Sei sulla pagina 1di 10

A menstruao uma perda de sangue cclica que resulta da descamao do endomtrio (parede que reveste o tero) com uma

a durao que pode variar entre 2 a 7 dias. Aps o aparecimento da primeira menstruao (menarca), comuns os ciclos menstruais serem pouco regulares podendo mesmo existir longos perodos sem que ocorra qualquer hemorragia. Existem fatores que podem influenciar a durao dos ciclos menstruais bem como a quantidade de sangue libertado em cada ms como, por exemplo, o stresse e as preocupaes, as mudanas de clima e os hbitos alimentares. Por isso, a quantidade de fluxo pode ser diferente de ms para ms. a isto que, vulgarmente, se chama estar com o perodo ou estar menstruada.

Habitualmente, um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas, podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores. Um ciclo menstrual o perodo de tempo que vai do 1 dia da menstruao at ao dia anterior da menstruao seguinte (do ciclo seguinte). Estes dias podem variar de mulher para mulher assim como podem tambm variar na mesma mulher de ciclo para ciclo. J viste que o 1 dia do ciclo menstrual o 1 dia do aparecimento da menstruao. Vamos dar como exemplo um ciclo menstrual de 28 dias. O ciclo menstrual divide-se em 3 fases:

Folicular, Ovulatria, Luteinca.

O ovrio contm folculos do tamanho da cabea de um alfinete. Um destes folculos vai crescer e ficar do tamanho de uma ervilha e este processo demora cerca de 14 dias. Chama-se a isto a fase folicular. Por volta do 14 dia, o folculo rompe-se e aqui que se d a ovulao. Ou seja, o vulo desce pelas trompas de Falpio, podendo ou no ser fecundado pelos espermatozides. Um ou mais espermatozides podem fecundar o vulo e, se isto no acontecer, este vai continuar o seu percurso descendente. Chama-se a esta fase, fase ovulatria. Quando o folculo se rompe e liberta o vulo d-se uma transformao fisiolgica gerando-se uma massa amarela e slida que se chama corpo amarelo. Quando no h fecundao, este corpo amarelo amadurece, vai-se degenerando e acaba por ser levado atravs do fluxo sanguneo, esta a fase luteinca. Ests perante um novo ciclo menstrual.

Como que eu sei se estou no perodo frtil?

Para calculares o perodo frtil, devers anotar as datas das menstruaes num calendrio, durante, pelo menos, 6 meses a 1 ano, de forma a tentares perceber quantos dias tm os teus ciclos menstruais. Deste modo, sabers qual o ciclo mais curto, ou seja, o que tem menos dias, e qual o mais longo, ou seja, o que tem mais dias (a contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruao at ao dia anterior da menstruao seguinte o chamado ciclo menstrual). Para compreenderes o mtodo do calendrio, assim se chama este mtodo, presta ateno ao seguinte exemplo: vamos partir do princpio que o teu ciclo mais curto de 27 dias e o ciclo mais longo de 31 dias. Desta forma, ficaria: Ciclo menstrual mais curto 18 = X ento Ciclo menstrual mais longo 11 = Y ento 27 18 = 9 31 11= 20

Assim, a altura do teu perodo frtil aconteceria entre o 9 e o 20 dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1 dia da menstruao). No te deves esquecer que o funcionamento do nosso corpo est relacionado tambm com fatores de natureza emocional, isto , determinados acontecimentos podem fazer com que o teu perodo frtil ocorra num momento diferente do habitual podendo, assim, haver falha deste mtodo.

Ao longo do ciclo da mulher, existem alteraes no aspeto e na consistncia da secreo (ou muco) que o colo do tero produz. Depois da menstruao e durante alguns dias no se verifica a existncia do muco. Gradualmente, a mulher comea a ter uma sensao de humidade e surge o muco com aspeto grosso, pegajoso, esbranquiado ou amarelado. Com a aproximao da ovulao, o muco torna-se mais lquido, transparente e elstico (tipo clara de ovo). Por exemplo, pegando num pouco de muco, entre o dedo polegar e o indicador, e afastando depois os dedos, fcil observar a diferena que existe na sua consistncia. Depois da ovulao, o muco torna-se opaco, branco e espesso. Mas ateno, no confundir o muco com qualquer outro corrimento que pode ser causado por uma infeo que precise de tratamento mdico. Como, por exemplo, se tiver indcios de sangue, mau cheiro ou apresentar uma cor diferente.

Quando nascemos, temos aproximadamente 250 000 vulos nos nossos ovrios. Em cada perodo, um deles amadurece, pelo que entre a menarca (primeiro perodo) e a menopausa (fim da menstruao) s parte deles que amadurecem. Os vulos imaturos

esto "armazenados" nos ovrios, duas glndulas em forma de amndoa, situadas no abdmen prximo do tero, ou matriz.

Quando um vulo amadurece completamente, libertado do ovrio, processo designado por ovulao, e desce atravs das trompas de Falpio at ao tero. Se, durante este trajeto, o vulo for fertilizado pelo esperma masculino, aloja-se no revestimento do tero (endomtrio).

Na cavidade uterina d-se o crescimento, o desenvolvimento e a maturao do beb at ao momento do parto. Se no for fertilizado, o vulo e o revestimento do tero desprendem-se e so expulsos para fora do teu corpo atravs da vagina durante a menstruao seguinte

O Dispositivo IntraUterino (DIU) O DIU um pequeno dispositivo constitudo por finas hastes, que introduzido na cavidade uterina, por um tcnico de sade, com o objetivo de evitar uma gravidez. O seu mecanismo de ao dificultar a entrada dos espermatozides no tero e provocar uma reao inflamatria no tero que impede a nidao. Hoje quase todos os Dius podem permanecer no tero com eficcia durante 5 anos e alguns 10 anos. Como se insere? colocado por um mdico com experincia, geralmente no fim da menstruao, embora possa ser inserido num dia qualquer desde que haja segurana que a mulher no est grvida. Aps a sua insero, os fios so encurtados pelo mdico e ensinado mulher a sentir os fios depois de cada fluxo menstrual, de modo a verificar se o DIU no foi expulso. normal ocorrerem algumas moinhas e/ou perdas de sangue depois da insero. A mulher alertada para os sinais de alarme: dor violenta, hemorragias intensas ou febre que a devem fazer voltar ao mdico. Caso nada disto acontea (que o mais comum), apenas necessrio fazer uma ecografia depois da menstruao seguinte para confirmar a posio do DIU. Que vantagens tem o DIU? um mtodo muito eficaz e reversvel, isto , quando retirado a mulher pode, se desejar, engravidar. um mtodo invisvel e no tem que estar associado a um gesto dirio. No interfere com o ato sexual. E desvantagens? Para alm de poder aumentar as dores menstruais e aumentar o seu fluxo (esta situao

pode ser temporria), o DIU no protege das infees sexualmente transmissveis.

Preservativo masculino O preservativo masculino constitudo por um invlucro de ltex (borracha fina) prlubrificado ou em poliuretano ultrafino que vem enrolado e funciona como uma barreira fsica que impede os fluidos genitais de entrarem em contacto com a vagina, o nus ou a boca, evitando assim uma gravidez ou a transmisso de infeces.

O preservativo deve ser colocado no pnis erecto antes de qualquer contacto genital, isto porque, mesmo antes da ejaculao, existe a produo do lquido prejaculatrio (que pode j conter espermatozides). um bom mtodo contracetivo eficaz, prtico e seguro. O Diafragma um mtodo contracetivo de barreira, ou seja, um dispositivo de borracha que tem um aro flexvel e quando colocado na vagina impede que os espermatozides alcancem o tero pois bloqueia a abertura cervical. um mtodo contraceptivo que no tem efeitos secundrios. Necessita, no entanto, da interveno de um mdico que avalie a medida correta do colo do tero e que ensine mulher a forma de colocao e os cuidados a ter. Este mtodo no protege das infees sexualmente transmissveis. Cuidados a ter: S deve ser retirado da vagina de 6 a 8 horas aps a relao sexual. O diafragma deve ser lavado com gua fria e sabo, bem enxuto e guardado em lugar fresco e seco.

Preservativo feminino O preservativo feminino um mtodo contracetivo que foi criado para ser colocado no interior da vagina. um mtodo de barreira eficaz que evita a entrada dos espermatozides e de agentes infeciosos na vagina.

Este preservativo no est atualmente venda nas farmcias, embora se estejam a realizar esforos nesse sentido, contudo, existe nos centros de sade ou em algumas associaes. Qualquer tipo de prtica sexual no protegida constitui um risco de contgio de infees sexualmente transmissveis quando uma das pessoas est infetada (e, s vezes, no sabemos), pelo que o preservativo tem um papel fundamental nesta preveno.

Que cuidados devo ter com os preservativos? A fim de utilizar um preservativo com mais segurana necessrio observar alguns cuidados, tais como:

O estado de conservao da embalagem; Certificao de qualidade; Prazo de validade; Conservao das embalagens dos preservativos em lugares frescos e afastados do sol directo; Abrir a embalagem com cuidado (sem utilizar objetos cortantes e evitar que as unhas rompam o preservativo); Utilizar o preservativo apenas uma vez; Qualquer medicamento que se aplique no pnis ou na vagina poder afetar o preservativo; em caso de dvida, fala com o mdico.

Nota: para uma boa utilizao do preservativo devers ler o folheto informativo que acompanha a embalagem.

O que fazer no caso do preservativo rebentar, romper, falhar? importante dizer que os preservativos no rompem. No entanto, algumas falhas de fabrico, embalagem, transporte ou utilizao podem diminuir a sua eficcia. Quando o preservativo falha, aumenta o risco de contrares uma IST e/ou a possibilidade de uma gravidez. Para evitares uma gravidez podes recorrer contraceo de emergncia, no prazo de 120 horas aps a relao sexual, devendo ser usada o mais prximo da relao quanto possvel. Onde posso adquirir preservativos? Podes adquiri-los gratuitamente nos Centro de Sade e nos Centros de Atendimento a Jovens. Podes compr-los nas farmcias, nos supermercados, nas mquinas que se encontram nas discotecas, bares e centros comerciais (nestes casos, deves ter ateno ao perodo de validade dos preservativos e se estas mquinas esto no exterior, ou seja, expostas ao calor). A utilizao correta e regular do preservativo um sinal de responsabilidade.

Toma nota:

Se tiveste relaes sexuais sem proteo ou se tens dvidas sobre a eficcia do preservativo que utilizaste, podes contactar:

Centro de Sade, Centro de Atendimento a Jovens, Gabinetes de sade Juvenil do IPJ, Gabinetes de Atendimento na rea da Sexualidade e Planeamento Familiar da APF, Ligar para a Sexualidade em Linha: 808 22 2003 (segunda a sexta-feira das 10:00 s 19:00 e aos sbados das 10:00 s 17:00).

Laqueao de Trompas Consiste na interrupo das trompas de Falpio, atravs de um corte ou da colocao de um anel que impede a fecundao do vulo e, por isso, impede que a gravidez ocorra. No necessria anestesia geral.

Sabias que: a mulher continua a ter a menstruao; no interfere no relacionamento sexual (quer ao nvel do desejo sexual, quer ao nvel do orgasmo).

Vasectomia Consiste na interrupo do canal deferente, canal que transporta os espermatozides dos testculos para o pnis. a verso masculina da laqueao de trompas. uma cirurgia realizada sob anestesia local. Sabias que: no provoca dificuldades de ereo; o homem continua a ter ejaculaes; no um mtodo de eficcia imediata - so necessrias 8 a 15 ejaculaes para ser totalmente seguro. Vantagens destes mtodos:

a taxa de eficcia elevada; no interferem no desempenho sexual; um procedimento nico garante a contraceo; so mtodos contracetivos no hormonais.

Os Mtodos Naturais So mtodos que consistem na observao das variaes fisiolgicas que ocorrem no corpo da mulher. Estes mtodos requerem muita ateno, uma vez que a mulher dever aprender a reconhecer e identificar as mudanas que o seu corpo apresenta nas diferentes fases do ciclo menstrual. Normalmente, so aconselhados para determinar a melhor altura para a conceo e no para prevenir uma gravidez uma vez que a sua eficcia reduzida. A altura em que ocorre uma ovulao no a mesma em todas as mulheres e pode variar de ciclo para ciclo menstrual. necessrio tambm ter em considerao o tempo de sobrevivncia dos espermatozides (aproximadamente 3 dias) e do vulo (aproximadamente 24 horas). Os mtodos de abstinncia peridica no protegem das infees sexualmente transmissveis

Mtodo do Calendrio ou de Ogino-Knaus um mtodo que consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano as datas da menstruao, de forma a tentares perceber quantos dias tm os teus ciclos menstruais. Deste modo, ficas a saber qual o ciclo mais curto e qual o mais longo.

Sabias que: A contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruao at ao dia anterior da menstruao seguinte. Uma vez feita esta contagem, tem que se subtrair ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. A partir do momento em que estes resultados esto encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espao de tempo durante o qual a mulher se encontra no perodo frtil. Nesta fase poder ocorrer a ovulao no se sabendo se ser no incio, meio ou fim. Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias.

Ento: 26 18 = 8 e 30 11 = 19. Quer isto dizer que o perodo frtil desta mulher entre o 8 e o 19 dia do ciclo. O funcionamento do corpo est relacionado tambm com fatores de natureza emocional, isto , determinados acontecimentos podem fazer com que o teu perodo frtil ocorra num momento diferente do habitual podendo, assim, haver falha deste mtodo. Para alm disso, existem outros fatores como alteraes dos hbitos alimentares, problemas de sade, entre outros, que tambm podem influenciar. Mtodo do Muco ou Mtodo de Billings Baseia-se na observao diria das alteraes que se verificam ao longo do ciclo menstrual no aspeto e consistncia das secrees vaginais. Antes da ovulao, ocorre um aumento dos nveis de estrognio no organismo, provocando o aumento da quantidade de muco cervical que se torna mais lquido e mais transparente, tipo clara de ovo. Este muco filante facilita a entrada dos espermatozides no tero, por isso, se no quiseres engravidar, deves evitar as relaes sexuais desde o momento em que o muco se apresenta com este aspeto at ao momento em que se torna mais espesso e de cor amarelada. Quando reconhecemos bem estas alteraes e o modo como o nosso corpo funciona, este mtodo apresenta alguma fiabilidade se associado a outros mtodos como o mtodo da temperatura ou o mtodo do calendrio. Mtodo da Temperatura Este mtodo permite mulher saber quando que acontece uma ovulao atravs das alteraes da temperatura do seu corpo. Deve medir a temperatura todas a manhs, durante um ms, antes de se levantar, e apontar num grfico. A ovulao ocorre no dia em que a temperatura aumenta de 0.2 a 0.5C.

um mtodo pouco eficaz para evitar uma gravidez pois a temperatura pode variar por diversos fatores. No te esqueas de uma situao importante que so as variaes de temperatura que o teu corpo pode ter como, por exemplo, no caso de teres febre ou de alterares a tua hora de dormir. Para usares este mtodo como contraceo, tal como os anteriores, tens de conhecer bem o funcionamento do teu corpo seno o mtodo torna-se muito pouco eficaz. CONTRACEPO DE EMERGNCIA (CE)

TIPOS Disponveis, em Portugal, no momento:

Mtodo de Yuzpe Mtodo com progestagestativo Mtodo do DIU

MTODO DE YUZPE Utiliza CO combinados: 8 comprimidos de um CO contendo 30 g de Etinil Estradiol e 150 g de levonorgestrel (Microginon ou Neomonovar), em duas tomas comintervalo de 12 horas (4+4) ou, 4 comprimidos contendo 50 g de Etinil Estradiol e 250 g deLevonorgestrel (Tetragynon), em duas tomas com intervalo de 12 horas(2+2)

MTODO COM PROGESTATIVO 2 comprimidos contendo 750 g de Levonorgestrel em duas tomas com intervalo de 12 horas (1+1)

Eficcia 2 gravidezes em cada 100 mulheres que utilizam a CE. Os dois mtodos so igualmente eficazes. O risco de gravidez 4 vezes superior quando no se utiliza a CE. A eficcia tanto maior quanto mais precocemente o tratamento for iniciado.

Modo de utilizao Excluir a possibilidade de a mulher estar grvida, determinando a data da ltima menstruao. Verificar o tempo decorrido desde a relao sexual no protegida, assegurando-se de que no foram ultrapassadas 72 horas. Nenhum exame plvico ou outros testes so necessrios, a menos que se suspeite da existncia de uma gravidez, ou existam outras razes mdicas.

MTODO DO DIU

Os DIU com cobre podem ser usados como um mtodo de CE , sendo sobretudo apropriados para aquelas mulheres que desejam manter o DIU como contraceo permanente e que cumprem os requisitos para o seu uso regular. A utilizao do DIU como CE requer a interveno de um profissional mais capacitado do que no caso do Mtodo de Yuzpe, nomeadamente no que se refere ao diagnstico de uma gravidez, de uma infeo plvica ou da avaliao do risco de uma DTS. O seu uso generalizado , assim, bastante mais restrito. Eficcia O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo, no perodo mximo de 5 dias aps a relao sexual no protegida. Inserido nestas condies, o DIU o mtodo de CE mais eficaz; menos de 1 em 100 mulheres ficar grvida.

Deve ser acentuado, de forma sistemtica, que a contraceo de emergncia no um mtodo contracetivo de uso regular, mas sim um recurso. Devem ser discutidos outros mtodos contracetivos para uso futuro, ficando marcada, desde logo, uma consulta, calendarizada de acordo com o mtodo escolhido.

abortiva? Que efeitos secundrios podem surgir com o uso frequente da Contraceo de Emergncia? A contraceo de emergncia no abortiva. A Organizao Mundial de Sade definiu o comeo de uma gravidez a partir do momento que se d a implantao do ovo nas paredes do tero (nidao). Se a mulher j estiver grvida, ou seja, se a nidao j tiver acontecido, a contraceo de emergncia totalmente ineficaz e no tem qualquer efeito nocivo sobre o embrio ou na gravidez. Todos os medicamentos tm efeitos secundrios e a contraceo de emergncia no exceo. Os efeitos secundrios podem ser desagradveis mas no so malignos. Alguns dos efeitos consistem em: nuseas, vmitos, hemorragias irregulares (perda de sangue idntica menstruao), dores de cabea, tenso mamria, sensao de cansao.

Potrebbero piacerti anche