu/fteach.html http://pathmicro.med.sc.edu/micologia/micologia-1.htm A book of Mycology. Acedido a 02/04/2007 Descrio detalhada da actividade de aprendizagem Classificao O termo micologia provm da palavra grega myke que significa cogumelo e logos que significa estudo. Consequentemente, micologia significa literalmente o estudo de cogumelos. Entretanto, o termo geralmente usado para referir-se ao estudo de um grupo de organismos chamado fungos, cujo singular fungo. Acredita-se que os fungos sejam monofilticos e que tenham derivado de uma alga que perdeu a sua habilidade fotossinttica. Entretanto, com a descoberta de tcnicas moleculares para determinar relaes entre os organismos, descobriu-se que os fungos so compostos por grupo de organismos polifilticos e que nalguns casos no existe uma relao distante entre eles. Como consequncia, os fungos no so agrupados por possurem uma relao prxima, mas sim, por possurem caractersticas comuns como se mostra abaixo. Whittaker (1969) props um sistema de cinco reinos que o actual sistema da classificao dos organismos aceite. Este, pe os fungos no seu prprio reino separado. O reino Myceteae (fungos) divide-se em Myxomycota, os fungos falsos e Eumycota, os fungos verdadeiros.

52

Abaixo est sumarizado o sistema de classificao mais recente baseado nas pesquisas moleculares. Filo Chytridiomycota: Os Chytridiomycetes so representados por um grupo primitivo de fungos aquticos que compreendem aproximadamente 800 espcies. Produzem gmetas mveis flageladas. A parede celular basicamente composta por quitina. Este grupo foi colocado nos Eumycota aps ter se feito um estudo molecular do seu DNA. O filo Chytridiomycota tem uma classe, a Chytridiomycetes composta pelas ordens; Chytridiales e Blastocladiales. Filo Zygomycota: Os Zygomycetes so caracterizados pela formao de esporos sexuais chamados zygosporos. So resultantes do cruzamento entre dois ncleos haplides e formam um zigoto diplide. O zigoto passa imediatamente por meioses formando clulas haplides chamadas zygosporos. Neste filo existem duas classes nomeadamente Trichomycetes e Zygomycetes. As espcies de Zygomycete podem ser determinadas pelo tipo de zygosporo formado. Um exemplo de um Zygomycete o molde de po, Rhizopus nigricans. Filo Ascomycota: Os ascomicetes so chamados tambm de fungos de saco' porque os seus esporos sexuais, os ascosporos, encontram-se num saco chamado asco. A formao dos ascosporos similares dos zygosporos, a diferena que os ascosporos formados por meiose encontram-se no asco. Neurospora crassa um ascomicetes que muito usado nos estudos de gentica. A classe ascomicetes inclue as ordens unicelulares Saccharomycetales e Schizosaccharomycetales. Os ascomicetes filamentosos incluem as ordens Eurotiales cujos corpos frutferos so cleistothecia, Sordariales e Xylariales cujos corpos frutferos so perithecia, Pezizales cujos corpos frutferos so os apothecia e o Dothideales cujos corpos frutferos so ascostroma. Filo Basidiomycota: Os Basidiomycetes so chamados fungos de clube. Os seus esporos sexuais, os basidiosporos, so formados numas estruturas chamadas de basdios. Os Basidiomycetes incluem alguns dos fungos cuja agregao das hifas formam estruturas visveis a olho nu. Esses fungos so chamados de cogumelos e fazem parte da ordem Agaricales. O grupo inclui a classe Teliomycetes, que inclui os oxidantes e os Ustomycetes, que compem as ferrugens. Filo Deuteromycota: Este grupo dos fungos tambm chamado de fungos imperfeitos. O estgio sexual deste grupo de fungos ainda no foi descoberto. medida que vai descobrindo o estgio sexual de algum fungo, este removido deste grupo para o Ascomycota. As ordens deste grupo so: Moniliales cujos condios formam-se no conidisporos e so produzidos por mycelium (Alternaria tenuis), Sphaeropsidales cujos condios formam-se no conidisporos sendo produzidos por pycnidia (Phomopsis sp.), Melanconiales cujos condios formam-se no conidisporos e so produzidos por acervuli (Pestalotia sp.), Sterlia que produzem miclio estril e consequentemente no h produo de condios, mas sim outras estruturas miceliais usadas para a propagao como o scelerotia (Sclerotium sp.) Lquenes e Micorrizas so exemplos de associaes benficas entre dois organismos diferentes. Os lquenes so uma associao entre uma alga (autotrfica) com um fungo (heterotrfico). A alga fornece ao fungo uma fonte de carbono enquanto que o fungo fornece a alga nutrientes do substrato. O mesmo aplica-se associao dos fungos com razes de plantas formando micoriza. O fungo fornece planta os nutrientes minerais e a recebe da planta uma fonte de carbono. Estas so associaes mutualsticas. 53

Estrutura Existem duas formas estruturais de fungos. Uma forma unicelular e a outra composta por estruturas tubulares. As estruturas tubulares so conhecidas como hifas e o conjunto delas forma o miclio. O miclio a fase vegetativa do fungo que origina as estruturas reprodutivas. Quer seja levedura ou um fungo filamentoso, os tipicamente constitudos por uma parede celular externa porosa composta por quitina, ao contrrio da parede da clula das plantas que composta por celulose. No interior da parede celular existe uma membrana celular apresentando algumas pregas para aumentar a rea para as trocas de materiais. Estas estruturas so chamadas de lomassomas. A membrana da clula envolve o citoplasma, que compe os organelos celulares tpicos de uma clula eucariota. Os organelos so: um ncleo delimitado por uma membrana, aparelho de golgi, retculo endoplasmtico e vesculas. Existem dois tipos de hifas que se podem encontrar nos diferentes grupos de fungos. As hifas dos fungos inferiores no possuem septos e nestas o ncleo encontra-se num citoplasma contnuo. As hifas dos fungos superiores possuem septo, que dividem o filamento tubular em compartimentos. Os septos possuem um poro no centro atravs do qual o protoplasma flui livremente. Cada compartimento da hifa contm um ou dois ncleos. Nos segmentos mais antigos caracterizam-se por possurem vacolos. Nutrio Os fungos so aclorofilados, o que significa que no possuem clorofila que lhes permita sintectizar o seu prprio alimento como as plantas. Os fungos dependem de outros organismos para obter o carbono, logo so heterotrficos. Heterotrficos podem ser saprbios, simbiticos ou parasitas. Como saprfitos eles obtm o carbono dos subprodutos de organismos ou de tecido de organismos em decomposio na forma de orgnico- matria. Quando forem simbiticos os fungos vivem geralmente em associao com um outro organismo numa relao benfica mtua. Este tipo de relacionamento chama-se simbiose mutualstica. Outros fungos so parasitas, estes obtm o seu alimento do protoplasma de um outro organismo chamado hospedeiro. Os fungos tm uma forma comum de nutrio, que envolve a liberao de enzimas ao substrato no ambiente. O substrato digerido pela aco da enzima e a absoro feita atravs dos poros da parede celular e pela selectividade da membrana permevel. Vrios tipos de enzimas so produzidos dependendo do tipo de fungo e da complexidade do substrato. Para a digesto de dissacardeos, por exemplo, necessrio um tipo especfico de enzima, enquanto que para a degradao do amido nos seus monmeros constituintes so necessrias duas enzimas e trs diferentes enzimas so necessrias para degradar a celulose cristalina. Este tipo de degradao que acontece fora da clula chamado de digesto extracelular. Para alm de carbono, os fungos tambm precisam obter nutrientes minerais para suplementar o seu metabolismo, assim como os organismos superiores que necessitam de nitrognio, potssio, fsforo, etc. Respirao Os fungos degradam as suas fontes do carbono para liberar energia para o metabolismo na mitocndria, assim como todas as clulas eucariotas fazem, seguindo as vias 54

metablicas seguintes: gliclise, ciclo de krebs e a cadeia transportadora de electres, que so as principais vias de libertao de energia na clula. Crescimento e desenvolvimento Os fungos unicelulares multiplicam-se por fisso binrio. Os fungos miceliares crescem por extenso apical. O compartimento apical tem uma parede celular muito fina na ponta, que permite a extenso do mesmo atravs da presso de turgor no interior do citoplasma. Aps ter alcanado o volume mximo, o compartimento apical sofre divises nucleares e citoplasmticas resultando em dois compartimentos. Reproduo Nos fungos, tanto a reproduo sexual como a assexual resulta na formao de esporos, geralmente em estruturas especficas chamadas conidisporos que por sua vez possuem condios ou esporngios, que contm esporangisporos, ou vrias formas de corpos frutferos tais como asco, que carregam os ascosporos, ou um outro tipo de condeos. As formas de reproduo variam de acordo com tipo de fungo. Entretanto, a forma de reproduo assexual a mais comum nos fungos quer seja por fragmentao celular, fisso binria ou gemulao. O outro mtodo da reproduo nos fungos parassexual. Consulte os ciclos de vida dos fungos dos diferentes grupos taxonmicos no Web site recomendado nas leituras obrigatrias para ver os diferentes mtodos reprodutivos existentes nos fungos. Importncia Os fungos so importantes na indstria alimentar. Os cogumelos, que so estruturas macroscpicas dos Basidiomycota so uma delcia alimentar em muitos pases. Uma variedade da espcie incluindo o Penicillium sp. usada para dar sabor ao queijo. O sabor do queijo depender da espcie de fungo nele inoculado. As leveduras so importantes no fabrico de po e bolos assim como no processo de fermentao de vinho e da cerveja. Em sistemas ecolgicos, os fungos so importantes na degradao da matria e resduos orgnicos contribuindo deste modo na reciclagem de nutrientes e limpeza do ecossistema. Eles tambm so importantes na pesquisa, porque podem reproduzir-se rapidamente em curto espao de tempo. A medicina beneficiou-se muito da explorao do valor medicinal dos fungos. Por um lado sabido que as micorizas possuem uma associao mutualstica com as plantas, na qual as plantas aumentam a sua capacidade de absoro de fsforo enquanto que os fungos beneficiam-se do carbono fornecido pela planta hospedeira. Por outro lado os fungos so uma preocupao na agricultura pelo facto deles causarem doenas aos animais e as plantas que comprometem o lucro dos fazendeiros. Muitos fungos causam uma variedade de doenas nas plantas, mas so poucas as espcies que causam doenas aos animais e aos seres humanos, mas quando isso acontece as doenas so persistentes. Actividades de aprendizagem 4.1. Leituras: Leia os seguintes livros e pginas da internete sobre Micologia: Alexopoulos, C. J. e C. W. Mims. 1996. Micologia introdutrio, 4o Ed. Dicono, 55

J.W. 2005. Biologia Fungal (4o ed). Malden, miliampre: Blackwell Publihers. Hawksworth, D.L. 1974. Manual de Mycologist. Kew: Reino Unido, TXI internacional. 8015iv. http://en.wikipedia.org/wiki/Fungus http://en.wikipedia.org/wiki/Ascomycota nilvi. http://www.kcom.edu/faculty/chamberlain/Website/Lects/Fungi.htm Lecture notes on Fungi. Acedido a (02/04/2007). http://pathmicro.med.sc.edu/mycology/mycology-1.htm A book of Mycology. Acedido a 02/04/2007 A literatura acima dar-lhe- informao sobre caractersticas, estrutura, nutrio, reproduo e importncia econmica dos fungos. Depois de ler faa um resumo sobre: 1. Caractersticas gerais dos fungos 2. Estrutura, organizao e crescimento micelial 3. Tipos de nutrio nos fungos (saprofitismo, parasitismo e simbiose) 4. Mtodos de reproduo (assexual, sexual e parassexual) 5. As principais divises dos fungos, seus ciclos de vida e tipos de esporos tais como ascosporos, basidiosporos, zigosporos e os oosporos 6. Mtodos de colecta, cultivo, preservao e de identificao dos fungos 7. Importncia econmica (doenas nas plantas e nos animais; valor nutricional- como alimento, na medicina- como antibiticos, na fermentao- como decompositores, e na pesquisa. 4.2. Prticas laboratoriais Ttulo: Diversidade e morfologia dos fungos. Neste exerccio voc dever observar diferentes amostras de espcimes de grupos representativos de fungos Objetivos: No fim do exerccio prtico voc dever ser capaz de: 1. entender a diversidade dos fungos 2. compreender a biologia dos fungos 3. comparar os sub-grupos de fungos em termos de estruturas reprodutivas. 56

4. compreender a ecologia dos fungos. Materiais: culturas de fungos pr-seleccionadas (placas de espcimes), microscpio, lminas e lamelas, espcimes de Saprolegnia spp., Rhizopu sp. ou Mucor sp., Candida sp. Agaricus sp. e Phoma sp. Inclua lminas de espcimes de liquenes e de micorizas. Procedimento: examine os representantes dos fungos para identificar as caractersticas distintivas das estruturas (por exemplo conidiforo, esporangiforo, picndia, etc.) examine os cogumelos e identifique os basdios e os basidisporos observe preparaes permanentes de liquenes e de micorizas. Veja as associaes entre os dois organismos dissimilares que vivem juntos. Relatrio: Deve seguir o formato esboado na actividade de aprendizagem no 1. No relatrio dever apresentar os desenhos representativos dos espcimes observados e isto pode ser includo nos resultados do relatrio. 4.3. Visita de estudo/estudo individual Para alcanar os objectivos da actividade de aprendizagem, dever organizar visitas de estudo em grupo ou individual a diferentes instituies que trabalhem com culturas de fungos, para aprender sobre as suas caractersticas morfolgicas, vrios grupos, e seu habitat. Voc precisa visitar instituies e organizaes que trabalham com fungos (ex: padarias, fbricas de cerveja, fbrica de lacticnios e centros de produo de vinho e bioetanol) para perceber a sua importncia biolgica. Seu relatrio deve incluir os nomes dos fungos geralmente usados, os mtodos usados para explorar os fungos e como que os inculos so preservados. Para cada tecnologia, apresente o processo usado para alcanar os resultados desejados. Relacione os resultados s fundamentaes tericas exploradas durante a reviso da literatura. Objectivo: No fim da visita de estudo o estudante deve ser capaz de: Relacionar o conhecimento terico s experincias prticas no campo. Procedimento: Estes dependero tambm do objectivo da visita Relatrio: Dever escrever um relatrio com base nas suas observaes feitas no campo. Apresente os mtodos usados, sempre que possvel. 4.4. Exerccios Como explicado na actividade de aprendizagem n 1. Exemplos dos exerccios: 1. Pergunta: Discuta a importncia econmica dos fungos. 57

Estrutura da resposta: Responda tendo em conta os aspectos prejudiciais e os aspectos benficos dos fungos: Aspectos prejudiciais: So causadores de doenas Candida albicans uma levedura que ataca as membranas das mucosas causando infeces na boca ou na vagina chamadas candidases; O Dermatofitoses (tinha) causado por grupos de fungos conhecidos como dematfitos (por exemplo. Trichophyton rubrum, T. interdigitale e Epidermophyton floccosum). Aspergillus flavus, que dentre vrios hospedeiros tambm crescem no amendoim, produzem aflatoxinas, que danificam o fgado e que tambm so altamente carcinognicas. Doena de Elm holands causada por Ceratocystis ulmi e transmitido por besouros Enrolamento da folha de milho, causado por Cochliobolus heterophus Oxidao do trigo, causada por Puccinia graminis destri toneladas de trigo anualmente. Uncinula necator responsvel pela doena mildew powdery, que ataca as videiras. Penicillium italicum promove o apodrecimento nas laranjas. Alguns fungos Penicillium e Rhizopus spp causam o apodrecimento de alimentos. Ergot (Claviceps purpurea) uma grande ameaa aos seres humanos quando ele ataca o trigo ou centeio e produz alcalides altamente venenosos e carcinognicos aos seres humanos quando por ele consumidos. Fungos como Epidermophyton causam infeces da pele mas no so muito perigosos para pessoas com sistema imunolgico saudvel. Contudo, se o sistema imunolgico no for saudvel, eles podem ser uma ameaa vida da pessoa. Por exemplo, Pneumocystis jiroveci responsvel pelas infeces pulmonares que ocorrem nos pacientes com SIDA. Efeitos benficos dos fungos Benefcios: Os cogumelos so reconhecidos e usados como o alimento em muitas partes de mundo. A Fermentao dos acares pelas leveduras uma tecnologia muito antiga e tambm muito aplicada. Vrios tipos de leveduras so usados no fabrico de muitos alimentos: produo de po, fermentao da cerveja e do vinho, etc. 58

Penicillium chrysogenum (anteriormente conhecido como Penicillium notafum), produz um antibitico, conhecido como penicilina, que foi um marco importante do Sculo, no tratamento de doenas infecciosas de origem bacteriana. Tolypocladium niveum um imuno-supressor que secreta o ciclosporina, uma droga administrada durante o transplantev de rgos para prevenir a rejeio; tambm prescrito para doenas auto-immune tais como a esclerose mltipla. As leveduras so o grupo mais usado na biologia gentica e celular (ex: Neurospora crassa). Alguns so usadas para produzir a insulina humana e a hormona de crescimento bem como a vacina contra a hepatite B. Enzimas de Penicillium camemberti tm um papel importante no fabrico de queijos (ex:. queijo Camembert e Brie) enquanto que Penicillium roqueforti participa no fabrico de queijo do tipo Gorgonzola, Roquefort e stilton. Exemplos de agentes causadores de doenas nas plantas, nos animais e nos seres humanos:

(A) Septoria tritici um fungo que cause estes sintomas numa planta de trigo http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Septoria-tritici.jpg Acedido a 8/4/2008

59

(B) Entomophthora music um fungo que cresce no corpo do insecto causando a sua morte Entomophthorales uma ordem de fungos pertencente classe Zygomycetes. Muitas espcies de Entomophthorales so patgenas aos insectos. O nome Entomophthorales provm do grego e significa destruidor de insectos (Gk: entomo=insecto, phthor=destruidor) http://en.wikipedia.org/wiki/Entomophthorales Acedido a 8/4/2008

60

(C) Ringworm, tambm conhecida como Tinha uma infeco da pele. uma doena causada por fungos parasitas (Dermatofitoses). Pode existir em qualquer lugar do corpo. http://en.wikipedia.org/wiki/Ringworm Acedido a 8/4/2008

61

Exemplos de alguns efeitos benficos dos fungos

(A) Tanques de fermentao contendo leveduras usados no fabrico de cerveja http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Samadams2.jpg Acedido a 19/04/2007

(B) Produtos de pastelaria: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Baked_food.jpg Acedido a 8/4/2008 Os Microorganisms que liberam o dixido de carbono como parte de seu ciclo de vida podem ser usados na fermentao. Diversas leveduras so usadas para o efeito, 62

particularmente a espcies Saccharomyces. As leveduras produzem outros produtos (particularmente o etanol e alguns produtos de autlises) o que determina o sabor tpico do po. http://en.wikipedia.org/wiki/Leavening_agent#Biological_leaveners 2. Pergunta: Apresente as condies necessrias para o crescimento de fungos. Estrutura da resposta: Considere os seguintes pontos na sua resposta: Os ambientes hmidos so preferidos com uma humidade relativa em excesso de 70%, temperatura que varie entre -6oC a 50oC (sendo o ptimo entre 20-35oC). Alguns deles podem habitar em ambientes de quedas de guas quentes. As condies do pH variam extremamente, de to baixo quanto 2.2 a to altos como 9.6 (o optimo 5.0 ou menos). Estas condies so necessrias para o funcionamento ptimo das enzimas extracelulares e absoro dos produtos da digesto. A maioria precisa de oxignio e consequentemente so aerbios, mas outros como as leveduras so (vivem em condies extremas) anaerbias facultativas, no precisam de oxignio e realizam a fermentao alcolica. 3. Pergunta: Como que os fungos causam doenas nos seres humanos? Estrutura da resposta: Os fungos geralmente causam doenas nos seres humanos de vrias formas dependendo do organismo em questo: A reaco alrgica por inalar esporos de fungos ou clulas, causa doenas tais como asma, que uma doena do sistema respiratrio causada por alergias com sintomas de tosse, dificuldade respiratria repentina e um apertado no peito. como reaco toxinas produzidas por algumas espcies dos fungos (algum produtos txicos que so carcinognicos, por exemplo. Aspergillus produz aflatoxinas). o crescimento dos fungos dentro do corpo humano causa doenas ou micoses conhecidas como histoplasmose, que uma doena severa dos pulmes causada pelo fungo Histoplasma capsulatum; coccidioidomicose, uma doena respiratria dos seres humanos e animais domsticos causada pela inalao dos esporos de um fungo chamado Coccidioides immitis; e candidiase que uma infeco causada por uma levedura conhecida por Candida albicans. Os fungos causam doenas s plantas que destroem toneladas de produo por ano. A falta de alimentos numa casa pode conduzir m nutrio. 4. Pergunta: Discuta os diferentes tipos de relacionamentos simbiticas dos fungos com 63

outros organismos. Explique como que estas relaes so benficas a cada um. Estrutura da resposta: H dois tipos desses relacionamentos: Lquenes Esta uma associao dos fungos com organismos fotossintticos tais como algas ou cianobactrias. O fungo fornece a proteco e condies de crescimento ao outro organismo. O fungo fornece gua e minerais ao organismo scio. O organismo fotossinttico fornece ao fungo nutrientes orgnicos como fonte do carbono. Micorizas Estas so associaes entre fungos e raizes de determinadas plantas baseadas em efeitos benficos mtuos entre eles. Os fungos aumentam a rea de absoro da raiz e um aumento na absoro do fsforo inorgnico em solos pobres. Os fungos obtm por sua vez os nutrientes orgnicos sintetizados pela planta. Avaliao formativa 1. Faa um resumo sobre os pontos seguintes no que se refere a micologia. (a) Parede celular quitinizada. (a) Reproduo por gemulao. (a) Parasexualismo. (a) Heterokariose. 2. Descreva as caractersticas gerais de: (a) leveduras (b) fungos filamentosos. 3. Compare e diferencia a forma de nutrio entre: (a) fungos e plantas (b) fungos e animais 4. Descreva a estrutura e funo de cada uma das seguintes partes de um fungo. (a) Parte terminal da hifa. (b) Talo. (c) Rizide. (d) Conidiforo. 5. Compare e diferencie um ascocarpo de um Ascomycota e o basidiocarpo de um Basidiomycota. 6. Explique como que os seguintes esporos assexuais so produzidos. (a) Conidio 64

(b) Esporangisporos (c) Picnidisporos 7. Responda s questes abaixo. (a) Descreva um lquen. (b) Fale da associao micorriza. (c) Explique a caracterstica distintiva dos fungos imperfeitos (d) Discuta o papel dos fungos num ecossistema. (e) Compare e diferencie as razes do miclio. 8. Esboce o ciclo de vida de Rhizopus sp. 9. Procura na Internet figuras de vrios organismos que pertencem ao reino Fungi. Faa uma breve descrio taxonmica da figura representante de cada organismo pertencente aos seguintes grupos dos fungos. (a) Chytridiomycota (b) Zygomycota (c) Ascomycota (d) Basidiomycota (e) Deuteromycota 10. Discuta o facto de os fungos serem benficos e prejudiciais.

65

XI. Lista compilada de todos os conceitos chave (Glossrio)


ESPORNGIO: Uma cpsula constituda por dois filamentos fngicos entrelaados que contm esporangisporos. ASCO: Esta uma cpsula que produz um tipo especial de esporos chamados ascosporos BASDIOS: Esta uma cpsula que produz um tipo especial de esporos chamados basidiosporos. TALO: corpo de um organismo que no esteja diferenciado em razes. TCNICA ASSPTICA: Refere-se aos procedimentos usados para impedir. BACTERIOLOGIA: Um ramo da microbiologia que se dedica ao estudo das bactrias. BACTERIFAGO: So vrus que infectam as bactrias. BRADIZIDE: Um estgio no ciclo de vida dos protozorios da famlia QUIMIOSTATO: Um dispositivo usado no cultivo contnuo de bactrias para manter uma densidade da populao bacteriana constante; uma condio que muitas maneiras, se assemelha ao crescimento bacteriano no ambiente natural. CONJUGAO: Um tipo da reproduo de organismos unicelulares na clula que passa o seu material gentico (ADN) a outra atravs de um tubo de conjugao que une temporariamente as duas clulas conjugadas. Contaminao de cultura estril ou meio de cultura, propaga microorganismos no ambiente. EFEITO CITOPTICO: So as mudanas caractersticas na aparncia das clulas que se observam nas culturas de tecidos atacadas por vrus. DICARITICO: Um hifa que contenha ncleos haplides emparelhados. DIOECIOUS: Espcies de Fungo que produzem os rgos sexuais masculinos e femininos em talos separados. ENDOSPOROS: Estruturas dormentes altamente resistentes formadas por alguns gneros de bactrias Gram-positivas tais como Bacilo e o Clostridium.

66

GAMETNGIOS: Gametngio (gametngios- plural) um rgo ou uma clula que se encontra nalguns fungos multicelulares nos quais so produzidos os gmetas (masculinos = anterdeo e feminino = oognio). GAMETCITO: Estgio no ciclo de vida de alguns protozorios (Apicomplexa) que resulta na formao de gmetas (macro ou micro). HETEROCARIOSE: um termo usado na micologia e significa ter dois ou mais ncleos geneticamente diferentes no mesmo miclio do fungo. HIPERPLASIA: So divises celulares excessivas ou crescimento anormal de clulas, resultando na formao de um rea inchada ou distorcida no organismo. HIFA: hifa uma clula longa, filamentosa de um fungo, constituindo a principal parte vegetativa de um fungo. MEROGONIA (ESQUIZOGONIA): um tipo de reproduo assexual no filo Apicomplexa em que uma nica clula sofre diversas divises nucleares antes da diviso do citoplasma volta para formar clulas individuais. O parasita da malria reproduz-se rapidamente nos tecidos do hospedeiro atravs deste mtodo. MICROSCOPIA: Uma tcnica para produzir imagens visveis das estruturas celulares ou dos detalhes demasiado pequenos invisveis a olho nu. MONOECIOUS: Espcies de fungos que produzem os rgos sexuais masculinos e femininos no mesmo talo e consequentemente so hermafroditas. MICLIO: Conjunto de hifas que formam o corpo vegetativo de um fungo que seja capaz de se alimentar e reproduzir. MICOLOGIA: Ramo da biologia que se dedica ao estudo dos fungos. NUCLEOCAPSDEO: Capsdeo viral junto com o cido nuclico que se encontram empacotados dentro de um revestimento da protico. PLASMDEOS: ADN circular pequeno que se encontra nas clulas bactrianas. Geralmente contm genes de resistncia antibiticos. So capazes de uma multiplicao independente. PROTOZOOLOGIA: Ramo da biologia, que trata dos protozorios. PSEUDPODES: um complexo de microtbulos, microfilamentos e outros organelos associados a uma salincia citoplasmtica usada para a locomoo e ou alimentao nos protozorios.

67

ESPORE: Uma clula reprodutiva que origina um novo organismo sem a necessidade de se fundir com uma outra clula reprodutiva. CULTURA DE VRUS: A cultura de vrus do vrus, so a diluio na qual 50% dos hospedeiros inoculados so infectadas (dose de infeco; ID50) ou letal (dose letal; LD50). TROFOZIDE: Um estgio do desenvolvimento nos protozorios em que o organismo tido como maduro e consequentemente activo ou capaz de se alimentar. VIRIO: Uma partcula viral quando est fora da clula de hospedeiro, e consiste de ADN ou ARN cercado por camada protectora chamada capsdeo.

68

XII. Lista compilada de leituras Obrigatrias


Leitura obrigatria n1
Ttulo: Microscopia URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Microscopy Resumo: Aqui voc encontrar uma descrio das tcnicas pticas de microscopia como o campo luminoso, iluminao obliqua, campo escuro, fase de contraste, contraste de interferncia diferencial e outras informaes relacionadas. Inclui uma descrio de outros tipos de microscpios tais como o electrnico. Justificativa: Os micrbios so demasiado pequenos para serem vistos a olho nu, consequentemente o estudo dos micrbios requer o conhecimento do uso de instrumentos como o microscpio ou outro instrumento ampliador a fim apreciar o mundo dos micrbios.

Leitura obrigatria n 2
Ttulo: Microbiologia e Bacteriologia URL: http://en.wikipendia.org/wiki/Bacteria Resumo: Atravs desta ligao, voc encontrar um livro electrnico com captulos que falam dos vrios aspectos da biologia das bactrias. O livro inclui tpicos sobre a classificao e identificao e a importncia dos micrbios na biotecnologia e indstria. Justificativa: Usando esta ligao voc poder apreciar como as bactrias foram descobertas, para aprender sobre a sua diversidade e biologia. Com este conhecimento voc ser capaz de perceber o papel das bactrias no meio ambiente e na indstria.

Leitura obrigatria n 3
Ttulo: Microbiologia URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Bacterial_growth http://en.wikipedia.org/wiki/Microbial_metabolism Descrio: Estas ligaes lev-lo-o a um livro electrnico de microbiologia. Tendo em conta o ndice deste livro, voc adquirir conhecimentos sobre trs tpicos relevantes na bacteriologia, a saber: (a) Crescimento bacteriano http://en.wikipedia.org/wiki/Bacterial_growth (b) Nutrio bacteriana (fontes de energia, nitrognio, carbono, oxignio,etc.), e (c) Exigncias ambientais para microorganismos. 69

Justificativa: Estas ligaes permiti-lo-o alcanar parte dos objectivos de aprendizagem do mdulo, particularmente sobre a nutrio bacteriana, crescimento e exigncias ambientais para o crescimento.

Leitura obrigatria n 4
Ttulo: Tcnicas de laboratrio URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Laboratory_techniques Sumrio: Esta pgina lev-lo- a uma lista de tcnicas laboratoriais que so geralmente usadas na microbiologia. Fale sobre a tcnica que voc deseja aprender e a pgina levalo- ligao onde os detalhes dessa tcnica so apresentados. Justificativa: O pr-requisito ao estudo satisfatrio dos microorganismos o seu cultivo nas condies laboratoriais; para tal necessrio, primeiro conhecer algumas tcnicas, particularmente aquelas que permitiro o aluno estudar e manipular microorganismos no laboratrio, fora do seu habitat natural.

Leitura obrigatria n 5
Ttulo: Vrus URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Virus#Discovery Sumrio: Esta ligao introduz um outro grupo de microorganismos, os vrus. Fornece o material bsico da leitura sobre vrus, descrevendo a sua descoberta, origem, classificao, estrutura, reproduo, formas de vida, vrus e doenas, incluindo as epidemias, deteco, purificao e diagnstico, preveno e tratamento, potencial uso na terapia e nas suas aplicaes. Justificativa: Tem uma abordagem extensiva sobre virologia.

Leitura obrigatria n 6
Ttulo: Protozorio URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Protozorio http://en.wikipedia.org/wiki/Flagellate http://en.wikipedia.org/wiki/Amoeboid http://en.wikipedia.org/wiki/Sporozoans http://en.wikipedia.org/wiki/Coccidia http://www.tulane.edu/~wiser/protozoology/notes/intes.html Sumrio: Estas referncias electrnicas devem ser lidas todas ao mesmo tempo, a fim de ter a vista geral do conhecimento sobre protozorios. Cada referncia trata de um grupo especfico de protozorio explicando a sua classificao e descrevendo a sua biologia. A importncia dos protozorios tambm discutida enfatizando o seu impacto mdico na sade humana. 70

Justificativa: A morfologia e a estrutura dos protozorios esto bem ilustradas tornando fcil perceber o texto descritivo. Os ciclos de vida de alguns protozorios esto ilustrados nas seguintes referncias electrnicas: http://www.tulane.edu/~wiser/protozoology/notas/intes.html

Leitura obrigatria n 7
Ttulo: Fungos URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Fungus Sumrio: A pgina contm bases sobre fungos, que incluem suas caractersticas (morfologia, esporos, etc.), registos fsseis e relaes filogenticas. Tambm faz a descrio detalhada de cada grupo importante de fungos. Justificativa: A pgina um bom texto introdutrio ao estudo dos fungos. Tambm contm a mais recente classificao dos fungos baseada na abordagem molecular.

71

XIII. Lista Compilada de Recursos Electrnicos opcionais


Recurso n 1
Ttulo: Atlas de vrus URL: http://www.virology.net/Big_Virology/BVHomePage.html Sumrio: Esta pgina leva-o ao atlas de vrus que se pretende que sirva como um catlogo de figuras de vrus na Internet e como recurso educacional queles que procuram mais informao sobre vrus. Tambm est ligada a todo o Virologia no WWW, e ou coleco de cursos de virologia e tutoria. Justificativa: Tem uma cobertura extensiva sobre a estrutura dos vrus e dos seus grupos taxonmicos. O livro inclui uma diversidade de fontes de informao.

72

XIV. Lista compilada de pginas electrnicas importantes


Pgina importante n 1
Ttulo: Livro electrnico de Bacteriologia de Todar URL: http://www.textbookofbacteriology.net/ Sumrio: Esta pgina leva-o a uma livro electrnico cujos contedos so apropriados para microbiologia geral. Cobre tambm aspectos relevantes de bacteriologia mdica com exemplos especficos de agentes causadores de doenas. Justificvativa: importante alargar seus horizontes sobre microbiologia com um livro electrnico que possui conhecimentos relevantes sobre microbiologia.

Pgina importante n 2
Ttulo: Tcnicas do Bacteriologia URL: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Bacteriology_techniques Sumrio: Pgina electrnica, lev-lo- a uma lista de tcnicas bacteriolgicas que so geralmente usadas na microbiologia. Fale sobre a tcnica que voc deseja ver e a pgina electrnica lev-lo- a outra pgina onde se encontram os detalhes dessa tcnica. Justificativa: O pr-requisito ao estudo satisfatrio dos microorganismos o seu cultivo nas condies laboratoriais; para tal necessrio, primeiro conhecer algumas tcnicas, particularmente aquelas que permitiro o aluno estudar e manipular microorganismos no laboratrio.

Pgina importante n 3
Ttulo: Malria URL: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs094/en/ Sumrio: Esta a pgina da Organizao Mundial da Sade que contm informao actualizada sobre a malria. Define a malria, a situao em frica, seus efeitos durante gravidez, tratamentos e custos econmicos devido malria. Justificativa: Voc j deve ter anotado que os protozorios parasitas podem sobreviver e reproduzirem-se com sucesso em quase toda a espcie animal. Sendo assim, os protozorios so um grupo de organismos que desenvolveram uma relao complexa e

73

prxima com seus hospedeiros. O estudo de Plasmodium spp. Que causa a malria, um dos exemplos.

74

Pgina importante n 4
Ttulo: Microbiologia e Imunologia URL: http://pathmicro.med.sc.edu/micologia/micologia-1.htm Sumrio: um material de estudo electrnico, da Universidade da Escola de Medicina do Sul da Carolina. O captulo um deste curso do micologia trata da classificao dos fungos, morfologia, doenas fngicas importantes incluindo o diagnstico e tratamento. Justificativa: O conhecimento dos fungos por afectarem os seres humanos importante porque ele traz os efeitos negativos dos fungos na sade dos seres humanos e consequentemente como que isto pode afectar a economia nacional. Portanto, o conhecimento de algumas infeces de origem fngica em termos de sua etiologia, patologia, diagnstico e tratamentos necessrio para um estudante do micologia.

Pgina importante n 5
Ttulo: Recursos de Micologia na Internet: Recursos para ensinar URL: http://micologia.cornell.edu/fteach.html Sumrio: uma fonte muito rica de diferentes aspectos de Micologia. Vrios tpicos so referenciados. Voc ter que identificar um tpico especfico e segui-lo com as ligaes fornecidas. Justificativa : importante conhecer a classificao dos fungos, sua estrutura e tipos de associaes, reproduo, exigncia ecolgica e sua importncia. Estes so os aspectos cobertos pelas vrias ligaes, incluindo o cultivo do cogumelo.

Respresentao esquemtica de um basdio, a estrutura fruiting de um Basidiomycota http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Basidium_schematic.svg Acedido a 8/4/2008 75

XV. Sntese do Mdulo


Este um mdulo de microbiologia. Os micrbios so de tamanho demasiado pequeno que necessrio usar o microscpio para observ-los. O estudo desses organismos chamado de microbiologia. Inclui organismos como bactrias, protozorios e fungos. Embora os vrus no sejam estritamente organismos mas partculas de matria que se torna activa uma vez dentro de uma clula hospedeira, eles tambm, so considerados como microorganismos por convenincia. Os Micro-organisms so importante para seres humanos porque tm um efeito directo sobre os animais (incluindo o ser humano) e sobre a sade das plantas, a produo do alimento e de bebida e manter o equilbrio do ecossistema, por isso, importante compreender a sua biologia de modo que eles possam ser eficientemente explorados e controlados. A biologia dos organismos inclui a sua morfologia e estrutura, crescimento e desenvolvimento, nutrio, respirao e reproduo. tambm importante estudar a sua taxonomia e poder identific-los. importante familiarizar-se com as tcnicas de assepsia para poder estudar os microorganismos, tambm necessrio ser capaz de prepara meios de cultura nos quais crescem os organismos.

76

XVI. Avaliao Sumarizada


Como uma exigncia para a concluso deste mdulo, voc ser examinado atravs de um teste, que ser composto por perguntas de vrios tipos. As perguntas testaro as suas capacidades de recordar a informao que voc aprendeu no mdulo, outras testaro a sua compreenso sobre vrios conceitos tratados outras ainda, testaro a sua habilidade de analisar dados e/ou de avali-los e aplic-los. O tipo de perguntas variar ao longo do teste. Haver algumas perguntas do tipo escolha mltipla, outras sero perguntas nas quais dever dar respostas curtas e ainda outras sero para descrever e explicar conceitos. A seguir est uma amostra do tipo de perguntas que se esperam. 1. Qual dos seguintes tipos de clulas no so micro-organismos? A. clulas vermelhas do sangue B. protozorios C. leveduras D. archaea 2. O crescimento do molde favorecido por A. condies cidas. B. condies aerbicas. C. presena da humidade. D. todas opes acima. 3. Os fermentadores de cerveja/produtos de pastelaria so importantes para ..... A. produo comercial de bebida lcolica. B. fermentar o po. C. experincias no projecto do genoma humano. D. produo cida. 4. As clulas altamente resistentes produzidas pelo Bacilo e Clostridium so chamados de..... A. esporos reprodutivos. B. sementes. C. endosporos. D. clulas vegetativas. 5. O material gentico das bactrias composto de. A. ATP B. DNA C. ribossomas D. protena

77

6. Apresente o significada de cada um dos seguintes termos. A. Trofozide B. Quimiostato C. Capsdeo D. Merozide E. Anterdeo 7. Responda resumidamente s seguintes perguntas: A. Descreva os dois mecanismos bsicos que produzem mudanas genticas nas bactrias. B. Liste as trs morfologias celulares mais comuns de bactrias com importncia clnica. C. Fale da importncia econmica dos protozorios. D. Explique a forma de nutrio nos fungos. E. Aliste as caractersticas comuns de todos os vrus. 8. Compare e diferencie os seguintes termos. A. Clulas eucariotas e procariotas B. Liquenes e micorizas. D. Heterocariose e dicariose Fale da importncia dos protozorios e dos vrus 9. A. Apresente a classificao dos protozorios. B. Para cada categoria apresente as caractersticas peculiares dos grupos de organismos. 10. A. Esboce as etapas envolvidas no ciclo de vida de um vrus usando o bacterifago como um exemplo. B. Descreva cada um dos estgios apresentados. 11. A. Esboce a estrutura de Escherichia coli. B. Faa a legenda dos constituintes citoplasmticos da clula. 12. Apresente as caractersticas das subdivises dos fungos apresentadas a seguir: Basidiomycota, Ascomycota, Zygomycota, Oomycota, e Deuteromycota. 13. Explique as etapas envolvidas no replicao do DNA do adenovrus. 14. A. Descreva a classificao dos protozorios. B. Identifique os generos dos protozorios causadores de doenas C. Liste os agentes causadores para cada caso. 15. Explique a importncia econmica dos fungos num ecossistema.

78

XVII. Referncias Bibliogrficas


Albach, R.A. and Booden, T. 1978. Amoebae. In: Parasitic Protozoa, Vol II (ed. J.P. Kriep). Academic Press. London. Alexopoulos, C. J and Mims, C. W. 1996. Introductory Mycology, 4th Ed. Carroll, G.C. and Wicklow, D.T. 1992. The Fungal Community: Its Organization and Role in the Ecosystem. Marcel Deker, Inc., N.Y. Cox, F. E. G. 2001. Modern parasitology. Blackwell Sciences. Curd, C.R. 1992. Protozoa and the water industry. Cambridge University Press, MA. Deacon, J.W. (2005). Fungal Biology (4th ed). Malden, MA: Blackwell P u -blishers. Frobisher, M., Hinsdill R. D., K., Crabtree T. and Goodheart, C.R. 1974. Fundamentals of Microbiology. Ninth Edition. Philadelphia: Saunders College Publishing. Frobisher, M., Hinsdill, R.D., Crabtree, K.T. and Goodheart, C.R. 1974. Fundamentals of Microbiology. Sounders College Publishing, West Washington Square, Philadelphia, PA 19105. Gelderblom, H.R. 1996. Structure and Classification of Viruses in Medical Microbiology. Samuel Baron ed. University of Texas Medical Branch at Galveston. Harkonen, M., Niemella, T. and Mwasumbi, L. 2003. Tanzanian Mushrooms. Edible, harmful and other fungi. Botanical Museum, Finnish Museum of Natural History, Helsinki. Isaac, S., Frankland, J.C., Watling, R. and Whalley, A.J.S. 1993. Aspects of Tropical Mycology. Cambridge University Press, Cambridge, UK. Mader, S.S. 2004. Biology. McGraw-Hill Companies, Inc.. 1221. Avenue of the Americas, NY 10020. Michael M., John M. 2006. Brock Biology of Microorganisms, 11th ed., Prentice Hall. Nester, E.W., Anderson, D.G., Roberts, E.C. (Jr), Pearsall, N.N. and Nester, M.T. 2001. Microbiology: A Human Perspective. McGraw-Hill Companies, Inc. Radetsky, P. 1994. The Invisible Invaders: Viruses and the Scientists Who P u r sue Them. Backbay Books. 79

XVIII. Autores do Mdulo


Autor Principal do Mdulo
Prof. Jassiel Nyengani Zulu Email: jassielzulu@yahoo.co.uk Zambiano Doutorado em Fitopatologia pela Imperial College, London University em 1978. docente na Universidade da Zmbia e lecciona as cadeiras de ecologia, evoluo e biologia vegetal, micologia e fitopatologiae para ps graduados desde 1978. Fez reviso curricular da licenciatura e ps-graduaao. Ocupou vrios cargos administrativos na Universidade tais como: Dean Assistente (licenciatura) Chefe do Departamento de Cincias Biolgicas na Escola de Cincias Naturais, Dean da Escola de Cincias Naturais. Actualmente, Professor Associado de Cincias Biolgicas.

Co-Autor do mdulo
Dr. Modest Diamond Varisanga E-mail address: Varisangamd@hotmail.com varisangamd@yahoo.com Tanzaniano, Doutorado em Biotecnologia desde 2001, ps-graduado em Medicina Veterinria (1993). docente snior na faculdade de Cincias, Tecnologia e estudos ambientais na Universidade aberta de Tanzania.

80

Potrebbero piacerti anche