Sei sulla pagina 1di 3

Escola Secundria de Valongo

rea de Competncia Sociedade Tecnologia e Cincia

Unidade de Competncia: 2 Ncleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade

Nome __________________________________________________ N _____ Turma _______

Ficha de Trabalho CONFORTO TRMICO Transmisso do calor


Competncia: Promover a preservao e melhoria da qualidade ambiental atravs de prticas quotidianas que envolvam preocupaes com o consumo e a eficincia energtica. Material de apoio: Apresentao em PowerPoint sobre Transmisso de Calor; Ficha informativa sobre Transmisso de Calor; Animao Poupar energia em casa, presente no site da DECO:
http://www.deco.proteste.pt/energia/poupar-energia-em-casa-s519201.htm

1.

Quando uma certa quantidade de energia passa de um corpo para outro, a temperatura diferente, diz-se que h uma transferncia de calor. a. Aponte algumas situaes que envolvam transmisso de calor. b. Indique as principais caractersticas da conduo, da conveco e da radiao. c. Explique o papel da radiao trmica do Sol na existncia de Vida na Terra.

2.

Nos dias de hoje, ningum abdica do conforto trmico na sua habitao, ou seja, de ter uma temperatura ambiente agradvel, quer no Vero quer no Inverno. a. Refira algumas tcnicas de isolamento, aquecimento e arrefecimento de uma habitao. b. Com base na animao Poupar energia em casa, refira algumas estratgias que podem ser usadas para garantir o conforto trmico de uma habitao (no Vero ou no Inverno), mas de uma forma eficiente no que respeita ao consumo energtico. c. Identifique diferentes modos de conforto trmico (vesturio, lareira, ar condicionado, etc.) no contexto privado, de acordo com as diferentes classes sociais ou contextos sociais (urbano/rural).

3.

Para cada uma das situaes seguintes, refira qual a principal forma de transferncia de calor ocorrida: 3.1. Passar a roupa com um ferro elctrico. __________________________ 3.2. Bronzeamento da pele durante um banho de sol. _____________________ 3.3. Grelhar um bife na pedra. ______________________ 3.4. Aquecer gua para fazer ch. ________________________ 3.5. Cozinhar um alimento no microondas. _______________________ 3.6. Arrefecimento da casa atravs de um aparelho de ar condicionado. _________________

4.

Para cada uma das seguintes questes, assinale com uma cruz a resposta correcta: 4.1. No Inverno usamos agasalhos. Porqu? a. Fornecem calor ao corpo. ____ b. Mantm o frio fora do corpo. ____ c. Impedem que o calor do corpo se propague para o exterior. X d. Reduzem a transpirao do corpo. ____ 4.2. Suponha que anda por casa descalo e passa de um soalho de madeira para outro de cimento. Este ltimo parece-lhe mais frio. Porqu? a. As temperaturas dos soalhos so diferentes. ____ b. O soalho de cimento est sempre mais hmido. ____ c. Os soalhos podem estar mesma temperatura, mas a diferena sentida deve-se ao facto da madeira ser um bom condutor do calor do corpo. ____ d. Os soalhos podem estar mesma temperatura, mas a diferena sentida deve-se ao facto do cimento ser um bom condutor do calor do corpo. X 4.3. Profissionais da rea de sade recomendam o uso de roupas claras para a prtica de exerccios fsicos, como caminhar ou correr, principalmente no Vero. As roupas claras, em relao s roupas escuras: a. b. c. d. Absorvem mais a radiao trmica. ____ Reflectem menos a radiao trmica. ____ Absorvem menos a radiao trmica. X Impedem mais a formao de correntes de conveco. ____

5.

Explique cada uma das situaes seguintes: 5.1. Para mexer continuadamente um alimento de cozimento demorado deve-se usar colher de pau.

Deve usar-se uma colher de pau, porque a madeira um mau condutor de calor, logo no h o risco de nos queimarmos. 5.2. Num frigorfico, as prateleiras no devem ser feitas de placas inteirias.

Habitualmente as prateleiras tm uma estrutura semelhante a uma grelha, de forma a que possam circular livremente as correntes de conveco, para que toda a rea do frigorfico mantenha uma temperatura uniforme. 5.3. Habitualmente o alumnio muito utilizado no fabrico de panelas, enquanto que a cermica bastante utilizada na confeco de pratos.

O alumnio um bom condutor de calor, caracterstica importante para uma cozedura mais rpida e eficaz dos alimentos. Pelo contrrio a cermica mau condutor, o que permite uma menor perda de calor dos alimentos em contacto com o prato e simultaneamente diminui o risco de nos queimarmos ao tocarmos nele. 5.4. Numa noite fria utilizamos cobertores de l na cama. No entanto, quando nos deitamos, mesmo que existam vrios cobertores, a cama inicialmente est fria. S passado algum tempo sentimos que comeamos a aquecer.

Os cobertores no so fontes de calor, mas sim bons isolantes trmicos. Assim, s passado algum tempo h libertao de calor por parte do nosso corpo, o qual se mantm entre ns e o cobertor, que evita a sua sada para o exterior. As formadoras: Carolina Sousa e Lgia Nogueira

Potrebbero piacerti anche